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Ver Versão Completa : Barulho/gemido ao arrancar - F-250 Cummins



Marcos Zanivan
03/04/2016, 13:19
Bom dia, boa tarde, boa noite galera.
Sou novo aqui no fórum, porém se algo não estiver como de acordo peço que me corrijam.
Venho até o grande grupo, para tentar solucionar os possíveis problemas que tenho com minha F-250.
Desde que a comprei (usada), existe um barulho que tanto me incomoda. Já andei com outra de um amigo meu e o barulho também ocorre, porém com menos intensidade.
O problema é o seguinte, quando deixo ela agir em baixa rotação e aperto o pé no acelerador para que ela levante o giro rapidamente, escuto um certa vibração, possivelmente vindo da caixa de transmissão, pelo que me falaram. Parece que ela se geme toda pra sair do chão. Mas isso só acontece quando o giro está aproximadamente abaixo dos 1500 rpm's, se tiver acima disso e apertar o acelerador, ela não geme, se tiver abaixo dos 1500, quando aperta ela geme e quando passa dos 1500 ela normaliza.
Quando engato a primeira e deixo ela andar sozinha, tirando o pé do acelerador, ela faz a mesma vibração, só que menos intensa. Levei em um mecânico aqui da minha cidade e ele disse ser normal, porém como é meu primeiro carro a Diesel, gostaria de tirar realmente a dúvida, se é comum, ou se tem alguma coisa que eu possa fazer para que esse barulho não ocorra mais.
Fico no aguardo galera. Até mais.

Lucio Gaviolli
04/04/2016, 07:12
Marcos,

Não sei se entendi da forma como expressou-se, o conjunto mecânico desses carros é bem forte. Por essa razão acabamos explorando mais os limites mínimos das marchas, pois o carro acaba respondendo, ao "custo" de uma vibração, uma trepidação ou até um rangido diferente. Isso acontece quando pisa fundo de uma vez não é? Se for não esquenta . . . abraços!

Marcos Zanivan
04/04/2016, 18:13
Exatamente amigo Lucio, eu indo devagarinho em qualquer marcha que seja, se eu apertar a bichona no pé num tranco só, ela dá uma resmungada, parecendo um tipo de vibração, mas aí quando passo dos 1200/1500 rpm, a vibração se dissipa. O mesmo acontece quando subo um moro devagarinho, "forçando" a bruta.
Até mais.

Marcos Zanivan
04/04/2016, 18:15
Marcos,


Não sei se entendi da forma como expressou-se, o conjunto mecânico desses carros é bem forte. Por essa razão acabamos explorando mais os limites mínimos das marchas, pois o carro acaba respondendo, ao "custo" de uma vibração, uma trepidação ou até um rangido diferente. Isso acontece quando pisa fundo de uma vez não é? Se for não esquenta . . . abraços!


Exatamente amigo Lucio, eu indo devagarinho em qualquer marcha que seja, se eu apertar a bichona no pé num tranco só, ela dá uma resmungada, parecendo um tipo de vibração, mas aí quando passo dos 1200/1500 rpm, a vibração se dissipa. O mesmo acontece quando subo um moro devagarinho, "forçando" a bruta.
Abraço.

Lucio Gaviolli
04/04/2016, 20:38
Marcos, não se preocupe, o problema (ou grande vantagem) desses carros é o torque máximo que aparece aos aproximados 1500rpm. Ai a caixa dá uma resmungada!

Marcos Zanivan
04/04/2016, 23:22
Marcos, não se preocupe, o problema (ou grande vantagem) desses carros é o torque máximo que aparece aos aproximados 1500rpm. Ai a caixa dá uma resmungada!

Beleza Lucio, obrigado por tirar a dúvida, realmente como disse, meu primeiro carro desse porte, o cara fica na dúvida rsrs.
Um abraço.

Lucio Gaviolli
05/04/2016, 07:17
Bacana, com o tempo vc acostuma com os "detalhes" do carro e nem mais perceberá . . .
Posta umas fotinhos da bruta ai!! rss

abraços,
LG

Fubá
05/04/2016, 11:32
Bom dia

Aproveitando...eu comprei recentemente uma 2002...alguém sabe me dizer se o óleo de câmbio deve ser trocado? Se sim, de quanto em quanto tempo? Pois a 2ª dela ás vezes dá uma enganchada...mas é aquilo que falaram aí...é jeito...

Abraço a todos

Marcos Zanivan
06/04/2016, 15:49
Bacana, com o tempo vc acostuma com os "detalhes" do carro e nem mais perceberá . . .
Posta umas fotinhos da bruta ai!! rss

abraços,
LG

Posto sim fera, só me organizar aqui, posto umas fotos dela.
Abraços!

Marcos Zanivan
06/04/2016, 15:54
Bom dia

Aproveitando...eu comprei recentemente uma 2002...alguém sabe me dizer se o óleo de câmbio deve ser trocado? Se sim, de quanto em quanto tempo? Pois a 2ª dela ás vezes dá uma enganchada...mas é aquilo que falaram aí...é jeito...

Abraço a todos

Olha mano, eu não sei de quanto em quanto tempo deve ser trocado. Muita gente diz que não tem necessidade, mas mesmo assim eu farei a troca de óleo de caixa e diferencial semana que vem, o óleo é barato, e compensa garantir a qualidade da brutona, vou colocar também Militec-1, pelo que li do componente, vi, e ouvi falar, não faz milagre, mas reza.. kkkkkkkk
A minha tá com 115.000 km rodados, não sei se os antigos donos trocaram óleo de caixa e diferencial, porém eu vou trocar pra garantir. Parece-me que é bom efetuar a troca a cada 50.000 km. Eu pelo menos faria, pois o óleo que vai é barato.

Aquele abraço.

Marcelo Corradi
06/04/2016, 19:32
O óleo da caixa e diferencial geralmente é pra uns 150mil km, mas se puder trocar não vai fazer mal né. A 2a marcha também é a mais difícil de engatar na minha 250. Dizem que esses aditivos tipo o Militec deixam o cambio mais macio.

Marcos, essa vibração é normal. Na minha 250 eu deixo meu celular naquela compartimento abaixo do botão do 4x4, e quando enfio o pé em baixa rotação o celular fica trepidando lá dentro. É normal, porque você está forçando o motor aproveitando o grande torque em baixa rotação.

Marcos Zanivan
07/04/2016, 09:01
O óleo da caixa e diferencial geralmente é pra uns 150mil km, mas se puder trocar não vai fazer mal né. A 2a marcha também é a mais difícil de engatar na minha 250. Dizem que esses aditivos tipo o Militec deixam o cambio mais macio.

Marcos, essa vibração é normal. Na minha 250 eu deixo meu celular naquela compartimento abaixo do botão do 4x4, e quando enfio o pé em baixa rotação o celular fica trepidando lá dentro. É normal, porque você está forçando o motor aproveitando o grande torque em baixa rotação.


Show de bola, assim fico mais tranquilo.
Realmente sobre o Militec, vou realizar a troca e depois volto para postar a diferença que senti em caixa e diferencial.
Daqui dois meses vai pro motor tbm.. Heheheh

Abraços.

Marcelo Corradi
08/04/2016, 18:48
Fico aguardando o resultado. Um amigo do fórum garantiu que melhorou bastante.

Marcos Zanivan
08/04/2016, 23:18
Fico aguardando o resultado. Um amigo do fórum garantiu que melhorou bastante.
Acredito que semana que vem chegam os Militec's, vou fazer a troca assim que possível. ;D

Abraços galera e pau nas bruta!! Hahaha

Marcos Zanivan
09/04/2016, 15:32
E aí galera. Ta aí as fotos da monstra.. hehehe
Tá suja porque aqui na minha região não tá fácil, previsão de chuva até quinta-feira kkkk

Aquele abraço galera.

Marcos Zanivan
11/04/2016, 11:01
Galera, alguém sabe me dizer a capacidade de óleo da caixa de marcha e do diferencial da F-250 ano 2007/2008?

Lucio Gaviolli
11/04/2016, 12:14
Bela máquina Marcos!!

rapaz, a minha é 4x4 abaixo segue dados que extrai do manual:



item
FORD
volume




motor
MOTORCRAFT SAE 15W40 API-CI-4
8,0 litros


caixa de mudanças (cambio)
MOTORCRAFT SAE 80W90 API-GL4
3,2 litros


diferencial traseiro
TEXACO MULTIGEAR LS SAE 85W140 GL5
3,2 litros


diferencial dianteiro
esp FORD = WSP-M2C197-A (80W90 GL5)
2,78 litros


freio
DOT 4 (esp FORD = SA-M6C9103-A)
até o nível


embreagem
DOT 3 SAE J1703
até o nível


direção hidraúlica
MERCON ATF
até o nível


arrefecimento
FORD PREMIUM (cor verde, esp FORD = ESE-97B44-A
16 litros

Edsonrb
11/04/2016, 16:06
Eaí Marcos!! Realmente sua camionete é nova, somos da mesma cidade e ja trocamos pra andar.....Eu tbm estranhei o "Grunhido" la pelos 1300 a 1500 rpm , quando aperta o pé; Aparenta ser vibraçao na caixa/diferencial, e pelo que vi e ouvi é meio normal dos motores cumins 203cv , como falaram, pelo alto torque na baixa......Tive uma outra 250 2001 mwm que nao fazia isso, mas tbm tinha bem menos baixa.

Vou ficar no aguardo do teste do Militec1 , se ajudar vou por tbm.Abraços!!





E aí galera. Ta aí as fotos da monstra.. hehehe
Tá suja porque aqui na minha região não tá fácil, previsão de chuva até quinta-feira kkkk

Aquele abraço galera.

Marcos Zanivan
11/04/2016, 17:27
Bela máquina Marcos!!

rapaz, a minha é 4x4 abaixo segue dados que extrai do manual:



item
FORD
volume




motor
MOTORCRAFT SAE 15W40 API-CI-4
8,0 litros


caixa de mudanças (cambio)
MOTORCRAFT SAE 80W90 API-GL4
3,2 litros


diferencial traseiro
TEXACO MULTIGEAR LS SAE 85W140 GL5
3,2 litros


diferencial dianteiro
esp FORD = WSP-M2C197-A (80W90 GL5)
2,78 litros


freio
DOT 4 (esp FORD = SA-M6C9103-A)
até o nível


embreagem
DOT 3 SAE J1703
até o nível


direção hidraúlica
MERCON ATF
até o nível


arrefecimento
FORD PREMIUM (cor verde, esp FORD = ESE-97B44-A
16 litros




Valeu Lúcio. Exatamente, depois acabei encontrando no manual da minha.. kkkkkkk
Obrigado mesmo assim.
Aquele abraço.

Marcos Zanivan
11/04/2016, 17:30
Eaí Marcos!! Realmente sua camionete é nova, somos da mesma cidade e ja trocamos pra andar.....Eu tbm estranhei o "Grunhido" la pelos 1300 a 1500 rpm , quando aperta o pé; Aparenta ser vibraçao na caixa/diferencial, e pelo que vi e ouvi é meio normal dos motores cumins 203cv , como falaram, pelo alto torque na baixa......Tive uma outra 250 2001 mwm que nao fazia isso, mas tbm tinha bem menos baixa.

Vou ficar no aguardo do teste do Militec1 , se ajudar vou por tbm.Abraços!!

E daí bicho véio.. kkkkk

Então coloquei o dito Militec na caixa de mudanças. Por enquanto notei uma pequena maciez na troca de marcha, mas não algo muito notório, vamos ver durante alguns dias se há alguma mudança.

Aquele abraço.

Marcos Zanivan
13/04/2016, 14:35
Boa tarde galera.
Então, realizei a troca do óleo da transmissão por enquanto. Na falta do 80w90 GL-4 aqui na minha cidade, segundo dois caras que trabalham realizando troca de lubrificantes, me informaram que a diferença do GL-4 e GL-5 é somente na questão de aditivos, ou seja, segundo eles o GL-5 seria melhor e não haveria problema nenhum substituí-lo pelo GL-4, porém coloquei o GL-5 por não ter encontrado com facilidade o GL-4. Foram 3L de óleo e 200ml de Militec-1.
Consideravelmente, percebi que logo que começo a utilizar o carro pela manhã, o câmbio fica meio ruim na engatada de marchas, parece que tem um carroço na transmissão, que nem quando o cara tá com a goela virado numa perreba que não desce nem uma coca gelada.. auhusahusa
Porém prosseguindo o assunto.. após utilizar ela por um tempo, o câmbio começa "amaciar" e fica normal pra rodar, ficando mais macio que como que fosse original.
Vou andar mais um tempo assim com o óleo que coloquei pra ver como vai, caso alguém tenha alguma sugestão eu aceito.
OBS.: Mesmo por ter visto no site da BR (LUBRAX) que se colocar GL-5 onde vai GL-4 pode ocorrer engasgamentos e dificuldade na troca de marcha, optei (por quase sem opção) colocar GL-5 pelos "camaradas" terem dito que só é melhor que o GL-4.

Aguardo vocês galera, deixem a sua opinião.

Marcelo Corradi
13/04/2016, 20:34
Boa noite Marcos. EU particularmente tenho um pé atrás em relação a substituir lubrificantes. Já tive experiências em outros veículos (mais antigos), nos quais eu coloquei um óleo melhor e mais moderno do que o especificado, e o resultado não foi favorável. No seu caso é mais melindroso ainda, pois o próprio site da BR não recomenda a alteração do óleo.

O que os "camaradas" dizem, eu não acredito nem um pouco. Já vi cada absurdo, vindo de pessoas consideradas "especialistas"!

Leonardo Dic
13/04/2016, 20:43
O API para cambio não segue essa de melhor. Tem q usar o que é indicado pelo fabricante. Aqui na minha cidade teve varios cambios eaton FSO2305 do Troller 2.8 que se acabaram os sincronizados por usar GL5, o GL5 é bom pra diferencial, mais para cambio não, a aditivação dele é mt pesada e acaba com os materiais mais moles, geralmente os sincronizados. Costumo falar q GL5 é um perigo pra cambio, eu não uso de jeito nenhum.
Se não achar o GL4 é melhor usar GL3 então, que não vai agredir nada. Por aqui tem um 80w90 da Eaton mt bom pra usar, os engates ficam mt bons. É o Eaton azul, e não é caro. Uso mt ele aqui na oficina a 8 anos. Apesar de ser um GL3 tem uma aditivação especial desenvolvida pela Eaton e realmente é bom, ja usei ele nesse cambio ZF e vai bem. Feito pela Texaco.

Marcos Zanivan
13/04/2016, 22:48
Buenas galera, então pelo visto vou ter que fazer a troca mesmo.. rsrs
Vi que tem um da Ipiranga, Ipirgerol API - GL-4 80w90.
Será que posso aplicar esse mesmo?

Marcos Zanivan
14/04/2016, 10:02
Encontrei o Ipirgerol EP, pelo que vi atende a especificação ZF, ou seja acredito que seja o mesmo Ipirgerol GL-4 pelo que vi no boletim do óleo. Realmente esse Eaton é muito bom, porém aqui na minha cidade não encontrei de jeito nenhum kkkk.

BrunoDallanora2013
23/04/2016, 12:09
Bom dia, boa tarde, boa noite galera.
Sou novo aqui no fórum, porém se algo não estiver como de acordo peço que me corrijam.
Venho até o grande grupo, para tentar solucionar os possíveis problemas que tenho com minha F-250.
Desde que a comprei (usada), existe um barulho que tanto me incomoda. Já andei com outra de um amigo meu e o barulho também ocorre, porém com menos intensidade.
O problema é o seguinte, quando deixo ela agir em baixa rotação e aperto o pé no acelerador para que ela levante o giro rapidamente, escuto um certa vibração, possivelmente vindo da caixa de transmissão, pelo que me falaram. Parece que ela se geme toda pra sair do chão. Mas isso só acontece quando o giro está aproximadamente abaixo dos 1500 rpm's, se tiver acima disso e apertar o acelerador, ela não geme, se tiver abaixo dos 1500, quando aperta ela geme e quando passa dos 1500 ela normaliza.
Quando engato a primeira e deixo ela andar sozinha, tirando o pé do acelerador, ela faz a mesma vibração, só que menos intensa. Levei em um mecânico aqui da minha cidade e ele disse ser normal, porém como é meu primeiro carro a Diesel, gostaria de tirar realmente a dúvida, se é comum, ou se tem alguma coisa que eu possa fazer para que esse barulho não ocorra mais.
Fico no aguardo galera. Até mais.


é normal sim ! logico não pode ser absurdo o barulho , mas faz bastante e isso é do cambio ! este cambio ZF costuma fazer isso ! ele ronca bastante

Bruneli
01/06/2016, 19:25
Opa!!! Também estranhei muito essa tremedeira em baixa rotação na minha, principalmente na terceira marcha, mas todos que perguntei garantiram ser normal. O que tenho um pé atrás é com um chiado que faz na quinta marcha, parece um barulho de rolamento raspando ou algo parecido, alguém tem ideia do que pode ser ou se é normal também?

Marcelo Corradi
01/06/2016, 23:28
Realmente a terceira marcha é a que parece vibrar mais.
Sobre o chiado não é normal não. Só faz na quinta marcha? Se soltar no ponto morto chia também?

Bruneli
02/06/2016, 21:15
Então... esse "chiado" faz na terceira e quinta, é parecido com o barulho do ventilador do ar condicionado mais ou menos, quando força o motor em baixa rpm ele faz esse barulho dps dos 1700 rpm mais ou menos para. O que fico cismado é que nas outras marchas não faz, será que o pneu maior "315"pode ter alguma coisa a ver? Será que força a caixa de mais?

weiden
28/06/2018, 10:41
E aí galera. Ta aí as fotos da monstra.. hehehe
Tá suja porque aqui na minha região não tá fácil, previsão de chuva até quinta-feira kkkk

Aquele abraço galera.
voce ainda tem essa camionete?