PDA

Ver Versão Completa : Estabilidade da Toyota Bandeirantes



Geraldo Forti
28/02/2006, 19:59
Pessoal, boa noite e é uma grande satisfação estar buscando ajuda de voces do FORUM pela primeira vez. Tenho lido sempre as trocas de idéias e pela colaboração de todos os colegas dá para aproveitar um montão de coisas.
Mas vamos ao problema para o qual to precisando de umas dicas. Há cerca de 2 meses comprei um Toyota Bandeirante Longa. Fiz uma pequena revisão, coloquei pneus mais altos "33", rebati as molas, troquei os 4 amortecedores e fizemos um viagem para o pantanal (1.600 km ida e volta). A Band foi muito bem. E voltou também. O que me incomodou e muito, foi a estabilidade dela. No asfalto, principalmente onde formam aqueles facões por causa do trânsito de caminhões pesados, era dificil para na estrada, ela dança muito, joga a traseira que chegou a levantar um pneu do chão. Para ultrapassar um caminhão era um Deus nos acuda. Agora estou fazendo mais umas revisões na parte de transmissão e rolamentos e também vou trocar as buchas das molas para ver se melhora.
Vi um anuncio na internet, a respeito de uma barra estabilizadora que pode ser colocada tanto no eixo trasiero quanto no dianteiro. Porem não sei se realmente vai ajudar. O site desta barra é www.amortec.com.br e
gostaria de saber se alguem já usou ou usa estes estabilizadores.
Fora isso, o que mais pode ser feito para melhorar a estabilidade???
A Band é ano 83, 4x4, traçada e reduzida.
Descupem o tamanho da mensagem, mas se alguem puder ajudar fico grato.
Geraldo
:lol:

Jun Okada
01/03/2006, 00:11
Caro Geraldo, tenho uma Band longa 82 com pneus 31 e jumelos mais altos e acontece esta instabilidade numas ondulações. Tenho acompanhado o forum sobre o assunto e pode ser desde o sistema de direção (rolamento, ponteiras, etc), balanceamento das rodas, caster, inclinação do diferencial, etc. A barra parece que melhora o desempenho nas curvas e tem tb para traseira. Tem algumas discussões interessantes em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12187 e tb tem um fórum sobre as barras no site dos toyoteiros.
Abraços.

Elmer_Jeep
01/03/2006, 17:26
Geraldo Forti,

O problema de instabilidade na sua band certamente se deu por causa do arqueamento feito nos feixes.
Outro agravante pode ser o tamanho dos jumelos. São muito altos ??
Amortecedores velhos também colaboram para instabilidade.

Soluções:

Verifique o tamanho dos jumelos, se forem muito altos substitua pelos de tamanho original.
Não perca tempo com esse lixo da amortec. Procure pela barra estabilizadora dianteira que equipou as bands de 94 em diante. A instalação é simples.
Algumas dicas sobre a barra original:
http://www.toyoteiros.com.br/index.php?option=com_simpleboard&Itemid=46&func=view&id=1114&catid=3&limit=6&limitstart=6

Verifique o estado dos seus amortecedores e se po$$ível substitua por modelos do tipo turbogás.

Tenho um Jeep Willys com mecanica de toyota band, a suspensão com feixes band é spoa(feixes montados acima do eixo) com jumelos originais, barra estabilizadora band na dianteira e amortecedores turbogás da ranger. Não sofro de instabilidade, ando em estradas e rodovias a 100, 120 numa boa, vou te contar a barra estabilizadora e os amortecedores turbogás fazem muita diferença(pra melhor claro).


1 abraço e boa sorte vc está pesquisando no lugar certo.

elmestizo
01/03/2006, 18:47
Elmer,

é bom dizer que usa pneus 35 tb ;-)

Sds
LM

Geraldo Forti
01/03/2006, 19:11
Jun Okada, Jipeiro RR e Elmestizo, grato pela atenção. Tá valendo pelas dicas. A Band saiu esta semana da oficina e só dei uma volta mas parece que melhorou um pouco, pois foram trocados os rolamentos das rodas que estavam meio gastos. Agora já mandei para outra oficina para trocar todas as buchas das molas e tambem colocar uma trava nos jumelos, que estão com cerca de 15 cm de altura.
Qualquer outra dica vão mandando ai pra gente e assim que eu testar ela após a troca das buchas já informo à voces.
Outra coisa, voces sabem onde tem a barra original dianteira para comprar e qual é o $$$$$$, mais ou menos?????? :?: :?: :?:
Grato

joaquim
01/03/2006, 22:10
Se o jumelo tá com 15 cm, pode ter certeza que eles colaboram muito para essa instabilidade.

Vinicius_4x4
02/03/2006, 08:33
Salve gurizada!! :lol:

Eu tô com o mesmo problema de instabilidade na minha band. Ela já tem barra estabilizadora, original, só não sei onde se compra pois já veio com a band. Reparei que os pneus dianteiros estão um pouco fechado em baixo, fazendo uma forma similar a esta: \ /. Será que isto pode causar esta instabilidade? :pensativo:

Vou levar para fazer a geometria hoje e já vou aproveitar e suspender a band para ver se existe alguma folga. :concordo:

Outro detalhe: reparei que o amortecedor do lado do motorista faz um certo assovio quando eu pulo no parachoque fazendo a band balançar, será que está na hora de trocá-lo? :pensativo: Como é que eu vejo se ele tah bom ou não sem tirar ele do lugar?

Ah! Sobre a barra estabilizadora: os meus eixos são os mesmo dos troller (dana 44, segundo um amigo), portanto acredito que a barra seja do mesmo conjunto. Será que o Geraldo não pode utilizar estas barras estabilizadoras também? Acho que esta barra deve ser encontrada na Toyomax ou outras lojas especializadas em Toyota :idea: . Sei que tem um monte de anuncio dessas lojas na 4x4&Cia. Se precisar passo os contatos!!

Grande abraço!

Elmer_Jeep
02/03/2006, 10:01
Elmer,

é bom dizer que usa pneus 35 tb

Sds
LM
Sim, ainda ainda tenho mais esse recurso pra ganhar em estabilidade, pneus 35x12,5 com rodas 15x10 e espaçadores de 4cm no eixo trazeiro.


Se o jumelo tá com 15 cm, pode ter certeza que eles colaboram muito para essa instabilidade.
Jumelo alto + feixes arqueados ... :parede:


...Agora já mandei para outra oficina para trocar todas as buchas das molas e tambem colocar uma trava nos jumelos, que estão com cerca de 15 cm de altura...
Como é que vai funcionar essa trava :?:
O correto seria substituir por jumelos menores ou diminuir esses, se com isso os pneus encostarem na caixa de rodas recomendo instalar calços de carroceria de 2".


Reparei que os pneus dianteiros estão um pouco fechado em baixo, fazendo uma forma similar a esta: \ /. Será que isto pode causar esta instabilidade?
Bastante :!: :roll:


Outro detalhe: reparei que o amortecedor do lado do motorista faz um certo assovio quando eu pulo no parachoque fazendo a band balançar, será que está na hora de trocá-lo? Como é que eu vejo se ele tah bom ou não sem tirar ele do lugar?
Em suspensão de feixes só vai conseguir testar os amortecedores sem tirar do lugar se vc levar o carro numa máquina chamada "shock test". Caso contrário desmonta e verifica se tem pressão ao abrir e fechar manualmente.


os meus eixos são os mesmo dos troller (dana 44, segundo um amigo), portanto acredito que a barra seja do mesmo conjunto. Será que o Geraldo não pode utilizar estas barras estabilizadoras também?
Toyota com eixo troller :?:
Acho difícil, o eixo dianteiro do troller tem a bola do diferencial no lado esquerdo, a tcase da toyota fica do lado direito...
Tem fotos aí :?:
Outra coisa, as barras estabilizadoras do troller são apoiadas nos links(tirantes) da suspensão, totalmente diferente de como é fixada a estabilizadora da band.

[]'s

Vinicius_4x4
02/03/2006, 11:00
Toyota com eixo troller?


Foi o que me disseram! Não vi nenhum troller para confirmar. Mas comparando com os eixos que o meu irmão tem na band dele (que são originais da band) os meus são de band também. Acho que o cara viajou pelo fato de ter ponta de eixo flutuante na traseira, ou sei lá o que :roll: .
O eixo dianteiro é com a bolota na direita (lado do carona) e provavelmente a barra estabilizadora seja da band mesmo. Vou tirar uma foto e posto aqui quando tiver em mãos a máquina :concordo: .

[]´s

cristiano
02/03/2006, 11:45
Temos a mesma configuração, a diferença que a minha é curta... O problema que eu tinha com as ondulações é que o jeep ficando jogando para o lado quando pegava uma ondulação em cheio... resolveu um pouco na geometria... mas foi melhorar mesmo depois que instalei a direção hidráulica...

Verifique o estado do amortecedor de direção, se não tiver coloque, porque alivia um pouco as pancadas do piso no volante.

elmestizo
02/03/2006, 12:15
Cristiano,

DH hidraulica nda tem a ver com melhora da estabilidade.. provavelmente fizeram a geometria corretamente ;-)

Eixo de band é mais forte que D44.. o problema é a dificuldade de encontrar peças e acessórios no mercado!!

Sds
LM

cristiano
02/03/2006, 12:19
Grande Elmer!!



DH hidraulica nda tem a ver com melhora da estabilidade


Eu sei... a questão é que eu recebia muito o impacto no volante das imperfeições da pista... principalmente dos facões de caminhão que ele citou... com a DH essas oscilações foram amortecidas e vamos dizer que o "conduzir" ficou mais seguro.

Geraldo Forti
05/03/2006, 14:38
Elmer, quanto aos jumelos, creios que não estão muito altos não. Como falei acima, eles devem ter "mais ou menos" 15 cm, e entre o furo fixado na carroceria e o furo fixado no feixe de molas, existe um outro furo que serve para reduzir a altura um pouco. Neste furo do meio, vamos colocar um parafuso com uma bucha entre os jumelos para eles não fazer assim ")(" quando a gente apertar esse parafuso. Já vi jumelos também que em vez de parafuso, é soldada uma chada para ele ficar mais firma. Sei lá se vai dar resultado.
Outra coisa que também deve estar incluenciado e que a direção da minha Band tem uma "folguinha" de quase 1/4 de volta. Mas neste caso, vou ver se coloco uma DH de uma vez.
Vou tentar colocar a barra estabilizadora na dianteira tambem.
Creio que com essa providencias ela deve melhorar, não é ???????

elmestizo
05/03/2006, 15:32
"Outra coisa que também deve estar incluenciado e que a direção da minha Band tem uma "folguinha" de quase 1/4 de volta. Mas neste caso, vou ver se coloco uma DH de uma vez. "


Geraldo 1/4 de volta? Vc deve ser um bom piloto... ou anda mto devagar. ehhehehe

Nelson Maia
05/03/2006, 18:37
Pode parecer bobagem já que vc deve ter checado isto, mas a minha band apresentava o mesmo problema e nenhum mecanico conseguiu descobrir o problema.
Até que um dia eu mesmo verifiquei e encontrei o "defeito".
Era o suporte dos dois feiches de molas dianteiro, que estava desgastado, e embora com parafusos e buchas novas, o orificio do suporte com um diametro maior que o parafuso provocava a oscilação.
Foi só substituir e pronto.
Não ficou um Honda Civic mas resolveu

Geraldo Forti
05/03/2006, 19:20
Geraldo 1/4 de volta? Vc deve ser um bom piloto... ou anda mto devagar. ehhehehe[/quote]

Elmer, é verdade cara. E olha que a "Fofa" anda p/caramba, mas a folga é quase isso mesmo. :shock:
Tá parecendo direção de Rural. Mas vamos arrumar uma coisa de cada vez, senão o papai aqui vai quebrar($$$$$$$$$) com essa "amante".

Geraldo Forti
05/03/2006, 19:25
Pode parecer bobagem já que vc deve ter checado isto, mas a minha band apresentava o mesmo problema e nenhum mecanico conseguiu descobrir o problema.
Até que um dia eu mesmo verifiquei e encontrei o "defeito".
Era o suporte dos dois feiches de molas dianteiro, que estava desgastado, e embora com parafusos e buchas novas, o orificio do suporte com um diametro maior que o parafuso provocava a oscilação.
Foi só substituir e pronto.
Não ficou um Honda Civic mas resolveu

Nelson, não é bobagem não. Sabe que todos esses detalhes fazem diferença. O suporte do jumelo traseiro eu troquei, mas não troquei os jumelos. Na frente não troquei nem suporte nem jumelos. Vou pedir para dar uma geral e se tiver ruim vou trocá-los também.
Valeu a dica. :palmas: :palmas:

Vinicius_4x4
06/03/2006, 13:57
No meu caso eu fiz a geometria e testei os amortecedores. Ambos estão OK, porém a instabilidade continua :putz: . Vou ter que testar outras possibilidades, por onde será que começo?! :pensativo: .
A barra estabilizadora está com a falta de uma das borrachas que vai no braço que liga ela ao chassis, mas acredito que não seja isto o motivo de tal instabilidade.

Abraços!!

Geraldo Forti
12/03/2006, 19:01
Pessoal, só para informação, troquei todas as buchas dos jumelos e molas, dianteiras e traseiras e coloquei a trava nos jumelos traseiros, e pelo jeito ela melhorou bastante.
A trava que estou dizendo, é colocada furando os jumelos e colocando um parafuso de lado a lado, tendo o cuidado de colocar um cano na parte central dos jumelos, porque senão quando voce apertar os parafusos eles vão fazer assim ")-(" .
Tem gente que em vez de colocar parafuso, simplesmente solda uma chapa de ferro no meio.
Não sei se isso tambem ajudou, mas foi feito.

Litemar Gualberto de souz
09/02/2007, 18:36
Boa noite. Vc conseguiu resolver o problema da estabilidade da sua Band? Instalou a barra estabilizadora?

Pessoal, boa noite e é uma grande satisfação estar buscando ajuda de voces do FORUM pela primeira vez. Tenho lido sempre as trocas de idéias e pela colaboração de todos os colegas dá para aproveitar um montão de coisas.
Mas vamos ao problema para o qual to precisando de umas dicas. Há cerca de 2 meses comprei um Toyota Bandeirante Longa. Fiz uma pequena revisão, coloquei pneus mais altos "33", rebati as molas, troquei os 4 amortecedores e fizemos um viagem para o pantanal (1.600 km ida e volta). A Band foi muito bem. E voltou também. O que me incomodou e muito, foi a estabilidade dela. No asfalto, principalmente onde formam aqueles facões por causa do trânsito de caminhões pesados, era dificil para na estrada, ela dança muito, joga a traseira que chegou a levantar um pneu do chão. Para ultrapassar um caminhão era um Deus nos acuda. Agora estou fazendo mais umas revisões na parte de transmissão e rolamentos e também vou trocar as buchas das molas para ver se melhora.
Vi um anuncio na internet, a respeito de uma barra estabilizadora que pode ser colocada tanto no eixo trasiero quanto no dianteiro. Porem não sei se realmente vai ajudar. O site desta barra é www.amortec.com.br (http://www.amortec.com.br) e
gostaria de saber se alguem já usou ou usa estes estabilizadores.
Fora isso, o que mais pode ser feito para melhorar a estabilidade???
A Band é ano 83, 4x4, traçada e reduzida.
Descupem o tamanho da mensagem, mas se alguem puder ajudar fico grato.
Geraldo
:lol:

Litemar Gualberto de souz
09/02/2007, 18:41
Olá! Tudo bem? Inicei há pouco a minha vida em um 4x4. Na verdade não conheço quase nada. Tenho um Toyota band curto e queria instalar uma barra estabilizadora na suspensão traseira. Vc instalou na sua? Como resolveu o seu problema.

guilhermeabreu
19/02/2007, 22:44
GERALDO FORTI

Faço das palavras do ELMER , as minhas .

Gostaria apenas de ilustrar um pouco mais , pois tive uma BAND aço curta 90 , com D.H. de fábrica , ar cond. de fábrica , COLOQUEI jumelos do MB 1113 ou 1313 não me recordo bem , o ELMER pode informar melhor , ficou um espetáculo , acabou com aquele estalo de feixe batendo de um lado e do outro qdo faz curvas , sem falar que ficou sem folga e jumelando com macies impressionante , e não é muito caro , e deve ajudar na diribilidade .

Tambem coloquei mais 2 molas no feixe trazeiro , pois era muito molenga nas curvas , sendo que umas das molas do lado trazeiro esquerdo um pouco mais fina de espessura , pq a trazeira teimava em ficar com o lado trazeiro direito mais arreada .

Coloquei tb amortecedor de direção da D-20 , pois na época as TOY não tinham ainda amortecedor de direção , os da D-20 são iguais aos das TOY BAND mais novas , e mais baratos .

Tem tb uma bucha de bronze naquele braço auxiliar lá na frente que pode estar desgastado e dificultar na dirigibilidade .

E sua direção com 1/4 de folga , ísto não é folga , discordando dos outros colegas daqui do fórum . ÍSTO É UMAS FÉRIAS , e não folga .

Com esta configuração que ficou a minha , ela continuava a inclinar nas curvas , mas não era preocupante , só para os outros que não estavam acostumados com aquele balanço que estranhavam , mas como sou pé pesado , em serras , curvas fechadas , os automóveis me atrapalhavam , pq andavam menos do que eu nas curvas .

E lógico que as barras estabilizadoras originais irão ajudar e muito .

ELMER , concorda comigo que estes jumelos do MB ajudam tb ?