PDA

Ver Versão Completa : Rpm do motor 14b



jasmelindo rangel
05/03/2016, 05:36
Pessoas, estou com um problema na instalação do rpm, na minha band 1998, motor 14b, no alternador segundo o eletricista não
tem os fios necessário para tal, já na bomba injetora esta sobrando 2 fios que não sabemos pra que serve, se alguém tiver alguma ideia fico no aguardo! obrigado!

valmirjunior
05/03/2016, 07:56
Serve para rpm (achoooooou kkk)
Pode ser colocado no alternador, só abrir e puxar um fio para o sinal W, ou pega o sinal na bomba injetora.

mac
05/03/2016, 15:02
Jasmelindo, quando vc achar pode mandar foto para eu mostrar ao eletricista. Tão com mesmo problema

Dimasi
05/03/2016, 18:07
O sinal original é tirado da bomba.

LEONELO FORTINI
05/03/2016, 20:32
O sinal original é tirado da bomba.



Boa noite Dimasi. Esta eu não sabia. O sinal do meu 14b é tirado do alternador. Eu nunca vi este fio, a não ser os fios da solenoide que corta combustível ao desligar e vi e versa. Aonde fica este fio na bomba injetora que manda sinal para o contagiros?

jasmelindo rangel
06/03/2016, 07:15
vou tirar fotos dos fios que estão lá e posyo aki!

Dimasi
06/03/2016, 17:47
Na band anterior, não tinha contagiro. quando fui instalar, o eletricista puxou o w do alternador. Depois me falaram que tirava da BI. A minha atual veio com o original e já tem o chicote pronto. Na BI tem um conector com três fios.

LEONELO FORTINI
06/03/2016, 19:12
Na band anterior, não tinha contagiro. quando fui instalar, o eletricista puxou o w do alternador. Depois me falaram que tirava da BI. A minha atual veio com o original e já tem o chicote pronto. Na BI tem um conector com três fios.


Valeu pela informação. Vou verificar na minha Band ano 1999 se tem e deve ter este conector de três fios.

jasmelindo rangel
07/03/2016, 13:03
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524260&stc=1

mac
07/03/2016, 18:59
obrigado Jasmelindo

LEONELO FORTINI
07/03/2016, 22:50
Valeu Jasmelindo. Irei verificar.

valmirjunior
18/05/2016, 15:02
Recebi a pouco tempo a informação sobre os fios para tacografo no 14b, estou disponibilizando para os colegas
528869

jmanzano
02/03/2019, 16:23
Boas,
Estou a instalar um tacometro (willtec, modelo W41.121P) e segui as instruções acima, ligando com o fio branco de listra verde. Segui o cabo desde a bomba e achei um conjunto de terminais com um conector do fio.
Mas o danado não funcionou. Aí fiz algumas medições.
Liguei o tacometro no troller (que tem o terminal RP (W) no alternador) e funcionou perfeitamente. Aí coloquei osciloscópio para ver que tipo de sinal o terminal W emite. É uma meia onda, mais ou menor quadrada, com amplitude de uns 15V, cuja frequência é diretamente proporcional à rotação do motor - em marcha lenta, é uns 180Hz.
Aí fiz a mesma medida no fio fio branco/verde da band. Mas nele, o sinal é uma onda senoidal completa, com amplitude de apenas 600mV (0.6V) e a frequência em marcha lenta é 410Hz - isso explica por que no troller, o instrumento marcou rpm menor que o real.
Tem umas fotos aí.
564850564851564852

Pelo que percebi, o tacometro não funcionou na band por que o sinal é muito fraco, com uma tensão de apenas 0.6V.
Então, alguém tem alguma sugestão?
Será que fiz alguma coisa errada?
O fio branco/verde é o correto, pois a frequência aumenta proporcionalmente à aceleração.

ALEXANDRE ALMEIDA NASCIME
05/03/2019, 09:46
Boas,
Estou a instalar um tacometro (willtec, modelo W41.121P) e segui as instruções acima, ligando com o fio branco de listra verde. Segui o cabo desde a bomba e achei um conjunto de terminais com um conector do fio.
Mas o danado não funcionou. Aí fiz algumas medições.
Liguei o tacometro no troller (que tem o terminal RP (W) no alternador) e funcionou perfeitamente. Aí coloquei osciloscópio para ver que tipo de sinal o terminal W emite. É uma meia onda, mais ou menor quadrada, com amplitude de uns 15V, cuja frequência é diretamente proporcional à rotação do motor - em marcha lenta, é uns 180Hz.
Aí fiz a mesma medida no fio fio branco/verde da band. Mas nele, o sinal é uma onda senoidal completa, com amplitude de apenas 600mV (0.6V) e a frequência em marcha lenta é 410Hz - isso explica por que no troller, o instrumento marcou rpm menor que o real.
Tem umas fotos aí.
564850564851564852

Pelo que percebi, o tacometro não funcionou na band por que o sinal é muito fraco, com uma tensão de apenas 0.6V.
Então, alguém tem alguma sugestão?
Será que fiz alguma coisa errada?
O fio branco/verde é o correto, pois a frequência aumenta proporcionalmente à aceleração.

Como vi que você entende de eletrônica, pode criar um circuito que vai ligado ao fio branco/verde para aumentar o valor de pico desta tensão para 12 ou 15 volts que ao ser ligado ao tacômetro fará com que o mesmo funcione de maneira correta.

jmanzano
05/03/2019, 12:59
Como vi que você entende de eletrônica, pode criar um circuito que vai ligado ao fio branco/verde para aumentar o valor de pico desta tensão para 12 ou 15 volts que ao ser ligado ao tacômetro fará com que o mesmo funcione de maneira correta.

Foi exatemente isso que pensei em fazer. Retificar com apenas um diodo, para manter meia onda, depois passar por um transistor para elevar o pico da onda para 13.8V.
Assim acho que vai funcionar.

ALEXANDRE ALMEIDA NASCIME
10/03/2019, 19:18
Foi exatemente isso que pensei em fazer. Retificar com apenas um diodo, para manter meia onda, depois passar por um transistor para elevar o pico da onda para 13.8V.
Assim acho que vai funcionar.
Exatamente, utilize um diodo, retifique e manda na base de um transistor pnp, para que aja o chaveamento dos 12 volts e desta forma resolverá o problema.