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Ver Versão Completa : Amortecedor correto para suspensão elevada.



lmazzucatto
01/03/2006, 20:58
Amigos,

levantei a suspensão de meu carro porem encontro agora problemas com os amortecedores. O carro ficou alto como eu queria porem a traseira esta socando e quase sai do chão em estradas de terra.

Algumas pessoas me sugeriram utilizar os amortecedores da Besta GS, que possuem maior curso. Outras me dizem para utilizar os da Kombi Cliper e autros indicam como única solução os Ranchos ($$$!!!).

Alguem aqui já teve problema semelhante? Qual solução adotaram?

Abraços a todos

Luis. :shock:

Astor Dias de Andrade
01/03/2006, 21:33
Luis, acabei de resolver hoje o mesmo problema, de forma até fácil: se vc estiver por perto, ligue para (19) 3234-0531, fale com Renato, ele fabrica um par de amortecedores sob medida para a sua viatura!
Meu Niva teve instalados amortecedores traseiros com curso maior, fabricados com 2 metades de carros diferentes, não sei bem quais, um deles é Ipanema e o outro não me lembro, tem garantia de 1 ano e custa R$ 120,00 o par sem ser a base de troca.

abraços

lmazzucatto
01/03/2006, 22:21
Obrigado pela dica. Estou em Belo Horizonte porem tenho familia e Sorocaba e Jundiaí..

mas aqui... estes amortecedores suportam a carga do niva?? Abraços Luis.

Drovk
02/03/2006, 11:30
Já vi Niva com os amortecedores traseiros da L200 e eles esticam muito, muito mesmo...

Alguém ai tem mais alguma informação sobre este modelo???

1 ab.,
Drovk

alexandre roveri
03/03/2006, 12:49
Drovk !!!

Muito interessante essa sua foto ! :palmas: :palmas: Que mola está usando ? :pensativo:

O grande lance do amortecedor é conjugar o curso dele com a mola, se o amortecedor tiver um curso gigantesco e a mola não acompanhar ela vai sair fora do prato ! Capiti ???

As molas da pampa deixam a trazeira erguida, mas como a carga é muito grande mantem o carro sempre lá em cima, ou seja o amortecedor está sempre em fim de curso aberto !!! Acredito que o ideal é eles estar sempre em meio curso

abraços

MANFREDI
03/03/2006, 14:27
Tirem minha dúvida (e ignorância) quanto a esta foto:

A mola me parece que está presa na bandeja de cima e de baixo ou é uma mola especial, bem esticada e que no plano fica bem encolhida?

Desculpem-me pela ignorancia mas não tinha visto um Niva com este "molejo".

[]s a todos

Drovk
03/03/2006, 19:01
Amigos,

Se não era a original, a mola traseira deste Niva era a da Pampa (dianteira do lado direito - lado do ar condicionado - mola mais firme) e inclui a borracha de final de curso da Pampa também (aquela que fica no alto e que tem um formato tipo cone). O amortecedor é o da L200 e é ele que limita a abertura da mola. Ali ele está no máximo da abertura (ver foto acima).

A mola não fica presa na bandeja e nem no alto, ela fica somente apoiada. Como o peso do jipe, numa posição normal, ela fica encolhida até um certo ponto e é isso que determina a altura do Niva (a medida que a mola vai cansando devido ao uso, ela vai encolhendo mais e mais). Desta forma e na situação acima, se o amortecedor esticasse um pouco mais a mola cairia no chão.

Nesta foto, este Niva estava passando por uma grande depressão do lado que vocês estão vendo acima (foto 1), mas a roda do outro lado estava totalmente recolhida (ver foto abaixo), ou seja, o amortecedor esquerdo está totalmente aberto e o direito totalmente fechado.

Por tudo isso, o ideal é escolher um amortecedor verificando a medida dele fechado e aberto para não correr o risco dele ficar batendo quando estiver fechado ou deixar a mola escapar quando estiver aberto.

Espero ter esclarecido.

1 ab.,
Drovk

MANFREDI
04/03/2006, 09:59
Perfeita a explicação Drovk. Agora começei a entender melhor.

Sabe se além desse amortecedor da L200 e molas da pampa(lado do ar cond) esse Niva tinha alguma outra modificação na suspensão?

Sabe qual Kit de elevação ele tinha?

As molas do Del Rei com ar cond seriam as mesmas da Pampa?

[]s

Drovk
06/03/2006, 11:23
Caro Manfredi,

Se não estou enganado as molas do Del Rey são menores e mais macias. A Pampa é mais alta e mais firme por natureza (além dos pneus maiores ela é própria para carga e estradas de terra).

Com as molas da Pampa você não precisa colocar mais nenhum calço, pois o Niva já fica mais alto uns 3 ou 4 cm (igual ao calço). Vc deverá comprar as molas e a borracha de final de curso (aquela em formato de conte que apóia a mola no alto e que impede que ela sai do local correto).

É melhor comprar as molas mais duras (do lado direito = lado do ar condicionado), pois com as mais macias o Niva fica meio bobo, meio molão e balançando muito a bunda... E quando você coloca peso na traseira (pessoas) ele fica rebaixado e pode até bater um pouco. Um colega nosso testou isso e o resultado foi o descrito acima.

1 ab.,
Drovk

MANFREDI
06/03/2006, 12:56
OK anotado as dicas,

brigadão

[]s

lmazzucatto
07/03/2006, 09:30
Pessoal,

Neste último sábado eu resolvi meu problema de amortecedores.

Instalei os originais do niva na dianteira e os da besta GS na traseira.

Na dianteira, a instalação não mereceu atenção especial, retiramos os antigos e colocamos os novos.

Já na traseira, mesmo utilizando os amortecedores da besta GS que possuem maior curso, precisamos fazer uma adaptação de um anel em cada peça para que ele se encaixasse perfeitamente nos lugares originais. Trocamos tambem os parafusos de fixação.

RESULTADO: Meu niva esta quase 10cm mais alto que o original.. Parte se deve ao kit personalizado para elevar a suspensão, parte é referente a estes amortecedores de maior curso ( fechado ) e outra parte se deve a altura dos pneus que estou utilizando. Com os amortecedores novos ele ficou mais macio, parou de "socar" e "pular" em estradas com costelas... Na cidade, quando pego algum buraco ou passo por uma lombada é muito claro a diferença... Ele esta mais macio sem dúvida alguma.

deixo aqui registrado minha experiencia para voces.

Obrigado e abraços a todos,

Luis Mazzucatto

Cavalcante
07/03/2006, 10:21
All,

estive pensando no assunto e me veio uma idéia, não sei se de girico, mas que pro meu pobre senso faz bastante sentido: quando levantamos o carro, o problema do amortecedor original é seu curso, devido a altura x adicionada, certo? De resto o ammortecedor atende, tanto que é o original do carro. Bom, porque ao invés de sair procurando amortecedores simplesmente não se faz uma adaptação no suporte (pelo lado da carroceria acho que é mais fácil) alongando-o de x. Assim o amortecedor volta à posição original em relação ao eixo. Atrás isso é fácil de resolver. Na frente ainda estou vendo...

Faz sentido, não?

Gerson Jacareí
08/03/2006, 07:14
Pessoal já tive este tipo de problema no meu primeiro niva , levantei a suspensão e os amortecedores ficaram dando final de curso , coloquei os amortecedores da besta mas não deram muito certo , com um mês eles quebraram então parti para uma adaptação mais simples , peguei os amortecedores originais e soldei um anel neles (foto abaixo ) , não tive mais problemas e ficou com um curso de suspensão muito bom , a foto do amortecedor não é do niva e sim do meu engesa que fiz a mesma coisa .

jleo
12/03/2006, 15:39
sou novato no mundo 4x4, estou em fase de negociação na compra de um niva...ainda bem que achei essa mina de informação...quanto à mudança dos locais de fixação dos amortecedores (solda de novo anel, ou suportes) não muda a geometria da suspenção? como é dirigir depois da mudança? se soldar um anel o de baixo (não usado) não é um ponto fragil, podendo entortar ou mesmo quebrar em trilhas mais animadas?