Ver Versão Completa : Duvidas de soldas para a fabricação do kart.
RobsonRJ16
04/03/2016, 13:48
Oi galera, sou novo aqui no fórum e tenho planos de fazer o meu próprio kart, não tenho muita experiência com soldas, estou aprendendo a soldar com eletrodo revestido, mas já ouvi falar que a solda MIG e bem mais fácil para iniciantes.
Minha duvida é qual a amperagem mínima recomendada para esse tipo de trabalho?
Será que uma maquina de solda MIG de 60 à 120 amperes e suficiente?
Me ajudem ai galera.
RobsonRJ16
05/03/2016, 10:38
Alguém me ajuda ai por favor!
Flávio Cadore
05/03/2016, 12:11
Robson, se vc não vai fazer outros trabalhos com a Mig não vale muito a pena comprar uma, custa +/- 3.000 a 4.000. Depois tem que comprar o cilindro de gás.
Se for fazer só o kart e quer solda com Mig é melhor pagar para alguém soldar.
Se vc mesmo quiser soldar sem gastar muito é melhor comprar uma inversora ( solda com eletrodo ).
Um tamanho bom de Mig é este...dá para fazer serviços pequenos e médios sem problemas.
::SUMIG - Máquina de solda MIG/MAG Hawk 258:: (http://www.sumig.com//produtos/detalhe/maquina_de_solda_mig_mag_br_hawk_258)
RobsonRJ16
06/03/2016, 10:40
Robson, se vc não vai fazer outros trabalhos com a Mig não vale muito a pena comprar uma, custa +/- 3.000 a 4.000. Depois tem que comprar o cilindro de gás.
Se for fazer só o kart e quer solda com Mig é melhor pagar para alguém soldar.
Se vc mesmo quiser soldar sem gastar muito é melhor comprar uma inversora ( solda com eletrodo ).
Um tamanho bom de Mig é este...dá para fazer serviços pequenos e médios sem problemas.
::SUMIG - Máquina de solda MIG/MAG Hawk 258:: (http://www.sumig.com//produtos/detalhe/maquina_de_solda_mig_mag_br_hawk_258)
Então Flavio eu estou aprendendo a soldar para fazer uns reparos em meus equipamentos de trabalho, e tem umas maquinas de solda MIG sem gás, e gostaria de saber se uma maquina pequena dessas faz uma solda forte o suficiente.
Maquina de Solda Mig 130A Eletronica sem Gas - V8 BRASIL-MIG-150BR V8 BRASIL-MIG-150BR - R$ 751.03 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/70863/21/154/maquina-de-solda-mig-130a-eletronica-sem-gas-110v-v8-brasil-mig-150br#ancora)
Flávio Cadore
06/03/2016, 12:21
Já ouvi falarem que é fria este tipo de máquina...o arame tem que ser especial para ela e sai muito caro, isto é certo. No Mercado livre vc pode ver os preços do arame.
Já ouvi falarem também que a solda não fica tão boa...
Se vc poderá usar a Mig para outros trabalhos te aconselho uma Mig convencional, vc acha o arame e o gás em qualquer lugar.
RobsonRJ16
07/03/2016, 07:02
Já ouvi falarem que é fria este tipo de máquina...o arame tem que ser especial para ela e sai muito caro, isto é certo. No Mercado livre vc pode ver os preços do arame.
Já ouvi falarem também que a solda não fica tão boa...
Se vc poderá usar a Mig para outros trabalhos te aconselho uma Mig convencional, vc acha o arame e o gás em qualquer lugar.
Entendi, vou ver aqui o que eu faço!
jsballarini
07/03/2016, 17:28
Entendi, vou ver aqui o que eu faço!
Comprei uma MIG V8 190Flex, quebra bem meu galho, dá pra usar com e sem gás, por enquanto não tive necessidade de usar gás, estou usando para pontear, um tubo de arame tá durando muito...
Ela tem 180A, achei bem boa (sou leigo)
Flávio Cadore
07/03/2016, 17:47
Comprei uma MIG V8 190Flex, quebra bem meu galho, dá pra usar com e sem gás, por enquanto não tive necessidade de usar gás, estou usando para pontear, um tubo de arame tá durando muito...
Jsballarini, esta é uma das suas peças, ela foi soldada com a Mig V8? se ela soldar assim passa por boa... hehehhe
Gomes Neto
07/03/2016, 21:38
Tenho uma Mig da White Martins 160 a uns 8 anos e já montei com ela muita gaiola e kart cross, a solda fica muito boa e bem resistente, mesmo tendo que usar potência máxima pra soldar tubos de parede 3mm.
A solda Mig sem gás, na minha opinião, espirra muito e prejudica na qualidade do serviço, tanto do ponto de vista estético como na responsabilidade da soldagem em si.
Realmente uma solda Mig (com gás) fica cara sim más com certeza é uma ferramenta que se vc acostumar com ela não vai soldar com outra depois.
RobsonRJ16
07/03/2016, 22:04
Eu também tive olhando essa, e andei pesquisando sobre ela, mas você vai usar só para pontear ou vai fazer a solta toda?
Será que ela vai derreter bem o metal e ter uma solda bem resistente?
Essa e minha duvida, eu quero comprar uma maquina que me de bons resultados, não só porque eu quero construir um kart, eu trabalho com terraplanagem e sempre pago para fazer uns reparos bobos, dai eu decidi aprender a soldar, comprei uma maquina de 150A de eletrodo revestido para aprender, mas depois me disseram que a mig e bem mais fácil de soldar!
Flávio Cadore
08/03/2016, 10:55
Robson, não vai te fazer mal algum saber soldar com eletrodo...um macete para soldar com eletrodo é saber que para cada milímetro de Ø de eletrodo vai de 30 a 40 Amperes...se quiser uma solda mais quente usa perto dos 40A e se quiser uma solda mais fria usa perto dos 30A. Ex: um eletrodo 3,25 mm solda com +/- 100A.
JUNIOR FERRAREZE
08/03/2016, 20:50
RobsonRJ16 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/108903-robsonrj16.html) se vc tiver $ a + compre uma mig que faz jus ao nome, tem uma na net que quando acaba o arame que vem na máquina allem de ser karo tu não acha nem onde comprar, só se tu importar da china, aqui na minha cidade e a terra da galera que trabalha com toldo (cobertura na frente de comércio) ok firma de toldo aqui é igual a buteko(bar) kkkk quando lançou na net essa mig paraguaia teve quem comprou e agora está abandonada ok se não for mig de verdade vai praticando de eletrodo que vc nunca vai ficar na mão ok, eu não tinha grana pra uma mig de verdade, então optei por bambozzi 250 A para sobrar um pouco na amperagem e não forçar mt a máquina, aí vai uma dica que a galera esquece de passar: quando for fazer solda com máquina de pouca amperagem tu vai dando um bom tempo pra máquina respirar, se forçar a máquina mt no limite a danada frita kkkkk Eu não tinha mt talento pra solda, com um pouco de informação e uns 1,5 kg de eletrodo hoje já mato a pau ok.
Solda de eletrodo é pros forte na vontade e fraco na grana pra comprar Mig kkkkkk Brincadeira galeraaaaa heheehe
TODOS QUE TEM GAIOLA, KART ETC E GOSTA DE OFF ROAD TEM QUE TER UMA MÁQUINA DE SOLDA, VAI SEMPRE PRECISAR!
RobsonRJ16
10/03/2016, 18:54
RobsonRJ16 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/108903-robsonrj16.html) se vc tiver $ a + compre uma mig que faz jus ao nome, tem uma na net que quando acaba o arame que vem na máquina allem de ser karo tu não acha nem onde comprar, só se tu importar da china, aqui na minha cidade e a terra da galera que trabalha com toldo (cobertura na frente de comércio) ok firma de toldo aqui é igual a buteko(bar) kkkk quando lançou na net essa mig paraguaia teve quem comprou e agora está abandonada ok se não for mig de verdade vai praticando de eletrodo que vc nunca vai ficar na mão ok, eu não tinha grana pra uma mig de verdade, então optei por bambozzi 250 A para sobrar um pouco na amperagem e não forçar mt a máquina, aí vai uma dica que a galera esquece de passar: quando for fazer solda com máquina de pouca amperagem tu vai dando um bom tempo pra máquina respirar, se forçar a máquina mt no limite a danada frita kkkkk Eu não tinha mt talento pra solda, com um pouco de informação e uns 1,5 kg de eletrodo hoje já mato a pau ok.
Solda de eletrodo é pros forte na vontade e fraco na grana pra comprar Mig kkkkkk Brincadeira galeraaaaa heheehe
TODOS QUE TEM GAIOLA, KART ETC E GOSTA DE OFF ROAD TEM QUE TER UMA MÁQUINA DE SOLDA, VAI SEMPRE PRECISAR!
Entendi, por enquanto vou treinando com a minha de 150A de eletrodo ai depois que estiver com mais uma pratica eu vejo em qual maquina investir para a construção do kart!
jsballarini
11/03/2016, 09:23
Jsballarini, esta é uma das suas peças, ela foi soldada com a Mig V8? se ela soldar assim passa por boa... hehehhe
Dae Flávio, essa solda foi uma MIG, mas não foi a minha.
Eu comprei a minha e só ponteei até agora, não comprei o gás ainda e estou usando o arame sem gás, não é a mesma coisa que soldar com gás, mas tá quebrando o galho.
digobrazil
13/03/2016, 08:28
Entendi, por enquanto vou treinando com a minha de 150A de eletrodo ai depois que estiver com mais uma pratica eu vejo em qual maquina investir para a construção do kart!
Robson, é o seguinte:
Qualquer tipo de solda quando bem feita fica resistente. O que acontece é que para cada tipo de serviço e material existe uma solda adequada, ok.
Para voce fazer um Kart, uma gaiola, a maquina de 150A que voce tem é o suficiente, pois o material a ser usado não é grosso.
Com uma Transformadora de 150A da para fazer solda com até 6mm de profundidade.
Ja uma inversora de 150A esta profundidade ja fica menor, tipo uns 4mm.
A MIG com gas mais fraca que voce vai encontrar é de 180A. e uma dessas voce ja consegue soldar com profundidade mais profunda.
A mig sem gas voce esqueçe, esta não presta.
Se não for usar tanto a maquina, isto é, se não for soldar todo dia, eu investiria em uma inversora de 200A.
A MIG é mais voltada para produção, tipos ficar soldando por horas seguidas, sem parar, todos os dias.
Muitos vão te dizer que a solda MIG fica melhor, mas não acredite em tudo. Soldador que é soldador, vai fazer solda boa com MIG, com inversora, com transformadora, retificadora, TIG.......
A dica que te dou para soldar com eletrodo revestido:
Pegue o material que vai usar para fazer o seu kart e tente unir dois pedaços de tubo começando com uma amperagem baixa. Voce vai perceber que o eletrodo começa a grudar, não derrete direito, ok.
Ai voce começa a aumentar a amperagem aos poucos, tipo de 3A por vez, até voce perceber que o eletrodo vai começar a derreter mais facil.
Voce vai perceber que vai ficar uma solda boa quando a escoria (conhecida por "casca") começar a levantar sozinha do local da solda e deixa menos respingo de solda na peça.
Para chegar a esse ponto perfeito da solda, voce vai ter que combinar um bom eletrodo, a amperagem certa e a velocidade com que voce solda para o tipo e a espessura do material.
RobsonRJ16
14/03/2016, 20:30
Robson, é o seguinte:
Qualquer tipo de solda quando bem feita fica resistente. O que acontece é que para cada tipo de serviço e material existe uma solda adequada, ok.
Para voce fazer um Kart, uma gaiola, a maquina de 150A que voce tem é o suficiente, pois o material a ser usado não é grosso.
Com uma Transformadora de 150A da para fazer solda com até 6mm de profundidade.
Ja uma inversora de 150A esta profundidade ja fica menor, tipo uns 4mm.
A MIG com gas mais fraca que voce vai encontrar é de 180A. e uma dessas voce ja consegue soldar com profundidade mais profunda.
A mig sem gas voce esqueçe, esta não presta.
Se não for usar tanto a maquina, isto é, se não for soldar todo dia, eu investiria em uma inversora de 200A.
A MIG é mais voltada para produção, tipos ficar soldando por horas seguidas, sem parar, todos os dias.
Muitos vão te dizer que a solda MIG fica melhor, mas não acredite em tudo. Soldador que é soldador, vai fazer solda boa com MIG, com inversora, com transformadora, retificadora, TIG.......
A dica que te dou para soldar com eletrodo revestido:
Pegue o material que vai usar para fazer o seu kart e tente unir dois pedaços de tubo começando com uma amperagem baixa. Voce vai perceber que o eletrodo começa a grudar, não derrete direito, ok.
Ai voce começa a aumentar a amperagem aos poucos, tipo de 3A por vez, até voce perceber que o eletrodo vai começar a derreter mais facil.
Voce vai perceber que vai ficar uma solda boa quando a escoria (conhecida por "casca") começar a levantar sozinha do local da solda e deixa menos respingo de solda na peça.
Para chegar a esse ponto perfeito da solda, voce vai ter que combinar um bom eletrodo, a amperagem certa e a velocidade com que voce solda para o tipo e a espessura do material.
Vlw pelas dicas, vou treinar um pouco com a minha e depois ver se pego uma maquina melhor, pq eu não quero só para fazer o kart.
mas agradeço mt as dicas e a sua atenção!
luizdemog
16/03/2016, 20:14
Parabenizo o digobrazil pelas ótimas dicas.
RobisonRJ16 quero acrescentar que é muito importante limpar a área a ser soldada. Use lixa, lixadeira, lima, enfim use a ferramenta que vc dispõe e de acordo com o local. Deixe o metal limpo ate pelo menos 1cm de cada lado da solda.
É importante o eletrodo estar seco, livre de umidade. Para seca-lo, eu dou uma esquentada nele numa peça de sucata. Não é o ideal, mas funciona.
E use máscara de escurecimento automático, essa máscara faz muita diferença, ao menos para mim fez.
RobsonRJ16
17/03/2016, 20:01
Parabenizo o digobrazil pelas ótimas dicas.
RobisonRJ16 quero acrescentar que é muito importante limpar a área a ser soldada. Use lixa, lixadeira, lima, enfim use a ferramenta que vc dispõe e de acordo com o local. Deixe o metal limpo ate pelo menos 1cm de cada lado da solda.
É importante o eletrodo estar seco, livre de umidade. Para seca-lo, eu dou uma esquentada nele numa peça de sucata. Não é o ideal, mas funciona.
E use máscara de escurecimento automático, essa máscara faz muita diferença, ao menos para mim fez.
Mt obrigado, queria começar o maus breve possível, mas devido a uns probleminhas na empresa aqui vou demorar um pouco, mas assim que começar eu irei postar aqui e tirar algumas duvidas que surgirem!