Ver Versão Completa : Servo freio x Embreagem hidráulica
Bom a ideia é basicamente a seguinte:
No servo freio utilizamos o vacuo gerado pelo motor para ajudar a freiar o carro. Coisa basica, mas que normalmente num CJ implica na instalação de pedaleiras suspenças.
Pessoalmente não quero fazer esta alteração, pretendo deixar o mais original possivel (pelo menos externamente)
Mas estive pensando se não seria possivel adaptar antes do cilindro mestre (talvez levemente reposicionado) um cilindro hidraulico destes utilizados para a propria embreagem. Ai utilizariamos o sistema hidraulico para facilitar a frenagem.
Explico, minha filha esta tirandi carteira de motorista e precisa de um caro, mas como ela e muito "tampinha" tem dificuldade de acionar o freio
Pronto, sentem as pauladas :putz:
Edgar, não sei maiores detalhes, mas a F-4000 tem o reservatório separado do cilindro mestre.
Talvez seja uma solução.
Edgar,
O ferio original do CJ também é hidráulico - assim como uma embreagem hidráulica - tem cilindro mestre como qualquer outro veículo, e nem por isso é leve.
O servo-freio, que você mencionou, se utiliza do vácuo gerado pelo motor para facilitar o acionamento do freio. Serve justamente para isso: aproveita o vácuo gerado pelo motor facilitando o acionamento do cilindro mestre que irá, hidraulicamente, acionar os cilindros de roda. É apenas um instrumento para ajudar no esforço exercido ao acionar o pedal do freio.
Se você colocar um cilindro hidráulico de embreagem para acionar o freio você estará trocando 6 por 12.
Para a embreagem não é necessário ser servo-assistido pelo fato do acionamento da embreagem ser leve, caso contrário, não consegueríamos acionar a embreagem no sistema tradicional, por cabos, varetas etc.
Resumindo: ou você coloca um servo-freio, ou deixa do jeito que está. :wink: :wink:
[s]
Rogério Tortato
02/03/2006, 18:54
só complementando, hidráulico, vem da palavra hidro (água) no caso, líquido.
o freio já é hidráulico pois acionado através de líquido dentro da tubulação - aperta o embolo daqui e o líquido (fluído) dá pressão e move outro embolo de lá.
a embragem hidráulica só aproveita carona nesse princípio. o líguido só substitui o cabo. não quer dizer, necessariamente que vai ficar mais macia. pode até ficar, dependendo das diferenças dos êmbolos de acionamento e secundário.
então, o que deixa o sistema de freios macio não é o fato de ser hidráulico, mas sim o servo freio acionado a vácuo. como já se disse acima, tirar um cilindro hidráulico e pôr outro, é trocar, não 6 por 12, mas sim 6 por 12/2 (meia dúzia).
se a idéia é amaciar, seria bom (aí to de gozação) colocar um servo freio (servo embreagem) a vácuo. mas acho que o sistema poderia causar danos à embreagem, se a deixasse minimamente acionada, já que ela é bem mais macia que o sistema de freio.
espero ter ajudado.
abraços.
...não 6 por 12, mas sim 6 por 12/2 (meia dúzia).
Rogério,
Isso!!! :oops: :oops: :oops: Obrigado pela correção! :concordo: :concordo:
[s]
DougBRSP
03/03/2006, 09:28
Só me intrometendo, mas é uma curiosidade, a Kombi tem servo freio ou o acionamento do freio dela não é assistido? Já que ela também utiliza pedaleira no chão não seria possível adaptar o conjunto dela no jeep e manter os pedais originais?
Falei muita merd@? :oops:
[]s
DougBRSP, tai uma lembrança interessante, a kombi usa servo freio, e ali na frente não tem muito espaço ! Vou dar uma olhada na auto-peças moco é o servo-freio/cilindro-mestre da kombi, ai sim ficaria como eu quero, com servo freio e com pedaleira original
Mais alguma sugestão ?
[ ] s
Vc tá pensando em um sistema duplo? ou seja, um cilindro empurrando outro cilindro (dois "hidráulicos"???) :pensativo: :pensativo: :pensativo: Pòde até ser que funcione, mas...
Antes de mais nada, experimente trocar os burrinhos de todas as rodas, assim como o cilindro mestre e tubulações e lonas...aou seja tudo novo (os reparos). com lonas novas... se o carro tiver os pneus próximo aos originais, te garanto que não vai precisar de nada disso !!! Até uma "tampinha" freia ele numa boa...lembrando que o pedal colocado no piso, no caso de ser sem servofreio, tem uma ergonomia melhor..pois vc literalmente "sobe " em cima dele pra frear ! :mrgreen: :mrgreen:
Stephan, tá certo, agora que pensei bem, de qualquer maneira, antes de botar o servo, teria que revisar tudo, ai ja aproveito e troco agraxa dos rolamentos....vai que tem algum vazando graxa !
Meus pneus são 6.50 x 16 bem dentuços e borrachudos. Realmente ja faz algum tempo que não olho as lonas...ótima observação ! Vou começar pelo começo para ficar bem feito
Realmente a minha ideia inicial era colocar dois cilindros hidraulicos um empurrando o outro, acredito que aumentaria a força, mas lendo os topicos sobre embreagem hidraulica fiquei na duvida se ficaria realmente confiavel.
[ ] s
Rogério Tortato
03/03/2006, 19:52
Edgar,
esse sistema duplo, talvez não seja indicado. é mais coisa pra dar problemas.
Caros amigos e, Edgar!
A algum tempo, pude observar em um Palio, cujo o dono possuia um problema musculas (atrofia) em uma das pernas, que a embreagem funcionava com um sistema de vácuo, usando o modelo de servo do próprio carro.
O veículo tinha o pedal de embreagem, no qual uma pessoa comum usaria normalmente; Porém o proprietário utilizava de um sensor na bola do cambio, que por sua vez acionava um solenóide que trabalhava com pressão negativa e, então o servo acionava a embreagem por meio de cabo.
Esse sistema é bem interessante.
Atenciosamente.
Kim
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.