PDA

Ver Versão Completa : MB-914 Bi-Turbo

Ícaro Viana Costa
04/04/2016, 21:10
Boa noite galera. Estou com uma duvida a respeito de montar um kit bi-turbo na minha Band, ela tem motor MB-914 Turbo. Mais meu mecânico deu a ideia de subistituir a turbina q esta ruim, e montar um kit bi-turbo. Se tiver alguem que ja viu isso ou que manja do assunto, porfavor me de opiniões ...valewww

Francisco Bicalho
05/04/2016, 07:01
Quem sabe tudo sobre o assunto é o Felippe Tounda, que depois de instalar turbinas cada vez maiores, resolveu bi-turbinar o 364 dele. Manda uma mensagem para ele que você recebe uma master class sobre o bi-turbo. Mas, sinceramente, eu acho que o 364-LA com uma turbina como a Borg Warner K16 já fica muito bem na fita, sem você precisar se aborrecer com questões de regulagem de duas turbinas, e o valor mais alto do sistema. De qualquer forma o Tounda te mostra todas as opções. Ele tinha instalado, antes desse bi-turbo, uma turbina monstro que um técnico de F-Truck montou para ele, que dava 2kg de pressão.

Manda uma foto do seu motor para a gente ver.

Abraço,
chico

Adrianwdr
11/04/2016, 23:00
Alguma informação a mais ? Adoro essas coisas "diferenciadas"

Até o/

Francisco Bicalho
13/04/2016, 11:24
A única informação que posso dar é que eu acredito que o nosso amigo Ícaro bateu asas e vazou. Muito comum isso, alguém aparece no fórum pela primeira vez, lança uma pergunta mirabolante e nunca mais aparece. Enquanto isso, o idiota de plantão, que com a maior boa vontade senta a bunda na cadeira para escrever dicas e prover uma resposta com o maior interesse e cordialidade fica com a impressão que jogou o tempo fora.

Sergio c
13/04/2016, 13:31
O Ícaro deve ter seguido a dica de seu mecânico e instalado as 2 turbinas, acelerou demais a band e não teve mais tempo de voltar ao fórum kkkkkkkkk

Sergioporto
13/04/2016, 17:22
Ou está tentando parar o bólido até agora ! Haja freio !!!!

Francisco Bicalho
13/04/2016, 19:01
Acho que o nome Ícaro não é à toa, ele quer voar alto demais, e vai queimar as asinhas. Na verdade, eu acho que de vez em quando, aparece do nada uma galerinha 'jovem' aqui no fórum cheia de grandes idéias na cabeça, sem o menor comprometimento com a dedicação que nós, aqui temos em ajudar. Quero ver uma foto do motor dele. Depois a gente conversa sobre bi-turbinar. Teve um outro, que eu não lembro direito, mas postou uma pergunta meio maluquinha feito essa, e um monte de gente respondeu, discutiu o assunto, e semanas depois caiu a ficha que o elemento havia vazado. Postou a pergunta e sumiu do mapa. É por essas e por outras que eu, de agora em diante, vou esperar para ver se um tópico vinga, antes de investir meu tempo e gastar meu conhecimento em meninos cheios de idéias na cabeça, mas pouco juízo.

Sergioporto
13/04/2016, 21:13
Acho que o nome Ícaro não é à toa, ele quer voar alto demais, e vai queimar as asinhas. Na verdade, eu acho que de vez em quando, aparece do nada uma galerinha 'jovem' aqui no fórum cheia de grandes idéias na cabeça, sem o menor comprometimento com a dedicação que nós, aqui temos em ajudar. Quero ver uma foto do motor dele. Depois a gente conversa sobre bi-turbinar. Teve um outro, que eu não lembro direito, mas postou uma pergunta meio maluquinha feito essa, e um monte de gente respondeu, discutiu o assunto, e semanas depois caiu a ficha que o elemento havia vazado. Postou a pergunta e sumiu do mapa. É por essas e por outras que eu, de agora em diante, vou esperar para ver se um tópico vinga, antes de investir meu tempo e gastar meu conhecimento em meninos cheios de idéias na cabeça, mas pouco juízo.
Concordo .Teve um que postou a mesma coisa em dois tópicos diferentes e quando relatei que já havia resposta minha e de outros colegas no tópico originalmente aberto ,o cara veio com sete pedras pro meu lado. Mandei pastar !!

Adrianwdr
13/04/2016, 23:22
Quando tiver tempo, vou estudar essa ideia. Ai pelo menos a gente não fica tão triste de só o cara ter sido um Nero, taca fogo e sai correndo

Francisco Bicalho
14/04/2016, 10:36
No caso do Ícaro, é: "sai voando e pega fogo"

Na verdade eu não entrei no post por conta de bi-turbo (a idéia não me agrada), mas por conta do motor que ele diz que tem no carro dele. Se é que tem mesmo.

Mas o Tounda (FeJipeiro) sabe do assunto de cór e salteado. É só consultar ele.

Abraço;
Chico

Sergio c
14/04/2016, 10:46
Se uma turbina incomoda, duas turbinas incomodam muito mais kkkkkkkkkkkkkkkkk

Francisco Bicalho
14/04/2016, 14:59
Realmente, vamos combinar, só o doido do Bob Filho pra bi-turbinar um motorzinho 4 cilindros de 3.9 litros.

Ele foi até uma turbina gigante MasterPower .70/.36 e depois só apelando pra duas mesmo!

Olha ela comparada com a K16 que fica miúda na parada.

Reparem na diferença de tamanho da caixa quente (.70) para a caixa fria (.36) é isso que dá a pressão de 2 kg.

Ícaro Viana Costa
10/05/2016, 11:24
calmaaaa....nao sai voando ainda naoo...kkkkk...desculpa a demora, estava viajando cheguei hoje...entaoo, obrigado vou procurar o cara que vcs me falaram... vou mandar fotos aqui pra vcs verem a band abrax

GuilhermeAdolf
11/05/2016, 14:23
kkkkkkkk

coitado do rapaz.. vai Ícaro, manda foto aí do 914 pra gente.. quantos kg pesa essa máquina aí? coube fácil na band? manda umas fotos e especificações

abraços

Francisco Bicalho
20/05/2016, 08:35
Ícaro, estamos todos curiosos para ver fotos do seu 914. Você entrou em contato com o Felippe Tounda? ele é o Fe_jipeiro aqui no forum.

Manda as fotos esse fim de semana, porque estamos querendo ver esse seu mororzão instalado no Bandeirante! à propósito, qual turbina está instalada no momento?

Francisco Bicalho
30/05/2016, 12:24
Hmmmmm… Acho que o Ícaro bateu asas e voou de novo. Quando será que ele vai postar fotos desse motor dele? Só quero ver… já tem 3 semanas que ele 'chegou de viagem' e nos prometeu -vou mandar fotos aqui pra vcs verem a band abrax

Sergio c
30/05/2016, 13:02
Vai ver que a net dele é muito lenta kkkkk

Francisco Bicalho
30/05/2016, 14:48
Pois é, eu acho que essa coisa megalomaníaca de "MB-914 e BiTurbo" me soa como - só vendo pra acreditar, especialmente quando vem de um jovem de 26 anos com duas postagens aqui no fórum. Vamos ver se o Ícaro, quando pousar de mais uma viagem, aparece e me desmente. Espero que sim.

felipezappas
30/05/2016, 19:26
Sergio C , meu pai comprou uma band cab simples e ta sem carroceria, e como vi na tua foto que vc tem uma, poderia me mandar umas fotos dela pra mim olhar, e se possível mandar alguns aprimoramentos que vc fez nela, dês de já agradeço.Ah e também, vc encurtou o chassis da sua Toyota ? o que vc acha sobre encurtar somente depois do feixe de molas ? ou encurtar antes, mas dai não vai dar muito trabalho ou ela vai bem longa mesmo ?

Sergio c
30/05/2016, 20:43
Felipe, na verdade essa da foto eu já a vendi há um tempo, inclusive está rodando no vizinho município seu de Alto Feliz, agora eu tenho uma curta, até tenho que trocar a foto, mas só aceita em baixa resolução.

Sergio c
30/05/2016, 20:55
Na época, eu tb optei por não encurtar o chassis no meio da band, pois nunca mais ficaria igual novamente se fosse tentar reverter essa manobra.
O que eu fiz foi tirar o jumelo da posição original(início da curva do chassi), o qual fica virado p trás, e colocá-lo na parte reta do chassi, rente o furo da longarina transversal, aí comprei dois batentes novos e achamos a posição ideal na parte traseira do chassi, soldamos e esse foi cortado logo após o jumelo, colocando-se um novo para choque feito de chapa em C.
O eixo, no geral veio uns 40cm para a frente, ainda ficando sob o início da curva do chassi. O cardan foi feito um inteiro, tirando aquela travessa do meio e as duas partes do mesmo, refeito a ligação elétrica, o cano de freio foi cortado e refeita a ponta e parafusada uma travessa na porte de cima do chassi para fixar os amortecedores.

A carroceria era de madeira e foi encurtada, mas dá p fazer uma de metal como nas pick up F75, fica uma beleza tb.

Sergio c
30/05/2016, 20:59
Não tenho mais fotos dela, mas eu não cortaria o chassi dela no meio, nunca mais fica igual. Inclusive, quando a vendi, entreguei junto para o novo proprietário a parte traseira do chassi e umas molas curtas que eu tinha retirado, mas o mesmo só recolocou as molas, mandou fazer uma carroceria nova e não mexeu no chassi, sendo que a carroceria ficou com uns 1,90m e disse que estava ótimo p o uso dele.

Francisco Bicalho
21/06/2016, 18:26
E o Ícaro, galera? Anda sumido faz tempo . . .

_Caco_
21/06/2016, 19:25
Com um motor daquele é difícil parar pra escrever.

Sergio c
21/06/2016, 21:31
Pois é, e olha que só foi pedido umas fotos do motor hehehe

mfdomingues
22/06/2016, 17:28
Mas também o senhores queriam o que?

Ícaro e com motor bi-turbo MB-914, o rapaz disparou e queimou na saída da nossa atmosfera talvez se tivesse regulado as turbinas para só 1000bar teria funcionado, acima disto como ele projetou na mente fértil dele não ia dar muito certo.

Francisco Bicalho
23/06/2016, 09:28
Calma, gente, ele deve estar revelando as fotos...

Fe_jipeiro
05/08/2016, 21:14
Opaa, olha os caras ai falando de mim e eu ha anos sem entrar aqui no forum kkkkkk

Fala Chicao blza???

Cara, se vcs me chamaram de louco qdo coloquei duas turbina, agora entao kkkkk

Perdi o motor da band final do ano passado apos escapar retorno de oleo de uma turbina, misteriosamente, mas enfim aconteceu.

Descobri um cara fera demais em Preparacao diesel e mandei preparar meu motor por dentro... Simplesmente agora ficou animal e alem disso, estou usando injecao de agua e methanol , q faz ganhar uns poneis a mais... Rsrsrs.....

Esta rodando com mais de 400hp .... Ainda preciso colocar uma embreagem q aguente o tranco, para aferir corretamente, pois patinando vem 83kg de torque a 2000 rpm, lembrando q uso pneus 37".

Vc falou para fazer um bom uso do seu coletor kkkkk e la esta ele kkkk

Gde abraco !!

Felippe

mfdomingues
05/08/2016, 21:53
Caracas, 400hp no diesel?

Parabéns.

Agora falta o icaro aparecer..

Adrianwdr
05/08/2016, 22:25
Opaa, olha os caras ai falando de mim e eu ha anos sem entrar aqui no forum kkkkkk

Fala Chicao blza???

Perdi o motor da band final do ano passado apos escapar retorno de oleo de uma turbina, misteriosamente, mas enfim aconteceu.

Descobri um cara fera demais em Preparacao diesel e mandei preparar meu motor por dentro... Simplesmente agora ficou animal e alem disso, estou usando injecao de agua e methanol , q faz ganhar uns poneis a mais... Rsrsrs.....

Esta rodando com mais de 400hp .... Ainda preciso colocar uma embreagem q aguente o tranco, para aferir corretamente, pois patinando vem 83kg de torque a 2000 rpm, lembrando q uso pneus 37".

Gde abraco !!

Felippe

Boa Fe, beleza ? Como é esse lance da Água mais metanol ? Vai aonde ? Onde faz ? Como funciona ? Aqui no 4x4Brasil (kkkk)

mfdomingues
05/08/2016, 22:28
Fotos? Vídeo?

Esse tópico podia se chamar "são tomé e os pescadores"

Fe_jipeiro
06/08/2016, 13:55
Opa...

O kit funciona através de temperatura de escape ou pressão de turbo ou os dois ao mesmo tempo... Quando chega na regulagem programada na central, ele pulveriza a mistura para dentro da admissão, resfriando o ar de maneira eficiente, resfriando no momento da queima e assim, o ganho de potencia. a mistura pode ser 50% agua e 50%methanol ou ethanol. Na hora que entra, a band dá um pulo pra frente sem precisar acelerar rsrsrs... o ganho de potencia é nitido.

Seguem as fotos.

E para variar, minha band esta no meu sangue/braço ... kkkkkk

Exato, toda essa potencia num 364 rsrsrs

https://youtu.be/pPh0j6mQFRs

Sergio c
06/08/2016, 18:43
Parabéns Fejipeiro, faz trilhas pesadas t também ou mais passeios. Um abraço.

mfdomingues
06/08/2016, 18:59
E como fica a questão da temperatura com toda essa cavalaria?

Trabalhou alguma coisa nesta questão?

Fe_jipeiro
06/08/2016, 21:41
Sergio,

Faco de tudo com a band, desde pegar estrada para longe ate trilhas bem pesadas...

Mfdomingues,

A temp fica normal, Utilizo radiador de 4 canaletas mas creio q com o original tb serviria.

Uma bela aquisicao eh radiador de alta performance em aluminio. No nordeste ele faz muita diferenca.

Abs

mfdomingues
06/08/2016, 23:16
Sergio,

Faco de tudo com a band, desde pegar estrada para longe ate trilhas bem pesadas...

Mfdomingues,

A temp fica normal, Utilizo radiador de 4 canaletas mas creio q com o original tb serviria.

Uma bela aquisicao eh radiador de alta performance em aluminio. No nordeste ele faz muita diferenca.

Abs

Sim, na vdd tem viaturas que mesmo aumentando muito a potencia pouco se mexe no arrefecimento, o gol que tive instalei radiador de óleo e mexi na bomba d'água para poder ter uma troca de calor mais eficiente.

No dina cheguei a 350cv, mas dava para chegar aos seus 400, depois que instalei uma bomba extra de combustível (over) mas não medi mais depois disto.

Onde fica esse preparador diesel? Sou de SP tb, vai que..

Mas a sua ta sinistra, imagino o susto da galera.

Valeu

helder.dir
07/08/2016, 14:03
Calma, gente, ele deve estar revelando as fotos...

Caro Francisco, por falar em fotos eu já li em outros posts que voce possui esse 364LA do caminhao 914 e, pegando um gancho nisso, eu adquiri nesta semana este mesmo motor porém ainda nao instalei mas já estou pensando e questionando nas alteracoes necessarias.
Se puder, quiser e nao for incomodo, mande umas fotos do seu motor e me dê as dicas necessarias, tais como carter, coletor, embreagem, bomb hidraulica acoplada, cooler, etc e etc (pelo pouco que li e me informaram).

Obrigadoooo!!

helder.dir
07/08/2016, 14:52
533941533942

Francisco e demais, palpites e dicas serão bem vindas.

Francisco Bicalho
07/08/2016, 16:58

Fala Chicao blza???

Gde abraco !!

Felippe

Fala Felippe

Estranhei a sua ausência aqui no forum. Agora entendi porque. Qual foi o dano? Tirando o da sua conta bancária?

Agua e metanol é coisa de americano maluco, nem de longe eu imaginaria que dava para montar um esquema desses aqui no Brasil. 400 hp faz sentido, considerando que lá nego tira 200 hp de cada 1000 cc no diesel. Trocou as turbinas ou manteve as mesmas? Bota a lista das coisas que foram feitas no seu motor, e dicas para nós, meros mortais. Eu, por exemplo em breve estarei pronto para uma turbina um pouco maior (uma só), e quero dicas suas. Aliás quero dicas de tudo o que você fez. Não acredito que você ainda está usando aquele coletor do 912!

O meu está em compasso de espera, ando ocupado com obra, ora no Rio, ora em Petrópolis. Duas casas ocupam o tempo da gente demais da conta, no momento estou restaurando o muro no fim da rua onde moro, coisas desse tipo, trocando todo o encanamento da casa do meu caseiro em Petrópolis, coisas bem divertidas, assim. Adoraria poder brincar com o Bandeirante, que, aliás, em breve vai precisar de uma pintura...

Bom ver você aqui de volta.

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
07/08/2016, 17:11
Caro Francisco, por falar em fotos eu já li em outros posts que voce possui esse 364LA do caminhao 914 e, pegando um gancho nisso, eu adquiri nesta semana este mesmo motor porém ainda nao instalei mas já estou pensando e questionando nas alteracoes necessarias.
Se puder, quiser e nao for incomodo, mande umas fotos do seu motor e me dê as dicas necessarias, tais como carter, coletor, embreagem, bomb hidraulica acoplada, cooler, etc e etc (pelo pouco que li e me informaram).

Obrigadoooo!!

Helder, eu não tenho respostas para algumas das suas perguntas, mas vou fazer o que eu puder para te ajudar. Comprei o motor de uma pessoa na troca com o meu 314 e um mecânico no Rio fez o serviço todo. O motor já veio com o carter para Bandeirante, mas não sei te dar informação certa sobre embreagem, ou bomba hidráulica acoplada. O intercooler eu instalei o original Garrett, e fiz toda a tubulação em aço inox usando mangueiras lisas e braçadeiras inox. O coletor de admissão eu comprei o da Mercedes (veja foto e numeração) e poli ele todo por dentro na munheca com lixa d'água e arredondei todas as bocas. A descarga eu instalei toda em inox em 3" com uma marmita turbão da Tupper de 3". Tem um mecânico em Nogueira, Petrópolis (na frente da Red Bull Stock Car) que faria o serviço com o pé nas costas, posso te indicar, ou tem o fera do Tounda que provavelmente vai te dar muitos HP de brinde. Faça o serviço com calma, porque como diz o ditado chinês "A pressa passa e a merda fica" Te envio algumas fotos do meu motor. A turbina é a Schwitzer original? Se for, é uma turbina muito resistente mas com pouca pressão, pega a logo uma dica com o Felippe para uma turbina com um pouco mais de pressão. A minha atual eu comprei dele, mas já quero uma maior.

Vamos conversando, meu email é chicobic@gmail.com

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
08/08/2016, 08:43
OBSERVAÇÃO: Enquanto esperamos o Ícaro re-entrar na atmosfera de nosso planeta com seu 914 bi-foguete manteremos esse tópico ativo e pronto para qualquer coisa.

mfdomingues
08/08/2016, 09:14
Felipe e Francisco, bom dia

Como ficou a questão do trem de força para aguentar essa cavalaria toda?

Houve a necessidade de altera alguma coisa na caixa, relação, suspensão etc?

Felipe disse que faz trilhas com a Dele como o 4x4 se comporta neste caso?

São obras da engenharia estes motores, parabéns.

Francisco Bicalho
08/08/2016, 19:08
Não, mfdomingues, eu não alterei nada nem na caixa, nem na relação, nem na suspensão.

jacildo santana
08/08/2016, 22:36
Caro francisco boa noite . Se me permite, essa numeração no coletor de admissão seria a referencia pra se procurar o coletor ? Há parabéns pelo motor,tem sido fonte de inspiração pra reforma que estou fazendo. Desde já fico grato.

Francisco Bicalho
09/08/2016, 08:20
Caro francisco boa noite . Se me permite, essa numeração no coletor de admissão seria a referencia pra se procurar o coletor ? Há parabéns pelo motor,tem sido fonte de inspiração pra reforma que estou fazendo. Desde já fico grato.

Obrigado Jacildo, sou filho de pernambucano (de Goyana) com muito orgulho, sim, a numeração em relevo na foto é a referência para o coletor de admissão da Mercedes, que ainda é produzido. Ele precisa de um 'preparo' porque o acabamento não é lá grandes coisas. Tive que polir toda a parte interna com lixa d'água, e abrir a aresta da boca de entrada, deu um trabalhão, mas faz parte do processo todo de otimizar a performance do motor. Qualquer coisa que eu puder fazer para ajudar me fala no chicobic@gmail.com

Um abraço;
Chico

fabiano r
09/08/2016, 09:17
Isso aqui nem dá p ficar lendo muito pois deixa a gente doido! Chico que beleza esse seu motor parece que foi feito para exposição hahaha já minha band vai morrer com o 314 pois veio gravado no bloco o número e aqui não tem como trocar o motor pois o Detran não aceita nada, quem sabe um dia consigo aquele preparo nesse mesmo bloco mas o motor está com 20k de km então demoraria muito para mexer nele agora um biturbo me coça tudo para colocar nem é bom pensar que já fico sem dormir pensando rsrsrs.

Mais uma vez parabéns pelo empenho e pelo resultado!

Abs Fabiano r

Sérgio Bambirra
09/08/2016, 09:34
Que beleza Chico, parabéns pela obra! Fiquei imaginando o ronco da máquina. Tem alguma filmagem para nós?

Sds.

Francisco Bicalho
09/08/2016, 09:52
Isso aqui nem dá p ficar lendo muito pois deixa a gente doido! Chico que beleza esse seu motor parece que foi feito para exposição hahaha já minha band vai morrer com o 314 pois veio gravado no bloco o número e aqui não tem como trocar o motor pois o Detran não aceita nada, quem sabe um dia consigo aquele preparo nesse mesmo bloco mas o motor está com 20k de km então demoraria muito para mexer nele agora um biturbo me coça tudo para colocar nem é bom pensar que já fico sem dormir pensando rsrsrs.

Mais uma vez parabéns pelo empenho e pelo resultado!

Abs Fabiano r

Obrigado, Fabiano. Foi uma empreitada e tanto, aliás é uma empreitada que não acaba nunca, tem sempre alguma coisa pra melhorar, mas já fiz o básico e mais um pouco. Quero uma turbina um pouco maior, não necessariamente a K16 da BorgWarner, que o Tounda ajudou a divulgar, mas a receita certamente virá dele, meu Guru da mecânica.

O ruído, na verdade não tem nada de mais, isso porque a turbina atua como um abafador de som. Eu coloquei uma ponteira de 4", só porque achei o tubo dando mole no meu ferro velho favorito, portanto, instalei, mas o motor é bem silencioso, especialmente quando comparado com o 314 que é mega-esporrento.

Não vai inventar bi-turbo, Fabiano, olha a merda que deu no carro do Tounda! Se você quiser mais potência no 314 coloca uma turbina maior, bicos com mais vazão, um intercooler de bom volume, descarga de 3. Mais uma vez o Tounda sabe tudo do assunto, ele tem um amigo maluco que tem um 314 com uns 200 hp. Pergunta pra ele.

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
09/08/2016, 09:54
Que beleza Chico, parabéns pela obra! Fiquei imaginando o ronco da máquina. Tem alguma filmagem para nós?

Sds.

Sérgio, acho que respondi a sua pergunta na postagem errada, do Fabiano, mas está lá a resposta para a sua pergunta. Obrigado pelo elogio ao trabalho no carro.

Um abraço;
Chico

Francisco Bicalho
09/08/2016, 10:02
O Ícaro, quando re-entrar na nossa atmosfera com seu bi-foguete turbinado vai ficar surpreso de como o tópico dele evoluiu.

Sergio c
09/08/2016, 10:41
Helder, tenho um amigo que tem exatamente esse motor na band dele, o qual usa a bamba da DH acoplada sem problemas, só não lembro se conseguiu usar as mesmas mangueiras ou teve que fazê-las nova.
P usar esse motor na band, vais ter que usar o cárter da band(dar umas marretadas na lateral direita dele p passar na bomba de óleo); a capa seca da band; os calços do motor; o filtro de óleo e alguns pequenos detalhes. O defletor do radiador dá para usar na band, mas tem que cortar umas arestas na parte de cima e uns corte laterais p deixar passar os ferros que seguram o radiador.

Sergio c
09/08/2016, 10:46
A diferença desse teu motor para o da minha band é a bomba injetora rotativa(na minha é em linha), desliga na chave com solenoide(na minha desliga e regula a lenta pelo estrangulador) e a bomba da DH, que nesse motor é acoplada junto com com a BI e na minha é montada separada, acima da BI.

Mas instale esse motor que vai ficar um espetáculo.

Francisco Bicalho
09/08/2016, 14:46
Helder, mais uma pessoa para ajudar com a sua empreitada, só para te alertar, o 364-LA do 914 tem o giro máximo de 2.600 RPM, por isso é um motor 'lento', foi feito para carregar peso e tem muito torque em baixa rotação, portanto, não pense que o seu carro vai andar que nem Troller com esse motor… certamente vai andar mais que o 314 turbinado, mas não espere uma performance sobrenatural. Na aceleração do 0 a 80 ele é lento, mas de 80 a 140 nem tanto. Tem que lembrar que colocando o carter do Bandeirante você reduz a quantidade de óleo, e muda o nível da vareta, assim, terá que fazer uma marcação nova na vareta do óleo.

helder.dir
09/08/2016, 15:46
Muito bom contar com vcs, com esse grupo.
Chico, nao quero sair apostando corrida nao, pode ficar sossegado...kkkk
Sergio, em termos de pró e contra, oq dizer da diferença dessas bombas? A partir de q ano será q passou a sair eletrônico?

fabiano r
09/08/2016, 16:21
Obrigado, Fabiano. Foi uma empreitada e tanto, aliás é uma empreitada que não acaba nunca, tem sempre alguma coisa pra melhorar, mas já fiz o básico e mais um pouco. Quero uma turbina um pouco maior, não necessariamente a K16 da BorgWarner, que o Tounda ajudou a divulgar, mas a receita certamente virá dele, meu Guru da mecânica.

O ruído, na verdade não tem nada de mais, isso porque a turbina atua como um abafador de som. Eu coloquei uma ponteira de 4", só porque achei o tubo dando mole no meu ferro velho favorito, portanto, instalei, mas o motor é bem silencioso, especialmente quando comparado com o 314 que é mega-esporrento.

Não vai inventar bi-turbo, Fabiano, olha a merda que deu no carro do Tounda! Se você quiser mais potência no 314 coloca uma turbina maior, bicos com mais vazão, um intercooler de bom volume, descarga de 3. Mais uma vez o Tounda sabe tudo do assunto, ele tem um amigo maluco que tem um 314 com uns 200 hp. Pergunta pra ele.

Abraço;
Chico

Chico a minha turbina da 2kgf de pressão, os bicos são do 1621 intercooler do 8.150 o escapamento 3" sem restrição o filtro do ar do 914 com dutos de 4", só falta o biturbo mesmo igual ao do pai do Tounda kkkkk por acaso o amigo maluco não é o Inoue?:lol:

Abraço,
Fabiano r

jacildo santana
09/08/2016, 20:58
Obrig. Chico pela inform. e quanto ao coletor eu acompanhei a sua"luta" pra deixar do seu gosto.GOIANA hoje tambem terra da FIAT aqui no nordeste . E poe orgulho nisso. Abraços :Imortais Imortais

mfdomingues
09/08/2016, 21:28
Helder, mais uma pessoa para ajudar com a sua empreitada, só para te alertar, o 364-LA do 914 tem o giro máximo de 2.600 RPM, por isso é um motor 'lento', foi feito para carregar peso e tem muito torque em baixa rotação, portanto, não pense que o seu carro vai andar que nem Troller com esse motor… certamente vai andar mais que o 314 turbinado, mas não espere uma performance sobrenatural. Na aceleração do 0 a 80 ele é lento, mas de 80 a 140 nem tanto. Tem que lembrar que colocando o carter do Bandeirante você reduz a quantidade de óleo, e muda o nível da vareta, assim, terá que fazer uma marcação nova na vareta do óleo.

Eh o famoso LSD low speed diesel, diferente dos HSD modernos high speed diesel.

O problema eh o pessoal hoje pensar que o low eh high mete o pé ate os 4.000 rpm.

Quantos giros ele chegou a 140 km/h? Acredito que se mexer na relação o giro diminua na velocidade final, mas também precisará de muita paciência para passar as 1a e 2a marcha.

Francisco Bicalho
09/08/2016, 22:24
O motor não passa de 2.600 giros, mas a 140 eu acho que estava a 2000/2200 rpm. A velocidade de cruzeiro é 110 km/h a 1500 rpm. A faixa de giro desse motor é muito pequena, com a marcha lenta a 750 rpm e eu nunca fui a 2500 rpm, portanto não tem nem 2000 rpm da marcha lenta ao giro máximo, é pouco mesmo.

helder.dir
10/08/2016, 01:43
140 de band é interessante...., haja freio e cuidado....kkk
Qto ao assunto motor, nao sei se muda algo pelo fato de meu motor ter sido de carro forte, mas notei algumas diferenças...., como intercooler, bomba hidraulica acoplada..., enfim, vamos sanando duvidas...
Quem vai me534128534129

Vamos descobrindo aos poucos....

Chico, sua bomba é rotativa ou em linha?

Francisco Bicalho
10/08/2016, 16:59
Helder, a minha bomba é em linha.

helder.dir
10/08/2016, 17:44
Puxa, que mistério...
Não sou expert no assunto, mas vi essa diferença. Outro item tbm foi o intercooler..., tbm diferente....

Sergio c
10/08/2016, 20:59
Helder, pelo que um mecânico me falou as bombas em linha tem um pequeno comando na parte de baixo delas e no momento exato, empurra um pequeno pistão dando a pressão no diesel até os bicos. Nas BI rotativas o diesel está sempre pressionado e conforme a rotação, libera para um dos canos até os bicos.

A vantagem da bomba rotativa é seu menor tamanho e peso e desliga com solenoide, mas o meca me disse que sua manutenção é mais cara, alem da lenta só poder ser regulada em cima da BI, não tem estrangulaor. Estou vendendo o peixe que comprei......

Sergio c
10/08/2016, 21:00
Quanto a bomba da DH acoplada, vou ver se consigo tirar umas fotos da band do meu amigo e posto por aqui.

helder.dir
11/08/2016, 00:20
Sergio, tbm soube isso da bomba rotativa. Torna se mais cara pq ela seria mais suscetível de danificar-se por diesel sujo, melhor dizendo com agua, embora a em linha tbm...., pois pelo q li a rotativa é lubrificada pelo próprio diesel.

Qto a Dir acoplada, me informei e soube q é muito boa e de rara manutenção, dá problema em 4 externa e nao da em 1 acoplada, assim pelo q o meca me disse.
O ponto em tese ruim da acoplada, na teoria pois na prática ainda nao vi, verei daqui uns dias, é o fato de em virtude dela ser mais saliente, a hélice tem q respeitar essa saliência e com isso todo o conjunto vai mais pra frente, hélice, radiador, cooler...., ou seja, condensador ar meio q impossível caber....

Francisco Bicalho
11/08/2016, 06:46
A vantagem da bomba rotativa é seu menor tamanho e peso e desliga com solenoide, mas o meca me disse que sua manutenção é mais cara, alem da lenta só poder ser regulada em cima da BI, não tem estrangulaor. Estou vendendo o peixe que comprei......

Sergio, alguém me disse, tempos atrás, que as bombas rotativas não são ideais para uso em jipes para trilhas e situações de mudanças bruscas de inclinação como acontece numa trilha, sendo mais apropriada para uso em caminhões rodando em estradas. Não sei se isso procede ou não, mas pessoalmente, prefiro uma BI totalmente mecânica como as BI em linha.

Fe_jipeiro
11/08/2016, 18:07
Mfdomingues,

Nao entendi essa de loucos kkkkk

Meu LSD vai acima de 5000 rpm kkkkkk

Limite aberto de bomba eh normal em preparacao, desde que o motor esteja preparado para isso....kkkk

jacildo santana
11/08/2016, 20:09
O ponto em tese ruim da acoplada, na teoria pois na prática ainda nao vi, verei daqui uns dias, é o fato de em virtude dela ser mais saliente, a hélice tem q respeitar essa saliência e com isso todo o conjunto vai mais pra frente, hélice, radiador, cooler...., ou seja, condensador ar meio q impossível caber....

Helder,se os faróis são quadrados voçe poderia fazer assim534265 colocar condensador do ar dentro da grade do farol ,ai já ganha espaço 534266534267 . Na band q estou reformando ta sendo assim. Abraç.

Sergio c
12/08/2016, 14:13
Helder segue umas fotos da band de meu amigo, com a bomba acoplada. Pelo que vi, só a mangueira que foi para a DH teve que ser emendada, o restante é tudo original.

helder.dir
12/08/2016, 18:26
Ótimo Sérgio.
Vc sabe se o arranque dele é original da band ou do 914, se tem ar....? Oque tiver de informação a mais lhe agradeço...

Obrigadooo

Sergio c
14/08/2016, 08:40
Helder, a band dele não tem AC. Quanto ao motor de partida ocorre o seguinte: nesses motores de caminhões leves o automático fica bem mais "virado" em direção ao chassi, ao contrário das bands, que fica na pate de cima. Se sua band não tiver DH original, pode usar esse motor de partida sem problema, mas se tiver DH original, vai ter que conseguir o motor de partida da band ou dos MB 1113, 1313, 1513, pois senão o automático bate no setor da DH.

T.Azevedo
14/08/2016, 22:56
Se o motor for o mais moderno é aquele arranque reduzido bosch al0128 que da certo também

helder.dir
18/09/2016, 21:54
Atualmente a band está no mecanizo passando pelas adaptacoes, por ora já constatamos as mudanças necessárias:

1-Filtro de óleo da Band ao inves do filtro de oleo que vem no caminhao, este é muito grande.
2-"Pescoço" da hélice e hélice do 914 (helice com acoplamento viscoso vem no 914, porem certamente nao caberia na junção intercooler e ar cond) pelo da band. Aqui está o ponto crucial, reduzir o avanço da helice e tentar caber helice, radiador, intercooler e ar condicionado. Obs: O motor ainda nao foi para o cofre testar se tudo caberá conforme próximo item.
3-Bomba de direção hidráulica acoplada ao motor, por engrenagens, original do 914. Aqui há a seguinte constatação, as conexões de mangueiras que saem da bomba, originalmente saiam para frente, sentido hélice, razão que a hélice era mais distante conforme o "pescoço" acima dito, para distanciar.
4-Coletor com saida para cima. O original do 914 nao serve na band.
5-Suporte do alternador do 914 pelo original da band. Obs este creio que da pra usar o original do 914, porém o da band fornece mais espaço pois é fixado prox ao coxim do motor enquanto que o do 914 é mais em cima.

6-O suporte do compressor ainda nao defini, porém creio e espero que fique do lado do carona, acima da bomba acoplada. Ainda não providenciamos. Inclusive aceito dicas do suporte quanto ao fornecedor e local no motor.
7-Capa seca do 314 no lugar do 914.
8-Carter e bomba de oleo do 314 no lugar do 914, as deste sao maiores e pegam salvo engano no eixo.

Obs: Outra coisa que notei diz respeito ao alternador do 914, alguns sairam com capacidade de 90ah e outros com 60ah, assim pelo menos até agora notei em pesquisas e comigo o "azar" foi ser de 60, inclusive já estou planejando troca-lo por um de maior amperagem (aceito dicas de modelos, fornecedores etc kk).

Bom, por enquanto é isso, conforme eu for lembrando e constatando vou postando.

helder.dir
27/09/2016, 00:06
536612536613

Boa noite pessoal, as coisas estão caminhando...., durante a semana há vou descobrir e eliminar as duvidas já mencionadas...

Mesmo nao sendo objeto do post, me perguntava sobre as cores dos 364la, alguns verde, outros preto e patrocinada escuro, enfim, estive na MB de campinas para tratar de outros assuntos ela aproveitei para questionar isso é a resposta q tive foi a seguinte, verde linha dos mais antigos, cinza e preto são os modernos diferenciando com montagem na argentina e aqui no Brasil (cinza no Brasil). Bom, se alguém tbm já soube de algo nesse sentido favor contribuir..

helder.dir
06/10/2016, 14:03
https://youtu.be/L1Fpj1Iwyws

Bom, mesmo o tópico nao sendo de minha autoria, vou compartilhando...
Segue um pequeno vídeo da quase completa instalação.
Neste momento estou aguardando as mangueiras serem "fabricadas" conforme as peculiaridades do motor e componentes.

Abraços aos leitores.
Desde já agradeço ao Chico pelos emails esclarecedores e fomentadores nas ideias 364la do 914 etc....

jacildo santana
07/10/2016, 23:35
536612536613

Boa noite pessoal, as coisas estão caminhando...., durante a semana há vou descobrir e eliminar as duvidas já mencionadas...

Mesmo nao sendo objeto do post, me perguntava sobre as cores dos 364la, alguns verde, outros preto e patrocinada escuro, enfim, estive na MB de campinas para tratar de outros assuntos ela aproveitei para questionar isso é a resposta q tive foi a seguinte, verde linha dos mais antigos, cinza e preto são os modernos diferenciando com montagem na argentina e aqui no Brasil (cinza no Brasil). Bom, se alguém tbm já soube de algo nesse sentido favor contribuir..

Meus dois centavos...

Conversando com um colega q trabalha com motores aqui na minha terra, ele falou q usa o cinza "TRENTO" da fiat pra pintar esse motores , segundo ele seria o mais aproximado , assim q eu pintar posto pra gente ver.

abraçs

helder.dir
08/10/2016, 10:58
Eu aproveitei o coletor a informação da turbo Anhanguera qto ao código da cor do coletor do MB e resolvi padronizar...
Tem o cinza Mb porem nao sei o código mas vi na tela do computador de uma loja em Votuporanga/SP....

helder.dir
24/10/2016, 01:47
Dando continuidade e finalizando a instalação/adaptação...
https://youtu.be/UyFGdkgssZA

Francisco Bicalho
03/11/2016, 17:58
Helder

Alguma novidade?

Como anda o projeto?

Abraço;
Chico

helder.dir
03/11/2016, 23:13
538524538525538526538527538528Chico, 100% finalizado. Porém estou no Pará pois nao podia esperar o João finalizar..., meu trabalho iria enrolar..., enfim. Meu irmão que mora em campinas/SP pegou o jipe e já está usando..., assim q eu tiver uma brecha no trabalho eu irei buscá-la. Antes q eu esqueça, só ainda nao coloquei o suporte do compressor, única coisa, pois quero tentar reposicionar a caixa, tirar de cima da porta traseira e por abaixo do cinzeiro, assim nao perderia uma carga de gás... O lado bom de meu irmão já ir usando é q assim já vai testando antes de eu fazer a viagem de volta ao Pará, embora ao q tudo indica, seja pela calma no serviço, profissionalismo e minúcia do João, nao terei nenhuma surpresa. Digamos que pra ficar do meu gosto só vai faltar na viatura fazer a tapeçaria, ajeitar o ar, e instalar os bancos..., enfim, mais umas coisinhas neh...kkkk Qto ao motor, segundo meu irmão, ficou mto bom..., msmo ele inexperiente notou menos ruído e vibração. As mangueiras ficaram de silicone azul mesmo (embora eu prefira preta), o arranque do caminhão pegava na direção, por isso usei o antigo revisado, a bomba hidráulica acoplada bacana quase nao coube o radiador do ar, embreagem super mole (tbm segundo informação do meu irmão) - troquei conjunto embreagem e cilindro - estou usando marcador da pressão do óleo do Carter manual (nao aquele do painel eletrônico), foi feito um trabalho na bomba de óleo do Carter pra dar mais pressão (tipo um calço aumentando a pressão da mola) e algumas outras coisinhas q agora posso estar esquecendo.... Bom, melhor ver uma foto pra ver se lembro de algo mais...

Obs. Mesmo os bancos nao serem objeto principal do assunto, ja deixo aqui o compartilhamento....

Abraçooss

Sergio c
04/11/2016, 09:06
Helder, não sei como consegue dormir com a band de motor novo e longe de casa kkkk

helder.dir
04/11/2016, 13:18
Dormir eu consigo, porém vou dormir, acordo e trabalho pensando nela....😍😍😍😍
Kkkkkkkk

hercilio.neto
04/11/2016, 21:35
Ficou muito bacana o cofre.
Parabéns.

Francisco Bicalho
07/11/2016, 10:07
538524538525538526538527Chico, 100% finalizado. Porém estou no Pará pois nao podia esperar o João finalizar..., meu trabalho iria enrolar..., enfim. Meu irmão que mora em campinas/SP pegou o jipe e já está usando..., assim q eu tiver uma brecha no trabalho eu irei buscá-la. Antes q eu esqueça, só ainda nao coloquei o suporte do compressor, única coisa, pois quero tentar reposicionar a caixa, tirar de cima da porta traseira e por abaixo do cinzeiro, assim nao perderia uma carga de gás... O lado bom de meu irmão já ir usando é q assim já vai testando antes de eu fazer a viagem de volta ao Pará, embora ao q tudo indica, seja pela calma no serviço, profissionalismo e minúcia do João, nao terei nenhuma surpresa. Digamos que pra ficar do meu gosto só vai faltar na viatura fazer a tapeçaria, ajeitar o ar, e instalar os bancos..., enfim, mais umas coisinhas neh...kkkk Qto ao motor, segundo meu irmão, ficou mto bom..., msmo ele inexperiente notou menos ruído e vibração. As mangueiras ficaram de silicone azul mesmo (embora eu prefira preta), o arranque do caminhão pegava na direção, por isso usei o antigo revisado, a bomba hidráulica acoplada bacana quase nao coube o radiador do ar, embreagem super mole (tbm segundo informação do meu irmão) - troquei conjunto embreagem e cilindro - estou usando marcador da pressão do óleo do Carter manual (nao aquele do painel eletrônico), foi feito um trabalho na bomba de óleo do Carter pra dar mais pressão (tipo um calço aumentando a pressão da mola) e algumas outras coisinhas q agora posso estar esquecendo.... Bom, melhor ver uma foto pra ver se lembro de algo mais...

Abraçooss

Sensacional Helder, ficou da era do espaço, com esse cinza grafite titânico, está com cara de moderno, e o melhor é que, sabendo que foi o Joãozinho que fez o trabalho, a gente sabe que está 110% bem feito. Gostei do encanamento, especialmente as curvas com aquelas dobras que imagino aceleram o ar, criando restrição nos lugares certos que devem acelerar o fluxo, outra coisa interessante que notei foi o coletor de admissão que não conhecia, que coletor é esse? Eu acho que as mangueiras azuis combinaram bem com o motor cinza.

Agora um palpitex, coisa que veio do Tunda e que ainda estou para fazer no meu motor, que é um protetor térmico de turbina, e isolamento térmico da saída da descarga. Manter a entrada de ar frio o mais frio possível, isolando o calor da caixa quente da turbina e descarga parece que faz diferença reduzindo o lag da turbina. A não ser que o Joãozinho seja contra, nesse caso eu quero saber.

Um abraço;
Chico

helder.dir
08/11/2016, 00:00
Boa noite moçada.
Pois é Hercilio, o joão é caprichoso, faz o que gosta..., a espera vale a pena!
A cor grafite é a mesma que a turbo Anhnaguera aplica nos kits MBs, assim já padronizou.
Quanto ao coletor, o João pediu/fez/bolou com o pessoal da Turbo Anhanguera com a saida deslocada, assim o escape ficou contornando o alternador, entre o coletor e o bloco e nao coletor e setor..., eu gostei, porém ainda nao sei se caberá o cardã do guincho mecânico, veremos.
As mangueiras azuis, após eu olha-las bastante enquanto namorava, acabei gostando...kkkkk
Quanto as conexos, tbm gostei e pedi para que fizessem de modo que SE no futuro eu resolva TENTAR colocar a bateria no cofre, o filtro de ar possa ir para o lado do setor.....E, pelo que testamos a grosso modo dá certo, creio que o mais dificil seria acertar a saida do Intercooler...., outra coisa que veremos........kkkk
Quanto a esse palpite, vou repassar ao joão esse assunto/questao, que por sinal eu desconhecia...
Outra coisa interessante, é a pressao da bomba de oleo do motor, interessante a forma que ele faz aumenta-la..., vou tentar upar um video e transcrever uma explicação que ele me disse tbm....

Bom, agora é ajeitar o suporte do compressor, a caixa do Ar - quero tirar de cima da porta traseira e centralizar abaixo do painel, mesmo sendo a caixa de 6 aletas dos micro-ônibus - , escolher de uma vez por todas os bancos e fazer a tapeçaria, depois curtir.......

Abraço a todos!
E viva as Bands!!!!!!!

helder.dir
08/11/2016, 01:46
https://youtu.be/TQYlyfEN4Ho

Segue o vídeo a respeito da pressão do óleo citada.

Sergio c
08/11/2016, 08:33
Helder, esse relógio é calibrado para o motor MB ou esses relógios servem em todos os modelos?

helder.dir
08/11/2016, 11:11
Helder, esse relógio é calibrado para o motor MB ou esses relógios servem em todos os modelos?

Caro Sergio, nao sei lhe dizer, foi o João quem escolheu e o unico pedido que fiz foi que combinasse com os outros relogios (temperatura e pressao da turbina), porém pelo que entendi, serve em qualquer outro cujo metodo de aferiçao no carter seja igual (ACHO)....
Bom, vou me informar e lhe respondo....

Abraços

Francisco Bicalho
13/11/2016, 07:29
https://youtu.be/TQYlyfEN4Ho

Segue o vídeo a respeito da pressão do óleo citada.

Helder, o instrumento de cima é temperatura da água o EGT?

helder.dir
13/11/2016, 15:23
Helder, o instrumento de cima é temperatura da água o EGT?

Francisco, sim, fixo na lataria do painel é o aferidor da temperatura da agua, de mercúrio. No sobrepainel é pressão da turbina.
Oque seria essa sigla EGT?

Francisco Bicalho
14/11/2016, 06:57
Oi Helder.

EGT que significa Exhaust Gas Thermometer em anglo/saxão, ou Pirômetro aqui em TupiGuarani, é um instrumento considerado muito importante. Ele mede a temperatura dos gases logo que saem da turbina, com um sensor (termopar) que fica nos primeiros 10 cm da descarga. Esse instrumento é importante porque caso a turbina tenha uma pane catastrófica e comece a jogar ar muito quente no motor, ele diagnostica na hora e tem uma cigarra que avisa se a temperatura chegar a 1.000 graus. Se isso acontece, você pode parar o carro imediatamente, impedindo o motor para ir pro beleléu. Inclusive você tem prejuízo mínimo, porque pode tirar as mangueiras da turbina e voltar para casa com o motor aspirado. Sem o EGT, até a temperatura da água subir por conseqüência do aquecimento do motor acusando qualquer anomalia, já era o seu motor. Não é um instrumento caro e eu recomendo muito. Inclusive é interessante ficar de olho na temperatura dos gases, que no meu carro varia entre 250º e 450º. O que me dá tranquilidade é saber em tempo 'real' a temperatura dos gases, o que é diagnóstico para a temperatura do motor como um todo.

No meu painel, nessa área da lateral esquerda instalei os instrumentos do manômetro e o pirômetro. A foto do Termopar é com a descarga antiga.

Pergunta para o Joãozinho.

Um abraço;
Chico

Sergio c
14/11/2016, 11:08
Boa ideia essa Francisco, do EGT, se encontra no ML?

ROCKINRIO
14/11/2016, 12:06
Segue link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709885291-termometro-marcador-de-temperatura-externa-pirometro-curitib-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709885291-termometro-marcador-de-temperatura-externa-pirometro-curitib-_JM)

jacildo santana
23/03/2017, 22:33
Ressuscitando o tópico

Depois das considerações do Francisco e da indicação do ROCKINRIO, alguém chegou a comprar o EGT do anuncio ou mesmo outro?
Esse do anuncio alguém conhece ,atenderia as nossas necessidades?.
Tenho procurado esse da ODG no M L e não tenho encontrado ,no meu caso o ODG casaria com relógio do turbo ODG, q veio no kit.

Abraçss e PAZ

Francisco Bicalho
27/03/2017, 09:49
O que eu quero saber é se alguém tem notícias do Ícaro. Faz quase um ano que ele está sumido e eu acho que ele se perdeu em alguma orbita geo-estacionária, ou ficou pregado em algum satélite com aquele Bandeirante 914-bifoguete dele. Vou mandar um e-mail para a Estação Espacial Internacional para saber se ele anda por lá.

jacildo santana
28/03/2017, 19:57
O que eu quero saber é se alguém tem notícias do Ícaro. Faz quase um ano que ele está sumido e eu acho que ele se perdeu em alguma orbita geo-estacionária, ou ficou pregado em algum satélite com aquele Bandeirante 914-bifoguete dele. Vou mandar um e-mail para a Estação Espacial Internacional para saber se ele anda por lá.

Meu caro Chico boa noite,aproveitando q voçê estar por aqui ,rsrs por ventura voçê lembra onde comprou esse seu EGT.
È q no kit turb q comprei veio um manômetro da ODG ,então pra ficar igual tô procurando este EGT da ODG .
Desde já fico grato.

Abraçsss e PAZ

Francisco Bicalho
29/03/2017, 21:51
Meu caro Chico boa noite,aproveitando q voçê estar por aqui ,rsrs por ventura voçê lembra onde comprou esse seu EGT.
È q no kit turb q comprei veio um manômetro da ODG ,então pra ficar igual tô procurando este EGT da ODG .
Desde já fico grato. Abraçsss e PAZ

Olá Jacildo

Esse instrumento eu comprei a muitos anos num site de uma empresa em SP. O site mudou muito do tempo em que fiz essa compra, mas foi nesse aqui www.Xpeedshop.com.br - XpeedShop - Instrumentos (http://urlm.com.br/www.xpeedshop.com.br) mas tem o site da própria ODG ODG INSTRUMENTS (http://www.odginstruments.com.br) e tem a SPA Turbo que vende instrumentos também. SPA Turbo (https://www.spaturbo.com.br/loja/) de resto sugiro você dar uma busca.

Abraço e boa sorte;
Chico

jacildo santana
30/03/2017, 19:42
[QUOTE=Francisco Bicalho;2424762]Olá Jacildo

Esse instrumento eu comprei a muitos anos num site de uma empresa em SP. O site mudou muito do tempo em que fiz essa compra, mas foi nesse aqui www.Xpeedshop.com.br - XpeedShop - Instrumentos (http://urlm.com.br/www.xpeedshop.com.br) mas tem o site da própria ODG ODG INSTRUMENTS (http://www.odginstruments.com.br) e tem a SPA Turbo que vende instrumentos também. SPA Turbo (https://www.spaturbo.com.br/loja/) de resto sugiro você dar uma busca.

amigo chico.... Muito obrigado

Ainda ontem comecei a procurar e encontrei o contato da ODG ,mandei um e-mail pra eles,e agora pouco quando abri lá estava.

Jacildo, bom dia !!!!

Infelizmente a muito não trabalhamos mais com este item>
Você pode procurar no Mercado Livre, talvez possa encontrar.
Um abraço.
Fausto

--
Fausto Mello
ODG Auto Acessórios Ltda
31 3363-3676 / 3363-4287
R: Senador Benedito Valadares, 560 Bairro Industrial
Cep: 32223-030 Contagem - MG
www.odginstruments.com.br (http://www.odginstruments.com.br/)

Aproveitei agora e abri esses link q me mandou e tbm não encontrei.Então acho q me resta poucas opções(dentro do meu orçam.),ou comprar pelo Aliexpress,e esperar uns 2 ou 3 meses ou esse do link nas post mais acima.
Acho q vou mesmo é comprar esse do link do ROCKINRIO ,eles tem um q se parece bem com esse da ODG pelo menos chega mais rápido.

Agora Chico,voçê sabe se essa porca do termopar q solda no escape, é padrão ou cada fabricante usa uma medida? se por ventura for padrão e souber a medida, me fale pra q eu possa soldar logo,enquanto a carroceria estar fora.

Mais uma vez obrig.

Abraçsss e PAZ

Francisco Bicalho
03/04/2017, 06:44
[QUOTE=Francisco Bicalho;2424762]
Agora Chico,voçê sabe se essa porca do termopar q solda no escape, é padrão ou cada fabricante usa uma medida? se por ventura for padrão e souber a medida, me fale pra q eu possa soldar logo,enquanto a carroceria estar fora.

Jacildo

Eu montei o cabo termopar no meu carro de acordo com a especificação que a fábrica do instrumento sugeriu, não sei se varia de uma marca para outra. Acho mais seguro você comprar o relóginho, e instalar o cabo termopar unto com ele, e não colocar o cabo antes. Dá uma busca em "EGT", ou "pirômetro para motores turbo", ou "pirômetro para automóveis". Com relação a instalação do cabo, o trabalho fica simples se a descarga for retirada.

Um abraço;
Chico

jacildo santana
03/04/2017, 18:25
[QUOTE=acijacildo santana;2424881]

Jacildo

Eu montei o cabo termopar no meu carro de acordo com a especificação que a fábrica do instrumento sugeriu, não sei se varia de uma marca para outra. Acho mais seguro você comprar o relóginho, e instalar o cabo termopar unto com ele, e não colocar o cabo antes. Dá uma busca em "EGT", ou "pirômetro para motores turbo", ou "pirômetro para automóveis". Com relação a instalação do cabo, o trabalho fica simples se a descarga for retirada.

Um abraço;
Chico

Opa Chico.... valeu

Vou me organizar e comprar logo esse do ML ,enquanto não coloco a descarga.

Brigadão abraçsss e PAZ

titanium
24/07/2018, 07:22
Voltando ao tema do tópico...

Um vídeo para ilustrar como se monta um kit BI Turbo (o motor do vídeo parece ser um Cummins 6 cilindros), mas a ideia fica clara, especialmente em como conectar as duas turbinas.

Compound Turbo Install | Power Driven Diesel - YouTube (https://youtu.be/SrWM5JZHE7I)

Falando com o Tounda esses dias ele sugeriu uma composição de K16 com WestGate como turbina pequena e uma K24 como turbina maior, sendo que a k24 pegaria numa rotação superior a 2000 rpm.

Agora, as minúcias da montagem eu desconheço... Mas quem sabe o Dr. Tounda aparece aí depois para revelar algumas fotos e dicas para a montagem de uma turbina na outra na Band.

Fe_jipeiro
28/09/2018, 16:22
Opa...

Quais são as dúvidas sobre a montagem ?

titanium
29/09/2018, 15:09
Opa...

Quais são as dúvidas sobre a montagem ?

Tipo tudo!
rsrsrss...

Seria bom dar uma detalhada, com fotos e descrição das peças, meu amigo!
Esse cenário é nebuloso!

Até pra que caso tenha que levar para um mecânico fazer montagem ele consiga montar o LEGO...

Afinal, não é toda cidade que tem bons preparadores... rsrsrsrss

Abraço!

Fe_jipeiro
08/10/2018, 14:26
Tipo tudo!
rsrsrss...

Seria bom dar uma detalhada, com fotos e descrição das peças, meu amigo!
Esse cenário é nebuloso!

Até pra que caso tenha que levar para um mecânico fazer montagem ele consiga montar o LEGO...

Afinal, não é toda cidade que tem bons preparadores... rsrsrsrss

Abraço!

Como já te disse e pvt recentemente, um trabalho interno de motor não tem como detalhar aqui, são minúsculos detalhes que juntos fazem total diferença e cada caso é um caso, não tem receita pronta. Sem contar que não tenho fotos e também mesmo se eu tivesse todas as fotos internas, quem não mexe e não conhece de preparação, não consegue fazer.

Basicamente, tem que ser mexido em pistão, cabeçote, comando, bomba, bico, turbos, jetcooler, enfim vai do nível e objetivo que quer deixar o motor forte. É utilizado peças originais porém retrabalhadas.

LITTLEFOX1982
26/05/2021, 22:00
Como já te disse e pvt recentemente, um trabalho interno de motor não tem como detalhar aqui, são minúsculos detalhes que juntos fazem total diferença e cada caso é um caso, não tem receita pronta. Sem contar que não tenho fotos e também mesmo se eu tivesse todas as fotos internas, quem não mexe e não conhece de preparação, não consegue fazer.

Basicamente, tem que ser mexido em pistão, cabeçote, comando, bomba, bico, turbos, jetcooler, enfim vai do nível e objetivo que quer deixar o motor forte. É utilizado peças originais porém retrabalhadas.

Amigo, tenho pesquisado sobre a injeção de agua com etanol em motores diesel, e nada melhor do que a opinião de quem já utilizou o sistema.
Qual sua opinião sobre o sistema? Vale a pena?
Tenho uma Land Cruiser Prado, pensei nessa solução para o ganho de uns pocotó.

Fe_jipeiro
06/07/2021, 16:12
Amigo, tenho pesquisado sobre a injeção de agua com etanol em motores diesel, e nada melhor do que a opinião de quem já utilizou o sistema.
Qual sua opinião sobre o sistema? Vale a pena?
Tenho uma Land Cruiser Prado, pensei nessa solução para o ganho de uns pocotó.

Opa, tudo bem ?

Utilizo o sistema Snow Performance. É um sistema que não é para ficar injetando o tempo todo, tem alguns kits brasileiros que o pessoal ta deixando 100% do tempo injetando, assim pode trazer danos, nao é recomendado. Caso sua Prado esteja com bomba mais aberta, começa a valer a pena o uso do sistema, caso contrario, não vale pq o debito de diesel já é dosado com a config de fabrica. Tem 2 metodos de injecao, por pressao de turbo e/ou temperatura de EGT(Escape), ou seja, baseado nisso precisa ver se o seu motor realmente necessita para a config atual, sera tera realmente ganho.

No meu caso, tenho muito debito de oleo diesel, ajuda muito a reduzir a temp de EGT e a limpar fumaca, consequentemente, ganhando potencia... e realmente ganha.. para ter nocao, medi cerca de 40hp a mais somente com agua na minha configuracao. Misturado com ethanol ou methanol, a cavalaria aumenta mais ainda.

Abs.

rafaelcarneiro0705
27/08/2021, 20:41
Pelo amor de Deus, faz um vídeo para vermos essa Toyota. Só de imaginar alegra qualquer amante de Diesel. kkkkk

Fala Chicao blza???

Gde abraco !!

Felippe

Fe_jipeiro
26/10/2021, 23:32
Fala Rafael,

Seguem dois vídeos acelerando de leve:

Toyota Bandeirante Compound turbo - cutucada acelerador - YouTube (https://youtu.be/TKSSnhg0cu8)

Toyota Bandeirante Compound turbo - Acelerada - YouTube (https://youtu.be/Z4ROe72j77Q)

ROCKINRIO
28/10/2021, 19:03
[QUOTE=Fe_jipeiro;2545061]Fala Rafael,

Seguem dois vídeos acelerando de leve:

Toyota Bandeirante Compound turbo - cutucada acelerador - YouTube (https://youtu.be/TKSSnhg0cu8)

Toyota Bandeirante Compound turbo - Acelerada - YouTube (https://youtu.be/Z4ROe72j77Q)[/QUOTE

NOOOOSA...

guilhermersantos
24/09/2022, 15:00
Opa, tudo bem ?

Utilizo o sistema Snow Performance. É um sistema que não é para ficar injetando o tempo todo, tem alguns kits brasileiros que o pessoal ta deixando 100% do tempo injetando, assim pode trazer danos, nao é recomendado. Caso sua Prado esteja com bomba mais aberta, começa a valer a pena o uso do sistema, caso contrario, não vale pq o debito de diesel já é dosado com a config de fabrica. Tem 2 metodos de injecao, por pressao de turbo e/ou temperatura de EGT(Escape), ou seja, baseado nisso precisa ver se o seu motor realmente necessita para a config atual, sera tera realmente ganho.

No meu caso, tenho muito debito de oleo diesel, ajuda muito a reduzir a temp de EGT e a limpar fumaca, consequentemente, ganhando potencia... e realmente ganha.. para ter nocao, medi cerca de 40hp a mais somente com agua na minha configuracao. Misturado com ethanol ou methanol, a cavalaria aumenta mais ainda.

Abs.

Fala Felippe, tudo jóia?

Sua bandeirante é demais! Parabéns! Vi que tu também é aqui do RS e li em alguma mensagem aqui que tu tens um amigo com um OM-314 preparado na casa dos 200cv, é isso?

Tô querendo dar um bom upgrade no meu OM-314 e nada melhor do que conversar com alguém que já fez isso e até quem sabe passar o contato do preparador.

Se puder me passar os contatos, seria ótimo!

Também posta mais vídeos da sua, bandeirante sempre é bom ver o quão longe é possível chegar quando se tem bom gosto e vontade de ir além.

Forte abraço.