Ver Versão Completa : Frente baixa, sinal de susp cansada? Frontier 2003 XE 4x4. [novato]
juliooxx
01/03/2016, 16:33
Boa tarde Pessoal,
Recentemente adquiri uma Frontier XE 2003 4x4. Que decidi por tal modelo após meses lendo sobre ela aqui nesse fórum. (obrigado)
Estou com uma dúvida e queria saber se alguém pode me dar uma orientação.
Reparei que ela está com a frente muito mais baixa que a traseira, a diferença é muito grande. Frente: 63cm, Traseira: 71cm
Vi que o pessoal aqui do fórum chega a levantar a frente la nos 70~80cm e traseira ~85cm e ao medir a minha me espantei como ela está baixa.
Abaixo segue uma foto, será que ela está com a suspensão cansada? o que pode ser? Melhor levar num mecanico de mola ou ideal alguém que conheça bem a Frontier?
523915
Lembrando que sou novo nesse mundo 4x4 e se falei alguma besteira por favor relevem. Abraço a todos!!
juliooxx
01/03/2016, 16:41
523917
Outro ângulo
Atila250s
02/03/2016, 09:44
Um par de barras de torção está custando em torno de R$1000,00. Aconselho comprar preventivamente e ajustar a suspensão dianteira para a altura correta. Caso as barras estejam fadigadas, irão quebrar logo. O ajuste é feito na ponta traseira das barras com uma chave 19mm. Eleve o carro com um macaco para tirar a tensão das barras e aperte o parafuso. Dê o mesmo numero de voltas de aperto nos parafusos das duas barras. Com relação a suspensão traseira, aconselho levar a viatura em uma casa de molas para verificação. Muita gente arqueia as molas mas este procedimento dura pouco tempo e as molas acabam voltando a posição anterior. Aconselho fazer a substituição.
juliooxx
02/03/2016, 10:44
Obrigado pelas dicas amigo!
juliooxx
03/03/2016, 16:26
Levei ela hoje pra darem uma olhada na susp dianteira, e constataram que o conjunto está ok, apertaram o parafuso elevando ela pra 69cm na frente. ficou ótimo o visual e na direção não senti nada anormal ainda..
Quanto a traseira, eu vou levar depois num posto de molas.
La na oficina me mostraram que o feixe está plano, mas nao disseram se ja foi arqueada ou não... como o amigo acima disse, pode ter sido arqueada e ja tenha voltado ao estado original neh..
estranho que está bem plana mesmo.. é normal isso???
No mais a vtr não demonstra nenhuma anomalia ao dirigir nem rangidos/estralos etc.
Estou muito contente com essa Frontier!! esse motor eh o bixoooo
Levei ela hoje pra darem uma olhada na susp dianteira, e constataram que o conjunto está ok, apertaram o parafuso elevando ela pra 69cm na frente. ficou ótimo o visual e na direção não senti nada anormal ainda..
Quanto a traseira, eu vou levar depois num posto de molas.
La na oficina me mostraram que o feixe está plano, mas nao disseram se ja foi arqueada ou não... como o amigo acima disse, pode ter sido arqueada e ja tenha voltado ao estado original neh..
estranho que está bem plana mesmo.. é normal isso???
No mais a vtr não demonstra nenhuma anomalia ao dirigir nem rangidos/estralos etc.
Estou muito contente com essa Frontier!! esse motor eh o bixoooo
Parabéns pela aquisição! Com relação à suspensão traseira, na minha ex Xterra que tem a mesma suspensão tanto dianteira, quanto traseira igual a da Frontier, lembro que um leve arqueamento existe sim, se está plana, já está na hora de trocar, vá num moleiro e peça pra analisar o estado do conjunto ok!
juliooxx
08/03/2016, 18:49
Obrigado Herick!
Levarei para darem uma checada sim.
A nivel de informação aos demais, viajei com ela esse fds, 880km de satisfação.. Entre serra, cidade, BR... O consumo está muito bom! não aferi exatamente, mas pelos cálculos de "olhometro" ta num 11 km/l fácil. Gasta meno$$ que meu ex-celta rsss
alexgira
10/03/2016, 09:27
Bom dia, amigo.
Poderia colocar uma foto pra comparar o como era e o como ficou?
abraços!
juliooxx
11/03/2016, 16:31
Bom dia, amigo.
Poderia colocar uma foto pra comparar o como era e o como ficou?
abraços!
ANTES
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524566&stc=1
DEPOIS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524573&stc=1
alexgira
16/03/2016, 08:33
Ficou legal.
Vou medir na minha se dá pra levantar mais. Fica bem melhor.
Obrigado Herick!
Levarei para darem uma checada sim.
A nivel de informação aos demais, viajei com ela esse fds, 880km de satisfação.. Entre serra, cidade, BR... O consumo está muito bom! não aferi exatamente, mas pelos cálculos de "olhometro" ta num 11 km/l fácil. Gasta meno$$ que meu ex-celta rsss
Esse motor é torcudo, portanto acredito sim que consuma menos que os carrinhos de plástico mil, carro mil é enganação quem acha que são econômicos, essa é a minha opinião ok!
josevictor03
17/12/2024, 10:32
Bom, tenho uma frontier 2008/09 desde 0km, e desde sempre eu achei todo o conjunto de suspensão dela molenga, sempre dando fim de curso facilmente.
Andei em uma hilux 2012 e me apaixonei pela “dureza” da suspensão dela pois não batia nada de fim de curso.
Alguém indica conjunto de molas que dê para adaptar?
Pensei em colocar molas de blindado da marca “tigre” mas não sei se são tão boas…
enricof18
17/12/2024, 16:41
Bom, tenho uma frontier 2008/09 desde 0km, e desde sempre eu achei todo o conjunto de suspensão dela molenga, sempre dando fim de curso facilmente.
Andei em uma hilux 2012 e me apaixonei pela “dureza” da suspensão dela pois não batia nada de fim de curso.
Alguém indica conjunto de molas que dê para adaptar?
Pensei em colocar molas de blindado da marca “tigre” mas não sei se são tão boas…
Suspensão molenga é sinal de amortecedor cansado. O vai e vem da suspensão é controlado pelo amortecedor, e não pelas molas. As molas dão a altura do veículo e suportam o peso do mesmo.
Exemplo, se passar um pouco mais rápido num quebra-molas, sem exagero, e ela descer a frente de uma vez na saída do quebra-molas e der final de curso na suspensão dianteira, isso é amortecedor cansado. É apenas um exemplo de um teste simples.
Você citou a Hilux e sinceramente, nunca que uma Hilux tem uma suspensão que em termos de firmeza e estabilidade se comparam à da Frontier, nada contra a Hilux, acho uma boa picape, mas essa Frontier entre 2007 e 2016 é incomparável em termos de estabilidade, o que me leva a crer ainda mais que a sua esteja com os amortecedores ruins.
enricof18
17/12/2024, 16:42
As buchas de bandeja também contribuem pra essa sensação de firmeza, muitas estão sem folga facilmente aparente nas bandejas mas as buchas já podem estar com o centro trincado e isso faz com que se tenha uma sensação a mais de "moleza".