PDA

Ver Versão Completa : Adaptação IRS Kombi em Fusca - dúvida sobre semi-eixos



delriobr
26/02/2016, 23:45
Boa noite! Como não achei nada específico na net e nem no fórum, resolvi perguntar aos senhores aqui!

Estou com um kit completo de irs de kombi + câmbio de gol bx para adaptar no fusca. Já tenho uma noção do que deve ser feito e inclusive estou com um gabarito do colega Marcos22 lá do Fusca4ever para adaptar os braços irs da kombi e deixá-los no tamanho certo, reduzindo cerca de 5 cm. Ele fez na brasilia dele com suspensão ar.. ficou TOP! :P

A dúvida é sobre os semi eixos. Já vi por aqui mesmo que encutar os semi-eixos e soldar no tamanho certo, é fria! Mandar fabricar, pior ainda! $$$$$$

Então fui ao ferro velho e medi todos os semi eixos que tinham lá. Fiquei umas 4 horas medindo e separando. Achei vários eixos no tamanho certo porém todos os eixos que tinham lá tem uma característica similar (em especial os eixos VW) : as estrias lado câmbio são iguais, em todos!! Porém no lado roda, são menores! Aí não dá pra encaixar na bolacha da ponta de eixo da kombi! Talvez se meu kit fosse da variant2, daria certo! Mas como o Marcão pegou o último par que tinha lá, fiquei boiando hehe! E também não quero instalar usando a V2 como base pois não se acha peças para ela! :(

Achei 2 modelos de eixos que tem estrias iguais nas 2 pontas! Eixo de vectra e de tempra! Mas eles são curtos, tendo 36 cm. Precisaria de um eixo com 40 ou 41 cm.

Medi as bolachas da kombi/gol e elas tem 3 cm de largura/espessura. Então para chegar nos 40-41 cm que eu preciso, bastaria usar uma bolacha "falsa" de cada lado, como calço e usar parafusos mais longos para montar! Simples!!

A dúvida é se isto presta! Duas bolachas juntas de cada lado, uma original e uma "falsa" (só o casco)...

Já vi foto aqui de gaiola usando calço assim mas era só na roda...

E agora José? O que eu faço? Pode usar assim?

Abraços e valeu!!



EDIT: uma imagem valeu mais que mil palavras hehe! Esta foto.. repare no lado da roda, 2 bolachas.. eu poderia usar assim, mas com outra do lado do câmbio também?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/169454d1241306435-suspensao-irs-kombi-dsc03493.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/55852-suspensao-irs-kombi.html

miguéh
13/03/2016, 20:51
pode cortar e soldar que funciona, mas mande pra alguem que saiba fazer, tem que desbastar as pontas soldar e fazer uma especie de luva por cima, ue fique meio prensado e soldar tbm, fica muito bom, e não quebra

delriobr
15/03/2016, 21:30
pode cortar e soldar que funciona, mas mande pra alguem que saiba fazer, tem que desbastar as pontas soldar e fazer uma especie de luva por cima, ue fique meio prensado e soldar tbm, fica muito bom, e não quebra

Opa!

No meu caso é pra usar em fusca 1.8 (futuramente, turbo tchiisssssss :D ) com aro 17..

A idéia era fazer no torneiro. Creio que lá tenha mig/mag e eletrodo revestido 7018 ou inox. Qual seria a melhor solda?!

Esse meu chegado que mexia com tornearia (Marcos22) me disse uma vez que quando soldava peças com 7018, nunca dava retorno.. mas quando soldava com mig, direto dava retorno heheh! (falando de eixos em geral, ok)

A idéia da luva me parece sensata!! Vou fazer!

Obrigado pela resposta!!

Flávio Cadore
15/03/2016, 21:48
Se o 7018 é mais forte que a Mig...faz com ele.
Da primeira vez fiz com o 6013 ( é o mais comum )e sem bucha...coloquei ela numa valeta e acelerei com tudo...quebrou dos dois lados...
Depois refiz a solda com o 6013 ( no fim de semana ) e fiz as buchas e soldei com a Mig... nunca mais quebrou.
Para facilitar a solda faz um chanfro e um furo de um lado e um pino e o chanfro do outro lado...encaixa um no outro e solda...fica perfeito.

delriobr
15/03/2016, 23:49
Se aguenta gaiola... vai aguentar rua! hehe!

Obrigado pelas dicas!! Boa sacada essa do furo+pino.. bom que fica centralizado!

A emenda pode ser em qualquer ponto? Melhor dizendo, deve ser no meio, mais pro lado da roda ou mais para o lado do câmbio?

Ah, e a bucha pode ser de qualquer tudo de aço que o torneiro tiver por lá ou tem que ser alum específico?

VALEU!!!!

Flávio Cadore
16/03/2016, 00:02
Se der faz no meio, eu não fiz no meio porque pegaria no amortecedor... acho que a posição não é o problema.
A bucha faz de 1020 com uma parede de 6 ou 7 mm, outro tipo de aço pode quebrar com a solda.

delriobr
16/03/2016, 01:11
Beleza!! Assim será!!

Vou "favoritar" este tópico pra voltar aqui depois e mostrar quando estiver pronto!

Agora sobre o braço arrastado da kombi. Vou precisar encurtar e soldar. Alguma recomendação quanto à isto?

Vou fazer um gabarito para manter as posições corretas/originais e depois encurtar o braço. Ou posso usar o gabarito do Marcos22 mesmo.. O problema é que ao encurtar, não vai ser possível manter o alinhamento do tubo. Estou achando melhor cortar rente com a peça fundida ali onde vão os parafusos (seta azul) ao invés de cortar no meio do braço:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524828&stc=1

Como ele vai "desalinhar" após o corte, daria pra soldar ali pois a parte fundida é mais larga.. (seta azul)

Acha que ficaria melhor assim?!

Flávio Cadore
16/03/2016, 15:16
Cara, fala com o Marcos que já fez isto...este serviço não é tão simples assim. Prefiro não opinar.
Como este braço forma um triângulo com o facão se vc cortar não vai casar com a peça.

delriobr
16/03/2016, 17:34
Boa Flávio!!!

Então, justamente por isso a dúvida hehe! O Marcos fez assim também.. cortou ali e meteu solda com vontade. Mas ele é profissa na solda. E foi com 7018! :D

Esta peça fundida é de aço!! Pega solda tranquilo!

VALEU!!! Vamos aos trabalhos! :P

FUKETEIRO
20/03/2016, 07:07
Beleza!! Assim será!!

Vou "favoritar" este tópico pra voltar aqui depois e mostrar quando estiver pronto!

Agora sobre o braço arrastado da kombi. Vou precisar encurtar e soldar. Alguma recomendação quanto à isto?

Vou fazer um gabarito para manter as posições corretas/originais e depois encurtar o braço. Ou posso usar o gabarito do Marcos22 mesmo.. O problema é que ao encurtar, não vai ser possível manter o alinhamento do tubo. Estou achando melhor cortar rente com a peça fundida ali onde vão os parafusos (seta azul) ao invés de cortar no meio do braço:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/524828-adaptacao-irs-kombi-em-fusca-duvida-sobre-semi-eixos-braco_kombi.jpg

Como ele vai "desalinhar" após o corte, daria pra soldar ali pois a parte fundida é mais larga.. (seta azul)

Acha que ficaria melhor assim?!
Olá, eu fiz num Fusca cortando na marcação vermelha da foto, mandei fazer um tarugo e coloquei por dentro, ná época soldei com solda elétrica mesmo, fiz em 1994, está rodando até hoje e não quebrou hehe, abraço.

delriobr
26/03/2016, 21:50
Grande Fuketeiro!! Na posição que você cortou, o suporte do pivô acabou ficando mais afastado do tubo do chassis. Certo?! Mudou alguma coisa no funcionamento geral? Ainda tem fotos?

VALEU!!

FUKETEIRO
28/03/2016, 21:22
Grande Fuketeiro!! Na posição que você cortou, o suporte do pivô acabou ficando mais afastado do tubo do chassis. Certo?! Mudou alguma coisa no funcionamento geral? Ainda tem fotos?

VALEU!!
Olá, a fixação do braço arrastado junto ao tubo do chassi no câmbio precisa ficar o mais próximo possível, tanto que só cortei 40mm do braço, vc pode mandar dobrar um 'U" para soldar alihttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525754&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525755&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525756&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525757&stc=1 estas fotos peguei aqui no forum mesmo, já da para vc ter uma idéia hehe, abraço.

delriobr
29/03/2016, 08:19
Opa! Muito obrigado pelas fotos!!

A minha idéia de gabarito é exatamente esta! Só que passando por baixo do chassis.. (mais fácil pra fazer com o carro montado hehe)

Então, você cortou 40 mm no comprimento do braço, certo? Com esses 40 mm a menos, conseguiu chegar o conjunto braço+facão+manga mais para dentro do chassis em quantos milímetros aproximadamente?

Em outras palavras, conseguiu reduzir a bitola original da kombi em quantos milímetros?!

ABRAÇÃO E MUITO OBRIGADOOOO!!!

delriobr
29/03/2016, 10:36
Grande Fuketeiro!!! Era exatamente como eu pretendia montar o gabarito!! Mas passando por baixo do chassis, pra poder montar sem tirar carroceria hehe!

Valeu pelas fotos!!!

Você saberia dizer quantos milímetros conseguiu reduzir a bitola final, cortando esses 40 mm em cada braço?

VALEU!!

FUKETEIRO
29/03/2016, 22:26
Opa! Muito obrigado pelas fotos!!

A minha idéia de gabarito é exatamente esta! Só que passando por baixo do chassis.. (mais fácil pra fazer com o carro montado hehe)

Então, você cortou 40 mm no comprimento do braço, certo? Com esses 40 mm a menos, conseguiu chegar o conjunto braço+facão+manga mais para dentro do chassis em quantos milímetros aproximadamente?

Em outras palavras, conseguiu reduzir a bitola original da kombi em quantos milímetros?!

ABRAÇÃO E MUITO OBRIGADOOOO!!!
Opa, aí acabou ficando com a bitola do Fusca mesmo, é oque uns caras que correm de Fusca speed fazem, hehe

FUKETEIRO
29/03/2016, 22:30
Grande Fuketeiro!!! Era exatamente como eu pretendia montar o gabarito!! Mas passando por baixo do chassis, pra poder montar sem tirar carroceria hehe!

Valeu pelas fotos!!!

Você saberia dizer quantos milímetros conseguiu reduzir a bitola final, cortando esses 40 mm em cada braço?

VALEU!!
Mas vc consegue fazer isso sem tirar a carroceria de cima do chassi, foi feito em um Fusca aqui da minha cidade dias atrás, como nas fotos que postei, aí ele mandou alargar os pára lamas pois não cortou os braços e colocou os calços no facão do fusca, hehe

delriobr
01/04/2016, 20:27
Valeu Fuketeiro!!!

Desculpe as mensagens meio repetidas.. é que não tinha visto que tinha mudado pra página 2 e acabei postando de novo hehe!

Então com menos 40 mm no comprimento do braço, acaba no final das contas com a bitola do fusca! Demorô!!!

Esse pequeno afastamento do suporte do pivô do chassis em virtude do encurtamento do braço em 40 mm, não deixou o balanço do conjunto mais duro não? Na prática está mudando os eixos pontos de apoio da "triangulação".. hehe!

Estou sendo chato nisso porque só tenho uma tacada.. não posso errar! :(

O B R I G A D O !!!!!!!!!!!

FUKETEIRO
01/04/2016, 21:41
Valeu Fuketeiro!!!

Desculpe as mensagens meio repetidas.. é que não tinha visto que tinha mudado pra página 2 e acabei postando de novo hehe!

Então com menos 40 mm no comprimento do braço, acaba no final das contas com a bitola do fusca! Demorô!!!

Esse pequeno afastamento do suporte do pivô do chassis em virtude do encurtamento do braço em 40 mm, não deixou o balanço do conjunto mais duro não? Na prática está mudando os eixos pontos de apoio da "triangulação".. hehe!

Estou sendo chato nisso porque só tenho uma tacada.. não posso errar! :(

O B R I G A D O !!!!!!!!!!!
Olá, para ficar macio vc precisa usar as barras de torção e facões do Fusca ou da Brasília, basta cortar e fazer a furação, abraço.

delriobr
03/04/2016, 22:21
No meu facão não dá largura pra fazer a furação da manga e do braço. Vou ter que usar da kombi, trocando a estria dele pela estria do fusca e reduzindo um pouco a largura, ficando igual de fusca mas com largura original da kombi ali onde prende as mangas/braços.

Ou fazer um tipo de "sanduiche" entre facão fusca + facão kombi + mangas + braço.. :D
Seria muuuuuito mais fácil fazer este sanduiche..

Vamos avaliar hehe!

Valeu!!!

RodrigoRomero
21/10/2016, 09:00
Delriobr e Fuketeiro,

Sou novo no fórum!
Como ficou a suspensão da kombi adaptada no fusca?

Valeu!

delriobr
25/10/2016, 00:40
Boa noite e bem vindo!

Ainda não botei em prática pois a crise pegou. :(

Estou com algumas peças e até mesmo um chassis de kombi do qual já fiz gabarito para soldar o suporte dos braços da irs e tal. Consegui um chassis de fusca pra servir de cobaia e uma suspensão de kombi.. mas falta verba pra dar andamento no projeto!

Esse lance de cortar aproximadamente 4 cm's no tamanho do braço PARECE que é mais fácil. Só que deu a impressão de que a manga de eixo vai ficar fora do apoio reforçado original. Com fotos é mais fácil explicar hehe! Daqui algumas semanas eu volto lá pra tirar as fotos e explicar melhor!

Já tem as peças?

Abraço!

marcos22
13/12/2016, 22:54
Rapazzzzz...
e não é que meu login ainda funciona !!!!!! :computador:
Esse fusca roda ou não roda ? não pergunte da minha brasilia.. kkkkk

delriobr
14/12/2016, 11:03
Hehe!!! Não achei carcaça de brasilia aqui em Mariana. :(

O fuscão tá cortando na alta hehe! Enquanto tiver gasolina... pior que ele anda fazendo uns 13 a 14 andando a 110 kmh.. se conseguir andar a 90 deve fazer mais.. mas como anda nessa velocidade sendo que na BR tem caminhão carregado andando a 130, 140 kmh.. :D

Num dá! hehehe!

A direção de monza tá filé cara! Você tem que ver! Vou fazer na outra suspensão que tenho de reserva pois a atual é para projeto, meio na gambiarra hehe!

Passa lá em casa um dia desses.. quando sai de férias?!

Abração!!

marcos22
14/12/2016, 21:07
Hehe!!! Não achei carcaça de brasilia aqui em Mariana. :(

O fuscão tá cortando na alta hehe! Enquanto tiver gasolina... pior que ele anda fazendo uns 13 a 14 andando a 110 kmh.. se conseguir andar a 90 deve fazer mais.. mas como anda nessa velocidade sendo que na BR tem caminhão carregado andando a 130, 140 kmh.. :D

Num dá! hehehe!

A direção de monza tá filé cara! Você tem que ver! Vou fazer na outra suspensão que tenho de reserva pois a atual é para projeto, meio na gambiarra hehe!

Passa lá em casa um dia desses.. quando sai de férias?!

Abração!!

garra nao..
haha..bom dmais entao uai..
a direcão do monza realmente é mais ''adaptavel'' ao fusca. muito bom !
cara. sai de ferias a uns 3 meses atras.. agora demora viu. mas vamos combinar. quero dar uma volta nesse fusca.
Abraço.

RodrigoRomero
15/12/2016, 21:01
Amigos de fusca!

Vamos ver se eu entendi esse projeto IRS:
Facão de fusca + barra de torção do fusca + braço da kombi encurtada em 40mm + semi-eixo de tempra alongado em 5mm?

:shock: :grin:

delriobr
18/12/2016, 12:33
Não é bem assim hehe! Não posso afirmar uma coisa que não fiz ou mexi ainda, compreende?!

O que eu "calculei" VISUALMENTE é que dá pra usar semi eixo curto de tempra com as bolachas dele.. e no lado roda uma bolacha "vazia, oca" só pra servir de calço a no final das contas o comprimento total do eixo vai ficar parecido com o original da variant2 (que não se acha mais em lugar nenhum). Semi eixo de tempra vc compra NOVO se quiser..já de variant... :(

No meu vou usar barra de torção de fusca + facão de kombi adaptado + braço de kombi trabalhado + os eixos aí...

Dá pra encurtar o semi eixo da kombi e soldar no tamanho certo. Eu analisei e preferi usar o semi eixo de tempra.

NÃO TESTEI NEM MEDI NADA AINDA.. foi só visulamente! Não gaste dinheiro à toa! Pesquise bem e faça por sua conta e risco hehe!