Conectar

Ver Versão Completa : Fumaça branca na partida. Hilux 3.0 - 2009

marciostein
05/04/2016, 19:30
Boa noite.

Notei que ao deixar a camionete estacionada em algum ponto inclinado, tempo suficiente para esfriar completamente o motor, ao dar a partida ela fumaça muito, fumaça branca mesmo.
Alguma dica sobre qual seria o problema, óleo vazando em algum retentor ou seria na lubrificação da turbina?
Só acontece se deixar inclinada.
Qualquer ajuda será bem vinda.

Hilux SRV 3.0 - 2009 - 120.000 km rodados.

Obrigado

AlonsoFausto
06/04/2016, 10:08
Boa noite.

Notei que ao deixar a camionete estacionada em algum ponto inclinado, tempo suficiente para esfriar completamente o motor, ao dar a partida ela fumaça muito, fumaça branca mesmo.
Alguma dica sobre qual seria o problema, óleo vazando em algum retentor ou seria na lubrificação da turbina?

Obrigado

Pode ser retentor de válvula. Mas confira antes as velas aquecedoras...

Guima-MS
13/04/2016, 21:59
bicos ruins

indiume
08/06/2016, 09:44
Boa noite.

Obrigado

Bom dia, estou com mesmo problema ´e só acontece quando a Hilux fica estacionada/parada por um tempo em local
INCLINADO . Já ate virei o carro de posição e não acontece a fumaca branca . Por favor você conseguiu resolver o problema ? poderia informar qual foi a solução ? Obrigado

Arildo MT
08/06/2016, 14:22
Tem tópico que foi muito debatido sobre isso, mas não lembro qual e se erá hilux também.

marciostein
09/06/2016, 08:52
Bom dia, estou com mesmo problema ´e só acontece quando a Hilux fica estacionada/parada por um tempo em local
INCLINADO . Já ate virei o carro de posição e não acontece a fumaca branca . Por favor você conseguiu resolver o problema ? poderia informar qual foi a solução ? Obrigado

Bom dia, ainda não corrigi o problema, pesquisei muito sobre o assunto, ninguém informa precisamente o que seria.
Agora reparei que o problema não ocorre somente quando o motor esta frio, em qualquer situação se a camionete ficar inclinada, com a frente para baixo, ocorre a fumaça branca na partida.
Uma solução que vou tentar assim que tiver tempo de parar a camionete na oficina, é trocar os anéis de vedação e os assentos dos bicos injetores.

jotajulian
09/06/2016, 16:09
Desculpem a ignorância, mas se o problema for bico a fumaça não seria preta?
O sintoma parece de vedantes de válvula que ficam vazando, acumulam óleo no pistão e nas primeiras voltas queima esse excesso, logo depois normaliza. A questão da inclinação é que deixa "a pulga atrás da orelha". Já trocou uma ideia com o pessoal da autorizada ou alguém que seja especializado nas toyo? Se o problema é comum, já devem ter pego uma com o mesmo caso. Boa sorte!

marciostein
10/06/2016, 13:24
Desculpem a ignorância, mas se o problema for bico a fumaça não seria preta?
O sintoma parece de vedantes de válvula que ficam vazando, acumulam óleo no pistão e nas primeiras voltas queima esse excesso, logo depois normaliza. A questão da inclinação é que deixa "a pulga atrás da orelha". Já trocou uma ideia com o pessoal da autorizada ou alguém que seja especializado nas toyo? Se o problema é comum, já devem ter pego uma com o mesmo caso. Boa sorte!

Mas ninguém disse que o problema seria nos bicos, e sim nos anéis de vedação(orings) e no assento, que podem estar gastos, deixando passar óleo, já vi um relato parecido aqui no grupo.
Na autorizada, como sempre tentam esconder o que seria o problema e empurrar o máximo de peças novas possíveis.

RODRIGO@ RIBEIRO
11/08/2016, 20:54
Ola galera
Já vi muitos tópicos sobre hilux 3.0 16v relacionado a fumaça branca, a minha e 2006 com 170.000 e tenho um problema que ja ta me tirando o juízo e me levando a falência
Ela fumaça branca na primeira partida do dia durante uns 30s e se acelerar ela apresenta falha no motor mas nao acende nenhum luz de anomalia, não baixa óleo nem água.
Comecei trocando todos os filtros coloquei todos originais e nada
realizei a limpeza do sistema de admissão (inteercule corpo borboleta,valvula egr e coletor que por sinal estavam bem sujos) e nada
verificado turbina e velas aquecedoras tudo OK
Por indicação do mecânico levei o carro no bombista para realizar testes nos bicos, tive a maior surpresa os 4 bicos estavam condenados foi realizado o reparo dos mesmos trocados todos os orings e demais aneis de vedação,levei uma bica de 3.900 reais e o problema ainda persiste.
Alguém ai pode me dar uma dica do que posso fazer pra resolver o problema
Conto a colaboração de todos
Obrigado

Glaicon
12/08/2016, 06:41
Ola galera
Já vi muitos tópicos sobre hilux 3.0 16v relacionado a fumaça branca, a minha e 2006 com 170.000 e tenho um problema que ja ta me tirando o juízo e me levando a falência
Ela fumaça branca na primeira partida do dia durante uns 30s e se acelerar ela apresenta falha no motor mas nao acende nenhum luz de anomalia, não baixa óleo nem água.
realizei a limpeza do sistema de admissão (inteercule corpo borboleta,valvula egr e coletor que por sinal estavam bem sujos) e nada
Por indicação do mecânico levei o carro no bombista para realizar testes nos bicos, tive a maior surpresa os 4 bicos estavam condenados foi realizado o reparo dos mesmos trocados todos os orings e demais aneis de vedação,levei uma bica de 3.900 reais e o problema ainda persiste.
Obrigado
Depois destes 30 segundos iniciais tudo fica normal ao longo do dia?
Consumo está como antigamente ou piorou ultimamente?

laramie
12/08/2016, 09:40
Ola galera
Obrigado

Pode ser a bomba de alta/baixa tambem, as vezes esta com o cabeçote da bomba danificado.

sandro_ventania
12/08/2016, 16:28
O sintoma é de vela.
As vezes o mecanico testou a vela, mas não verificou se o sistema está acendendo ela na partida.
Um simples relê ou gerenciamento pode estar impedindo dela acender, mesmo estando novinha.

mfdomingues
12/08/2016, 18:34
Ola galera
Obrigado

Esse sintoma é igual da minha (não que eu tenha uma railuxe) mas, no meu caso eram as velas aquecedoras, o meca até testou todas e estava funcionando, mas o problema era o módulo de gerenciamento que as deixava energizadas por pouco tempo, ou seja, elas respondiam, mas não aquecia o suficiente.

Troquei por uma chave tic tac e agora está ok, eu comando o tempo. Apesar de não ser o melhor dos mundos resolveu, vou tirar essa chave e colocar o relé temporizador.

RODRIGO@ RIBEIRO
13/08/2016, 01:07
Depois destes 30 segundos iniciais tudo fica normal ao longo do dia?
Consumo está como antigamente ou piorou ultimamente?

sim depois dos 30s ela funciona perfeitamente durante o dia inteiro e relacionado ao consumo esta normal,alias melhorou um pouco depois que fiz a limpeza do sistema de admissão e os bicos

RODRIGO@ RIBEIRO
13/08/2016, 01:15
Realmente ele não testou o sistema de gerenciamento das velas so testou elas fora do carro, mas me informou que no meu carro esse gerenciamento e feito por um modulo que e conjugado com o modulo central e qualquer falha apareceria no Scanner, e ao passar o Scanner não acusou falha nenhuma

RODRIGO@ RIBEIRO
13/08/2016, 01:18
Pode ser a bomba de alta/baixa tambem, as vezes esta com o cabeçote da bomba danificado.

então a bomba de alta tambem foi testada e esta ok com a pressão dentro dos parâmetros no teste ela também não esta perdendo pressão

RODRIGO@ RIBEIRO
13/08/2016, 01:20
Esse sintoma é igual da minha (não que eu tenha uma railuxe) mas, no meu caso eram as velas aquecedoras, o meca até testou todas e estava funcionando, mas o problema era o módulo de gerenciamento que as deixava energizadas por pouco tempo, ou seja, elas respondiam, mas não aquecia o suficiente.

Troquei por uma chave tic tac e agora está ok, eu comando o tempo. Apesar de não ser o melhor dos mundos resolveu, vou tirar essa chave e colocar o relé temporizador.

nao sei se no meu carro posso fazer essa ligação,mas vou verificar essa hipotese obrigado

Glaicon
13/08/2016, 06:39
sim depois dos 30s ela funciona perfeitamente durante o dia inteiro e relacionado ao consumo esta normal,alias melhorou um pouco depois que fiz a limpeza do sistema de admissão e os bicos
Se ela está normal tanto na cidade, quanto da estrada, dá para descartar problemas de turbina ou bicos.
Como dito pelos demais, parece mesmo ser velas aquecedoras ou o gerenciamento delas.:concordo:

marciostein
15/08/2016, 10:55
Ola galera
Obrigado

Tenho o mesmo problema na minha hilux 2009, porém com um detalhe a mais, só acontece quando deixo a camionete estacionada inclinada com a frente para baixo. Sai muita fumaça branca na partida e continua por alguns segundos, depois para e fica normal, não perde potência, o óleo notei que baixou um pouco, mas isso após rodar mais de 5 mil km.

AlonsoFausto
15/08/2016, 11:40
Tenho o mesmo problema na minha hilux 2009, porém com um detalhe a mais, só acontece quando deixo a camionete estacionada inclinada com a frente para baixo. Sai muita fumaça branca na partida e continua por alguns segundos, depois para e fica normal, não perde potência, o óleo notei que baixou um pouco, mas isso após rodar mais de 5 mil km.

Sintoma de retentor de válvula ruim...

sandro_ventania
15/08/2016, 13:10
Realmente ele não testou o sistema de gerenciamento das velas so testou elas fora do carro, mas me informou que no meu carro esse gerenciamento e feito por um modulo que e conjugado com o modulo central e qualquer falha apareceria no Scanner, e ao passar o Scanner não acusou falha nenhuma

Não confie nisso. Faça o teste direto nelas...é muito fácil.

RODRIGO@ RIBEIRO
16/08/2016, 10:38
Ola galera
Ainda não consegui resolver o problema da minha hilux,mas percebi um barulho estranho vindo do corpo de borboleta ou da EGR, e nao esperei os 30 segundo pra sair e percebi que ela fica fraca enquanto ta fumançando e quando para de fumaça volta tudo ao normal será que pode ser alguma coisa relacionada ao corpo de borboleta ou EGR?

marciostein
12/09/2016, 11:49
Após uma mecânica querer condenar a turbina e outra chegar a falar que teria que fazer a retífica do motor.
Ta aí o resumo do problema.

535930535931

EduQxQ
12/09/2016, 16:06
Olá Marciostein,
Legal que resolveu, mas o que foi feito? O que ocasionava a fumaça branca?

Um abraço,
Edu

marciostein
13/09/2016, 08:39
Olá Marciostein,
Legal que resolveu, mas o que foi feito? O que ocasionava a fumaça branca?

Um abraço,
Edu

Bom dia, a camionete estava apresentando dois problemas que já vi bastante aqui no Forum, quando deixava ela parada, principalmente com a frente para baixo, na primeira partida ela falhava e fazia muita fumaça de queima de óleo lubrificante, além disso tirando a tampa do óleo do motor apresentava um sopro forte que jogava óleo pra todo lado.
Uma mecânica quis condenar a turbina, em outra o mecânico chegou a falar que teria que fazer o motor.
Resolvi insistir, procurei os relatos parecidos aqui no forum, decidi comprar a peças e mandar abrir, dito e feito, quando tirou a a tampa de válvula o primeiro bico estava colado, não saía(sintoma de vazamento), depois de uns 40 min brigando para tirar o bico apareceu o problema, como pode ver na foto, o acento do bico estava quebrado, deixando passar óleo lubrificante para dentro do cilindro, além disso a pressão toda vazava pela tampa do óleo do motor.
Queimava mais óleo quando ficava inclinada devido ao problema ser no primeiro bico, quando inclinava o motor o óleo descia todo e acumulava em volta do primeiro bico.
Nunca mais acredito em diagnóstico de mecânico algum, tem que ir atras mesmo, pedir segunda, terceira, quarta opinião, fico só imaginando a quantidade de peças e serviços que empurram no povo por aí.
Um abraço!!

Sergio c
13/09/2016, 09:18
Que bom que resolveu e desmascarou alguns "mexanicos", pois tem alguns que trabalham de ajudantes e lavadores de peças por seis meses e já saem abrindo oficina, se dizendo mecânicos e esperando as cobaias com seus veículos.

Emerson Höpner
03/10/2016, 11:56
Tem como nos passar o código das peças que você usou? Fica como registro para outros usuários com o mesmo problema!

indiume
04/11/2016, 15:22
PROBLEMA RESOLVIDO , troca dos 4 orings de borracha e 4 arruelas vedadoras de cobre dos bicos injetores . Segui os passos de um integrante deste forum . Pecas R$ 90,00 Mao de Obra R$ 400,00 . Obrigado

indiume
04/11/2016, 15:27
PROBLEMA RESOLVIDO . marciostein voce MATOU na MOSCA . Era EXATAMENTE estas pecas que voce relatou e postou as fotos . Custo total Pecas R$ 90,00 Mao de Obra R$ 500,00 . (Obs: Na Concessionaria sujeriram as trocas dos Bicos injetores a R$ 3.000 CADA BICO) .Agora o carro esta PERFEITO. MUITO OBRIGADO pelasdicas

Maurokarvalho
19/04/2017, 11:07
Por favor a minha sw4 esta com o mesmo problema, quais foras as peças trocadas e quanto ficou a brincadeira? $$$

Emerson Höpner
20/04/2017, 12:12
Fiz a troca na minha Hilux a duas semanas. Comprei todas as peças na concessionária (inclusive algumas que talvez não precisasse mas troquei):

4 x Arruelas dos bicos injetores (11176-30011)............... R$ 8,01 cada (precisa)
4 x O'RINGS dos bicos injetores (não sei o código).......... R$ 8,78 cada (precisa)
5 x Arruelas metálicas (90904-30013)............................. R$ 18,22 cada (vai de cada um)
1 x Junta da tampa (11213-0L010).................................. R$ 55,03 (vai de cada um)
4 x Selos da linha de combustível (23681-30010)........... R$ 7,57cada (precisa)
4 x Retentores dos bicos injetores (23682-30020).......... R$ 7,72 cada (precisa)
4 x Parafusos de fixação dos bicos (90105-08374) ......... R$ 4,69 cada (vai de cada um)
4 x Arruelas dos parafusos dos bicos (90209-10021)...... R$ 2,62 cada (vai de cada um)

Troca feita fora da concessionária.

erickfelicio
06/05/2017, 14:57
Tenho uma SW4 2006 e quando comprei ela com 170 mil KM iniciei as manutencoes na Toyota pois o pós venda em Passo Fundo RS é muito bom. Na segunda revisão foram trocados os vedadores pois tinha lido do problema em inclinações. Após isso viajei cerca de 100 mil KM em um ano e ela de uns tempos pra cá começou a fumacear novamente. Até na primeira partida com carro em plano tinha muita fumaça branca e trepidações na partida e chegar ao ponto de morrer, lembrando que ela é AT. Levei na Toyota e ficou meio dia encontraram o problema a válvula SCV que faz o gerenciamento da Bomba Injetora estava trabalhando irregular com 2.9ohs de tensao contra 1.2ohs o recomendado. Foi feita troca da peça e nada de fumaceira e falhas. Comprei essa de um amigo por 500 reais. A toyota nao me cobrou nada pelo diagnostico pois sempre estou lá. Mais uma vez fico feliz em ter saido da VW e ido pra Toyota.

Lucasbr26
16/09/2017, 17:12
Após uma mecânica querer condenar a turbina e outra chegar a falar que teria que fazer a retífica do motor.

535930535931

Estava vazando óleo com ela amigo?? E se estava saindo fumaça branca quando andava com ela na rua? Obrigado,Japa 2008.

Diego chiarello
09/01/2018, 11:31
Bom dia!!! Estou com o mesmo problema Hilux SW4 2006 com 130 mil km !! A agência nao consegue resolver querem fazer cabeçote !!! Mas é só em declive pra frente que ela faz !! O problema de vcs foi resolvido ?

Rafa1971
27/01/2018, 20:28
Muito obrigado pelas infos pessoal. Tenho um SW4 2007 com 165mil kms... de uns 2 meses pra cá o problem começou Tb,... e depois de ler aqui resolvi fazer o teste da descida. Como a rampa de minha garagem é bem inclinada, fiz o teste. Resultado: frente pra baixo não faz fumaça, e frente pra cima, solta fumaça e falha na partida.
Levei no mecânico e ele disse que tinha de fazer/retificar o cabeçote,... caraca, ainda bem q li aqui as informações de vcs. Obrigado

Sergio c
28/01/2018, 09:50
Bom relato rafa.
Muito obrigado pelas infos pessoal. Tenho um SW4 2007 com 165mil kms... de uns 2 meses pra cá o problem começou Tb,... e depois de ler aqui resolvi fazer o teste da descida. Como a rampa de minha garagem é bem inclinada, fiz o teste. Resultado: frente pra baixo não faz fumaça, e frente pra cima, solta fumaça e falha na partida.
Levei no mecânico e ele disse que tinha de fazer/retificar o cabeçote,... caraca, ainda bem q li aqui as informações de vcs. Obrigado

Anselmo Almeida
31/03/2018, 12:09
olá boa tarde, a minha está da mesma situação, foi só um bico com problema, ou todos?

jooumeda
09/04/2018, 13:16

Também passei pelo mesmo problema com minha hilux SRV 3.0 2006. 160MIL KM. Levei em uma oficina especializada em bico injetor e bombas, mas o mecanico garantiu que não era o problema das vedações e disse que teria que trocar os aneis dos pistões. Mesmo assim insisti e pedi para que ele trocasse as vedaçoes dos bicos injetores e não deu outra, problema RESOLVIDO!!! Valew pessoal.

Joel torres de Couto juni
14/09/2018, 13:51
Boa noite.

Obrigado

Olá , tive um problema parecido .
Comprei uma hilux 2006 3.0 e co. 4 dias apresentou ao ligar uma fumaça branca com proporções exagerada.
Fui em 3 oficinas todas condenaram o motor pela km 260000 , fiquei desapontado e recorri ao antigo dono ,que me garantiu que nunca tinha tido problema, mesmo assim fiquei rodando com o carro e era impossível de não notar a fumaceira ao ligar, com os valores cobrado para fazer o motor que ficou em torno de 15000 resolvi pesquisar ,achando, não essa postarem mais outra bem parecida , que era o mesmo sintomas da minha hilux, como não achei a postarem que eu vi anteriormente achando essa, quero relatar que foi resolvido o meu problema com as trocas dos vedadores dos bicos , assim acabando com a fumaceira e vi melhoras até no consumo.
Obrigado a todos, e antes de abrir um motor desse é melhor pesquisar , ou se tiver sorte achar um mecânico de confiança .

Sergio c
14/09/2018, 16:56
Ótimo relato Joel para os que acompanham este fórum.
Comprei uma hilux 2006 3.0 e co. 4 dias apresentou ao ligar uma fumaça branca com proporções exagerada.
Fui em 3 oficinas todas condenaram o motor pela km 260000 , fiquei desapontado e recorri ao antigo dono ,que me garantiu que nunca tinha tido problema, mesmo assim fiquei rodando com o carro e era impossível de não notar a fumaceira ao ligar, com os valores cobrado para fazer o motor que ficou em torno de 15000 resolvi pesquisar ,achando, não essa postarem mais outra bem parecida , que era o mesmo sintomas da minha hilux, como não achei a postarem que eu vi anteriormente achando essa, quero relatar que foi resolvido o meu problema com as trocas dos vedadores dos bicos , assim acabando com a fumaceira e vi melhoras até no consumo.
Obrigado a todos, e antes de abrir um motor desse é melhor pesquisar , ou se tiver sorte achar um mecânico de confiança .

klein11
22/11/2018, 12:01
Alguém sabe dizer se o óleo escurecia também é baixava o consumo?

Nardi
30/05/2019, 21:49

Boa noite pessoal, sou novo no canal. então se estiver fazendo algo errado desculpa.
estou com o mesmo problema na minha Sorento 2.5 2008 140cv.
Fiz o motor a 2 meses pois, a peneira entupiu na estrada e nada de alerta no painel ai já sabem né, ferrou! bom fiz todo motor como manda o figurino sem economias afinal marcou os 4 pistões. Após motor pronto começou a ter problema pra pegar na partida fria algo que nunca foi problema, ela pega com lenta quadrada e fumaça branca conforme esquenta some, depois de quente tudo normal lenta, barulho e força como senão tivesse nada de errado.
detalhe que 4 meses antes de fundir fiz a troca dos vedantes dos bicos Orings e anéis de bronze que na época solucionou um problema ja relatado aqui, quando parava ela em lomba com a frente para baixo e inclinada para direita fazia muita fumaça porem preta ao ligar indiferente de fria ou quente com essa troca resolveu esse problema 100% mudo o motor tb o barulho e força pelo fato de estar vazando compressão pelas vedações mas algo que antes não se percebia.
então a duvida agora é se também vai resolver esse problema do momento ja coloquei 2 jogos de vela aquecedoras novas e nada e esta funcionando perfeitamente também.
alguém tem uma dica? pois como sabemos os mecânicos deixam muito a desejar.

Amancio
27/11/2019, 11:27
Ola galera
Ainda não consegui resolver o problema da minha hilux,mas percebi um barulho estranho vindo do corpo de borboleta ou da EGR, e nao esperei os 30 segundo pra sair e percebi que ela fica fraca enquanto ta fumançando e quando para de fumaça volta tudo ao normal será que pode ser alguma coisa relacionada ao corpo de borboleta ou EGR?

Amigo, estou com um carro com o mesmo sintoma seu. Sei que já passou muito tempo desde sua última mensagem aqui, mas como não encontrei outro tópico mais recente, decidi aproveitar este mesmo.

Seu problema foi resolvido? O que era?

O meu é um pouco diferente... ele apresenta este mesmo comportamento: ao ligar e ao acelerar, engasgo, rotação não sobe, fumaça branca, durante uns 20 segundos. Mas, só acontece ao ligar o carro no serviço! Seria cômico se não fosse trágico!

Isso está incomodando muito. Já fiz o teste, deixando o carro no mesmo período em outra região da cidade, e não acontece nada de errado. Mas, no serviço, acontece sempre. Detalhe: o carro não fica inclinado, fica na horizontal. Já testei em várias vagas diferentes, mas sempre acontece.

Espero que alguém possa me ajudar. Abraços!

julio marinho
11/06/2020, 14:29
Ola queria deixar aqui o meu agradecimento sobre esse assunto que me ajudou muito,um obrigado pela dica um forte abraço a todos membros do grupo.

Milton Quadros
21/01/2022, 10:59
Tópico, "levanta-te e anda". :-)

SW4 2008, 3.0 D4D 200K de quilômetros rodados.

Mesmo problema relatado no início desse tópico, mas com uma condição diferente, a fumaça ocorre com o carro na horizontal e principalmente se inclinado para cima, no sentido de marcha.

Tive um diagnóstico inicial de turbina por dois ex-técnicos de autorizadas, mas não foi confirmado pela especializada em turbinas, a ótima MaxTurbos na BR-324, em Valéria (Salvador-Ba), onde o pessoal de forma honesta e proativa descartou qualquer problema com a turbina.

Levei na PH Diesel e depois de simular o carro inclinado e guardando um intervalo de uns 20 minutos, o carro foi ligado e expeliu a fumaça branca, mas em menor quantidade. Pelo odor, o técnico questionou se houve algum abastecimento com gasolina, mas acredito que o cheiro vem aditivo XP3. Passou o scanner e não encontrou registros de falhas. Por fim, já que não há perda de potencia nem nenhum outro "sintoma" que não a fumaça branca na partida, recomendou que eu rodasse mais algum tempo observando em um novo abastecimento em posto diferente do usual e se há um agravamento.

Sigo rodando e passando vergonha, até acabando com roda de conversas nos estacionamentos :-(