PDA

Ver Versão Completa : Painel do Engesa



Bebeto
15/01/2004, 05:39
Oi pessoal...sou novo por aq....
estou com uma duvida e gostaria de ajuda.........
meu pai tem um engesa 87, mas o painel está meio judiado como estou comprando alguns instrumentos novos gostaria de saber onde montar um painel novo e qual material utilizar para fazer o painel.............. e onde arrumar um painel original novo????? valew galera

Eduardo Chaves
15/01/2004, 14:42
Bebeto,

Seja bem vindo ao nosso fórum... :lol:
Inclua a cidade/estado em seu perfil para sabermos de onde és...

Procure na Rota 4x4, talvez eles tenham novo... :roll:
www.rota4x4.com.br

Eu também sempre pensei em criar um novo painel para o Jericó, mas não sei nem por onde começar, o que gostaria seria algo lembrando um pouco os antigos Monza e do Hummer, quero dizer, do lado do motorista para a direita, ao passar os relógios, curvar um pouco para a direita, com espaço para o rádio, saídas de ar (tenho a/c), cinzeiro, talvez px, etc, e continuando na reta dos relógios só que para a direita com o porta-luvas... :wink:
Não sei se deu para entender...

Será que o Sérgio ou outro amigo poderia por no papel pra gente ?

Podemos ir trabalhando a idéia neste tópico mesmo... :wink:

[]'s querendo renovar o interior... 8)

Luiz Claudio
15/01/2004, 16:23
Fala Bebeto,

Como disse o Eduardo Chaves na Rota 4x4 é bem provável que você encontre. A alguns meses atrás eles tinham 2 para vender (se não me engano 1 era do Engesa fase 1 e o outro do fase 2), mas os preços lá são bem salgados.
Outra idéia seria você mesmo fazer o seu. Segue abaixo uma foto de um painel bem simples que eu peguei na net. Acredito que ele tenha sido feito em alumínio...

Boa sorte na empreitada...

SILVIO
15/01/2004, 17:28
Pow!!
Essa foto tb está nos meus arquivos, quase todo dia eu fico namorando este painel.
Na região central de Sampa, lá pelos lados da Barão de Limeira, General Osório, existem lojas que só trabalham com painéis para carros.
Lá se encontra um adesivo que imita aço escovado e um outro imitando fibra de carbono, pensei em fazer usar no meu paínel.
a aproximadamente 1 ano eu fiz cotação e iria sair em torno de 1000 latinhas( chapa de inox, 1 velocimetro,1 chave de sinais, 1 contagiro, 1 voltimetro e + a mão de obra).
Aí..o bol$$o pensou melhor e desistiu de colocar na época.

Eduardo Chaves
15/01/2004, 19:10
Silvio,

Como é vendido esse adesivo ? É por metro ? Sabes o preço ?

Também pensei nessa possibilidade do adesivo imitando aço escovado, mas por aqui não encontra... :?

Seria uma ótima alternativa até que eu consiga desenvolver o que tenho vontade, descrito anteriormente... :wink:

Esse de inox não faz muito minha cabeça.

[]'s...

Bebeto
15/01/2004, 20:42
Valew galera pela ajuda...meu pai conhece o pessoal da rota 4x4, ja comprou algumas coisas lá com eles..........
mas se eu quiser fazer o painel tem ideia de com que profissional fazer???? tipo seria com massa plastica??????????? obrigado mais uma vez..........

SILVIO
15/01/2004, 21:01
Edu, estes adesivos são vendidos por peça de aprox. 25Largx50Compr.
O adesivo tipo fibra de carbono estava entre 10 e 15 reais dependendo da loja, mas acredito que se der uma boa fuçada na região é capaz de encontrar em metro e em outros modelos.
Outro dia vi um Jeep num encontro com o painél com um adesivo tipo cromado...ficou meio "bizarro".

Eduardo Chaves
16/01/2004, 13:35
Silvio,

Desculpe a amolação, por acaso vc teria o fone e/ou endereço da loja ?

Acho que 50cm de comprimento já é suficiente para cobrir cada metade...

Cromado deve ficar esquisito mesmo, tem que ser aço escovado, fibra de carbono ou no máximo na cor do carro ou dos detalhes do interior... :wink:

Bebeto, quem faz não sei, mas com certeza será em fibra...

[]'s importunando... :oops:

SILVIO
16/01/2004, 14:21
Eduardo, infelizmente não tenho o telefone da loja.
Uma das lojas que vi, fica na rua Barão de Limeira na região central próximo à praça da república.
Talvez procurando na lista telefônica na Av Rio Branco vc encontre lojas de auto peças e de instalação de som que poderão lhe dizer onde encontrar.
Deixa sobrar um tempinho que eu vou tentar encontrar algo por aqui e te informo.

monge
20/01/2004, 00:43
Fala Gente.... :D

Tem uma loja fazendo paineis pra jeep, se não me engano é a Deeptec... :D

Tentæ www.deeptec.com.br

Eu sei que eles fazem pra jeep, mas pra engesa nunca ouvi falar... :D

Mas quem sabe...

[]'s

Eugênio

Cilon Carlos Heck
20/01/2004, 08:15
Edu

Veja neste site, tem o adesivo para vender: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=14719323

[ ]´s adesivados

Eduardo Chaves
20/01/2004, 13:59
Valew Cilon,

[]'s...

Glauro
21/01/2004, 20:53
Ola pessoal e Bebeto,
tb sou novo aqui, começando hj, estou terminando de reformar um F1.
Caso vc não queira personalizar o seu painel e mante-lo original, ai vai minha sujestão e colaboração.
Como os comandos estavam com mau contato e o painel muito judiado, resolvi desmontar todo o painel que era original e refazer tudo.
São poucos parafusos para soltar as duas metades a da direita vc deve soltar o cabo do velocimetro tb. Retirei os marcadores, os comandos e o xicote de fios, lixei passei massa plastica e pintei com tinta preto vinilico fosco.
Encontrei na Duque de Caxias todos os controles que precisei: chave do pisca alerta é o da Kombi, comando das luzes é do Opala fabricado pela Marilia Autopeças, chave do limpador do para brisas é da veraneio modelo luxo. Como os marcadores estavam funcionando então só limpei e troquei as lampadas por lampadas verdes para combinarem com o contagiros e vacuometro que coloquei nos dois furos que vinham tampados do painel. No xicote de fios troquei os conectores e terminais por novos que são facilmente encontrados na Sta Efigenia são da marca AMP. A tampa do porta luvas (Opala) encontrei na Duque de Caxias tem até chave.
Ficou bom igual ao original, mas não dá para encher de marcadores, px, toca CD e etc....

[]s Glauro

Pedro
21/01/2004, 21:58
Glauro,
Vc tem o endereço ou nome da loja onde comprou o botão do limpador
de parabrisa, o da Veraneio Luxo? Já procurei muito este botão e não encontrei, inclusive na Duque....
[]'s

Luiz Claudio
22/01/2004, 04:56
Fala Glauro,

Por acaso você saberia me dizer qual é a medida (em mm) do velocímetro e dos relógios do painel do Engesa?
Eu estou querendo trocar os originais pelos da Cronomac, mas eu ainda não tive tempo de desmontar meu painel para pegar essas medidas.

Valeu!!! E seja bem vindo ao fórum!!!

Eduardo Chaves
22/01/2004, 14:09
Luiz,

Tem 52mm :wink:

Depois manda foto e preços dos relógios pra gente...

[]'s...

Luiz Claudio
22/01/2004, 15:29
Eduardo,

Essa medida de 52 mm é dos relógios pequenos, certo?
E quanto ao velocímetro, você saberia me informar?
Ele teria 100 mm ou 82 mm? (acredito ser uma dessas duas medidas)

Valeu!!!

Glauro
22/01/2004, 18:59
Luiz,

o grande eu não tenho certeza da medida e estou usando o original, teria que desmontar o painel para medir o furo, se vc medir quanto tem com ele montado no painel e descontar uns 3mm de cada lado (referente a moldura) acho que deve chegar próximo da medida. Com relação aos menores, no meu Engesa os dois furos que vieram tampados acoplou direto os marcadores pequenos da Cronomac (Contagiros e vacuometro) lembrando que o contagiros por ser um pouco pequeno é difícil de ler.

Uma dica: se vc planeja trocar o medidor de temperatura cuidado, pois vc terá que trocar o sensor do motor também.

[]S Glauro

Glauro
22/01/2004, 19:14
Glauro,
Vc tem o endereço ou nome da loja onde comprou o botão do limpador
de parabrisa, o da Veraneio Luxo? Já procurei muito este botão e não encontrei, inclusive na Duque....
[]'s

Pedro,
encontrei os botões em uma loja de esquina do lado direito de quem vai sentido Luz, não lembro o numero, mas a loja chama-se ALBINO inclusive foi lá que disseram que o botão é de Veraneio.
Os relógios adicionais contagiros e vacuometro encontrei na Duque tb na loja Branca de Neve. Entrando no site da Cronomac eles indicam o endereço das lojas.


[]S Glauro

Eduardo Chaves
22/01/2004, 19:32
PessoALL,

No Jericó utilizo um Marcador de Temperatura de mercúrio, ele vem montado completo, relógio + mangueira + sensor, é só instalar, e a precisão é indiscutível, acaba com aquela dor de cabeça de aferir o marcador com o sensor e ainda permanecer a dúvida se está correto... :wink:

[]'s na temperatura certa (ooops)...

NeRo
22/01/2004, 20:50
Oi Eduardo!

Esse sensor de mercúrio vai onde? No lugar da cebolinha?

[]s

Alemão/ F II
22/01/2004, 21:54
Beleza Glauro....
Quero aproveitar a oportunidade e se puder mande o endereço da loja onde vc encontrou a tampa do porta luvas do Opala vc disse que vem com chave tb ...e a mola vem junto ?
Entrando na Duque de Caxias perdidão ..hehehe :lol: :lol:
Abraços

Eduardo Chaves
23/01/2004, 15:59
NeRo,

É isso æ, tira um e põe o outro... :wink:

[]'s...

Glauro
23/01/2004, 18:43
Alemão,

A loja que tinha o porta luvas eu vou ficar devendo, não lembro, mas acho que é um item facil de encontrar se não tiver na duque tente na av. do cursino vc deve achar também. Quando vc fala em mola, vc está referindo-se a dobradiça? porque no meu não tem mola na dobradiça, que aliás estava quebrada e tive que soldar, esta sim é dificil de encontrar.

[]s Glauro

Alemão/ F II
25/01/2004, 15:48
Fala Glauro....
Agradeço pela dica e vc acertou na lata , foi eu quem não soube explicar direito...
Deu pau na cachola :lol: :lol:
Valeu

cassiolm
06/03/2004, 17:07
Este foi o primeiro painel de Engesa que eu vi que parecia(e devia ser) novo. Por isso tirei a foto.
Com os instrumentos e tudo bonitinho acho que este painel que me parece ser o original, tem tudo a ver com o carro. 8)
O difícil é achar um neste estado. O meu por exemplo está um lixo. :cry:

Vou ligar pra Rota4x4 para ver se eles tem e quanto custa...


---

NeRo
08/03/2004, 07:32
Oi Cassio!

Este painel é o do Fase 1... o Painel do seu que é F2 é diferente...

Tem fotos do seu painél?

[]s

cassiolm
08/03/2004, 10:27
Oi NeRo,

Taí a foto do painel do meu. Ele parece ser diferente mesmo.

Na Rota4x4 eles tem um novo por 600 latinhas!
Completo com todos os instrumentos e botões eles pedem 1200!

Vamos ver...


---

NeRo
08/03/2004, 14:20
Oi Cássio!

Infelizmente não tenho foto do meu painel para mostrá-lo, mas é diferente do seu somente no meio, onde se concentram os botões. O conjunto de instrumentos e luzes-espia é igual, já o conjunto de botões do F2 e F3 é retangular, não acredito de sejam fabricados pela Engesa afinal nossos carros são Franksteins..., vou continuar procurando foto na internet pra postar aqui, de repente numa loja de autopeças fica mais fácil achar os botões...

Acho que por 1200 não conpensa! É melhor fazer um painel personalizado então...

A Rota 4x4, de novo infelizmente, é nosso último recurso, embora muito atenciosos, eles são muito careiros...

[]s

Eduardo Velo
08/03/2004, 14:26
Fala Cassio e PessoAll , to com o Nero , montar um painel não é complicado e fica personalizado , F2 e F3 usam botões do Fiat 147 montados num Painel retangular , no Koga- Koga tem uns painéis já montados , vc pode personalizar através desses painéis ...

[]s e boa diversão ...

NeRo
08/03/2004, 16:36
Fala Edu!

Então os botões são do Fiatola 147!
PUTZ! :x

E eu andando pelas ruas, olhando por dentro de tudo quanto é carro e caminhão pra achar de quem era o mardito botão! :D

As pessoas que me viam fazendo isso acabavam pensando que eu era ladrão e ficavam me olhando esquisito :shock:

No primeiro desmanche que encontrar vou procurar esse Fiat.

[]s

cassiolm
08/03/2004, 17:09
NeRo e Eduardo,

1200 é puxado mesmo. 600 pela base é puxado tb mas não sei se tem outra opção.
Quanto aos botões se são do Fiat 147 então é ir atraz!

Valeu.


[]´s em fase de montagem


----

Luiz Claudio
08/03/2004, 19:47
...no Koga- Koga tem uns painéis já montados , vc pode personalizar através desses painéis ...


Salve Edu,

Andei correndo atrás desses botões do Fiat 147 e não achei em lugar nenhum. O Barão Vermelho ainda está com aqueles botões originais de puxar e eu pretendo trocar por esses.
Você tem o endereço ou o telefone do Koga-Koga???
É no ABC ou em Sampa???

[]'s

Eduardo Velo
08/03/2004, 21:07
Fala L.C. , ai vai o site deles com o fone

http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm

As x não tem na prateleira tem que pedir no balcão , mas lá tem quase tudo que vc precisa , comprei o botão do farol de fiat lá e os parasóis tbm

É um supermercado de auto peças , vc pegao carrinho e vai colocando as coisas que precisa dentro , alto falante , buzina , lanterna , etc...

[]s e boas compras

Luiz Claudio
08/03/2004, 21:27
Obrigado Edu,

Eu já conhecia o Koga-Koga de nome, mas nunca fui lá.
Em se tratando de Supermercado de auto peças eu só conheço a Voli, mas eles não tem esses botões.

[]'s

cassiolm
08/03/2004, 21:43
Pessoalmente acho essa história de supermercado de auto peças perigossissima!
Você enche o carrinho sem nem perceber e fica endividado o resto da vida! :lol: :lol:


[]'s preocupado com o orçamento...

NeRo
08/03/2004, 22:58
Pessoalmente acho essa história de supermercado de auto peças perigossissima!
Você enche o carrinho sem nem perceber e fica endividado o resto da vida! :lol: :lol:


Isso é verdade!
Entrei só pra comprar uma tampinha de 1 latinha e gastei 54 :shock:

[]s

NeRo
09/03/2004, 21:17
Fala Pessoar!

Para quem quer ver como é painel do F2 e F3, o Edu postou as fotos da Jabiraca no "Viaturas".

Nela, dá para perceber claramente a diferença deste para o do F1...

[]s

cassiolm
13/03/2004, 00:20
Quatro destes botões do painel parecem ser "originais".
Os outros dois foram adaptados porcamente. Eles mostram o mesmo símbolo de agua(ou óleo?).
Pretendo trocálos e fazer um serviço melhor de acabamento.
Alguem sabe me dizer como eram os originais?

veleu.


[]'s preocupado com cada detalhe

Luiz Claudio
13/03/2004, 00:43
Fala Cassio,

Não sei se procede, mas já me disseram que esses acrílicos são originais de alguns modelos de caminhões Mercedes (acho que um deles é o 709).
Na Rota 4x4 cada acrílico sai por 5 latinhas. Provavelmente, se a informação acima for verdadeira, deve se achar mais barato em alguma auto peças de caminhão ou numa concessionária Mercedes.

[]'s...

cassiolm
13/03/2004, 11:20
Oi Luiz,

Obrigado pela resposta. Eu tinha dito botões mas na realidade não são botões e sim luzes que acendem quando o freio de mão está puxado, etc.

O que eu queria saber é tb o que eram estas luzes de sensores originalmente. Os simbolos são estes mesmos? Estranho que os dois que foram modificados tem o mesmo desenho... :?

Antes de comprar tenho que saber o que eles são. Talvez alguem com um F2 pudesse me dizer.

Vi na foto do Engesa do Edu Velo os botões (Fiat 147?) do lado direito do volante. Pois bem no meu so tem uma chapa preta sem nenhum botão! :shock:
Além disso onde no meu existem dois botões de puxar, no dele são dois reloginhos... Qual é a configuração orginal? :?:


valeu

Luiz Claudio
13/03/2004, 16:26
Cassio,


O que eu queria saber é tb o que eram estas luzes de sensores originalmente. Os simbolos são estes mesmos? Estranho que os dois que foram modificados tem o mesmo desenho... :?

As luzes originais são: Bateria, Freio de Mão, Óleo, Faról Alto, Pisca e 4x4.
Os desenhos corretos você vê na foto abaixo (na mesma ordem que eu citei).


Vi na foto do Engesa do Edu Velo os botões (Fiat 147?) do lado direito do volante. Pois bem no meu so tem uma chapa preta sem nenhum botão! :shock:
Além disso onde no meu existem dois botões de puxar, no dele são dois reloginhos... Qual é a configuração orginal? :?:

O painel original conta com o velocímetro e dois relógios. Existem mais dois espaços para relógios que vem tampados (onde você tem dois botões adaptados).
O F-2 vem com a botoeira do Fiat 147 igual a foto do Edu, mas no seu caso o antigo proprietário deve ter mudado para usar aquele espaço de suporte para o mike do rádio (pelo menos é assim que está na foto do seu álbum).
O Barão Vermelho tem os botões originais de puxar (F-1) e eu pretendo trocar por esses do Fiat. Não deve ser nada complicado fazer essa troca.

PS.: As fotos são do F-I e, mesmo sabendo que o painel do F-II é um pouco diferente, acredito que a configuração seja praticamente igual.

[]'s...

cassiolm
13/03/2004, 19:51
Graaaaaaaaaaande Luiz!!!

Agora já sei que indicadores de luz procurar!

No caso do seu F1 são 4 botoes de puxar. Qual a função de cada um?
Pessoalmente eu curto aqueles botões de puxar, dão um ar meio retrô pro painel. 8)
Mas sem dúvida os de Fiat são mais práticos.

No caso do Engesa do Edu ele tem 8 botões do Fiat! :shock:
Todos eles funcionam? Pra que tanto botão meu deus! Pisca-alerta, farol, limpador, luz interna, e o que mais...?! Fiquei curioso. :?
E eu não consegui ver o carro dele por dentro na ultima quinta no Ibira... :(

Luiz Claudio
13/03/2004, 21:42
Grande Cassio,


No caso do seu F1 são 4 botoes de puxar. Qual a função de cada um?

O meu está com seis desses botões de puxar. Acho que o ex dono colocou dois a mais além dos quatro originais.
Dois deles estão sem função nenhuma. Os outros quatro acionam o faról, limpador de pára-brisa, pisca alerta e os milhas.


Pessoalmente eu curto aqueles botões de puxar, dão um ar meio retrô pro painel. 8)
Mas sem dúvida os de Fiat são mais práticos.

Pois é Cassio, eu já acho os botões do Fiat, além de práticos, mais bonitos.
Mas gosto é gosto... :wink:


No caso do Engesa do Edu ele tem 8 botões do Fiat! :shock:
Todos eles funcionam? Pra que tanto botão meu deus! Pisca-alerta, farol, limpador, luz interna, e o que mais...?! Fiquei curioso. :?

Isso quem pode te detalhar é o próprio Edu.
Eu sei que originalmente o F-II também tem botões para a ventilação forçada.
Agora, na minha modesta opinião, botões a mais do que o necessário são sempre bem vindos. Sempre acabamos colocando novos acessórios que precisam desses botões (faról de milha, de neblina, milha traseiro, iluminação interna, lavador de pára-brisa, etc...).

[]'s...

Alemão/ F II
14/03/2004, 14:07
Fala EngesAll !!!
O meu Engesa tb tem estas chaves do Fiat 147 , que no total são 8 .
cada uma delas tem sua função , porém o meu está sobrando .São elas lanterna , farol e farol alto , pisca -alerta , limpador com 2 velocidades , ventilação forçada, e luz interna. As 2 restantes eu liguei um par de milha e luz auxiliar na traseira.
Agora um detalhe importante para o Engesa do Cassio , vc vai ter que fazer um suporte para estes botões que vai no painel onde no seu está fechado .Pode-se fazer de alumínio , fibra ou mesmo tentar achar um novo . No meu caso achei usado lá na Rota 4x4 mas não muito aceita por aqui por seus preços exorbitantes, paguei 80,00 no suporte com todos os botões .
Abraços.

Eduardo Chaves
14/03/2004, 16:24
PessoALL,

No Jericó são os botões de "puxar", são em cima farol e milha e embaixo o limpador e afogador, que eu retirei...

Ainda não tenho pisca-alerta e acendedor, vou aguardar primeiro resolver a coluna que vou colocar e depois pensar nos botões, pois caso seja a da S-10 já tem o limpador tb...

[]'s...

Eduardo Velo
14/03/2004, 19:41
No caso do Engesa do Edu ele tem 8 botões do Fiat! :shock:
Todos eles funcionam? Pra que tanto botão meu deus! Pisca-alerta, farol, limpador, luz interna, e o que mais...?! Fiquei curioso. :?
E eu não consegui ver o carro dele por dentro na ultima quinta no Ibira... :(

Fala Cassio . Ta faltando botão ainda , iluminação traseira pra trlha noturna e iluminação interna , 10 botões seria ideal .
Segue foto ilustrativa ...

[]s...

cassiolm
14/03/2004, 23:27
All,

Legal, acho que neste tópico estamos fazendo um inventário completo do painel do Engesa F1 F2 e F3. Qq pessoa que tenha dúvidas a respeito no futuro vai achar tudo aqui.

Eduardo Velo, só pra ficar bem completo, que "relogios" voce colocou nos dois espaços a direita dos já existentes?

Ronaldo,
Vou tentar comprar os botões separados e adaptar um painel mas é bom saber que se isso não funcionar a Rota4x4 tem o painel de suporte dos botões pronto.


[]'s

haundrich
14/03/2004, 23:29
Eduardo Velo e Pessoal

Não deu para enxergar direito, mas parecia que todos os botões tinham iluminação noturna?

Ou só acendem avisando que o equipamento está ligado?

[ ]'s - Tateando no escuro para achar o tal do botão pisca-alerta

Flávio

Luiz Claudio
15/03/2004, 00:15
Eduardo Velo, só pra ficar bem completo, que "relogios" voce colocou nos dois espaços a direita dos já existentes?

Cassio,

Estou me apropriando da pergunta que você fez para o Edu... :oops:

O Barão Vermelho também tem quatro relógios: Temperatura, combustível, pressão do óleo e amperímetro.

Estou querendo trocar o velocímetro e todos os relógios do painel pelos da Cronomac com fundo branco (vai ficar parecido com a foto abaixo) e pensando na possibilidade de complementar com um conta-giros.

[]'s...

Eduardo Velo
15/03/2004, 17:24
Cassio , o LC respondeu por mim , é isso mesmo Comb. , pres. oleo , Voltim. e temp. , estou pra trocar o voltim. pq o Totem já marca a voltagem correta , no lugar vou colocar o rpm , o meu é bem discreto :evil: , como se percebe na foto , hehehe ... , mas acho que no pn vai ficar ideal .

Flavio , só os 2 bot. limpad. parabrisa não tem iluminação ...

[]s...

Eduardo Chaves
15/03/2004, 19:29
PessoALL,

No Jericó, os relógios são: Combustível, Temperatura (mercúrio), Pressão Óleo e Pressão Turbo.

[]'s...

cassiolm
16/03/2004, 11:08
He, he, é o LC não se aguentou e roubou a sua resposta Velo! :lol:

Bem agora estou com todas as infos que preciso para montar o painel.

Agora só fica faltando o porta luvas




A loja que tinha o porta luvas eu vou ficar devendo, não lembro, mas acho que é um item facil de encontrar se não tiver na duque tente na av. do cursino vc deve achar também. Quando vc fala em mola, vc está referindo-se a dobradiça? porque no meu não tem mola na dobradiça, que aliás estava quebrada e tive que soldar, esta sim é dificil de encontrar.

[]s Glauro

A minha dobradiça esta retorcida, amassada e enferrujada! :(
Alem disso não tem a parte da trava/chave.
Vou a luta pra ver onde consigo encontrar. Se alguem souber me de um alo.



[]'s Com o painel quase completo.


---------------------

cassiolm
16/03/2004, 18:45
Não é bem o tópico mas aquela borracha que tampa o buraco do "ralo" no assoalho: como é que eu procuro? Aquilo tem um nome?

[]'s curtindo o carro com ralo!


-----

Eduardo Velo
16/03/2004, 19:14
Fala Cassio , tampão de borracha para assoalho deve servir , rsrsrs ...
Jipes , picapes (Caçamba) e alguns caminhões usam o mesmo tampão , não é dificil achar ...

[]s...

cassiolm
16/03/2004, 19:39
Fala Cassio , tampão de borracha para assoalho deve servir , rsrsrs ...

:lol: :lol: Realmente o obvio olulante!



Jipes , picapes (Caçamba) e alguns caminhões usam o mesmo tampão , não é dificil achar ...



Minha ignorancia no assunto não tem limites então eu não sabia se esse ralo era comum a outros jipes/pickups.

valeu again!


[]'s aprendendo a cada dia mais uma...

Eduardo Chaves
16/03/2004, 20:15
Cássio,

O porta-luvas é o do Opala, a dobradiça, parece que foi feita para o Engesa, é só fazer uma nova... :wink:

[]'s...

SILVIO
17/03/2004, 07:40
Cássio, a borracha do assoalho é a do opala, só que tem em 2 tamanhos, o ideal seria vc levar o carro para ver qual serve.
O preço deve estar em torno de L$0,50.

cassiolm
17/03/2004, 08:58
Eduardo,



O porta-luvas é o do Opala, a dobradiça, parece que foi feita para o Engesa, é só fazer uma nova...


Eu mesmo não tenho condições de fazer mas o meca que vai mexer no bichinho deve dar conta disso sem probs. Espero... :D




Cássio, a borracha do assoalho é a do opala, só que tem em 2 tamanhos, o ideal seria vc levar o carro para ver qual serve.
O preço deve estar em torno de L$0,50.


Fala Silvio!

Opala? Opala tb tem ralo no assoalho? :?
Levar o carro vai ser complicado mas posso fazer um molde de papel e levar.
Valeu a dica.

Glauro
17/03/2004, 12:14
A minha dobradiça esta retorcida, amassada e enferrujada! :(
Alem disso não tem a parte da trava/chave.
Vou a luta pra ver onde consigo encontrar. Se alguem souber me de um alo.



[]'s Com o painel quase completo.


---------------------


Cassio, essa dobradiça parece muito com a do Opala talvez vc encontre, no meu caso preferi dar um tapa na que veio com o carro, que estava partida em dois pedaços, emendei com solda, desentortei, lixei e pintei, ficou zero, tive que fazer alguns ajustes no local pois estavam bem amassados e percebi que iriam partir novamente, não é muito dificil tente fazer vc mesmo.....

[]s Glauro

cassiolm
17/03/2004, 12:47
Cassio, essa dobradiça parece muito com a do Opala talvez vc encontre, no meu caso preferi dar um tapa na que veio com o carro, que estava partida em dois pedaços, emendei com solda, desentortei, lixei e pintei, ficou zero, tive que fazer alguns ajustes no local pois estavam bem amassados e percebi que iriam partir novamente, não é muito dificil tente fazer vc mesmo.....

[]s Glauro


Valeu a dica Glauro!
Tenho uma lista de coisas pra começar a procurar. Acho que sábado vou começar...


---

cassiolm
24/03/2004, 19:37
Caros,


Esses dias troquei lanterna traseira e bateria. Coisas simples pacas, mas foi um prazer ir atraz e fazer eu mesmo. Dai decidi que vou fazer o maximo que eu puder sozinho.

Enfim tava pensando em eu mesmo desmontar o painel, lixar, colocar massa e pintar. Vcs conhecem alguma tinta preta spray (PU?) que eu pudesse usar no painel de fibra. O problema é que eu não tenho pistola e compressor para pintar... :cry:


[]´s

Pedro
24/03/2004, 20:30
Cassio,
Mandei pintar meu painel e acabou ficando uma m*&^@. :x :x
O cara pintou com preto brilhante (tinha mandado fosco) e ficou todo escorrido....serviço porco mesmo...
Como eu já estou de s@co cheio (quase 7 meses em reforma), comprei tinta(esmalte sintético preto fosco), lixa, raspei a tinta brilhante com espátula, lixa e removedor(Pint-off), passei uma massa nas imperfeições e pintei com rolinho, duas demãos.
Ficou 10, até meu mano achou que ficou bom :D :D
Acho que a tinta spray não "gruda"legal, lasca facilmente...
[]'s

cassiolm
24/03/2004, 22:45
Legal Pedro!

O bom e velho rolinho hein!!! :D

Boa dica. Vou começar a providenciar. Depois digo como ficou.

Valeu,


[]'s

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 00:34
PESSOAL, AGORA QUE O ENGESA SAIU DO ESTALEIRO, APROVEITO PARA PUBLICAR AS FOTOS DO PAINEL. NOTEM QUE NO CONSOLE COM CHAVE, QUE ESTÁ FECHADO, ESTÃO O CD E O RÁDIO VHF.
ABRAÇOS
LUCIANO STRELOW

Eduardo Chaves
25/03/2004, 19:14
Luciano,

Os relógios no centro são dos Rancho ?

[]'s...

LUCIANO STRELOW
25/03/2004, 22:08
SIM, JERICÓ
OS RELÓGIOS CENTRAIS SÃO DA SUSPENSÃO RANCHO
ABRAÇOS
LUCIANO

LauroRH
27/03/2004, 15:33
Aproveitando o assunto, alguem poderia me dizer
se esse relogio é original do Engesa (o meu é um F1-diesel)?

Ele marca o que, temperatura do liquido de arrefecimento? Se sim, por que o meu tb tem um termometro (à direita, no painel) ?

Ambos parecem funcionar, embora o termometro chegue aos 110 graus qdo estou a 80-90 Km em trecho livre de asfalto, depois de 15-20 minutos.... Na cidade, dificilmente passa dos 90 graus !


[]´s
Lauro

Eduardo Velo
27/03/2004, 21:15
Lauro , os 2 são termômetros , um marca em numeros e o outro só acusa se chegou no vermelho .
Vc está usando etilenoglicol na água do radiador ? talvez essa subida de temperatura seja a falta do aditivo , o meu não passa do 2º risco do marcador da Engesa original ...

[]s...

Eduardo Chaves
28/03/2004, 15:10
Lauro,

Só completando o Xará, o velocímetro, o marcador de combustível e o marcador de temperatura da esquerda são originais do Engesa, o ex-dono pode ter instalado mais um marcador de temperatura em virtude do original apresentar defeito... :wink:

Ahhh... que coluna de direção está usando ???

[]'s...

V8
24/12/2004, 02:11
Ai pessoal,
Mais uma sugestao de painel... acho que ficou bem sobrio e funcional!
Um abraço,
Flavio

V8
24/12/2004, 02:19
Olha mais um ai!!!

V8
24/12/2004, 02:21
Olha mais um ai!!!
Esse ta menos discreto....
Um abraço,
Flavio

Luiz Claudio
24/12/2004, 02:49
Esse eu achei na net, reparem que o cara tirou todos os botões do painel e colocou no console de teto...

[]'s...

Eduardo Chaves
24/12/2004, 09:55
Luiz,

Esse painel naum é "daquilo" com farol de Golf ???

Eu já pensei bastante num console de teto, mas sem nada, somente para esconder o mecanismo dos limpadores, mas vendo esse daí, vejo que não foi possível cobrir totalmente o motorzinho...

[]'s...

Luiz Claudio
24/12/2004, 16:28
Luiz,
Esse painel naum é "daquilo" com farol de Golf ???

Acertou na mosca!!!



Eu já pensei bastante num console de teto, mas sem nada, somente para esconder o mecanismo dos limpadores, mas vendo esse daí, vejo que não foi possível cobrir totalmente o motorzinho...

Edu,

Pra cobrir todo motorzinho não é tão dificil assim, basta fazer uma "ondulação" naquela parte que ficou aparecendo na foto.

Como o Barão tem capota de lona nunca pensei nisso, mas para quem tem capota de fibra é uma opção a mais... Eu também não colocaria a botoeira lá, mas com certeza é um excelente lugar pra colocar o som e o PX.

[]'s...

Ricardo Cubas
17/05/2006, 08:34
esses botoes sao mosca branca mesmo !!!
nao encontrei na Volli, na Kooga Kooga, na Templa.

Alguem sabe onde posso encontrar ???

alfreis
17/05/2006, 11:50
Ricardo,

Tenta na ICEA como alguém indicou...Eles têm muita coisa de parte elétrica e o vendedor já me ajudou um monte quando eu procurava umas coisas difíceis de achar para colocar no meu jeep...

Outra opção é dar uma vasculhada nas lojas da Avenida das Juntas Provisórias, pois eles mexem com caminhões e até onde eu sei os mercedes 608 usavam esses botões de puxar...

Mas isso se vc quiser manter o modelo original, pois se não tem uma série de modelos da Marília que poderiam ser adaptados...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

gnecchi
18/05/2006, 22:47
Comprei essa caixa de fusíveis na ICEA... no final do ano passado

caixas de fusíveis e outros compomentes de auto-elétrico.. aí vai os dados da loja:
ICEA
Avenida Duque de Caxias, 314 - CEP 01214-000 - São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 3331-6871


As chaves de tecla do meu painel (iguais do Marruá e dos novos caminhões MB) eu comprei numa loja que só vende peças para ônibus e caminhões. Eles tem chave de tecla de duto quanto é jeito. Essa loja é bem discreta.. acho que nem placa tem... pra quem conhece onde fica a loja da OGZ é mole, pois está alguns metros à frente do outro lado da calçada:
CALIL Distrubuidora de Auto-Peças Ltda
Rua Bom Pastor, 1.219 - Ipiranga - CEP 04203-041 - São Paulo - SP
Fone: 11 6591-2211
Fax: 11 6591-0400 ou 274-8818
email: calileletricabus@uol.com.br

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/thumbs/t_painel_i_654.jpg




[]'s

alfreis
19/05/2006, 15:57
All,

Essa empresa também fabrica as chaves iguais as do gnecchi...Pode ser uma boa dar uma olhada com eles:

http://www.diretec.com.br/

[]'s

gnecchi
20/05/2006, 16:19
All,

Essa empresa também fabrica as chaves iguais as do gnecchi...Pode ser uma boa dar uma olhada com eles:

http://www.diretec.com.br/

[]'s

Essas chaves são idênticas as que comprei :concordo:
As do Predator são da Kostal que é fabricante de componentes para a maioria das montadoras.

Quer ter uma idéia de preço? (acho que comprei em Novembro/05):
:arrow: Interruptor MB mod. 12V - 8 terminais - preto (chave de 3 estágios): R$35,23
:arrow: Interruptor MB mod. 12V - 4 terminais - preto (chave liga/desliga): R$26,71
:arrow: Interruptor de Emergência MB mod. 12V: R$25,76
:arrow: Potenciômetro MB mod. 12V - preto: R$28,17
:arrow: Lente com identificação de função: R$3,53


[]'s

Ralado/SP
22/05/2006, 12:46
Olá galera,

sou novato aqui no fórum, porém, como tenho engesa há um tempo sei de algumas coisas e acho que posso ajudar.
Tabém não estou 100% satisfeito com o painel da minha e só não mudei ainda pq a grana está curta. Seguem agumas informações:
- O painel da F1 é de caminhão MB - facilmente encontrado em qq loja do ramo. Com:
furações para 4 relógios pequenos - temp. do motor, gasolina, e dois tampados que em geral são aplicados voltímetro/amperímetro e pressão do óleo.
Um botão de afogador - de puxar -, para os que são à alcool
Um botão de puxar para o pisca-alerta
Um botão de 3 estágios para o limp. de para-brisa
um botão de 3 estágios para lamterna e farol alto/baixo
Velocímetro sem odômetro que é um pouco menor que o F2 e F3- entre 80 e uns e 90 e uns mm -
Chave de seta de caminhão - igual de Willis - com seta , Flash de farol alto ou travar o farol alto.
TUDO ISSO na Primeira metade dpo lado do motorista...

no lado do passageiro, que também é de caminhão MB

Local para som,
logo abaixo o cinzeiro,
e a tampa do porta luvar, que pode usar do opala.
logo acima do porta luvas tem o famoso P.Q. Paril

Isso sem entrar nos detalhes de placas de identificação e explicativas da engesa. - Depois eu posto sobre elas..



- os painéis da F2 e F3, são diferentes do F1 e não sei que outro caro usa??? As diferenças vão além de estéticas - do F1 são dois e esse é inteiro - por conta do sistema de ventilação forçada e os limpadores que foram pra baixo...

O velocímetro é um pouco maior - 100 mm se não me engano. E existe a versão com odômetro parcial- só vi na ROTA, por 300,00 e 330,00 respectivamente.
A chave de seta é a mesma - milico usa o que tem... e essas chaves vão no willis, nos caminhões, Kombi e etc...
são 4 relógios pequenos - no mesmo esquma da F1
E o tão desejado esquema de botões que TODOS gostam. Esses botões não se di que carro são, porém sei que é muuuuuito dificil de encontrar e que a base onde são nontados também - só enontro a base e os botões na ROTA
Não tem boões de puxar, foram todos substuituidos por interruptuores

O buraco pra som foi um pouco deslocado pra baixo,
não tem cinzeiro
o porta luvas é o mesmo.

PS: nos 3 tipos de engesa os 6 indicadores de: freio, luz alta, óleo, relê de partida, seta e 4x4, são os mesmos e iguais. Fácilmente substituídos por indicadores de camnhão MB.

Espero contribuir mais vezes...

abmedeiros
14/07/2006, 18:57
Pessoal, este painel em miniatura é do meu carro. Se alguém precisar de alguma dica é só falar. Tirei o meu de fibra e montei pessoalmente este da foto.

NeRo
14/07/2006, 19:08
hahaha... esse seu painel já apareceu várias vezes por aqui. :mrgreen:
Bem vindo ao Fórum! :concordo:

abmedeiros
14/07/2006, 19:19
Pois é. Percebi que ele já tinha aparecido outras vezes, mas o que vale é que estou à disposição para ajudar. Sei tudo o que tem atrás do painel de nosso carro.
Segue foto do meu carro.

NeRo
14/07/2006, 19:39
ô amigão... não estou te questionando, só achei engraçado a coincidência. :-D
O que você está disposto é o que importa: ajudar :concordo:
Já tive um F2 e sei como é embaçado achar algumas peças. :mrgreen:
O de Fibra só acha na Rota e custa um rim. :twisted:
Grande Abraço!

abmedeiros
14/07/2006, 20:23
Sem erro cara. Vamos trocar nossas experiências...

rodrigo camper
16/07/2006, 06:43
Até quem fim apareceu alguem do Comando Oeste,V/c e novo lá, eu fui membro no ano de 94 a 2002, Todos lá me conhecem como Bivis.
Minha ex Rural esta porai ainda?? era a Rural mais sinistra do pedaço pode pergungar !!

abmedeiros
16/07/2006, 09:03
Novo??? Comecei a frequentar o Comando em meados de 1992. Fiquei ativo até 1998, e depois dei uma parada por outras prioridades...

rodrigo camper
17/07/2006, 06:40
Legal então, nós andamos juntos,em outra oportunidade converçaremos melhor.Agora acho melhor voltarmos ao asunto do Tópico.
Painel do Engesa.

Kim
09/04/2008, 21:54
Opa pessoal!

Mandei remodelar o painel de meu engesa.

Peguei o modelo base em algum lugar do fórum, não lembro onde, então, ao proprietário do projeto, é por uma boa causa.

Ficará da seguinte forma:

Da esquerda para a direita
Relógio de horas analógico, marca Horasa (original VW) 54mm
Velocímetro original engesa 100mm Horasa;
Em cima, pressão turbo 54mm;
Em baixo sinaleira cronomac 54mm;
Conta giros Cronomac 100mm;
Agora os quatro juntos na direita:
superiores, Temp água e temp óleo motor (original VW), ambos horasa 54mm;
inferior, comb e amperimetro (original VW), ambos horasa, 54mm.

Todos são iguis ao original engesa, onde penso em timbrar ao EE dentro dos mesmos.

No enxo, as figuras são ilustrativas.

Abraços.

Kim.

Ralado/SP
10/04/2008, 17:45
Kim,

Como sempre eu apareço dando uns "pitacos" na parada... oq você acha de tirar os dois relógios que ficam entre os dois maiores, centralizar ambos (os grandes), de acordo com a visibilidade do volante e colocar os 2 menores na direita, ao lado dos outros 4.... pois assim como foi montada a imagem acho que ficaria ruim de fazer a leitura dos equipamentos principais: velocímetro e contagiros. Como o título é palpite, tente arrumar com velocímetro com odometro total e parcial... fica bem legal.

Abraçones

Ralado

zguilherme
10/04/2008, 23:20
boa ideia Grande Guru Kim!

gostei da modelagem do painel... mas achei bem interessante a ideia do colega Ralado quanto a visibilidade, venho lutando com om eu painel neste sentido tambem, estudando uma maneira de deixar as cosias mais claras... ou visiveis...

entretanto, tenho aquela coisa de deixa o velocimetro original... temp original... combustivel original... sabe como é... por isso nao tenho odometro parcial... bem... da pra acostumar... nao sei... ehhehehheheheheheh.

mas q quero dar uma reformulada no meu quero, principalmente no quesito botoes de luzes etc... acho q o do amigo Gnechi (meu deus, escrevi certo????) ficou muiiiiiiito bem feito, acho q as fotos estao perdidas em algum lugar do forum... eu as tenho em casa, ficou legal ate...

Mas Kim... diz uma coisa...sera q da pra timbra a logo da engesa no meio dos danados???? o meu do turbo eu pintei o ponteiro de branco (era laranja) mas nao tem a logo...

solucoes????

abmedeiros
02/05/2008, 16:21
Não sei se vale a pena comprar um painel novo na Rota 4x4. No meu caso, comprei uma chapa de alumínio e dobrei acompanhando o ângulo do painel original. Fiz uma cobertura (outra chapa dobrada - mas esta é reta) para o sol não atrapalhar. Como vantagem, vc pode colocar os instumentos onde vc desejar. Segue foto de como ficou.

Fredão ºOlllllllllllllOº
26/05/2008, 17:16
Pessoar, tenho acompanhado esse tópico e me encorajei a mudar o painel da caranga, pesquisando na net eu só encontrava interruptores que não agradavam, então, num surto de inteligência, :pensativo: :mrgreen: , parti em busca de equipamentos NÁUTICOS!!! Com isso consegui novos interrupitores pro painel, são resistentes a água, equipamento para lanchas pelo preço de botão do gol GII... 6 do tipo Off-On-On pretos com luz vermelha por 220 latas (já com o frete) :twisted:
o cara da loja ainda me disse que tem com iluminação amarela também

http://www.marinework.com.br/index.php?cPath=22&sort=5a&page=2
http://www.marinework.com.br/product_info.php?cPath=22&products_id=3307

abraços, parecendo criança que ganha brinquedo novo...

zguilherme
26/05/2008, 19:55
realmente meu amigo, sua ideia nao é nenhum pouco ruim.... pq afinal, vivemos com humidade, ainda mais meu jipe q é aberto, vive com o painel molhado... aff..

ehhehe acho q vou fazer algo assim

Fredão ºOlllllllllllllOº
26/05/2008, 19:55
Projeto
...uma coisa depois da outra, o próximo passo é resturar o painel... :parede:
depois que eu achei esses botões (eita!), desenhei o painel dos meus sonhos...hahaha

abraço

Mourão GP
26/05/2008, 20:34
Fredão, será que dá p/ ligar o guincho nesse interruptor?

Fredão ºOlllllllllllllOº
26/05/2008, 22:00
me interessei nos interruptores depois de ver esse gringo, talvez essa loja envie ao Brasil, e eles tem duas vantagens, os adesivos e o suporte de 3 ou 6 butão :shock: :mrgreen:
eles são "resistentes" a água, não a prova dela! eu acho... :pensativo:

Fredão ºOlllllllllllllOº
26/05/2008, 22:12
esse diferente, de lado é o de outra marca que eu comprei, bem parecido...
a loja é no guarujá entrega em 5 dias e negocia desconto, não precisa importar, os adesivos eu mesmo faço, pode ver aí nas imagens que eles operam qualquer coisa e várias delas se o camarada já tá com o jipe equipadão...upgrade no painel!
abraço

Fredão ºOlllllllllllllOº
26/05/2008, 22:22
:concordo:

gnecchi
26/05/2008, 23:54
Fredão,

Show de bola esses interruptores. :palmas:
São muito utilizados em painéis de barcos, incluse tb tem na cor branca.

Veja os que são vendidos por aqui:
http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=2037&Y=3206595116504&Amp=True&IDProduto=460088

Os botões de acionamento do compressor e do bloqueio da ARB tb são deste tipo :concordo:


[]'s

Fredão ºOlllllllllllllOº
27/05/2008, 01:31
por isso eu já encomendei 6 de 3 estágios, tenho certeza que vou usar 5, o outro já é reserva...:pensativo:mas ainda tera a luz de cabine...acho que vou por uma luz de baixo do painel (motorista e passageiro) e uma no teto, tipo leitura...qual vcs sugerem?
01 Lanterna e farol baixo
01 2 pares de milhas
01 luz de ré (milha) e ?
01 Luz interna e luz pro chão
01 Pisca alerta e ?
01 Limpador de parabrisa

acho que vai ficar bom!
:concordo:abraço

gnecchi
27/05/2008, 08:03
A luz que coloquei em baixo do painel ao lado das caixas de fusíveis é do tipo que ascende rodando o soquete, portanto não usei botão no painel para ligá-la. Esse mesmo tipo usei para iluminar o cofre do motor. (fotos 1 e 2)

Para iluminação de leitura eu instalei uma para o motorista e passageiro dianteiro e outra com lâmpada fria para os passageiros bco traseiro (aqueles de cordão, pois se precisar solto ela do sto antonio e uso onde quiser). Para cada uma utilizei chave de tecla no painel :concordo:. (foto 3)

Outra coisa que acho melhor vc fazer é colocar uma chave de tecla para cada milha, ao invés de uma única chave para 2 pares de milha, assim você controla melhor os faróis, principalmente se vc for colocar 1 par na linha do parachoque e outro acima no quebra mato, pois os milhas que estão acima da linha dos faróis são proibidos de ficarem ligados na estrada. Se fizer isso, já achou utilidade para a sua chave reserva :grin:


[]'s

Fredão ºOlllllllllllllOº
27/05/2008, 13:36
pode crer, esqueci da luz do motor...

01 Lanterna e farol baixo
01 2 pares de milhas
01 luz de ré (milha) e ?
01 Luz interna (pode ter junto uma pra "bagagem") e luz pro chão
01 Pisca alerta e ?
01 Limpador de parabrisa

não sei onde por não...:parede: ai ai...:pensativo:

Ralado/SP
27/05/2008, 18:11
Me empresta esse botão que está "sobrando", assim eu tento intalar no cara que está fazendo uns serviços no meu Engesa, quem sabe assim ele se LIGA e agiliza o processo... gostaria de estar com o carro em mãos em julho. rsrsrsrsrsrs
Brincadeiras à parte, acho essa idéia de ligar os milhas separadamente, bem legal.

Abraçones

Ralado

zguilherme
28/05/2008, 12:02
pior...

o detalhe dos botoes para os farois de milha, eu por experiencia propria digo q é bem melhor os dois separados... minha viatura ta os dois em uma chave de dois estagios, entao, para ligar os q estao no quadro do parabrisa preciso ligar os do parachoque.

entnede? entao, se quizer usar um ou outro nao da... ja sao planos q estou pra mudar.

Fredão ºOlllllllllllllOº
28/05/2008, 13:27
é que eu tenho um plano mirabolante :mrgreen: pros faróis...subistituir o pisca por um milha...acho que vai ficar bom...um farol de moto com um milha do lado...

zguilherme
29/05/2008, 14:12
perae, explica melhor tua ideia parceiro, q acho q boiei

Fredão ºOlllllllllllllOº
29/05/2008, 18:19
Ô Zé!
meus neurônios não param de me infernizar!
tive essa idéia rodando pela barão de limeira e duque de caxias...farol de moto...ele é preso pelos lados, então, me surgiu uma idéia "brilhante"!!!:shock:
se eu fixar o suporte do farol na parade interna do "quadro" ele ainda terá o furo do suporte oposto pra eu encaixar um milha no lugar da lanterna original!!! será?:pensativo: se der certo, os fios do milha sairão dentro da carcaça do farol da moto, que tem saida para tras...show de bola
Ilustrei + ou - isso...comparação entre 2 faróis de brasa e o conjunto novo.
abraço, pensando em como ajustar o faixo de luz...:concordo:

zguilherme
30/05/2008, 17:48
rapaiz.... putz muito loca a ideia nao??? deu pra ferver a cabeca aqui.

bom, quanto ao faixo de luz... rapaz... isso vai da trabalho, pq so tem alinhamento vertical salvo engano nao? deste jeito que quer fazer?

o que nao seria tao complicado, na realidade... seria praticamente construir o conjunto otico novamente.

Duende loko
30/05/2008, 21:25
voltando ao topico do painel,vcs viram o painel do marrua...daria pra colocar num engesa?

zguilherme
30/05/2008, 23:53
putz o painel da pick up marrua, acho q até , bem, esqueci as medidas, mas acho q as dimensoes internas do marrua sao diferentes do engesa. mas... nao sei quanto ficaria bom nao viu.... este tanto de peça pra da problema, nao sei... acho q o engesa mesmo com um painel lembrando um fiesta? sera q combina?

nao sei... nao pensei a respeito, mas no meu nao o faria.

ainda quero manter o painel com a estrutura original mas tenho planos pra disposição dos relogios.

abracos

CAVESO
31/05/2008, 00:23
O painel da marruá é bonito, mas esse volante de gol matou tudo......:parede:

Fredão ºOlllllllllllllOº
31/05/2008, 13:36
Gostei do painel do marrua...tipo hummer né?

Chegaram os interruptores que comprei, eles tem 5x2,3cm de tamanho, e não são off-on-on e sim on-off-on, o que significa que tenho como usar dois pares de milhas separados...espero...

pressionando a parte superior ele não fica travado, só dá um "estálo", e a parte inferior pressionada "fica" pressionado...então eu acho que para desligar o que estiver ligado na parte superior do botão é só pressioná-lo outra vez...eu acho, só montando pra descobrir

se for assim, posso ligar luz de ré com luz do motor, pisca alerta com luz interna...show:concordo:

CAVESO
31/05/2008, 15:14
Fredão,

Quanto custou cada botão desse?

não entendi direito: esses botãos vem com indicação de função (o farol vem com desenho de farol nele, por exemplo)?

caj
31/05/2008, 15:27
olá " Duende" . esta foto é da picape marrua ou do jipe ? sabe qual o ano?
abraços

Duende loko
31/05/2008, 15:37
essa foto eh de uma picape marrua da copel 2008,para maiores detalhes,essa foto foi tirada do site http://picasaweb.google.com.br/kraftwerk.man do favoritos do kim(conhecido aqui do 4x4...

Fredão ºOlllllllllllllOº
31/05/2008, 15:57
Fala Caveso, cada um custou umas 37 latas e eles não vem com adesivos de indicação de função...agora estou com uma dúvida, acho que uma das posições é temporizada, sabe que vc aciona e só funciona por um tempo...pra quem tem ventoinhas auxiliares por exemplo, é o bicho...mas pra mim...se eles forem mesmo temp. acho que vou vendê-los ou trocá-los...vc tem interesse? acabou de chegar, vendo pelo preço que paguei (220 latas) + o frete! Qto a indicação de função, é facinho de fazer esses adesivos, sou designer gráfico e tiro de letra
abraço

CAVESO
31/05/2008, 20:51
Fredão,

Eu prefiro daqueles botões de 2 estágios (liga desliga) e com indicadores luminosos de função.

Não precisam ser vedados, já que meu engesa não gosta muito de banho...rss

Vou procurar algo legal, pois daqui uns dias vou precisar...

Riuzim
04/07/2008, 20:09
Alguem conhece os relogios e mostradores da marca Auto-gauge ? A linha smoke combina com o painel que pretendo montar, mas não conheço a qualidade dos mostradores. Se alguem já usou poste sua opinião.
Obrigado.

zguilherme
16/08/2008, 15:34
e pessoal, alguma novidade nos botoes? FREDAO? e o que me conta resolveu seu negocio do painel? Eu to querendo comprar os mesmos botoes que comprou, mas ainda nao sei sobre a questao dos tres estagios... acho q todos serao liga e desliga mesmo.

alvaro.jrc
18/02/2009, 14:15
A opção dos botões e painéis nauticos é bastante interessante, pois existem obções bem legais que combinam com o painel do engesa e são registentes a água.

Achei esses bem legais, possilmente use estes no painel do meu Engesa.
http://www.marinedepot.com.br/lojas/00002037/prod/111051c.jpg

Ou Então esses:
http://www.marinedepot.com.br/lojas/00002037/prod/111025c.jpg

alvaro.jrc
18/02/2009, 14:16
Outro muito legal tb.
http://www.marinedepot.com.br/lojas/00002037/prod/111031c.jpg

Luca
18/02/2009, 22:48
A opção dos botões e painéis nauticos é bastante interessante, pois existem obções bem legais que combinam com o painel do engesa e são registentes a água. Achei esses bem legais, possilmente use estes no painel do meu Engesa. Álvaro,
Belas peças. Você teria a referência ou indicação do fabricante?
[]´s

Marcus Chiattoni
19/02/2009, 16:02
Eu coloquei os relógios da Auto-Gauge no meu jipe e são precisos sim!

Riuzim
19/02/2009, 21:40
Eu coloquei os relógios da Auto-Gauge no meu jipe e são precisos sim!

Valeu. Vou madar fazer um console e colocar estes relogios. Abs.

Marcus Chiattoni
13/03/2009, 22:45
Ainda estou modificando meu painel, quando estiver pronto colocarei algumas fotos.
Resolvi colocar algumas teclas a mais, pois não quero colocar braço na coluna de direção para o limpador.

Luca
13/07/2009, 23:51
Segue foto do painel que adaptei e coloquei no ViraLatas. Tive trabalho, mas gostei bastante do resultado final.
Abaixo vai o link do tópico do ViraLatas, com mais detalhes e outras fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=930076#post930076 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=930076#post930076)
[]´s

Eduardo Velo
14/07/2009, 08:02
Luca , de que carro são esses botões ???
Ja quebrou de novo o botão da lanterna , não foi boa idéia esses botoes do Fiat pela Engesa ... esses botoes que vc colocou são quase do mesmo tamanho do original fia facil adatar na cx original ...

Sobral - ENGESA
14/07/2009, 20:16
Opa!

Essa informação vai ser útil pra mim tbm. Estou a procura de botões.

CAVESO
14/07/2009, 20:26
Esses botões do Luca são bem parecidos com o da MB 709...

Kim
14/07/2009, 22:33
Eu tenho um monte dele aqui em casa...

Ia usar no Brancão, são da linha MB.

Luca
14/07/2009, 23:25
Luca , de que carro são esses botões ??? ...
Edú,
Não me lembro de que linha são, mas acho que são do MB, como o Kim e o Caveso falaram. Comprei no Ipiranga. O endereço foi o Gnecchi que disponibilizou neste tópico. A linha é bem ampla. Tem iluminação, também. Tem vagas na porta. Mas acho que não trabalha sábado.
CALIL Distrubuidora de Auto-Peças Ltda
Rua Bom Pastor, 1.219 - Ipiranga - CEP 04203-041 - São Paulo - SP
Fone: 11 6591-2211
Fax: 11 6591-0400 ou 274-8818
email: calileletricabus@uol.com.br (calileletricabus@uol.com.br)
Mas eu compraria aquele combo que o Fredão indicou. Faz somente um corte e já vem com o acabamento. Eu tive que fazer um monte de furos, alinhar, depois lixar, putz...
[]´s

Eduardo Velo
15/07/2009, 11:42
Grato pela dica , vou nessa loja ver as possibilidades depois posto aqui o resultado ... comprei do MB 608 , mas são muito grandes e fica complicado de montar sem mexer com o que ja ta pronto no painel , vi o pn do F3 do Salviano e o Bigua montou na vertical 6 botões do MB 608 , achei prático , se não achar esses botões menores vou fazer igual ...

To com dificuldade de abrir o forum , só abre o portal , ta um sako mexer no forum ... não sei pq dificultaram o acesso , será que não querem que a gente use o forum ???

guilhermeabreu
16/07/2009, 00:24
CARO AMIGO SALVIANO

Tudo bem por aí ? Continuo com a imagem do seu ENGESA F-III em minha cabeça , mais uma vez , PARABENS pela BELA OBRA DE ARTE que vc tem .

Mas será que vc poderia colocar fotos do PAINEL do seu ENGESÃO para que todos aqui apreciem , o EDU VELO fez relatos aqui do seu painel que eu nem me lembrava mais , pq fiquei extasiado com a beleza do seu ENGESA que não fixei meu olhar e memorizar seu painel , e como pretendo colocar carroceria nova de fibra no meu , iria aproveitar a oportunidade para colocar um painel bonito como o seu que achei lindo tb .

ABRAÇÃO e até o próximo encontro , foi o maior prazer em conhece-lo pessoalmente , o meu irmão Raul deve procurar por vc , ele tb ficou encantado com seu ENGESA e esta pensando em montar um para ele tb .

Salviano
17/07/2009, 19:07
CARO AMIGO SALVIANO

Tudo bem por aí ? Continuo com a imagem do seu ENGESA F-III em minha cabeça , mais uma vez , PARABENS pela BELA OBRA DE ARTE que vc tem .

Mas será que vc poderia colocar fotos do PAINEL do seu ENGESÃO para que todos aqui apreciem , o EDU VELO fez relatos aqui do seu painel que eu nem me lembrava mais , pq fiquei extasiado com a beleza do seu ENGESA que não fixei meu olhar e memorizar seu painel , e como pretendo colocar carroceria nova de fibra no meu , iria aproveitar a oportunidade para colocar um painel bonito como o seu que achei lindo tb .

ABRAÇÃO e até o próximo encontro , foi o maior prazer em conhece-lo pessoalmente , o meu irmão Raul deve procurar por vc , ele tb ficou encantado com seu ENGESA e esta pensando em montar um para ele tb .

Graannnde Dr Guilherme,

Não mereço tantos elogios, passo para a Equipe da "PERIGOSO PREPARAÇÕES" Sr. Benedito e o Biguá e seus auxiliares, obrigado....
não consegui acessar o forum, na Segunda Feira e Terça Feira, acho que foi geral essa interrupção, talvez uma manutenção do forum. ( Não é Edu?)
Estou de férias e estou sem acessar o forum, cheguei hoje em casa...vou providenciar as fotos com detalhes do painel.
Peço aos amigos que me mandem seus email para colocar as fotos que tirei com as famílias e amigos.
Seguem algumas fotos, sou fotografo amador viu?
Grande abraço, Salviano

Salviano
17/07/2009, 19:13
mais umas...

Salviano
17/07/2009, 19:15
"A CONSAGRAÇÃO" Engesa Amarelo do Dr. Guilherme.

Eduardo Velo
17/07/2009, 20:28
"A CONSAGRAÇÃO" Engesa Amarelo do Dr. Guilherme.

Concordo contigo ... grandississimo Doctor Guilherme , meu ídolo ... rsrs ...

Salviano e a gambi na sinalização do freio , conseguiu chegar em casa sem problemas ??
Meu email é eduardovelo@yahoo.com.br , ficarei muito grato se mandar fotos pra mim ..

No caminho de volta quebrou o interruptor da lanterna , é do Fiat 147 , fiz ligação direta pra chegar em casa , foi o único problema que tive , mas vou trocar todos os botões pq são muito frageis ... peguei a dica de um lugar que vende muitos tipos e a idéia do Bigua de colocar os do 608 na vertical como no painel do seu F3 tb gostei ...

Temos que marcar um novo encontro pra gente tirar mais fotos da sua viatura ... rsrs ...

guilhermeabreu
18/07/2009, 00:54
"A CONSAGRAÇÃO" Engesa Amarelo do Dr. Guilherme.

AMIGO SALVIANO

Conversamos muito pouco , mas o que mais me impressiona neste forum /ENCONTRO é de conhecer pessoas como vcs , na primeira vez que nos encontramos , vivenciamos uma EMPATIA MÚTUA/RECÍPROCA , é o MILAGRE DESTE FORUM DE JIPEIROS AUTENTICOS , " UMA GRANDE FAMÍLIA COM TODAS AS DIFERENÇAS " que existem em cada um de nós , sempre respeitando o modo de ser de cada um .

Muito obrigado pela : " A CONSAGRAÇÃO " Engesa amarelo do Dr. Guilherme , pois não merço tanto .

E vc tb EDU VELO , a recíproca é verdadeira tb , o que mais adimiro em vc é seu companheirismo e sempre esta a disposição de participar de qquer encontro , não bota dificuldade em nada e a sua SIMPLICIDADE NATA características das GRANDES PESSOAS , como é bom ter vcs todos como meus amigos .

Qto ao meu CORAÇÃO VALENTE , o ENGESA amarelo que subiu aquela desgraça daquele morro de areia em IBITIPOCA pela trilha de areia do início ao fim , FOI A COROAÇÃO DO MEU SONHO EM TER UM JIPE CONFORTÁVEL/RESISTENTE/PARRUDO/ESPAÇOSO, que aguentasse o meu PÉ DE ANJO no dia a dia de meu trabalho e trilhas sem ficar enguiçando toda vez que exigisse demais dele .

Este meu ENGESA consegui chegar ao ponto de CONFIANÇA/SEGURANÇA/RESISTENCIA/DURABILIDADE que sonhava em ter num 4x4 deste porte , hoje ele esta praticamente com todos componentes mecanicos a altura de um verdadeiro 4x4 ROBUSTO/RESISTENTE , não é por ser meu , mas eu esmero ao máximo num serviço de boa qualidade ( que tem sido feito pelo amigo ROGÉRIO NUNES ) e com componentes que resistem as duras provas que faço com ele , e uso sem dó mesmo , vcs viram lá em IBITIPOCA um pouco apenas do que sou capaz de fazer com ele , pena que foi pouco tempo .

Tenho dado dicas do que tenho feito em melhorias na parte mecanica dele , mas infelizmente não deu tempo para mostrar a todos que foram lá , mas esta provado que o bichão não fez feio tanto na resistencia qto no desempenho , custei um pouco a subir pq queria subir com os pneus com 22 libras , mas qdo coloquei 15 libras subi na primeira vez , queria experimentar os limites e as diversidades de tecnicas que podemos usar num 4x4 em casos de dificuldades , e nos mínimos detalhes como que com 22libras não subi em nada , com 18 libras só subí o morro pequeno e com 15 libras subi o morro maior , são tecnicas que ficaram claras para aqueles que teem pouca experiencia em 4x4 , e ficou provado alí .

SALVIANO , meu email é : guilhermeabreu7@hotmail.com , se possível mandar as fotos do painel tb . Agradeço desde já e foi o maior prazer em conhece-lo pessoalmente .

VIVA O SUCESSO DO II ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS 2009

ABRAÇÃO A TODOS

Salviano
19/07/2009, 12:47
eduardovelo@yahoo.com.br[/email] , ficarei muito grato se mandar fotos pra mim ..

No caminho de volta quebrou o interruptor da lanterna , é do Fiat 147 , fiz ligação direta pra chegar em casa , foi o único problema que tive , mas vou trocar todos os botões pq são muito frageis ... peguei a dica de um lugar que vende muitos tipos e a idéia do Bigua de colocar os do 608 na vertical como no painel do seu F3 tb gostei ...

Temos que marcar um novo encontro pra gente tirar mais fotos da sua viatura ... rsrs ...

Funcionou perfeito... viajamos tranquilo , passamos em São Lourenço e chegamos em Campanha sem problemas. Na quarta feira fomos a SJC, adaptei os cintos do banco trazeiro que estava faltando, fiz uma mini verificação geral por baixo que estava tudo OK troquei a "STA" (solução técnica alternativa) vulgo "gambi" por 2 arruelas.
Foi muito gratificante conhecer a todos pessoalmente, assim é o espírito jeepeiro, com certeza iremos nos encontrar novamente...


guilhermeabreu

CARO AMIGO SALVIANO

Tudo bem por aí ? Continuo com a imagem do seu ENGESA F-III em minha cabeça , mais uma vez , PARABENS pela BELA OBRA DE ARTE que vc tem .

Mas será que vc poderia colocar fotos do PAINEL do seu ENGESÃO para que todos aqui apreciem , o EDU VELO fez relatos aqui do seu painel que eu nem me lembrava mais , pq fiquei extasiado com a beleza do seu ENGESA que não fixei meu olhar e memorizar seu painel , e como pretendo colocar carroceria nova de fibra no meu , iria aproveitar a oportunidade para colocar um painel bonito como o seu que achei lindo tb .

ABRAÇÃO e até o próximo encontro , foi o maior prazer em conhece-lo pessoalmente , o meu irmão Raul deve procurar por vc , ele tb ficou encantado com seu ENGESA e esta pensando em montar um para ele tb .


Obrigado Dr., é muito gratificante ter o sonho realizado, ainda mais partindo de amigos experts no assunto.
Amanhã estou indo pra BHte, aproveitar + uma semana de férias.
Seguem fotos do painel...
Grande abraço, Salviano

guilhermeabreu
19/07/2009, 12:56
AMIGO SALVIANO

Bom final de férias , aproveite bastante , e muito obrigado pelas fotos do painel .

ABRAÇÃO

gnecchi
19/07/2009, 14:33
Lucas,

Eu não tive o mesmo capricho de mandar fazer o painel em fibra com todos os locais apropriados.... seu painel ficou espetacular :palmas:

Os interruptores que usamos funcionam muito bem (da linha MB 709)..... cheguei a trocar um deles porque a luz interna do botão parou de funcionar e a noite não dava pra ver que o interruptor estava acionado.

Instalei os interruptores numa única placa que está aparafusada na fibra do painel, portanto quando preciso mexer nos botões tenho a opção de tirar um a um, ou apenas deslocar a placa toda com todos os interruptores do painel.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=35580&d=1137368031



[]s e parabéns pelo trabalho no painél..... estou anotando aqui o contato do Mauro

CARLOS SIQUEIRA
19/07/2009, 21:15
Galera, preparei entre outras coisas, o painel para ir ao II encontro em Ibitipoca, mas não deu para ir com o engesão :parede:, aqui vão fotos, sendo a última com os sapatos novos com direito a BBS. Comprei estes botões em uma loja que fornece peças para empresas de ônibus, paguei R$ 20,00 em cada, e tive que cortar, além do painel de fibra, as chapas de reforço, para encaixá-lo. Deu trabalho, mas ficcou bem melhor!!!!

[]'s Carlos Siqueira

PS: Já está rodando e em forma de novo!!!:dance:

fpc3
20/07/2009, 00:02
painel de diferente tem apenas a cor, mas quebra um pouco a pretança tradicional.

CARLOS SIQUEIRA
20/07/2009, 18:13
Pressa é fogo:putz:!!!! As fotos do painel ficaram uma mer..... cadoria. Aqui vão outras melhores.
Os botões são do ônibus/caminhão MB, da marca Marilia, sendo a fileira a direita (faróis auxiliares e iluminação interna) mais antigas, pois não tinha em estoque do mesmo padrão.

[]'s Carlos Siqueira

Eduardo Velo
20/07/2009, 19:07
Siqueira , ficou bem legal o painel camarada ...
Fernando , não consegui reparar o painel em Ibitipoca , uma pena , teria mais opções ...
Marcão , esse painel ficou muito show , ta bem comppleto ...
Essa semana vou na Calil comprar os botões ... minha dúvida é que pra funcionar o limpador uso um botão com 2 velocidades e outro pra jogar água e intermitente ... o que faz as 2 velocidades é fácil pq a ligação é direta no limpador o problema é pra jogar água e intermitente , o botão volta qdo aperta ( tipo busina) e usei o relé do opala que faz as funções de 3 cursos qdo liga o limpador e o intermitente , qdo ligo o outro em qqer velocidade elimina qqer função desse botão ... me deu um trabalhão danado pra montar esse interruptor e achar um relé com essa função , será que consigo tudo em 1 só botão ??? ... não queria trocar de jeito nenhum , mas como esses botões do Fiat são raros ...

Qdo montei o chicote novo fui muitas vzs na Sta Efigenia e adjacenscias , procurei substituto pros botões do Fiat , mas só vi linha industrial ... comprei 8 botões do M608 e não consegui montar pq o painel ia ficar muito grande ... vou exercitar a mente na Calil e ver a melhor opção ...

CARLOS SIQUEIRA
20/07/2009, 21:08
Fala Edu!!! Achei uma solução melhor para o comando do limpador. Substitui o original pelo da kombi com temporizador. O eletricista é sobrinho de um amigo que pediu a ele para fazer a adaptação no seu ex-Engesa, junto com a instalação para a parte inferior do parabrizas do mecanismo do passat antigo. O grande "pulo do gato", é o corte do tubo da barra de direção, que é duplo(um tubo dentro do outro), para encaixar o comando de seta da kombi, feito com um arco de serra ou se possível em um torno. O comando então é fixado com abraçadeira metálica ajustável. O esquema elétrico é todo da kombi, incluindo seu relê, pena que não tive como tirar fotos, mas ficou 10. Boa "garimpagem" nas lojas.

Abraços, feliz dia dos amigos para todos nós,

Carlos Siqueira

CAVESO
20/07/2009, 22:30
... não queria trocar de jeito nenhum , mas como esses botões do Fiat são raros ...

Edu,

Quando estava procurando botões para meu painel, achei numa loja aqui os do 147 novos, mas não me lembro com quais as funções tinha lá.

Se quiser posso ver e comprar pra você.

Abraços

CAVESO
20/07/2009, 22:38
Abraços, feliz dia dos amigos para todos nós,

Carlos Siqueira

Xará,

Parabéns a você e todos amigos do fórum também!

Se eu te passar meu email por MP você manda umas fotos da forração interna pra mim?

Abração

CARLOS SIQUEIRA
21/07/2009, 21:04
Xará Veggi, mande para arieuqisolrac@gmail.com , mas já postei estas fotos antes, ainda não consegui foi elaborar um desenho com a montagem das varetas que estão por dentro do forro e não aparecem na foto.

[]'s Carlos Siqueira.

guilhermeabreu
22/07/2009, 09:22
CAVESO

A forração interna do ENGESA do amigo CARLOS SIQUEIRA é a forração MAIS BONITA , BEM FEITA E BEM ACABADA que eu já ví em todos ENGESAS que conhecí .

Foi feita toda em NEOPRENE . LINDA LINDA LINDA ESTA FORRAÇÃO . Pena que o rapaz que fez foi embora pro norte onde ele nasceu , senão levaria o meu pra fazer lá no Rio de Janeiro onde o CARLOS fez .

ABRAÇÃO

CAVESO
22/07/2009, 12:58
Pois é, Doutor, fiquei babando em ver as fotos...

Vou tentar fazer algo parecido por aqui...

Eduardo Velo
23/07/2009, 12:09
Siqueira , se pensasse em trocar antes da reforma em trocar pelo da Kombi ... troquei o camando de seta que deu pau por outro origial ( Toy Band ) ... mas ta na lista de afazeres ... rsrs ...

Marcão fui lá hj comprar os botões , não tem nada na faxada , só o num. 1219 , acabei passando e entrei a dir. pq já tava em cima qdo vi o num. , pensei até que tava fechado pq não da pra ver se tem alguém da rua ... qdo entrei veio uma mulher que deve ter tomado café frio com adoçante e comeu pão com manteiga rançosa de manhã ... num mal humor do cão ... quase que desisto pq não tem nenhum produto exposto , aí veio o vendedor e até colocou ela sentada pra me atender ... rsr ... ela falou que era dificil de ter os botões do MB709 , mas o vendedor trouxe os 2 que eu queria , por enqto não vou trocar todos , mas é bom saber que posso usar esses do MB709 em substituição do Fiat 147 ... ele tem a mesma largura só que é menor na altura então com um pouco de esforço mental a gente adapta na caixa original ...

Qto ao farol , vou fazer o que o Carlão fez no dele , usar 2 jogos de farol e colocar uma lanterna lateral ou entre eles ... usar o de 55W original e o de 100W ... ligar o de 100W qdo não estiver chovendo ou depois de ja estar chovendo pra evitar que trinque o vidro ...

SILVIO P.
23/07/2009, 13:25
BOM PESSOAL, VAI AÍ MAIS UMA OPÇÃO DE PAINEL PRO ENGESA. COMO GOSTO É UMA COISA MUITO PESSOAL, ESTOU COLOCANDO A FOTO DO PAINEL DO MEU ENGESA, PRA SER MAIS UM DENTRE OS QUE VCS JA VIRAM POR AQUI.:parede:
ABS.

gnecchi
23/07/2009, 14:06
Marcão fui lá hj comprar os botões , não tem nada na faxada , só o num. 1219 , acabei passando e entrei a dir. pq já tava em cima qdo vi o num. , pensei até que tava fechado pq não da pra ver se tem alguém da rua ... qdo entrei veio uma mulher que deve ter tomado café frio com adoçante e comeu pão com manteiga rançosa de manhã ... num mal humor do cão ... quase que desisto pq não tem nenhum produto exposto , aí veio o vendedor e até colocou ela sentada pra me atender ... rsr ... ela falou que era dificil de ter os botões do MB709 , mas o vendedor trouxe os 2 que eu queria , por enqto não vou trocar todos , mas é bom saber que posso usar esses do MB709 em substituição do Fiat 147 ... ele tem a mesma largura só que é menor na altura então com um pouco de esforço mental a gente adapta na caixa original ...


Edu, realmente o lugar é difícil de achar em função da falta de sinalização.
Achei esse lugar da 1a vez através de pesquisa na internet para peças de caminhões e ônibus.

Fui bem atendido as vezes que fui lá... me deram até um catálogo, mas não era uma tiazinha que me atendeu não, era um senhor que por sinal conhecia muito bem as peças disponíveis.

Não tinha nada exposto mesmo... era na base de ir buscar as peças num muquifo lá atrás pra poder mostrar :lol:


[]s

Gustavo Engeseiro
23/07/2009, 15:12
Fala pessoALL , bom , aqui vai uma fotinho do painel do meu , é um daqueles "original não original" , pois tem uns quatrocentos instrumentos !:mrgreen:
Depois , eu tiro umas outras fotos melhores.

gnecchi
23/07/2009, 15:43
Fala pessoALL , bom , aqui vai uma fotinho do painel do meu , é um daqueles "original não original" , pois tem uns quatrocentos instrumentos !:mrgreen:
Depois , eu tiro umas outras fotos melhores.


Rapaiz !!!! Essa penteadeira ganhou da minha :lol: :lol:


[]'s

Gustavo Engeseiro
23/07/2009, 16:18
Rapaiz !!!! Essa penteadeira ganhou da minha :lol: :lol:


[]'s

Hehehe , é , são 13 instrumentos , + Totem , + GPS , + Horimetro , + Radio , + "Controle da sirene" , + Controle dos amortecedores Rancho , + Ar Condicionado ...
Vê um espacinho vazio , coloca alguma coisa , até ficar assim...
O problema é controlar tudo isso...
Isso que você ainda não viu atras dele , a quantidade de fios...
Se um dia pegar fogo aquilo , já era!

Eduardo Velo
24/07/2009, 10:05
Fala pessoALL , bom , aqui vai uma fotinho do painel do meu , é um daqueles "original não original" , pois tem uns quatrocentos instrumentos !:mrgreen: Depois , eu tiro umas outras fotos melhores.

Gustavo se possível tira fotos da instalação dos interruptores ... parece que são do tipo de alavanca ( liga/desl ) ... já pensei nessa solução tb , além de ser mais fácil e pratico tem em qqer loja de mat. de construção ... só joga o sinal pro painel ... é assim que vc montou ??

Queria uma buzina forte sem ser a ar ... alguém conhece alguma ??

Gustavo Engeseiro
24/07/2009, 13:13
Mas , interruptores?No meu painel tem tantos...
Eu vou tirar umas fotos , ai eu coloco aqui.

Gustavo Engeseiro
24/07/2009, 13:44
Eu tenho uma "caixa" no teto do Engesa , comprei na Donatti 4x4 , que tem o Radio PY , um relógio , uma luz e 4 botões , igual de avião , que é uma do farol de milha , outra da luz de neblina traseira , e os outros , das luzes internas , você abre a capinha , e aperta o botão (liga/desl.).
E sobre a buzina a ar , eu tenho ela , mas só para assustar os outros , eu tenho outra também , é uma do Troller , é bem forte.

tecnica
23/02/2010, 00:08
pra tirar a poeira, algumas fotos do meu, ainda durante a modificacao...

Kim
23/02/2010, 13:57
tecnica!

Parabéns!

Fucou duca heim!!!

Com muita funcionalidade!

R-Mendes
24/02/2010, 11:43
Pessoal, tenho um painel completo do Engesa FI, a parte de fibra está OK, falta apenas passar uma massa plástica e pintar (ou forrar). Se alguém tiver interesse, é só entrar em contato.

tecnica
27/02/2010, 14:52
tecnica!

Parabéns!

Fucou duca heim!!!

Com muita funcionalidade!

oi Kim, obrigado!!! o resto ainda precisa evoluir bastante, mas o painel... :D

vou tirar uma foto mais atualizada

portugues
18/09/2011, 17:45
pesso312170al olhei o tópico de cabo a rabo e percebi que há varios modelos de painel engesa..comprei um para o meu fase 2 agora ficou até a duvida é do fase 2 ?? 312169encaixou perfeitamente com todos pontos de fixação correta..!! mais não encontrei nenhum parecido..ai vai algumas fotos..

abmedeiros
18/09/2011, 18:23
Acho que é do Fase 2. O meu Fase 1 é dividido ai meio, tem duas partes.
Abs

Kim
18/09/2011, 21:34
FII com algumas modificações para instrumentação!

portugues
18/09/2011, 23:10
obrigado pessoal!!!

lmaimone
19/09/2011, 21:39
Segue uma foto do meu árvore de natal...ops...painel

CAVESO
19/09/2011, 23:12
Leonardo,

Como colocou o seu velocimetro para marcar?

Via caixa ou sensor de roda?

lmaimone
20/09/2011, 22:48
Leonardo,

Como colocou o seu velocimetro para marcar?

Via caixa ou sensor de roda?
Ainda não coloquei,

Mas será via sensor de roda.

regisbellini
25/05/2012, 18:31
Boa Noite Leonardo Maimone,

Seu Painel Ficou Show!!!

Montou num compensado e cobriu com couro?

Alguem tem uma foto de como é apoiado a parte de cima do painel original? Pois tenho o cano da gaiola passando em cima do painel. Estou querendo muda-lo para o original.

Segue uma foto do painel:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=298846&d=1308942639

abs,
Regis

lmaimone
07/07/2012, 23:54
Ainda não coloquei,

Mas será via sensor de roda.
Coloquei o sensor no tambor de freio central da T-case da band

lmaimone
07/07/2012, 23:55
Boa Noite Leonardo Maimone,

Seu Painel Ficou Show!!!

Montou num compensado e cobriu com couro?
Regis
isso mesmo, compensado e couro.
Abs

FukuOff
25/08/2014, 16:33
Olá pessoal,

vi que o ultimo post é de quase 2 anos atrás mas precisava de um help pois pretendo dar uma consertada no painel do meu F-II. Vi que na Rota tem o painel porém mesmo o painel original precisa fazer algumas mudanças, ex. sinaleira do lado esquerdo que não vem nesse painel da rota, corte para colocar os botões novos (ja até comprei os botões iguais aqueles da ARB.) Vi as fotos do Painel do Tecnico é bem parecido com o que pretendo fazer no meu.
Primeira dúvida - Vocês conhecem algum cara bom de fibra para modificar o painel? A modificação que o Tecnico fez ficou show de bola.
Segunda duvida - para os monometros e velocimetros, preciso de alguma modificação com motor mwm 2.8? Ou somente trocar os sensores já funciona?

Qualquer dica é bem vinda!

vlw e abraços,

Marcelo Fukushima

MVSEIXAS
26/08/2014, 21:37
Também estou à procura de alguém que faça trabalho em painel.
Fuku, não sei se há modificação no motor 2.8, mas sei que a MIP medidores (MIP MEDIDORES - MIP CONTROL (http://www.mipmedidores.com.br)) pode resolver isso.
Abs


Olá pessoal,

vi que o ultimo post é de quase 2 anos atrás mas precisava de um help pois pretendo dar uma consertada no painel do meu F-II. Vi que na Rota tem o painel porém mesmo o painel original precisa fazer algumas mudanças, ex. sinaleira do lado esquerdo que não vem nesse painel da rota, corte para colocar os botões novos (ja até comprei os botões iguais aqueles da ARB.) Vi as fotos do Painel do Tecnico é bem parecido com o que pretendo fazer no meu.
Primeira dúvida - Vocês conhecem algum cara bom de fibra para modificar o painel? A modificação que o Tecnico fez ficou show de bola.
Segunda duvida - para os monometros e velocimetros, preciso de alguma modificação com motor mwm 2.8? Ou somente trocar os sensores já funciona?

Qualquer dica é bem vinda!

vlw e abraços,

Marcelo Fukushima

guilhermeabreu
27/08/2014, 13:08
Olá pessoal,

vi que o ultimo post é de quase 2 anos atrás mas precisava de um help pois pretendo dar uma consertada no painel do meu F-II. Vi que na Rota tem o painel porém mesmo o painel original precisa fazer algumas mudanças, ex. sinaleira do lado esquerdo que não vem nesse painel da rota, corte para colocar os botões novos (ja até comprei os botões iguais aqueles da ARB.) Vi as fotos do Painel do Tecnico é bem parecido com o que pretendo fazer no meu.
Primeira dúvida - Vocês conhecem algum cara bom de fibra para modificar o painel? A modificação que o Tecnico fez ficou show de bola.
Segunda duvida - para os monometros e velocimetros, preciso de alguma modificação com motor mwm 2.8? Ou somente trocar os sensores já funciona?



Qualquer dica é bem vinda!

vlw e abraços,

Marcelo Fukushima

Os relógios tem que serem compatíveis com o motor e qualquer pessoa que trabalha com fibra em automóveis vai saber modificar a furação de lugar , de formato , a grande vantagem da fibra é isto a facilidade em mexer .

Os dois fibreiros que mexem em meu ENGESA aqui o forte deles é consertar para choque de carros e bugres , eles fazem o que eu quero em meu ENGESA e fazem muito bem feito , é mole para mexer em fibra para quem trabalha neste ramo .

MARCUS ENGESEIRO
29/08/2014, 08:49
Caros amigos do fórum.

Tenho interesse em otimizar a iluminação do painel do meu jipe, colocando leds nos mostradores e teclas (fase II). Alguém já colocou leds no painel? Caso positivo, teria como colocar fotos para ter uma idéia de como fica? A iluminação original é muito fraquinha!

Abraços a todos!

muso
03/10/2014, 00:04
Só para ilustrar as discussões deste forum, mostro recente adaptação do painel do Marruá (AGRALE) no ENGESA 4 87.

guilhermeabreu
04/10/2014, 19:48
Só para ilustrar as discussões deste forum, mostro recente adaptação do painel do Marruá (AGRALE) no ENGESA 4 87.

MUITO LEGAL

Mas o MARRUÁ não é mais largo do que o ENGESA ???? E como vc fez ????

Emersonlc
28/07/2017, 15:56
Opa pessoal!! Alguém pode me informar se esses são os botões originais do F1? E se for preciso trocar o de limpador, pois está funcionando somente a velocidade 1, de que carro é originalmente?

Também preciso trocar a alavanca de seta, pois o farol alto não está segurando, de carro é? (se for necessário a troca da peça toda550568

Agradeço !!

CAVESO
28/07/2017, 19:08
Só para ilustrar as discussões deste forum, mostro recente adaptação do painel do Marruá (AGRALE) no ENGESA 4 87.

Muso, esse painel do marruá é da mesma largura do engesa ou precisou ser cortado ou alongado?