PDA

Ver Versão Completa : Transformar o motor 3L em 5L



Leonardo Dic
28/02/2006, 21:00
Outro dia estava espiando as fichas dos motores da hilux 3L e o 5L, e vi que o pistão dos dois tem o mesmo curso (96 mm), só muda o dâmetro, que no 3L é 96 mm e no 5L é 99,5 mm.
Segundo um amigo o bloco, virabrequim e comando, são os mesmos.
Então na hora da retifica poderíamos comprar o kit de pistão do 5L e deixá-lo 3.0. E será que também precisaria um acerto na injetora ?
Alguém já fez isso, ou conhece alguém que fez ?

Abraço

Luca
01/03/2006, 01:34
Leonardo,
Que eu saiba, são motores diferentes, mas já que seu amigo falou, vou assuntar, pois é do interesse geral. Depois te falo.

Abração.

Leonardo Dic
01/03/2006, 09:01
Luca, pelo que ouvi, o 3.0 sem turbo que é esse que estamos falando (5L), tem a mesma base do 2.8 (3L).
Já o 3.0 turbo (1Kzt-e) seria diferente, outro motor.

Será que é isso mesmo ?

Abraço

Caio Rivetti
01/03/2006, 12:45
É isso mesmo, o 3L e o 5L são o mesmo motor, como os wolkswagen AP 1.6, 1.8 e 2.0, agora o 3.0 turbo 1KZT é completamente diferente.
Acho que é bem possivel fazer a transformação de 2.8 para 3.0. Mas é bom prestar atenção nos detalhes.Se não me engano o radiador da 3.0 é maior.

Elmer_Jeep
01/03/2006, 17:30
um detalhe importante é verificar a altura dos pistões medidos do centro do pino até a face. Se forem identicos não há problemas, mas precisa ver se o bloco do 3L vai ter parede suficiente pros cilindros serem reabertos pra 99,5.

Outra observação que deve ser feita é quanto ao modelo de junta do cabeçote à ser utilizada após a modificação.

No mais a idéia é interessante, acredito que seja possível.

1 abraço.

Leonardo Dic
01/03/2006, 21:48
Elmer, no caso usaríamos a junta do 5L ? As bielas são as mesmas ?
E na bomba injetora o que precisa ser feito ?

Abraço

Luca
01/03/2006, 21:50
... o bloco do 3L aguenta ter os cilindros reabertos pra 99,5 ...
Tá ficando boa essa conversa. :D
[]´s

Elmer_Jeep
02/03/2006, 10:10
Elmer, no caso usaríamos a junta do 5L ? As bielas são as mesmas ?
E na bomba injetora o que precisa ser feito ?

Abraço

Sobre a junta pensei também na do 5L por causa do diametro dos cilindros, só nao sei dizer se o desenho que vai na face do cabeçote é compatível...

Sobre as bielas não sei se são as mesmas, o motor 3L eu conheço por dentro, 5L ainda não vi aberto.
Outra coisa importante que lembrei agora é o diametro dos pinos de pistão, se não forem iguais não vai dar certo. To falando assim porque seria a modificação sugerida pelo tópico, apenas reabrir os cilindros pra trocar os pistões, se as dimensões forem compatíveis é possível.

Então o primeiro passo é esse, comparar as medidas entre os pistões.

Caso a modificação seja possível seria necessário reajustar a bomba injetora e calibrar os bicos.

[]'s

Leonardo Dic
02/03/2006, 20:32
É isso aí Elmer obrigado pela ajuda, vou ver se consigo mais alguma informação sobre esse 5L.
E aí pessoal, quem conseguir descobrir mais alguma informação, disponibiliza pra gente.

Abraço

Caio Rivetti
03/03/2006, 08:51
All, não querendo estragar a brincadeira mas na verdade não vejo tanta vantagem em transformar o 3L em 5L, a diferença de rendimento não é grande coisa, ja o consumo aumenta bem pelo que eu tenho visto ai no forum (a minha 5L turbo não faz mais que 8,50Km/l), acho mais vantagem por um kit turbo.

Elmer_Jeep
03/03/2006, 09:47
Na minha opinião o 2.8 é muito amarrado, no caso da troca de pistões por estes de 99,5 o ideal seria retrabalhar o cabeçote num banco de fluxo que com certeza daria um ganho maior de performance.

E sobre o consumo, já fiz muitos opala 6 cilindros com pistões de 101,6mm = 4.300cc (os originais tem 98,42), com dutos de adm/esc retrabalhados e fazendo uso normal bebia menos que um 4.1 original...

[]'s

GH
03/03/2006, 13:59
Amigos,

Ainda sobre o rendimento das 2.8: hoje testei uma 95 que andava bem! Muito mais que outra 95 que testei semana passada. É bem verdade que a de hoje fazia mais fumaça, também...
Seria regulagem da bomba?
Alguém sabe de uma boa 93 a 95 SW à venda?

Leonardo Dic
03/03/2006, 19:08
Gustavo esse motor sem turbo faz um pouco de fumaça preta quando se exige mesmo.
Mes passado eu tirei os bicos e mandei regular, mas não mudou nada. Na estrada na subida ele fumaceia mesmo.
Eu retirei os bicos pois mandei uma amostra do oleo para a castrol e indicou excesso de fuligem. Que poderia ser o diesel de qualidade ruim ou os bicos. Como compramos diesel direto da Ipiranga (master aditivado) preferi acreditar que fosse os bicos. :pensativo:

Eu acho que a ausencia da turbina falta ar para queimar todo o diesel, por isso que tem um pouco a mais de fumaça.
Quando coloquei o Snorkel, achei que a fumaça diminuiu um pouco.

Aqui tem alguns anuncios: Webmotors (http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosResultado/pgBuscaUsadosResultado.aspx?modelo=2646&portas=&cambio=&revend=S&SeteOito=on&TresQuatro=on&kmFinal=&cor=&descrModelo=&cidade=&unico=&precoInicial=&uf=SP&comb=Diesel&anoInicial=1964&foto=S&opcionais=&UmDois=on&garantia=&CincoSeis=on&defic=&marca=35&kmInicial=&NoveZero=on&precoFinal=&part=S&anoFinal=1995&avanc=1)

Abraço

d_fismann
10/03/2006, 03:05
Leonardo,

Por que vc não turbina? Será que não sai até mais em conta? Acho que só valeria a pena se o motor já não estivesse ok... - mas posso estar errado!!

Abras

Aurélio
10/03/2006, 08:54
(...) Na estrada na subida ele fumaceia mesmo.


Dá até vergonha.... :oops:

GH
10/03/2006, 09:49
Leonardo,

Já vi os anuncios da webmotors, mas comprar à distância pode ser bronca.
Vai que é uma beterraba... :putz:

Leonardo Dic
10/03/2006, 19:41
D fismann, até agora 260.000km :pensativo: não deu coragem pra turbinar. Penso em fazer essa conversão pra 3.0, no dia em q precisar mexer no motor, q pelo jeito ainda está muito longe.

Heck, vê qual interessa pra vc e pede pra alguém que está perto dar uma conferida antes. :concordo:

Abraço

d_fismann
11/03/2006, 07:48
Leonardo,

a turbina depende do seu uso... - se vc pega muita estrada e está considerando que o 2.8 satisfaz a sua necessidade, realmente não há porque turbinar, caso contrário!!

Heck,

se for em sampa dá p/ ajudar tb e vc pode entrar na lista toyoteiros off (google) e pedir um help por lá tb.

Abras