Ver Versão Completa : JEEP BALANÇANDO
O meu Jeep CJ-5 recentemente começou a "balancar de lado" quando em velocidades acima de 60 Km/h e quanto está pesado. Gostaria de alguma dica para saber por onde ou por quais componentes do carro devo verificar ???
isso é normal cara
quanto mais carregado e mais rapido, mais o jeep tende a balançar
tu pode por uma barra estabilizadora
mas vai perder todo curso de suspensão
abraço!
O problema é que o "balançar" está excessivo, tornando-se perigoso a dirigibilidade, caso que não acontecia até poucos dias atrás. Obs: recentemente adaptei através de uma oficina especializada em 4x4, o sistema de direção mecânica do santana, não sei se pode ter alguma coisa a ver.
Fabiano-SL
01/03/2006, 10:54
isso é normal cara
quanto mais carregado e mais rapido, mais o jeep tende a balançar
tu pode por uma barra estabilizadora
mas vai perder todo curso de suspensão
Sr. expert está errado.... :discordo:
Obs: cuidado nas respostas! :concordo:
LBAS:
Seu problema parece ser é shimmy... :pensativo:
Dá uma verificada nestes tópicos, talvez seja algum deles que vc procura.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2259
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1729
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1729&highlight=shimmy
Esse ultimo link é bem o seu caso....
Outra coisa: coloca fotos da adaptação do setor, pode ter coisa errada aí...q está ocasionando o problema.
[]'s
já li alguma coisa sobre "shimmy", acontece que o "balançar" do Jeep não é aquele onde a frente vai para a diretira e depois esquerda (ou vice versa) parecendo estar "bobo", e sim como se fosse o bançar de um "barco", inclusive mentendo a direção normal.
Fabiano-SL
01/03/2006, 12:23
como estao os amortecedores?
Fabiano-SL,
num so expert cara
bem pelo contrario
pelo que intendi do que ele escreveu, respondi de acordo, se respondi errado, peço desculpas
acontece, so tava tentando ajudar
abraços!
Fabiano-SL
01/03/2006, 17:41
Fala Smooth!
Capaz! nao precisa pedir desculpas...estamos todos aqui para aprender. :concordo:
[]'s
William_NATAL
02/03/2006, 11:12
Eu tb acho que o teu problema de falta de estabilidade.
Coloque uma Barra Estabilizadora na parte trazeira , que deve melhorar muito.
Eu coloque a barra dianteira do opala , + a "beleta, ou baleta" não sei se o nome é este , do corcel , que são duas barrinhas com borracha para a fixação da barra estabilizadora , é simples e rapido de colocar.
Tambem ja vi da blaiser , é plug and play.
Voce pode tb, se for o caso , serrar a barra e juntar novamente com um cano mais grosso com dois para fusos , para poder "desligar a barra" em caso de trilha muito pesada.
vou falar por experiencia propria , quando comprei meu cj , pensei em instalar uma barra estabilizadora no carro , pois achava q ele tombava de mais . ate hj n instalei pq n acho necessaria . ta certo q uso espaçadores de roda de 1" e pneus 235 , o q pode causar esse balanço , pode ser amortecedores gastos ou molas ruins tb . ontem msm voltei de viagem de maromba com o carro , com 3 pessoas e mais uma kctada de mala , o carro tombava fato , mas na descida da serra das araras desci chutado e com ele tobando msm , tomba mas n capota hehehe tem q so acostumar com o balanço da barca . se seus amortecedores estiverem ruins quando colocar peso no carro ele ira ficar mais bobo , normal , da uma olha nos amortecedores do carro .
Sergio Willys
02/03/2006, 16:41
Lbas;
Quando peguei meu Jeep, vim pra São Paulo pela Raposo, e não morri porque não era dia. Numa curva de alta ele entrou em um pêndulo, que arrepia só de lembrar!!
Duas coisas estavam muito mal.
1) Pressão dos pneus (miuto vazios) que ficam dançando na roda.
2) Feixe de molas arriado (com molas a menos).
Hoje, a viatura é controlável, e não faz mais daquelas....
Os amortecedores não influenciaram neste caso.
Boa sorte, e manera, até achar e corrigir a causa.
Fala Smooth!
Capaz! nao precisa pedir desculpas...estamos todos aqui para aprender. :concordo:
[]'s
beleza
abração!
Agradeço pela ajuda e informações recebidas. O que pude verificar até o momento é o seguinte:
1º) Quanto aos amortecedores, um mecânico depois de avaliá-los me disse que estão bons e não poderiam estar causando o problema.
2º) Pensei que poderia ser os calços da carroceria (cochin) os quais estavam com alguma folga, mas mesmo depois de um reaperto o problema continuou.
3º) Agora um outro mecânico me aconselhou a levar o Jeep em uma oficina especilizada em suspensão para avaliar o estado do feixe de molas. Obs: há algum tempo atrás havia retirado uma lâmina de cada lado dos feixes dianteiros. Então, agora ou vou verificar isto.
Até !!!!
Hudson Buck
03/03/2006, 18:26
LBAS.
Antes de levar ao mecânico, dê uma olhada nos terminais de direção. Com o jeep desligado, caso ele tenha direção hidraulica, peça para alguém movimentar o volante de um lado para outro, o suficiente para forçar os terminais, enquanto isso coloque a mão no terminal e verifique se ele não esta com folga ou estourado (fazendo algo como clock, clok). Este tipo de instabilidade que aparece de repente, pode ser terminal. Você disse que instalou uma direção hidraulica, certo. Pode ser ao carregar o veículo, e a suspensão abaixar, dependendo da instalação da direção, você muda o alinhamento das rodas e dependendo de quanto muda, você pode perder estabilidade. Vou explicar melhor, se os munhões estão ligados pelas barrinhas diretamente na caixa de direção, toda vez que a suspenção variar você interferirá na geomentria da direção. Mas, se o sistema foi adaptado com uma barra ligando um munhão ao outro e outra ligando um dos munhões à caixa de direção, então o movimento da suspensão não alterará o alinhamento das rodas. Caso não seja uma destas sugestões, verifique buchas da suspensão, alinhamento, folga na caixa de direção, feixes quebrados, pneu descalibrado, e mais alguma coisa que devo estar esquecendo, se alguém lembrar coloca aí.
Ah, os feixes do meu jeep são originais, ando a 90/100 km/h, não tenho barra estabilizadora, e o jeep não balança, mesmo quanto carregado.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Elmer_Jeep
04/03/2006, 10:31
LBAS.
Antes de levar ao mecânico, dê uma olhada nos terminais de direção. Com o jeep desligado, caso ele tenha direção hidraulica, peça para alguém movimentar o volante de um lado para outro, o suficiente para forçar os terminais, enquanto isso coloque a mão no terminal e verifique se ele não esta com folga ou estourado (fazendo algo como clock, clok). Este tipo de instabilidade que aparece de repente, pode ser terminal. Você disse que instalou uma direção hidraulica, certo. Pode ser ao carregar o veículo, e a suspensão abaixar, dependendo da instalação da direção, você muda o alinhamento das rodas e dependendo de quanto muda, você pode perder estabilidade. Vou explicar melhor, se os munhões estão ligados pelas barrinhas diretamente na caixa de direção, toda vez que a suspenção variar você interferirá na geomentria da direção. Mas, se o sistema foi adaptado com uma barra ligando um munhão ao outro e outra ligando um dos munhões à caixa de direção, então o movimento da suspensão não alterará o alinhamento das rodas. Caso não seja uma destas sugestões, verifique buchas da suspensão, alinhamento, folga na caixa de direção, feixes quebrados, pneu descalibrado, e mais alguma coisa que devo estar esquecendo, se alguém lembrar coloca aí.
Ah, os feixes do meu jeep são originais, ando a 90/100 km/h, não tenho barra estabilizadora, e o jeep não balança, mesmo quanto carregado.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Ele disse que mesmo com o balançado o carro mantém a direção normal, terminais desgastados causariam shimmy, tem algum outro mistério aí.
algumas dicas somadas ao que já foi dito pelos amigos acima:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17314
e pesquise um pouco no fórum CJ's utilizando as palavras
estabilidade;
estabilizador;
estabilizadores;
[]'s
E os calços de carroceria ? Tem ? Qual o tamanho e material ?
Até que em fim, consegui descobrir o problema do jeep estar balançando,
ou seja, após ter sido retirado os feixes de mola traseiros para fazer arqueamento, um das lâminas (a mestre) estava quebrada, aí foi trocar, arquer ambos os lados, e o problema acabou !!!
Agradeço a todos que colaboraram com as sugestões, pois ajudou muito !!!
tenho esse mesmo problema em meu cj3, amortecedor de rodas nao deve ser, nem amortecedor de direção ja coloquei 2 do gol, tem um cara ak na minha cidade que tem um jeep igual ao meu, o dele mao tem nem amortecedor de direçao nem os da roda :putz: e nao tem esse problema a unica diferença é que o dele esta c/ fiexe de molas novo... a unica coisa que eu fiz q melhorou um pouco, foi fechar um pouco as rodas dianteiras....