Conectar

Ver Versão Completa : "INVOLUÇÃO" da nova SW4

André F
04/03/2016, 10:55
Pretendo trocar de veículo, e estava comparando a nova SW4 com o Discovery Sport - entendo que são categorias diferentes, que o Sport é crossover, etc - mesmo assim, gostei do comportamento fora de estrada do novo LR, e sinto muita falta do teto-solar na SW4. Isso, até descobrir o tamanho da enganação que a Toyota está fazendo por aqui.

O fato é que há uma grande mentira por trás de toda essa conversa de "distanciamento da Hilux", "concorrer com segmentos de luxo", etc.. Hoje, essa nova SW4 não concorre nem mais com o Pajero Sport (Dakar). Por um único motivo, tiraram a principal característica da SW4, a que a consagrou como SUV versátil que sempre foi: o diferencial central Torsen.

Para quem não entende o que isso significa, é o seguinte: a nova SW4, com tota tecnologia e faróis de LEDs, não vai poder NUNCA usar 4x4 na estrada, no asfalto, ou mesmo na cidade. Virou uma picape fechada - tecnologicamente, é o mesmo que colocar uma capota de fibra na caçamba da Hilux. Até mesmo a Amarok tem diferencial central!

Difícil de acreditar. Mas está no manual, eu mesmo vi no veículo. Então não se deixem enganar pelo "açúcar com veneno para moscas".. Em minha opinião, uma enorme palhaçada da Toyota com seus clientes e potenciais clientes.

Espero ter ajudado alguém avisando, porque não esperem ler sobre isso nas "revistas especializadas" e "videos do youtube".

enasor
04/03/2016, 11:09
Pretendo trocar de veículo, e estava comparando a nova SW4 com o Discovery Sport - entendo que são categorias diferentes, que o Sport é crossover, etc - mesmo assim, gostei do comportamento fora de estrada do novo LR, e sinto muita falta do teto-solar na SW4. Isso, até descobrir o tamanho da enganação que a Toyota está fazendo por aqui.

O fato é que há uma grande mentira por trás de toda essa conversa de "distanciamento da Hilux", "concorrer com segmentos de luxo", etc.. Hoje, essa nova SW4 não concorre nem mais com o Pajero Sport (Dakar). Por um único motivo, tiraram a principal característica da SW4, a que a consagrou como SUV versátil que sempre foi: o diferencial central Torsen.

Para quem não entende o que isso significa, é o seguinte: a nova SW4, com tota tecnologia e faróis de LEDs, não vai poder NUNCA usar 4x4 na estrada, no asfalto, ou mesmo na cidade. Virou uma picape fechada - tecnologicamente, é o mesmo que colocar uma capota de fibra na caçamba da Hilux. Até mesmo a Amarok tem diferencial central!

Difícil de acreditar. Mas está no manual, eu mesmo vi no veículo. Então não se deixem enganar pelo "açúcar com veneno para moscas".. Em minha opinião, uma enorme palhaçada da Toyota com seus clientes e potenciais clientes.

Espero ter ajudado alguém avisando, porque não esperem ler sobre isso nas "revistas especializadas" e "videos do youtube".

Pois é, meu caro André ...

Eu, também, confesso que fiquei decepcionado ... isso, para não dizer que perdi um pouco "o tesão" pela SW4 ... acho que, com esta "involução", pelo menos neste quesito, a nova SW4 nivelou-se à Trailblazer ...

Não sei se você teve a oportunidade de acompanhar as conversações dos "links" abaixo ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/154437-pajero-full-x-nova-sw4-2.html#post2353137

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/154437-pajero-full-x-nova-sw4-5.html#post2353715

Abs.

André F
04/03/2016, 11:25

Eu, também, confesso que fiquei decepcionado ... isso, para não dizer que perdi um pouco "o tesão" pela SW4 ... acho que, com esta "involução", pelo menos neste quesito, a nova SW4 nivelou-se à Trailblazer ...

Não sei se você teve a oportunidade de acompanhar as conversações do "link" abaixo ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/154437-pajero-full-x-nova-sw4-2.html#post2353137

Abs.

Concordo contigo. Quando vi comentários em outro site, até duvidei. Veja que existem boas opções hoje, o mercado está mudado, com esses crossovers com boa capacidade e muita tecnologia de tração. Mas de maneira alguma dá para engolir o "golpe" da Toyota vendendo gato por lebre..

Por exemplo, o Discovery Sport - bem menor no comprimento, mas o mesmo entreeixos da SW4, tem um espaço interno muito bom, e com ângulos de ataque e saída muito melhores. Mesmo veículos muito mais baratos, como a Toro e o Renegade, tem muita tecnologia de tração - aí a Toyota vem com uma dessas.. Tô fora.

Abraço.

enasor
04/03/2016, 11:39
A propósito, meu caro André ... meus respeitos pelo tópico iniciado por você no "link" abaixo, e pelos excelentes comentários de alto nível ali postados pelos participantes ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/130134-trailblazer-x-dakar-x-sw4-1.html#post2034135

Abs.

André F
04/03/2016, 13:27
A propósito, meu caro André ... meus respeitos pelo tópico iniciado por você no "link" abaixo, e pelos excelentes comentários de alto nível ali postados pelos participantes ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/130134-trailblazer-x-dakar-x-sw4-1.html#post2034135

Abs.

O objetivo é trazer à luz essa informação que as montadoras fazem questão de ocultar dos clientes - talvez o 4x4Brasil não seja o lugar mais adequado, pois entendo que o pessoal aqui já conhece bem as viaturas.

Nesse tempo todo, com relação a esses SUV, não houve melhoras significativas - a Pajero (Sport/Dakar) continua sem controle de estabilidade e tração, considero isso inaceitável nessa categoria e valores. O que há de novo é uma grande variedade de crossovers, com bastante variedade de capacidades no quesito fora de estrada, e nesse aspecto, sem dúvida que Jeep e Land Rover estão na frente. Se levar ao pé da letra, mesmo Pajero Full e Range Rover são crossovers: estrutura monocoque ao invés de carroçaria sobre chassis, e transmissão traseira independente ao invés eixo rígido e diferencial.

Não digo que deviam ser como um G500 4x4²: portais e diferenciais específicos, mas não temos hoje um único Suv competente no mercado, com eixo rígido atrás e diferencial central, estrutura com chassis, e controles eletrônicos - e um preço que não seja absurdo. A Toyota deixa o Prado e LC para os nossos "hermanos", e vende aqui essa SW4 argentina que é uma Hilux travestida de SUV. Tenha paciência...

Estava lendo o teu comentário no outro tópico, e lá estavam falando do freio sólido na traseira da SW4 - a única situação que eu vejo como potencial problema quanto a isso é para quem irá levar reboque - com o controle de estabilidade para reboque, esse é um ponto que certamente incomodará quem leva reboque pesado na estrada, quem fizer isso deverá ficar atento, especialmente em situações com vento lateral. Me lembra o caso dos freios da SW4 que, há não muito tempo atrás, estavam empenando em uma quantidade de veículos - mas era freio dianteiro. Economia porca da fabricante - apenas alguns detalhes que mudam a expectativa para um veículo que poderia ser excelente.

enasor
04/03/2016, 14:44
O objetivo é trazer à luz essa informação que as montadoras fazem questão de ocultar dos clientes ... entendo que o pessoal aqui já conhece bem as viaturas ... Nesse tempo todo, com relação a esses SUV, não houve melhoras significativas ... SW4 ... um veículo que poderia ser excelente.

Recebi uma ligação do vendedor que me atendeu ultimamente quando fui ver a nova SW4 na css ... perguntou-me o que havíamos achado e do nosso interesse pelo novo produto ... disse-lhe que a esposa simplesmente adorou!!!! ... elogiei a beleza e as novas alterações para melhor do veículo, porém, quando indaguei a respeito dos tais diferencial central e discos sólidos na traseira, veja o que ele me disse:

- Quanto à retirada do diferencial central: “Veja que, atuando permanentemente traçada e sob ação de um diferencial central, muitas partes e peças estavam sob desgaste contínuo e permanente (o próprio diferencial central, pneus, etc.), além do maior consumo de combustível. A SW4 sempre foi de dar pouca manutenção. Agora, com a retirada do diferencial central, e com a opção de poder andar no 4x2, veja a economia, a maior durabilidade de partes e peças que foram conseguidos!!!!! Se você, antes, adquiria um veículo para 10 anos de tranquilidade, agora, só pensando nesta evolução (sem dizer outras) imagine o quanto tempo você ficará com o veículo!!!!! ...”. Eu respondi a ele: Pois é ... acredite que eu não tinha pensado nisso!!!! ... Neste aspecto você tem toda a razão!!!! ...

- Quanto aos discos sólidos na traseira: “Veja que houve mais uma evolução ... antes eram a tambor, não é???!!!! ...”. Mais um elogio que teci ao nosso herói ...

- Quanto àquele "reloginho" no painel: "A nova tendência em design é misturar o "retrô" (para não dizer brega) com o moderno ... isso cria um impacto visual muito interessante ..." ... Ah, sim!!! ... e quanto a isso, ainda me deu uma "dura": "às vezes fica difícil de entender vocês consumidores ... reclamam que a Dakar não tem sequer um reloginho no painel ... e quando colocam, vocês reclamam!!!!!" ... Kkkkkkk.

Agora, aqui entre nós, temos que convir que o cara é bom vendedor e está bem preparado para vender, hein???!!!! ...

Informei a ele minha decisão: Pelo menos neste ano vou ficar com meu Full ... porém, vou manter a nova SW4 sob observação e acompanhando-a nas mãos dos novos adquirentes ... disse-lhe que o veículo tem muitos méritos, porém, por enquanto, meu ânimo ficou arrefecido diante do alto preço e da nem tanta vantagem tecnológica que vejo diante de meu Pajero Full, o qual está praticamente zerado e ainda na garantia de fábrica (a propósito, por falar em zerado, este é outro que está caríssimo, cuja compra zerado também não compensa!!!!) ... antes achava que a nova SW4, mais moderna e recheada de novas tecnologias, viria para igualar ou até mesmo superar o Full ... porém, agora, já tenho as minhas dúvidas ... diante desse quadro, o melhor mesmo é aguardar, observar e ir acompanhando, de forma que meus planos acabaram mesmo sendo adiados para meados do ano que vem ... até lá, quem sabe ...

Abs.

André F
04/03/2016, 15:16

Recebi uma ligação do vendedor que me atendeu ultimamente quando fui ver a nova SW4 na css ...

Não acredito que o vendedor fosse mal intencionado, mas a regra é os vendedores de qualquer veículo que não seja "popular" não saberem do quê se trata o produto, e isso não é exclusividade do Brasil. Uma exceção, ao menos na minha experiência, é com o pessoal da Land Rover, em geral bem treinados.

Vou comentar sobre a tração integral aqui por conta de outros leitores acharem que o tal "argumento" do vendedor faz sentido. Os utilitários mais capazes, com tração integral e chassis, como os da própria Toyota: Prado e Land Cruiser, e muitos Mitsubishi, possuem a tração principal na traseira, e normalmente rodam em 4x2. Quando acionada a tração 4x4, o torque é transferido progressivamente para a dianteira conforme a demanda, não implicando em "desgaste de peças", mas trazendo como benefício a melhor estabilidade em condições de estradas sinuosas, chuva, gelo e neve. O ponto em que o vendedor errou é que, para haver "desgaste", o tal diferencial central deve estar bloqueado, o que só deve ser feito em terrenos escorregadios - aí a antiga SW4 vira a "nova"...

Será que é esse o nível de treinamento que a Toyota fornece para o seu pessoal de vendas? Lamentável.

enasor
04/03/2016, 15:28
... diferencial central ... bloqueado ... a antiga SW4 vira a "nova"...

Bem colocado!!!!! ... mas, o que eu acho que ele quis me dizer é que, "aliviando" o veículo do diferencial central, o mesmo fica com menos partes e peças susceptíveis ao desgaste com o decorrer do tempo ... rsrsrs ... bem, o fato é que agora, sem diferencial central, poucos irão arriscar colocar a tração no modo 4x4 em viagens sob chuva, não é mesmo???!!!! ... quase todo mundo vai viajar só no 4x2, confiando só no controle de tração e de estabilidade!!!!! ... dessa forma, o sistema de transmissão irá durar uma eternidade!!!!!!! rsrsrs ... isso, sem considerar que, sem diferencial central, vai onerar menos o custo de fabricação do veículo, o qual seria fatalmente repassado a nós, pobres consumidores!!!! ... rsrsrs ... mas, agora, falando sério, convenhamos que é a tal da "economia porca", já mencionada por você e outros colegas do fórum, com muita propriedade ... Abs.

André F
04/03/2016, 16:18
Bem colocado!!!!! ... mas, o que eu acho que ele quis me dizer é que, "aliviando" o veículo do diferencial central, o mesmo fica com menos partes e peças susceptíveis ao desgaste com o decorrer do tempo ... rsrsrs ... além, é claro, de onerar menos o custo de fabricação do veículo, o qual seria fatalmente repassado a nós, pobres consumidores!!!! ... rsrsrs ... mas, convenhamos, é a tal "economia porca", já mencionada por você e outros colegas do fórum, com muita propriedade ... Abs.

O diferencial é um componente de muita durabilidade, em um uso normal - ninguém que compra um veículo com essas características e preço vai trocar a segurança e dirigibilidade por conta da "economia" de um componente que dura 300.000km. É um argumento que ele poderia usar em um veículo de categoria popular, com outro tipo de componente..

Parece que as montadoras estão decididas a matar os SUV de chassis no Brasil - é uma pena. Não temos acesso aos utilitários que sempre estiveram presentes em outros mercados, e pelo visto só vão nos entregar cada vez menos. Inveja dos hermanos, Austrália e muitos outros lugares. Nesse sentido é notável o esforço de inovar do grupo FCA no Brasil - claro que outras categorias, mas os pequenos são valentes, e a nova fábrica é bem impressionante - o Renegade já provou e tem um enorme sucesso, não tenho dúvidas que a Toro vai sacudir o mercado. A Land Rover também aposta no Brasil, com a fabricação do Discovery Sport, me parece excepcional, mesmo caro para um crossover.

Esses utilitários como Blazer, SW4 e Pajero Sport deveriam custar $150 mil e vir com controles eletrônicos e tração integral, eles não tem como concorrer com modelos mais luxuosos, e o perfil de um comprador de utilitário com chassis é outro. Essa SW4 está com preço de Grand Cherokee e Pajero Full. O que não dá para engolir é uma certa fábrica pintar um porco com batom e querer que seja moça de passarela...

O que a Toyota fez foi basicamente deixar o nosso mercado órfão de um utilitário robusto e de tração integral da marca, enquanto lá fora há vários modelos.

ANTONIO GABRIEL COSTA
04/03/2016, 23:08
Hoje mesmo viajei 400 km em chuva e não tive coragem de ligar o 4x4. Chateado e com receio.

ANTONIO GABRIEL COSTA
04/03/2016, 23:19
MITSUBISHI PAJERO FULL 3.2 HPE 4X4 16V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P AUTOMÁTICO - WebMotors - 1601878 (http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-full/3-2-hpe-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-automatico/4-portas/2012-2013/16018780)

Em tempo. Enasor veja esta Full e opine

enasor
05/03/2016, 08:08
MITSUBISHI PAJERO FULL 3.2 HPE 4X4 16V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P AUTOMÁTICO - WebMotors - 1601878 (http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-full/3-2-hpe-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-automatico/4-portas/2012-2013/16018780)

Em tempo. Enasor veja esta Full e opine

Parece que está impecável e está muito pouco rodada (praticamente zerada). É aquilo que falei ... é difícil encontrar um veículo desse naipe em mau estado ... Agora, essa aí, tem uns requisitos à mais, bem consideráveis, e que são caríssimos e pagos à parte do preço do veículo (Encostos de cabeça, estribos laterais, módulos de subir vidros, TV digital, pneus semi-novos, IPVA pago e revisão já feita).

Tabela Fipe:
- Ano 2012: R$ 122.534,00
- Ano 2013: R$ 136.758,00
Média: R$ 129.646,00

Esse preço médio da FIPE é o preço do veículo “pelado”, em bom estado, porém, sem nada daquilo mencionado acima. Com certeza, o proprietário agregou ao preço do veículo aquilo tudo que ele mencionou e que já gastou com ele ... porém, o nosso amigo está sem noção de mercado ao cobrar R$ 137 mil ... quem está comprando não tem nada a ver com isso ... o correto, já pensando na venda do veículo, seria ele não ter gastado nada e deixar aqueles gastos para o próximo proprietário ... informe isso a ele e que está disposto a pagar R$ 125 mil "à vistinha" ... pode ser que você escute alguns impropérios ... mas isso não "tira-pedaço da carne", não é mesmo????!!!!! ... e negócio é assim mesmo ... a gente fala o que quer, ouve o que não quer ... e "toca o barco"!!!! ... rsrsrs.

Portanto, se você conseguir pegá-la por esse valor, terás feito um excelente negócio ... informe a ele que você quer apenas o veículo e não faz questão de TV, estribos, etc. ... diga a ele que, se ele for vender esse veículo numa css, não vão lhe pagar mais do que R$ 115 mil, porém, você está disposto a pagar o preço justo de mercado ... e espere uma resposta ... mostre a ele as “verdinhas” ... vai que cola!!!!! ... pode ser que ele esteja sentindo os efeitos da crise ... de qualquer forma, não pague mais do que R$ 129 mil ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
05/03/2016, 10:21
A preocupação principal é o fator segurança. A ativa já vi que sw4 perdeu muito com a tração.

A dúvida é: o projeto da Sw4 teoricamente por ser mais recente permite uma construção de um veículo mais eficaz na deformação em colisões em relação à Full. Ou vcs acham que mesmo sendo mais antiga a Full é mais eficaz em segurança passiva?

Thiago Pereira
05/03/2016, 11:44
A preocupação principal é o fator segurança. A ativa já vi que sw4 perdeu muito com a tração.

A dúvida é: o projeto da Sw4 teoricamente por ser mais recente permite uma construção de um veículo mais eficaz na deformação em colisões em relação à Full. Ou vcs acham que mesmo sendo mais antiga a Full é mais eficaz em segurança passiva?

Na Austrália a Fortuner que é a nossa SW4 recebeu cinco estrelas na ANCAP, mesma classificação da Full em 2013.

Importante destacar que apesar de não saber se é o caso, mas normalmente não se deve comparar avaliações de anos diferentes, pois as avaliações ficam cada vez mais rígidas, cinco estrelas em 2015 pode ser mais seguro que cinco estrelas em 2013. Para confirmar é preciso uma pesquisa mais completa.

André F
05/03/2016, 11:51

Depende da colisão. Em geral, os veículos SUV, sem reboque, e com monobloco reforçado (estrutura espacial), caso do Full e Range Rover, são os mais eficientes, porque toda a estrutura foi projetada para absorver e se deformar de maneira programada, protegendo o habitáculo.

Veículos com chassis, como a SW4, possuem deformação apenas em alguns pontos do chassis, sendo a carroçaria externa a estrutura (carroceria não estrutural), e sujeita a receber impactos desviados da estrutura (chassis). Não consegui dados sobre como é construído o chassis da nova SW4 - por exemplo, quais, aonde e como funcionam os pontos específicos de deformação programada do chassis.

De qualquer maneira, nada se compara à estrutura dos Tesla, que usam o mesmo conceito aplicado em aviões de caça e com alumínio especial, e são os veículos mais seguros do planeta (model S / X). A indústria automotiva tradicional tem muito a aprender com os Tesla...

André F
05/03/2016, 11:52
Comparação de algumas características das versões LR D. Sport HSE e SW4 SRX, ambos com motores à gasolina.
Para uso particular, não justifica a despesa extra das versões Diesel, com um uso de relativa baixa Km.

SW4:
1GR-FE (lançado em 2009)
3956 cm³
238 cv @ 5200 rpm
38,3 kgfm @ 3800 rpm

Disco Sport:
2.0 Si4 (lançado em 2014)
1999 cm³
240 cv @ 5500 rpm
34,6 Kgfm @ 1750 rpm

Entreeixos:
SW4 279,5cm
Disco Sport: 274,1cm

Comprimento:
SW4 479,5cm
Disco Sport 459,9cm

Altura do solo:
SW4 26,1cm
Disco Sport 23,9cm

Capacidade de submersão:
SW4* ?*
Disco Sport 600mm
*dado divulgado no exterior: 700mm,
não há nenhuma informação oficial da Toyota no Brasil, ou seja: pode haver componentes não aptos à travessia na versão vendida aqui

Angulos de ataque:
SW4 29º
Disco Sport 25º

Ângulos de saída:
SW4 25º
Disco Sport 31º

Ângulo central:
SW4* ?*
Disco Sport 20º
*não divulgado pela fábrica

Peso total
SW4 2060 Kg
Disco Sport 1863 Kg

André F
05/03/2016, 12:07
Esse é o link para a avaliação da Fortuner que o Thiago comentou:

Toyota Fortuner (Aug 2015 – onwards) Crash Test Results | ANCA (http://www.ancap.com.au/safety-ratings/toyota/fortuner/3025d6)

Muito bons resultados da Fortuner, porém é possível que existam diferenças entre os modelos vendidos fora do Brasil - apenas um teste de impacto feito com a versão vendida aqui para confirmar se não há diferenças na construção do chassis (principalmente pontos de solda, reforços das longarinas e número de travessas) e da fixação da carroçaria.

ANTONIO GABRIEL COSTA
05/03/2016, 16:06
Tem o teste da Pajero Sport/Dakar que teve um score melhor notadamente pra impacto frontal.
Será que esta vem pro Brasil e se vier será a mesma construção? Vai saber.

Arildo MT
05/03/2016, 23:22
Segurança, mimos, sempre bem vindos, quanto aos discos sólidos, prefiro os tambores, agora retirar o diferencial central foi uma P*T* sacanagem.

Arildo MT
06/03/2016, 02:02
Segurança, mimos, sempre bem vindos, quanto aos discos sólidos, prefiro os tambores, agora retirar o diferencial central foi uma P*T* sacanagem.

Até os nivas, tr4, defender tinham diferencial central, gosto de toyota, mas por aqui cada vez se cobra mais, entregando menos, com péssimos pós vendas, com raras exceções.

André F
06/03/2016, 07:03
Na Austrália a Fortuner que é a nossa SW4 recebeu cinco estrelas na ANCAP, mesma classificação da Full em 2013.

Agora que eu percebi que você já havia usado o termo "involução" em post anterior..
Kk.. acho que todo mundo está pensando a mesma coisa..

É cômica essa estratégia da Toyota para lucrar com os incautos: colocam uns plásticos imitando alumínio - que mesmo nas fotos oficiais já aparecem riscados - chamam de utilitário de luxo, e cobram $40 mil a mais num veículo que tem menos.

A "involuída" nova SW4 também não tem sistema anti-colisão, que a Pajero Sport nova tem de série lá fora. Resta saber se a Mit não vai fazer o "favor" de depenar o modelo brasileiro e lançar aqui outro utilitário "involuído"...

André F
06/03/2016, 07:12
Até os nivas, tr4, defender tinham diferencial central, gosto de toyota, mas por aqui cada vez se cobra mais, entregando menos, com péssimos pós vendas, com raras exceções.

Amigo, eu tive alguns TR4, faz muitos anos. Carrinho valente, e te digo que a tração integral não é supérflua de modo algum - melhora muito a segurança da viatura em diversas situações. O controle de estabilidade não melhora a dirigibilidade ou aceleração lateral, o que ele faz é aplicar os freios e na verdade "piorar" a dirigibilidade, mas apenas em situações críticas ele entra em ação e oferece mais segurança.

O Defender chegou a ter tração parcial, mas a LR retirou de linha justamente por questões de segurança e manutenção - como os colegas citaram, é muito fácil você entrar no asfalto e esquecer de mudar a "involuída" chavinha no painel.

Que em qualquer utilitário moderno, mesmo os de $100 mil a menos, funciona de modo automático.

Se analisar por outro ângulo, com esse motor a gasolina (originalmente lançado em 2002 e trocado cabeçote em 2009), a SW4 virou um grande "FJ", sem por enquanto opções de tração integral e câmbio manual.

André F
06/03/2016, 07:23
Evolução, segundo a nova SW4:

> Plástico pintado de prata imitando alumínio;
> Faróis ching-ling de LEDs;
> Frisos cromados desalinhados na lateral;
> Sistema 4WD dos anos 40;
> $40 mil a mais;

Evolução, segundo a concorrência:

> Sistema anti-colisão eletrônico;
> Controle de tração com varredura do solo e inteligência artificial;
> Teto-solar panorâmico;
> Extensivo uso de alumínio para diminuição de peso;
> Acabamento com materiais autênticos;

Claro que a Toyota deve saber o que é isso, porque Prado e Land Cruiser tem esses itens lá fora.
Aqui eu só consegui ver evolução no preço sobre a concorrência.

enasor
06/03/2016, 07:51
... sistema anti-colisão ... Pajero Sport nova tem de série lá fora. Resta saber se a Mit não vai fazer o "favor" de depenar o modelo brasileiro e lançar aqui outro utilitário "involuído"...

Caro Andre ...

Pode esperar que a Mit também vai nos fazer esse "favor", como também sempre faz ... veja que já trouxe a Dakar para cá retirando o computador de bordo que tinha na versão estrangeira, e vai repetir a dose ... portanto, pode esperar ... vai continuar vindo “bonitinha” que nem a nova SW4 ... e, ainda, sem controle de estabilidade e de tração, sem computador de bordo, sem teto solar, sem relógio no painel, ... e por aí vai ... se corrigirem esse defeito detectado de travamento do volante em determinadas situações já terá feito muito (*) ... ou seja, vai continuar sendo uma variante "esportiva" da Full ... porque, se vier com essas coisas vai “micar” a Full ... eu mesmo, se a Dakar tivesse essas coisas, com certeza, não estaria hoje com um Full, e, sim, com a Dakar, a qual, no meu entendimento, suprida desses acessórios, superaria todas do segmento (nova SW4, Trailblazer, Etc.) ...

Abs.

E.T.:

(*) Para aqueles que ainda não sabem ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-50.html#post2343644

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-36.html#post2270423

PM tira 318 carros da corporação das ruas do DF por conta de acidentes - Cidades DF - Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/16/interna_cidadesdf,479684/pm-tira-318-carros-da-corporacao-das-ruas-do-df-por-conta-de-acidentes.shtml)

Miranda_MG
06/03/2016, 08:42

Importante destacar que apesar de não saber se é o caso, mas normalmente não se deve comparar avaliações de anos diferentes, pois as avaliações ficam cada vez mais rígidas, cinco estrelas em 2015 pode ser mais seguro que cinco estrelas em 2013. Para confirmar é preciso uma pesquisa mais completa.

Isso mesmo, Thiago.

Além do que, tomar o cuidado de comparar cinco estrelas entre institutos diferentes. Pois, mesmo as avaliações de mesmos anos são feitas através de métodos diferentes.

Cito o LATIN NCAP como exemplo. Quando a Hilux SRV nesse modelo mais novo ganhou 5 estrelas, fiquei intrigado. Já que essa versão possui apenas 3 air bags. Comparando os métodos de avaliação com o Euro NCAP (que considero dos melhores institutos junto ao IIHS), o LATIN NCAP é pobre. Dentre outros testes que não são praticados aqui, o teste de colisão lateral contra um poste sem dúvida rebaixaria a nota da maioria dos modelos testados nele.

Questionei as diferenças e nem respostas "call center" tive nos meus e-mail's. Melhor com o instituto do que sem ele, claro, mas ainda falta muito para as avaliações latinas serem compatíveis com a realidade.

Esse é o link para a avaliação da Fortuner que o Thiago comentou:

Toyota Fortuner (Aug 2015 – onwards) Crash Test Results | ANCA (http://www.ancap.com.au/safety-ratings/toyota/fortuner/3025d6)

Muito bons resultados da Fortuner, porém é possível que existam diferenças entre os modelos vendidos fora do Brasil - apenas um teste de impacto feito com a versão vendida aqui para confirmar se não há diferenças na construção do chassis (principalmente pontos de solda, reforços das longarinas e número de travessas) e da fixação da carroçaria.

André,

Se não me engano, até materiais diferentes são utilizados. Houve uma discussão a respeito quando do lançamento do Renegade comparando-o entre as diferentes linhas de montagem. E adivinhe se o nacional seria melhor ou pior do que modelos de fora?

Abraço,

Miranda

André F
06/03/2016, 08:52
Caro Andre ...

Pode esperar que a Mit também vai nos fazer esse "favor"
E.T.:

(*) Para aqueles que ainda não sabem ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-50.html#post2343644

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-36.html#post2270423

Não sabia disso - isso é muito sério - em qualquer país decente teria alguém investigando isso.
Se considerar a questão segurança, dá para ficar com a Discovery Sport de olhos fechados.
Não dá para entender essas montadoras daqui - tanto tempo praticamente com mercado cativo, tratando o cliente tão mal.

Alguém sabe porque a Mit mudou a razão social? Até desconfio...

André F
06/03/2016, 09:06
André,

Se não me engano, até materiais diferentes são utilizados. Houve uma discussão a respeito quando do lançamento do Renegade comparando-o entre as diferentes linhas de montagem. E adivinhe se o nacional seria melhor ou pior do que modelos de fora?

Abraço,

Miranda

Bem lembrado Miranda - esse é outro problema dos modelos "tropicalizados" de algumas montadoras: fazem "sob medida" para o nosso mercado desregulado e sem lei.

Quem puder comprar modelos que são fabricados sob as leis européias com certeza estará mais seguro e com produtos de melhor qualidade.

O que eu não consigo entender é, como os colegas já comentaram aqui, como o LNCAP pontua um utilitário grande que não tem controle de estabilidade: deveriam receber todos nota ZERO. Outra: os modelos deveriam ser sempre da variante mais simples - pois quando se trata de segurança, não dá para deixar ao acaso. O quê os pilantras nas montadoras não enxergam é que essa realidade do Brasil afeta todos nós, nossos filhos e próximos - quem sabe criar um blog específico, centralizar essas informações sobre segurança e fabricação dos produtos possa ser o melhor a fazer para combater a desinformação e a tragédia que testemunhamos de maneira tão corriqueira.

Abraço.

Miranda_MG
06/03/2016, 09:41
Bem lembrado Miranda - esse é outro problema dos modelos "tropicalizados" de algumas montadoras: fazem "sob medida" para o nosso mercado desregulado e sem lei.

Quem puder comprar modelos que são fabricados sob as leis européias com certeza estará mais seguro e com produtos de melhor qualidade.

O que eu não consigo entender é, como os colegas já comentaram aqui, como o LNCAP pontua um utilitário grande que não tem controle de estabilidade: deveriam receber todos nota ZERO. Outra: os modelos deveriam ser sempre da variante mais simples - pois quando se trata de segurança, não dá para deixar ao acaso. O quê os pilantras nas montadoras não enxergam é que essa realidade do Brasil afeta todos nós, nossos filhos e próximos - quem sabe criar um blog específico, centralizar essas informações sobre segurança e fabricação dos produtos possa ser o melhor a fazer para combater a desinformação e a tragédia que testemunhamos de maneira tão corriqueira.

Abraço.

André,

Entendo que essa deveria ser uma preocupação de todos nós, mas infelizmente não é. Há um mundo de variáveis envolvidas e que são praticamente impossíveis de serem dimensionadas - inclua as culturais e educacionais aqui - que fazem com que a segurança veicular não seja um fator primordial no nosso país para a escolha dos clientes/consumidores. Tenho dezenas de vídeos enviados pelo WA de picapeiros trafegando a 180+ Km/h em estradas, questões como retirada do aviso sonoro do cinto de segurança e outras aberrações. Além do WhatsApp, outras fontes como o próprio fórum, YouTube e Instagram permitem entender que alguns consumidores não fazem a mínima questão da sua própria segurança; quem dirá do outro.

Em um Estado em que benefícios são dados às montadoras através do pagamento de propinas, podemos afirmar que se trata de uma utopia que essas últimas um dia se preocupem em melhorar qualquer condição. Esse é o lado das montadoras.

O governo não tem peito para nada aqui. Até chegar um louco que taxe modelos menos seguros e dê desconto nos mais seguros, vislumbrando benefícios adicionais como economia na saúde pública relacionada à acidentes, menor movimentação (e consequente economia também) do judiciário, redução de pagamentos de seguros e indenizações e mais uma dezena de "boas" consequências, serão 30 gerações de brasileiros ou, sob uma visão otimista, uns 1800 anos.

Diante da não motivação de nenhum dos atores acima, a própria tríade consumidor-montadora-governo, a chance de melhorias nesse assunto é mínima. Eventualmente acontece algo bom como a obrigatoriedade de air bags e ABS (envergonha pela demora, mas ainda bem que veio) e a discussão sobre a também possível regulamentação do controle de estabilidade.

Enfim, diante de um discurso tão pessimista, ainda acho que informação bem divulgada pode fazer bem. E se não atingir a todos, vale a pena pelos poucos. Topo o blog. Pode me considerar como colaborador ou sócio do projeto. ;)

Abraço,

Miranda

Arildo MT
06/03/2016, 12:54
Infelizmente ha muita incultura no País, bom é ter rodão, mudando de saco pra mala, pra quem não precisa de super espaço, havia Suzuki grand vitara v6, repleta de mimos, sopinha de letras, controles eletrônicos, conforto, segurança razoável, P*T* resistência, confiabilidade e durabilidade, mas é claro que já fizeram o favor de retirar, afinal Brasileiros ficam assombrados com importado, v6, assim como fogem de motor boxer, 16v, etc., bom mesmo é 1.0 pelado, manutenção é só fazer uma meia solá, por aguá da torneira no radiador e próximo dono que si fu.

ANTONIO GABRIEL COSTA
09/03/2016, 21:50
http://www.4x4abc.com/jeep101/safe.html

informações interessantes. A prudência sempre é o mais importante!

André F
10/03/2016, 00:32

Antônio, muito interessante o artigo. A experiência no fora-de-estrada faz o motorista comum observar o trânsito de maneira diferente e valorizar o que realmente importa - se houvesse menos ignorância no trânsito teríamos mais respeito nas ruas.

Sobre o texto, veja que a condição de direção em gelo (e neve, dependendo da situação) é completamente diferente daquela em que os pneus têm atrito com o solo ou pavimento. É normal usar a tração para contornar subesterço ou sobreesterço, dependendo do veículo e do tipo de tração - em geral, veículos com tração dianteira são mais previsíveis e fáceis de controlar, enquanto os de tração traseira vão mais longe nas manobras, motivo pelo qual esse tipo de tração é usado em competições.

Quando o assunto é fora-de-estrada, o auxílio eletrônico é muito importante, ou muitas vezes fundamental, em situações extremas como gelo e neve. Veja no vídeo abaixo que é quase impossível ficar de pé no gelo, mesmo assim o instrutor conduz o veículo com segurança, lembrando que é um circuito fechado e se trata de uma demonstração:

(obs.: o link que postei começa em 4:00 minutos, parece que pelo fórum toca desde o começo)

https://youtu.be/xvDY4-N_1zY?t=240

enasor
10/03/2016, 14:40

Hummmmmm ... será que eu entendi???? ... Vamos ver ...

Vamos esquecer essa situação de gelo e neve, e vamos abordar uma situação típica brasileira ... Estou eu, trafegando com meu Pajero Full (que tem diferencial central e controle de estabilidade e de tração) no modo 4x4 (4H), sob chuva, numa estrada sinuosa e descida de serra (Exemplo típico: "Serra do Marçal" entre Vitória da Conquista e Itambé na Bahia) ... Será que o texto do "link" acima, postado pelo amigo Antônio, sugere que seu eu estiver no modo 4x2 (2H), naquelas mesmas condições de tempo e trafegabilidade da pista, meu veículo estaria nas mesmas condições de estabilidade quanto se estivesse no modo 4x4 (4H) e, por consequência, eu e minha família estaríamos nas mesmas condições de segurança, tanto num modo (2H), quanto no outro (4H)?????? ... e, pelo que eu inferi (talvez não tenha interpretado o texto direito) estaria até mais seguro no modo 2H, considerando que o veículo tem controle de estabilidade e de tração?????? ...

Motivo da minha pergunta: Desci aquela serra naquelas condições e experimentei o veículo nos dois modos de tração (2H e 4H) ... confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????

Bem ... de qualquer maneira, quero acreditar que o texto em referência seja válido para neve e/ou gelo ... a realidade das condições de trafegabilidade aqui no Brasil é outra ... e continuo achando que foi uma burrice a Toyota ter retirado o diferencial central da nova SW4 ... e colocado um comando para travamento do diferencial traseiro para um público alvo que, na sua maioria, possivelmente nunca usará, enquanto que, alguns poucos, nem sabe para que serve!!!!! ...

Abs.

Thiago Pereira
10/03/2016, 15:06
Hummmmmm ... será que eu entendi???? ... Vamos ver ...

Vamos esquecer essa situação de gelo e neve, e vamos abordar uma situação típica brasileira ... Estou eu, trafegando com meu Pajero Full (que tem diferencial central e controle de estabilidade e de tração) no modo 4x4 (4H), sob chuva, numa estrada sinuosa e descida de serra (Exemplo típico: "Serra do Marçal" entre Vitória da Conquista e Itambé na Bahia) ... Será que o texto do "link" acima, postado pelo amigo Antônio, sugere que seu eu estiver no modo 4x2 (2H), naquelas mesmas condições de tempo e trafegabilidade da pista, meu veículo estaria nas mesmas condições de estabilidade quanto se estivesse no modo 4x4 (4H) e, por consequência, eu e minha família estaríamos nas mesmas condições de segurança, tanto num modo (2H), quanto no outro (4H)?????? ... e, pelo que eu inferi (talvez não tenha interpretado o texto direito) estaria até mais seguro no modo 2H, considerando que o veículo tem controle de estabilidade e de tração?????? ...

Motivo da minha pergunta: Desci aquela serra naquelas condições e experimentei o veículo nos dois modos de tração (2H e 4H) ... confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????

Abs.

No resumo o texto diz que quando o motorista está em um 4X4 ele se sente um super-herói, e anda mais rápido do que deveria se estivesse em um 4X2, e isso que causa mais acidentes.

Na chuva é a mesma coisa, dirija da mesma maneira que dirigiria se estivesse em 4X2, mas use o 4X4 (apenas se tiver diferencial central) para estar mais seguro em situações inesperadas.

Se colocou o 4X4 e o carro ficou mais estável, isso significa que está rápido demais, apenas isso.

Esses sistemas todos que existem são para aumentar a segurança e não para aumentar a velocidade.

Já escutei de amigo que andava colado no carro da frente, que poderia andar assim pq tinha ABS.
Aqui no fórum mesmo é cada vez mais comum relatos de gente andando a velocidades absurdas pq a picape ou SUV é 4X4 integral e tem ESC, TC, ABS, EBD, BAS, etc...

enasor
10/03/2016, 15:12
No resumo o texto diz que quando o motorista está em um 4X4 ele se sente um super-herói, e anda mais rápido do que deveria se estivesse em um 4X2, e isso que causa mais acidentes.

Na chuva é a mesma coisa, dirija da mesma maneira que dirigiria se estivesse em 4X2, mas use o 4X4 (apenas se tiver diferencial central) para estar mais seguro em situações inesperadas.

Se colocou o 4X4 e o carro ficou mais estável, isso significa que está rápido demais, apenas isso.

Esses sistemas todos que existem são para aumentar a segurança e não para aumentar a velocidade.

Já escutei de amigo que andava colado no carro da frente, que poderia andar assim pq tinha ABS.
Aqui no fórum mesmo é cada vez mais comum relatos de gente andando a velocidades absurdas pq a picape ou SUV é 4X4 integral e tem ESC, TC, ABS, EBD, BAS, etc...

Boa Thiago ... então, acho que agora entendi ... Abs.

André F
10/03/2016, 15:18
...confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????

Não consigo deixar de ficar indignado com a atitude da Toyota - que decepção. Arruma isso aí Toyota..

Será que os vendedores estão sendo omissos deliberadamente em não falar para os proprietários do modelo anterior que o novo é 4WD?

Abraço.

enasor
10/03/2016, 15:35
Gente ... agora estou lendo com mais calma o "link" postado pelo amigo Antonio, o qual remete para outro "link", não menos interessante ... vejam isso:

" ... ABS não funcionará corretamente em sistemas part time 4WD ... "

http://www.4x4abc.com/4WD101/ABS_parttime.html

Se for verdade, coitado de quem estiver num veículo desse, ingenuamente, ou não, viajando no modo 4x4 ... se, de repente, precisar do ABS ... estará f*!!!!! ...

Abs.

GiovanniP
10/03/2016, 16:00
Gente ... agora estou lendo com mais calma o "link" postado pelo amigo Antonio, o qual remete para outro "link", não menos interessante ... vejam isso:

Se for verdade, coitado de quem estiver num veículo desse (part-time 4WD), ingenuamente, ou não, viajando no modo 4x4 ... e de repente, precisar do ABS ... estará f*!!!!! ...

Abs.

Parece que as picapes mais antigas tinham esse sistema de desligar o ABS quando aciona o 4x4. Minha frontier e antiga ranger não desligam pois quando piso no freio ele aciona.
Em determinadas situações o ABS atrapalha, principalmente nas lamas mais escorregadias do Pará. Pisa no ferio e o carro simplesmente canta o ABS. Muitas vezes usamos o freio de mão para parar...
Quanto ao 4x4 part full ou sei lá que time que tem sempre ajuda nestas mesmas condições. Nunca dirigi no gelo e acho que no MT ou PA nunca dirigirei kkk mas na lama escorregadia ajuda muito pelo simples fato de que as rodas trazeiras empurrando as dianteiras com o peso do motor tendem a patinar mais fácil e jogar para o lado que as quatro patinando. Claro que tem que ser na manha se pisar fundo vai sair de qualquer jeito.
Vejo muito essa discussão de 4x4 part time ligado ou não no asfalto molhado e nunca digo nada para não alimentar a discussão sem fim mas partindo deste princípio que trafego com uma boa frequência, apesar de não utilizar, acho que acabe sendo vantagem e a perda de aderÊncia se dá apenas em curvas mais fechadas que EM MINHA REGIÃO são muito raras.
Outra situação que uso muito 4x4 part time acionado e em para ultrapassar caminhões na poeira em que você tem que encostar no caminhão, até onde a poeira está mais baixa e quando enxerga a pista livre precisa acelerar mais fundo para passar e não pegar uma pedra ou buraco. É infinitamente mais seguro acionar o 4x4 e pisar fundo na terra solta, pois no 4x2 as rodas trazeiras patinam e voce fica dançando e diminuindo a aceleração, já fiz esse teste 100000.0000 vezes e podem colocar quaisquer teorias da física quântica que nunca me convencerão. e me digam qual é a grande diferença de uma situação dessas para 4x4 acionado na chuva? não vejo muita. Apenas relembrando que não acionao 4x4 no asfalto molhado simplesmente por que prefiro andar devagar e nessas condições acho que não prcisa.

Thiago Pereira
10/03/2016, 16:05

Se for verdade, coitado de quem estiver num veículo desse (part-time 4WD), ingenuamente, ou não, viajando no modo 4x4 ... e de repente, precisar do ABS ... estará f*!!!!! ...

Abs.

Na teoria o texto está certo, e na pratica muito provavelmente, mas é indiferente pq não se deve usar o 4X4 part-time em asfalto de maneira nenhuma.

Mas é mais um excelente argumento para explicar para quem usa 4X4 part-time na chuva, o eixo traseiro numa curva percorre uma distancia menor que o eixo dianteiro, numa frenagem forte a carga maior de frenagem é dianteira, então provavelmente obrigará o eixo traseiro a girar mais rápido do que deveria, e isso fará com que a traseira perca muita aderência em uma das rodas, provavelmente a interna que terá menor carga.

Na Hilux de geração anterior, andando em estrada de terra com baixa aderência é possível perceber claramente a diferença de atuação do ABS quando em 4X4.
Quando percebi isso fui buscar a informação e descobri inicialmente pelo esquema elétrico, que ao acionar o 4X4 a 4WD Control ECU envia a informação para a Skid Control ECU (ABS), portanto faria sentido, pesquisei mais e descobri que apesar de não ser divulgada, o ABS atua de forma diferente, bem mais lento, permitindo inclusive que as rodas travem por períodos curtos, o mesmo que o tal ABS Off-Road da Amarok, e provavelmente todas devem seguir o mesmo principio.

GiovanniP
10/03/2016, 16:15
ABS atua de forma diferente, bem mais lento, permitindo inclusive que as rodas travem por períodos curtos, o mesmo que o tal ABS Off-Road da Amarok, e provavelmente todas devem seguir o mesmo principio.

Esse ABS da Amarok eu ja testei e acho um dos melhores equipamentos para uso off road. Muito bom!

Arildo MT
10/03/2016, 16:23

Concordo que a unica situação viável de uso do 4x4 part time no asfalto, seria em condição de baixa aderência, exemplo já usei subindo em serras do mt (petrovina, Cuiaba, Chapada, parecis, tangara) serra super ingrime + curvas em S + chuva + óleo na pista= caminhões, carretas, bitrens, deslizando e voltando em L, usei 4x4 subindo entre 20 a 50 km/h, agora usar 4x4 porque o sujeito quer andar a 140 km/h em baixo de chuva, ai dá licença, neste caso não importa se é full time, ou se esta seco, asfalto bom e o cara quer andar a 180 km/h, dai acho que está comendo bosta de pinto achando que é pipoca.

André F
10/03/2016, 17:10
Na teoria o texto está certo, e na pratica muito provavelmente, mas é indiferente pq não se deve usar o 4X4 part-time em asfalto de maneira nenhuma.

Mas é mais um excelente argumento para explicar para quem usa 4X4 part-time na chuva, o eixo traseiro numa curva percorre uma distancia menor que o eixo dianteiro, numa frenagem forte a carga maior de frenagem é dianteira, então provavelmente obrigará o eixo traseiro a girar mais rápido do que deveria, e isso fará com que a traseira perca muita aderência em uma das rodas, provavelmente a interna que terá menor carga.

Na Hilux de geração anterior, andando em estrada de terra com baixa aderência é possível perceber claramente a diferença de atuação do ABS quando em 4X4.
Quando percebi isso fui buscar a informação e descobri inicialmente pelo esquema elétrico, que ao acionar o 4X4 a 4WD Control ECU envia a informação para a Skid Control ECU (ABS), portanto faria sentido, pesquisei mais e descobri que apesar de não ser divulgada, o ABS atua de forma diferente, bem mais lento, permitindo inclusive que as rodas travem por períodos curtos, o mesmo que o tal ABS Off-Road da Amarok, e provavelmente todas devem seguir o mesmo principio.

Excelente Thiago, muito bem explicado - obrigado por compartilhar a informação.
Quem levou a SW4 anterior com AWD e ESP/TCS fez um grande negócio - certamente vai valorizar mais que a nova.

ANTONIO GABRIEL COSTA
10/03/2016, 20:59
Opinião dos colegas:

Surgiu uma Sw4 12/13 com 35 mil Km 5 lugares. Revisões na Css e por fotos parece muito boa.
Preco: 135 K (tabela da 12: 129K, tabela da 13: 140k)

E, tem o Torsen (KKKK).

O que acham?

André F
10/03/2016, 21:40
Opinião dos colegas:

Surgiu uma Sw4 12/13 com 35 mil Km 5 lugares. Revisões na Css e por fotos parece muito boa.

E, tem o Torsen (KKKK).

O que acham?

Olá Antônio, é um veículo com 4 anos, essa quilometragem é realmente bem baixa. Não está barato, mas se estiver com bala na agulha, tenta verificar com um mecânico de confiança se a quilometragem procede. Alguns indícios, como pedais e estado de correias podem denunciar de cara que quando a quilometragem anunciada não bate. Pelo perfil do proprietário dá para estimar se o veículo teve uso mais pesado ou se era de shopping..

Se tudo conferir, com certeza é um bom veículo. Acho que nesse ano ainda não tinha o ESP/TCS, se não me engano veio no ano/modelo 2014.

ANTONIO GABRIEL COSTA
10/03/2016, 21:46
Nas Sw o ESP entrou em 2012. Vou checar tudo. O ponto negativo são só 5 lugares.

enasor
11/03/2016, 06:43
Opinião dos colegas:

E, tem o Torsen (KKKK).

O que acham?

Caro amigo Antonio ...

Na loja, quando você vai comprar uma zerada, a de 5 lugares custa, normalmente, R$ 5 mil a menos do que a de 7 lugares ... Essa aí, se fosse de 7 lugares, R$ 135 mil estaria na média ... porém, é de 5 lugares ... já que o preço médio de tabela é R$ 135 mil, então, ofereça a ele R$ 130 mil ... acho interessante você seguir essa lógica, porque quando for revender, o próximo comprador vai fazer o mesmo raciocínio ... agora, quanto a ser de 7 lugares ou de 5 lugares ... sabe quando você vai utilizar esses 7 lugares????? ... nunca!!!!! ... estou com meu Full há 1 ano e nunca utilizei ... essa história de 7 lugares só presta mesmo para contribuir para agregar preço ao veículo e ficar aquelas “coisas” inúteis penduradas lá, ocupando espaço no porta malas e, às vezes, até fazendo barulho dentro da viatura ... a rigor mesmo, a de 5 lugares deveria valer mais, não é mesmo????!!!!! ... rsrsrsrs ... lembro-me do tempo de veículos de 2 portas ... eram horríveis em termos de acessibilidade, porém, eram valorizadíssimos ... veículos de 4 portas, nem pensar!!!!! ... havia gente que tinha até vergonha de ter um!!!! ... rsrsrs.

Forte abraço e boa sorte ...

enasor
11/03/2016, 11:48
Opinião dos colegas:

E, tem o Torsen (KKKK).

O que acham?

Caro Antonio ... lembrei-me do comentário do “link” abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/154991-involucao-da-nova-sw4-1.html#post2355650

Entre essa SW4 2012/2013 (que você está vendo) e essa Full 2012/2013 (do "link" acima) ... Considerando que ambos os proprietários aceitem negociar na faixa de R$ 125 mil a R$ 130 mil ... eu, particularmente, acho que você estaria mais bem servido com essa Full, em termos de custo x benefício ...

Acho que vale a pena você analisar isso com bastante carinho ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
11/03/2016, 19:31
Valeu Enasor!

enasor
12/03/2016, 19:30
Prezado Antônio ... para sua ciência ... vi esse anúncio e não poderia deixar de avisá-lo ...

MITSUBISHI PAJERO FULL 3.2 HPE 4X4 16V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P AUTOMÁTICO - WebMotors - 1288791 (http://www.webmotors.com.br/C/12887911?utm_source=Criteo)

Se estiver realmente com 27 mil km é "mosca branca" ... se um Full ainda não foi descartado de suas opções de compra, acho que vale a pena verificar esse veículo, e se for do seu agrado, oferecer nele R$ 122 mil para tentar pegá-lo por até R$ 125 mil ... se o vendedor aceitar, acho que é mais uma excelente opção de bom negócio que tens ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
13/03/2016, 00:21
Valeu Enasor. Anunciei minha Hilux pra venda e tenho feito contato com o proprietário da Full com interior caramelo. A única ressalva que percebi quanto a Full é que parece que o mercado dela é pior que a Sw4. Porém definitivamente é uma Nave e no meu entendimento supera a Sw4.

André F
17/03/2016, 09:18
A Mit Full é uma boa opção, se alguém puder compartilhar aqui impressões da Full comparativamente com a LR Disco Sport, pode ser de grande valor para quem está pesquisando.

Esse vídeo abaixo mostra diversas características do LR Disco. Sport que não são comentadas em outros lugares:

New Land Rover LR2 Discovery Sport REVIEW OffRoad Price $38,000 New LR L550 CARJAM TV 4K Video 2015 - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=nEpcmI_2RqU)

enasor
17/03/2016, 15:20
... impressões da Full comparativamente com a LR Disco Sport...

Prezado amigo Andre ...

Os veículos da Land Rover são verdadeiras “naves” em termos de tecnologia embarcada. É impossível entrar dentro de um e não ficar apaixonado ... Porém, no atual cenário brasileiro, ver comentários desse tipo é que mete medo na gente de comprar um veículo da marca ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/114613-discovery-4-avaria-na-caixa-de-velocidade-desempenho-limitado.html

E considerando que a LRDS ainda é um lançamento, o medo fica redobrado ... e depois que sair da garantia de fábrica, a insegurança aumenta mais ainda ... Já o Full, apesar de ser um veículo importado diretamente do Japão (o que lhe confere um bom "handicap", por ser montado sob o controle de qualidade de lá), já está bem mais consolidado no mercado sul-americano e muito bem adaptado às nossas condições, como, por exemplo, ao nosso combustível, o que nos dá mais tranquilidade em termos de confiabilidade numa longa viagem pelo Brasil e América Latina; boa disponibilidade de css, peças no mercado e de mecânicos conhecedores da mecânica do veículo; maior quantidade de usuários para troca de experiências; melhor liquidez na revenda e menor perda por depreciação, etc. ... em termos de tecnologia embarcada, não se compara a um Discovery 4, mas, numa viagem com a família, em termos de confiabilidade, conforto, espaço, robustez, estabilidade, segurança, desempenho, etc., também não deixa nada a desejar ... estou com o meu há um ano e posso lhe dizer que estou imensamente satisfeito ... por isso que lhe digo: No atual cenário de preços exorbitantes de veículos novos aqui no Brasil, muitos incompatíveis com a tecnologia embarcada que oferecem, para aqueles que não se importam em adquirir um usado, um Full semi-novo torna-se uma alternativa bem interessante para ser apreciada em termos de custo x benefício ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
20/03/2016, 16:00
Amigos boa tarde.

Fiz o TD na nova Sw4. Como estou acostumado com a Hilux Pickup senti uma grande diferença no conforto, sobretudo nos ocupantes do banco traseiro. Com relação ao câmbio e desempenho do 2.8 digo que não me empolguei. Não vi grande diferença em relação ao desempenho da minha Hilux e talvez a geração anterior até empolgue mais nas ultrapassagens. O espaço interno não se compara com o da Pickup, é muito melhor. Uma coisa estranha que notei é que todas as Sw4 vem só com uma opção de interior em couro marrom, que eu na verdade não gostei muito. Como perdeu o torsen e o desempenho ficou aquém do que eu esperava acho que nó máximo merece uma nota 7 ( um a menos pelo torsen, um pelo desempenho e um pelo preço estratosférico).

Terminado o TD fui ver na mesma css e com o mesmo vendedor uma Sw4 2012/2013 com 41 mil km, câmbio AT5 marchas e 171 CV. O gritante na diferença das duas é o visual. Realmente muito diferente. O desempenho semelhante ou talvez até melhor neste modelo (não consegui perceber diferença). Achei ela bem na mão em curvas. Mas o ponto mais importante veio do vendedor durante o TD: bom está é da geração anterior, têm tração integral e dá mais segurança em chuvas (falei p.q.p, o cara confirmou) ele viu que eu me interessei pela usada e resolveu falar bem do modelo antigo.
Merece nota 8 ( um a menos pelo visual cansado e outro pelo desempenho apenas razoável).

Que a retirada do Torsen piorou a segurança ativa da SW4 pra mim já e certo. A dúvida fica na segurança passiva: será que a construção mais nova (10 anos de diferença entre os projetos) propiciou o uso de materiais mais resistentes tais como os aços da Toro e Renegade? A mudança de Layout melhorou a deformação em batidas?

A atual geração tem um pontuação 5 estrelas no Ancap e não temos avalição da geração anterior. Então fica a dúvida se a geração anterior possui uma segurança passiva tão eficaz como a da atual ( que pessoalmente acho qua a atual deva ser melhor) e se a perda da segurança ativa na atual (pela perda da tração integral) é compensada pela melhoria na segurança passiva/deformação em colisões.

Att, Antônio.

Newton Guerra
20/03/2016, 20:23
Quanto à segurança da antiga, eu não me preocuparia. Veja as imagens desse acidente terrível na Argentina. O dono da Toyota é do forum argentino. Repare na porta do Civic estampada na frente da Hilux:

Accidente fatal en la ruta 11. 1 muerto y 2 heridos | INFOZON (http://www.infozona.com.ar/accidente-fatal-en-la-ruta-11-1-muerto-y-2-heridos/)

Me chocaron de frente a mas de 130 km hora, estoy viv (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=75488&highlight=Civic)

GLIDER
22/03/2016, 02:29
um contraponto da "involução" da SW4 tem a nova Pajero com diferencial central e cambio AT8.

https://www.youtube.com/watch?v=DQd4OdIibi0

André F
22/03/2016, 10:10
...Então fica a dúvida se a geração anterior possui uma segurança passiva tão eficaz como a da atual ( que pessoalmente acho qua a atual deva ser melhor) e se a perda da segurança ativa na atual (pela perda da tração integral) é compensada pela melhoria na segurança passiva/deformação em colisões.

Att, Antônio.

Prezado Antonio, como o amigo Newton comentou, a segurança passiva da antiga já era boa - o único porém que eu vejo nesses modelos é a resistência do teto (capotamento), calcanhar de aquiles também do Pajero (Sport), que o Ancap não avalia - é de esperar que as versões novas tenham melhorado nesse aspecto, quem tiver acesso a dados sobre isso será de grande ajuda se puder contribuir aqui. A Toyota caprichou na carroceria das Prado e Land Cruiser, mas as Hilux/SW4 sempre tiveram desempenho inferior nesse ponto.

O ideal é evitar a colisão.. nesse aspecto, sem dúvida que o Full é muito superior, e também na questão de resistência do teto, por conta do tipo de carroceria.

André F
22/03/2016, 10:17
... Porém, no atual cenário brasileiro, ver comentários desse tipo é que mete medo na gente de comprar um veículo da marca ...

Amigo Enasor, um aspecto que me chamou atenção na LRDS é o peso, por ser um veículo quase todo de alumínio, a resistência estrutural deve ser bem superior a da SW4. Outro aspecto é a suspensão, os elementos são bem reforçados, gostei bastante.

Como estou comparando as versões a gasolina, esse problema que você comentou especificamente, não me preocupa. O atendimento e garantia sim, mas tenho vários conhecidos que tem a Disco4, e até agora nada grave com essas viaturas.

Abraço.

André F
22/03/2016, 10:29
um contraponto da "involução" da SW4 tem a nova Pajero com diferencial central e cambio AT8.

https://www.youtube.com/watch?v=DQd4OdIibi0

Não tenho dúvidas que a Sport nova é bem superior a SW4 - lá fora, tem sistema anticolisão e vários auxílios eletrônicos ausentes na SW4. A questão é saber quando e como vai chegar aqui.

Com os problemas envolvendo a Mit daqui, e até troca de razão social... ultimamente parece que a Mit está dando mais atenção aos clientes frotistas, o que faz atrasar lançamentos e os veículos chegam com menos equipamentos.

enasor
22/03/2016, 10:58
Prezados amigos ...

Eis aí a nova Trail para a nossa apreciação ...

GM revela o Trailblazer renovado Notícias Pré-estreia (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/pre-estreia/gm-revela-o-trailblazer-renovado/11938)

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
22/03/2016, 11:38
Trail ficou bonita né Enasor.

André, resistência de teto é algo que me preocupa. Sou alto e dependendo do carro a cabeça quase bate no teto. O risco é de lesão da coluna cervical e TCE em capotamentos.

O IIHS americano tem um teste bacana para o "ROOF STRENGTH" e acho este instituto o mais eficaz para testes de segurança. Faz também o Small Overlap. Vejam lá. O Grand Cherokee é um que tomou pau no small overlap.

Com relação ao teto então é consenso dos colegas que o da Full é mais resistente em relação ao da SW4?

Att, Antônio.

enasor
22/03/2016, 22:34
Trail ficou bonita né Enasor ...

Sim ... está muito bonita ... e vou lhe dizer uma coisa:

Considerando:

- que o meu objetivo de compra fosse um SUV zerado dessa categoria;
- que eu fosse ficar com esse SUV por cinco anos ou mais;
- que a Trail é produzida aqui no Brasil e compartilha grande parte de suas peças com a picape S10, a qual é uma campeã de vendas neste país e que a rede de css da GM é muito grande aqui, encontrando-se, ainda, boa disponibilidade de peças e mão-de-obra que conhece o veículo em todo o território brasileiro;
- que ambas, nova SW4 e nova Trail agora estão equivalentes em termos de tração 4x4, no aspecto de que ambas não tem diferencial central e que esse fato não constitua motivo para desistir da compra;
- que a Trail está tão bonita, confortável, segura e potente quanto a SW4, ou até mais;
- que a diferença de preços entre ambas se mantenha considerável (Essa diferença poderia ser aplicada no mercado financeiro a longo prazo, pelo tempo que permanecer com o veículo);
- que uma possível extensão de garantia de fábrica para 6 anos possa ser negociada com a GM;
- que o pós-venda de ambas as viaturas se equivalham (tenho um amigo que tem uma Trail tirada zerada, o qual afirma que, durante o período em que dependeu da garantia de fábrica do veículo, sempre foi muito bem atendido pela GM) ...

Isto posto, se a Toyota não mudar essa política de preços, eu esperaria a chegada da nova Trail para fazer um test-drive, com boas possibilidades de adquiri-la, mesmo que a atual conjuntura de mercado mostre um cenário onde a Trail tem uma depreciação mais acentuada e menor liquidez na revenda comparativamente à SW4 ... porém, daqui a 5 anos, ou mais, quem sabe, poderemos ter surpresas, com a reversão desse quadro atual ... nada podemos afirmar quanto a isso, pois o futuro a Deus pertence, porém, quem define essas coisas é o amadurecimento do mercado, que torna-se cada vez mais crítico e exigente com o decorrer do tempo ... de qualquer forma, os gastos com manutenção desse veículo no decorrer desse tempo serão ínfimos em razão da garantia de fábrica, bem como também garantidos os ajustes mecânicos/estruturais que se fizerem necessários ... e a diferença de preço entre ambas, aplicada no mercado financeiro, dará um bom rendimento que compensará quaisquer perdas com depreciação ou demora na revenda no final das contas ...

Fica, portanto, mais uma sugestão para reflexão por parte daqueles que procuram um SUV zerado dessa categoria ...

Abs.

E.T.:

Agora, quanto a esse Pajero Sport aí, se vier com controle de estabilidade e de tração, computador de bordo e corrigido este problema de travamento da direção que ocorre em determinadas circunstâncias ... aí eu não pensaria 2 vezes ... seria Pajero Sport "na cabeça", sem pestanejar!!!!! ... mas, com relação às viaturas que virão para cá, podemos esquecer essa possibilidade da Mit provê-la desses atributos, pois isso irá "queimar" a Full aqui no Brasil ...

GLIDER
23/03/2016, 09:13
Sim ... está muito bonita ... e vou lhe dizer uma coisa:

Considerando:

- que o meu objetivo de compra fosse um SUV zerado dessa categoria;
- que eu fosse ficar com esse SUV por cinco anos ou mais;
- que a Trail é produzida aqui no Brasil e compartilha grande parte de suas peças com a picape S10, a qual é uma campeã de vendas neste país e que a rede de css da GM é muito grande aqui, encontrando-se, ainda, boa disponibilidade de peças e mão-de-obra que conhece o veículo em todo o território brasileiro;
- que ambas, nova SW4 e nova Trail agora estão equivalentes em termos de tração 4x4, no aspecto de que ambas não tem diferencial central e que esse fato não constitua motivo para desistir da compra;
- que a Trail está tão bonita, confortável, segura e potente quanto a SW4, ou até mais;
- que a diferença de preços entre ambas se mantenha considerável (Essa diferença poderia ser aplicada no mercado financeiro a longo prazo, pelo tempo que permanecer com o veículo);
- que uma possível extensão de garantia de fábrica para 6 anos possa ser negociada com a GM;
- que o pós-venda de ambas as viaturas se equivalham (tenho um amigo que tem uma Trail tirada zerada, o qual afirma que, durante o período em que dependeu da garantia de fábrica do veículo, sempre foi muito bem atendido pela GM) ...

Isto posto, se a Toyota não mudar essa política de preços, eu esperaria a chegada da nova Trail para fazer um test-drive, com boas possibilidades de adquiri-la, mesmo que a atual conjuntura de mercado mostre um cenário onde a Trail tem uma depreciação mais acentuada e menor liquidez na revenda comparativamente à SW4 ... porém, daqui a 5 anos, ou mais, quem sabe, poderemos ter surpresas, com a reversão desse quadro atual ... nada podemos afirmar quanto a isso, pois o futuro a Deus pertence, porém, quem define essas coisas é o amadurecimento do mercado, que torna-se cada vez mais crítico e exigente com o decorrer do tempo ... de qualquer forma, os gastos com manutenção desse veículo no decorrer desse tempo serão ínfimos em razão da garantia de fábrica, bem como também garantidos os ajustes mecânicos/estruturais que se fizerem necessários ... e a diferença de preço entre ambas, aplicada no mercado financeiro, dará um bom rendimento que compensará quaisquer perdas com depreciação ou demora na revenda no final das contas ...

Fica, portanto, mais uma sugestão para reflexão por parte daqueles que procuram um SUV zerado dessa categoria ...

Abs.

E.T.:

Agora, quanto a esse Pajero Sport aí, se vier com controle de estabilidade e de tração, computador de bordo e corrigido este problema de travamento da direção que ocorre em determinadas circunstâncias ... aí eu não pensaria 2 vezes ... seria Pajero Sport "na cabeça", sem pestanejar!!!!! ... mas, com relação às viaturas que virão para cá, podemos esquecer essa possibilidade da Mit provê-la desses atributos, pois isso irá "queimar" a Full aqui no Brasil ...

Não podemos esquecer do Ford Everest...

enasor
23/03/2016, 09:26
Não podemos esquecer do Ford Everest...

Uai ... mas, a Ford está "acovardada" em trazer esse veículo para cá!!!!!!!!! ... Olha, estou empregando essa expressão porque está na moda dizer que as instituições estão se acovardando, viu????!!!!!! rsrsrs ... qualquer coisa, e para todos os efeitos, estou plagiando as palavras de um certo "molusco" ... rsrsrs ... Abs.

André F
23/03/2016, 10:25
Sim ... está muito bonita ... e vou lhe dizer uma coisa

Em minha opinião, as mudanças na Trail não valem a espera ou o provável reajuste de preços - melhor correr e ficar o modelo atual que já é bem bacana - as mudanças são apenas de aparência. Sobre as rodas.. gostos à parte, prefiro 17" ou 18" calçadas em um BF...

Aliás, na OME já consta kit 40mm p/ SW4 nova. Para a Trail tem também, em geral 30mm na frente e 40mm atrás.

Olha, estou empregando essa expressão porque está na moda dizer que as instituições estão se acovardando

kkk... e acho muito difícil o Everest aparecer por essas bandas. O negócio da Ford é ficar mesmo com Troller e Ranger.

GLIDER
23/03/2016, 10:27
Uai ... mas, a Ford está "acovardada" em trazer esse veículo para cá!!!!!!!!! ... Olha, estou empregando essa expressão porque está na moda dizer que as instituições estão se acovardando, viu????!!!!!! rsrsrs ... qualquer coisa, e para todos os efeitos, estou plagiando as palavras de um certo "molusco" ... rsrsrs ... Abs.

:brinde: , esse segmento está cada vez mais cobiçado pelas montadoras.

HR_suv
23/03/2016, 15:18
Caros amigos, venho contribuir com o debate para jogar uma luz sobre a questão com o ponto de vista de quem já foi proprietário/condutor de vários veículos mencionados neste tópico.

Já tive SW4, Pajero Full e tenho na família a Trailblazer 2015. Cerca de 7 meses atrás comprei a Discovery Sport HSE gasolina, que substituiu a Pajero Full 2013. Digo que todos são excelentes veículos e cada um com suas particularidades. Quanto a DS, só alegrias até o momento: carro excelente, tecnologia de ponta, conforto, segurança, acabamento impecáveis. Na cidade vai tranquilo pois não é tão grande, na estrada uma nave, no fora de estrada: não fiz nada radical até por falta de coragem, mas o que se nota é que o carro sobra tecnologia, ou seja, para mais de 90% dos usuários que usa para sítios, cachoeiras, passeios de aventura não extremos, dá e sobra. Obviamente não tem a proposta de um Troller. Minha pretensão é ficar uns 5 anos com ela (dentro do plano de manutenção) pois o carro é um espetáculo e não vejo concorrentes para substituir em curto ou médio prazo.

Enfim, hoje eu se fosse comprar qualquer um desses veículos, iria considerar o seguinte:

- Tem caixa? Vá para o que tem de melhor e ainda com o melhor custo/benefício: Discovery Sport. Ou até algo acima.

- Pagar mais de 220 mil em uma SW4 (mais caro que MB, Audi, BMW e a própria DS? Ainda mais com a "piora" do carro, conforme o tópico) só se for muito fanático ou não gostar do próprio dinheiro. A desculpa de que a manutenção é mais barata, que a revenda é melhor, custos menores: não cola mais. A DS tem manutenção, revisão e seguro mais baratos. E a revenda, pra quem ficar pelo menos uns 3 anos, não fará diferença tão significativa e com a nacionalização, a tendência é ter uma boa valorização de revenda. E se for o caso de querer um carro mais com cara de rústico, bruto, vá de Full que é um tremendo carro (caro tb) mas que é superior à SW4, sem dúvidas. E se acha ótimas opções seminovas.

- A grana tá mais justinha? Acho o melhor custo/benefício, na faixa de uns 160 mil, a Trailblazer diesel. Ótimo carro, manutenção e custos bons. Mercado meio instável ainda, mas ficando mais tempo, não vejo maiores problemas. Ainda tem a Pajero Dakar, mas acho que a Trailblazer oferece mais por menos.

- Quer ainda uma opção mais em conta e o tamanho não é imprescindível? Vá de Renegade Sport Diesel (apesar da cara de pau da FCA de aumentar os custos de revisão dele: para se ter uma idéia o custo de revisão da DS é mais de 80% mais barato). Um carro com ótimo custo/benefício e tecnologia de ponta que deixa a SW4 (mesmo a atual) anos luz atrás;

Enfim, estou expondo minha opinião no intuito de contribuir com o debate e baseada na experiência de quem já possuiu ou conviveu com vários destes veículos. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade, mas tb tenho muitos anos de estrada.

Abs e boa sorte!

ANTONIO GABRIEL COSTA
23/03/2016, 19:46
HR

Na sua opinião melhor a DS gasolina ou Diesel?

MARCELO T4
24/03/2016, 07:38
Caros amigos, venho contribuir com o debate para jogar uma luz sobre a questão com o ponto de vista de quem já foi proprietário/condutor de vários veículos mencionados neste tópico.

Já tive SW4, Pajero Full e tenho na família a Trailblazer 2015. Cerca de 7 meses atrás comprei a Discovery Sport HSE gasolina, que substituiu a Pajero Full 2013. Digo que todos são excelentes veículos e cada um com suas particularidades. Quanto a DS, só alegrias até o momento: carro excelente, tecnologia de ponta, conforto, segurança, acabamento impecáveis. Na cidade vai tranquilo pois não é tão grande, na estrada uma nave, no fora de estrada: não fiz nada radical até por falta de coragem, mas o que se nota é que o carro sobra tecnologia, ou seja, para mais de 90% dos usuários que usa para sítios, cachoeiras, passeios de aventura não extremos, dá e sobra. Obviamente não tem a proposta de um Troller. Minha pretensão é ficar uns 5 anos com ela (dentro do plano de manutenção) pois o carro é um espetáculo e não vejo concorrentes para substituir em curto ou médio prazo.

Enfim, hoje eu se fosse comprar qualquer um desses veículos, iria considerar o seguinte:

- Tem caixa? Vá para o que tem de melhor e ainda com o melhor custo/benefício: Discovery Sport. Ou até algo acima.

- Pagar mais de 220 mil em uma SW4 (mais caro que MB, Audi, BMW e a própria DS? Ainda mais com a "piora" do carro, conforme o tópico) só se for muito fanático ou não gostar do próprio dinheiro. A desculpa de que a manutenção é mais barata, que a revenda é melhor, custos menores: não cola mais. A DS tem manutenção, revisão e seguro mais baratos. E a revenda, pra quem ficar pelo menos uns 3 anos, não fará diferença tão significativa e com a nacionalização, a tendência é ter uma boa valorização de revenda. E se for o caso de querer um carro mais com cara de rústico, bruto, vá de Full que é um tremendo carro (caro tb) mas que é superior à SW4, sem dúvidas. E se acha ótimas opções seminovas.

- A grana tá mais justinha? Acho o melhor custo/benefício, na faixa de uns 160 mil, a Trailblazer diesel. Ótimo carro, manutenção e custos bons. Mercado meio instável ainda, mas ficando mais tempo, não vejo maiores problemas. Ainda tem a Pajero Dakar, mas acho que a Trailblazer oferece mais por menos.

- Quer ainda uma opção mais em conta e o tamanho não é imprescindível? Vá de Renegade Sport Diesel (apesar da cara de pau da FCA de aumentar os custos de revisão dele: para se ter uma idéia o custo de revisão da DS é mais de 80% mais barato). Um carro com ótimo custo/benefício e tecnologia de ponta que deixa a SW4 (mesmo a atual) anos luz atrás;

Enfim, estou expondo minha opinião no intuito de contribuir com o debate e baseada na experiência de quem já possuiu ou conviveu com vários destes veículos. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade, mas tb tenho muitos anos de estrada.

Abs e boa sorte!

Dizer que a Discovery sport tem manutenção,revisão e seguro mais barato que a SW4 vc deve estar de brincadeira.
A média de preço das minhas revisões da minha SW4 2013 foram 800 Dilmas,a mais cara que paguei foi 1100 Dilmas e fiz 9 revisões pois rodei com ela 90 mil Km.Nunca troquei nada fora pastilha e óleo.
Discovery sport revisão tabelada 1990 Dilmas,como mais barata ? Outra coisa pastilha por ex compare os valores nas concessionárias,isso sem contar por ex se tiver algum problema que a garantia seja negada vc está f...
Não existe comparação nesses quesitos que vc citou companheiro,justamente por isso que compro SW4 e não compro uma DS.Quanto a conforto e tecnologia não tem o que discutir a superioridade da DS.
Viajo muito e gosto de trocar de carro então ao contrário do que disse dou muito valor no meu dinheiro sim por isso compro uma SW4 e não uma DS.
Abs

enasor
24/03/2016, 13:53
Dizer que a Discovery sport tem manutenção,revisão e seguro mais barato que a SW4 vc deve estar de brincadeira.
A média de preço das minhas revisões da minha SW4 2013 foram 800 Dilmas,a mais cara que paguei foi 1100 Dilmas e fiz 9 revisões pois rodei com ela 90 mil Km.Nunca troquei nada fora pastilha e óleo.
Discovery sport revisão tabelada 1990 Dilmas,como mais barata ? Outra coisa pastilha por ex compare os valores nas concessionárias,isso sem contar por ex se tiver algum problema que a garantia seja negada vc está f...
Não existe comparação nesses quesitos que vc citou companheiro,justamente por isso que compro SW4 e não compro uma DS.Quanto a conforto e tecnologia não tem o que discutir a superioridade da DS.
Viajo muito e gosto de trocar de carro então ao contrário do que disse dou muito valor no meu dinheiro sim por isso compro uma SW4 e não uma DS.
Abs

Kkkkkkkk ...

Não fica chateado não, meu caro amigo Marcelo ... tenha sempre em mente que aqui somos uma comunidade unida e, com certeza, sempre queremos o melhor um para o outro ... tenho absoluta certeza que quando o HR mencionou “Pagar mais de 220 mil em uma SW4 ... só se for muito fanático ou não gostar do próprio dinheiro”, ele não tinha visto seu comentário anterior de que já tens decisão formada pela aquisição da nova SW4 ... pode ter certeza absoluta que a intenção dele foi das melhores possível, e como sempre, voltada para o nosso bem ... não é o seu caso, mas, temos que considerar também que, às vezes, a gente não enxerga coisas que estão diante de nossos olhos, e precisamos de uma “sacudida” de quem está do lado de “fora da jogada”, que pode estar enxergando melhor o jogo do que nós, não é mesmo? ... tá certo que a “sacudida” do HR seria um pouquinho forte, se considerássemos que o enfoque fosse direcionado para você, mas, de qualquer forma, valeu pela boa intenção!!!! Kkkkkkkkk ... o importante mesmo é que aqui neste fórum não estamos sozinhos e podemos contar sempre com a tentativa de ajuda de grande parte de nossos prestimosos colegas para que possamos tomar nossas decisões com o maior índice de acerto possível ... e, às vezes, algum dos nossos, sem querer, dão aquela “pisadinha no nosso pé”, mesmo que indiretamente, não é mesmo? ... rsrsrs ... mas, temos que relevar, pois o que vale mesmo é a boa intenção ...

Agora, convenhamos num ponto: No contexto sócio-econômico atual deste nosso país, ainda está difícil encontrar um veículo que se “encaixe” satisfatoriamente nos nossos bolsos e necessidades ... alguns tem preço bom, excelente qualidade, porém, a rede de assistência técnica ainda é muito pequena (caso dos Subarus); outros tem excelente confiabilidade mecânica e pós-venda enquanto estão na garantia de fábrica, porém, tem preços altíssimos, incompatíveis com a tecnologia que oferecem (caso dos Toyota, Mit); outros tem excelente conforto e tecnologia embarcada, porém, é um “Deus nos acuda” para os nossos bolsos quando saem da garantia de fábrica (vide caso já citado dos LR Discoverys 4); outros tem excelente qualidade, porém, quando você depende de serviços de css, principalmente fora da garantia de fábrica, não perdem a oportunidade de exercerem a famosa “empurroterapia” para cima do cliente (caso dos Mits) ... outros tem preços atrativos, são modernos, bonitos, porém, se adquiri-los tem que “casar” com eles, pois ainda não caíram no gosto e na confiabilidade dos consumidores (caso da Trail da GM) ... outros são ótimos veículos, mas tem alguns "defeitinhos crônicos" que incomodam muita gente (barulhos internos nos Fulls e Trails, freios da SW4, ...) ... e por aí vai ...

Mas, o importante mesmo é que, pelos menos aqui neste fórum, a gente pensa, debate, troca idéias, “briga” (rsrsrs) e, quando faz uma aquisição, faz isso de forma consciente, que tem sido o seu caso e de muitos de nós, que, felizmente, temos a sorte de conhecer esse fórum e podermos contar com nobres e bem intencionados colegas como você, o HR, etc ...

No seu caso particular, vai aqui meu entendimento ...

Para o perfil de um consumidor como você, que viaja muito, troca de carro no curto prazo (menos que 3 a 4 anos), nas aquisições prefere os zerados, sem sombra de dúvidas, fazes muito bem em permanecer com a SW4 da Toyota que tem atendido satisfatoriamente às suas expectativas em termos de boa confiabilidade mecânica, baixa depreciação, boa liquidez, conforto, etc ... portanto, no seu caso, encaixa-se muito bem a máxima: “em time que está ganhando não se mexe” ... assim, para você, não há o que se discutir: o SUV mais indicado é mesmo uma SW4 ... e reitero: Acho que você está se comportando muito bem em ficar com “um pé atrás”, aguardando um pouco para a aquisição da nova SW4, tendo em vista que a Toyota já tem um histórico recente de promover alterações entre um novo modelo recém lançado predecessor e o imediatamente sucessor ... porém, desta feita, penso da mesma maneira que o nobre colega Antônio ... Acho pouco provável que a Toyota vá promover alterações no próximo modelo 2017, por exemplo, no que tange a prover a viatura com diferencial central, etc ...

Forte abraço e boa sorte, meu caro amigo ...

MARCELO T4
24/03/2016, 14:47
Caro Enasor.
Não fiquei chateado.Só coloquei minha posição quanto ao¨ fanático e não gostar próprio dinheiro¨.
Não sou milionário,sou médico e trabalho muito,então meu dinheiro é suado.
Volto a dizer,justamente por isso que vou comprar SW4.
Se tivesse muita grana não iria de DS,Grand cherokee,etc.
Estaria andando porsche Cayenne,X5,Q7,etc pouco me importando com seguro,pós venda e manutenção.
Pontos negativos pra mim SW4 realmente é o preço elevado e terem retirado o diferencial central.
Não tenho nenhuma esperança que voltem,não é por isso que estou esperando a 2017 mais por dois motivos o principal é pegar um carro 2017 que muda seu preço na fipe em relação a 2016 e segundo porque algum detalhe pode mudar,apesar de não acreditar.Difícil é esperar até novembro,tinha esperança que depois do meio ano já poderia chegar 2017 mais pelo jeito não.
Abs

neilsonhenriques
24/03/2016, 15:50

A DS tem custo de manutenção de R$ 1.990 por 5 anos ou 70.000 km, o que vier primeiro para os motores a gasolina e 55.000 km para motores diesel.

Tenho um amigo que tem uma com mais de 90.000 km e, segundo ele, pagou R$ 1.300 na revisão de 80.000 km e R$ 670 na revisão de 90.000 km. Não achei caro não.

Sobre o seguro, conta também o perfil do proprietário.

enasor
24/03/2016, 18:00
... DS ... seguro ...

Prezado Neilson ... permita-me complementar suas informações, relativamente ao seguro:

Meu corretor acaba de me informar:

Para o meu perfil: Classe 10 (Categoria máxima)

Atenção:

Seguro novo para veículos zerados (Sem considerar o bônus pela substituição de veículo já segurado na apólice, ou seja, sem colocação de outro veículo já segurado na “jogada”, endossando o seguro do novo veículo segurado - Nessa hipótese, o seguro fica mais barato):

- Toyota Hilux SW4 CD SRX 4x4 2.8 TDI 16V Diesel Aut 2016/2016 (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 228.100,00. Já estamos sabendo que tem css lá no NE cobrando com ágio até R$ 235 mil, fora o tempo de espera) - Valor do seguro: R$ 13.000,00;

- Land Rover Discovery Sport HSE 2.0 4x4 Gasolina Aut 2016/2016 (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 221.140,00): Valor do seguro: R$ 7.000,00;

- Land Rover Discovery Sport SE 2.2 4x4 Diesel Aut (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 220.780,00): Valor do seguro: R$ 11.000,00;

- GM Trailblazer LTZ 2.8 CTDI Diesel Aut (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 182.255,00): Valor do seguro: R$ 10.000,00.

Não vou divulgar o nome da seguradora, mas, posso passar por MP a quem interessar ... se pesquisar, acham-se preços mais em conta ...

Conclusivamente:

Para quem roda pouco, e pretende ficar longo tempo com o veículo (5 anos, ou mais), uma Land Rover Discovery Sport SE 2.0 4x4 Gasolina Aut 2016/2016 (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 191.490,00) pode tornar-se uma opção bastante interessante ... essa eu não cotei, mas, acredito que o valor do seguro seja bem inferior a R$ 7.000,00 (Valor do seguro da versão HSE, que é bem mais cara) ... Portanto: Preço mais barato, Licenciamento mais barato, Seguro mais Barato, Revisões mais baratas, muito mais tecnologia embarcada ... Vê-se que o nosso amigo HR (que adquiriu uma recentemente), também não é nem um pouquinho bobo ... rsrsrsrs ... outro ponto favorável é a montagem em território brasileiro (sinalizando para uma melhor disponibilidade de peças futuramente), em detrimento do controle de qualidade incomparável das importadas ...

Conversei hoje com um vendedor LR e ele me confidenciou que o preço e as condições de pagamento podem ser negociadas e tornarem-se bastante interessantes ... e, ainda, estão estudando a possibilidade de garantia de fábrica estendida para 5 anos, tal como a GM vem fazendo para alguns modelos da marca ... aí a coisa começa a ficar beeeeeem interessante !!!!!! ... vamos aguardar e continuar acompanhando ...

Portanto, estão aí mais uns dados para apreciação dos nobres colegas ...

Abs.

Miranda_MG
24/03/2016, 19:10
Prezado Neilson ... permita-me complementar suas informações, relativamente ao seguro:

Meu corretor acaba de me informar:

Para o meu perfil: Classe 10 (Categoria máxima)

Atenção:

Seguro novo para veículos zerados (Sem considerar o bônus pela substituição de veículo já segurado na apólice, ou seja, sem colocação de outro veículo já segurado na “jogada”, endossando o seguro do novo veículo segurado - Nessa hipótese, o seguro fica mais barato):

- Toyota Hilux SW4 CD SRX 4x4 2.8 TDI 16V Diesel Aut 2016/2016 (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 228.100,00. Já estamos sabendo que tem css lá no NE cobrando com ágio até R$ 235 mil, fora o tempo de espera) - Valor do seguro: R$ 13.000,00;

- Land Rover Discovery Sport HSE 2.0 4x4 Gasolina Aut 2016/2016 (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 221.140,00): Valor do seguro: R$ 7.000,00;

- Land Rover Discovery Sport SE 2.2 4x4 Diesel Aut (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 220.780,00): Valor do seguro: R$ 11.000,00;

- GM Trailblazer LTZ 2.8 CTDI Diesel Aut (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 182.255,00): Valor do seguro: R$ 10.000,00.

Não vou divulgar o nome da seguradora, mas, posso passar por MP a quem interessar ... se pesquisar, acham-se preços mais em conta ...

Conclusivamente:

Para quem roda pouco, e pretende ficar longo tempo com o veículo (5 anos, ou mais), uma Land Rover Discovery Sport SE 2.0 4x4 Gasolina Aut 2016/2016 (Preço tabela FIPE Zerada: R$ 191.490,00) pode tornar-se uma opção bastante interessante ... essa eu não cotei, mas, acredito que o valor do seguro seja bem inferior a R$ 7.000,00 (Valor do seguro da versão HSE, que é bem mais cara) ... Portanto: Preço mais barato, Licenciamento mais barato, Seguro mais Barato, Revisões mais baratas, muito mais tecnologia embarcada ... Vê-se que o nosso amigo HR (que adquiriu uma recentemente), também não é nem um pouquinho bobo ... rsrsrsrs ... outro ponto favorável é a montagem em território brasileiro (sinalizando para uma melhor disponibilidade de peças futuramente), em detrimento do controle de qualidade incomparável das importadas ...

Conversei hoje com um vendedor LR e ele me confidenciou que o preço e as condições de pagamento podem ser negociadas e tornarem-se bastante interessantes ... e, ainda, estão estudando a possibilidade de garantia de fábrica estendida para 5 anos, tal como a GM vem fazendo para alguns modelos da marca ... aí a coisa começa a ficar beeeeeem interessante !!!!!! ... vamos aguardar e continuar acompanhando ...

Portanto, estão aí mais uns dados para apreciação dos nobres colegas ...

Abs.

enasor,

Só complementando seu excelente post.

Percentual do seguro sobre o valor do veículo:

SW4: 5,7%.
DS-G: 3,16%.
DS-D: 4,98%.
TB: 5,48%.

Abraço,

Miranda

enasor
24/03/2016, 23:23
enasor,

Só complementando seu excelente post.

Percentual do seguro sobre o valor do veículo:

SW4: 5,7%.
DS-G: 3,16%.
DS-D: 4,98%.
TB: 5,48%.

Abraço,

Miranda

Bem observado, meu caro Miranda ... Obrigado ... Abs.

MARCELO T4
25/03/2016, 07:23
Bônus classe 7.
Seguro da nova SW4 2016/2016 SRX 7 lugares diesel,aqui no interior do Paraná R$ 4.500.00.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/03/2016, 09:03
Aqui em Ipatinga/Mg bônus classe 10 fica 5.600,00.

Que a disco Sport é mais máquina não há muita dúvida. Mas pagar 230k na Disco e dois anos depois valer cerca de 50% disso é foda.
Eu a exemplo do Marcelo ralo pra ganhar meu dinheiro e não posso queimar mais de 100 mil em dois anos.
Com a Sw acho que essa desvalorização é de cerca de 30%.

Quanto aos sistemas de segurança descobri que o mais eficaz é CB. Ele é mais eficiente que ESP, TCS, EBD etc.

CB= Cabelo Branco. A maturidade salva vidas.

Att Antonio

MARCELO T4
25/03/2016, 10:02
Antonio.
A desvalorização da SW4 não chega a 20%.
Paguei na minha 2013 zero Km 179 mil.
Vendi há 20 dias pós 3 anos de uso por 145 mil ou seja em torno de 20%.
Abs

Miranda_MG
25/03/2016, 11:56
Aqui em Ipatinga/Mg bônus classe 10 fica 5.600,00.

Que a disco Sport é mais máquina não há muita dúvida. Mas pagar 230k na Disco e dois anos depois valer cerca de 50% disso é foda.
Eu a exemplo do Marcelo ralo pra ganhar meu dinheiro e não posso queimar mais de 100 mil em dois anos.
Com a Sw acho que essa desvalorização é de cerca de 30%.

Quanto aos sistemas de segurança descobri que o mais eficaz é CB. Ele é mais eficiente que ESP, TCS, EBD etc.

CB= Cabelo Branco. A maturidade salva vidas.

Att Antonio

Antônio, você me deve uma.

Fui ler a mensagem e me deparei com o CB. Busquei em minha memória todo e qualquer significado para CB. Diante da inexistência como sistema de segurança, tive plena certeza de que estava ficando para trás. Praticamente um incompetente. :parede: Maldito. :chorandoderir:

Concordo com você. Mas peço licença para complementar. Andando no modo geriátrico como eu faço, sendo prudente e tentando evitar qualquer problema, prefiro estar em um veículo mais seguro do que em outro; mesmo que isso represente 0,1% a mais de qualquer chance adicional para mim e os outros que estiverem a bordo.

Em tempo, apareceu uma possibilidade de venda da Tiguan. FIPE + 10% ou até mais. Normalmente a esposa é bem convincente quando diz um "não" à proposta. Dessa vez, foi um "não" bem minguado, quase sem crença. Não vou insistir, mas se ela voltar no assunto, terei certeza que posso vender. Se acontecer, o primeiro candidato é a LRDS. Já que a nova Tiguan ainda demora. Animei-me mais a fazer aquele TD agora. ;)

Abraço,

Miranda

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/03/2016, 13:04
Antônio, você me deve uma.

Fui ler a mensagem e me deparei com o CB. Busquei em minha memória todo e qualquer significado para CB. Diante da inexistência como sistema de segurança, tive plena certeza de que estava ficando para trás. Praticamente um incompetente. :parede: Maldito. :chorandoderir:

Concordo com você. Mas peço licença para complementar. Andando no modo geriátrico como eu faço, sendo prudente e tentando evitar qualquer problema, prefiro estar em um veículo mais seguro do que em outro; mesmo que isso represente 0,1% a mais de qualquer chance adicional para mim e os outros que estiverem a bordo.

Em tempo, apareceu uma possibilidade de venda da Tiguan. FIPE + 10% ou até mais. Normalmente a esposa é bem convincente quando diz um "não" à proposta. Dessa vez, foi um "não" bem minguado, quase sem crença. Não vou insistir, mas se ela voltar no assunto, terei certeza que posso vender. Se acontecer, o primeiro candidato é a LRDS. Já que a nova Tiguan ainda demora. Animei-me mais a fazer aquele TD agora. ;)

Abraço,

Miranda

Miranda,

Concordo em tudo. Inclusive na venda do Tiguan. Essa oferta é quase que um milagre.
Em até três semanas volto a Bh de repente fazemos o TD.
Abraço.

maguba
26/03/2016, 08:18
Sobre a perda do diferencial nos manuais das novas Hilux e SW4 consta o trecho abaixo entao a Toyota parece ter se precavido sobre barbeiragens no uso do sistema 4x4:

"Ao dirigir em uma estrada com a superfície seca e pavimentada ou em uma via expressa. Utilize a posição H2. Se o veículo for conduzido nas posições H4 ou L4 porum longo período, um alarme de advertência soará e uma mensagem seráexibida no visor multifunção. Neste caso, siga as instruções na mensagemapresentada."

Miranda_MG
26/03/2016, 08:33
Sobre a perda do diferencial nos manuais das novas Hilux e SW4 consta o trecho abaixo entao a Toyota parece ter se precavido sobre barbeiragens no uso do sistema 4x4:

"Ao dirigir em uma estrada com a superfície seca e pavimentada ou em uma via expressa.Utilize a posição H2. Se o veículo for conduzido nas posições H4 ou L4 porum longo período, um alarme de advertência soará e uma mensagem seráexibida no visor multifunção. Neste caso, siga as instruções na mensagemapresentada."

Ainda assim existe uma falha na orientação: "seca e pavimentada" gera o entendimento de que qualquer outra condição permitiria o uso do 4x4, como "molhada e pavimentada" por exemplo. O que está errado. Deveriam ter dito que o uso do 4x4 se restringe a terrenos sem aderência e dado como exemplo o H2 em pisos secos e pavimentados.

Posso estar errado, mas o perfil de usuários de picapes e 4x4 em geral é um pouco diferente do perfil dos compradores da SW4. Soma-se a isso o fato de que nem todos lêem o manual e, quando o fazem, é meio que parcialmente, temos alguns possíveis condutores correndo algum risco. Sem contar os danos ao veículo.

Abraço,

Miranda

enasor
26/03/2016, 09:28
Muito bem colocado, meus caros amigos Maguba e Miranda ...

Miranda, você não está errado, não!!!! ... de forma geral, SW4 é mais voltada para o uso em viagens (executivos, profissionais liberais, vendedores, etc.), enquanto que picapes são direcionadas para o uso “off-road” (fazendeiros, sitiantes, chacareiros, trilheiros, etc.), de forma que muitos donos de picapes, pelas suas necessidades cotidianas, tem mais tendência a usarem o 4x4 do que donos de SW4 ... daí, em sua maioria, terem mais prática e conhecimento desse modo de tração ... acredito que as SW4 anteriores foram “pensadas” justamente por esse enfoque, provendo esse veículo de um sistema 4x4 permanente, dispensando seus proprietários dessa preocupação de demandarem o 4x4 full-time em situações especiais em viagens, tais como, sob chuva, estrada sinuosa e descidas de serra, proporcionando automaticamente mais estabilidade ao veículo nessas situações ... concordo plenamente com você: Os dizeres no alerta retro aventado devem ser revistos, pois alguns mais inexperientes poderão pensar erroneamente conforme você mencionou, ou seja: “... se é assim, então, posso usar em pista molhada pavimentada” ... muitos irão acreditar que ainda poderão demandar o 4x4 nessas situações especiais, por pensarem que houve uma evolução tecnológica do veículo também neste quesito e, portanto, o sistema está garantido quanto a isso ... muitos nem sabem para que serve um diferencial central ... o fato de ter sido retirado poderá ser considerado irrelevante no pensamento de muitos, pois poderão imaginar que pode ter havido alguma evolução tecnológica no sistema para compensar essa falta, de forma que poderão continuar acreditando na utilidade e eficiência do 4x4 naquelas situações especiais ...

Por isso, para aqueles novatos mais inexperientes que vierem a tomar conhecimento dessa nossa conversa, vai aqui mais um alerta (nunca é demais, não é mesmo???!!!!) ...

NÃO É RECOMENDÁVEL ANDAR NO 4X4 PART-TIME EM ASFALTO (MESMO MOLHADO ... SECO, NEM PENSAR!!!!!)

NAS CURVAS, trafegando no modo 4x4 part-time, é falsa a sensação de estabilidade, tendo a impressão de que o veículo está "sobre trilhos". Na verdade essa sensação é transmitida ao motorista pelo fato do sistema de tração 4x4 part-time estar resistente a fazer curvas, já que ele não consegue compensar a diferença de velocidade do eixo dianteiro para o traseiro. Neste modo de tração (sem a presença do diferencial central), a caixa de transferência manda o mesmo torque para os eixos dianteiro e traseiro (50% para cada um), ou seja, a mesma velocidade. Assim, o motorista vai ter a sensação de que o volante está "pesado" (pois ele quer ficar reto por imposição do sistema) e o carro "meio" travado (já que as rodas não estão sincronizadas), dando-lhe a falsa sensação de que o veículo está "firme". Dessa forma, aumenta em MUITO a chance de o motorista perder a direção e o controle do veículo, correndo o risco de ir reto nas curvas (ou seja, "sair pela tangente") onde houver forte aderência do asfalto nos pneus. Além dessa falsa sensação de segurança, apresentam-se outros inconvenientes: O sistema vai tentar ao máximo "patinar" as rodas para compensar essa diferença, de forma que, nessa "briga" poderá haverá tendência para outros prejuízos: Pneus arrastando no asfalto ou algum componente mecânico da transmissão sendo forçado, de modo que o estresse forçado continuado poderá levar a colapsos mecânicos no sistema.

Corrijam aí, naquilo que acharem que convém ...

Aqueles mais inexperientes (como eu) que quiserem saber um pouquinho mais, leiam essa matéria ...

SISTEMAS DE TRAÇÃO 44 | AUTOentusiasta (http://www.autoentusiastas.com.br/2015/11/sistemas-tracao-4x4/)

Forte abraço.

E.T.:

Relativamente ao uso do 4x4 part-time no asfalto sob chuva, recomendo àqueles mais inexperientes que também leiam os comentários do nosso amigo “CGauer” (Clemente) a partir do post n.º 6 (No caso em questão, a discussão versa sobre o bloqueio do diferencial central no asfalto, sob chuva ... porém, basta pensar que a situação é equivalente ao 4x4 part-time, objeto de nossa discussão):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/103968-uso-do-bloqueio-da-defender-em-asfalto-na-chuva-1.html#post1665554

HR_suv
27/03/2016, 14:55
HR

Na sua opinião melhor a DS gasolina ou Diesel?
Depende do uso. No meu caso, que não rodo muito, acho mais vantagem a gasolina.
Diesel, penso que só compensa se a pessoa rodar muito, mais de 50 mil km por ano, pelo menos.

HR_suv
27/03/2016, 15:02
Caro Enasor.
Não fiquei chateado.Só coloquei minha posição quanto ao¨ fanático e não gostar próprio dinheiro¨.
Não sou milionário,sou médico e trabalho muito,então meu dinheiro é suado.
Volto a dizer,justamente por isso que vou comprar SW4.
Se tivesse muita grana não iria de DS,Grand cherokee,etc.
Estaria andando porsche Cayenne,X5,Q7,etc pouco me importando com seguro,pós venda e manutenção.
Pontos negativos pra mim SW4 realmente é o preço elevado e terem retirado o diferencial central.
Não tenho nenhuma esperança que voltem,não é por isso que estou esperando a 2017 mais por dois motivos o principal é pegar um carro 2017 que muda seu preço na fipe em relação a 2016 e segundo porque algum detalhe pode mudar,apesar de não acreditar.Difícil é esperar até novembro,tinha esperança que depois do meio ano já poderia chegar 2017 mais pelo jeito não.
Abs

Bom, como bem citado pelo amigo Enasor, só quis contribuir com o debate e reitero minhas impressões sobre os custos envolvidos. Inclusive, como disse, por não falar por achismos pois já possuí todos os veículos citados. E até o presente momento, os custos são bem menores que os da SW4. Mas gosto é gosto. Só disse para dar algo mais a se pensar pra quem vai comprar algum desses veículos. E no final, o gosto pessoal, tem um peso grande tb.

Abs e boas compras.

HR_suv
27/03/2016, 15:06
O Seguro da minha, DS HSE Gas, ficou em R$ 4.700,00.
Tb fiz cotação de SW4 e ficou mais de 15 mil. A Trailblazer tb ficou menos de 5 mil.

neilsonhenriques
28/03/2016, 15:12

Esse é o único quesito que SW4 sai ganhando: desvalorização.

DS não vai se desvalorizar 50% (a menos que comece a ter problemas crônicos), mas acho que irá mais do que SW4.

Eu sinceramente não entendo o posicionamento da Toyota.

Se for escolher por custo x benefício, o melhor veículo é Trailblazer (seria minha escolha).
Se for por conforto e mecanismos de segurança, DS é escolha óbvia.
Se for por receio de problemas, Pajero Full é o modelo mais maduro da categoria (foi minha escolha pro carro da patroa que me encherá o saco se o carro quebrar).

Por preço, todos custam mais ou menos a mesma coisa, os olhos da cara.

Acrescento que a Land Rover tem um programa de recompra da Discovery Sport muito interessante, vale a pena procurar saber a respeito. Se valesse pro Discovery 4, eu já teria comprado um novo.

Sinceramente, R$ 10 mil a mais ou a menos depois de 3 anos de uso do veículo, não seria o fator determinante pra minha escolha, acima de conforto e segurança.

Enquanto a nova Hilux deu um passo gigante entre as pick-ups e seria a minha escolha na categoria, isso não aconteceu com a SW4 que faz jus ao tópico e involuiu, não só por tirar o diferencial central (desejável, porém não fundamental), mas por ter um produto tão caro quanto seus concorrentes sem oferecer absolutamente nada de extraordinário.

HR_suv
28/03/2016, 15:51
Esse é o único quesito que SW4 sai ganhando: desvalorização.

DS não vai se desvalorizar 50% (a menos que comece a ter problemas crônicos), mas acho que irá mais do que SW4.

Eu sinceramente não entendo o posicionamento da Toyota.

Se for escolher por custo x benefício, o melhor veículo é Trailblazer (seria minha escolha).
Se for por conforto e mecanismos de segurança, DS é escolha óbvia.
Se for por receio de problemas, Pajero Full é o modelo mais maduro da categoria (foi minha escolha pro carro da patroa que me encherá o saco se o carro quebrar).

Por preço, todos custam mais ou menos a mesma coisa, os olhos da cara.

Acrescento que a Land Rover tem um programa de recompra da Discovery Sport muito interessante, vale a pena procurar saber a respeito. Se valesse pro Discovery 4, eu já teria comprado um novo.

Sinceramente, R$ 10 mil a mais ou a menos depois de 3 anos de uso do veículo, não seria o fator determinante pra minha escolha, acima de conforto e segurança.

Enquanto a nova Hilux deu um passo gigante entre as pick-ups e seria a minha escolha na categoria, isso não aconteceu com a SW4 que faz jus ao tópico e involuiu, não só por tirar o diferencial central (desejável, porém não fundamental), mas por ter um produto tão caro quanto seus concorrentes sem oferecer absolutamente nada de extraordinário.

Muito bem posicionado. Concordo com seus argumentos e complemento que considero o Renegade Sport Diesel uma excelente opção principalmente se tamanho e espaço não forem imprescindíveis. Mesmo pq com mais de 120 mil de economia entre as outras opções mais caras, que dá pra investir e pagar qualquer despesa e compensar qualquer desvalorização, é o que oferece mais alta tecnologia pelo preço cobrado.

Estou até cogitando ser meu terceiro veículo tb uma vez que já passei o Jimny pra frente na negociação da compra de um outro imóvel. E tb já estou contando com esta política bastante agressiva de conquista de mercado da Land Rover e provavelmente, dentro de uns dois anos, dou um up grade para uma Range Rover Sport.

neilsonhenriques
28/03/2016, 16:09
E tb já estou contando com esta política bastante agressiva de conquista de mercado da Land Rover e provavelmente, dentro de uns dois anos, dou um up grade para uma Range Rover Sport.

Esse novo RR Sport é A-N-I-M-A-L. Simplesmente fodástico. Ainda não vi um motivo razoável pra trocar o Discovery 3 no 4 (que agora só tem a diesel, não gosto), mas se o protótipo do 5 que está na página da Land Rover se confirmar, o RR Sport V8 Supercharged (a gasolina) é o primeiro da minha lista.

HR_suv
28/03/2016, 16:18
Concordo Neílson. Inclusive, já fiz o test drive (apenas na versão diesel) e o carro é maravilhoso msm.

ANTONIO GABRIEL COSTA
28/03/2016, 18:35
Colegas. Inicialmente peco desculpas mas meu teclado nao esta colocando os acentos.
Minha esposa perdeu um conhecido em um acidente com uma Hilux (aquaplanou, bateu em arvore e capotou). Morreram o motorista e o filho.
Ai minha patroa surtou e quer um Volvo por que escutou que e o mais seguro do mundo. Aff.
Enfim, cada um faz um uso do veículo e pega um determinando trajeto.
Eu ando muito em rodovias pista simples com transito intenso e com alto risco de coliesoes frontais. Esse e o meu maior receio por isso comprei um veiculo maior, mas que por sinal e ruim em estabilidade.

Nao tenho duvida que a dirigibilidade de uma XC60 e da DIsco Sport e muito superior em relacao a um SUV maior tipo a SW4 e a Full e isso se refelte num menor risco de saida de pista e aquaplanagem imagino.

Porem fico com um pe atras. Uma batida de uma Xc60 ou uma Disco sport por exemplo contra uma full, quem leva a pior? A massa da full e muito maior e teoricamente estraga menos que nos veiculos menores ou estou errado?

Num contexto geral qual seria os veiculos mais seguros, os SUV menores (xc60 e disco sport) ou maiores tipo a FUll e sw4?

p.s Miranda a xc60 nao tem tracao integral nem a xc 90 nova. Sei la se faz tanta diferenca para controle do carro?

neilsonhenriques
28/03/2016, 19:34
Minha esposa perdeu um conhecido em um acidente com uma Hilux (aquaplanou, bateu em arvore e capotou). Morreram o motorista e o filho.
Ai minha patroa surtou e quer um Volvo por que escutou que e o mais seguro do mundo. Aff.

Antes de crucificar a Hilux, eu gostaria de saber qual era a velocidade do indivíduo no episódio e, principalmente, se os pneus estavam em boas condições.

Um carro alto e pesado como a Hilux não aquaplanaria facilmente em condições adequadas de condução na chuva e o que eu mais vejo nas estradas são donos de pick-up achando que estão em carros alienígenas (não são submetidos as leis imutáveis da Física) e abusando da sorte.

Eletrônica é sempre bom, ajuda, de fato evita acidentes, quanto mais dispositivos melhor, mas nenhum jamais vai substituir a prudência.

Falando das possibilidades de colisão frontal que você colocou, acredito que em qualquer dos veículos considerados o fator sorte será o determinante. :mrgreen:

Imaginando que os dois carros estejam a apenas 40 km/h no momento da colisão, vai ser como bater a 80 km/h num muro de concreto. Os crash tests são feitos a mais ou menos 65 km/h e já dá uma merda danada.

Miranda_MG
28/03/2016, 21:21
Prezados,

Peço licença para participar da discussão. Digamos que o Antônio foi bem persuasivo nas suas solicitações (quase ordens ;)) para que eu me intrometesse.

O assunto sobre segurança é vasto. Por isso, acho válido o uso de um padrão, pelo menos para continuarmos as discussões. Nesse caso, o do ANCAP. Infelizmente, não a testes sobre a Trailblazer lá, mas já dá um bom início de conversa. Os arquivos seguem no link do Google Drive (SUVs-Crossover (https://drive.google.com/folderview?id=0B4dLh7NuxbIHd25ZVkctNmtkZjg&usp=sharing)) e vale a pena dar uma lida. Estão disponíveis também no site da ANCAP.

- Full e XC60 têm testes mais "antigos". E embora a nota da XC60 seja algo primoroso, a carência de alguns testes em condições atuais poderia alterá-la (ou não?!). É o mesmo caso da Full.

- Adicionei a Everest para termos um padrão adicional. A FORD tem seus problemas, mas está começando a se destacar em segurança automotiva (vide as últimas notícias e tecnologias utilizadas pela marca). Um parâmetro extra: a Ranger, modelo atual - lançada em 2012, tem segurança avaliada superior à Hilux modelo atual - lançada esse ano.

Concordo com o Neilson que o fator sorte conta bastante. Mas acho que é convicção dele também que apostaria em um veículo mais seguro que outro; considerando o mesmo segmento.

E que venham os outros debatedores: enasor, Thiago Pereira, André, GLIDER...

Abraço,

Miranda

HR_suv
29/03/2016, 09:51
Dando meu pitaco.

A princípio, a Full é realmente a mais bruta. Sofri um acidente com a que tive (um indivíduo bêbado avançou a parada obrigatória bem na minha frente e não tive margem suficiente para evitar o acidente) e o estrago foi muito maior no carro que se jogou na minha frente do que na minha Full. Realmente é um carro sólido e com um bom pacote tecnológico que transmite uma boa segurança. Acredito que um motorista prudente, previdente e com alto teor de direção defensiva, conseguirá evitar a maioria das situações de risco e até sair ileso de alguns acidentes.

Porém, considerando a DS (meu veículo atual) e inclusive por ter feito alguns testes em situações semelhantes e também escapado de outras surpresas que surgiram (inclusive frenagem intensa sob chuva torrencial), digo que prefiro estar numa DS do que em uma Full no caso de uma situação emergencial.

Isso porque o controle da máquina em si é muito mais eficiente na DS do que pude constatar na Full (e não desmereço a Full, que fique claro, que a considero uma excelente opção) pois os controles de segurança ativa e passiva funcionam muito melhor. Até arrisco a dizer que, no momento do acidente citado com a Full, se estivesse com a DS, acredito que teria evitado o acidente. Não o susto, mas o acidente teria sido evitado pois a DS freia melhor e controla melhor a situação emergencial.

Novamente reforço que estou passando minhas impressões pessoais em veículos que já possuí ou possuo e, coincidentemente, em uma situação emergencial. Não estou apresentando opinião técnica e nem desmerecendo nenhum veículo, mas, novamente, pra mim, a SW4 nunca seria uma opção e principalmente no preço que custa. Se fosse pelo menos uns 60 mil a menos, eu poderia até pensar mas ainda iria optar por algo que me oferecesse mais, mesmo precisando gastar um pouco mais. Pq segurança e tecnologia, pra mim tem muito mais valor. São vidas em jogo.

No caso da Volvo acho tb um excelente carro e que está com ótimas ofertas, inclusive com o mesmo motor da DS, mas entre as duas, prefiro a DS. Além do gosto pessoal, a Volvo, até onde sei, tb tem custos bem maiores (seguro, manutenção e revenda) bem mais altos que a DS.

Enfim, fica aqui meu registro para contribuir com a decisão do amigo.

Abs!

Miranda_MG
29/03/2016, 10:31
... Infelizmente, não a testes sobre a Trailblazer lá, mas já dá um bom início de conversa.

Errata:

Onde se lê o trecho citado acima, leia-se:

"Infelizmente, não há testes sobre a Trailblazer lá, mas já dá um bom início de conversa."

neilsonhenriques
29/03/2016, 10:40
Concordo com o Neilson que o fator sorte conta bastante. Mas acho que é convicção dele também que apostaria em um veículo mais seguro que outro; considerando o mesmo segmento.

Miranda, sim, quanto mais seguro melhor, mas meu objetivo era enfatizar que o cenário proposto pelo Antonio (colisão frontal) não tem um resultado previsível, posto que nenhum carro foi projetado pra colidir a mais de ~ 65 km/h (objetivo dos crash tests).
Empiricamente podemos discutir o quanto quisermos, porém sem base científica (ensaios e amostragem) serão só palavras ao vento.

Além do gosto pessoal, a Volvo, até onde sei, tb tem custos bem maiores (seguro, manutenção e revenda) bem mais altos que a DS.

A pessoa mais rica que eu conheço me disse uma vez: quem compra Volvo é muito rico.
Ficou só alguns meses com o carro.
Se essa pessoa disse isso com as posses que tem, eu com as minhas não teria condições sequer de varrer a porta da concessionária.

Sobre segurança, Volvo já foi o carro mais seguro do mundo e com todos os méritos que lhe cabem, sem dúvida.

O tempo passou e no Mundo Desenvolvido (longe da aldeia indígena sul-americana), as pessoas estão cada vez mais exigentes com segurança e suas instituições que cuidam deste assunto refletem isso. No Brasil, não há um órgão como a NHTSA (América) ou a ETSC (Europa). Lá as montadoras são pressionadas e buscam resultados em crash tests cada vez mais rigorosos até com pedestres porque ter mais estrelinhas significa grande diferencial de mercado. Aqui o aspecto segurança não faz a menor diferença. É amplamente sabido que a vida de um brasileiro não vale muita coisa mesmo (país mais perigoso do planeta). Para nós, o que importa são as mudanças no desenho do farol, um cromadinho aqui, uma borrachinha ali, um volante que imita couro, ficamos já ouriçados pra trocar pelo novo modelo e mostrar pro vizinho (o meu é maior que o seu).

enasor
29/03/2016, 10:40
Bem ... então, vou dar o meu “pitaco” também .... rsrsrsrs ...

Colegas. Inicialmente peco desculpas mas meu teclado nao esta colocando os acentos.

Eu ando muito em rodovias pista simples com transito intenso e com alto risco de coliesoes frontais. Esse e o meu maior receio por isso comprei um veiculo maior, mas que por sinal e ruim em estabilidade.

Nao tenho duvida que a dirigibilidade de uma XC60 e da DIsco Sport e muito superior em relacao a um SUV maior tipo a SW4 e a Full e isso se refelte num menor risco de saida de pista e aquaplanagem imagino.

Porem fico com um pe atras. Uma batida de uma Xc60 ou uma Disco sport por exemplo contra uma full, quem leva a pior? A massa da full e muito maior e teoricamente estraga menos que nos veiculos menores ou estou errado?

Num contexto geral qual seria os veiculos mais seguros, os SUV menores (xc60 e disco sport) ou maiores tipo a FUll e sw4?

p.s Miranda a xc60 nao tem tracao integral nem a xc 90 nova. Sei la se faz tanta diferenca para controle do carro?

Antonio, vou lhe contar uma coisa ... quando surgiu a oportunidade de compra da Full, fomos eu, a esposa e as crianças fazer o test-drive nela ... e aproveitamos a oportunidade, para fazer test-drive também na SW4, na LRDS, na Trail e no Renegade ...

Portanto, o primeiro que fizemos o test-drive foi o Full ... acho que foi esse o meu “erro”, eis que minha esposa, ao regular os bancos elétricos no último estágio, sentiu-se lá nas alturas!!!! ... gostou do conforto (suficiente, no entendimento dela) e achou maravilhoso ver os outros veículos circulando “lá em baixo”!!!! ... rsrsrs ...

O Renegade foi descartado de cara, em razão do porta malas pequeno (não sei de onde esse meu pessoal tira tanta tranqueira para levar nas viagens!!!!! Rsrsrsrs) ...

Quanto ao descarte da SW4 e da Trail, já comentei antes ...

Fiquei maravilhado com a LRDS ... quando minha esposa entrou dentro, gostou do conforto do veículo, porém, achou “baixo” em relação ao Full ... pois é!!!! ... esse negócio de segurança ativa, segurança passiva, "tecnologia embarcada", aprovação em testes de colisão com nomes “complicados”, etc, etc, etc., ela não quis nem saber de conversa ... falou que queria a Full, e pronto!!!!! ... e, hoje, quando viajamos, sente-se muito segura, em razão da robustez do veículo ... e isso é o que me interessa ...

Então, fica a dica ... não leve a esposa e filhos para fazerem test-drive ... você pode sair de lá com um veículo completamente diferente daquele que tens pretensão!!!!!! .... Kkkkkkkkk ....

Abs.

joaoslf
29/03/2016, 15:21
boa tarde senhores,

será que só eu achei feia a nova SW4??, não sei, mas ainda não consegui gostar deste novo visual,

o preço então, pelo que oferece, é ridículo, e as revisões não me pareceram tão baratas assim,

não sabia deste "esforço" da land para vender a discovery, vou até ver isto, se compensar e for realmente acatado pela css eurobike daqui (lá de uns tempos pra cá eles não sabem nada das promoções da fabrica...) é realmente uma boa opção quando da troca da minha freelander,

sds,
joao.

ANTONIO GABRIEL COSTA
29/03/2016, 16:19
Obrigado pelo debate colegas.

Em 2009 tive uma saída de pista com um Honda Civic sem ter tido culpa nenhuma na situação e estava a cerca de 100km/h, um outro veículo cruzou a rodovia sem sinalizar, dei uma guinada brusca no volante, fui para contramão e ao corrigir o volante perdi a traseira do veículo caindo numa ribanceira).

Acho que a falta do ESP pode ter sido crucial para a perda de controle ou talvez seja só impressão minha.

De qualquer forma fico pensando se tivesse na minha Hilux ou mesmo em uma Full ou Sw4 era capotagem na certa. Já num SUV mais compacto como o DiscoSport poderia pelo menos ter a possibilidade de controle.

Enfim não existe veículo absoluto em relação à segurança. Talvez a melhor opção seja mesmo o Disco.

Att. Antônio.

ANTONIO GABRIEL COSTA
29/03/2016, 16:21
Dando meu pitaco.

A princípio, a Full é realmente a mais bruta. Sofri um acidente com a que tive (um indivíduo bêbado avançou a parada obrigatória bem na minha frente e não tive margem suficiente para evitar o acidente) e o estrago foi muito maior no carro que se jogou na minha frente do que na minha Full. Realmente é um carro sólido e com um bom pacote tecnológico que transmite uma boa segurança. Acredito que um motorista prudente, previdente e com alto teor de direção defensiva, conseguirá evitar a maioria das situações de risco e até sair ileso de alguns acidentes.

Porém, considerando a DS (meu veículo atual) e inclusive por ter feito alguns testes em situações semelhantes e também escapado de outras surpresas que surgiram (inclusive frenagem intensa sob chuva torrencial), digo que prefiro estar numa DS do que em uma Full no caso de uma situação emergencial.

Isso porque o controle da máquina em si é muito mais eficiente na DS do que pude constatar na Full (e não desmereço a Full, que fique claro, que a considero uma excelente opção) pois os controles de segurança ativa e passiva funcionam muito melhor. Até arrisco a dizer que, no momento do acidente citado com a Full, se estivesse com a DS, acredito que teria evitado o acidente. Não o susto, mas o acidente teria sido evitado pois a DS freia melhor e controla melhor a situação emergencial.

Novamente reforço que estou passando minhas impressões pessoais em veículos que já possuí ou possuo e, coincidentemente, em uma situação emergencial. Não estou apresentando opinião técnica e nem desmerecendo nenhum veículo, mas, novamente, pra mim, a SW4 nunca seria uma opção e principalmente no preço que custa. Se fosse pelo menos uns 60 mil a menos, eu poderia até pensar mas ainda iria optar por algo que me oferecesse mais, mesmo precisando gastar um pouco mais. Pq segurança e tecnologia, pra mim tem muito mais valor. São vidas em jogo.

No caso da Volvo acho tb um excelente carro e que está com ótimas ofertas, inclusive com o mesmo motor da DS, mas entre as duas, prefiro a DS. Além do gosto pessoal, a Volvo, até onde sei, tb tem custos bem maiores (seguro, manutenção e revenda) bem mais altos que a DS.

Abs!

Muito bom seu post. Obrigado

maurilio junior
30/03/2016, 12:14
boa tarde senhores,

será que só eu achei feia a nova SW4??, não sei, mas ainda não consegui gostar deste novo visual,

o preço então, pelo que oferece, é ridículo, e as revisões não me pareceram tão baratas assim,

não sabia deste "esforço" da land para vender a discovery, vou até ver isto, se compensar e for realmente acatado pela css eurobike daqui (lá de uns tempos pra cá eles não sabem nada das promoções da fabrica...) é realmente uma boa opção quando da troca da minha freelander,

sds,
joao.
Pensei que só eu, tivesse achado a nova sw4 feia, mas acabei de encontrar um com o pensamento igual o meu, outro dia meu irmão dirigiu uma segundo ele, é um bom carro mas não compraria uma pelo preço cobrado pela toyota, ele também achou ela dura, talvez, seja pelo dele ter um fusion 2014 e viajar bastante na grand cherokee também 2014, do meu pai.

maurilio junior
30/03/2016, 12:16
Dando meu pitaco.

Abs!
Só uma correção, a volvo agora utiliza um motor 2.0 turbo de 245 cavalos, aposentou o ecoboost.

Arildo MT
30/03/2016, 16:48

Se não precisar montar uma cama de casal no porta malas, já pensou na subaru forester, segurança, tecnologia, resistência, durabilidade, estabilidade, sopa de letrinhas, se eu pudesse, se meu dinheiro desse, iria fácil.

Giu Bernardon
30/03/2016, 21:30
Já que a conversa foi pro lado da segurança,
na minha humilde opinião acho que quanto mais segurança melhor. É claro que os sistemas de segurança não são tudo (muitos vão dizer que se chegar sua hora, não tem como escapar... :twisted: hehehe...) mas não há dúvidas que certos veículos são menos seguros que outros, e matam mais... Creio não ser à toa a fama das Hilux e SW4 de serem boas de capotar... é fato. As viaturas de polícia SW4 não duram muito no batente, pois capotam fácil quando usadas em perseguição pela polícia, fato noticiado. Um amigo meu resolveu ganhar dinheiro reformando carros batidos: segundo ele em cada leilão que vai tem 4 ou 5 Hilux capotadas, e 2 ou 3 Amarok batidas - mas nunca acha uma capotada... E posso falar por esperiência própria: considero o controle de estabilidade da Amarok fantástico. Andando rápido em estradas de terra e areia dá pra notar o sistema trazendo o caro de volta pra rota - impressionante. Mas antes que digam qualquer coisa: eu sei que a Hilux é a melhor de todas, a mais robusta, etc... só ver as caminhonetes que o Isis usa... :evil: Mas para minha família não é a melhor. A SW4 deveria ter tração integral, full time!

Um familiar certa vez se viu forçado a jogar o carro (VW Touareg) pra fora da estrada por um caminhão que vinha na contramão. Arrebentou com o carro, mas segundo ele a suspenção inteligente e o controle de estabilidade salvaram a vida dele e da família, e que se estivesse com a Defender naquela situação (que usa para trilhas e viagens) teria capotado.
Ano passado tive o desprazer de presenciar uma colisão frontal entre um SUV pequeno (Honda CRV) e um caminhão de combustível... Eu estava atrás do caminhão que, devido à chuva, transitava a 70km/hora. Quando estávamos em cima de uma ponte o CRV que vinha em alta velocidade aquaplanou e foi de frente com o caminhão - para minha sorte, ou teria batido de frente comigo. O carro desintegrou na hora (o caminhão teve uns amassados e um pneu furado), tive que desviar dos pedaços, incluindo das rodas dianteiras, mas a família que estava no carro saiu ilesa...

É claro que não é só o sistema eletrônico que conta: tem a própria dinâmica particular de cada veículo, distribuição de peso, e perícia do condutor também. Mas como frisou o amigo acima: não precisa pagar mais caro para ter segurança, a exemplo de Subaru Forester.

ANTONIO GABRIEL COSTA
31/03/2016, 07:09
Viatura da Polícia Militar do Estado de São Paulo tomba após manobra - AUTO ESPORTE | Notícia (http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/07/viatura-da-policia-militar-do-estado-de-sao-paulo-tomba-apos-manobra.html)

Que a Sw4 não é lá essas coisas em estabilidade é sabido porém as de Sp são à Gasolina versão mais barata SEM os controles de estabilidade.

HR_suv
31/03/2016, 09:48
É claro que não é só o sistema eletrônico que conta: tem a própria dinâmica particular de cada veículo, distribuição de peso, e perícia do condutor também. Mas como frisou o amigo acima: não precisa pagar mais caro para ter segurança, a exemplo de Subaru Forester.

Também manifestando meu pitaco nesse ponto: Já tive a Forester, inclusive a turbo. Um carro maravilhoso, potente e super seguro. O único inconveniente é o fato da representação da marca que também pertence ao grupo CAOA que não investe muito por preferir a Hyundai como carro chefe, sendo que a manutenção era mais cara que os concorrentes. Porém, como o custo/benefício é excelente, vale mais a pena. E tb dizem que agora baixaram os custos de revisão, manutenção, etc. Realmente é algo a se pensar. Entre a Forester Turbo e a SW$, iria tranquilamente para a Forester que, mesmo tendo custos mais altos, é muito mais carro e a diferença de preço (quase 100 mil a menos), investida, compensaria os custos envolvidos facilmente caso a pessoa ficasse com o carro pelo menos uns 3 anos.

Claro que ainda temos muitas outras opções e depende do gosto e perfil de cada consumidor. Por exemplo, se seria o único carro da família; se é o segundo ou terceiro carro da família; se a pessoa vai rodar muito por ano; se precisa de muito espaço, etc.

Porque, tb como já comentei, no meu caso e para ser o terceiro carro da família, eu particularmente iria de Renegade Sport Diesel, que acho um excelente custo/benefício e, dentro desta proposta, o espaço dele me atende totalmente.

Ou seja, pra nossa sorte, a cada dia que passa temos um mercado mais competitivo e diversificado o que, por um lado dificulta um pouco a decisão por tantas opções, mas por outro tb favorece o consumidor por ter mais poder de escolha e uma concorrência mais acirrada entre os fabricantes.

Abs!

neilsonhenriques
31/03/2016, 12:10
Creio não ser à toa a fama das Hilux e SW4 de serem boas de capotar... é fato. As viaturas de polícia SW4 não duram muito no batente, pois capotam fácil quando usadas em perseguição pela polícia, fato noticiado.

Perseguir bandido com um carro de mais de 2 toneladas que fica a 20 cm do chão, é, pra falar o mínimo, muita burrice. Nem se fosse um Range Rover Vogue isso daria certo. :mrgreen:

Como tenho medo de avião, ando muito em estradas, a coisa que eu mais vejo são donos de Hilux e SW4 desafiando a física. As outras marcas de pick-up/SUV, raramente vejo alguém socando a bota.
Então, pelas minhas estatísticas pessoais, é claro que Hilux e SW4 vão capotar mais mesmo.
Tudo bem que os carros não tenham sistemas eletrônicos de segurança, mas um usuário chamado "Laramie" resumiu o negócio: quem capota o carro é o motorista.

Arrisco dizer que a imensa e esmagadora maioria dos acidentes (com qualquer marca) sejam devido a imprudência.
Claro, há casos de acidentes devido a bichos (de quatro patas ou homo sapiens) atravessando a pista, óleo na pista, pedaços de metal na pista, enfim.

Giu Bernardon
31/03/2016, 14:39
Perseguir bandido com um carro de mais de 2 toneladas que fica a 20 cm do chão, é, pra falar o mínimo, muita burrice. Nem se fosse um Range Rover Vogue isso daria certo. :mrgreen:

Concordo neilson, mas vc tem que concordar que as SW4 e Hilux (as antigas pelo menos) ficam atrás no quesito estabilidade. A rolagem de carroceria nesses veículos é fora do normal.
Minha esposa vive brigando comigo que freio e desvio de tudo que é bicho na estrada. Realmente, tem situação que é melhor passar por cima que jogar pra fora da estrada. Mas às vezes somos forçados a fazer uma manobra de emergência mesmo a baixa velocidade.

Concordo também que (geralmente) quem capota o carro é o motorista. Aqui no Mato Grosso tem muito idiota que por alguma razão acha que caminhonete (de qualquer marca) foi feita para andar acima de 150km/h e pode fazer ultrapassagem em curvas e pontos cegos. É impressionante, eles são muitos! Há quem acredite que é o agrotóxico das lavouras que deixa eles retardados... :???: A merda é que eles não costumam morrer sozinhos - sempre levam vidas inocentes junto.

maguba
31/03/2016, 18:07
Me metendo um pouco na conversa...nas rodovias do interior do RS também é muito comum motoristas de camionetes (de todas as marcas) correndo como loucos e fazendo ultrapassagens arriscadas. Talvez a maioria seja realmente produtor rural e está acostumado a fazer o mesmo trajeto com muita frequência e então acaba relaxando na prudência...pode ser meio que inconsciente para o motorista. Também já vi situações de arrepiar.

neilsonhenriques
01/04/2016, 09:39
Giu, maguba,

Minha crítica ferrenha é por esses carros não serem feitos pra correr (como uma X6, Cayenne, Q7), principalmente em estradas como as nossas. Fossem AutoBahns, ainda assim, sei lá.

A Hilux/SW4 antigas não tem sequer freios a disco na traseira, o que mostra que a Toyota nunca esteve muito preocupada com o quesito segurança, mas se são líderes de venda, pra que a preocupação ?

Aqui no Estado do Rio é a mesmíssima coisa... semana passada estava na Dutra com o piloto ligado a uns 100 km/h ultrapassando uma fila de caminhões (uns 9 bi-trens gigantes). Quando olho no retrovisor, está uma Hilux praticamente no banco traseiro do Discovery. Quase deu pra oferecer um chiclete pro imbecil. :mrgreen:

É isso aí o tempo todo nas estradas que costumo trafegar.

Minha estatística pessoal também fica desonesta porque Hilux e SW4 são líderes de vendas, principalmente aqui no Rio que tem uma concessionária a cada esquina.

Não sou contra nenhum tipo de assistência eletrônica, pelo contrário, se souber de um modelo que tem novidade na parte de segurança, compro sem pestanejar, porém, o que se vê por aí não é falta de eletrônica e sim de responsabilidade. Como o Giu falou, infelizmente os idiotas acabam levando inocentes.

Abraços, :concordo:
Neilson

Miranda_MG
01/04/2016, 12:05
Giu, maguba,

Minha crítica ferrenha é por esses carros não serem feitos pra correr (como uma X6, Cayenne, Q7), principalmente em estradas como as nossas. Fossem AutoBahns, ainda assim, sei lá.

A Hilux/SW4 antigas não tem sequer freios a disco na traseira, o que mostra que a Toyota nunca esteve muito preocupada com o quesito segurança, mas se são líderes de venda, pra que a preocupação ?

Aqui no Estado do Rio é a mesmíssima coisa... semana passada estava na Dutra com o piloto ligado a uns 100 km/h ultrapassando uma fila de caminhões (uns 9 bi-trens gigantes). Quando olho no retrovisor, está uma Hilux praticamente no banco traseiro do Discovery. Quase deu pra oferecer um chiclete pro imbecil. :mrgreen:

É isso aí o tempo todo nas estradas que costumo trafegar.

Minha estatística pessoal também fica desonesta porque Hilux e SW4 são líderes de vendas, principalmente aqui no Rio que tem uma concessionária a cada esquina.

Não sou contra nenhum tipo de assistência eletrônica, pelo contrário, se souber de um modelo que tem novidade na parte de segurança, compro sem pestanejar, porém, o que se vê por aí não é falta de eletrônica e sim de responsabilidade. Como o Giu falou, infelizmente os idiotas acabam levando inocentes.

Abraços, :concordo:
Neilson

É isso, pessoal.

Precisa ir para a estrada não. O vídeo a seguir foi filmado pela câmera do meu veículo. Apesar da datação ser de janeiro, foi há pouco tempo atrás: 1 ou 2 semanas. Esse é um exemplo de vários que já registrei. A partir de agora vou começar a colecioná-los e vou postando.

Resumo - YouTube (https://youtu.be/dRY4mK--MYA)

E quantas vezes já ouvi dizerem que air bags são desnecessários no trânsito urbano; quanto mais os laterais.

Abraço,

Miranda

Glaicon
02/04/2016, 08:14
Neilson
Fiquei imaginando a cena e rindo sozinho.
Muito boa.:palmas::palmas:

neilsonhenriques
04/04/2016, 21:09
Precisa ir para a estrada não. O vídeo a seguir foi filmado pela câmera do meu veículo. Apesar da datação ser de janeiro, foi há pouco tempo atrás: 1 ou 2 semanas. Esse é um exemplo de vários que já registrei. A partir de agora vou começar a colecioná-los e vou postando.

Só entendo o cara fazer uma grosseria dessas no trânsito em caso de desespero, por exemplo, com alguém passando mal dentro do carro.

Legal essa câmera aí, hein Miranda ?! :palmas:

Fiquei imaginando a cena e rindo sozinho.
Muito boa.:palmas:

É porque você não viu a coisa ... se ligasse o sensor de estacionamento naquele momento, era capaz dele queimar, de tão perto que o cara estava ! :chorandoderir:

GLIDER
07/04/2016, 09:24
Só entendo o cara fazer uma grosseria dessas no trânsito em caso de desespero, por exemplo, com alguém passando mal dentro do carro.

Legal essa câmera aí, hein Miranda ?! :palmas:

É porque você não viu a coisa ... se ligasse o sensor de estacionamento naquele momento, era capaz dele queimar, de tão perto que o cara estava ! :chorandoderir:

acabei de voltar de uma viagem, e digo que é bem por ai Neilson! e digo que hoje alem dos bi-trens, tem os onibus e caminhões que vêem vc no embalo ultrapassando liga a seta a 10 metros de vc para ele ultrapassar outros caminhões e onibus ai surge o dilema dele acelerar mais e ser pego no tacografo e o cara fica andando emparelhado com o outro veiculo longo varios minutos e vê que não dá para ultrapassar e freia e retorna para onde deveria ter ficado, e nisso tenho que freiar como se eu já não estivesse exercendo a preferencia de já estar em condição de passagem/ultrapassagem, e ainda tem o pior, parece que o numero de motociclistas aumentou e tem grande parte andando tudo de farol alto, motos recentes com farois muito fortes, andando de forma muito desproporcional, mais de 180 km ultrapassando por todos os lados inclusive entre mureta e carro, não deixando nem tempo para dar passagem, não sei quem é mais burro o motociclistas de fim de semana a 200km/h ou as garotas da garupa. A noite é uma guerra de farol alto e egoismo de querer enchergar as custas da cegueira alheia. Caminhao derramando carga, de todos os tipos, inclusive de grãos, desperdicio total! e ainda dificultando ultrapassagem andando com parte do veiculo em cima da linha que divide as pistas, gente andando devagar demais e quando vai ser ultrapassado acelera, caminhões em comboio um pegando o vácuo do veiculo da frente, ai ao invez de vc ultrapassar um veiculo de 15, 20 metros, vc tem que ultrapassar direto 3, 4 caminhoes fazendo 50, 60 metros, claro melhor aguardar a oportunidde, mas em determinados trechos fica a fila andando 20 minutos assim, é uma "festa..."

Thiago Pereira
11/04/2016, 10:43
Latin NCAP avalia e aprova Nova Toyota SW4 2017 (http://www.noticiasautomotivas.com.br/latin-ncap-avalia-e-aprova-nova-toyota-sw4-2017/)

neilsonhenriques
13/04/2016, 10:39
acabei de voltar de uma viagem, e digo que é bem por ai Neilson!

GLIDER,

To vendo que você é motorista de estrada ! :mrgreen:

Rapaz, TUDO igual por aqui. É exatamente isso aí o retrato das estradas, sem tirar nem por. Por ser do interior do Estado do Rio, uso muito a Rodovia Presidente Dutra e há um trecho bom de serra (Serra das Araras) cuja velocidade máxima é 80 km/h. Faz ANOS que não consigo subir a 80 km/h. Velocidade média é 20 km/h, exatamente por causa dos caminhões emparelhando e fechando tudo, levam quilômetros pra ultrapassar ou voltar pra pista da direita.

Sinto prazer de dirigir, poderia fazer isso a vida inteira como profissão, mas até isso estou perdendo. Também não sei se é a idade começando a pesar. Antes ficava animado em pegar a estrada, agora me dá taquicardia, já fico azedo quando sei que vou ter que sair de carro. O Discovery tá apodrecendo na garagem.

Tem que tomar maracujina na veia pra ver se passa. :-(

Giu Bernardon
15/04/2016, 13:59
É isso que o Glider e Neilson disseram, a gente vai perdendo o tesão de pegar a estrada.
a idiotice reina soberana nas estradas do Brasil...

Sem falar nos buracos e outros absurdos de descaso do governo, radares, etc...

Ao criador do tópico, nos perdoe por desvirtuar o tema!!!

André F
06/05/2016, 10:08
Eu só posso parabenizar os colegas pelo excelente nível dos comentários e informações publicados, é certo que ajudam muitos interessados nesses veículos.

Gostaria de retificar a observação que fiz antes sobre a Trailblazer, recomendando a compra do modelo anterior, pois esperava que houvesse elevação no preço. Estava enganado - a Chevrolet além de melhorar o produto, ainda baixou o preço da versão gasolina e manteve o valor da versão diesel.

A Trailblazer hoje tem sem dúvida o melhor benefício da categoria, e são atitudes como essa que inspiram confiança na marca. Parabéns à Chevrolet do Brasil por essa nobre postura perante seus clientes e o mercado.

E perante a SW4 argentina, acho justo que os colegas avaliem com atenção a Disco Sport, que está para ser nacionalizada - um produto excelente, com muita tecnologia e sem dúvida de destaque nos modelos produzidos no Brasil. A LR do Brasil está com condições bem interessantes, fazendo o possível para conquistar novos adeptos. Por exemplo, o plano de manutenção para até 5 anos / 55 mil Km (diesel) ou 70 mil Km (gasolina) por menos de 2 mil Reais, para um veículo desse valor, é muito interessante: SERVIÇO PREMIUM LAND ROVER | NOVO DISCOVERY SPOR (http://www.landrover.com.br/vehicles/new-discovery-sport/service.html)

Abraços.

André F
06/05/2016, 10:54

Neilson, faz algum tempo que participo do 4x4Brasil, ainda lembro dos tópicos que conversamos sobre os Pajero. Infelizmente nosso país passa por um momento difícil, temos uma terra tão bonita, mas realmente - o desânimo de pegar a estrada, não só pelas desventuras do caminho, mas também pelos riscos dos destinos, acaba tirando a graça de antes.

Acho que todos já passamos por situações de alto risco nas estradas. Nos últimos 20 e poucos anos passei muitas, mas ultimamente está pior. Muitos motoristas egoístas e marginais - mas é uma minoria que faz muito barulho, acidentes e mortes.

E também pela sensação de impunidade que temos Brasil afora. Mais fácil pegar um avião para um lugar mais civilizado e deixar os problemas para trás. Não sem a esperança de que as coisas mudem para melhor, e tenhamos novamente mais respeito e humanidade em nossas ruas e estradas.

Glaicon
07/05/2016, 08:34
Neilson, faz algum tempo que participo do 4x4Brasil, ainda lembro dos tópicos que conversamos sobre os Pajero. Infelizmente nosso país passa por um momento difícil, temos uma terra tão bonita, mas realmente - o desânimo de pegar a estrada, não só pelas desventuras do caminho, mas também pelos riscos dos destinos, acaba tirando a graça de antes.
André, queres realmente dirigir e curtir a estrada?
Vá para a Argentina!
A sensação é maravilhosa!:concordo:

GLIDER
07/05/2016, 11:20
GLIDER,

To vendo que você é motorista de estrada ! :mrgreen:

Rapaz, TUDO igual por aqui. É exatamente isso aí o retrato das estradas, sem tirar nem por. Por ser do interior do Estado do Rio, uso muito a Rodovia Presidente Dutra e há um trecho bom de serra (Serra das Araras) cuja velocidade máxima é 80 km/h. Faz ANOS que não consigo subir a 80 km/h. Velocidade média é 20 km/h, exatamente por causa dos caminhões emparelhando e fechando tudo, levam quilômetros pra ultrapassar ou voltar pra pista da direita.

Sinto prazer de dirigir, poderia fazer isso a vida inteira como profissão, mas até isso estou perdendo. Também não sei se é a idade começando a pesar. Antes ficava animado em pegar a estrada, agora me dá taquicardia, já fico azedo quando sei que vou ter que sair de carro. O Discovery tá apodrecendo na garagem.

Fala Neilson, eu não desisto de andar de carro, eu sou uma pessoa que gosto de dirigir mas não fecho as portas para o aviao, entretanto, para se conhecer de verdade algums lugares realmente se faz necessario incursionar por terra, é assim que se vê a realidade ruim e boa, outro dia estava andando "por ai" passando perto da serra da canastra, na hora pensei no queijo, comprei ums, pensa numa coisa boa! outra coisa foi uma cachacinha nas cercanias de São Lourenço, Sul de minas, dificilmente se encontra queijo canastra fora das redondezas daquela regiao! igual as vinicolas lá do Sul (RS, SC, PR) gosto de ver as coisas da regiao, valorizar a cultura indo na fonte, e em determinados lugares somente de carro...descobri que a melhor época é fazer isso é fora de feriados emendados com fim de semana, parece que feriado é bem pior que alta temporada.

GLIDER
07/05/2016, 11:32
Vá para a Argentina!

Fala Glaicon! Maravilhoso são as Ostras ai dos restaurantes da sua cidade! só de lembrar:drool: e mais em conta que nas praias badaladas do nordeste que estão com os preços nas alturas!

Glaicon
08/05/2016, 07:09
Fala Glaicon! Maravilhoso são as Ostras ai dos restaurantes da sua cidade! só de lembrar:drool: e mais em conta que nas praias badaladas do nordeste que estão com os preços nas alturas!
Sem dúvida, GLider.
A região da Grande Florianópolis recebeu forte incentivo da Universidade Federal para investirem e aprenderem a criar ostras e mexilhões (marisco).
O que era motivo de quase vergonha há 20 anos, pois dava a entender que os pescadores eram incompetentes, já que não conseguiam se sustentar com a pescaria, hoje é a atividade principal de muitas pessoas, e ainda com o lado positivo de estimular a despoluição do mar.:concordo:
Ah, e me desculpem pela "pequena" desviada do tópico!:mrgreen:

André F
08/05/2016, 10:53
Vá para a Argentina!

Concordo Glaicon, belíssimas fotos! O problema é o tempo - nosso litoral é o paraíso, temos a costa mais bela do mundo, mas estão estragando tudo com sujeira e urbanização inadequada, etc. Eu já passei um mês viajando na Argentina, o Chile também é belíssimo. O Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru são passeios muito interessantes, há paisagens incríveis, mas há risco durante o trajeto.

Já as estradas argentinas, quando não tem vento é uma beleza.. rsrs

André F
08/05/2016, 10:56
Sobre a Trailblazer, parecia muito bom para ser verdade. Eu não vi esse modelo depois das mudanças, mas pelas avaliações divulgadas, tem somente airbags frontais - eu considero que nessa categoria os airbags de cortina são essenciais. E nas especificações constam discos não-ventilados tanto na frente quanto atrás... De uma maneira ou outra parece que a GMB sempre consegue pisar na bola..