PDA

Ver Versão Completa : 4.3 no CJ



Leandro
30/03/2003, 15:37
Olá pessoal. Tenho vontade de adquirir um CJ-5, e adaptar o motor 4.3 da Blazer/S10. Penso em comprar um jeep que só esteja com o chassis e lataria em boas condições. Pq sei q não adiantaria comprar um “completo” sendo q teria q trocar a maioria das peças mecãnicas para q “agüentassem” a potência do novo motor. Só q tenho muitas dúvidas, e gostaria muito q vcs pudessem me dar uma ajuda, mesmo sabendo q pouca gente fez essa adaptação, mas acho q seria parecida com o sistema montado para instalar o 4.1 da Silverado.

1º O q vcs me dizem desse motor, foi uma boa escolha?
2º Qual a média dele em km/litro, estando bem regulado?
3º Seria melhor deixa-lo com o sistema de injeção, ou adaptar um carburador, nesse caso, qual o mais indicado?
4º Quais os pontos fracos do motor, inclusive na questão de travessia de rios, lagos, etc?
5º Quais as peças mais indicadas para a adaptação desse motor? (câmbio, reduzida, diferencial (e a relação), radiador, etc.) Eu sei q o câmbio da C10 agüenta bem.
6º Melhor deixa-lo à gasolina ou transforma-lo à álcool?
7º Seria boa a instalação de um escapamento dimensionado? (Montado em um local especializado).
8º Quanto aproximadamente eu gastaria em todo esse processo, sem contar a mão de obra?


Bom, são essas as minhas dúvidas, por enquanto. Muitas outras, já foram respondidas nesse fórum. Desde já agradeço.

Giovani
30/03/2003, 16:58
:D Olá Leandro!

:D São muitas perguntas, vou responder algumas:

1. Motor 4.3 é de altas rotações, mais indicado à quem faz Raids e Rallys, do que trilhas. Por ser de alta rotação é mais fácil patinar, e patinando vc não sai do lugar.
3. Deixe-o injetado. É mais simples de acertar o motor.
4. Ponto fraco é o sistema elétrico, instale tudo embaixo do painel, se precisar aumente o comprimento dos cabos.
5. Vc vai pôr um motor Top de linha com um câmbio do século passado?? Pegue todo o conjunto motor+câmbio+tração da Blazer. Retrabalhe os eixos. Será preciso mudar a posição da "bola" do diferencial dianteiro, invertendo as pontas de eixo. Um bom torneiro mecânico fará o serviço. Use eixos de Rural, aumenta a estabilidade do "foguete", veja o tópico "Reinventando o jeep CJ-5", neste site. Outra vantagem desse eixo é a quantidade de relações e bloqueios existentes. Veja qual é a original e ache uma semelhante. O radiador terá que ser fabricado sob medida, de acordo com a capacidade do original.
6. Porque álcool? Bebe mais, não compensa no bolso e potência vc já tem de sobra.
7. Idem. Porque dimensionado? Não precisa de mais potência num CJ.

Luis Assis
30/03/2003, 19:29
Por que voce não avalia colocar um motor 4.1 MPFI? É um motor muuuuito mas barato, ate mesmo por que ele é montado sob o bloco do velho motor 6cil de opala. só que com comando redimencionado para força e com injeção eletronica. Por este motico até ( de ser mais antigo ), a manutenção é muito mais barata!!! Ta certo que é mais pesado... Isso eu sei, mas o peso deve ser o mesmo, se não menor que o motor ORIGINAL Huricane do Jipe 6 Cil...
Se quiser mais informações tem um tópico a respeito deste motor... E nosso amigo Giovani instalou um destes no jipe do irmão, ( Alo Irmão do Giovani, dá o ar da graca ) e ele pode te dar maiores detalhes...
Só para voce ter uma idéia da diferença de preço, conheco um mecanico aqui na minha cidade que tem 7 para vender, e ele esta querendo 1500.00 em cada um, completo, e ainda divide...
[]'s
Gustavo

Leandro
31/03/2003, 14:53
Caros Giovani e Gustavo.
Muito obrigado pelas dicas. Realmente, vou dar uma boa pensada na questão do motor 4.1 mpfi, até pq, a adaptação ja é conhecida, e seria mais facil realiza-la e o jipe seria mais para trilhas (pesadas) e raids de regularidade. Mas tenho algumas duvidas ainda, qual diferencial mais apropriado pra esse motor? e o q significa SPOA?
Bom, desde ja agradeço (novamente).

Leandro

Luis Assis
31/03/2003, 15:26
e o q significa SPOA?


É quando voce joga o Eixo para debaixo do Feixe de mola...

Veja..

SPOA = Spring Over Axle = Eixo Sobre o Feixe

SPUA = Spring Under Axle = Eixo Sob o Feixe

Giovani
31/03/2003, 18:12
:D Olá Leandro!

:D Quanto aos diferenciais, vale o que mencionei antes, já a relação depende do pneu que vc pretende colocar.

Leandro
02/04/2003, 00:08
Caro Giovani,
Desculpe ficar nesse assunto :roll: , mas eu não queria instalar um diferencial q faria com q eu teria q fazer mais adptações no jipe (na lataria principalmente). Depois dos diferenciais da rural, vc tem alguma sugestão?? A princípio, colocaria os Frontieiras mesmo, ja q os outros pneus estão muito caros (BF Goodrich e General). E vc q está passando por essa adaptação, quanto fica em média pra fazer essa adaptação completa??
Desde ja agradeço (novamente).
Abraço

Leandro

Giovani
02/04/2003, 00:28
:D Olá Leandro!

:( Não entendi de qual adaptação vc se refere. É dos pneus?
:D Quanto ao eixo, se não quiser o da Rural, deixe o do CJ mesmo, são iguais!!!! A única coisa que muda é a largura, de resto são idênticos. E são fortes! O jeep do meu brother, que estou montando, tem motor GM 4.1, câmbio Toyota e eixos do Jeep, originais. E os General 35". :wink:

Leandro
03/04/2003, 14:19
Então Giovani, a pergunta foi sobre os diferenciais mesmo, só toquei na questão do pneu, pq vc falou q a relação (diferencial), dependia do pneu q seria instalado.
Mas obrigado pela resposta. Mas e o custo da adaptação??
Abraço

Leandro

Giovani
03/04/2003, 18:33
:D Olá Leandro!

:shock: Bom, considerando que seu jeep já tenha os eixos, vc precisaria do motor 4.1 à uns R$ 1.500,00 ; câmbio clark, por uns 1.500,00 caixa de tração por uns 800,00 e kit de adaptação, por uns 700,00. Teria que refazer os cardãs, uns 500,00 e mais a mão de obra pra pôr tudo isso no jeep. Essa mão de obra varia muito, se vc fizer uma parte pode se tornar mais barato. Se não tiver os eixos, talvez mais uns 1.500,00 por eles. :wink:

fugger
25/04/2003, 01:45
8) Pessoal

Já que tem gente interessada neste motor postei na area de download a curva de torque dele para ser comparada ao do Opala carburado e da Silverado injetado que eu ja postei antes.

Valeu??? :wink: