PDA

Ver Versão Completa : O Peregrino - Bandeirante CD 2000



valmirjunior
08/03/2016, 16:02
A partir de hoje irei relatar minhas aventuras (futuras) com meu novo Bandeirante - O Peregrino.
Ele será preparado para viagens longas, agora é uma questão de tempo e dinheiro, ambos escassos no momento.

Diário de bordo
23/12/2015

Papai Noel me visitou mais cedo, depois de um longo tempo sem Bandeirante (diria até um pouco deprimido) fechei negocio com uma cabine dupla ano 2000.

Minha esposa fez grande resistência, mas acredito que percebeu que isso me faz feliz e baixou a guarda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/524345-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-img-20151223-wa0001.jpg

Chegando na casa do cunhado para passar o Natal (feliz da vida).

valmirjunior
08/03/2016, 16:22
Diário de Bordo
24/12/2015

Fui passear um pouco com o Peregrino, estava parecendo criança querendo usar o brinquedo novo, fiz o primeiro registro de quilometragem, vamos ver até onde chega.

valmirjunior
08/03/2016, 16:33
Diário de Bordo
26/12/2015

Revisão geral, montei uma lista do que terei que fazer no carro.
Primeira coisa, colocar os jumelos revolver na posição correta (estão dando fim de curso, batendo no chassis).

valmirjunior
08/03/2016, 16:44
Diário de Bordo
13/01/2016

Dia longo.
Comecei buscando o escapamento que encomendei, depois fui engraxar o carro e aplicar molycote nas caixas e diferencial.
Depois direto instalar o escapamento original e para terminar trocar as mangueiras do tanque que vazam quando cheio.

valmirjunior
08/03/2016, 16:53
Diário de Bordo
15/01/2016

Pequenos reparos, troca do sensor de temperatura, instalação da válvula termostática e troca da polia viscosa.
Ainda mudei o respiro do diferencial para dentro da cabine, falta do cambio e caixa de tração.
O veículo estava funcionando muito abaixo da temperatura pois estava sem a válvula e com a polia travada.
Depois de tudo no lugar realizei o teste, ficou ótimo, o barulho do motor mudou e ficou muito agradável.

valmirjunior
08/03/2016, 16:57
Diário de Bordo
16/01/2016

Hoje resolvi arrumar o suporte da bateria, vamos dizer que ele era ecológico demais para o meu gosto KKKK.

valmirjunior
08/03/2016, 17:02
Diário de Bordo
07/03/2016

No final de semana fiquei sem bateria, tentei salvar a antiga mas não foi possível.
Apesar de já ter percebido que isto iria acontecer utilizei a bateria até o fim.
Aproveitei e coloquei uma de 100A (tamanho apropriado para o veículo) ela usava uma bateria pequena, de 60A.
Também realizei a limpeza de radiador e aplicação de anti corrosivo.

Lauro Paiva
08/03/2016, 22:59
Caro Valmir,
Muito legal a sua vtr, bem vindo ao nosso forum.
Acho que voce gostaria de conhecer a BAND IMORTAL do Hercilio, se eh que ja nao andou por la.
Gostei da tranquilidade das suas obras.
Que mudancas pretende fazer na sua CD:?:
FORTE ABRACO

valmirjunior
09/03/2016, 07:30
Tudo bom Lauro, sempre passo nas paginas dos colegas e vejo as "atualizações", tô de olho no seu javali e vendo a pérola que ele esta ficando.

No momento estou adequando a parte mecânica, como o carro é de uso único (o de passeio foi na negociação) terei que partir para área de conforto:

Bancos
Ar condicionado
Forração interna
Borrachas de vedação

Após partirei para instalação do turbo e intercooler.

Quanto as mudanças mais profundas, estou pensando numa caçamba flatbed, gaiola externa, suspensão do Odin e guincho

tuna
09/03/2016, 08:23
Parabéns pela viatura e pela história, vou acompanhar aqui.

[]´s

hercilio.neto
09/03/2016, 09:26
Parabéns Valmir,
Sua Band está linda, que ela lhe traga muitas alegrias.
Eu estudei na Unitau, tenho muito carinho pela cidade.

Lauro,
obrigado pela deferência.

valmirjunior
09/03/2016, 10:28
Obrigado Tuna, estou começando a trilhar novamente o caminho da Bandeirante.

Obrigado Hercílio, sempre acompanho os posts do Imortal.

Taubaté continua linda, só o transito esta bagunçado com as mudanças recentes.

pauloalberto
09/03/2016, 13:02
Valmir,

Meus parabéns!!! Maravilha de viatura. É o meu sonho de consumo uma Band CD....

valmirjunior
09/03/2016, 14:59
O meu também Paulo, quando decidi que compraria outra Band antes de definhar de tédio comecei a olhar varias dos 3 modelos básicos que me serviriam (longa, curta, cd, a simples estava fora da lista pois não cabe a família).
Já tive uma longa que eu adorava, das antigas com cambio seco.
Depois de ver varias viaturas decidi que seria melhor concentrar esforços em um modelo específico.
A longa me agradou muito mas queria algo diferente (criança atrás de brinquedo novo é assim :lol:), a curta eu fiquei muito tentado e encontrei várias delas, fantásticas, mas sem espaço para bagagem.
Depois de pensar bem defini a CD como a melhor escolha, minha ideia é pegar pista e realizar viagens longas e para tanto a carroceria ajuda muito, acrescentando o motor 14b com cambio de 5 marchas o conjunto fica ótimo.
Comecei a procurar Band de 93 em diante até que achei e negociei esta, agora é só preparar o equipamento e sobrar tempo para esticar marcha :dance:.

dudu83
09/03/2016, 15:46
pra mim o unico defeito da band cd e pra fazer retorno, tem pouco giro, mas depois de uma semana pega jeito, sem falar que o conforto e muito grande bota no chinelo muita picape moderna

valmirjunior
10/03/2016, 15:22
Olha que tem mais um defeito Dudu, estacionar no centro é bem difícil kkk, não se acha vaga.

Lauro Paiva
11/03/2016, 08:53
Grande Valmir,

Shopping center também vai ficar difícil estacionar, kkkk
Mas afinal essa eh uma das gracas de ter uma vtr só nossa!!!!

valmirjunior
11/03/2016, 11:44
Ontem passei por isso Lauro kkk.

Minha esposa solicitou apoio logísto e companhia no Shopping.

Lá fui eu então né.

Depois de algumas manobras e pedestres curiosos (será que cabe) consegui estacionar.

O mais chato aqui em Taubaté é que as vagas no Shopping são pequenas e os motoristas param torto (parece costume viu).

Lauro Paiva
11/03/2016, 18:24
Nao se preocupe, isso vai acontecer sempre, kkkkk
Forte abraco, e aguardando as anotações do diário!!!!

valmirjunior
15/03/2016, 07:08
Diário de Bordo
13/03/2016

Ontem levei a família para dar uma volta em Ubatuba, como bandeirante e sal são inimigos eternos lavei o carro e instalei mais algumas "perfumarias".

Coloquei na parte de baixo do batente da porta uma borracha de perfil "U" (vulgo "pele de cobra") para proteger.
Estava me incomodando ter que pisar no batente inferior e ver a lata sem tinta, resolvido.
Minha dica fica para medirem antes de comprar, na loja eu vi por acaso a borracha e comprei dois metros, faltou alguns centímetros para dar um acabamento melhor.

Aproveitei e terminei a instalação de EVA nas paredes, a ideia é isolar um pouco do calor.
No assoalho não apliquei nada, estou me preparando para colocar manta asfáltica (aqui quero diminuir o som).

Lauro Paiva
16/03/2016, 21:01
Diário de Bordo
13/03/2016

Ontem levei a família para dar uma volta em Ubatuba, como bandeirante e sal são inimigos eternos lavei o carro e instalei mais algumas "perfumarias".

Coloquei na parte de baixo do batente da porta uma borracha de perfil "U" (vulgo "pele de cobra") para proteger.
Estava me incomodando ter que pisar no batente inferior e ver a lata sem tinta, resolvido.
Minha dica fica para medirem antes de comprar, na loja eu vi por acaso a borracha e comprei dois metros, faltou alguns centímetros para dar um acabamento melhor.

Aproveitei e terminei a instalação de EVA nas paredes, a ideia é isolar um pouco do calor.
No assoalho não apliquei nada, estou me preparando para colocar manta asfáltica (aqui quero diminuir o som).

Ta ficando muito bonita sua Toy!!!!
Um amigo colocou EVA, mas em vez de colar ele fixou com velcro, assim voce pode tirar para lavar se preciso e inspecionar a lataria.
Acompanhando sempre!!!

valmirjunior
18/03/2016, 07:32
Lauro, optei pelo autocolante, ele pega bem na lataria e facilita a aplicação

No futuro pretendo fazer uma reforma leve (a lataria esta razoável) ou partir para fibra.

Em qualquer um dos casos tenho um bom tempo para pensar nisso, por enquanto vou ficar nas perfumarias kkk.

Abraço

valmirjunior
29/03/2016, 10:08
Diário de Bordo
26/03/2016

Fui passar a Páscoa com familiares e desviei o caminho passando por Bragança Paulista, aproveitei para pegar algumas "miudezas" com o Paulo da Tropa4x4.

O serviço realizado foi instalação do Quebra sol, troca das coifas de borracha do cambio e tração, troca da maçaneta e instalação do interruptor de ré.

Saliento que a troca da maçaneta ocupou mais tempo do que imaginava, eta parafuso chato, depois de pronto regulei o trinco e ficou ótimo para abrir e fechar a porta (estava parecendo geladeira velha, só na porrada).

Na hora de trocar as coifas de borracha realizei um serviço "plus", Jáque esta fazendo:

- Lavei muito bem a tampa e apliquei EVA por dentro, melhorou muito diminuindo a transmissão de calor.
- Desamassei a lata onde é parafusado a tampa, estava com algumas aberturas facilitando a entrada de ar quente.
- A coifa externa (corino) estava surrada, passei na autopeças e comprei a mais próxima em tamanho (palio 2005), instalei e cortei o excesso, ficou ótimo (gostei do tom azul).

Também rolou uma lavagem completa (por dentro e por fora) o melhor de não ter forro colado é lavar o carro com mangueira por dentro kkk.



Para terem uma ideia de como ficou a diminuição do calor, durante a viagem de volta eu colocava a mão na tampa e sentia o calor (um pouco acima de morno) na lateral onde não tem EVA era encostar a mão e tirar rápido ( bem acima de morno), próximo passo é tapete e forração térmica na parede corta fogo.

hercilio.neto
29/03/2016, 22:30
Belo trabalho.
Verá que o tapete vai abafar ainda mais o som.

valmirjunior
30/03/2016, 07:26
Já estou estudando como vou fazer Hercílio, acho que no próximo mês eu começo.
Pretendo tratar a frente da cabine e depois a parte traseira (essa sem pressa).

Gilao
31/03/2016, 23:09
Valmir voce ainda tem a reduzida caminhao engesa para venda? To precisando de uma.

valmirjunior
01/04/2016, 06:51
Já Foi Gilão, vendi no ano passado

valmirjunior
18/04/2016, 11:09
Diário de Bordo
17/04/2016

Algum tempo atrás percebi a folga da roda e sabia que em breve teria que trocar os rolamentos.
Após subir na calçada (é difícil fazer a volta na rua kkk) terminei de ferrar o rolamento.
Como não conhecia nenhum mecânico de confiança na minha cidade resolvi realizar o serviço completo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526882&stc=1
Detalhe da sujeira no cubo, o disco que é ventilado estava tomado pelo barro, virou disco cerâmico:chorandoderir:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526883&stc=1
O estado do rolamento de munhão, uma mistura de graxa e terra

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526884&stc=1
Homocinética desmontada, limpa e engraxada, serviço caprichado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526885&stc=1
Depois de um serviço desse não é para ficar economizando na graxa, pelo menos não sobra espaço para a sujeira entrar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526886&stc=1
Roda livre travada, ferrugem e terra misturados com graxa. Terei que desmontar novamente pois ainda esta um pouco duro de acionar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526887&stc=1
Algumas ferramentas utilizadas, torquímetro presente na montagem. Os manuais nacionais são incompletos e consegui as informações complementares nos manuais das FJ40 a FJ62

Descobri durante o serviço que o pino central já era, este irei troca por rolamentado na próxima intervenção.

Lauro Paiva
18/04/2016, 21:27
Diário de Bordo
17/04/2016

Algum tempo atrás percebi a folga da roda e sabia que em breve teria que trocar os rolamentos.
Após subir na calçada (é difícil fazer a volta na rua kkk) terminei de ferrar o rolamento.
Como não conhecia nenhum mecânico de confiança na minha cidade resolvi realizar o serviço completo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526882-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160416_07_47_39_pro.jpg
Detalhe da sujeira no cubo, o disco que é ventilado estava tomado pelo barro, virou disco cerâmico:chorandoderir:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526883-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160416_08_45_30_pro.jpg
O estado do rolamento de munhão, uma mistura de graxa e terra

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526884-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160416_16_17_19_pro.jpg
Homocinética desmontada, limpa e engraxada, serviço caprichado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526885-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160417_07_51_04_pro.jpg
Depois de um serviço desse não é para ficar economizando na graxa, pelo menos não sobra espaço para a sujeira entrar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526886-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160417_11_55_08_pro.jpg
Roda livre travada, ferrugem e terra misturados com graxa. Terei que desmontar novamente pois ainda esta um pouco duro de acionar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526887-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160416_07_28_12_pro.jpg
Algumas ferramentas utilizadas, torquímetro presente na montagem. Os manuais nacionais são incompletos e consegui as informações complementares nos manuais das FJ40 a FJ62

Descobri durante o serviço que o pino central já era, este irei troca por rolamentado na próxima intervenção.

Valmir,

Parabéns fazer sua própria mecânica é um prazer, só toma cuidado com a roda livre, se eu não me engano ela não usa graxa somente óleo, mas da uma olhada no manual dela para confirmar.
Forte abraço!!!!

valmirjunior
19/04/2016, 06:13
Tranquilo Lauro, usei óleo, graxa a vontade só no munhão e rolamentos.
Vi que javali esta famoso, até de reportagem está participando.
Abraço.

valmirjunior
02/05/2016, 10:17
Diário de Bordo
30/04/2016

Pensando no conforto para longas viagens troquei os bancos da Band, solicitação familiar atendida.

Comecei com os traseiros e depois partirei para os dianteiros.

Dentre as opções mais comuns como scenic e picasso só estava encontrando o "bagaço", então ampliei minha procura até achar um jogo de bancos da Veracruz.

Já adianto que não foi P&P, deu trabalho mas instalei, tenho algumas coisas a fazer (arremates). Depois irei levantar os bancos para melhorar a posição dos joelhos.

Deu estilo para este antigo combatente :concordo:.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527617-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160430_17_11_52_pro.jpg

Lauro Paiva
03/05/2016, 13:46
Muito bom esses bancos!!!!

Uma coisa que fiz no java, foi inclinar os bancos um pouco mais para trás, o acento e encosto. Deixa eu tentar explicar melhor, se você olhar os bancos de lado eles meio que fazem uma figura como o L , pois então eu coloquei uma especie de dobradiça no canto de L e fui levantando a parte do acento ate o L ficar numa posição mais confortavel. Nao sei se ficou mais fácil de entender ou se compliquei de mais a explicação, kkkk
Bom trabalho!!!!!

valmirjunior
03/05/2016, 14:44
Entendi Lauro, o que me falta é espaço para isso kkkk.

Estarei subindo os bancos para melhorar a posição dos joelhos, mas por enquanto esta muito bom.

valmirjunior
07/05/2016, 15:30
Diário de bordo
07/05/2016


Hoje troquei os estribos, os meus estavam se desfazendo em ferrugem.
Verifiquei que o carro foi levado no funileiro e fizeram uma "meia boca" neles.
Tem cada profissional e dono de carro por ai, fico imaginando se o dono mandou fazer porcaria para economizar ou o funileiro disse que "fica bom".
Mas agora esta trocado e pronto para muitos quilômetros

528059

Lauro Paiva
08/05/2016, 16:01
Diário de bordo
07/05/2016


Hoje troquei os estribos, os meus estavam se desfazendo em ferrugem.
Verifiquei que o carro foi levado no funileiro e fizeram uma "meia boca" neles.
Tem cada profissional e dono de carro por ai, fico imaginando se o dono mandou fazer porcaria para economizar ou o funileiro disse que "fica bom".
Mas agora esta trocado e pronto para muitos quilômetros

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/528059-o-peregrino-bandeirante-cd-2000-a-wp_20160507_09_29_10_pro.jpg

Concordo em gênero numero e grau!!!!!
Fazer bem feito eh a melhor relação custo beneficio, parabéns!!!!!
Entre a chapa xadrez e o estribo você colocou algum produto:?:
Acompanhando sempre!!!!

valmirjunior
08/05/2016, 16:24
Bate pedra Lauro.

valmirjunior
17/05/2016, 10:31
Diário de Bordo
14/05/2016

Hoje arrumei a buzina, ela parou de funcionar a algum tempo e isto me incomoda, as vezes é necessário um pouco de barulho no transito para chamar a atenção de outros motoristas, como estava sem buzina tentava a telepatia mas nada de funcionar kkkk.

Após alguns testes verifiquei que a buzina e o came estavam em ordem, logo pulei para o relê.

Primeira coisa que percebi, ligação estranha, o positivo estava ligado no acionamento da buzina e carga juntos (então para que usar um relê :parede:), isso eu nem considero gambiarra, para mim é serviço porco mesmo.

Troquei por um relê novo, instalei o positivo na bateria com fusível de segurança, testei tudo com multímetro e a buzina não funcionava kkkk.

O ultimo problema, aterramento.

Algo que já havia previsto mas não tive tempo para corrigir, rever o aterramento aumentando o numero de pontos e instalando um cabo direto no motor, de preferência na carcaça do arranque de partida.

Mas o foco era a buzina, então coloquei um cabo auxiliar no negativo da buzina e radiador, assim criei um novo ponto de aterramento.

Agora a buzina esta funcionando forte, parece um caminhão.

Detalhe que não mencionei, uso uma buzina de dupla corneta e o compressor requer mais força do que imaginam. Antes ele não era alimentado diretamente pela bateria, então funcionava de forma irregular, agora ele funciona com força total.
528762
Troca do relê

528763
Durante a instalação da fiação.

Lauro Paiva
19/05/2016, 16:07
Buzina e telepatia, kkkkkkkk
Muito boa!!!!!!!!!
Tava que3rendo colocar uma buzina dessas de corneta e compressor, mas meu medo sempre foi a de assustar demais e provocar um acidente, além disso o meu javali era tão barulhento que colocar uma buzina era redundante, aonde ele chegava já a algum tempo as pessoas olhavam assustadas o barulho de fim de mundo.....
Muito legal esse cuidado com a vtr!!!!!

valmirjunior
19/05/2016, 16:51
Lauro, depois de tudo que você fez no javali é bom pensar numa buzina.
Sua fera depois de pronta não pode ficar muda kkkk.

Lauro Paiva
25/05/2016, 00:37
Lauro, depois de tudo que você fez no javali é bom pensar numa buzina.
Sua fera depois de pronta não pode ficar muda kkkk.

Eu vi uma vez na gama 4x4 um jeep a venda que eu quase comprei, ele tinha um v8 com super charger um monte de pecas gringas e uma buzina a ar comprimido que era de estourar os tímpanos, kkkkkk.
Mas acho que ficou demais, mata de susto um ciclista e pode ficar perigoso.
Me diz uma coisa o que você achou dessa sua buzina com compressor, certamente deve ser forte, mas afinal voce acha que ficou demais ou ele eh bem alta sem dar ataque do coração,:?: kkkkk

:pipoca::pipoca:

valmirjunior
30/05/2016, 10:24
Bom dia Lauro, olha que é forte esta que uso mas não chega ser do outro mundo kkk.
Agora se quiser matar alguém do coração instala uma marítima ou de trem, é infarto com certeza kkkkk

valmirjunior
30/05/2016, 15:54
Diário de Bordo
28/06/2016

Comecei ontem a instalação e preparação dos instrumentos.

Primeiro o controlador de temperatura, um sensor preciso que esta alocado atrás do cabeçote.
Caso falhe o indicador original de temperatura este continua funcionando em separado, com a vantagem de tocar um alarme na temperatura programada. Se ficar sem água o cabeçote esquenta e sei que algo esta fora do padrão.

Junto instalei um manômetro de turbo, meu carro por enquanto é aspirado e deixei o relógio somente como enfeite. Assim que possível vou turbinar e colocar para funcionar o indicador de pressão.

Para completar coloquei uma tampa no lugar do rádio, a ideia era instalar o controlador de temperatura neste local mas por enquanto ele fica no lugar do mostrador de 80mm.

529500 529501

Com orientação dos colegas encontrei a fiação do conta giros e por infortúnio não estava voltando o sinal da bomba. Tudo bem vamos para o plano "B", sinal no alternador.

Tentei retirar o plug do alternador sem sucesso, levei para o eletricista e com toda prática dele foi rápido. Instalou um fio para extrair o sinal W e deixou toda a fiação pronta no local que indiquei.

529502

Agora o serviço braçal, abrir o painel.

529503 529504 529505 529506

Testes realizados e pronto.

529507

Aproveitei e instalei mais um banco, ficou muito bom mas alto demais para mim.
Terei que baixar o banco um pouco e para tanto irei retirar o trilho e regulagem de altura.
O banco no futuro será fixo, somente o encosto continuará elétrico.

529508

Falta o banco do passageiro que será instalado após a confecção do suporte pantográfico, em fase do projeto.

Lauro Paiva
31/05/2016, 16:29
Diário de Bordo
28/06/2016

Comecei ontem a instalação e preparação dos instrumentos.

Primeiro o controlador de temperatura, um sensor preciso que esta alocado atrás do cabeçote.
Caso falhe o indicador original de temperatura este continua funcionando em separado, com a vantagem de tocar um alarme na temperatura programada. Se ficar sem água o cabeçote esquenta e sei que algo esta fora do padrão.

Junto instalei um manômetro de turbo, meu carro por enquanto é aspirado e deixei o relógio somente como enfeite. Assim que possível vou turbinar e colocar para funcionar o indicador de pressão.

Para completar coloquei uma tampa no lugar do rádio, a ideia era instalar o controlador de temperatura neste local mas por enquanto ele fica no lugar do mostrador de 80mm.

529500 529501

Com orientação dos colegas encontrei a fiação do conta giros e por infortúnio não estava voltando o sinal da bomba. Tudo bem vamos para o plano "B", sinal no alternador.

Tentei retirar o plug do alternador sem sucesso, levei para o eletricista e com toda prática dele foi rápido. Instalou um fio para extrair o sinal W e deixou toda a fiação pronta no local que indiquei.

529502

Agora o serviço braçal, abrir o painel.

529503 529504 529505 529506

Testes realizados e pronto.

529507

Aproveitei e instalei mais um banco, ficou muito bom mas alto demais para mim.
Terei que baixar o banco um pouco e para tanto irei retirar o trilho e regulagem de altura.
O banco no futuro será fixo, somente o encosto continuará elétrico.

529508

Falta o banco do passageiro que será instalado após a confecção do suporte pantográfico, em fase do projeto.

Rapaz!!!!!
Esse controlador de temperatura é show!!!!!!!
qual a marca e modelo???????
O conta-giros é com horímetro? ficou muito legal, só não entendi por que quis colocar na esquerda e na direita o termômetro, teve alguma razão técnica ou foi por estética????
A vtr tá ficando MUITO LINDA, PARABÉNS
Quanto a buzina como te disse, quero forte mas sem ataque cardíaco, kkkkkkk
forte abraço!!!!

valmirjunior
31/05/2016, 16:37
Lauro o modelo é mh1210a, tem no dx.com mas comprei este no MercadoLivre, estava com pressa kkk.
O Contagiros é de 100mm, o original de 80mm, além do furo tem a moldura.
Pela estética resolvi usar o lado esquerdo, assim sobra mais espaço para outros acessórios carnavalescos no painel central kkk.
Abraço

samucace
02/06/2016, 13:10
Ta arrumando a Band heim!
Estou procurando uma CD ou Longa também, com 14b!
Procurar com calma que acha algo bom!
Assinando o tópico pra acompanhar as mudanças!
Valeu

valmirjunior
02/06/2016, 16:29
Samuca, aos poucos vou fazendo, assim a brincadeira fica interminável :euforico:

valmirjunior
26/07/2016, 10:19
Diário de Bordo
23/07/2016

Férias, finalmente terei como trabalhar por horas e horas no Peregrino kkkk.

Tirei uma semana inteira para instalara a versão 2.0 dos bancos, os traseiros estavam muito baixos e o dianteiro muito alto.

Para melhorar a posição das pernas criei um suporte para os bancos traseiros e retirei todos os suportes originais.
533257

Neste suporte criei fixações para os bancos
533258

Bancos instalados, além da altura mais agradável para os passageiros ganhei o espaço para tralha embaixo do banco.
Devido ao meu tamanho o banco do motorista ficou muito recuado impossibilitando o uso do banco atrás do motorista, numa eventualidade é possível levar mais um passageiro com extremo desconforto em viagem curta.
533259

Demorei uma semana para fazer a montagem e os ajustes, faltou tempo para fazer o banco da esposa. Como o banco é muito grande não serve o sistema pantográfico da Procar, terei que usar sistema de trilho lateral, mas isso é para dezembro somente.

valmirjunior
26/07/2016, 10:44
Diário de Bordo
23/07/2016

Enquanto fazia o suporte do banco preparei a instalação de um novo alternador de 120A para a band.

A grande dificuldade era encontrar um alternador que não precisasse mudar o suporte do 14b, peguei algumas dicas com o colega Dimasi e fui procurar o alternador "perfeito".

Não encontrei nada dentro do que foi orientado mas dentre os anúncios que separei vi algo que poderia servir e de motor diesel, comprei.

Após a chegada do alternador verifiquei que não daria no suporte, ele era um pouco maior no local de fixação.
533265 533272 533273

Então parti para adaptação, como não queria fazer um suporte novo para o bloco do motor desenhei um adaptador. Brasileiro cria de tudo, adaptador de tomada, de mangueira, de varal, então fiz um de alternador kkkk,
533266
Deu um pouco de trabalho para alinhar, um ajuste fino que evitará barulho e correia desgastada no futuro.

Além do suporte o torneiro teve que abrir um pouco a polia, mas tudo bem. Agora verificando alinhamento de correia.
533267

E instalação do adaptador.
533268

Por ultimo o esticador, como o original não daria certo peguei os utilizados em caminhões MB, troquei os parafusos, fiz alguns ajustes, soldei e pronto! Parece de fábrica.
533269 533274

O único inconveniente é que o sinal W não está saindo onde o Eletricista mostrou, terei que desmontar (um outro dia) para puxar o terminal W direto do interior do alternador.

valmirjunior
26/07/2016, 10:55
Diário de Bordo
23/07/2016

Já que estava no torneiro fazendo o serviço de adaptação do alternador lembrei que faltava um pino de trava do jumelo revolver.

Agora não falta mais.
533271

Dimasi
27/07/2016, 17:17
Valmir, as bands com motor 14b puxam o sinal para o tacômetro da BI. São três fios que saem ou chegam na solenoide, um deles é o sinal. Muitas bands já tem o chicote pronto até o painel.

valmirjunior
28/07/2016, 08:50
Sim Dimasi, o eletricista testou pela bomba injetora e não estava retornando o sinal, então o mais fácil foi puxar do alternador.

valmirjunior
12/09/2016, 08:03
Diário de Bordo
10/09/2016

Estava precisando resolver alguns problemas elétricos, tinha um curto na buzina e meu alarme de temperatura do cabeçote estava sofrendo, toda vez que buzinava ele "zerava", era questão de tempo para perder o equipamento.

Então passei uma fiação nova para buzina e deixei no painel, aproveitei e passei a iluminação o relógio do turbo (um dia vai funcionar, no momento é estético) e religuei o conta giros no novo alternador.

Trabalhar com parte elétrica não é pesado só que ocupa muito tempo, mas depois de pronto é muito bom ver tudo funcionando como deve ser.

535922

Aproveitei e instalei o alarme sonoro no controlador de temperatura e testei, ficou ótimo.

535926

valmirjunior
16/01/2017, 10:28
Diário de Bordo
07/01/2017

Desta vez dei o passo maior que a perna, fiz uma manutenção de demorou muito (mas fiz, é o que importa).
Fiquei arrebentado, pelo menos deu tempo de terminar o principal.
Comecei o serviço no Natal e terminei somente no dia 07 de janeiro.

Algumas coisas que realizei:

541978 541979 541980 541981
Sistema de trilho com deslocamento lateral, facilita o acesso ao banco traseiro.

541991
Aproveitei e refiz o suporte do meu banco, deixei uma posição mais agradável para dirigir e recoloquei o acabamento. A ligação elétrica do encosto deixo para outro dia (sim o encosto é de regulagem elétrica).

541987
Desmontei o diferencial e alonguei, coloquei 10x37 reduzindo o giro do motor em 11%, aumentou a economia e em muito o conforto para viajar, ficou ótimo na pista.

541986541984

Tinha um vazamento no munhão esquerdo e "Jáque" estava desmontado tudo para trocar a relação do diferencial...

Revisei os freios dianteiros trocando os discos, flexíveis, guarda pó das pinças, guarda pó do cardã, reabasteci a graxa da homocinética e lubrifiquei os rolamentos, minha nossa quanto trabalho (fiquei arrebentado).

541989 541990

Snorkel, a algum tempo me incomodava o fato dele estar instalado de forma ornamental, sem estar ligado ao filtro.

Na minha concepção tudo tem uma utilidade e deve estar funcionando, ainda mais se tratando de um veículo fora-de-estrada.
O método mais rápido e barato para resolver a situação: alterei a localização do furo de entrada e construi um novo suporte, agora posso entrar em rios e enchentes (mas prefiro não tentar kkk).

Ainda fiz a revisão geral com troca de óleos e filtros (todos)

Não tirei foto de tudo devido ao tempo que demandava parar, limpar as mãos, tirar as fotos, voltar ao serviço. Como trabalhei muito embaixo do carro a maior parte do tempo eu estava completamente engraxado ou sujo de terra.

Ficou faltando um pouco de perfumaria, a ultima coisa que fiz foi lavar o carro para tirar todas as marcas de mão com graxa que deixei, na próxima parada no estaleiro resolvo os assuntos de menor demanda.

hercilio.neto
16/01/2017, 20:19
Valmir,
Ficou muito boa a instalação do suporte do banco deslizante. Serviço de profissional.
A trava do cinto de segurança é presa no assoalho ou no próprio banco? Se for no banco, carece de uma análise sobre a resistência a impactos do trilho transversal. Acredito que a melhor solução seria a trava presa no chão.

O snorkel da CLA é bem resistente e bonito mas a instalação é um quebra cabeça.
No meu jipe a solução foi virar a entrada de ar da carcaça para baixo e conectar através de 2 curvas 90º e uma curva 45º.
Ainda não está fixada as mangueiras mas já experimentamos e deu as medidas.
No 14B a coisa é mais complicada, porque a fixação da carcaça no suporte não permite girar a posição da entrada de ar.
Uma sugestão seria aproveitar aquele tubo coletor de ar, instalando-o na posição invertida (voltado para trás). Corta esse tubo e faz a conexão à entrada do snorkel com uma curva flexível.
Quando for turbinar o motor, seria interessante trocar a carcaça do filtro por uma maior. Essa original acaba restringindo.
Creio que a posição do snorkel, da forma que está, vai atrapalhar um pouco a visão.

hercilio.neto
16/01/2017, 20:33
Outra solução, seria seccionar o snorkel e construir um prolongamento com mangueira de silicone.

542019
Abraço

valmirjunior
17/01/2017, 07:45
Valmir,
Ficou muito boa a instalação do suporte do banco deslizante. Serviço de profissional.
A trava do cinto de segurança é presa no assoalho ou no próprio banco? Se for no banco, carece de uma análise sobre a resistência a impactos do ...

Oi Hercílio, obrigado, falta um pouco para ficar profissional (talvez uns 3 anos de serviços com solda), quanto as suas observações todas foram pautadas antes do serviço.

O cinto esta fixado no local original (assoalho), apesar de ter projetado o sistema para suportar o cinto no banco utilizei o local original por comodidade.

O snorkel está nesta posição "provisoriamente" (só por um ano ou dois KKKKK).

Pensei em virar o filtro então teria que soldar a caixa, não achei o resultado bonito; pensei em virar o tubo coletor para trás, mas não tem espaço suficiente para trabalhar; por último poderia ligar uma mangueira dando a volta por cima do filtro até a entrada do tubo coletor, prático e esteticamente horroroso.
A melhor saída seria usar duas curvas e montar um "S", então iria restringir a passagem de ar.


Tinha visto uma bandeirante usando o snorkel avançado, considerei como uma alternativa e estou usando no momento principalmente por não restringir a passagem do ar, nada de curvas, corrugados, estreitamentos.

Realmente atrapalha um pouco a visão, já esperava por isso e estou me acostumando.

A ideia original do serviço é cortar e esticar, refazendo em fibra de vidro deixando no tamanho "correto" para o 14B; não fiz desta forma por falta de tempo, preciso de uma semana para cortar, construir, lixar, pintar e instalar novamente.

Mas assim que possível irei alongar o snorkel.

hercilio.neto
17/01/2017, 09:10
Beleza Valmir.
Vou enviar uma sugestão à CLA para oferecer um snorkel com a parte horizontal mais longa, que entre direto na carcaça do filtro.
Essa modelo que eles vendem funciona bem para o OM314, do lado direito, na posição do filtro banhado, mas para o OM364 e 14B é complicado.

valmirjunior
17/01/2017, 11:05
Boa ideia, irei fazer o mesmo