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Ver Versão Completa : Diferencial Destruido INACREDITAVEL



JAIME
22/03/2016, 21:59
Andando a 40km/h, em asfalto, ouvindo musica, comecei a ouvir ruidos. Desliguei o motor em movimento, coloquei em ponto morto e o barulho continuava. Resultado, diferencial detonou, sem mais nem menos, sem dar explicaçao. Meu Troller 2010 que anda 99% do tempo no asfalto, nao faz trilha, troca de todos os oleos absolutamente em dia na Luzescar, mecanica a qual confio plenamente. INJUSTIÇA INEXPLICAVEL. Bem, meu carro tem 190 M km mas eh tratado a pao de lo. Nao tem gambiarra. O que houve, nao sei!

Neste momento esta no mecanico substituindo tudo.como pode acontecer isto com um Dana sem mais nem menos?

Alguem pode me informar o oleo recomendado pelo manual para o diferencial traseiro? Eh o 75W140 ou 85W140, ou qual?

homerohermida
23/03/2016, 00:38
Nenhum dos dois. O correto é o 85W-140 LS.

TCHEIGOR
23/03/2016, 01:20
o uso do óleo errado pode dar problema, mas não sei se tanto a ponto de quebrar. No máximo acelerar desgaste ou superaquecer... o diferencial tinha LSD? (bloqueio por deslizamento limitado?)

Ps: opa, editando pois só agora li a msg do Homero, pelo código do óleo tem LSD sim.
já li relato de acidente com capotagem devido ao travamento de uma só roda traseira por conta de uso de óleo errado no diferencial LSD, que causou travamento dos discos causando o acidente. Talvez tu ainda tenha tido sorte (sempre tento ver o lado bom da coisa) e moeu a engrenagem antes de travar a roda e te jogar pro mato.

JAIME
23/03/2016, 04:29
Prezados,

Creio que sob este ponto de vista tive srte sim. Porem estou impressionado com a fragilidade do equipamento. o uso do carro, da forma que dirijo, esta muito aquem de seu dimensionamento, talvez uns 30%. Dirijo muito leve, quase motorista de madame. O oleo utilizado pela Luzescar era exatamente este 85W140LS so nao sei a marca. Minha pergunta foi porque como o ocorrido foi em Macae, os reparos estao sendo feitos aqui e quero garantir a recolocaçao do oleo correto. O diferencial eh original, creio que bloqueio 70%. Fico p...to porque em um Corolla, Fusca ou Fiat Uno nao acontece isso. Eh fo...da.

NAO CONSIGO EXPLICAÇAO PARA O FATO! QUE M....DA DE DANA EH ESSE? Vou andar carregando o carro no colo daqui para frente. Imaginem se tivesse colocado o Chip 240 hp que pretendia!!!

homerohermida
23/03/2016, 09:34
Acho sinceramente que você teve azar.

JAIME
23/03/2016, 10:15
Acho sinceramente que você teve azar.

Ok Homero, mas creio que para tudo há uma causa. O azar pode ser no sentido de falha espúria no aço das engrenagens, ou seja, algo que passou pelo processo de inspeção na fabricação. Espero que seja isso, pois como um avião não cai duas vezes no mesmo lugar (pelo menos o mesmo avião por certo não cai) como vou remontar meu diferencial com peça originais e com quem sabe fazer, creio não terei problema nunca mais. De qualquer forma vou fotografar as peças danificadas e postar aqui. Vou me divertir (fazer do limão uma limonada) tentando identificar a causa.

Fabio_Roberto
23/03/2016, 11:09
Normalmente isso não acontece... mas tem algumas coisas que tem que levar em consideração.

Pegou o jipe zero km?
Qual tamanho dos pneus, se usa somente asfalto não deve ser maio que 33 imagino.
As vezes um tranco mais forte ou algo do tipo pode quebrar um dente, e dai para ficar banguelo é rapidinho... tem que ir excluindo as possibilidades, muitas vezes abrindo da para ter uma noção do que aconteceu, se não ficou muito destruído. Coloca uma foto aí para o pessoal dar uma olhada.

Aproveita a oportunidade e coloca um Truetrac Eaton (3700,00) ou a cópia do truetrac da Enfer ( 1900,00) é infinitamente melhor que o original, a tração realmente é 75%, não é necessário óleo LS, não desgasta discos pq o sistema é engrenagem. Eu tenho os dois, Eaton a traseira e Enfer na dianteira, uso todo dia no asfalto como vc não diria 99% mas 90% com certeza. já rodamos 50 mil km e tudo em ordem.... muito bom mesmo!

Martin427
23/03/2016, 13:52
Tive exatamente o mesmo problema, exatamente nas mesmas condições, exceto que meu carro tinha 50.000 km.

JAIME
23/03/2016, 16:51
Normalmente isso não acontece... mas tem algumas coisas que tem que levar em consideração.

Pegou o jipe zero km?
Qual tamanho dos pneus, se usa somente asfalto não deve ser maio que 33 imagino.
As vezes um tranco mais forte ou algo do tipo pode quebrar um dente, e dai para ficar banguelo é rapidinho... tem que ir excluindo as possibilidades, muitas vezes abrindo da para ter uma noção do que aconteceu, se não ficou muito destruído. Coloca uma foto aí para o pessoal dar uma olhada.

Aproveita a oportunidade e coloca um Truetrac Eaton (3700,00) ou a cópia do truetrac da Enfer ( 1900,00) é infinitamente melhor que o original, a tração realmente é 75%, não é necessário óleo LS, não desgasta discos pq o sistema é engrenagem. Eu tenho os dois, Eaton a traseira e Enfer na dianteira, uso todo dia no asfalto como vc não diria 99% mas 90% com certeza. já rodamos 50 mil km e tudo em ordem.... muito bom mesmo!

Meu pneu é o 265/70, não e este o problema. Posso garantir que não houve tranco absolutamente nenhum. Já comprei as peças originais, não tenho condições logísticas de substituir por EATON, preciso do carro pronto amanhã para sair daqui. Vou postar as fotos.

Meu mecânico sugeriu colocar o oleo 75W140 LS ao inves do 85w140 LS, segundo ele tem um range de viscosidade maior, alguem ve problema?

Walter da Camper
23/03/2016, 17:17
Jaime, qual exatamente foi o problema?
Desgaste (folga) nos dentes da coroa/pinhão? ou quebra dos dentes?
Desgaste (folga) nos dentes das planetárias/satélites ou quebra dos dentes?
E os rolamentos? Tinha algum quebrado ou muito folgado?
Não teve o óleo contaminado com infiltração de água de inundação?
Ou teria escapado algum dos parafusos que prende a coroa e foi mastigado pelas engrenagens?
Como poder ver, são muitas variáveis para se chegar numa explicação lógica.

JAIME
23/03/2016, 20:22
Bem, as coisas aparentemente e teoricamente começam a se esclarecer. Pude ver as engrenagens retiradas e junto c meu mecanico analisar. Havia desgaste normal no conjunto como um todo. Rolamentos com pequenas folgas. Dois dentes do pinhao quebrados e um dente da coroa quebrado. O grande detalhe esclarecedor da forma que ocorreu o problema comigo, sem que eu houvesse causado tranco ou esforços adicionais no sistema. Um dos dentes do pinhao, claramente, estava quebrado ha muito tempo.A base dele estava escura como o restante das engrenagens. O outro dente e o da coroa quebraram agora, comigo, a base estava clarinha. Concluindo, o dente quebrado ha muito tempo, provavelmente com o prprietario anterior, permaneceu quieto no fundo do diferencial por longo tempo, sem dar sinais de vida. Sabe se la porque resolveu agora subir e se se meter no meio das engrenagens quebrando o outro dente do pinhao e o da coroa, sem que eu tivesse provocado isto, de forma aleatoria, caotica. Outra possibilidade eh que mesmo que o dwnte quebrado ha muito tempo nao tenha subido, os demais, por sobre esforço, pela ausencia do primeiro, vieram a se romper, em cadeia. Esta foi minha conclusao.

homerohermida
23/03/2016, 22:32
Se a cada 30.000km a tampa deve ser retirada para se trocar o óleo, como um dente estaria quebrado a muito tempo
e ninguém nunca viu? E há um forte imã na tampa. Um dente facilmente ficaria preso nele. Também ninguém viu?

JAIME
23/03/2016, 22:48
Isto nao sei explicar, mas parece fazer sentido. O fato eh que ha um indicio muito forte, pelo menos visual, de que um dos dentes tem a base enegrecida pelo tempo e o outro nao. Amanha qdo pegar o carro e as peças vou limpar cuidadosamente e verificar c lupa.

E qto ao oleo, algo contra usar o 75W140LS.

homerohermida
24/03/2016, 09:38
Não tenho elementos para recomendar ou não esse óleo. Teoricamente parece ser melhor...

JAIME
24/03/2016, 12:34
Pois é. É o que o meu mecanico afirma.. Ele trabalha ha pelo menos 30 anos com 4x4, faz tudo no Troller. Tem inúmeros diferenciais quebrados na oficina dele. Interessante é o lado prático de nossos mecanicos aqui no Brasil. Se voce buscar instruções sobre como montar um diferencial vai encontrar uso de paquímetro, micrômetro e sabe-se lá mais o que(basta ver na internet). Sabe como ele faz? Rola um papel entre as engrenagens. Se o papel rasgar, tem que folgar(tirar ou colocar arruelas, não sei bem; se o papel não marcar os dentes das engrenagens, tem que apertar. A regulagem está correta qdo o papel fica marcado sem rasgar. Pior que dá certo, é prática. Ele me mostrou tênues marcas de desgaste nos dentes que segundo ele, se montar assim, ronca direto. Já errou e aprendeu durante a vida prática.

gustavo25
25/03/2016, 17:32
quando eu jogava basquete com um pessoal (bem) mais velho aos finais de semana, a zueira que rolava nas discussões quando havia um lance polêmico era: o "ancião" sempre clamava "eu jogo isso há 40 anos" e a resposta dos mais novos era sempre "e não aprendeu ainda ?"

o relato acima foi para contextualizar o que vc mesmo disse. Seu mecânico trabalha há 30 anos com 4x4 e tem vários diferenciais quebrados na oficina dele, o do seu carro quebrou agora; ele não usa ferramentas para remontar o sistema, usa "a prática"

reflita...

JAIME
26/03/2016, 12:00
quando eu jogava basquete com um pessoal (bem) mais velho aos finais de semana, a zueira que rolava nas discussões quando havia um lance polêmico era: o "ancião" sempre clamava "eu jogo isso há 40 anos" e a resposta dos mais novos era sempre "e não aprendeu ainda ?"

o relato acima foi para contextualizar o que vc mesmo disse. Seu mecânico trabalha há 30 anos com 4x4 e tem vários diferenciais quebrados na oficina dele, o do seu carro quebrou agora; ele não usa ferramentas para remontar o sistema, usa "a prática"

reflita...

Infelizmente não posso escolher. Estamos no Brasil e no Rio de Janeiro. Sou engenheiro e trabalho ha 37 anos, conheço muito bem normas e sua utilização. Mas conheço também o lado prático das coisa, que quando consolidado por ampla experiencia, funciona. Aliás mesmo na engenharia, em casos extremos temos que abrir mão das normas e sermos "engenheiros", desde que, obviamente, assumamos o que fazemos. No caso do mecanico, como disse, não tenho escolha. NÃO HÁ DISPONIBILIDADE em minha região de qualquer mecanica que trabalhe tecnicamente, com manuais de fabricante, normas, paquimetros, micrometros. Como disse, não tenho escolha, esta é minha reflexão.

Aliás, mudando um pouco, peguei o carro. Não ficou bom não, ficou excelente. Não ronca, não tem mais aquela folga que eu inocentemente achava que era cruzeta, parece um carro zero bala. Quando peguei falei ao mecanico, vou dar uma testada pra ver, ok? Ele respondeu: não precisa, é so ir embora. Mecanico experiente, dito e feito. Como disse, não tive escolha, tive que arriscar e deu certo.

Me posicionando ao Homero, tivemos trabalho em retirar os dois dentes quebrados do diferencial. Quando quebra eles ficam sim lá dentro, não vão para a tampa, muito menos para o ímã que acho que funciona só para limalhas. Estavam la atras, e so na troca de óleo não seriam percebidos, deu trabalho para tirar.

De qualquer modo, dente quebrado antes ou não , conclui, depois de pegar o carro com diferencial novo, que havia desgaste acentuado, o que só agora sei, era sentido com a folga que eu identificava como sendo da cruzeta e não era.

urso branco
26/03/2016, 21:38
Oi Jaime...

Mais de trinta anos atrais...eu aprendei o professao do mecanico...no concessionaro Chevrolet..na alemanha..
Na quele dias...um mecanico velho..com muito experiencia fiz a mesma coisa com o Differencial. .ele nunca percisava ferramentos especiais par ajeitar um differencial.

Tambem...nunca um cliente reclamou..

Abracos Jurgen

homerohermida
26/03/2016, 21:56
Infelizmente não posso escolher. Estamos no Brasil e no Rio de Janeiro. Sou engenheiro e trabalho ha 37 anos, conheço muito bem normas e sua utilização. Mas conheço também o lado prático das coisa, que quando consolidado por ampla experiencia, funciona. Aliás mesmo na engenharia, em casos extremos temos que abrir mão das normas e sermos "engenheiros", desde que, obviamente, assumamos o que fazemos. No caso do mecanico, como disse, não tenho escolha. NÃO HÁ DISPONIBILIDADE em minha região de qualquer mecanica que trabalhe tecnicamente, com manuais de fabricante, normas, paquimetros, micrometros. Como disse, não tenho escolha, esta é minha reflexão.

Aliás, mudando um pouco, peguei o carro. Não ficou bom não, ficou excelente. Não ronca, não tem mais aquela folga que eu inocentemente achava que era cruzeta, parece um carro zero bala. Quando peguei falei ao mecanico, vou dar uma testada pra ver, ok? Ele respondeu: não precisa, é so ir embora. Mecanico experiente, dito e feito. Como disse, não tive escolha, tive que arriscar e deu certo.

Me posicionando ao Homero, tivemos trabalho em retirar os dois dentes quebrados do diferencial. Quando quebra eles ficam sim lá dentro, não vão para a tampa, muito menos para o ímã que acho que funciona só para limalhas. Estavam la atras, e so na troca de óleo não seriam percebidos, deu trabalho para tirar.

De qualquer modo, dente quebrado antes ou não , conclui, depois de pegar o carro com diferencial novo, que havia desgaste acentuado, o que só agora sei, era sentido com a folga que eu identificava como sendo da cruzeta e não era.
Preciso saber onde é que fica esse mecânico?

JAIME
27/03/2016, 13:04
Preciso saber onde é que fica esse mecânico?

Caro Homero,

Minha mecânica aqui no Rio é a Luzescar, o Nelson é 10. Ele tem um especialista em diferenciais, se não me engano, em São Cristóvão. Acontece que perdi meu diferencial na região de Macaé. Me lembrei então, com a ajuda de um amigo, que em Macaé tinha uma oficina mecânica que só mexe e faz qualquer adaptação em veículos 4x4, o Elias (a oficina parece que não tem nome, é o Elias mecânico). O cara também é 10. A principio fui lá e pedi a ele para tirar meus semi eixos porque eu queria trazer o carro para o Rio. Ele, com espanto, me perguntou, porque??? Eu expliquei e ele falou, "negativo". "Vai levar porque? Aqui agente faz tudo em 4x4, quanto mais Troller". Me passou, a partir dai, extrema segurança. Como eu, há mais de 10 anos atras já havia consertando minha Band com ele, resolvi tentar. Na mosca. Um dia para receber as peças de São Paulo, encomendadas por ele e um dia para montar. SERVIÇO PERFEITO.

Resultado prático: Meu mecânico no Rio >> Luzescar. Em macaé>>Elias mecânico

Paulo Sousa
31/03/2016, 13:40
Jaime! acho que é o material que não suporta nosso ritmo :) eu também não faço trilhas, só uso na cidade e na BR e vez por outra nas enchentes de Recife :) Aconteceu a mesma coisa com o diferencial do meu Troller T4 2013 com todas as revisões em dia.