PDA

Ver Versão Completa : Barulho 4x4 Tracker 2008/2009



Pedrogeologia
08/03/2016, 17:44
Olá à todos.
A um mês finalmente consegui comprar minha tracker, mas estou tendo um problema, e nenhum mecânico conseguiu resolver.
Ao acionar o 4x4, começa um barulho como se partes estivessem se esbarrando.
E quanto maior a velocidade, mais intenso se torna o ruido.
Alguém já teve algum problema parecido.?
Desde já agradeço.

WELLCJ5
14/03/2016, 15:09
Prezado Pedro,

Se o barulho surge quando está acionado o 4X4 e quando está 4X2 não aparece, procure verificar tudo que está relacionado a tração dianteira: Cruzetas, Cardan, Diferencial dianteiro, e também as Rodas Livres, pois estas são à vácuo e podem estar com problemas no acoplamento. Tenho a minha a mais de 02 anos e já utilizei o 4x4 por diversas vezes e posso te dizer que não faz barulho algum, parece um carro convencional mesmo com a tração ligada.

Boa sorte e espero que você consiga resolver, pode ser que seja alguma besteirinha, pois é um excelente carro.

Abs.
Wellington.

Arildo MT
14/03/2016, 16:41
Prezado Pedro,

Se o barulho surge quando está acionado o 4X4 e quando está 4X2 não aparece, procure verificar tudo que está relacionado a tração dianteira: Cruzetas, Cardan, Diferencial dianteiro, e também as Rodas Livres, pois estas são à vácuo e podem estar com problemas no acoplamento. Tenho a minha a mais de 02 anos e já utilizei o 4x4 por diversas vezes e posso te dizer que não faz barulho algum, parece um carro convencional mesmo com a tração ligada.

Boa sorte e espero que você consiga resolver, pode ser que seja alguma besteirinha, pois é um excelente carro.

Abs.
Wellington.

Só uma observação: a tracker originalmente não tem roda livre, muito menos a vácuo, o sistema de acoplamento é interno, no diferencial e por compressão, no mais concordo em gênero, numero e grau.

WELLCJ5
14/03/2016, 18:04
Grande Arildo !!!!

Você tem razão, eu me confundi com os sistemas de acionamento.
O Tracker possue um sistema que permite o engate da tração nas quatro rodas com o veículo em movimento, a velocidades não superiores a 100km/h e rodas alinhadas.
No Grand Vitara (Suzuki), o sistema é denominado Drive Select se não me enganar novamente, não sei se é o mesmo nome no GM Tracker, e no Jimny (Suzuki) Drive Action.

No Drive Select, o mecanismo de acoplamento do eixo dianteiro está instalado no diferencial dianteiro, e é acionado por uma bomba de ar.

Já no Drive Action: roda-livre acionada através do vácuo do motor.

Ao contrário do Tracker/GV, que usa pressão positiva para engatar a tração dentro do diferencial dianteiro,
o Jimny usa vácuo para engatar as rodas-livres (que existem!) e que são desengatadas ao desligar o vácuo.

Foi ai que me confundi, peço desculpas ao pessoal.

Att.
Wellington.

por_ai
25/03/2017, 18:18
Olá à todos.
A um mês finalmente consegui comprar minha tracker, mas estou tendo um problema, e nenhum mecânico conseguiu resolver.
Ao acionar o 4x4, começa um barulho como se partes estivessem se esbarrando.
E quanto maior a velocidade, mais intenso se torna o ruido.
Alguém já teve algum problema parecido.?
Desde já agradeço.

Prezado,Pedroboatarde!

Você conseguiu descobrir qual era o problema que gerava o ruído? Estou com o mesmo ruído na minha Tracker.

belbatera
19/02/2018, 02:34
Olá. Aparentemente, estou com o mesmo problema. Ruído aparece ao acionar 4x4. Em 4x2 nenhum problema.

Douglas Lenz
19/02/2018, 18:01
Pedro

Vale a pena literalmente dar uma "olhada" levantar o carro e verificar se não tem nada raspando ou solto. E claro, verificar o nivel do óleo e a sua qualidade. As vezes o que a gente pensa que "isso não pode ser" é. Boa Sorte.

luizcarlosw
19/02/2018, 20:38
Não é para fazer barulho...
Detalhe importante, a tração 4x4 da tracker é part time e não full time, não é indicado rodar com a mesma acionada em asfalto por não haver diferencial central, conforme manual utiliza-la apenas em "situações de baixa aderência", ou seja: lama, areia fina, pedregulho, pista com neve etc...

Asfalto na chuva não é baixa aderência para o ponto de vista de um 4x4 part time, poderá perceber isso ao tentar fazer uma curva mais fechada com o 4x4 acionado, o carro vai empacar, pois sem diferencial central não será compensada a diferença de velocidade das rodas dianteiras e traseiras em curva, e o asfalto não vai deixa-las escorregar para compensar, é isso que destroi o sistema...

Começa fazendo a troca dos óleos de cambio e cardâ dianteiro/traseiro assim como lubrificação das cruzetas, se puder abrir para ver a situação das planetárias e demais engrenagens do cardâ deve chegar ao real problema ou eliminar a possibilidade de algum problema.
A possibilidade de ser algo no dianteiro é a maior, pois o mesmo só entra entra em funcinoamento como comentado ao acionar, se era um carro de cidade que nunca acionava a 4x4 não é difícil estar tudo meio emperrado por nunca girar.