Conectar

Ver Versão Completa : Range Rover Sport 2006 supercharger / Luz suspensão acessa



Daltinho
15/03/2016, 22:40
Boa noite amigos.
Estou chegando hj oficialmente no fórum, entretanto o acompanho a alguns meses antes da compra da minha RRS e decidir-me por ela.

Peço se possível ajuda dos senhores para tal fato:
Ocorre que após a compra do veículo solicitei uma revisão geral no mesmo, mas estou com o veículo a um mês na oficina tendo em vista que segundo informações dos proprietários não identificam uma luz (suspensão) que acende esporadicamente com o veículo em movimento e com a suspensão acionada.
O veículo já passou inclusive pela oficina do Ronald (SP)que gentilmente deu algumas dicas dentre elas para que verificassem a barra estabilizadora, mas o problema permanece e não é identificado por nenhum scanner (tendo em vista que não permanece acessa continuamente).
Diante do exposto, gostaria do auxílio dos senhores, pergunto:
1. Tem alguma sugestão?
2. Será que existe problema em andar assim?

Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços

UiRá
16/03/2016, 12:27
Amigo, algumas sugestões:

1. Não conheço tecnicamente o veículo, mas imagino que tenha sensores de suspensão, muito provavelmente um para cada grupo (rodas, portanto talvez 4 sensores?). Algum destes não poderia estar com sujeira, mal contato, causando a intermitencia?

2. Um detalhe extremamente simples, mas que é comum passar despercebido em veículos com maior quantidade de recursos eletrônicos embarcados é o aterramento. Em caso de um aterramento defeituoso ou deficiente (sujeira, mal contato, etc.) é possível sim surgirem diversos outros "problemas" de luzes acesas sem que um scanner identifique com exatidão de onde vem o problema; Então, peça para verificarem isso, ou você mesmo pode descobrir como, não deve ser bixo de 7 cabeças;

3. Veículos com ABS, EPS e sistemas de Controle de Tração, quando passam por manutenções de componentes de suspensão e freios, precisam ter seu módulo principal (ECU) "reconfigurado" para estes sistemas específicos. Veja bem, não estou afirmando que isso vale para todos os casos, mas existe esse detalhe que muitas oficinas não "lembram". Se o indivíduo troca um componente de freio e não "avisa" a ECU que o procedimento foi executado e simplesmente manda rodar o veículo, é comum o ABS "desligar", pois a ECU entende que "mexeram" ali (no reparo) mas não foi "avisada" para religar/manter o sistema nos parâmetros corretos de fábrica. O seu caso é suspensão, não custa verificar no histórico dos serviços de suspa se este raciocínio não valeria para ela também;

4. Por fim, os scanners não são infalíveis, e nem são a "última palavra" em diagnósticos. Eles precisam ser complementados por outros aparelhos de medição e diagnóstico, muitas vezes considerados "básicos" mas não menos importantes (osciloscopio, multimetro...) , para que a investigação seja o mais precisa possível. Veículos hoje tem "trilhões" de fios para o sistema eletrico e eletronico o que torna cada vez mais complexo o diagnóstico de coisas aparentemente simples. Boa sorte!