PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 vibrando a partir de 80km/h após troca embreagem - Cardan



eduea
08/03/2016, 22:43
Pessoal, boa noite.

Após pesquisar varias temas aqui e encontrar muitas infos uteis, cansei de me sentir parasita e resolvi contribuir tambem!rs

Vamos la. Ha uma semana realizei um sonho de e comprei minha Ranger, uma XLT 3.0 diesel 4x4 2011. Comprei de um senhor unico dono e apesar de alguns detalhes na lataria, a mecanica esta bala!! Um achado que era o que eu buscava. E ele acabou de trocar a embreagem, faz um mes apenas.

Acontece que ao pegar a viatura em SP e dirigir para Campinas, logo que entrei na bandeirantes o carro começou a vibrar acima de 80km/h e aumentava até o pico que era 110km/h. Achei que eram os pneus, ja que eram muito velhos e estavam ressecados e rachados e poderiam estar tb desbalanceado. Mas ainda assim sentia que a vibracao era diferente, que vinha de "dentro" do carro. Bom, eu ja havia comprado 4 Michelin LTX Force no site das americanas (bom negocio por sinal - tem uns esquemas de cupom e paguei 2300 no 4), e iria trocar mesmo.

Os pneus chegaram sabado mas nao consegui trocar, fiz uma viagem curta com o carro como estava e aquela vibracao me incomodava mto, tanto que viajei a 90km/h pois nao tinha certeza que eram os pneus, e como ja havia lido aqui sobre a possibilidade do cardan, achei melhor nao forçar.

Conversei com mecanico que trocou a embreagem e ele foi super gente boa e se prontificou na hora a analisar e arrumar, acontece que esta em SP e eu em Campinas e eu disse que iria ver os pneus antes para descartar, sendo que eu ja iria trocar de qq maneira. Entao na Segunda feira fui logo coolocar os pneus novos na menina e alinhar, balancear e tal. Sai do local e peguei um trecho de estrada e, para minha grande ddecepcao, a vibracao ainda estava como antes. Foi mto frustrante e fiquei muito injuriado, ja crente que era algo no cardan e eu teeria que ver como faria o conserto em SP.

Mas, para eu ter certeza se era o Cardan, encontrei um local especializado aqui na regiao (NM Cardan, na anhanguera) e coombinei de levar la para fazerem uma avaliacao e me dar o veredito, assim eu poderia saber o que era e como proceder. Ao chegar la coloquei o carro na vala e um rapaz ja entrou debaixo para dar uma olhada, ai me disse que o cardan nao tinha nada mas iria levantar a traseira para testarmos a vibracao. Ele viu a vibracao e logo apos desligar ele olhou os cardans novamante e pá, a cruzeta do cardan dianteiro foi montada com um pequeno erro, o cara tem olho bom. Na flange tem tipo um dentinho em cada extremidade que a cruzeta tem encaixar suas extremidades entre eles, como se fosse um calço, e em um dos lados os caras tinham montado a cruzeta em cima do dente, assim ficando um pouco torta e com isso, casando a maldita vibracao. Os caras desmontaram na hora engraxaram e reapertaram e nao combraram nada. Claro que eu dei um agrado para os caras, que foram muito gente boa e muito atenciosos. Se alguem precisar de servico de cardan na regiao, eu altamente recomendo eles, fui muito bem atendido.

Apenas como informacao, eu nao sentia alavanca do cambio vibrar fora do normal, era somente o carro mesmo, painel, retrovisor, etc. O que me levou a duvidar um pouco do cardan. Mas no fim era uma pequena má montagem na cruzeta do cardan dianteiro. E como o cardan dianteiro da ranger esta sempre em movimento, independente do 4x4 ligado ou nao, isso causava aquele stress. nao sei se nas outras pick up o dianteiro tb fica em constante movimento.

Bom, agora fiquei muito feliz com uma solucao simples e barata para algo que tava me deixando muito chateado. Entao queria coompartilhar aqui para que possa eventualmente ajudar alguem. Porque as pesquisas que fiz sempre falavam de desbalanceamento do cardan traseiro e tal, mas as vezes algo simples de resolver e que esta nao esta no cardan traseiro, tambem pode ser a causa.
E eu realmente indico esses caras aqui na regiao, pq foram muito ponta firme e competentes no serviço.

Ah, eles tambem me falaram que esse cardan de aluminio da ranger nao da alinhamento nem balanceamento, que se der pau com o tempo o jeito é colocar um de ferro, aproveitando flange, cruzeta, etc do carro. Procede essa info?? La saia por 800 um, nao sei se ta fora ou dentro. Espero nao precisar tao cedo mexer no traseiro...rsrs

abs

franco_huts
07/09/2017, 15:29
Obrigado pela info e contribuição Eduea! Estou com o mesmo problema de trepidação numa Toyota Bandeirante... E justo após realizar a troca do kit de embreagem... Vou seguir sua recomendação e verificar isso! Ah e o volante do motor... que possa estar precisando de um passe no torno para casar certinho com a embreagem nova... Espero que seja algo simples