Ver Versão Completa : F-1000 95/95 CAB DUPLA MWM 229 - Ajuda motor
Bom dia a todos.
Não sei se estou postando no lugar correto, porém não achei em específico um tópico parecido para poder realizar a pergunta, então vamos lá.
Meu pai possui uma F-1000 95/95 cabine dupla (cabinagem em aço, não é fibra) e está fechando agora 760K km originais sem retífica. E ele está pensando seriamente em ficar com ela mais alguns anos (estamos 15 com ela, e antes era do meu tio desde zero).
A alguns anos, ele queria uma caixa mais alongada, e por isso foi adaptado uma caixa de silverado (para mim ficou longa demais). A questão é que o motor está começando a fumacear branco demais quando frio, e fumacear meio cinza claro quando quente, mostrando que está um pouco cansado já. Ai vem a questão as quais eu estou indagando com ele e estamos pensando:
1 - fazer o motor 229, e colocar uma turbina maior (a original está otima, sem folga ou vazamentos, nunca retificada, mas não sei se tem como aumentar ou abrir ela de forma a ganhar potencia), e ja aproveitaria para colocar um intercooler.
2 - tentar achar um X10 6cc da 250 ou silverado, para aproveitar a caixa mais longa. (problema desta opção está em achar um motor 6cc condizente com a realidade de valores).
Aproveitar o tópico, e perguntar. a Caixa da direção é a original, e para mim (meu veio ja está acostumado) esta com uma folga considerável. Existe alguma caixa que poderia substituir esta? (original nova nao acha, apenas retificada) ou alguma q de pra adaptar que tenha mais resistência?
sallespickup
06/04/2016, 21:13
steffan, é o bolso VS o que vc faz com o carro, eu apenas retificaria o motor, colocava uma turbina K16 que por ser valvulada ja vai dar um belo UP e o intercooler, com certeza ganhará uns 20 cavalinhos que devem ser mais que bons, visto que seu pai ja anda assim a anos, pois se for pra mudar, não seria o caso de ir pra um MWM sprint 6cc mais sim pra um MWM X10 do caminhão 8140, o mesmo das ultimas F1000, porem o custo é pesado, alem da adaptação não ser muito simples, mais ai seria uma mudança de verdade
steffan, é o bolso VS o que vc faz com o carro, eu apenas retificaria o motor, colocava uma turbina K16 que por ser valvulada ja vai dar um belo UP e o intercooler, com certeza ganhará uns 20 cavalinhos que devem ser mais que bons, visto que seu pai ja anda assim a anos, pois se for pra mudar, não seria o caso de ir pra um MWM sprint 6cc mais sim pra um MWM X10 do caminhão 8140, o mesmo das ultimas F1000, porem o custo é pesado, alem da adaptação não ser muito simples, mais ai seria uma mudança de verdade
Salles, obrigado pela ajuda.
Na verdade meu pai está querendo mesmo a ideia da retífica, e dai colocar turbina e intercooler. Quais outras turbinas teriam de opção, saberia me dizer? tipo, não que 20 cv seja pouco longe disso, mas queria passar para ele todas as possibilidades de aumento de potência / durabilidade.
A idéia de pegar o sprint foi minha na verdade, pois já que ela está com a caixa da silverado 6cc, então "só" precisaria do motor, pois a caixa nós já teríamos. Mas estou vendo que esta não será uma opção viável mesmo. Era mais por querer ter um 6cc em uma f1000 msm hehehehe.
Desde já, agradeço.
duardobruno
07/04/2016, 09:36
Sendo um 229, eu abriria e veria o que tem pra fazer. Retificava o 229 mesmo, uma boa turbina e mais 15 anos de bons serviços com ela.
Sendo um 229, eu abriria e veria o que tem pra fazer. Retificava o 229 mesmo, uma boa turbina e mais 15 anos de bons serviços com ela.
duardobruno bom dia,
Pois é, estou começando a achar que esta será a opção mesmo, retificar e instalar uma turbina maior com intercooler. Eu estava cogitando um 6cc pq acho lindo o ronco, e também q por ela ser cabinada em aço, e por isso, mais pesada, achei q um motor maior com mais torque em baixas seria o ideal para arrastar ela com facilidade. Meu pai usa ela bastante para viajar, principalmente quando vem me visitar no paraná (4.000 km ida e volta), e poucas vezes na terra quando vai em fazenda e chacaras de amigos. Então por isso ele colocou o cambio da silverado (acho q é o ZF né?), só que ela acaba sofrendo demais nas subidas, e anda bem apenas no plano e descidas. Quando ela estava com uns 400K e com a caixa original subia fácil vários morros carrregada e até puxando carretinha, o que hoje ela não consegue mais (motor com 760k e cambio muito longo).
Em relação a caixa de direção, alguem consegue me dar uma luz?
A cx de direção vc pode mandar retificar a sua mesmo, esse 229 é turbinado de fábrica ou foi turbinado?
Se ela não estiver fumaceando preto em alto giro vc pode abrir um pouco a bomba injetora.
A cx de direção vc pode mandar retificar a sua mesmo, esse 229 é turbinado de fábrica ou foi turbinado?
Se ela não estiver fumaceando preto em alto giro vc pode abrir um pouco a bomba injetora.
vfserra bom dia,
A caixa de direção se não me engano já foi retificada, mas mesmo assim não ficou boa, tem uma folga q quando vc anda em alta velocidade precisa ficar "jogando" o volante pros lados para manter ela em linha reta. Ela veio com o turbo de fábrica mesmo, não sei se os bicos já não foram abertos em, sei que uma vez meu pai falou q mexeram no bico.
Vou postar as fotos da camionete(estas fotos eram de 2011, quando ela ainda estava perto dos 400K):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526400&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526402&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526403&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526404&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526401&stc=1
duardobruno
08/04/2016, 10:48
Bacana essa F1000. Pois bem, o que disseram aí foi pra abrir a bomba (débito da bomba, no parafuso) não abrir os bicos. Mas eu vou te falar por experiência. MWM 229, bem retificado, com caixa clark original (primeira pra trás), não faz feio em subida nenhuma. Essas adaptações pra ficarem boas, exigem mão de obra muito boa. Coisa que não é fácil de achar. Então o bom mesmo é manter aí no original, claro que não deixando de dar aquele tapinha na bomba injetora pra aumentar o débito e melhorar o desempenho. Mas eu manteria o motor original. A camionete parece estar em muito bom estado de conservação. Vai de 229 tubinado e intercoolado que vc não erra e tem muito menos dor de cabeça.
pcnicolau
08/04/2016, 14:07
Gente desculpa se estiver postando no lugar errado, estava lendo o comentario acima e fiquei com duvidas tenho uma f1000 90 4 farois 4 marchas e diferencial 3,07, nesta semana tive que trocar os aneis sincronizados dei carta branca ao mecanico e a conta ficou um pouco salgada conj. aneis eaton 300,00 ,2 garfo de mudança de marchas 400,00 , 70,00 de oleo e 130,00 do mecanico. Nao compensava trocar a caixa por um 240v que por aqui acho por 3.500,00, eis a pergunta compensa trocar um clark 260f e colocar um clark 240v, pois ainda terei mais 1.000,00 de adaptação de cardã e outras peças a mais. O pessoal da auto peça diz que o 260f e bom ainda mais que o meu agora tá zero por dentro, ai outros falam que uma f1000 com 5 marchas e cambio 240v e muito melhor , pessoal que manja me ajudem. O pior é que já gastei na caixa 4 marchas outra coisa achei um zf da silverado por 4.500,00 só que ai a adaptação e muito mais trabalhosa.
ricarvalhal
09/04/2016, 22:10
Pcnicolau, em relação aos 240v e 260f não sei nada sobre eles. Mas tenho um ZF com diferencial 3,55:1. Como seu diferencial é 3,07 o ZF ficara muito longo...e a adaptação é grande: eixo piloto, usar flange para acoplamento ou capa seca das mais novas que ai é só refurar, adicionar travessa no cambio, cabo velocímetro ...
espero ter ajudado um pouco.
Arildo MT
10/04/2016, 12:40
Meu voto, trocar kits, retificar, + turbo, intercooler, se precisar reduza relação ou pneus e roda mais 1 milhão de km pra ver como ficou.
Concordo com o Arildo, retifica esse motor, coloca um intercooler e da pra dar uma abrida na bomba, pouca coisa né.
E meche na relação do diferencial,ainda mais que é 4x2,só vai precisar mecher em um eixo só rs.
Só o pneu que eu n concordo mecher, tu iria ter que diminuir o tamanho do pneu, e camionete com pneu pequeno fica feio rs.
Guima-MS
10/04/2016, 15:34
Eu retificaria o bom e velho 229 , jutamente tiraria bomba e bicos , substituia os bicos por uns de maior vazao , revisar e dar um up-grade na bomba injetora , turbina com mais pressao e o intercooler da F250 , nao mexe em diferencial nao .
Bom dia a todos,
Antes de tudo, agradeço a ajuda que todos tem dado até o momento. Conversando com meu pai ele também acha melhor retificar. As nossas dúvidas agora seriam em qual turbina colocar (se alguém souber de uma loja virtual boa para comprar uma me avise por favor), de preferencia para se ganhar alguns cavalinhos a mais. Intercooler seria da s250 msm? da 4 ou 6cc?
Lembrando que esta F1000 ja está com a caixa ZF, porém não sei qual diferencial, se não me engano ta com o 3,07, por isso está muito longa tmb.
sallespickup
11/04/2016, 19:23
turbina Borg wainer K16 do caminhão 13 180 que tem fixação apl igual a sua, ai não mexe em tubagem apenas em escap, ja intercooler pode ser o da F250, do VW 8150 ou da dakota diesel, todos tres ficam muio bons, e de facil colocação
sallespickup
11/04/2016, 19:28
é uma D20 S4 que antes usava uma apl 240 que dava 1.2 bar com intercooler, e só com a troca da turbina foi pra 1.5 muito mais rapido, porem eu regularia a valvula da turbina (wast gate) pra dar no maximo 1.2, pois assim preserva o motor e não corre o risco de um Bum
segue o video Pressão k16 - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=Knsa5OnSCVA)
é uma D20 S4 que antes usava uma apl 240 que dava 1.2 bar com intercooler, e só com a troca da turbina foi pra 1.5 muito mais rapido, porem eu regularia a valvula da turbina (wast gate) pra dar no maximo 1.2, pois assim preserva o motor e não corre o risco de um Bum
segue o video
Salles bom dia,
Uma pergunta, vc acha q mesmo com a K16 limitada a 1.2 bar ele irá ganhar uns 10 cv? e com 1.5 ficaria muito prejudicial ao motor? Onde será que eu poderia comprar uma nova (não sei se acha nova ou apenas retificada). A idéia não é mexer já no motor, mas o pai gostou de já saber essas informações, ele vai ver certinho só qual a caixa certa q esta e qual o diferencial q está, pois os 2 ja foram mexidos.
Outra pergunta, ela anda fumaceando muito branco, e ele diz q ela esta queimando media de 1 lt de oleo a cada 1.000 km, ta normal pra 760k km? ou está queimando demais? ele esta usando mobil delvac 15-40W, vocês recomendam algum outro melhor?
Obrigado ai pelas ajudas =D.
sallespickup
12/04/2016, 09:05
rapaz os sintomas que vc fala é de turbina indo embora, faz assim tira a mangueira que vai da turbina ao tubo de admissão do motor e ve se tem oleo, se tiver e deve ter é porque a turbina ja era, fumaça branca com motor quente normalmente é oleo lubrificante sendo queimado na camara de explosão, se este for o caso ja vai de K16 direto, pois como ela é valvulada, da pra deixar com 0.9 que é o normal dos turbinamentos dos MWM, afinal o bichinho ja ta cansadinho e enfiar muita pressão vai dar problemas, confirma o oleo na admissão que ja vai se adequando...
LUIZ170686
12/04/2016, 14:56
Salles essa turbina K16 pode ser instalada em qualquer mwm 229 só é necessário refazer a saída do escape certo? o meu motor usa bomba bosch com regulagem original tenho que mexer em alguma coisa pra colocar essa turbina e outra coisa ela pode ter a carcaça virada, pois como tem west gate isso não limita a instalação? pergunto pois minha turbina teve que girar o sentido dos bocais de entrada e saída por causa do intercooler. segue uma foto pra vc ver ai se da certo, e como funciona a regulagem dessa válvula west gate? vc pode explicar? seria como aumento ou diminuição de débito do óleo a grosso modo. como se regula ela?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/526606-f-1000-95-95-cab-dupla-mwm-229-ajuda-motor-dsc07972.jpg
sallespickup
13/04/2016, 14:47
Luiz pode usar sim, mais como disse tem de assegurarque a turbina que comprara tem a mesma fixação que a sua a chamada APL ou T3, ai é só acertar escap e lubrificação, que varia de turbo pra turbo a nivel nips das mangueiras de entrada e saida, nada muito complicado, ja pra girar a wast gate fica presa na caixa fria, e pode ser que tenha de fazer um pequeno suporte tb muito facil, ja na regulagem ela funciona como uma valvula de alivio, quando chega na pressão a valvula abre, e ai deixa passar parte dos gases de escap por fora do rotor, então sem gases ela só vai até o giro determinado, não mandando pressão excessiva, isso se da regulando a haste que vai na valvula, que ja vem regulada de fabrica pra 1.5 que é o uso nos cumins
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