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Ver Versão Completa : Restauração Bandeirante 82 - Fortaleza



Leiom
20/03/2016, 17:30
Ola colegas de fórum, eu e meu pai sempre fomos fãs de carros 4x4 e depois que comprei o meu primeiro, uma Tracker08 ele aumentou o desejo de entrar de novo nesse mundo, pois já teve uma bandeirante no passado.

Acabamos comprando uma Band 82 por um preço muito bom, que obviamente precisava ser mais bem tratada, porque não era mais utilizada. Achamos ela um pouco por acaso, pois sempre víamos ela estacionada no mesmo local perto da casa do ex-dono, até que um dia pedimos para o nosso meca ir lá dar uma olhada, por coincidência o dono tinha acabado de decidir vende-la, e para nossa sorte foi só dar uma carga na bateria e o carro ligou perfeitamente.

Aqui vão algumas fotos dela depois da compra:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525166-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-2015.10.17-4-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525167-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-2015.10.18-2-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525168-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-2015.10.17-3-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525169-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-2015.10.17-1-.jpg

Leiom
20/03/2016, 17:37
Decidimos fazer uma reforma geral no carro, porque realmente era preciso, era possível devido ao preço que pagamos e também para descobrir seu estado e o que ela já tinha como modificação.

Começa o desmonte:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525170&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525171&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525172&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525173&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525174&stc=1

A suspensão parecia original, o chassi estava em ótimo estado, mas apareceram alguns podres na carroceria, mas ja esperávamos esse problema.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525175&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525176&stc=1

Leiom
20/03/2016, 17:40
Algumas fotos do chassi já trabalhado e pintado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525178&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525177&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525179&stc=1

E do motor:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525180&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525181&stc=1

Leiom
20/03/2016, 17:48
A carroceria precisou de bastante tempo, muita solda e ajuste para ser feito. Mas o funileiro é muito bom e trabalha bem com calma.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525183&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525182&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525184&stc=1

O teto decidimos que não valia a pena tentar restaurar, estava muito destruído, parece que o dono antigo usou uma capa e ela acabou acumulando agua que acabou com o teto. Mandamos fazer o teto de fibra com um velho conhecido do nosso mecânico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525185&stc=1

Leiom
20/03/2016, 17:51
Gostaria de saber com o pessoal experiente de Band daqui (que são muitos :D) se essas rodas são as originais, e qual o tamanho do pneu adequado para ela, e qual o maior possivel que podemos colocar também.

E outra modificação que já vi que todos que não tem que fazer é a instalação dos freios a disco. Onde eu posso comprar para essa 82, eles são meio que plug and play? Obrigado.

Denise Ávila
20/03/2016, 20:34
Colega, seja bem vindo a este família de amantes e loucos por Band.
As rodas parecem ser originais, mas por foto não tem como ter certeza pois existem imitações. É o modelo Direcional, um roda esportiva que era opcional de fábrica. Se for original a marca é Mangels.
Qto aos pneus os colegas mais experientes virão te ajudar, mas se eu não me engano, num veículo original você consegue colocar até 31". Mais que isso exige ajustes e modificações que vão do simples ajuste no paralamas e calços maiores à cortes na caixa de roda e regulagem na caixa de direção.
Parabéns




Gostaria de saber com o pessoal experiente de Band daqui (que são muitos :D) se essas rodas são as originais, e qual o tamanho do pneu adequado para ela, e qual o maior possivel que podemos colocar também.

E outra modificação que já vi que todos que não tem que fazer é a instalação dos freios a disco. Onde eu posso comprar para essa 82, eles são meio que plug and play? Obrigado.

hercilio.neto
20/03/2016, 22:40
Leiom
Quando se pode desmontar a Band é a oportunidade de se conhecer o real estado do jipe.
O meu, quando foi desmontado e jateado, pudemos constatar como o estado da lata estava deplorável, mas ao mesmo tempo foi tranquilizador porque não ficou nada pra trás.

Vi pelas fotos que não tem o filtro de ar, sugiro utilizar filtro seco.
Também recomendo a instalação de freios a disco. A adaptação é relativamente simples, é praticamente plug and play, mas precisa ver se o offset da roda oferece espaço para as pinças.

Fiquei curioso a respeito da peça (parecida com um cogumelo) presa ao lado do radiador. Pra que serve?

O pneu original do jipe é 650x16 e das picapes é 750x16. Equivalem a 29 e 31 polegadas, respectivamente.
Muitos colegas preferem rodas de 15" porque tem mais opções de pneus.
Até 31" não é necessário nenhuma alteração.

Wanderband
20/03/2016, 22:51
Gostaria de saber com o pessoal experiente de Band daqui (que são muitos :D) se essas rodas são as originais, e qual o tamanho do pneu adequado para ela, e qual o maior possivel que podemos colocar também.

E outra modificação que já vi que todos que não tem que fazer é a instalação dos freios a disco. Onde eu posso comprar para essa 82, eles são meio que plug and play? Obrigado.

Fala Leiom, seja bem bem vindo!! Também sou de Fortaleza e tenho uma Jipe Band. Vamos lá, quanto à sua pergunta, como a colega Denise falou, as rodas parecem ser originais e, quanto ao tamanho dos pneus, até 31 polegadas cabe sem mexer nos calços de cabines, agora, acima disso tem que aumentar o tamanho dos calços (10 calços de cabines + calço do suporte da grade dianteira). No meu jipe quando eu coloquei os BF 33", tive que fazer calços de cabine com 5 cm de altura (1,5 polegadas). P.S tem que mexer também na parede corta-fogo (por onde passa a coluna de direção).

Para colocar freio a disco nas quatro, compra um jogo de pinça para bandeirante freio a disco (ano 96 pra cima) não sei muito como é a instalação nas 4 rodas, a minha só tem disco na frente.

Segue foto do meu com pneu 33" (foto quando fiz a troca da caixa sincronizada de 4 marchas pela de 5 marchas).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525199-resturacao-bandeirantes-82-fortaleza-20151205_104319.jpg Qualquer dúvida, pergunta ae.. Se eu souber ajudo ok :grin:

Dimasi
21/03/2016, 08:48
Para rodas aro 16", o 265/75 R16 cabem sem problema. Os 285 já podem pegar. Se quiser medidas próximas aos originais usa o 235/85 R16. O freio a disco é P&P. Com rodas aro 15" tem que verificar o off set para não pegar. Dá uma cotada na Tração mania e na tropa 4X4.

Sergio c
21/03/2016, 08:59
Leiom, sucesso na reforma aí, vai ficar um especial essa band depois de restaurada.

Rodrigo-ce
21/03/2016, 10:35
Leiom tu compraste a band do Jaime.
Essa band passou um milhão de anos perto do estádio do PV, coberta com um plástico esperando alguém corajoso para comprá-la.
A tempos atrás ofereci ao Jaime 13 mil e ele quis me enganar.
É a vida, felicidades com o seu jeep.

Sergioporto
21/03/2016, 13:04
Leiom
Quando se pode desmontar a Band é a oportunidade de se conhecer o real estado do jipe.
O meu, quando foi desmontado e jateado, pudemos constatar como o estado da lata estava deplorável, mas ao mesmo tempo foi tranquilizador porque não ficou nada pra trás.

Vi pelas fotos que não tem o filtro de ar, sugiro utilizar filtro seco.
Também recomendo a instalação de freios a disco. A adaptação é relativamente simples, é praticamente plug and play, mas precisa ver se o offset da roda oferece espaço para as pinças.

Fiquei curioso a respeito da peça (parecida com um cogumelo) presa ao lado do radiador. Pra que serve?

O pneu original do jipe é 650x16 e das picapes é 750x16. Equivalem a 29 e 31 polegadas, respectivamente.
Muitos colegas preferem rodas de 15" porque tem mais opções de pneus.
Até 31" não é necessário nenhuma alteração.
Muito parecido com buzina mas bem antigona.

Carlo Pecca
21/03/2016, 13:14
LEIOM,
vc pode fornecer o contato do cabra que fez o teto de fibra para a tua Band e se possível uma ideia de custo e prazo?

Leiom
21/03/2016, 15:24
Obrigado Denise!

Vou ver se consigo descobrir mesmo se o aro que esta lá é desta marca.


Colega, seja bem vindo a este família de amantes e loucos por Band.
As rodas parecem ser originais, mas por foto não tem como ter certeza pois existem imitações. É o modelo Direcional, um roda esportiva que era opcional de fábrica. Se for original a marca é Mangels.
Qto aos pneus os colegas mais experientes virão te ajudar, mas se eu não me engano, num veículo original você consegue colocar até 31". Mais que isso exige ajustes e modificações que vão do simples ajuste no paralamas e calços maiores à cortes na caixa de roda e regulagem na caixa de direção.
Parabéns

Leiom
21/03/2016, 15:32
Exato Hercilio, está sem o filtro de ar, se eu não me engano tinha um adaptado de fusca pelo snorkel, o que você quer dizer com filtro seco? Vi que existe um kit de filtro de ar na Traçao4x4..

Aquele cogumelo é realmente uma buzina como o Sergioporto comento, só não vou saber responder de onde que ela veio, hahahah.

Não sei se compraremos rodas de 15 no momento, mas realmente é de se pensar, pelo fato que você comentou de ter mais opções de pneus. Obrigado pela resposta!


Leiom
Quando se pode desmontar a Band é a oportunidade de se conhecer o real estado do jipe.
O meu, quando foi desmontado e jateado, pudemos constatar como o estado da lata estava deplorável, mas ao mesmo tempo foi tranquilizador porque não ficou nada pra trás.

Vi pelas fotos que não tem o filtro de ar, sugiro utilizar filtro seco.
Também recomendo a instalação de freios a disco. A adaptação é relativamente simples, é praticamente plug and play, mas precisa ver se o offset da roda oferece espaço para as pinças.

Fiquei curioso a respeito da peça (parecida com um cogumelo) presa ao lado do radiador. Pra que serve?

O pneu original do jipe é 650x16 e das picapes é 750x16. Equivalem a 29 e 31 polegadas, respectivamente.
Muitos colegas preferem rodas de 15" porque tem mais opções de pneus.
Até 31" não é necessário nenhuma alteração.

Leiom
21/03/2016, 16:40
Valeu Wanderband! Mas esse aro que você esta usando é 15?

Leiom
21/03/2016, 16:44
Então são aqueles kit freio a disco ventilado que tem no site traçãomania mesmo correto, na teoria eles servem em Bands de todos os anos?


Para rodas aro 16", o 265/75 R16 cabem sem problema. Os 285 já podem pegar. Se quiser medidas próximas aos originais usa o 235/85 R16. O freio a disco é P&P. Com rodas aro 15" tem que verificar o off set para não pegar. Dá uma cotada na Tração mania e na tropa 4X4.

Leiom
21/03/2016, 16:47
Obrigado Sergio! De noite tentarei colocar mais fotos. Ja praticamente finalizamos a pintura externa.


Leiom, sucesso na reforma aí, vai ficar um especial essa band depois de restaurada.

Leiom
22/03/2016, 08:22
Hahahaa, só pode ser essa. Mas era Jaime ou Janio?

Como eu disse, incrivelmente o carro funcionou de primeira sem aparentar problemas. Como assim ele quis te enganar?


Leiom tu compraste a band do Jaime.
Essa band passou um milhão de anos perto do estádio do PV, coberta com um plástico esperando alguém corajoso para comprá-la.
A tempos atrás ofereci ao Jaime 13 mil e ele quis me enganar.
É a vida, felicidades com o seu jeep.

Leiom
22/03/2016, 20:46
Mais algumas fotos, ja começando a preparar para a pintura:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525364&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525365&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525366&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525367&stc=1

hercilio.neto
22/03/2016, 22:11
Exato Hercilio, está sem o filtro de ar, se eu não me engano tinha um adaptado de fusca pelo snorkel, o que você quer dizer com filtro seco? Vi que existe um kit de filtro de ar na Traçao4x4..


O filtro original da Band com motor OM314 é banhado a óleo.
Já que vai ter que comprar, recomendo utilizar o filtro com elemento da Band com motor OM364.

Leiom
23/03/2016, 08:50
O filtro original da Band com motor OM314 é banhado a óleo.

Eita, dessa eu não sabia.

Rodrigo-ce
23/03/2016, 09:42
Hahahaa, só pode ser essa. Mas era Jaime ou Janio?

Como eu disse, incrivelmente o carro funcionou de primeira sem aparentar problemas. Como assim ele quis te enganar?

Ele aconselhou-me que eu depositasse primeiro depois ele me daria a band. Não gostei da idéia, resolvi desistir da band.
Leiom você conhece o Luciano que trabalha com sucata de band, próximo a rodoviária do Antonio Bezerra. Ele tem alguns pares de eixo moderno por lá.
O eixo dianteiro dessa toy é o modelo antigo com garfos no lugar das homocinética. Ele é muito resiste, mas tem um problema os garfos não são mais vendidos.
O eixo traseiro é original do jeep, como você falou que vai usar pneus maiores aconselho mudar para eixo flutuante.
O Luciano recebe os teus eixos, em contra partida você arranja com ele um eixo traseiro flutuante e um dianteiro moderno.

Rodrigo-ce
23/03/2016, 10:11
Caso precise comprar peças para toy aqui em Fortaleza, procure a loja KRM, fica na Maraponga responsável José Maria, ele vende peças para quase todos os anos da bandeirante (KRM, rua França, 1216 Maraponga (85) 3495 1408/ 3495 2359/ 3495 9399)
O filtro de ar seco vai encontrar nas lojas para caminhão próximo ao viaduto do Makro na Aerolandia. Filtro do caminhão MB 709 com motor 364 ou se quiser coisa maior filtro do MB 914.

Cenora
23/03/2016, 21:20
Rodrigo,vc teria o contato do Luciano?
Gostaria de dar uma olhada no que ele tem lá, precisamos marcar de você ver a Band.
Leiom seja bem vindo.

Leiom
25/03/2016, 07:59
Caso precise comprar peças para toy aqui em Fortaleza, procure a loja KRM, fica na Maraponga responsável José Maria, ele vende peças para quase todos os anos da bandeirante (KRM, rua França, 1216 Maraponga (85) 3495 1408/ 3495 2359/ 3495 9399)
O filtro de ar seco vai encontrar nas lojas para caminhão próximo ao viaduto do Makro na Aerolandia. Filtro do caminhão MB 709 com motor 364 ou se quiser coisa maior filtro do MB 914.

O meca falou justamente da KRM, talvez seja uma das poucas em fortaleza. E eu acho que sei esse perto do Antonio Bezerra, que tem até uns jipes estacionados.

Vamos na KRM nesse sabado, estamos precisando comprar uma infinidade de borrachas hhahaha, procurar por la.
Boa dica do filtro de ar.

Leiom
25/03/2016, 08:39
Continuando com a restauração, onde parece que so aparecem problemas todo dia, quando estavamos na restauraçao das laterais (onde vão os vidros que correm e o abaulado) vimos que o estado que estavam não iam ficar perfeitos no momento da montagem. A parte inferior teve que ser muito reconstituída e ficamos com receio de afetar negativamente a estrutura.
Resultado, mandamos fazer de fibra também, não estava da ideia inicial mas com certeza era o certo a se fazer, e ainda mais com todas as vantagens que a fibra faz.
As peças de preto ja são de fibra:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525495&stc=1

E na verdade praticamente um dia depois disso veio a questão maior ainda, quando fomos montar tudo, com o teto e laterais de fibra e o resto ainda original, olha que beleza! Não encaixava legal, não porque as peças eram mal fabricadas, pelo contrario, achei muito boas, mas porque simplesmente porque não ficava perfeito o encaixe com a porta traseira e o para-brisas.
Ai vem aquelas enroladas/problemas tipicos de meca, não me levem a mal, nosso mecânico é de extrema confiança, foi mais um mal entendido com o cara da fibra também. Os moldes que ele tem, ou que ele usou, são de bandeirantes 94, por isso a pequena dificuldade na hora da montagem.
Não esquentamos muito a cabeça não também, infelizmente eu e meu pai não podemos acompanhar muito de perto o trabalho, por questão de tempo. Mandamos fazer a porta traseira e o para-brisas também em fibra com o mesmo molde!
O carro ta cada dia mais leve, hahahaha:D
Seguem fotos da montagem com todas as peças:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525496&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525498&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525499&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525500&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525501&stc=1

Wanderband
25/03/2016, 18:26
Valeu Wanderband! Mas esse aro que você esta usando é 15?
Sim, aro 15. Tá ficando Show sua reforma.. Acompanhando..:news-coffee:..

Leiom
28/03/2016, 10:19
Sim, aro 15. Tá ficando Show sua reforma.. Acompanhando..:news-coffee:..

Valeu Wanderband!
Po, vi uma band com a cor parecida com a sua na Av. do aeroporto ontem perto da hora do almoço, mas não cheguei muito perto e nao tive certeza, e estava sem o estepe na porta traseira também.

Wanderband
28/03/2016, 16:31
Valeu Wanderband!
Po, vi uma band com a cor parecida com a sua na Av. do aeroporto ontem perto da hora do almoço, mas não cheguei muito perto e nao tive certeza, e estava sem o estepe na porta traseira também.

Não era a minha. kkk :safari-rig: Valeuu

Rodrigo-ce
28/03/2016, 21:18
Leiom tudo beleza?
Como é que está a reforma? Tu conseguiste as borrachas.
Caso você precise de informações sobre locais para compra de peças, configurações para a band, sucatas, revenda de peças ou mesmo trocar idéias é só falar.
Aguardando novas imagens da reforma.

Leiom
29/03/2016, 23:21
Leiom tudo beleza?
Como é que está a reforma? Tu conseguiste as borrachas.
Caso você precise de informações sobre locais para compra de peças, configurações para a band, sucatas, revenda de peças ou mesmo trocar idéias é só falar.
Aguardando novas imagens da reforma.

Conseguimos comprar todas as borrachas, é borracha que não acaba mais!! La na KRM mesmo.
Pra ser bem sincero não estou focando tanto em modificaçoes mecanicas agora, ainda porque não sei mesmo o que ela esta precisando, vamos colocar ela para rodar e testar. Obrigado pela força, precisarei dela com certeza, hahaha

Leiom
29/03/2016, 23:24
Mais fotos, com a pintura ja quase 100%, sem polimento/retoques finais:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525864&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525865&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525866&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525867&stc=1

Rodrigo-ce
29/03/2016, 23:42
Ficou muito bacana, estilo clássico com o teto branco.
Leiom não leve a mal, mas pelo tratamento que o Jairo dava a band e pelo tempo que ficou parada merece a troca dos líquidos dos diferencias, do motor, dos freios que já devem estar comprometido.

Denise Ávila
30/03/2016, 07:34
Leiom, complementando o que o Rodrigo falou, limpe toda linha de combustível (troque o tanque se ainda for de metal) e revise a BI trocando também os bicos.
Diesel parado cria uma borra que é a pior coisa para a BI e o motor.
Boa sorte!

Leiom
30/03/2016, 08:31
Obrigado Rodrigo e Denise! Mas não se preocupem, o que me referi na mensagem anterior eram peças e modificações do estilo de suspensão, troca de diferenciais e/ou semi-eixos.

Todo e qualquer óleo lubrificante será novo, e após um mês ou dois tentando rodar bastante serão trocados novamente, removendo quaisquer resquícios de sujeira ou limalhas. Inclusive também checando vazamento em conexões, acoplamentos e tampões.
Da mesma forma deixando o sistema o mais limpo possível para o funcionamento do motor, o que for possível fazer dentro da oficina na verdade.

Leiom
05/04/2016, 13:46
Amigos, essa band 82 possui a caixa seca com reduzida de fabrica correto? Já vi gente/relatos que era assim a partir de 81, 82 ou 83, alguém pode me confirmar?

E em relação ao tanque de combustível de plástico, existe alguma vantagem do tanque da CLA sobre o da tração mania ou vice e versa?

Detalhe: essa última semana a restauração foi meio lenta, sem muito avanço, acontece as vezes essas paradas em restaurações... infelizmente, próximas fotos estaremos com todas as borrachas, parafusos e filtro de ar instalados.

Denise Ávila
05/04/2016, 16:23
Amigos, essa band 82 possui a caixa seca com reduzida de fabrica correto? Já vi gente/relatos que era assim a partir de 81, 82 ou 83, alguém pode me confirmar?

E em relação ao tanque de combustível de plástico, existe alguma vantagem do tanque da CLA sobre o da tração mania ou vice e versa?

Detalhe: essa última semana a restauração foi meio lenta, sem muito avanço, acontece as vezes essas paradas em restaurações... infelizmente, próximas fotos estaremos com todas as borrachas, parafusos e filtro de ar instalados.





Leiom, originalmente a caixa seca não acompanha a reduzida. Na caixa seca apenas a 3ª e 4ª marchas são sincronizadas, a 1ª e 2ª são secas. A 1ª é curtíssima e faz o papel da reduzida e, normalmente não é usada no âmbito urbano, é com a 2ª que se sai. Portanto não tem t-case, não tem reduzida, apenas o 4x4. Nessa configuração o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
A partir de 82 até 92 as Bands vieram equipadas com as 4 marchas todas sincronizadas, com t-Case e reduzida. Neste caso o diferencial é deslocado para a direita no eixo traseiro.
E a partir de 93 recebeu câmbio de 5 marchas.

felix
05/04/2016, 21:24
leiom,
no segundo semestre de 81 comecaram a ser produzidas as band com cambio sincronizado original de fabrica com cambio de 4marcha,para serem vendidas no inicio do ano de 1982.
algumas foram vendidas/emplacadas no final do ano de 1981,com certeza todas acima de 1982 sao cambio sincronizado.
e algumas 1981 tambem,as que foram compradas/emplacadas no final do ano,como o caso de uma curta/capota de lona que tenho,com cambio 4m sincronzado original de fabrica.mod.81

Rodrigo-ce
05/04/2016, 21:39
Amigos, essa band 82 possui a caixa seca com reduzida de fabrica correto? Já vi gente/relatos que era assim a partir de 81, 82 ou 83, alguém pode me confirmar?

E em relação ao tanque de combustível de plástico, existe alguma vantagem do tanque da CLA sobre o da tração mania ou vice e versa?

Detalhe: essa última semana a restauração foi meio lenta, sem muito avanço, acontece as vezes essas paradas em restaurações... infelizmente, próximas fotos estaremos com todas as borrachas, parafusos e filtro de ar instalados.

O correto é que essa tua band tenha uma caixa de 4 marcha + reduzida.
Mas pelas fotos que aparece do teu chassi a caixa está muito diferente das que eu conheço. Da impressão que adaptaram uma caixa seca para usar com uma reduzida.
Se você precisar de uma caixa de 4 marcha moderna, tem um cara que vende peças para jeep perto do terminal Siqueira ao lado da Logos. Ele tem uma para vender.
O taque da CLA você encontra na loja Incerol perto do colégio sete de Setembro, no centro.
Uma dúvida: Vai usar o tanque no local original ou no local que fica o estepe.?
Caso vá usar o tanque no local do estepe, tem uma opção melhor e mais enconta que o da CLA. Que è o tanque da D20.
É mais barato e tem capacidade bem maior que o da CLA 80L contra 90L D20.
Para ficar o casamento perfeito compre junto com o tanque a bomba da D20
O tanque e bomba da D20 você encontra na loja Bezerra de Oliveira, procure o vendedor Pedro Simão que ele resolve.
Eu uso essa configuração na minha.
Algumas imagens do tanque da D20 para ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526241-resturacao-bandeirantes-82-fortaleza-tanque-da-d20-da-bepo.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526244&stc=1

Rodrigo-ce
05/04/2016, 22:20
Veja as caixas de marchar para para fazer uma comparação.
caixa verde seca, caixa vermelha sincronizada.
Pelo visto a caixa que está na tua band é essa verde seca, da para perceber o cardã atravessado por que o diferencial é moderno com bola centralizada para uma das laterais. Na caixa sincronizada o eixo do cardã fica em linha reta para acoplar no diferencial.

Cenora
05/04/2016, 23:14
Fala Rodrigo, boa noite. Gostei muito do projeto do tanque. A minha tem um adaptado na traseira, mas fica apoiado no assoalho, o que faz perder um espaço na cabine além de elevar o banco traseiro. Depois você poderia me ajudar nesta correção. Tenho que marcar com você um papo para você olhar a Band. Abraço.

Leiom
06/04/2016, 13:19
Leiom, originalmente a caixa seca não acompanha a reduzida. Na caixa seca apenas a 3ª e 4ª marchas são sincronizadas, a 1ª e 2ª são secas. A 1ª é curtíssima e faz o papel da reduzida e, normalmente não é usada no âmbito urbano, é com a 2ª que se sai. Portanto não tem t-case, não tem reduzida, apenas o 4x4. Nessa configuração o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
A partir de 82 até 92 as Bands vieram equipadas com as 4 marchas todas sincronizadas, com t-Case e reduzida. Neste caso o diferencial é deslocado para a direita no eixo traseiro.
E a partir de 93 recebeu câmbio de 5 marchas.

Obrigado Denise, mas justamente, essas informações não estão batendo com o que eu tenho, tenho quase certeza que a minha possui a caixa seca, pelo pouco que dirigi ela parecia bem bem curta mesmo a primeira, e também pelas fotos como o Rodrigo abaixo mencionou parece mesmo a caixa seca.

E não sei não, para mim meu diferencial traseiro parece bem centralizado, o que você acha?

fabiano r
06/04/2016, 13:25
Leiom não tinha ligado você a o tópico rsrsrs estava procurando lá na frota....

Amigo boa sorte ai e qualquer coisa que possa lhe ajudar é só pedir.

Grande abraço!

Fabiano r

Leiom
06/04/2016, 13:33
O correto é que essa tua band tenha uma caixa de 4 marcha + reduzida.
Mas pelas fotos que aparece do teu chassi a caixa está muito diferente das que eu conheço. Da impressão que adaptaram uma caixa seca para usar com uma reduzida.
Se você precisar de uma caixa de 4 marcha moderna, tem um cara que vende peças para jeep perto do terminal Siqueira ao lado da Logos. Ele tem uma para vender.
O taque da CLA você encontra na loja Incerol perto do colégio sete de Setembro, no centro.
Uma dúvida: Vai usar o tanque no local original ou no local que fica o estepe.?
Caso vá usar o tanque no local do estepe, tem uma opção melhor e mais enconta que o da CLA. Que è o tanque da D20.
É mais barato e tem capacidade bem maior que o da CLA 80L contra 90L D20.
Para ficar o casamento perfeito compre junto com o tanque a bomba da D20
O tanque e bomba da D20 você encontra na loja Bezerra de Oliveira, procure o vendedor Pedro Simão que ele resolve.
Eu uso essa configuração na minha.
Algumas imagens do tanque da D20 para ajudar.


Isso que você notou foi justamente o motivo para levantar essa questão, também acho que a caixa que tenho é a seca, pelo visual dela, mas não entendo porque alguém trocaria a sincronizada original pela seca.

Mas aí como ficaria, com a caixa seca + reduzida, ou somente a caixa seca? A t-case da band é junto com a caixa de transferência? Na minha Tracker são caixas independentes.

Muito provavelmente colocaria no lugar do tanque original, vou ligar pra Imcerol ver se eles estão com o tanque. Esse tanque da D20 ficou realmente muito bom, é muito mais difícil de adaptar ele?

Leiom
06/04/2016, 13:42
Leiom não tinha ligado você a o tópico rsrsrs estava procurando lá na frota....

Amigo boa sorte ai e qualquer coisa que possa lhe ajudar é só pedir.

Grande abraço!

Fabiano r

Valeu pelo apoio Fabiano!

Denise Ávila
06/04/2016, 13:45
Obrigado Denise, mas justamente, essas informações não estão batendo com o que eu tenho, tenho quase certeza que a minha possui a caixa seca, pelo pouco que dirigi ela parecia bem bem curta mesmo a primeira, e também pelas fotos como o Rodrigo abaixo mencionou parece mesmo a caixa seca.

E não sei não, para mim meu diferencial traseiro parece bem centralizado, o que você acha?

As fotos não são bem claras. Pela primeira foto não parece estar deslocado, mas pela segunda parece estar sim. De qqr forma não é aconselhável usar assim, ou fica com tudo da seca, ou com tudo da sincronizada (beeeeem melhor), caso contrário o cardã trabalha forçado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525174-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-2015.10.21-20-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/525177-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-2015.11.14-1-.jpg

Leiom
06/04/2016, 14:12
As fotos não são bem claras. Pela primeira foto não parece estar deslocado, mas pela segunda parece estar sim. De qqr forma não é aconselhável usar assim, ou fica com tudo da seca, ou com tudo da sincronizada (beeeeem melhor), caso contrário o cardã trabalha forçado.


Com certeza, eu sei disso, tenho que analisar direito quando eu voltar lá, não pude ir la nesse último final de semana, e no outro eu viajei, é osso! Da noite pro dia eu fiquei com essa dúvida e estou compartilhando com vocês.

Não faz sentido trocar pela seca e deixar o cardã deste jeito, a não ser que o dono antigo quebrou a sincronizada e colocou a seca por ser mais barata mesmo. Sei lá..

fabiano r
07/04/2016, 08:18
Leiom o cardã parece estar alinhado então vc deve estar com o eixo antigo com bola central, dai está tudo certo, eu rodei um bom tempo com cambio sincronizado e eixo traseiro com bola central, quando deu comprei um diferencial flutuante mas na hora de trocar tive que trocar a satélite o pino e os rolamentos que estavam danificados por forçar na diagonal.

caseiro
07/04/2016, 09:06
Rodrigo
Passa a receita desse tanque da D20, que bomba é essa?
Tanque da D20, Qual pescador, bóia e relógio usar?
Como fica o bocal do tanque?

Caseiro

Leiom
07/04/2016, 09:18
Leiom o cardã parece estar alinhado então vc deve estar com o eixo antigo com bola central, dai está tudo certo, eu rodei um bom tempo com cambio sincronizado e eixo traseiro com bola central, quando deu comprei um diferencial flutuante mas na hora de trocar tive que trocar a satélite o pino e os rolamentos que estavam danificados por forçar na diagonal.

Pois é Fabiano, ta o maior quebra cabeça, mas é assim mesmo!
O diferencial flutuante é uma modificação que vou fazer com certeza, só não no momento.
Só o que ainda não está batendo é porque que estou com a bola central numa band 82.

fabiano r
07/04/2016, 09:27
Pois é Fabiano, ta o maior quebra cabeça, mas é assim mesmo!
O diferencial flutuante é uma modificação que vou fazer com certeza, só não no momento.
Só o que ainda não está batendo é porque que estou com a bola central numa band 82.

Procure trocar o diferencial somente quando trocar o cambio para não ter problemas com cardã na diagonal, como disse parecia estar tudo certo mas quando desmontei que vi que estava moendo tudo de forçar atravessado!

Leiom
10/04/2016, 20:34
Vamos la pessoal, peguei algumas fotos para tentar esclarecer a confusão :D
Ja analisei legal mas a palavra dos especialistas sempre valem mais!!
Seguem as fotos da Band 82:

Diferencial traseiro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526546&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526547&stc=1

Caixa de marcha e acionamento 4x4
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526548&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526549&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526550&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526551&stc=1

Diferencial dianteiro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526552&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526553&stc=1

:violao:

Denise Ávila
10/04/2016, 21:52
Não sou especialista mas vai minha contribuição.
O conjunto todo é da caixa seca, tanto a caixa de câmbio quanto o eixo.
A boa notícia é que não está forçando nada. A má notícia é que é um item que desvaloriza sua Band que, pelo ano, deveria estar com o câmbio sincronizado que, além de mais conforto, conta com a caixa de reduzida.
Há textos que afirmam que o sincronizado começou em 80, outros em 82 mas, em todo caso, a tua já deveria ter o sincronizado.
Você pode optar por trocar de imediato; ficar um tempo assim e posteriormente trocar; ou ficar assim mesmo, tendo em mente que é um item de desvalorização do ano da sua Band.
Pra trocar tem que, além da caixa, trocar o eixo traseiro (flutuante ou semi, tanto faz), trocar cardâ e outras pecinhas mais.
Pode também tentar vender o seu conjunto seco, porém a procura é restrita.

hercilio.neto
10/04/2016, 22:55
Não sou especialista mas vai minha contribuição.
O conjunto todo é da caixa seca, tanto a caixa de câmbio quanto os eixos.
A boa notícia é que não está forçando nada. A má notícia é que é um item que desvaloriza sua Band que, pelo ano, deveria estar com o câmbio sincronizado que, além de mais conforto, conta com a caixa de reduzida.
Há textos que afirmam que o sincronizado começou em 80, outros em 82 mas, em todo caso, a tua já deveria ter o sincronizado.
Você pode optar por trocar de imediato; ficar um tempo assim e posteriormente trocar; ou ficar assim mesmo, tendo em mente que é um item de desvalorização do ano da sua Band.
Pra trocar tem que, além da caixa, trocar o eixo traseiro (flutuante ou semi, tanto faz), trocar cardâ e outras pecinhas mais.
Pode também tentar vender o seu conjunto seco, porém a procura é restrita.
O que é intrigante nesse caso é o fato da Band 92 estar com câmbio seco, pois esses só equiparam as Band até 81.
Não faz muito sentido, mas já vi casos do dono de 2 ou mais Band trocar o conjunto entre elas. Ocorria em empresas também.
Só pra tirar a dúvida, verifique se a numeração do chassi é condizente com o ano de fabricação. O décimo caractere deverá ser a letra "C" que corresponde ao ano 1982.
A substituição dos conjuntos câmbio/T-case e diferencial/eixo não é barata, mas como a Band foi reformada e ficou uma beleza, vai merecer o investimento. Sobretudo se a troca do eixo antigo por um flutuante já estava nos planos.

Leiom
11/04/2016, 08:34
Não sou especialista mas vai minha contribuição.
O conjunto todo é da caixa seca, tanto a caixa de câmbio quanto o eixo.
A boa notícia é que não está forçando nada. A má notícia é que é um item que desvaloriza sua Band que, pelo ano, deveria estar com o câmbio sincronizado que, além de mais conforto, conta com a caixa de reduzida.
Há textos que afirmam que o sincronizado começou em 80, outros em 82 mas, em todo caso, a tua já deveria ter o sincronizado.
Você pode optar por trocar de imediato; ficar um tempo assim e posteriormente trocar; ou ficar assim mesmo, tendo em mente que é um item de desvalorização do ano da sua Band.
Pra trocar tem que, além da caixa, trocar o eixo traseiro (flutuante ou semi, tanto faz), trocar cardâ e outras pecinhas mais.
Pode também tentar vender o seu conjunto seco, porém a procura é restrita.

Exatamente Denise, tudo isso que você falou é o que eu tenho em mente :)
Vim perguntar para vocês justamente por causa desses textos e informações que as vezes parecem não bater 100% com a realidade.
Não iremos trocar de imediato não acredito, vamos rodar com ela e paralelamente vou atrás do conjunto moderno, mas com bastante calma.
O principal necessário é a própria caixa e o diferencial deslocado correto? Vocês tem ideia de quando seria o total das peças, algo em torno de uns 5~6 mil talvez?

Leiom
11/04/2016, 08:42
O que é intrigante nesse caso é o fato da Band 92 estar com câmbio seco, pois esses só equiparam as Band até 81.
Não faz muito sentido, mas já vi casos do dono de 2 ou mais Band trocar o conjunto entre elas. Ocorria em empresas também.
Só pra tirar a dúvida, verifique se a numeração do chassi é condizente com o ano de fabricação. O décimo caractere deverá ser a letra "C" que corresponde ao ano 1982.
A substituição dos conjuntos câmbio/T-case e diferencial/eixo não é barata, mas como a Band foi reformada e ficou uma beleza, vai merecer o investimento. Sobretudo se a troca do eixo antigo por um flutuante já estava nos planos.

Comecei a achar intrigante e corri pro fórum para falar para vocês! heheeh
De fato não faz sentido, quando vi que iríamos comprar uma 82 uma das primeiras coisas que vi de características era que ela tinha a reduzida, e se me lembro bem acho até que ela ainda veio com aquela plaqueta no interior informando como engatar as marchas e lá tinha a reduzida também (vou ter que confirmar isso). E agora estamos com marcha seca e sem reduzida, é uma pena.
Mas assim, não vou me estressar não, vamos colocar ela pra rodar, aproveitar o carro e fazer as modificações/melhorias com o tempo. O carro querendo ou não tem bastante história simplesmente pela idade, e como mencionei compramos ela bem barata também, mais um motivo para não esquentar.
Valeu pela dica do chassi, vou inspecionar lá da próxima vez, é simples assim? Só achar a letra C e é de 82?

Denise Ávila
11/04/2016, 15:49
Leiom, o colega Honório Pavinatto está vendendo um caixa 4 marchas completa com tração e reduzida no grupo do Face Toyota Bandeirante.
Segue o link dele abaixo.
Faceboo (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=584757171691534&set=pcb.1179022208798724&type=3&relevant_count=3)
Se você não for membro do grupo segue o tel. dele (54)9195 6730.
Boa sorte!

hercilio.neto
11/04/2016, 21:28
Mas assim, não vou me estressar não, vamos colocar ela pra rodar, aproveitar o carro e fazer as modificações/melhorias com o tempo. O carro querendo ou não tem bastante história simplesmente pela idade, e como mencionei compramos ela bem barata também, mais um motivo para não esquentar.
Eu tive uma Band 1964 com câmbio seco e era o meu carro do dia a dia. Dá pra rodar tranquilo, inclusive fiz várias viagens e muita trilha.



Valeu pela dica do chassi, vou inspecionar lá da próxima vez, é simples assim? Só achar a letra C e é de 82?
Isso. O décimo caractere é uma letra e corresponde ao ano do carro. 1982 é a letra C.

rfdex
11/04/2016, 22:04
So achei estranho o conjunto MOTOR/CAMBIO estar muito baixo. A minha ano 80 e outras que ja vi, o carter do motor fica mais alto e não "ao lado" do cardã dianteiro. Seria interessante outras fotos de Band com o mesmo motor nos mesmos angulos das que tirou, de modo a comparar!

Sergioporto
11/04/2016, 22:50
So achei estranho o conjunto MOTOR/CAMBIO estar muito baixo. A minha ano 80 e outras que ja vi, o carter do motor fica mais alto e não "ao lado" do cardã dianteiro. Seria interessante outras fotos de Band com o mesmo motor nos mesmos angulos das que tirou, de modo a comparar!
O carter está normal em relação ao cárter ,está com uma distancia boa.Tem toyotas que dependendo da inclinação do eixo ,bate no cárter e em certos caso até furando o mesmo.
Numa Toyota que tive ,coloquei calços embaixo do suporte do motor para afastar mais do eixo.

Leiom
12/04/2016, 08:12
O carter está normal em relação ao cárter ,está com uma distancia boa.Tem toyotas que dependendo da inclinação do eixo ,bate no cárter e em certos caso até furando o mesmo.
Numa Toyota que tive ,coloquei calços embaixo do suporte do motor para afastar mais do eixo.

Como fica essa modificação Sergioporto? Só os calços já resolve, ou precisa adaptar algo mais?

rfdex
12/04/2016, 11:39
Senhores donos de BAND com motor 314 (608), por gentileza postem fotos mostrando a altura e posicao do carter em relacao ao eixo e ao carda dianteiro, de modo a compararmos com a do colega criador do topico!

Eu tenho uma duvida pessoal: o cambio 4 marchas nao possui suporte, logo ele fica apenas apoiado numa travessa. Correto? Enviem fotos por favor.

A minha, como estou reformando inteira, reposicionei (elevei) os suportes do motor no chassi para deixar o conjunto mais alto. Mas podem usar coxins do motor do caminhao Scania, que alem de serem macios e duraveis, sao altos.

Sergioporto
12/04/2016, 23:30
Como fica essa modificação Sergioporto? Só os calços já resolve, ou precisa adaptar algo mais?
Leiom ,pensa o seguinte ;Se tu colocar calços embaixo do suporte de borracha do motor ,inclinando ao oposto do eixo mais tu afastar cárter do eixo ,pois este motor não tem calços na caixa de cambio.

hercilio.neto
14/04/2016, 01:10
Leiom ,pensa o seguinte ;Se tu colocar calços embaixo do suporte de borracha do motor ,inclinando ao oposto do eixo mais tu afastar cárter do eixo ,pois este motor não tem calços na caixa de cambio.
Aliás esse é um ponto fraco desse powertrain. O cambio fica pendurado na capa seca e é fácil quebrar a capa seca
No jipe Band 64, depois de quebrar 2 capas secas, adaptamos um suporte com coxins para o cambio. Resolveu.

pedrofarmacia
14/04/2016, 09:25
Pessoal estou tendo este problema na minha 1964. Fui montar o motor, o carter esta pegando no diferencial, mandei arquear as molas. Mas acho que ficou muito dura as molas traseiras vou esperar montar a carroceria para ver como que vai ficar.

Leiom
15/04/2016, 23:27
Pessoal, alguém sabe me dizer quais as medidas dos parafusos da carroceria da Band?
Vou comprar eles de inox amanha, mas não vou poder passar no meca antes para pegar/ver os parafusos. E tentei dar uma procurada basica mas não encontrei a informação.

iquemonteiro
16/04/2016, 01:21
Pessoal, alguém sabe me dizer quais as medidas dos parafusos da carroceria da Band?
Vou comprar eles de inox amanha, mas não vou poder passar no meca antes para pegar/ver os parafusos. E tentei dar uma procurada basica mas não encontrei a informação.

No fórum dos gringos tem uma lista completa de todos os parafusos da fj40

Segue o link que numa das páginas tem uma planilha de referência

Nuts and Bolts | IH8MUD Foru (http://forum.ih8mud.com/threads/nuts-and-bolts.76927/)

Abs

Leiom
16/04/2016, 16:23
No fórum dos gringos tem uma lista completa de todos os parafusos da fj40

Segue o link que numa das páginas tem uma planilha de referência

Nuts and Bolts | IH8MUD Foru (http://forum.ih8mud.com/threads/nuts-and-bolts.76927/)

Abs

Obrigado pela dica Iquemonteiro! Conseguir compra-los, e bateu legal com essa lista que você passou.

Acho que da para começar a fazer algo com estes..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526815&stc=1

iquemonteiro
16/04/2016, 17:10
Obrigado pela dica Iquemonteiro! Conseguir compra-los, e bateu legal com essa lista que você passou.

Acho que da para começar a fazer algo com estes..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526815-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-dsc_0011.jpg

Os gringos são muito chegados a fazer restaurações completas das fj40 (até os parafusos e porcas eles querem segundo as especificações originais da Toyota). Tirando os motores e alguns pequenos detalhes de acabamento, as FJ40 são mecanicamente idênticas às bands, então muita coisa pode ser reaproveitada (por exemplo, baixei um manual de serviço cheio de fotos no IH8MUD.com | Your Online Toyota Land Cruiser Offroad Resourc (http://www.ih8mud.com) que detalha bem sequências de montagem, desmontagem e regulagem dos diversos sistemas da viatura). Isso supre em parte a carência de informações técnicas mais detalhadas aqui nas terras tupiniquins.

Um enorme problema que temos aqui no Brasil é que as peças são vendidas sem porcas, parafusos, arruelas ou outros itens básicos (lá nos EUA tudo já vem completo). Daí dá-lhe dor de cabeça para substituir peças e tome adaptações que nem sempre funcionam a contento...

Um abraço!

Cenora
17/04/2016, 02:23
Leiom, boa noite. Onde comprou os parafusos, são de Inox?

Sergio c
17/04/2016, 09:18
Aliás esse é um ponto fraco desse powertrain. O cambio fica pendurado na capa seca e é fácil quebrar a capa seca
No jipe Band 64, depois de quebrar 2 capas secas, adaptamos um suporte com coxins para o cambio. Resolveu.
Hercílio, e no câmbio 5m, que é mais comprido que o de 4m, a travessa da caixa está praticamente no início dela, sobrando para trás uma montanha de peso, além do peso do cardã traseiro, imagina o efeito alavanca que não dá nesses parafusos da capa seca quando se passa um quebra mola em velocidade alta.

E que coloca a tomada de força, que é colocada tb bem na traseira da caixa, mais uns 10kg de peso no final da caixa, com o pequeno cardan que sai p frente.

Eu, por via das dúvidas, fiz uma solução caseira com um ferro de construção grosso sobre o chassi e uma corrente passando próximo a campana do freio de mão, isolada por uma borracha de pneu p não raspar na t case. A corrente é boa pois ela acompanha o motor se este se mexer para os lados, e a borracha ajuda a amortecer caso o powertrain suba ou desça um pouco.

Não quero estar no meio de uma trilha e a caixa se soltar da capa seca.

Leiom
17/04/2016, 14:56
Os gringos são muito chegados a fazer restaurações completas das fj40 (até os parafusos e porcas eles querem segundo as especificações originais da Toyota). Tirando os motores e alguns pequenos detalhes de acabamento, as FJ40 são mecanicamente idênticas às bands, então muita coisa pode ser reaproveitada (por exemplo, baixei um manual de serviço cheio de fotos no IH8MUD.com | Your Online Toyota Land Cruiser Offroad Resourc (http://www.ih8mud.com) que detalha bem sequências de montagem, desmontagem e regulagem dos diversos sistemas da viatura). Isso supre em parte a carência de informações técnicas mais detalhadas aqui nas terras tupiniquins.

Um enorme problema que temos aqui no Brasil é que as peças são vendidas sem porcas, parafusos, arruelas ou outros itens básicos (lá nos EUA tudo já vem completo). Daí dá-lhe dor de cabeça para substituir peças e tome adaptações que nem sempre funcionam a contento...

Um abraço!

Realmente são mesmo, o estilo deles é bem diferente do nosso na verdade, ja também acompanhei algumas reformas que eles fazem.
E esse problema acontece de verdade, acaba atrapalhando um pouco a restauração, de vez em quando temos que nos virar o que da mesmo!!

Abraço.

Leiom
17/04/2016, 14:58
Leiom, boa noite. Onde comprou os parafusos, são de Inox?

Opa Cenora, cara, aqui em fortaleza não tem erro, é Dragao dos Parafusos. Tem varias lojas na cidade!

Todos os conjuntos de inox, parafuso, arruela e porca auto travante, ou porca parlock que chamam também.

Leiom
17/04/2016, 15:01
Pessoal, como vocês fazem normalmente a fixação dos parafusos na carroceria, digo, a arruela vai direto na lataria? Vocês não usam nenhum tipo de proteção?

De repente até uma arruela de borracha ou silicone para evitar algum risco na pintura..

iquemonteiro
17/04/2016, 15:40
Pessoal, como vocês fazem normalmente a fixação dos parafusos na carroceria, digo, a arruela vai direto na lataria? Vocês não usam nenhum tipo de proteção?

De repente até uma arruela de borracha ou silicone para evitar algum risco na pintura..

As vezes ajuda banhar os parafusos em silicone, para facilitar uma futura retirada e previnir a infiltração de umidade. Fiz isso nos parafusos da dobradiça do capô e consegui eliminar um vazamento chato onde a água pingava por trás dos pedais...

Abs

Sérgio Bambirra
17/04/2016, 21:23
"As vezes ajuda banhar os parafusos em silicone, para facilitar uma futura retirada e previnir a infiltração de umidade. Fiz isso nos parafusos da dobradiça do capô e consegui eliminar um vazamento chato onde a água pingava por trás dos pedais..."

Que tipo de silicone se usa nesse banho?

Denise Ávila
17/04/2016, 21:38
O mais indicado é o de cura neutra. O de cura acética é corrosivo, não sendo indicado seu uso em ferro e na pintura da lata.

Cenora
17/04/2016, 22:00
Obrigado Leiom

Leiom
21/04/2016, 15:29
Bom pessoal, a reforma ficou meio parada nessas ultimas duas ou tres semanas, acontece infelizmente...

Mas agora retomamos o rumo, umas fotos da instalação dos vidros e borrachas e acabamento interno. Ainda estamos decidindo como vamos deixar o piso na verdade..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527060&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527061&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527062&stc=1

Neste sábado irei comprar todo o material da instalação elétrica, que será refeita do zero também.

Cenora
21/04/2016, 19:34
Esta ficando show... parabéns... Em breve vamos dar umas voltas por Fortaleza.

rfdex
22/04/2016, 22:21
Qual produto voce usou ai no assoalho?

hercilio.neto
22/04/2016, 23:03
Neste sábado irei comprar todo o material da instalação elétrica, que será refeita do zero também.

Tem um pessoal em Brejo da Madre de Deus que vende o chicote pronto. É plug and play.

Sérgio Bambirra
24/04/2016, 22:32
O mais indicado é o de cura neutra. O de cura acética é corrosivo, não sendo indicado seu uso em ferro e na pintura da lata.

Valeu Denise!

Abs.

Leiom
25/04/2016, 08:44
Tem um pessoal em Brejo da Madre de Deus que vende o chicote pronto. É plug and play.

Valeu Hercilio, mas não sei como funcionaria isso não, heheheh

Já fechamos com um eletricista que faz serviço lá na oficina, consegui comprar o material até num preço legal, é só ir no lugar certo em Fortaleza.

Vamos revisar também motor de partida de alternador!

Leiom
26/04/2016, 08:12
Qual produto voce usou ai no assoalho?

Opa rfdex, foi um anti corrosivo (que não vou saber qual no momento, posso perguntar) e Ferrolack depois.

Wanderband
05/05/2016, 17:01
Esta ficando show... parabéns... Em breve vamos dar umas voltas por Fortaleza.
Ôpa, tamo junto!! :safari-rig: kkk

Leiom
09/05/2016, 08:42
Instalação elétrica terminaremos nessa segunda ou terça, logo no final dessa semana ou da próxima já colocaremos a Band para rodar e encaminhar para a o trabalho de tapeçaria.

Algumas fotos do andamento, estamos dando os últimos retoques na pintura, remontando a mecânica, instalação elétrica, pintando as rodas e já recebi o snorkel também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528156&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528157&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528157&stc=1

Leiom
09/05/2016, 08:44
Faltou a do snorkel :)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528158&stc=1

Leiom
09/05/2016, 09:49
Pessoal, estou com um dos meus faróis redondos dianteiros com a lente bem quebrada, e já vi que eles não são tão faceis de encontrar, e ele é daquele tipo todo ¨selado¨.
Existe algum de outro carro que seja possível utilizar? Teve um vendedor que comentou em farol do fusca, mas não soube dar muita certeza.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528168&stc=1

Denise Ávila
09/05/2016, 11:13
Instalação elétrica terminaremos nessa segunda ou terça, logo no final dessa semana ou da próxima já colocaremos a Band para rodar e encaminhar para a o trabalho de tapeçaria.

Algumas fotos do andamento, estamos dando os últimos retoques na pintura, remontando a mecânica, instalação elétrica, pintando as rodas e já recebi o snorkel também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/528156-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-dsc_1627.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/528157-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-dsc_1629.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/528157-restauracao-bandeirante-82-fortaleza-dsc_1629.jpg


Show de bola! Apenas uma observação. Não vai instalar isolamento na parede corta fogo? É super necessário, além do interior do capô, teto e torpedo.

Diogo_Vargas
09/05/2016, 13:30
Os faróis são Sealed Beam, comuns a vários carros. Tem 180mm de diâmetro. Fusca, Opala, Chevette, Corcel, Willys, tudo usa o mesmo farol redondo da Band, e custa barato, menos de 50 reais algumas marcas.

Abraço e acompanhando.

Leiom
10/05/2016, 07:56
Show de bola! Apenas uma observação. Não vai instalar isolamento na parede corta fogo? É super necessário, além do interior do capô, teto e torpedo.

Vamos sim Denise, realmente deixamos um pouco passar o melhor momento, mas ainda vai dar certo. Dá para comprar esse material pela internet, acho que aqui em Fortaleza não é facil de achar.

Leiom
10/05/2016, 07:58
Os faróis são Sealed Beam, comuns a vários carros. Tem 180mm de diâmetro. Fusca, Opala, Chevette, Corcel, Willys, tudo usa o mesmo farol redondo da Band, e custa barato, menos de 50 reais algumas marcas.

Abraço e acompanhando.

Valeu pela info Diogo!

Estou quase terminando de ler seu tópico também, gosto muito de sua BandRed.

Carlo Pecca
11/05/2016, 18:50
Jeion,
vc encontra esses farois nesses sites:
TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 (http://www.tracaomania.com.br) ou
tropa4X4.com.br.
O dois mandam por correio ou transportadora. Um fica em Nova Friburgo/Rio de Janeiro e o outro em Sampa.
As mantas termicas para a parede de fogo (interno e externo-cofre do motor), vc encontra em casa de material de construção e a colocação é por cola de contato e repite ou parafuso. Do jeito que tá na lata, pelas fotos o momento é agora de instalar. No teto e laterai de porta o melhor é os termicos a base de polietireno com folha de aluminio .

Stenio Fernandes
14/05/2016, 11:07
Salve pessoal, sou novato no ramo, hehehe, algum grupo de toyoteiros em fortaleza? Bandoleiros ainda existe?

Dimasi
14/05/2016, 17:49
Existe. Procura o Jojó.

Leiom
27/05/2016, 11:02
Colegas, pode estar devagar mas não está parando!

Nessas duas próximas semanas no máximo já estaremos rodando com a Band, que ainda não tem nome por sinal..

A elétrica já foi toda refeita, filtro de ar seco já no lugar também (só falta os ajustes finais com o snorkel) e tudo mais no lugar para o carro funcionar. Depois disso vamos colocar sapatos novos, provavelmente será um 50/50 mesmo por agora e descobrir os problemas novos que só aparecem quando o carro anda mesmo :putz:
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Leiom
27/05/2016, 11:07
Alguém sabe onde consigo comprar os bumperettes do ¨parachoque¨ traseiro? Eu até gosto do visual deles, nada mais simples e bruto.

Tem um item na tração mania que está como suporte do parachoque traseiro, e realmente parecem muito com o bumperette, mas não tenho certeza. Alguem pode confirmar? Vou comprar umas besteiras no site e queria aproveitar o frete.

http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+ACABAMENTOS+SUPORTE+DO+PARACHOQUE+TRAS EIRO+TOYOTA+BANDEIRANTE+%28JEEP%29-2056.htm

Arildo MT
27/05/2016, 15:19
Sugestões pouco criativas, hormônio, período, regra, tampax, tpm, colorado, melancia, colorau, urucum, sazon, vivo, tocha, dexron, atf.

Sergioporto
27/05/2016, 16:15
Alguém sabe onde consigo comprar os bumperettes do ¨parachoque¨ traseiro? Eu até gosto do visual deles, nada mais simples e bruto.

Tem um item na tração mania que está como suporte do parachoque traseiro, e realmente parecem muito com o bumperette, mas não tenho certeza. Alguem pode confirmar? Vou comprar umas besteiras no site e queria aproveitar o frete.

TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : SUPORTE DO PARACHOQUE TRASEIRO TOYOTA BANDEIRANTE (JEEP) (http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+ACABAMENTOS+SUPORTE+DO+PARACHOQUE+TRAS EIRO+TOYOTA+BANDEIRANTE+%28JEEP%29-2056.htm)
Tem um cara lá no Face ,no grupo das Toyota que está vendendo um par.Dá uma espiada lá.

Carlo Pecca
28/05/2016, 18:18
LEION,
são os próprios que vc quer. Lembre-se: são os Genericos pois os original já era.!

Leiom
29/05/2016, 16:47
Sugestões pouco criativas, hormônio, período, regra, tampax, tpm, colorado, melancia, colorau, urucum, sazon, vivo, tocha, dexron, atf.

Hahahahah, gostei com certeza de tpm e urucum!

Leiom
29/05/2016, 16:47
Tem um cara lá no Face ,no grupo das Toyota que está vendendo um par.Dá uma espiada lá.

Valeu pela dica Sergio!

Leiom
29/05/2016, 16:49
LEION,
são os próprios que vc quer. Lembre-se: são os Genericos pois os original já era.!

Obrigado Carlo, realmente são difíceis, mas nao tem problema, se eu nao achasse ia mandar fazer mesmo um no estilo.

Leiom
11/07/2016, 08:07
É, ainda não saímos do mecânico, negócio difícil e prazeroso ao mesmo tempo isso de reforma total, mesmo demorando ainda não me arrependo, ainda...

Tive um problema na colocação do snorkel que o meca comprou, que vieram junto com as peças de fibra, porque o cara também fabricava o snorkel então aproveitamos.
Problema que ele não deitou legal na Band, além de ser um pouco grande demais, quase não deixava o ¨ar condicionado do pé¨ abrir. Acabamos abortando a instalação e deixamos o snorkel para ups futuros.

Quase quase pronto, mas tive que tirar a caixa de marcha pois o rolamento da embreagem estava preso no eixo, provavelmente o meca foi meio bruto na instalação e deve ter deformado um pouco a manga, mas problema já resolvido.

Próximo final de semana ela deve estar rodando para a garagem de casa mesmo, hahah, assim esperamos, maaaaas de repente algo acontece pra variar..

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hercilio.neto
11/07/2016, 09:14
Leiom
Sua Band está ficando muito bonita. Como é bom ver um trabalho de restauração assim.
Foi uma boa opção a utilização das peças em fibra, você já tinha as portas modernas e agora a porta traseira também.
Na questão estética, eu optaria pela grade branca. Mas preta tá bonita também.
Na parte mecânica, o mais importante é o freio a disco, pelo menos no eixo dianteiro.
Parabéns pelo belo trabalho.

Leiom
12/07/2016, 08:22
Leiom
Sua Band está ficando muito bonita. Como é bom ver um trabalho de restauração assim.
Foi uma boa opção a utilização das peças em fibra, você já tinha as portas modernas e agora a porta traseira também.
Na questão estética, eu optaria pela grade branca. Mas preta tá bonita também.
Na parte mecânica, o mais importante é o freio a disco, pelo menos no eixo dianteiro.
Parabéns pelo belo trabalho.

Obrigado Hercílio, e é muito bom compartilhar isso com vocês.

Nas peças de fibra foi juntar o útil ao agradável, já que as peças que substituímos estavam em fim de vida ou iam dar muito trabalho para restaurar.

A grade branca também fica muito bonita, quem sabe depois pinto ela para dar uma mudada!

Leiom
10/08/2016, 16:17
Bom, a Band já está na garagem, andando bem e não voltara no meca de imediato, talvez só para fazer uns pequenos reparos na pintura que só aparecem quando se examina com bastante calma, ou então se aparecer um problema mecânico muito grande.

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Wanderband
11/08/2016, 15:49
Bom, a Band já está na garagem, andando bem e não voltara no meca de imediato, talvez só para fazer uns pequenos reparos na pintura que só aparecem quando se examina com bastante calma, ou então se aparecer um problema mecânico muito grande.

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Parabéns Leoim, que sua bandeirante lhe traga muitas alegrias!! Bela reforma!
Você está intimado a comparecer no nosso próximo encontro dos Bandoleiros aqui em Fortaleza!!
534251:bye:

Leiom
11/08/2016, 16:57
Parabéns Leoim, que sua bandeirante lhe traga muitas alegrias!! Bela reforma!
Você está intimado a comparecer no nosso próximo encontro dos Bandoleiros aqui em Fortaleza!!
534251:bye:

Opa Wander! Intimação aceita com certeza, hahahah. Dá uma olhada nas mensagens, respondi aquela que você me enviou antes do passeio, coloquei o número do meu celular lá.

Leiom
11/08/2016, 16:59
Já colocando pneus novos e necessários. BF Goodrich AT 265/75.

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fabiano r
12/08/2016, 09:45
Já colocando pneus novos e necessários. BF Goodrich AT 265/75.

534256
Show hein! Parabéns pelo resultado!

hercilio.neto
12/08/2016, 10:12
Já colocando pneus novos e necessários. BF Goodrich AT 265/75.

534256
Muito bacana. Parabéns
O final da reforma é realmente uma conquista.
Você verá a diferença que faz os pneus novos.
Além de deixar o jipe mais macio, o volante fica mais leve e o jipe mais econômico.

Leiom
13/08/2016, 10:13
Show hein! Parabéns pelo resultado!

Obrigado Fabiano! Como eu já disse antes seus posts foram uma inspiração com certeza!

Leiom
13/08/2016, 10:17
Muito bacana. Parabéns
O final da reforma é realmente uma conquista.
Você verá a diferença que faz os pneus novos.
Além de deixar o jipe mais macio, o volante fica mais leve e o jipe mais econômico.

Certamente, foram talvez oito meses na restauração, passando por altos e baixos, hahaha.

Eu estava usando 30 em cada pneu inicialmente, mas já vi que por enquando vou ter que abaixar um pouco esse valor, ainda mais porque os feixes de mola dianteiros precisam ser trocados, então com 30 o passeio ainda está bastante duro.