PDA

Ver Versão Completa : 1975 CJ5 Militar Canhoneiro - Vulgo " PF "



Jeepolas
25/03/2016, 14:44
Queridos colegas,
Minha intenção abrindo este tópico é poder compartilhar informações, aprender e fazer amigos.
Recentemente virei papai de um menino apaixonado por jipes (não precisa nem fazer teste de DNA) e para selar esta relação resolvi comprar um Willys para dar início a um projeto a longo prazo, sem pressa, até porque as prioridades no momento são outras.
Como o universo costuma a conspirar neste tipo de situação acabei achando a viatura perfeita para o propósito, dentro do orçamento, perto de casa e também de um pai e filho, que diante de tantos outros projetos pendentes decidiram por abrir mão dele. Estabelecemos um vínculo muito bacana, reiterando estou no caminho certo.
Para evitar de colocar os pés pelas mãos e acabar desvirtuando o objetivo principal da compra do jipe não estou dando muita bola para os sussurros do Jaques e duendes (sim, já começaram !!) convicto que é para ser algo prazeroso e demorado.
Sendo assim, enumerei abaixo as etapas que entendo serem as mais sensatas, aliadas sempre com a nossa disponibilidade de tempo e dinheiro.

1.) desmontar tudo, fazer um inventário e regularizar a documentação. (primeiro emplacamento)
2.) jatear as peças, carroceria e chassi para avaliação correta do que temos "na mão".
3.) Confirmar o tipo de destinação do projeto, alterações, aprimoramentos, custos, etc.
4.) Ainda muito distante.....

Notem no item 03 que eu digo "confirmar", isto porque já temos em mente que será preservado ao máximo a originalidade do jipe, contudo também vamos fazer trilhas e passeios, sendo necessário alguns up's "eficientes", tipo gaiola, guincho, suspensão, etc...
Bem galera, acho que é isso aí. Fiquem à vontade para comentar, dar palpites, sugestões, críticas construtivas, etc...
Seguem fotos da viatura, carinhosamente apelidada de "PF" em razão do projeto Pai & Filho.
Um grande abraço e feliz páscoa à todos e família.

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jeep-militar-canhoneira-398511-MLB20592382328_022016-F.jpg

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jeep-militar-canhoneira-670611-MLB20592384111_022016-F.jpg
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/jeep-militar-canhoneira-845611-MLB20592383078_022016-F.jpg

Jeepolas
25/03/2016, 19:41
Ao longo deste ano focaremos apenas no item 01, ou seja desmontagem e inicio das burocráticas etapas jurídicas e administrativas para a legalização da viatura. Nenhum bicho de sete cabeças, mas demora um pouco.... Apenas e tão somente após o sinal verde é que o projeto começará de verdade. Calculo por volta de 02 anos de sussurros nos ouvidos, rsrs, neste ínterim o lance é ir devagarinho fazendo uma reserva de capital.

Como falei anteriormente iremos preservar as características originais, o que não significa ter um jeep de museu, até porque não sou nenhum zé frisinho, conquanto gosto de preservar a história sendo este um dos motivos de ter escolhido um ex-combatente e não um Cj5 civil para o projeto.

O projeto visa trilhas médias mantendo o powertrain original (BF161, cambio 3 marchas, reduzida willys), o que automaticamente já impõem algumas limitações.

Os sapatinhos serão os BF's 265/75 recapados montadas em rodas 7" com offset negativo e miolos originais. Tamanho equivalente ao 33" mas não tão largo.

Partindo deste pressuposto, surgiu a dúvida (culpa dos duendes) de como será a suspensão. Li e reli diversos posts sobre SPOA, SPUA, Jumelos Revolver, Jumelo alto/baixo, feixes toyota, blazer/S10... enfim, busquei informação antes de sair atirando para todo o lado.

Muitos são a favor de SPOAR se for para utilizar pneus de 35" para cima, contudo constatei que utilizando molas originais cansadas, porém ainda com certo angulo, elas ficam praticamente retas quando SPOADAS e o jeep não fica aquele monstro de alto. Certamente que altera o CG mas não é algo de outro mundo. Segue foto do Cj5 de algum colega do fórum, que desde já peço autorização de utilizar como exemplo, reparem que ele utiliza os feixes originais e pneus 7.50 e não ficou desproporcional.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/2844d1369549822t-feixe-de-molas-abrindo-o-bico-mvc-017f2_167.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/2901d1369549822t-feixe-de-molas-abrindo-o-bico-mvc-019f2_181.jpg

No caso do PF os feixes tbm estão cansadinhos o que serviu de estopim para atiçar uns outros aqui...

Já a segunda opção seria utilizar os JR SPUADOS apenas na traseira substituindo as molas mestres por novas para ele deixar de ser kart e ganhar alguma articulação adicional. (sei que os JR's terão sua eficácia/abertura limitada)

Ocorre que o nosso Willys é um canhoneiro e possui molas helicoidais na traseira para absorver o coice do canhão 106mm.

Diante deste detalhe, pergunto:

É possível substituir a mola original por outra mais longa para trabalhar junto com o JR? Na "teoria" uma mola mais longa comprimida quando o revolver abrir a mola ajudaria a trazer para baixo o lado que precisar mais da tração, viajei legal ou tem alguma lógica neste meu pensamento?

Resumindo a novela.

1-) SPOA feixe original cansado e nada mais.
ou
2-) deixar SPUADO trocando a mestre e colocando o JR na traseira.

Ajudas e sugestões são mais do que bem vindas !!

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jeep-militar-canhoneira-429511-MLB20592383142_022016-F.jpg

rudger
26/03/2016, 05:04
Primeiramente boa sorte nesta empreitada. Uma dica que eu daria seria vc tentar regularizar a documentação do jeep antes de qualquer coisa. com o jeep desmontado vc não consegue resolver isso. E se eu não me engano para regularizar a documentação e emplacar o veiculo precisa estar funcionando, com todos itens de elétrica, freio, pneus em condições etc.

Jeepolas
26/03/2016, 18:50
Primeiramente boa sorte nesta empreitada. Uma dica que eu daria seria vc tentar regularizar a documentação do jeep antes de qualquer coisa. com o jeep desmontado vc não consegue resolver isso. E se eu não me engano para regularizar a documentação e emplacar o veiculo precisa estar funcionando, com todos itens de elétrica, freio, pneus em condições etc.

Valeu Rudger ! Realmente temos um longo caminho a percorrer.
Primeiramente eu preciso me tornar proprietário da viatura, legalmente detenho apenas a posse mansa e pacífica. O meio correto é ingressar com uma ação de usucapião de bem móvel, tenho toda documentação do EB e requisitos necessários, mas sabes como é morosa a nossa justiça..... Só vou começar a mexer após possuir um título judicial me conferindo a propriedade. A parte administrativa (DETRAN) poderei fazer com o veículo montado ou oferecer aquele café para o despachante.
Além disso eu não tenho espaço para ele inteiro na garagem, terei que desmembrá-lo para entrar o carro da patroa...... é preciso ocultar a prova do crime 8--)
Abs.

LuizDP
26/03/2016, 20:18
Deixando a parte burocrática à sua responsabilidade, lhe digo com propriedade, desmontar um jeep para reforma só depois de resolvida a parte mecânica, serão tantas surpresas que depois de tudo pintado e acabado com aquele capricho será de cortar o coração desmontar uma parte mecânica com uma pequena deficiência no acerto depois de tudo pronto, casos que acontecem!(comigo por exemplo). Tente se conter e andar com a viatura após pronta a parte mecânica, depois parta para pintura e acabamentos.
Tentando ajudar!
Abraços e boa empreitada.

O canhoneiro é muito doido né!!! Lindo ele.:palmas:

Abçs

Jeepolas
27/03/2016, 21:06
Deixando a parte burocrática à sua responsabilidade, lhe digo com propriedade, desmontar um jeep para reforma só depois de resolvida a parte mecânica, serão tantas surpresas que depois de tudo pintado e acabado com aquele capricho será de cortar o coração desmontar uma parte mecânica com uma pequena deficiência no acerto depois de tudo pronto, casos que acontecem!(comigo por exemplo). Tente se conter e andar com a viatura após pronta a parte mecânica, depois parta para pintura e acabamentos.
Tentando ajudar!
Abraços e boa empreitada.

O canhoneiro é muito doido né!!! Lindo ele.:palmas:

Abçs


LuizDP, eu também já comecei pelo telhado uma vez .... nunca mais !!

Acho o canhoneiro muito loko, vale à pena preservar a identidade dele.

Olha só a minha fonte de inspiração, o proprietário foi muito feliz nas alterações sem ter descaracterizado a viatura. :drool:

Um Abraço

http://www.c20.com.br/iway/fotos_revenda/370jlkka5ih2-3.jpg

http://www.c20.com.br/iway/fotos_revenda/svyte1y3ljli-1.jpg

http://www.c20.com.br/iway/fotos_revenda/uape2p6b4tyi-2.jpg

titanium
28/03/2016, 07:15
Jeepolas, Parabéns pelo projeto PF (Pai & Filho)!

Muito bom ter filhos que têm o mesmo fascínio por jipes..

O Jipinho está muito bonito!
Mesmo sabendo que não é um projeto com pressa, acho que vale a pena acertar a mecânica antes de desmontar, mesmo que para isso você precise deixar o PF encostado na casa de um amigo, parente ou mesmo alugada...

Abraços e sorte na empreitada!

tuna
28/03/2016, 07:32
Bela viatura, acompanhando aqui

[]´s

canhoneiro
11/04/2016, 10:49
Jeepolas, Parabéns pela aquisição. Isto traz memórias de minha saga" Comprei um "Canhoneiro" e parti para a restauração já há algum tempo. Hoje a viatura está "QUASE" pronta... (porque nunca cansamos de arranjar algum acessório para incrementar...).
Pois bem, você adquiriu de leilão? tem documentação? é o que você vai precisar! infelizmente neste nosso Brasil, a burocracia impera e emperra. Você terá que dar entrada como um carro novo, sem emplacamento, pois viaturas operacionais do Exército, não possuem e não precisam licença civil, já que são utilizados em situações específicas. Breve posto fotos de antes e depois da viatura, por aqui. Precisando, me envie e-mail e envio informações. Abraços a todos. PRA FRENTE GUERREIRO!

Helder Rêgo
12/04/2016, 14:23
Muito bonito!!! Tenta entrar com a ação judicial o quanto antes. Com certeza é belo pai e filho unidos nessa empreitada.

Punch
12/04/2016, 16:23
Parabéns pelo belíssimo projeto, ainda mais envolvendo assim, pai e filho. Sensacional.

Edu Ortega
16/05/2016, 00:22
Jeepolas, parabéns pelo projeto e pela escolha da viatura!!
Eu também tenho um CJ5 canhoneiro 1975 que está sendo documentado, comprei em leilão o Exército em dezembro de 2015, com a nota fiscal do leilão já dei entrada na documentação junto ao Detran(mas o processo é muito demorado).
O proprietário anterior não lhe forneceu a nota fiscal do leilão?