Ver Versão Completa : Freios: a missão
Cavalcante
01/03/2006, 15:24
Bom,
Nunca me conformei com duas coisas no Niva (principalmente, tem outras que até dá pra engolir, com muita cerveja por cima...): a embreagem dura e o sistema de freios, duro e ineficiente (quem já desceu piranbeira em 1ª reduzida e com o 0 na mão sabe do que estou falando...).
Depois de muito ler por aí e pouco encontrar, a não ser que a adaptação do sistema de servo/cilindro mestre do Kadett era plug'n'play, me veio finalmente a motivação que faltava: meu cilindro mestre começou a vazar igual tubulação da sabesp.
Depois de uma rápida cotação, veio a paulada: pra mais de 200,00, o original. Aí, fui cotar o conjunto do kadett: 155,00, servo-freio + cilindro mestre, da varga. Fora a marca, o cilindro-mestre do Kadett tem diâmetro externo maior que o do niva, o que me faz deduzir que o diâmetro de seu êmbolo também é maior que o do niva, o que implica em menor força aplicada no pedal para a mesma frenagem (teorema de Pascal). Idem, ibidem para o servo-freio. Comprei. Rodei com ele no porta-malas por uns quinze dias (com o carro fazendo 10ml de fluido de freio por km...) até que no sábado de carnaval encostei o carro pra finalmente sanar tudo que resolveu dar problema de uma só vez (se fosse só o freio tava lindo). Obs.: O cilindro e servo-freio são do kadett pós-97. Depois posto o part number dos componentes.
Agora, vamos à adaptação: quem falou que era plug'n'play devia ter tomado tudo que era cachaça do universo!!! Não é impossível, mas requer uma boa dose de inventividade. Não tenho fotos, mas depois, bem depois, posso postar desenhos em CAD das peças que foram adaptadas e/ou fabricadas.
Segue a sequência dos trabalhos:
1 - O diâmetro do servo freio do kadett é uns 5 cm maior que o do niva, o que faz com que ele não entre no local original, devido ao cilindro de embreagem. Ele deve ser instalado na mesma direção do servo-freio original, com um distanciamento de 150 mm da parede corta-fogo. A haste de acionamento do servo freio tem comprimento de cerca de 180 mm, o que é quase suficiente. Nem preciso dizer que com isso o estepe não cabe mais no lugar original... Tampouco o canister, que quem ainda tem devia meter uma bala na cabeça. Capa esta porcaria logo!!!
2 - Retirado o sistema original, vem o segundo problema: o braço de acionamento do servo-freio do kadett é uma barra roscada (rosca M10x1,50), enquanto que o do niva é um garfo que é preso à haste do pedal de freio. Solução: após a extremidade do garfo o braço do niva se afunila para um diâmetro de 10,5 mm. O braço foi então cortado e ligeiramente afunilado. Como é de alumínio, não precisei de um torneiro para fazer a rosca na mesma medida do braço do kadett, mandei ver o cossinete nele. Fácil, fácil. Duas porcas para travamento e um tubo roscado de 30mm de comprimento fizeram a conexão entre as duas peças, com regulagem do comprimento do conjunto, permitindo que o conjunto alcançasse os cerca de 200 mm de comprimento necessários.
3 - Devido ao distanciamento de 150 mm, foram feitos dois suportes, em forma de "U", em chapa de aço galvanizado de 2 mm de espessura, para fixação do servo-freio à parede corta-fogo com o devido distanciamento.
4 - Pronto o suporte e testada a fixação, cai a ficha: vai entrar água e tudo que é tranqueira na !@#%!%*%* do buraco que ficou (o servo-freio original selava o furo da parede corta-fogo e por dentro só se via a coifa da haste do servo-freio). Não tive dúvidas: peguei o servo-freio original que ia pro lixo e cortei a parte onde vão os quatro prisioneiros de fixação, com o encaixe para a coifa. Coloquei isto no lugar, os suportes que fabriquei e o servo-freio. Encaixei a haste no pedal de freio, regulei o comprimento e fim... da primeira parte :oops:
5 - O cilindro mestre do kadett possui dois estágios, como o do niva, um pra o circuito de freios que frena as quatro rodas e outro que frena só as dianteiras. Acontece que o segundo estágio do kadett tem duas saídas, logo uma tem de ser selada por um bujão (acrescente isso a sua lista de materiais). Devido ao distanciamento (êta distanciamentozinho problemático...) as mangueiras de freio do niva não alcançaram o novo cilindro mestre. Foram usados três flexíveis de freio com rosca macho numa ponta e fêmea na outra para extensão das tubulações. Pra finalizar, a rosca das conexões do niva é M10x1,25 e as do kadett são M10x1,00. São necessários três adaptadores (um para cada conexão) macho M10x1,00 de um lado fêmea M10x1,25 do outro. Neste momento estou na captura desses adaptadores (na verdade nem comecei ainda...) para terminar o serviço.
Viram como não é tão plug'n'play assim?
Abraços frenados.
P.S.: Próximo passo: freio a disco nas rodas traseiras, com duas pinças em cada roda ("bloqueio"). Ainda maturando...
P.S.2: Como o cilindro mestre do kadett tem reservatório incorporado, usei o reservatório original para fluido de embreagem. Assim tenho uma bóia indicadora de nível e uma luzinha a mais pra acender no painel :lol: :lol: )
Este é o Camarada Cavalcanti !
Alem de todo o trampo que teve durante o Carnaval (mancada nao ter ido dar uma mão, nem que fosse apenas pra abrir as latinhas), ainda escreve tudo isto !
PARABENS CAMARADA !
Excelente Material !
[]'s e Sucesso !
Só para informação, troquei o cilindro mestre do meu na segunda. 95 um novo zero bala (linha fiat pois foi aqui no interior de São Paulo e não teve adaptação) + 20 de retentor. total 115 colocado. Antes da troca o carro começou a segurar as rodas dianteiras a medida que o carro ia aquecendo e saia um cheiro de queimado que me assustou. Aí desligava o carro, esperava esfriar e começava a andar novamente. Ainda bem que não precisou trocar o hidro-vacuo, aí a coisa ia complicar $$$.
juniorvrz
02/03/2006, 14:32
Camaradas
Realmente, este problema do freio me tira o sono! Vou levar estas soluções para o meu mecânico. Ihneves, não entendi por qual da Fiat vc trocou???
Abraço
Juniorvrz, o cilindro mestre do niva 93 é o mesmo da linha Fiat (acredito ser fiorino), isto é, não precisa adaptação, eles reconheceram o cilindro na hora. Levei a uma casa especializada em freios e eles tinham novo (95 reais). Segundo o mecânico o recondicionado não ficaria muito mais barato.
Abraços
juniorvrz
02/03/2006, 15:05
Ah beleza Neves, agora outra pergunta, o cilindro mestre do 93 é o mesmo do 91? e o bicho tá travando, freando agora? a melhora foi significativa? Pq o meu freio tem aquele efeito retardado cara! Eu até que acostumei, mas a minha esposa, que se amarra em dirigir a VTR, sofre!!!
Valeu
Juniorvrz, não sei quanto a ser igual 91/93, mais no meu caso o problema é que ele estava travando direto, até mesmo sem você brecar. Quanto ao freio do Niva, quando comprei o carro a 1 ano atrás ele estava abaixando um pouco o óleo e depois parou com o tempo. Acho que tinha ar no circuito. Não sei se fui acostumando com ele meio baixo. Na época perguntei pro meu mecanico e aqui no site todo mundo falou que é baixo mesmo. Sei que se as lonas traseiras estiverem gastas o freio fica mais baixo. Acho que você tem que fazer uma revisão completa no circuito. Depois da troca não notei nenhuma melhora quanto a eficiência, apenas parou de travar as rodas.
MANFREDI
03/03/2006, 14:52
All
O meu também tá com o pedal bem baixo, com duas ou tres bombadas ele vem mais pra cima e melhora a frenagem. Já foi sangrado e as lonas traseiras estão boas. Notei que as rodas dianteiras ficam quentes e as traseiras, não.
Este aquecimente já havia acontecido uma vez (nas rodas traseiras) quando fiz a revisão dos freios pois estavam apresentando vazamentos tanto nos burrinhos quanto no retentor das rodas. Depois da troca ficou "pegando" e as rodas esquentavam além de fazer uma ronco muito alto. Foi reajustado e limpo o óleo das lonas e tudo voltou ao normal.
Agora me foi dito ser o cilindro mestre que está com algum vazamento e que não adianta trocas os reparos, e que também aquela peça que parece um cilindro, na traseira do Niva, que ajusta o freio de acordo com o peso que se coloca no porta malas, não está atuando mais e tem que trocar.
Quer dizer, haja grana pra tudo isso.
E ai, podem me ajudar nessa?
[]s agradecidos
Cavalcante
03/03/2006, 21:38
Bom, continuando a missão: NÃO existem adaptadores para as roscas kadett/niva. Assim me disseram os atendentes (depois de, com a maior boa vontade, ir lá no fundo e ver se não tinha algo perdido...) de 7 lojas especializadas em conexões hidráulicas aqui de sampa. Se eu tivesse parado na primeira e mandado refazer os tubos de freio, aproveitando a rosca que fica nos componentes do niva e trocando a dos que vão no cilindro do kadett, teria economizado muito tempo e gasolina, ou seja, reais. Para quem for topar a adaptação vai então a norma: arranque as tubulações rígidas que vão de/para: 1) cilindro mestre, lado do servo, para o T que manda para a roda dianteira direita, entrada superior e rodas traseiras; 2) cilindro mestre, lado do servo, para a roda dianteira esquerda, entrada superior; 3) extremidade do cilindro mestre, para o T que manda para as rodas dianteiras, entradas inferiores. Refaça esses tubos, com comprimentos e roscas adequadas. Custo: R$30,00 os três.
Se o cara for legal ainda pega de volta os flexíveis de freio que você comprou de bobeira com ele :parede: :parede:
Manfredi, estou DEDUZINDO (com D muito maiúsculo) o seguinte: seu cilindro mestre está com falha no primeiro estágio, que atua nas quatro rodas. É tudo um corpo só, mas a saída pro circuito de segurança que atua só nas rodas dianteiras é a frente do circuito das rodas traseiras. Com isso entra ar no sistema, o que faz com que você tenha de bombar o pedal. Só que a bolha de ar fica entre a primeira e a segunda saída de fluído do cilindro mestre, impedindo o retorno total dos cilindros dianteiros (no circuito secundário), fazendo com que o carro ande frenado. É por isso que suas rodas esquentam... é o atrito das suas pastilhas de freio atuando pouco, mas atuando. Resumo: cilindro mestre torado.
A todos: amanhã termino o serviço e posto o resultado. Acredito que tanto a força aplicada ao pedal quanto a frenagem vão melhorar sensivelmente.
[]s
MANFREDI
04/03/2006, 10:16
Cav, MUITO, ( com maiúscula mesmo) obrigado pela informação, acho que é isso mesmo.
Agora pra ver se são os reparos ou o cilindro só abrindo este, não é. Será que vale a pena a troca dos reparos?
[]s agradecidos.
Cavalcante
04/03/2006, 13:42
era bom levar o cilindro em um especialista. aqui na mooca tem um excelente na r. taquari. pergunta: há vazamentos no entorno do cilindro mestre? se sim, é ele. pode ser só alguma conexão ou flexível. se for o cilindro mestre, espera eu acabar minha adaptação (só falta encher de fluido e sangrar) pra eu ver como ficou. o custo final ficou em $195,00, já que as peças "usinadas" fui eu mesmo quem fez. Fora os 15,00 do litro de fluido DOT4 varga.
De repente, você usa a mesma idéia... e gasta quase a mesma coisa.
MANFREDI
06/03/2006, 10:23
Cav, não há vazamento em volta do cilindro ou nas suas conexões, já fui olhar isso, principalmente nas rodas. Por enquanto o freio está funcionando com as 'bombadas' extras.
Estou sim aguardando suas conclusões para avaliar a troca, mas não sei se vou querer "tirar a originalidade do carro". :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[]s
Cavalcante
16/03/2006, 07:56
All,
Adaptação dos freios terminada, assim como da embreagem. Resultado: agora tenho de dar uma de bailarino, os pedais ficaram tão macios que tenho de pisar na ponta dos pés :D :D
A embreagem está mais leve que a do meu corsa, e o freio, encostou, pegou. No eixo traseiro continua não muito eficiente, mas tudo bem, já esperava por isso, tanto que já começo a pensar no freio a disco, mas só depois de tomar um fôlego$$$. Pra completar só falta uma direção hidráulica...
[]s
Rones Jr
24/03/2006, 17:38
Colega,
Foi a melhor explicação sobre adapatção do freio que já vi. O primeiro item mecânico que vou mexer no Shrek após a reforma é o conjunto servo/cilindro.
A dúvida: por que o do Kadett...jah que não plug and play?
Pensei em procurar um que já tenha 3 saídas como o original, assim seria só verificar as conexões e pronto!
No meu caso já tenho boa parte do serviço pronto por que meu conjuto já está afastado por conta da DH.
Até agora achei o conjunto da Strada/Pálio com estas caracateristicas, q acha?
Como vc inverteu o estepe?
Cavalcante
24/03/2006, 18:06
Porque o do Kadett? Porque muita gente já tinha dito que ficava bom, porque é barato, e porque no kadett pelo menos era bom. Agora, que ficou do cacete, ficou.
O que você tem de analisar é o seguinte: quanto maior o diâmetro do servo-freio, menor a força aplicada no pedal para uma mesma frenagem. O mesmo vale para o cilindro mestre. Uma boa opção é comparar os cilindros de roda do carro original (palio, strada, por exemplo) com os do niva. Se eles forem menores que os do niva, é bastante provável que não fique bom. Quanto às roscas, o melhor a fazer, para evitar um monte de adaptadores, é retirar os três tubos rígidos que saem do cilindro mestre, levar numa loja de conexões, junto com o novo cilindro mestre, e pedir pra fazer novos tubos, nos comprimentos e roscas adequados, preferencialmente em cobre, que é maleável.
Quanto ao estepe, o meu já está no bagageiro faz tempo, então não tive esse problema...
MANFREDI
27/03/2006, 10:39
A minha CURTA estória de freio do Niva:
Fui até a Motorfort em Atibaia e coloquei um cilindro novo, original. O freio continua com o pedal ficando mais fundo mas agora está eficiente.
Prefiro manter a "originalidade", certo Cav? :twisted: :twisted:
[]s
Rones Jr
30/03/2006, 12:48
Mais uma dúvida....já que estou planilhando o projeto FREIO. Podemos usar o reservatório de fluido de freio ORIGINAL com o sistema GM? Se sim, como?
Cavalcante
30/03/2006, 21:09
Bom, o novo cilindro mestre possui reservatório incorporado. O único problema é que a bóia do niva é do tipo N/A (o contato fica aberto quando está tudo ok) e a do novo é NF. Vai precisar de um relé auxiliar para acionar a luz de fluido de freio.
Rones Jr
27/04/2006, 22:08
Bem, segui a receita:
Conjunto Kadett – pós 97, VARGA. E mais: troquei flexíveis conforme manda o manual do mecânico.
Monta tudo, sangra, na hora do teste de pista o hidrovácuo sequer atuava...ainda assobiava e barulho de escape de ar. Troca o hidro, vem outro Varga....mesma coisa. PQP....pensei eu, vamos tentar de outra marca...vem um da Controil....monta, ok, mas ainda assim ta estranho. Sagramos de novo e desmontamos, descobrimos a coifa solta obstruindo o filtro do hidro. Ok. Fase 1 completed.
Vamos andar, ok, ficou ultra macio, mas.....ficou com um puta curso no pedal. Tipo assim....começa a atuar logo no início, mas de forma leve......vai, vai, vai...até que chega no famoso tapa no pedal....e freia leve, macio....mas com muito curso. Minha esposa vai odiar...
Como começamos as 10 da manhã....e terminamos as 10 da noite....amanhã mexo de novo, mas fica a dúvida, o que pode estar causando o curso kilométrico?
Seguem minhas desconfianças:
1 - regulagem do interruptor do freio, mas logo lembro acima, a frenagem começa logo no primeiro toque....logo está atuando.
2 – os tubos dos circuitos principais e auxiliares dianteiros ficaram invertidos no cilindro mestre, fazendo com que os auxiliares (mais fracos) atuem inicialmente....e só depois os principais começam a atuar....deixando o curso longo.
3 – alguém ta me sabotando....
Galera, é sério....HEEEEELLLLPPPPPPP!!!!!!!!!
Cavalcante
28/04/2006, 08:16
Acho que a segunda hipótese é a mais provável, já que como você mesmo disse, encostou, começou a frear. O meu está com um curso praticamente igual ao que era antes, se for maior é muito pouca coisa, mas também é um pouco progressivo, coisa que eu gosto.
A tubulação principal foi ligada às saídas do lado do hidrovácuo e a auxiliar à saída da ponta do cilindro mestre.
Agora, que é macio, isso não há dúvida, não é?
Rones Jr
28/04/2006, 13:13
O caso foi o seguinte: não havia falado, mas sim as lonas estavam reguladas...aperta e depois começa a soltar até liberar levemente a roda trazeira.
Os tubos estavam igual ao esquema hidráulico do Niva.
Depois muito olha daqui e olha dali, chora, acende uma vela....olha pro servo e cilindro originais....aumentamos a haste de acionamento...aliás já havíamos feito com regulagem, porca , contra-porca, etc. Regulamos por dentro mesmo.
Pedal subiu e o curso de frenagem ...até o tapa do pedal, diminui...agora tá freiando igual ao Corsa, mas não como no Pálio Fire (sem curso algum).
Sem comparação e todo mundo feliz"!!!!...Incluso o piloto!
Resumo: em questão de freios...pra ficar tudo zero,só falta trocar os reparos das pinças dinateiras....mas isso, nós trocamos com vida útil ou espera dar problema?
Abraços,
Cavalcante
28/04/2006, 13:24
Freio não é uma coisa muito boa de se esperar dar problema, né? Se está fazendo, já faz tudo de uma vez...
Rones
Não deixe para depois, o que voce pode(deve)fazer hoje!!!
Rones Jr
28/04/2006, 21:42
Galera,
calma ahê!!!...as pinças foram desmontadas, veirificadas e limpas....estão ok. Indo e voltando o tempo todo....só falei sobre os reparos...pois só falta isso pra trocar nos freios....de resto foram, por ondem: equalizadora trazeira, lonas, flexível traz, pastilhas... agora servo, cilindro mestre e flexíveis dianterios.
....de qualquer forma...depois dos avisos...vou pedir o kit de reparos de algum fornecedor....e taskar no lugar!rsssss
Abraços...muito bem freiados!!!
Rones
Cavalcante
30/04/2006, 19:15
Leva a mau não Rones, é que com essas coisas sou preoCUpado. Sempre achei que muito pior que não andar é não parar!!!
Abraços também freados!!
Rones Jr
02/05/2006, 16:22
Levei a mal nada!!! Muito ao contrário, fiquei muito agradecido pelas dicas e pela preocupação. É que desde meu primeiro fusquinha azul calcinha nunca tive que futucar nas pinças de carros. Então não sei sequer os sintomas....e por isso segui a risca os mandamentos do manual do mecânico, fizemos os testes e trocamos o que era preciso. E, que fique bem claro....concordo em gênero, número e grau com vc's! Melhor é poder parar em uma ladeira do que não subir!
Abraços,
Rones
Fábio Neves
25/11/2007, 02:15
Pessoal,
Hoje terminei grande parte da adaptação que fiz no freio do Niva com o conjunto de cilindro mestre do kadett:dance:, a receita é :pensativo::
Cilindro mestre do kadett
Suporte com 13,5 com de comprimento, onde de um lado tem a furação do suporte do kadett e do outro do niva, na confecção dê preferência a um tubo, pois asssim evita a entrada de água, aproveite a borracha do hidro do niva pra colocar entre a flange e a parede corta fogo.
Três tubos Kadett/Niva, dois com 55 cm e um com 75 cm de comprimento, uma dica é primeiro fixe o conjunto novo pra depois moldar as curvas nos tubos de cobre. Com relação as primeiras curvas, use o tubo original de guia, só depois de fixar o tubo vc termina a operação de conformar o tubo na medida que precisar...
Já o tubo que representa o circuito secundário, lado esquerdo do carro, deve ser conectado diretamente no flexível, logo siga a receita de conformar conforme a curva original, parte onde está a caixa de rodas, os outros dois tubos vão no T que está fixado na parade corta fogo.
Tem que ter um tampão, pois como tem três saídas, uma deve ser tapada, optei por tapar a lateral, pois com o tem há acumulo de residuos, sem a saída ausada por baixo no caso de sangria vc já elimina....
Optei por concentar a passagem dos três tubos pelo lado inferior direito do cilindro, assim fica menos aparente
Minha jornada consistiu em
Troca dos flexíveis (150,00 reais), todos, até pq o manual reza que a cada 100.000 kms eles devem ser trocados, meu niva já passou dos 200.000 Km e eles eram originais
Troca da válvula equalizadora (70,00 reais), veja se a sua tá emperrada, então compre uma nova
Troca dos dois cilindros da roda (32,00 reais) O vazamento deste cilindro ocasiona o desgaste na diaginal da palstiha de freio, então se vc rodar muito tempo com ele vazando, vai ter que trocar a pastilha dianteira.
Troca das pastilhas de freio (30,00 reais, WillTEC)
Colocação do Cj do Kadett (230,00 reais, Controil + Cilindro GM, pois é o único que vem com reservatório acoplado)
Fluído de freio (1 litro de Dot 4 20,00 reais
Parafuso longo 2,00 reais + 10 reais(serviço do torneiro passando um macho de 10 mm)
Haste de acionamento, desmonte um hidrovacuo velho que tinha a soldei uma das porcas, desta forma vc coloca um parafuso serrado a obtém a medida necessária, coisa de 11 cm a contar na parede corta fogo do carro.
Olhei os dois esquemas de freio do Niva um do pré 95 e outro do pós 95, os dois são idênticos, a diferença está na capacidade de exercer mais pressão no sistema...Como cheguei a tal conclusão olhando os dois esquemas, pois as quatro saídas do sistema são na verdade dois buracos que advém de um só, na verdade eles tem quatro, mas são dois que se dividem.
Fluxo cruzado, ele tb existe no Niva 95, fiquei pensando, pensando, pensando, pensando, pensando, pensando, CLARO, se vazar fluído do circuito primário, tem o fluído do circuito secundário nas rodas dianteiras, e se faltar freio na traseira, vazamento, entupimento ou seja lá o que for, tem freio do circuito primário na rodas dianteiras...
Entendo que é uma segurança...
Muitos vão dizer, PTUZ mais freio de Niva é uma MERDA, SIM É uma MERDA SIM, mas se vc colocar um cj que seja capaz de exercer mais pressão no sistema ele melhora abusdamente...
Vou tirar fotos e postar no Fórum 4x4, tópico criado pelo Cavalcante que descreve a saga da instação, com fotos e esquema do NIva pré e pós 95...
Falta fazer:
Bolar um suporte para o estepe, pensei um um que tenho um recipiente cilindrico abaixo do pneu, assim serve de porta ferramentas, e evita do pneu bater no avanço da distribuidor ou em qq lugar
Fazer outra sangria, pois no final tive que tricar um dos anéis de vedação do flexível no cavalete de freio, então tenho que refazer a sangria
Veja o esquema de freio das duas Versões...
Depois posto mais fotos
Rones, como é esse esquema de regular a haste por dentro? To querendo um pouco de curso extra no meu, ta muito baixo, freia, mas com pouca pressao ainda. ja troquei de tudo...cilindros é zero. Tira foto ae...
Vc Poderia Me Esclarecer Se A Válvula Equalizadora é O Mesmo Que Válvula Proporcionadora, é Que No Gorma ñ Tem E Quer Instalar, E Estou Na Dúvida Se é A Mesma Peça.
Grato
Fábio Neves
06/12/2007, 11:25
Vc Poderia Me Esclarecer Se A Válvula Equalizadora é O Mesmo Que Válvula Proporcionadora, é Que No Gorma ñ Tem E Quer Instalar, E Estou Na Dúvida Se é A Mesma Peça.
Grato
:concordo: Mesma coisa....
Só tem uma questão :pensativo:
Quando instalei a minha, achei que o acionamento de ajuste da pressão está muito duro, é isso mesmo ?
Rones Jr
06/12/2007, 12:43
Rones, como é esse esquema de regular a haste por dentro? To querendo um pouco de curso extra no meu, ta muito baixo, freia, mas com pouca pressao ainda. ja troquei de tudo...cilindros é zero. Tira foto ae...
Como assim? Tava falando da haste do pedal....não a haste da válvula.
Rones e Cav, parabéns pelo tópico. Bem detalhado.
Rones, li metade do topico e escrevi M...esqueçe...
To doido pra por um servo e cilindro descente. Mas sozinho na garagem do prédio vai ser um pouco complicado...
Andei olhando e to na dúvida de duas coisas, já que o freio tá baixo, e é tudo novo...de cilindro a lonas etc...
Meu cilindro tem 3 saidas. Perto do servo tem uma e no final tem uma axial e outra lateral. Na perto do servo tá ligado o tubo que vai na pinça esq, parte de cima (pistao duplo).
Na ponta do cilindro, sai o tubo que vai no T, liga a pinça direita (pistáo duplo) e mais o freio traseiro. A outra ponta vem pras rodas da frente via T, fechando o circito nos pistoes simples.
Eu to achando que está ligado errado isso, confere? Como é dividido o cilindro? A primeira parte é mais fraca? Lembrando que os cilindros de roda traseira sao do fiorino e portanto um pouco maiores no diametro, creio eu...vai mais oleo.
Dai penso:
- arranco tudo e faço tudo de novo = $$$$$$$$
- troco as conexóes com um modelo mais sensato, mais pressao na frente e menos nos demais = + simples, mas poed nao dar em nada, só dor de cabeça pra sangrar tudo isso dae...risos
- trocar só o cilindro mestre, já que a flange é igual e dai elimino a questáo do afastamento, por outro lado tem de refazer todas as cone'xoes do mesmo jeito...e o serevo menor pode deixar ofreio duro...
Me pediram 80 conto no conjunto servo+cilindro do siena (desmanche)...mas me ofereceram do omega, do golf, do santana...por 100 conto...e agora?
Duvida cruel...o que fazer?
Alguem te foto do conjunto cilindro servo originais desmontados...como sao ligados um no outro? Tirei aqueles dois parafusos do cilindro mas nao soltou o resto...achei melhor deixar quieto...precisava ver pra tentar a adaptacao só do cilindro...
Acehei uma foto legal tb, só espaçadores...
Outra duvida, náo é melhor mexer no cilindro da embreagem do que no outro? Afastar ele nao resolve?
Flugêncio
08/12/2007, 09:05
Nivóide,
No Niva Cangaceiro estão como nas fotos, espero ajudar
Nivoide
La vai o esquema atual.
Peter, tenho este esquema ai , mas ele nao reproduz o que está no carro, pq o meu cilindro (ops) tem as duas saidas na frente e uma no meio...
Flugencio, um vc isolou só para os traseiros, beleza, e ou outro tem doi canos que vao pra frente, mas na frente tem duas saidas de cada lado...como ficou isso?
Peter, tenho este esquema ai , mas ele nao reproduz o que está no carro, pq o meu cilindro (ops) tem as duas saidas na frente e uma no meio...
Dilmar
Ve se este do Niva 1.7 te ajuda.De que veiculo é este cilindro que ta montado no seu carro?
Flugêncio
08/12/2007, 14:41
Flugencio, um vc isolou só para os traseiros, beleza, e ou outro tem doi canos que vao pra frente, mas na frente tem duas saidas de cada lado...como ficou isso?
Ficou um caninho pra cada roda.
Luciano SHAKALL
09/12/2007, 05:58
"... Meu cilindro tem 3 saidas. Perto do servo tem uma e no final tem uma axial e outra lateral. Na perto do servo tá ligado o tubo que vai na pinça esq, parte de cima (pistao duplo).
Na ponta do cilindro, sai o tubo que vai no T, liga a pinça direita (pistáo duplo) e mais o freio traseiro. A outra ponta vem pras rodas da frente via T, fechando o circito nos pistoes simples ... Eu to achando que está ligado errado isso, confere? ... Como é dividido o cilindro? ... A primeira parte é mais fraca? ... arranco tudo e faço tudo de novo? ... troco as conexóes com um modelo mais sensato, mais pressao na frente e menos nos demais? ... Nivóide, SE eu entendi o circuito do seu cilindro (Eita :oops: !), ele deve está como o meu ERA...
E como ele está hoje? Bom, no momento, não está de jeito nenhum porque está desmontado :mrgreen:,
mas o circuito vai ser modificado pela sugestão do Cavalcante (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3190) no Tópico Não Freia!!!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27747) :concordo:.
Nesse tópico, mais precisamente no Post #13 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=387639&postcount=13), eu anexei um sofisticado, proporcional e simétrico projeto-desenho-modelo em AutoCad :mrgreen: com
o circuito original e a sugestão do "Cava"...
Dá uma sacada lá :concordo: !
[]'s
Ok, valeo gente. O que estou achando estranho é justamente o circuito traseiro ser ligado junto com os cilindros duplos dianteiros...vai oleo prea caramba ae...e no outro circuito ficam os cilindors simples...nao seria invertido, ou deveria ser ne...
Rones Jr
10/12/2007, 20:47
Tb achei estranho, por isso fiz diferente, deixando os cilindros simples dianteiros com uma saída do C Mestre. Uma saída só para a traseira e uma saída para cada duplo dianteiro.
Fábio Neves
11/12/2007, 10:44
Ok, valeo gente. O que estou achando estranho é justamente o circuito traseiro ser ligado junto com os cilindros duplos dianteiros...vai oleo prea caramba ae...e no outro circuito ficam os cilindors simples...nao seria invertido, ou deveria ser ne...
Kamagada,
Meu meu correio anexei o esquema no freio do Biva 91 e 95, analisando o diagrama, observei que essa redundância é em nome da segurança :concordo:, pois tanto o circuito primário do cilindro e de secundário enviam fluído para a roda dianteira:palmas:. Coisa de RUSSO !!!
Agora então pq Niva freia pouco?:pensativo:
Pq o diametro interno do cilindro mestre original é insuficiente para o peso do Biva, com Pneus grandes e etccc
henrique brennichi
11/12/2007, 18:34
olá camaradas será que alguém já substituiu os sangradores do niva por nacionais? se já, qual o indicado? eu estou usando o conj. do escort que é bem legal, mas estou com dificuldade pra sangrar e a impressão que tenho é que tem ar na linha do sistema. pois tenho que bombear pro freio segurar bem, alguém tem alguma ideia pra resolver meu problema?
Rones Jr
12/12/2007, 12:31
tente sangrar na sequencia correta: maior tubo para o menor. Ou seja, da Trazeira Direita para a Dianteira esquerda.
Uma dica para sangria que peguei com o Seu Albino da Apoio 4x4 e funcionou. Faça a sangria sem bombear no freio, só na gravidade. Solte os parafusos deixe escorrer e feche. Na sequencia do maior tubo para o menor. Nao esqueça de manter o nivel do reservatorio.
Tenho dois parafusos de sangria condenados e nao achei nada igual que sirva. Alguem tem a dica do similar?
Dilmar
Eu tambem preciso dos parafusos de sangria,ja procurei em alguns lugares e nada.
Tem na Sarancar mas eu acho que ta um pouco salgado,R$ 10,00,so em ultimo caso.
Fábio Neves
13/12/2007, 11:12
Retire o parafuso :wink: e vá em uma loja de freio, acredito que tenha a opção nacional:concordo:, chuto até que deve ser da FIAT :D
Com relação a vazar por gravidade uma opção é se o fluido estiver OK, ou seja, limpo, vc coloca uma mangueira transparente no bico do sangrador, assim não meleca nada e cê pode ver as bolhas de ar, caso tenha :concordo:
Mesmo levando o velho ta dificil.
Finalmente achei os sangradores numa loja da av.Escola Politecnica.
Mesma rosca mas um pouco maiores,inclusive o sextavado para a chave é uma medida maior(o que é melhor)
Como tampinha usei a borracha do embolo de uma seringa de 3 ml(até achar algo melhor)
Sangrador original da esquerda na foto 1.
Custo:sangrador R$ 3,00 por peça
seringa R$ 1,00 por peça
Mais a nova é mais comprida, nao deu problema?
Peter, de que carro é?
Não sei.Esqueci de perguntar.
Levei a velha e pedi uma que fosse semelhante.Rosca igual.
Mais a nova é mais comprida, nao deu problema?
Não ,tem espaço suficiente.Na frente e atras.
Amigos estou com o mesmo problema, freio ruim ia começar pela sangria, mas meus parafusos estão lisinho!!!
Alguém sabe qual sangrador encaixa pleaseeeee, sem freio e sem como sangrar !!!
Levei um a casa de peça mas ngm achou um parecido!!!
Flugêncio
02/08/2011, 19:03
Amigos estou com o mesmo problema, freio ruim ia começar pela sangria, mas meus parafusos estão lisinho!!!
Alguém sabe qual sangrador encaixa pleaseeeee, sem freio e sem como sangrar !!!
Levei um a casa de peça mas ngm achou um parecido!!!
Os do GM Monza, rosca grossa.
Blz Flugêncio, obrigado pela dica.
Mas deixa eu fazer uma pergunta de besta (ignorante q sou de mecanica)
Lah vai: Se no caso de eu não achar na minha cidade os do monza eu poderia colocar um parafuso normal ??? Pelo q eu entendi a melhor sangria seria por gravidade, assim retiro o parafuso por completo e faço a sangria recoloco e ficaria resolvido ?
Assim não perderia o passeio do fds rsrsrsrs
Obrigado!!!
Flugêncio
02/08/2011, 22:14
Blz Flugêncio, obrigado pela dica.
Mas deixa eu fazer uma pergunta de besta (ignorante q sou de mecanica)
Lah vai: Se no caso de eu não achar na minha cidade os do monza eu poderia colocar um parafuso normal ??? Pelo q eu entendi a melhor sangria seria por gravidade, assim retiro o parafuso por completo e faço a sangria recoloco e ficaria resolvido ?
Assim não perderia o passeio do fds rsrsrsrs
Obrigado!!!Acredito que seja difícil fazer assim como queres, citei o Monza pra ser mais fácil, mas existe pra outros veículos com as mesmas medidas.
tiaomsiq
15/10/2011, 20:58
Amigo Nivoide (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/nivoide.html) comprei hidrovácuo e burrinho do siena p/ instalar no meu niva. Você pode me informar a função daquela saida do reservaório de fluído? Grato tiaomsiq@hotmail.com (tiaomsiq@hotmail.com)
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