PDA

Ver Versão Completa : Turbina hilux sw4

Nissim
27/03/2016, 17:08
Boa tarde, estou quase comprando uma hilux sw4 diesel ano 2010, ouvi falar que a turbina costuma dar problema e é muito caro para consertar, é verdade essa informação?
Obrigado

Süpptitz
01/04/2016, 10:11
Bom dia Nissim!
Comprei uma 2008 há seis meses e com dois meses de uso a turbina pifou. Vale dize que ela já estava com 170.000 km.
Na concessionária Toyota, me pediram r$ 7.000,00, fora a mão-de-obra para a troca, um absurdo.
Acabei gastando R$ 3.000,00, mandando recondicioná-la em São Paulo.
No entanto, não sei lhe dizer se isto ocorre com frequência, ou se fui "premiado".
Abraços

Emerson Höpner
01/04/2016, 12:15
Bom dia Nissim!
Comprei uma 2008 há seis meses e com dois meses de uso a turbina pifou. Vale dize que ela já estava com 170.000 km.
Na concessionária Toyota, me pediram r$ 7.000,00, fora a mão-de-obra para a troca, um absurdo.
Acabei gastando R$ 3.000,00, mandando recondicioná-la em São Paulo.
No entanto, não sei lhe dizer se isto ocorre com frequência, ou se fui "premiado".
Abraços

Conta mais detalhes... Como você percebeu o problema e o que especificamente deu problema na turbina?

Glaicon
02/04/2016, 08:10
Boa tarde, estou quase comprando uma hilux sw4 diesel ano 2010, ouvi falar que a turbina costuma dar problema e é muito caro para consertar, é verdade essa informação?
Obrigado
Não, a turbina não costuma dar problema.
O azar do Süpptitz talvez tenha sido por ter adquirido uma viatura muito judiada.
Esses veículos até podem chegar a 200 Km/h, mas não são feitos para isto.
Comprando uma com bom histórico de manutenção, pode ficar tranquilo.:concordo:

Süpptitz
03/04/2016, 09:26
Conta mais detalhes... Como você percebeu o problema e o que especificamente deu problema na turbina?

Respondendo a você Emerson, acredito que darei respostas a vários posts referente a Hilux.
A primeira falha que notei, foi que quando eu precisava de mais potência (geralmente em uma ultrapassagem) ela cortava a bomba de combustível, acendendo a lâmpada no painel. Vale ressaltar que este defeito tem tirado o sono de muitos aqui. Acredito que outras falhas podem causar isto, mas que também se deve a turbina, agora é indiscutível, sendo que após o conserto da turbina, o problema ficou resolvido.
A segunda falha, aconteceu que em viagem, de repente passou a emitir um "assobio" quando em baixa rotação. Do assobio foi passando a uma sirene, até que a turbina se foi (rodei em torno de uns 200 km até ela pifar por completo).
A partir daí, ficou "sem força", acredito que no modo de segurança. Em subidas a 20 km/h, em terrenos planos, após embalar, chegava a 100 km/h, porém soltando uma fumaça preta e aumentando em muito o consumo. O diesel que não queimava, gerava a fumaça e deixou a traseira da SW4 toda suja.
Devido ao alto valor (mais de r$ 7.000,00) de uma turbina novo, acabei optando por mandá-la recondicionar em uma empresa em São Paulo, cujo valor foi de R$ 1.800,00 para substituir "a parte fria", ou seja, o sistema rotativo.
Substituída a turbina, está funcionando normalmente, porém senti perda de potência, principalmente em retomadas. O meu mecânico me falou que provavelmente se deve a turbina estar "amaciando".
Peça desculpa a quem entender que fiz um texto longo, porém entendo que poderá ser útil ao amigos.
Outras perguntas, fico a disposição. Abraços a todos.

Obs.: Mesmo com tudo isto, acredito que o Glaicon tem razão em suas ponderações.

feitosac
04/04/2016, 21:27
Amigos,
Não é normal a turbina pifar com 170k, o que acontece é que muitos proprietários mal leem o manual do carro e acham que aquele adesivo no parabrisa é para enfeite, to cansado de ver o cara chegar e desligar o carro na hora, tem que respeitar o tempo para desligar o carro para o óleo refrigerar a turbina, acho que esse é o maior fator para se perder uma turbina.
Abs.

gabrielregert
04/04/2016, 22:50
Amigos,
Não é normal a turbina pifar com 170k, o que acontece é que muitos proprietários mal leem o manual do carro e acham que aquele adesivo no parabrisa é para enfeite, to cansado de ver o cara chegar e desligar o carro na hora, tem que respeitar o tempo para desligar o carro para o óleo refrigerar a turbina, acho que esse é o maior fator para se perder uma turbina.
Abs.

Desculpe amigo, mas a minha não tem este adesivo. Qual seria esse tempo que vc se refere. Abraço

Newton Guerra
05/04/2016, 08:14
Gabriel, segue uma foto (meia-boca) do adesivo da Prado. Imagino que as instruções devam ser as mesmas.

RochaMendes
05/04/2016, 10:05
Bom Dia,

Lendo o tópico me identifiquei com o problema, mas no meu caso foi com um veículo de outra marca, uma NISSAN FRONTIER AUTOMÁTICA com menos de 100.000 km rodados tive que trocar a turbina por 2 vezes, minha sorte que a primeira troca estava na garantia e a segunda tinha saído da garantia dos 3 anos, mas a concessionária trocou depois de muita reclamação e briga e a desculpa que deram para o problema foi que “ERA NORMAL ISSO, QUE ACONTECE COM TODOS CARROS A DIESEL”. Só podiam estar de brincadeira, trocar a turbina por 2 vezes em menos de 100.000 km. Compramos ela nova, li o manual todo antes de sair no carro, sei de todos os procedimentos para turbina depois de viagens longas, antes de desligar, fazia tudo certinho e mesmo assim acontecia esse tipo de problema, nunca andava em altas velocidades. Mas lendo um tópico exclusivo dessa área e exclusivo da Frontier, vi que era um problema mesmo do veículo e que aconteceu com muita gente. Então devido a esse fato vendi assim que trocamos pela segunda vez a turbina. Espero que não seja um problema de todos os carros, pois estamos pensando em pegar a nova SW4, mas vamos esperar um pouco mais para ver.

Newton Guerra
05/04/2016, 10:52
Rocha Mendes, normal em todos os carros não é. A da Prado está com 150.000 km e mais de 6 anos, sem nenhum sintoma de problema. Há relatos aqui no fórum sobre problemas em turbinas de todas as marcas, mas é uma grande minoria. Adoram tirar o corpo fora em concessionárias, nem que para isso tenham que inventar histórias como essa.

Abraços

feitosac
05/04/2016, 19:25
Caro Gabriel,
O adesivo é este que o Newton postou acima, nas minhas SW4 2001 , 2002 e Prado todas tinham, mas o procedimento é aconsellhável para todos os carros turbo diesel.
Abraços.

gabrielregert
05/04/2016, 23:22
Caro Gabriel,
O adesivo é este que o Newton postou acima, nas minhas SW4 2001 , 2002 e Prado todas tinham, mas o procedimento é aconsellhável para todos os carros turbo diesel.
Abraços.

Agradeço aos amigos. Realmente não tinha ideia deste procedimento, só agora vi que já fiz muita coisa errada com minha turbina.. haha. Grande abraço

Martin ávila Witt
06/05/2016, 10:47
Senhores,
Tenho alguma experiencia em veículos preparados (além de trabalhar na industria automobilística) e duas coisas são extremamente críticas e devem ser observadas em veículos turbinados:
- Nunca se desliga um motor seguidamente a ter estado em carga. A turbina pode estar em alta rotação ou aquecida e o fluxo de óleo é cortado, provocando atrito entre mancal / eixo / retentores. No caso da Toyota, lembrar ainda que ela tem estator com pás variáveis, ou seja, ela tenta manter alta rotação relativamente alta mesmo em baixas cargas o que deve ser um pouco mais crítico. Quando for desligar, se fez "força" (subida de garagem, por exemplo, que é o meu caso), deixe motor girando em marcha lenta pelo menos durante alguns bons segundos (eu deixo uns 30 segundos ou mais) e desligue sem acelerar.
- Óleo lubrificante "bom" e nunca vencido. Redutor de atrito é sempre bom. Eu uso (apesar de alguns não recomendarem e terem lá suas criticas) o Molycote ou o Militec. São diferentes e atuam de forma diferente. O pessoal que mexe com turbo em veículos preparados prefere o Militec. E lembrar que existem óleos já muito bem aditivados que teóricamente não precisam de mais algum aditivo, mas, isto é assunto para horas... Uma coisa interessante são os óleos sintéticos que vivem por mais tempo sem quebrar suas moléculas, garantindo uma lubrificação melhor independente do calor que foram submetidos, mas, este é outro assunto para horas.... E outro ponto, motor que foi feito para sintético não deve rodar com mineral, porém, o contrário, mal não faz (só dindin jogado fora).

Ok? Ajudou?

Glaicon
07/05/2016, 08:43
Senhores,
Tenho alguma experiencia em veículos preparados (além de trabalhar na industria automobilística) e duas coisas são extremamente críticas e devem ser observadas em veículos turbinados:
- Nunca se desliga um motor seguidamente a ter estado em carga. A turbina pode estar em alta rotação ou aquecida e o fluxo de óleo é cortado, provocando atrito entre mancal / eixo / retentores. No caso da Toyota, lembrar ainda que ela tem estator com pás variáveis, ou seja, ela tenta manter alta rotação relativamente alta mesmo em baixas cargas o que deve ser um pouco mais crítico. Quando for desligar, se fez "força" (subida de garagem, por exemplo, que é o meu caso), deixe motor girando em marcha lenta pelo menos durante alguns bons segundos (eu deixo uns 30 segundos ou mais) e desligue sem acelerar.
- Óleo lubrificante "bom" e nunca vencido. Redutor de atrito é sempre bom. Eu uso (apesar de alguns não recomendarem e terem lá suas criticas) o Molycote ou o Militec. São diferentes e atuam de forma diferente. O pessoal que mexe com turbo em veículos preparados prefere o Militec. E lembrar que existem óleos já muito bem aditivados que teóricamente não precisam de mais algum aditivo, mas, isto é assunto para horas... Uma coisa interessante são os óleos sintéticos que vivem por mais tempo sem quebrar suas moléculas, garantindo uma lubrificação melhor independente do calor que foram submetidos, mas, este é outro assunto para horas.... E outro ponto, motor que foi feito para sintético não deve rodar com mineral, porém, o contrário, mal não faz (só dindin jogado fora).

Ok? Ajudou?
Martin, essa regra para mim é tão importante, que já virou mandamento.
Na cidade, por exemplo, se vou parar numa padaria, num caixa eletrônico ou simplesmente abastecer, nem desligo a viatura.
Em viagem, ao parar para abastecer ou lanchar, é a mesma coisa. Viatura ligada por um bom tempo.
Além de manter temperatura e óleo em condições ideais, ainda poupa o motor de arranque.
Além disto, ao ligar pela manhã, mínimo de 60 segundos em ponto morto.
Até o carro da esposa, que é novo e tem motor "moderno", usando óleo sintético, estou aquecendo-o antes de sair.
Mal eu garanto que não faz!:concordo:

alphazzz
17/11/2016, 11:54
Martin, essa regra para mim é tão importante, que já virou mandamento.
Na cidade, por exemplo, se vou parar numa padaria, num caixa eletrônico ou simplesmente abastecer, nem desligo a viatura.
Em viagem, ao parar para abastecer ou lanchar, é a mesma coisa. Viatura ligada por um bom tempo.
Além de manter temperatura e óleo em condições ideais, ainda poupa o motor de arranque.
Além disto, ao ligar pela manhã, mínimo de 60 segundos em ponto morto.
Até o carro da esposa, que é novo e tem motor "moderno", usando óleo sintético, estou aquecendo-o antes de sair.
Mal eu garanto que não faz!:concordo:
Abastecer com o carro ligado não é errado? Se eu não me engano foi um bombeiro que me explicou isso aqui num treinamento da empresa, parece que os vapores e tal podem ocasionar incêndio/explosão.

Sergio c
17/11/2016, 12:13
Veículos movido a diesel tem menos problemas de explosão do que os movidos a gasolina.
Abastecer com o carro ligado não é errado? Se eu não me engano foi um bombeiro que me explicou isso aqui num treinamento da empresa, parece que os vapores e tal podem ocasionar incêndio/explosão.

Rob_Scheiwe
17/11/2016, 12:58
Que bom que vi esse tópico, também não sabia dessas instruções do tal adesivo do parabrisa. Além disso, valiosas dicas as do pessoal.

thyagovieira
17/11/2016, 15:18
Sei q o tópico é meio antigo, li um comentário de um colega que teve problema com a Frontier. Tive problema com a turbina de uma 2009 SE 144cv manual, levei na BSB Turbinas em Taguatinga-DF e lá o rapaz me explicou, a bomba de óleo estava com pouca pressão, e que era bom eu comprar uma bomba nova pq a turbina iria dar problema de novo.

Fica a dica, se teve problema de turbina, verifique se a bomba ta mandando pressão suficiente para lubrificar o rotor da turbina.

thyagovieira
17/11/2016, 15:19
Sei q o tópico é meio antigo, li um comentário de um colega que teve problema com a Frontier. Tive problema com a turbina de uma 2009 SE 144cv manual, levei na BSB Turbinas em Taguatinga-DF e lá o rapaz me explicou, a bomba de óleo estava com pouca pressão, e que era bom eu comprar uma bomba nova pq a turbina iria dar problema de novo.

Fica a dica, se teve problema de turbina, verifique se a bomba ta mandando pressão suficiente para lubrificar o rotor da turbina.

Complementando: Troquei o conjunto rotativo por um novo e foi só alegria.

Glaicon
18/11/2016, 07:38
Sim, é errado.
Mas todos os caminhões abastecem ligados.
Já quando estou com o carro à gasolina e deixo ligado por conta do ar condicionado, o frentista me pede para desligar.
Eles tratam com normalidade essa diferença de costume.:concordo:

WanBass
24/11/2016, 17:24
A minha SW4 esta com 230.000 km, turbina funcionando de boa, mas sempre ando de boa, 110 a 120 km/h

Robaina
02/12/2016, 00:57
Amigos, será que vcs conhece alguém para me dizer sobre a minha hilux 2011 3.0 4d Ela normal e derrepente ela apaga a luz do piloto automático e não passa dos 80km. Paro desligo o cabo da bateria por 5 segundos e recoloco e volta ao normal isso pode durar horas ou 3 dias no máximo. ou também faço de outra maneira tiro a tomada do módulo de injeção e conecto e volta ao normal. Oque pode ser????
Defeito no módulo?:bye:
chicote??:freaking:
Conhece alguém que teve problema parecido?

Emerson Höpner
02/12/2016, 11:57
Amigos, será que vcs conhece alguém para me dizer sobre a minha hilux 2011 3.0 4d Ela normal e derrepente ela apaga a luz do piloto automático e não passa dos 80km. Paro desligo o cabo da bateria por 5 segundos e recoloco e volta ao normal isso pode durar horas ou 3 dias no máximo. ou também faço de outra maneira tiro a tomada do módulo de injeção e conecto e volta ao normal. Oque pode ser????
Defeito no módulo?:bye:
chicote??:freaking:
Conhece alguém que teve problema parecido?

Pelo jeito tu está desconfiando do módulo... Tem algum motivo específico?
Esta falta de potência já foi comentada por muitos e, geralmente, tem a ver com a válvula EGR entupida, sistema de admissão (coletor) ou sensor MAP (filtro de ar).

Eu olharia a EGR. Qual a km da camioneta e que diesel tu usa (S10?)?

cemecor
02/10/2017, 21:12
Hoje recebi uma notícia desagradável na revisão de 70K da minha SW4 na autorizada Toyota: a turbina está condenada.

Não percebi nenhum problema no desempenho da viatura, a não ser um pequeno "chiado" em baixas rotações. É o meu terceiro carro diesel, tive duas Defender 110, vendi ambas com mais de 150K rodados e nunca fiz manutenção de turbina.

Peguei a minha SW4 com 62K rodados, todas as revisões na autorizada, só ando na boa, raramente passo de 140km/h, não desligo de imediato, em paradas curtas a viatura fica ligada, etc, etc, etc... não dá para entender como um carro diesel vendido por 200 mil reais pifa uma turbina com míseros 70K rodados... decepção total!

O pior é que já descobri inúmeros relatos de toyoteiros com turbinas bichadas com menos de 100K rodados.

Emerson Höpner
03/10/2017, 12:30
Hoje recebi uma notícia desagradável na revisão de 70K da minha SW4 na autorizada Toyota: a turbina está condenada.

Não percebi nenhum problema no desempenho da viatura, a não ser um pequeno "chiado" em baixas rotações. É o meu terceiro carro diesel, tive duas Defender 110, vendi ambas com mais de 150K rodados e nunca fiz manutenção de turbina.

Peguei a minha SW4 com 62K rodados, todas as revisões na autorizada, só ando na boa, raramente passo de 140km/h, não desligo de imediato, em paradas curtas a viatura fica ligada, etc, etc, etc... não dá para entender como um carro diesel vendido por 200 mil reais pifa uma turbina com míseros 70K rodados... decepção total!

O pior é que já descobri inúmeros relatos de toyoteiros com turbinas bichadas com menos de 100K rodados.

E o desempenho do carro? Notou algo diferente?
Este chiado acho que tem em todas...
Busca outra opinião!

TCHEIGOR
03/10/2017, 13:03
O velho procedimento de aguardar 30s antes de desligar o carro pra turbina baixar a rotação existe pra não acontecer esse desgaste prematuro. Pouca gente faz isso. E aquela mania de acelerar antes de desligar piora mais.

Sergio c
03/10/2017, 19:11
Hum, as vezes a "condenada" deles é somente para te venderem um nova, te devolverem a de outra camionete e a turbina da sua camionete vai parar em uma outra camionete de um bruxo deles, sendo que todos saem ganhando, menos vc.

cemecor
03/10/2017, 21:31
É claro que ainda não autorizei a troca. Primeiro porquê jamais pagaria 9 mil reais numa turbina original na autorizada.

Segundo, porquê o desempenho do carro está absolutamente normal, não tem folga e muito menos vazamentos na turbina.

Amanhã retiro a viatura da autorizada e vou buscar uma segunda opinião.

Grato pelas orientações e dicas dos companheiros virtuais.

cemecor
03/10/2017, 21:33
Hum, as vezes a "condenada" deles é somente para te venderem um nova, te devolverem a de outra camionete e a turbina da sua camionete vai parar em uma outra camionete de um bruxo deles, sendo que todos saem ganhando, menos vc.

Na república da Brazuela tudo é possível... rsrsrs

Glaicon
04/10/2017, 06:58
Pouca gente faz isso. E aquela mania de acelerar antes de desligar piora mais.
E isto é tão errado, que na oficina da concessionária Scania é chamado de "parada quente".
Eleva a temperatura da turbina e corta repentinamente o resfriamento.:concordo:

cemecor
13/10/2017, 22:13
E o desempenho do carro? Notou algo diferente?
Este chiado acho que tem em todas...
Busca outra opinião!

Hoje levei a viatura para avaliação numa oficina especializada em turbinas.

Realmente as paletas do rotor já estavam danificadas, só não sei quanto tempo a turbina iria resistir, mas resolvi fazer o reparo que ficou em "apenas" R$ 1.750,00... bem infeior ao orçamento de R$ 9.000,00 da conce$$ionária por uma turbina nova, totalmente desnecessária.

Sergio c
13/10/2017, 22:57
Realmente é uma bela economia de R$, como dizem, com as CSS tem que ficar não com um, mas com dois pés para trás heheheheh
Hoje levei a viatura para avaliação numa oficina especializada em turbinas.

Realmente as paletas do rotor já estavam danificadas, só não sei quanto tempo a turbina iria resistir, mas resolvi fazer o reparo que ficou em "apenas" R$ 1.750,00... bem infeior ao orçamento de R$ 9.000,00 da conce$$ionária por uma turbina nova, totalmente desnecessária.

cemecor
05/11/2017, 09:52
O pior é que depois do "reparo" a turbina voltou a chiar.:evil:

Ainda bem que o "conserto" está na garantia.

Sergio c
05/11/2017, 11:27
Quantos meses de garantia eles deram?
O pior é que depois do "reparo" a turbina voltou a chiar.:evil:

Ainda bem que o "conserto" está na garantia.

cemecor
08/11/2017, 21:00
Quantos meses de garantia eles deram?

Noventa dias... mas já torrei o saco com a Hilux... não me adaptei ao carro.

Vou vendê-la e comprar outro SUV, uma Disco 4 SE.

Sergio c
08/11/2017, 21:19
É, a Hilux é meio bruta mesmo e se algumas começam a dar zica, parece que não termina nunca hehe.
Noventa dias... mas já torrei o saco com a Hilux... não me adaptei ao carro.

Vou vendê-la e comprar outro SUV, uma Disco 4 SE.

cemecor
18/11/2017, 18:34
Estou retornando ao tópico para esclarecer o acontecido com a minha SW4.

Quando levei na revisão dos 70.000 Km, a viatura apresentava um chiado em primeira marcha. A autorizada condenou a turbina sugerindo a substituição da mesma pela bagatela de R$ 9.000,00.

Inconformado com o orçamento, levei a VTR numa oficina especializada em turbinas. A mesma foi reparada apenas substituindo o rotor, cujas paletas realmente já estavam com as bordas danificadas, mas nada que comprometesse o desempenho da peça ou da VTR. Este reparo ficou em R$ 1.700,00.

Mas para a minha infelicidade, o chiado voltou. Desta vez levei num mecânico zé ruela perto da minha casa e ele me disse que o chiado era o retentor do diferencial dianteiro LE... levantou o carro e reproduziu o chiado girando a roda. :parede::evil:

Enfim, o serviço ficou em míseros R$ 250,00 e o chiado sumiu definitivamente.:D

Vivendo e aprendendo.:twisted:

broadcast33
27/01/2018, 19:32
Muito cuidado com recondicionamento de turbinas, muitas das vezes o miolo (reparo) não é original e não processa o correto volume de ar, fazendo a viatura perder potência. Aqui mesmo no fórum , varias pessoas já reportaram este fato.

Zenon
26/07/2018, 16:56
Amigo, seu problema foi resolvido? Tenho uma 2008, que está se aproximando dos 170.000, e a turbina deu problema essa semana, levei na autorizada e recomendaram troca, no módico valor de 10.000 a turbina, kkk. Vou comprara uma nova no paralelo, recondicionar será minha segunda opção por aqui. Me conta mais se possível sobre tua resolução para o problema.

victtoreng
03/07/2019, 20:25
Prezados,

cheguei de uma viagem longa (650km ida e 650 volta). Após chegar, notei que o carro perdeu um pouco da força na aceleração.

Fiz a troca de óleo e filtros e solicitei ao mecânico para suspender o carro para fazer aquela inspeção básica do fundo do carro. Vi que a turbina estava merejando um pouco no lado quente.

Vocês tem alguma ideia se isto significa que a turbina se foi?

Eu sempre faço o procedimento de partida e parada do carro, porém a minha esposa passa grande parte do tempo com o carro e eu não sei se ela faz o procedimento corretamente.

Vocês sabem quais outros sinais eu preciso observar no carro? Há algum outro sensor (pressão de ar, MAF) que posso verificar? Alguém tem os valores de referência destes sensores?

Agradeço.

Axwolf26
04/07/2019, 07:55
é sem duvida uma forma de salvaguardar a vida util de um turbo.

WanBass
11/07/2019, 17:32
Boa tarde amigos, minha `S` 2008 esta com 240 mil kilometros rodados e agora apresentou o temível assoviado da turbina, alguém sabe de algum lugar em Goiânia que eu posso resolver isso ?
Abs

TTJPX
22/08/2019, 11:54
Boa tarde amigos, minha `S` 2008 esta com 240 mil kilometros rodados e agora apresentou o temível assoviado da turbina, alguém sabe de algum lugar em Goiânia que eu posso resolver isso ?
Abs

Bom dia!
Percebi que esse assoviado parece ser meio normal nas SW4, pelo menos na minha e em outras 4 que andei, incluindo uma 2014, todas sem exceção estão assoviando.

A minha é 2010, e de presente já ganhei um problema na turbina com apenas uma semana de uso comigo rsrs, é um presente e tanto para quem pagou 90k numa viatura que dizem ser extremante robusta.
Voltando ao "assoviado" e ao problema na turbina, apesar do assovio o problema na minha turbina (pelo menos até eu desmontar e verificar melhor) é apenas o variador travado. Com o variador travado a turbina não enche deixando o carro em modo de segurança, não passa de 1100rpm.
Vou tentar retirar hoje e destravar o variador. Depois posto o resultado aqui.

Abs.

Glaicon
23/08/2019, 06:19
Bom dia!
Percebi que esse assoviado parece ser meio normal nas SW4, pelo menos na minha e em outras 4 que andei, incluindo uma 2014, todas sem exceção estão assoviando.

A minha é 2010, e de presente já ganhei um problema na turbina com apenas uma semana de uso comigo rsrs, é um presente e tanto para quem pagou 90k numa viatura que dizem ser extremante robusta.
Voltando ao "assoviado" e ao problema na turbina, apesar do assovio o problema na minha turbina (pelo menos até eu desmontar e verificar melhor) é apenas o variador travado. Com o variador travado a turbina não enche deixando o carro em modo de segurança, não passa de 1100rpm.
Vou tentar retirar hoje e destravar o variador. Depois posto o resultado aqui.

Abs.
Wander, meu amigo Marcos, que tem uma base da SW4 2010 montada sob uma Bandeirante, na véspera da nossa viagem para Mendoza agora em julho, estava com a viatura entrando em modo segurança, quando andava em rodovia, tipo 100 Km/h ou mais.
Desligava a chave, esperava um pouco, e tudo voltava ao normal.
Depois de acontecer algumas vezes voltou ao mecânico.
Verificada a turbina, era o eixo variador da mesma carbonizado.
Ele utiliza o S500.
Feita a limpeza, efetuados testes em estrada, tudo certo.
Rodamos 5.500 Km´s sem qualquer problema.
Por isso, faça essa limpeza e teste.
Boa sorte!:concordo:

TTJPX
26/08/2019, 13:30
Wander, meu amigo Marcos, que tem uma base da SW4 2010 montada sob uma Bandeirante, na véspera da nossa viagem para Mendoza agora em julho, estava com a viatura entrando em modo segurança, quando andava em rodovia, tipo 100 Km/h ou mais.
Desligava a chave, esperava um pouco, e tudo voltava ao normal.
Depois de acontecer algumas vezes voltou ao mecânico.
Verificada a turbina, era o eixo variador da mesma carbonizado.
Ele utiliza o S500.
Feita a limpeza, efetuados testes em estrada, tudo certo.
Rodamos 5.500 Km´s sem qualquer problema.
Por isso, faça essa limpeza e teste.
Boa sorte!:concordo:

Glaicon, retirei a turbina neste fim de semana passado. Destravei o variador. Remontei no lugar e o carro passou a funcionar corretamente, sem acender a luz de injeção ou entrar em modo de segurança. Porém a turbina ficou fazendo um barulho irritante na transição de marcha lenta até cerca de 2000rpms. Um barulho alto, parecendo barulho de sirene, tao alto que chama a atenção das pessoas na rua. Não pode ser normal isso. O barulho reduz muito após o aquecimento do carro.
Durante a avaliação da turbina, não percebi qualquer folga no eixo do rotor, vazamentos de óleo para os caracóis quente / frio, deformações nos rotores ou qualquer outro problema. A turbina parece nova, dado o estado que vi.
Enfim, vou continuar pesquisando para ver se encontro uma solução, já que não vejo sentido em levar a turbina para recondicionamento no estado que ela se encontra.

abs.

Glaicon
27/08/2019, 06:05
Glaicon, retirei a turbina neste fim de semana passado. Destravei o variador. Remontei no lugar e o carro passou a funcionar corretamente, sem acender a luz de injeção ou entrar em modo de segurança. Porém a turbina ficou fazendo um barulho irritante na transição de marcha lenta até cerca de 2000rpms. Um barulho alto, parecendo barulho de sirene, tao alto que chama a atenção das pessoas na rua. Não pode ser normal isso. O barulho reduz muito após o aquecimento do carro.
Durante a avaliação da turbina, não percebi qualquer folga no eixo do rotor, vazamentos de óleo para os caracóis quente / frio, deformações nos rotores ou qualquer outro problema. A turbina parece nova, dado o estado que vi.
Enfim, vou continuar pesquisando para ver se encontro uma solução, já que não vejo sentido em levar a turbina para recondicionamento no estado que ela se encontra.
abs.
Você mesmo que faz a manutenção da sua viatura?
Acho muito legal essa capacidade.
Só me falta espaço, conhecimento, ferramentas e, coragem!:mrgreen:

TTJPX
27/08/2019, 13:21
Você mesmo que faz a manutenção da sua viatura?
Acho muito legal essa capacidade.
Só me falta espaço, conhecimento, ferramentas e, coragem!:mrgreen:

Sim Glaicon, tenho jipe, estou montando uma Pick-Up JPX do chassi e de quebra adaptando um novo motor.
No caso da SW4, é a minha primeira experiência com Toyota (antes tive uma Silverado Grand Blazer MWM 6TCA), não conheço nada da marca Toy ainda. Comprei o carro pela fama da robustez o que infelizmente não se confirmou.
De qualquer modo, com o tempo aprenderei a mexer nessa linha da SW4. Minha formação é em Elétrica e sistemas eletrônicos, mas dou meus pitacos na mecânica como Robby.
Antes de descobrir que o problema era na turbina, eu retirei o coletor de admissão e fiz a descarbonização completa dele, já que era um possível modo de falha para o sintoma que o carro apresentava. Para quem tem a SW4 ou Hilux há muito tempo é interessante fazer essa limpeza, já que a situação é bem complicada, até acho que com o tempo é perigoso obstruir completamente a passagem de ar do coletor para o motor. Como esse coletor é variável, as borboletas ficam completamente sujas, é realmente muito estranho.

abs.

CAPT GOTTLIEB
05/09/2019, 18:57
Gabriel, segue uma foto (meia-boca) do adesivo da Prado. Imagino que as instruções devam ser as mesmas.

Newton Guerra, a divulgação deste adesivo é ótima, pois muitos desconhecem estes detalhes para diesel turbinados.
Obrigado.

CAPT GOTTLIEB
05/09/2019, 19:38
Minha Hilux é 1998, DLX, CD, 2.8 diesel 4x4. Motor fracote (3 L) de 78 CV. Está comigo há 20 anos e sou o segundo dono. Quem comprou rodou apenas 5.000 Km e detestou a caminhonete, pois estava acostumado com veículos a gasolina. Há 3 anos atrás, já com 235.000 Km coloquei uma turbina Garrett REMAN T2 .48.35 Wastgate até 0,8 Kgf/cm². É a turbina usada pelas montadoras da Sprinter 310 (MB) e a S-10 (GM). O mais caro não foi a turbina e sim o kit e a revisão da bomba injetora. Agora a Hilux está com 255.000 Km e continua rodando bem. A turbina aumentou a aceleração (potência) e o torque e isto me permite ultrapassagens mais seguras, que era meu objetivo principal.

Se a turbina um dia der problema não vou levar em concessionária Toyota, pois não confio. Mas como toda a instalação está feita eu certamente trocaria a turbina gasta por uma nova ou reman. Na minha opinião se o diesel for turbinado corretamente e o motorista respeitar os limites do motor a turbina poderá ter vida longa e sem problemas. Viajo a 90-120 Km/h, se a estrada permitir, pois minha turbina é relativamente pequena, enche rápido, porém não deve ser forçada em altas velocidades. Além disso a válvula Wastgate calibrada em 0,8 Kgf/cm² também ajuda.

Para a Hilux turbinada de fábrica deve ser mais fácil. Se a turbina não tiver mais conserto pode-se trocar por um modelo similar e não necessariamente precisa ser igual ao da fábrica, pois temos boas marcas à disposição.

568558 568559 568560

TTJPX
11/09/2019, 11:44

abs.

Bom dia pessoal,
Infelizmente o problema do barulho excessivo realmente era a turbina com parte do rotor da cx quente quebrado. Foi um dano muito pequeno, mas suficiente para provocar um barulho bem alto, embora continuasse funcionando bem.
Eu mesmo iria fazer a troca do conjunto central (cerca de 800 reais um conjunto rotativo novo), mas preferi fazer em uma loja de turbinas, por falta de tempo.
Agora é rodar para e ver quanto tempo vai durar.

abs.