PDA

Ver Versão Completa : Proibição do uso de GPS



Luiz Claudio
14/01/2004, 21:48
"A partir do próximo dia 26 fica proibido a prática de dirigir e ao mesmo tempo assistir tevê, filmes em DVD ou proceder a leitura de outros equipamentos que gerem imagem, como o GPS."

Pessoal,

Parece que a partir de agora só o navegador vai poder fazer uso do GPS, e mesmo assim vai ter que estar sentado no banco traseiro do carro..... hehehehe

Mais um absurdo das nossas autoridades!!! Enquanto nos paises de primeiro mundo os sistemas de GPS já saem integrados ao painel do carro e estão cada vez mais sofisticados, por aqui a coisa tem andado pra trás.
:shock: :shock: :shock:

Danniel Pizatto
14/01/2004, 21:59
Depois alguem bate tentando ler aqueles mapas enormes, grudado na cara pelo vento...

No minimo eles acham que os motoristas brasileiros são burros...

Thiago Rodeghel
14/01/2004, 22:26
Então aí já está a primeira contradição do código de transito, não pode instalar GPS na frente, mas os Audis,Mercedes, BMW e outros q são importados podem tranquilamente ser emplacados e liberados :roll: ???

Não pode colocar braço para fora, daqui a pouco não pode fumar e depois nem ouvir rádio :shock:

Só nesse BRASIL mesmo

[s]inconformados

monge
15/01/2004, 01:30
Fala Gente... :D

Sacanagem.... :cry: :D

Logo agora que instalei uma TV 29" no capo do jeep, com um vídeo cassete????

Não vou poder dirigir e assistir filme ao mesmo tempo???? :x :shock:

Ah se eu pego quem criou uma lei absurda dessas... :x :D

Quanto ao GPS, por aqui ninguém usa, e poucos sabem o que é... então eu bolei um esquema, já viram aqueles rolos que colocam dentro do vidro do carro, que quando estacionam, eles puxam pra fazer sombra no painel do carro? :D

Então instalei um disso no jeep, com um mapa no fundo, então quando me perco, eu puxo a cortininha, prendo o outro lado do parabrisa e vou lendo tranquilamente o mapa esticado na minha frente, enquanto dirijo. :D

Assim eu acabei com o problema do mapa ficar voando na cara da gente... :D :D :D :D :D :D

[]'s

Eugênio

Alemão
15/01/2004, 08:06
E ae pessoal....

Muito boa essa sua idéia Eugênio..... :D
Vc não tem desses aí pra vender....... :D

[]'s

Marcelo
15/01/2004, 18:09
Pessoal,

De uma certa forma, a lei até que foi correta. 8)

Se você não pode falar no celular com fones, por que deveria permitir assistir TV? :roll: Só acho errado extenderem para GPS. Ai foi absurdo. :evil:
Daqui a pouco, vão te multar por andar com o guia aberto no banco do passageiro. :cry:

[s] sem entender as leis,

Leandro
17/01/2004, 14:34
E aí PessoALL :D
To pensando em instalar na Rural.. aquele esquema de painel digital q está vindo no Corvette 8) . Ele projeta o velocímetro, computador de bordo, enfim... o painel completo, no parabrisa do carro... e aproveito pra bolar um esquema desse pro GPS.... q q vcs acham?? :wink: :lol: :lol: :lol: Não precisa nem olhar pra baixo pra ter acesso às informações. Q q eu to falando... nem GPS eu tenho!!!! :lol: :lol:
[ ]s tecnológicos e sonhadores

Luiz Claudio
17/01/2004, 21:54
Daqui a pouco, vão te multar por andar com o guia aberto no banco do passageiro.

Pois é.....Daqui a pouco vão multar também porque o motorista estava olhando o painel do carro.

A portaria do Denatran fala da "proibição do uso de aparelhos audiovisuais pelo condutor do veículo".

E como ficam os rádios e cds com visor digital?
E os computadores de bordo?
E painel digital?

?????????????
:shock: :shock: :shock:

Marcelo
18/01/2004, 19:49
Grande Luiz,

A verdade é que a lei está muito mal escrita. :evil:
Se você procurar, ela tem mais furos que uma peneira. :?

Se você não pode falar no celular sem com viva-voz, por que você haveria de poder conversar, escutar CD? :roll:
Se a lei proíbe o uso de painéis (GPS e TV), por que deveria permitir computador de bordo, CDs players com mostradores que fazem inveja pra muitos GPSs? :roll:

A lei foi muito mal elaborada, e a reformulação do CTB de nada serviu. :evil: :evil: :evil:

[s]

Luiz Claudio
19/01/2004, 02:20
A verdade é que a lei está muito mal escrita. :evil:
Se você procurar, ela tem mais furos que uma peneira. :?

Marcelo,

Infelizmente essas leis tidas como "verdadeiras pérolas" são frequentes por aqui...
Você se lembra por exemplo daquela lei que obrigava todo veículo a ter um kit de primeiros socorros???
Nossas autoridades precisam acordar!!!

[]'s concordando com a proibição que atinge as tvs, dvds, videos, etc...
:D :D :D

[]'s discordando com a proibição que atinge o GPS...
:shock: :shock: :shock:

walter.andreis
19/01/2004, 14:14
Pessoal,
Concordo somente em parte, com a proibição dos aparelhos DVD´s, Televisão, etc...
Na resolução 153, os IGNORANTES que fazem as leis proibiram a "INSTALAÇÃO" de aparelhos DVD´s, TV´s, etc etc etc... e não somente o uso deles em trânsito...
Put# que o pari#, se o dinheiro é meu, eu compro um DVD, não vou poder instala-lo no meu carro para assistir um clip quando encostado em um posto, ou então em uma festinha, ou sei lah! O que custava prakeles TANSOS do governo, pensarem uns 5 minutos a mais e proibir o uso destes aparelhos apenas enquanto o veículo estiver em movimento, ou ligado... tsc tsc tsc tsc tsc... eu tinha tantos planos para uma tela de cristal liquido dentro do veículo, e agora estou vendo que foi tudo por agua a baixo...

[]´s revoltados com os governantes que temos!

gvogetta
22/01/2004, 22:42
Grandes Amigos,


Ainda bem que a Lei até agora só proibiu os GPS e TVs. Imaginem se proibissem de olhar a mulherada boazuda que anda fora das viaturas :lol: Isso sim seria uma tragédia :wink:

Saudações,

Danniel Pizatto
23/01/2004, 01:28
Bah, e so colocar o laptop no console... Quando o Seu guarda começar a chiar, fecha ele e guarda..

"pronto, tio, ta desinstalado! "

Mas falando serio, e nessas horas que sinto inveja de outros paises..

La se vc quiser vc compra uma viatura da policia, obviamente nao pode usa-la.. O mesmo pra detectores de radar, etc e tal

Porra, o carro é meu, a grana é minha, se quiser eu monto até um puteiro la dentro.. Agora ainda me vem com essa de "instalaçao proibida"?? ahh.. tenha dó...

Ah.. aproveitando, esse cara foi um gênio da adaptação.. ele colocou um Power Mac G4 no carro dele, um Tatra, com LCD de 6,5".. fiquei babando!
http://www.mujmac.cz/art/hw/tatra_mac_eng.html

Ah.. desculpa o palavreado aí em cima.. :oops:

Cícero Franco
23/01/2004, 08:45
Daqui a pouco vão proibir o velocímetro! Como que o motorista vai olhar o velocímetro (um aparelho visual) e tirar os olhos do caminho???

Proibe logo!!!!

Delfim
23/01/2004, 13:09
Daqui a pouco vão proibir o velocímetro! Como que o motorista vai olhar o velocímetro (um aparelho visual) e tirar os olhos do caminho???

Proibe logo!!!!

E aí Cícero. Aqui em São Paulo tem tanto radar que é imposível dirigir sem ficar olhando o tempo todo para o velocímetro.
Ás vezes a gente tem que prestar mais atenção no painel do que ficar controlando os outros carros (direção defensiva)...

du
23/01/2004, 13:22
Delfim,

Infelizmente não é só São Paulo.....

Baseado nos radares dá para perceber que ninguém está preocupado com os acidentes, somente estão preocupados em aumentar a arrecadação. Repare nas estradfas os sinais de freadas bruscas perto dos radares !!!!! E o duro que já ficou automático, eu mesmo já me flagrei dando freadas violentas porque imaginei ter visto alguma coisa na beirada da estrada. Mesmo se não estiver correndo, acaba freiando, não pode perder tempo consultando o velocímetro e puxar pela memória qual a velocidade permitida naquele trecho da estrada.

Daqui uns anos estaremos igual o Estados Unidos, ninguém corre, mas cada vez mais morrem porque dormem no volante.

Abraços Du.

Cícero Franco
23/01/2004, 14:05
Ou fica tomando rebite para não dormir, o que é o mais comum nas estradas!!!!

Luiz Claudio
11/08/2007, 05:46
Desenterrando o tópico...

GPS com mapa no carro já está legalizado
Resolução do Contran formalizou o uso de navegador com guia de ruas

Nova regra liberou a exibição mesmo que os motoristas estejam dirigindo, atendendo a lobby de montadoras e do comércio

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A utilização nos veículos de navegadores GPS que exibem mapas para orientar os motoristas enquanto dirigem -como um guia eletrônico de ruas- foi legalizada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), revertendo um dos principais obstáculos para a expansão do aparelho no país.
A liberação foi formalizada pela resolução 242, a partir do dia 4 de julho, depois do lobby de montadoras, que planejam a difusão inclusive com veículos que saem de fábrica já com a tecnologia, e do comércio automotivo, que já vinha vendendo os equipamentos antes mesmo de sua legalização e está eufórico com as vendas desse tipo de acessório neste Dia dos Pais.
Os defensores da medida avaliam que os GPSs com mapa criam uma facilidade aos condutores para a sua localização nas vias públicas, uma modernização que existe há anos em diversos lugares do mundo.
Os críticos temem por ser mais um instrumento de distração dos motoristas -e, portanto, de ameaça à segurança viária. Outros consideram que a tecnologia tem falhas (como a queda de sinal em lugares fechados, como túneis, e a falta de precisão de alguns modelos) e que merece ser aperfeiçoada.
O navegador GPS (sistema de posicionamento global, baseado em satélites) permite ao motorista, enquanto dirige, receber a indicação detalhada de determinado endereço nos municípios cadastrados. A área de abrangência depende de cada modelo, assim como diversas funções alternativas e os preços, que beiram R$ 2.000.
A resolução 190 do Contran, que valia até semanas atrás, era de fevereiro de 2006 e vetava a exibição de mapas pelos GPSs quando os veículos estivessem em movimento, permitindo somente setas e sinais sonoros.
A nova regra liberou a exibição também dos mapas, mesmo que os motoristas estejam dirigindo, e os aparelhos podem ser fixados no painel dianteiro ou no pára-brisa, podendo até sair de fábrica equipado.
Ficou mantida, porém, a restrição de exibição de imagens de entretenimento (como filmes ou jogos) na parte da frente quando os veículos estiverem em movimento. Ou seja, os DVDs automotivos só podem funcionar voltados aos passageiros do banco traseiro. Se fixados no painel dianteiro, precisam ter um mecanismo para deixá-lo inoperante assim que é dada a partida no motor.
A avaliação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) quando vetava a exibição de mapa nos GPSs era que ele poderia distrair os condutores.
Orlando Moreira da Silva, coordenador de infra-estrutura do órgão, diz que houve uma mudança de avaliação após discussões com técnicos e fabricantes "que vieram até nós".
"É um instrumento usado no mundo inteiro. É melhor desviar a atenção rapidamente para olhar um mapa do que ficar procurando uma rua perdido no trânsito", afirma.
O consultor em trânsito Horário Augusto Figueira tem uma opinião diferente. "Sou contra. O motorista teria que ser obrigado a parar. É um instrumento de distração, ele vai ficar mais preocupado em olhar no mapa do que em dar seta."
A Delphi, que lançou seu modelo de navegador GPS no país em 2006, diz que 3,5 milhões de unidades de todas as marcas saíram de fábrica em um ano no Japão e 1,9 milhão na Europa.
Ela diz que já vendeu mais de 7.000 no Brasil e que vai ultrapassar 10 mil neste semestre.
A Quatro Rodas diz que as vendas de seu modelo no Dia dos Pais já superaram em mais de 25% a previsão. Afirma que vendeu 12 mil em um ano e serão mais 10 mil até dezembro.
Enquanto não havia a liberação pelo Contran dos mapas com os carros em movimento, as empresas vendiam os GPSs alegando serem portáteis. Mesmo assim, havia resistência dos usuários porque a orientação do conselho e da polícia paulista era para multar em R$ 127,69 os infratores -ainda que a fiscalização fosse deficiente.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1108200701.htm

[]'s...

dkrabbe
11/08/2007, 11:00
Excelente !!

Claro que dá para usar como material de apoio a condução. Eles estavam nos tratando como i.d.i.o.t.a.s, achando que o brasileiro não sabe a hora de discernir quando olhar ou não para o mapa do GPS.

Abção e vamos Brasil ao rumo do primeiro mundo...rs

Daniel Krabbe

Cacá
11/08/2007, 11:32
Nao duvido de mais nada. O que vale é o lobby, pra quê Lei? Agora posso instalar minha TV de Gosma com um decoder para o computador, um suporte para CPU, no break, interface 64 bits para GPS, servidor de backup, teclado e mouse no meu CJ tranquilamente. Passou o boi, passa a boiada.

[s],

Estevam
12/08/2007, 01:23
Nao duvido de mais nada. O que vale é o lobby, pra quê Lei? Agora posso instalar minha TV de Gosma com um decoder para o computador, um suporte para CPU, no break, interface 64 bits para GPS, servidor de backup, teclado e mouse no meu CJ tranquilamente. Passou o boi, passa a boiada.

[s],Vlw..prk.......ta certinho , deixa a boiada passar, a quadrilha ja passou mesmo com tanto lobista......
Um abraço...............:cool:

Murillus
22/08/2007, 16:18
GPS com mapa no carro já está legalizado
Resolução do Contran formalizou o uso de navegador com guia de ruas...


No Brasil td tem que ser ao contrario...

JairoM
25/08/2007, 12:34
Eu uso meu Garmim no painel, ha 3 anos...

Nas poucas vezes que fui parado, o "seu gualda" pergunto o que era aquilo... e eu na maior cara de pau vou logo dizendo que é um telefone celular, meio antigão, porque a grana tá curta.... ele pergunta pra que o cabo que vai até o acendedor de cigarro, e eu vou logo dizendo que é o carregador, porque a bateria dele tá pifada já faz uns meses.....

A INgInoRança é que mata este pais......

Murillus
28/08/2007, 14:18
Eu uso meu Garmim no painel, ha 3 anos...

Nas poucas vezes que fui parado, o "seu gualda" pergunto o que era aquilo... e eu na maior cara de pau vou logo dizendo que é um telefone celular, meio antigão, porque a grana tá curta.... ele pergunta pra que o cabo que vai até o acendedor de cigarro, e eu vou logo dizendo que é o carregador, porque a bateria dele tá pifada já faz uns meses.....

A INgInoRança é que mata este pais......


:palmas:...Essa eu vou guardar nos arquivos das boas desculpas possiveis de usar numa enrascada...:concordo:

JairoM
31/08/2007, 17:52
:palmas:...Essa eu vou guardar nos arquivos das boas desculpas possiveis de usar numa enrascada...:concordo:

Não precisa mais.....

Se não me engano, desde 8-8-07 foi legalizado o uso de gps nos paines dos automoveis brasileiros....

Custou mas alguem resolver fazer algo lógico neste pais....