Ver Versão Completa : Ajuda suspensão cj5 (para especialistas de plantão)
squinzani
08/03/2016, 09:28
Então, compramos a alguns anos o cj5.. do exército brasileiro, mas nunca mexemos na suspensão.
Eu quero levanta-lo, mas isso são planos futuros, queria saber meio de imediato sem gasta muito é claro, queria ver o que posso fazer.
Vejo outros cj5 com suspensão original que parecem estar mais altos... trocando uma idéia com meu irmão, parece que as molas estão retas, ai falando com uns e outros falaram que pode ser o amortecedor que ta prendendo e segurando a mola reta, procede isso mesmo?
to colocando umas fotos para os especialistas darem uma idéia, acho que mesmo com suspensão original ele fica mais alto que isso, sem levar em conta a carroceria que vou colocar os calços do coxim motor de opala.
Quando digo mais alto, to falando do chassi até o solo.... ou seja chassi mais alto mesmo.
Os amortecedores são originais do jeep que vieram do exército, nunca foram trocados.. não perguntem se estão bons que não desmontei nos ultimos 3 anos e não lembro, penso em futuramente coloca os da ranger 4x2 que dizem que da certinho no lugar do original.
No momento quero manter original, e levantar ela.. pois parece estar mais baixo que original.. ou to enganado?
Segue fotos para análises:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524312-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-20160214_183056.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524313-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-20160308_001223.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524314-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-20160308_001250.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524315-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-20160308_001304.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524316-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-20160308_001334.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524317-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-20160308_001347.jpg
e ai o que acham? o que fazer? idéia de qto sai?
Viniciusaol
08/03/2016, 16:18
Não sou especialista mas nessa situação aí o mais rápido e barato mesmo é arquear.... só que deve estar muito confortável (macia) essa sua suspensão e arquear vai endurecer p caralho... sem falar que volta pro mesmo jeito depois. o Pablo aqui do fórum levantou aumentando os suportes fixos da mola e jumelos altos...amortecedores da ranger são ótimos... os meus deram final de curso junto com o eixo pegando no batente... ainda nao tive problema
Não perca tempo arqueando molas, cota molas novas ou troque pelo menos as molas mestra e contra mestra, seus feixes me parecem cansados mesmo.
[]´s
Marcelo Oyarzábal
08/03/2016, 20:35
Amigo, o meu jeep era da altura do seu, as molas cansadas do mesmo jeito.
Eu fiz o seguinte, tirei o jumelo do chassi por que pegava na parte de baixo do chassis, comprei a peça da primeira foto e passei as molas por cima do eixo, ficou bom e não ficou um cabrito de duro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524388&stc=1
Sydney66
08/03/2016, 22:19
Amigo também não sou especialista, mas observe o apoio articulado de cada mola, chamado de jumelo, com o veículo sem carga ele deve ficar quase na vertical. Nas fotos nota-se que os seus jumelos da suspensão dianteira estão já tocando no chassi e os traseiros já bem inclinados. Significa molas cansadas pois pela qualidade de suas fotos deu para perceber que não foram alteradas a quantidade original de molas que são 12 na dianteira e 10 na traseira, sem contar a mestra.
Veja na foto anexa como devem se apresentar com a viatura sem carga.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524415-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-para-forum.jpg
squinzani
09/03/2016, 08:36
Amigo, o meu jeep era da altura do seu, as molas cansadas do mesmo jeito.
Eu fiz o seguinte, tirei o jumelo do chassi por que pegava na parte de baixo do chassis, comprei a peça da primeira foto e passei as molas por cima do eixo, ficou bom e não ficou um cabrito de duro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524388-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-suporte_1.jpg
Opa... entendi o que vc fez, mas não quero fazer SPOA no momento, queria só arrumar pra deixa original e mais alto. pois assim está abaixo da altura original...
Amigo também não sou especialista, mas observe o apoio articulado de cada mola, chamado de jumelo, com o veículo sem carga ele deve ficar quase na vertical. Nas fotos nota-se que os seus jumelos da suspensão dianteira estão já tocando no chassi e os traseiros já bem inclinados. Significa molas cansadas pois pela qualidade de suas fotos deu para perceber que não foram alteradas a quantidade original de molas que são 12 na dianteira e 10 na traseira, sem contar a mestra.
Veja na foto anexa como devem se apresentar com a viatura sem carga.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524415-ajuda-suspensao-cj5-para-especialistas-de-plantao-para-forum.jpg
Isso, eu não modifiquei nada a suspensão, então pelo que nota-se é mola cansada ?
solução então seria feixes de mola novos?
squinzani
14/03/2016, 08:25
Opa... entendi o que vc fez, mas não quero fazer SPOA no momento, queria só arrumar pra deixa original e mais alto. pois assim está abaixo da altura original...
Isso, eu não modifiquei nada a suspensão, então pelo que nota-se é mola cansada ?
solução então seria feixes de mola novos?
oi.. alguém ai?
Essas molas estao "cansadas" pode levar num moleiro onde eles irao trocar a mestra e a contra mestra, isso ja vai dar uma levantada nele. Porem faca um orcamento antes, lembrando que um kit de molas de toyota estao custando na faixa de 1.500,00 e fazem uma diferenca danada deixam o jeep mais macio e mais alto
squinzani
16/03/2016, 08:09
Essas molas estao "cansadas" pode levar num moleiro onde eles irao trocar a mestra e a contra mestra, isso ja vai dar uma levantada nele. Porem faca um orcamento antes, lembrando que um kit de molas de toyota estao custando na faixa de 1.500,00 e fazem uma diferenca danada deixam o jeep mais macio e mais alto
opa, valeu a dica.. o problema no caso das molas toy.. é que preciso de um especialista para instalar, aqui na minha cidade os unicos que fazem isso vão levar uns 30 dias com o veículo no local e ainda por cima vão cobrar uma facada.
e o pior de tudo, é que teria que alongar o chassi né... isso eu não estou querendo fazer.
Nao precisa alongar o chassis nao, eu instalei em casa e nao alonguei.
squinzani
16/03/2016, 17:13
Nao precisa alongar o chassis nao, eu instalei em casa e nao alonguei.
opa, e os eixos, como ficou? teve que girar?
pode coloca umas fotos dessa adaptação de como ficou e tals... ?
fotos do processo de instalação seriam legais :D
opa, e os eixos, como ficou? teve que girar?
pode coloca umas fotos dessa adaptação de como ficou e tals... ?
fotos do processo de instalação seriam legais :D
squinzani,
Girar eixos somente em caso de spoa, pois a caixa de transferencia sobe muito, assim tem que apntar o pinhão na direção da caixa, (quando se faz isso, no caso do eixo dianteiro o cáster fica negativo, tornando o veículo indirigível, ai acontecem os meios errados de correção do problema como direção hidráulica, amortecedores de direção e afins)
No seu caso, sugiro que vá a um moleiro e troque as molas mestra e contra mestra por originais mesmo.
No caso de substituição por molas de toyota, não há necessidade de girar eixo somente de trocar os suportes e sapatas pois as mesmas são mais largas.
aqui tem uma ou otra coisinha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj.html
meus 0,02 cents
[]´s
Squinzani,
Faz um orçamento para trocar as molas por molas de Toyota, alongar o chassis não precisa, mas eu se fosse VC alongaria a parte traseira e aumentava o entre eixos do Jeep, dos (ridículos 81") para 89" ou 90", e o jumelo dianteiro coloca na ponte do chassis, a 45° mais ou menos, não compra jumelo alto.
E troca a caixa de direção se ainda for original a do seu Jeep.
Esse novo entre eixos é compatível com pneus 33" ou maiores se fiser SPOA, da para diminuir a caixa de roda e ficar com mais espaço para dirigir.
Junta a grana e faz tudo de uma vez que é melhor, ficar mexendo aos poucos é osso, vai curtindo o Jeep do jeito que esta.
Abraço! Kako
squinzani
25/03/2016, 17:46
ideias interessantes... vo pensar com base no que o povo me passou.
Helder Rêgo
11/04/2016, 19:58
Olá! Boa noite,
Sou novo com jeep e peguei um carro todo mechido. O meu é um 72, peguei em uma dívida de um cidadão lá no interior da bahia. O carro está todo adaptado, mas daquele jeito. Vou ter que fazer muita coisa e já sei que vou ter que reforçar o chassi. Como a grana está curta vou fazendo aos poucos. Como eu disse o carro foi todo modificado, a suspensão que colocaram é a do opala e uma adaptação muito mal feita. Pretendo o jeep para passeios na cidade, não pretendo fazer trilhas (ainda). Mas não gostei da suspensão. Alguém sabe me orientar qual mola posso colocar?? custo/benefício.
Helder,
Molas de Toyota com os jumelos pequenos e os dianteiros colocados na frente do chassis.
Esse Jeep esta com o cambio original? Ou o infeliz colocou tudo do opala?
Se tiver fotos ajuda
Abraço
Helder Rêgo
12/04/2016, 14:25
Olá Kako, vou tirar fotos e enviar. Na verdade o motor e cambio é do LADA/NIva 4x2.
Mas é um Jeep!?!
O cara tira peças ruins e coloca umas piores! Kkk
No que eu puder ajudar, estamos ai!
Abraço!
Kako
Schuinka
12/04/2016, 23:07
ideias interessantes... vo pensar com base no que o povo me passou.
Opa, procure o Caldeira, próximo ao Terminal Sul, é nosso amigo e tem mecânica especializada em 4x4. Meu jeep inclusive está lá, tem molas de toyota na traseira, pretendo colocar na dianteira.
Olá Kako, vou tirar fotos e enviar. Na verdade o motor e cambio é do LADA/NIva 4x2.
Niva 4x2???
deve ser lada laika...
[]´s
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