PDA

Ver Versão Completa : Snorkel caseiro para samurai

MÁRCIO BARBAS
03/03/2016, 02:28
Boa noite a todos!!

Há duas semanas troquei meu Baja 524034 por um Samurai 94 524035 ainda caretinha de tudo, sem nenhuma preparação. Como a intenção é prepará-lo para trilhas, comecei a pesquisar transformações e equipamentos que deixassem o bichinho apto a encarar algumas aventuras! Lógico que o primeiro ponto é "PNEUS", os quais já estou vendo, mas um outro item imprescindível é o SNORKEL, porém ao pesquisar não achei nada a um custo menor que setecentos e poucas latinhas. Como vivemos atualmente o momento da "Grande Depressão" brasileira, resolvi experimentar um improviso:
Partir para a construção de um SNORKEL CASEIRO feito a partir de condutores e conexões de calhas de chuva em PVC.
A ideia surgiu quando estacionei em frente a uma loja de materiais de construção e deparei com um mostruário de peças para calhas em PVC da marca ASTRA, então bolei meu SNORKEL o qual iniciei a construção hoje à noite e vou tentar compartilhar a experiência com vocês a cada passo dado. Vamos lá então:

Peças adquiridas na casa de material de construção:

01 vara de tubo condutor para calhas em PVC marca ASTRA - R$50,00 (O tubo é retangular, medindo 8,0 cm X 5,5 cm)

Pedaço cortado com 80 cm Pedaço cortado com 12,5 cm
524027 524033

01 Joelho lateral - CAL/JOL em PVC marca ASTRA - R$12,00

524032

01 Joelho frontal - CAL/JOF em PVC marca ASTRA - R$12,00
524019 524020

Reparem no corte feito na peça para corrigir o ângulo de modo a ficar reto em relação ao longo eixo

524021
Outra vista dos Joelhos lateral CAL/JOL e frontal CAL/JOF

01 Adaptador do condutor - CAL/AD em PVC marca ASTRA - R$ 12,00

524022 524023
Essa peça fará a adaptação do tubo condutor (que subirá no SNORKEL pela coluna do para brisas) na "Cabeça do SNORKEL".
De um lado a peça possui "perfil" retangular na medida do condutor e do outro redondo, com 3".

Maiores detalhes

http://www.astra-sa.com.br/produtos-construtoras.asp?id_linhacivil=4&id_produtocivil=68&nome_linha=Hidr%E1ulica

Peças "alinhadas" lado a lado para encaixe

524024

Peças encaixadas

524025 524026

Tubo condutor que irá "subir" junto à coluna do parabrisas

524027

Tubo maior (vertical) "encaixado" na estrutura horizontal (formada pelo joelho lateral + tubo condutor de 12,5cm + joelho frontal com corte)

524028

Cabeça do Snorkel - 3" Gama 4x4 - R$ 150,87

http://www.gama4x4.com.br/cabeca-do-snorkel-diametro-3-polegadas.html

524031

"Rascunho" do Snorkel no Samurai (colado com fita adesiva)

524029 524030

É lógico que a estética está sofrível, pois a peça está branca (penso em pintá-la de preto fosco ou da cor do carro) e colada com fita, mas estou crendo que o resultado final ficará muito bom a um custo relativamente baixo. Vala ressaltar que as peças em PVC são de ótima resistência. Para "soldá-las" pretendo usar resina epoxi (usada em laminação de fibra de vidro)

À medida que eu for avançando vou compartilhando com os companheiros. Estou aberto a críticas e sugestões.

PS. Perdoem a qualidade das fotos, pois foram feitas com celular que não fotografa bem à noite. Na medida do possível tentarei fotografar de dia!!

Um grande abraço a todos!!

rfdex
03/03/2016, 10:14
Espetacular. Como ha encaixe nas conexoes, use prego liquido ou cola de tubo pvc. Para pintar, ha uma linha de spray pra plastico. Fica muito bom. Pintei uns tubos pvc e uma cadeira de piscina aqui. Nunca soltou ou descascou. Abraco

LANHOSO
15/03/2016, 11:43
Certamente ficará bom depois de pintado de preto... quanto aos pneus indico os da marca GÊNIUS (fabricados em Sorocaba/SP).
Comprei 5 pneus 235/75/15, do modelo: "Sem Fronteira Mais".
O meu Samuca é ano 98 e tenho rodas tala "7" do mesmo modelo das suas.
O resultado foi muito bom, pois roda bem no asfalto (devido ao desenho com centro contínuo)... e na terra limpa de forma eficiente o barro.
Eles dividem em 6 vezes no cartão de crédito.
Abç.
Lanhosohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524780&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524781&stc=1

MÁRCIO BARBAS
16/03/2016, 12:51
Valeu pela dica, Lanhoso!! Estou enrolado com tempo para terminar o projeto do Snorkel, mas assim que retomar, vou informando aqui, inclusive as mudanças de planos desde o começo!! E quanto ao pneu, imagino que para os deslocamentos em asfalto (principalmente molhado) o cuidado deva ser redobrado, pois pelo desenho, a área de contato é bastante reduzida, mas já no quesito Trilha, esse pneu deve ser fantástico!!!

HERICK
17/03/2016, 03:14
Parabéns pelo trampo e pela aquisição do Samuca! Já tive um 94 e me trouxe muitas alegrias, acompanhando o projeto! forte abraço.

Rafael Fulber
01/10/2017, 09:21
Cara ficou top gostei mesmo vou fazer um desse para minha toyotinha, pensei pintar preto fosco alta temperatura

Sergio c
01/10/2017, 09:44
Eu fiz quase todo o snorkel com canos de Santo Antônio para camionete, tem espessura boa e já tem as curvas, o qual comprei em um ferro velho a peço de banana.