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Ver Versão Completa : Válvula de alivio sportage TDI 2.0



ReX__
24/03/2016, 09:28
Bom dia, Srs.

Minha sportage estava com um problema na turbina e decidi trocar o conjunto rotativo por um novo e agora me informara que a válvula de alivio da turbina está com problemas e que tenho que "recondicionar" ela ou comprar outra. Como já comprei um conjunto rotativo novo, queria comprar também a válvula nova, até porque estão cobrando 250 dilmas para recondicionar.



Vi no mercado livre que a válvula de alivio do fiat marea turbo é bem parecida, será que posso utilizar ela ?


Alguém tem alguma sugestão ?

Obrigado :computador:

ReX__
29/03/2016, 08:32
Comprei a válvula do fiat marea turbo e estou aguardando chegar, vou adaptar, vamos ver como fica.. Vou colocar com manômetro de pressão do turbo para ajustar até 0,85 bar que é a pressão da turbina original da sportage

Atuador P/ Válvula De Alívio Incorporada Marea Turbo - R$ 138,79 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704284671-atuador-p-valvula-de-alivio-incorporada-marea-turbo-_JM)

mfdomingues
29/03/2016, 09:46
Comprei a válvula do fiat marea turbo e estou aguardando chegar, vou adaptar, vamos ver como fica.. Vou colocar com manômetro de pressão do turbo para ajustar até 0,85 bar que é a pressão da turbina original da sportage

Atuador P/ Válvula De Alívio Incorporada Marea Turbo - R$ 138,79 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704284671-atuador-p-valvula-de-alivio-incorporada-marea-turbo-_JM)


ReX, se vai mexer na wastegate da turbina da uma olhada na bomba injetora para equilibrar a mistura, o excesso de ar pode empobrecer a mistura e causar falha de lubrificação nos pistões.

A minha tem o manômetro para turbina, ajuda muito a entender / monitorar a temperatura do motor, turbina com baixa pressão eh motor quente na certa.

Abs e boa sorte.

ReX__
29/03/2016, 10:15
ReX, se vai mexer na wastegate da turbina da uma olhada na bomba injetora para equilibrar a mistura, o excesso de ar pode empobrecer a mistura e causar falha de lubrificação nos pistões.

A minha tem o manômetro para turbina, ajuda muito a entender / monitorar a temperatura do motor, turbina com baixa pressão eh motor quente na certa.

Abs e boa sorte.

mfdomingues, qual a pressão que está trabalhando a sua turbina hoje ? 0,85 bar é o máximo ?

mfdomingues
29/03/2016, 13:35
mfdomingues, qual a pressão que está trabalhando a sua turbina hoje ? 0,85 bar é o máximo ?

A minha atua com 0,75 bar, mas por opção minha, pois, a minha bomba foi retificada recentemente e não está tão legal assim (tenho que mexer nos bicos que foram "alargados" pelo antigo proprietário e necessitam ser substituídos), ai deixei a bomba e a turbina mais comportadas (xoxa para kct)

Quanto ao máximo isto depende da regulagem da wastegate, a minha quando estava com o motor ruim cheguei a por 1 bar, mas, isto é pedir para acabar com o motor precocemente, aumentamos a pressão, fiz umas voltas percebi que ela arranca muito mais fácil, mas o final é sempre o mesmo, não adianta. Voltei para a oficina e pedi para baixar como o bombista havia sugerido.

Novamente cuidado, pressão da turbina tem que acompanhar a evolução da bomba e vice versa, senão é pedir para ter problemas muito rapidamente e o pior bem onerosos.

ReX__
29/03/2016, 16:22
A minha atua com 0,75 bar, mas por opção minha, pois, a minha bomba foi retificada recentemente e não está tão legal assim (tenho que mexer nos bicos que foram "alargados" pelo antigo proprietário e necessitam ser substituídos), ai deixei a bomba e a turbina mais comportadas (xoxa para kct)

Quanto ao máximo isto depende da regulagem da wastegate, a minha quando estava com o motor ruim cheguei a por 1 bar, mas, isto é pedir para acabar com o motor precocemente, aumentamos a pressão, fiz umas voltas percebi que ela arranca muito mais fácil, mas o final é sempre o mesmo, não adianta. Voltei para a oficina e pedi para baixar como o bombista havia sugerido.

Novamente cuidado, pressão da turbina tem que acompanhar a evolução da bomba e vice versa, senão é pedir para ter problemas muito rapidamente e o pior bem onerosos.


Meu motor foi retificado recentemente e a bomba revisada está com alguns meses, vou colocar a pressão do turbo dentro dos padrões de fábrica mesmo.. obrigado pelas dicas, abraço :safari-rig:

ReX__
22/04/2016, 16:41
Mandei em um torneiro para fazer a adaptação do encaixe da válvula e já está montada na turbina e funcionando. :safari-rig:

rDuran
24/04/2016, 11:37
Mandei em um torneiro para fazer a adaptação do encaixe da válvula e já está montada na turbina e funcionando. :safari-rig:


Que bom que deu certo. Se possível mais além mande fotos da adaptação, e qual foi a dificuldade,
quanto a regulagem da pressão da turbina deixou em 0,85?

ReX__
26/04/2016, 17:05
Que bom que deu certo. Se possível mais além mande fotos da adaptação, e qual foi a dificuldade,
quanto a regulagem da pressão da turbina deixou em 0,85?

Dificuldade foi ter que retirar a turbina completa(caixa quente e fria) para que pudesse realizar a adaptação correta com o torneiro mecânico fazendo 2 furos mais próximos e cortando a chapa de suporte, outro ponto é a porca de regulagem da válvula que tem que ser ajustada após a instalação com um manômetro de pressão para ficar em 0,85 bar de pressão.

Vou postar fotos depois de como ficou..

mfdomingues
26/04/2016, 19:44
Dificuldade foi ter que retirar a turbina completa(caixa quente e fria) para que pudesse realizar a adaptação correta com o torneiro mecânico fazendo 2 furos mais próximos e cortando a chapa de suporte, outro ponto é a porca de regulagem da válvula que tem que ser ajustada após a instalação com um manômetro de pressão para ficar em 0,85 bar de pressão.

Vou postar fotos depois de como ficou..

ReX, mas a questão toda da mudança foi uma opção técnica por não encontrar as peças, ou melhora na performance do material?

Verifica bem a refrigeração desta turbina, postei no "Sportage Fervendo" que uma mangueira da minha estourou bem ali, não perdeu água, mas poderia ter prejudicado a longo prazo, essa turbina esquenta muito.