PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2001, 2.5 diesel, mais fraca.



igoorbarreto
23/02/2016, 17:09
Pessoal, sei que têm muitos tópicos sobre o assunto, mas queria direcionar a opinião de vocês pra esse problema.

Meu pai (era minha) tem uma ranger 2001, 2.5 diesel, CD, 4x2. Ela deve estar com uns 200.000km. Vou apresentar os problemas e peço que me ajudem, não quero ir direto ao mecânico, pois vão querer trocar tudo, e sem dar garantia de resolver o problema.
Há 4 anos e meio, troquei todos os bicos e fiz manutenção da BI. O carro estava mt bom! Hj, 80.000 km depois, o carro está assim:

Mais fraco - ele até passa de 140 km/h, mas demora
- a saída só melhora quando acelera muuuuiiito e então solta a embreagem com giro alto;
- as retomadas tbm não estão boas, assim como as subidas em ladeiras também estão fracas.

Dificil pra pegar quando está com 1/4 ou menos do tanque. Quando está do meio p cima, pega de primeira e rápido, sem nenhum esforço.

Aumento de fumaça: a fumaça é preta e não branca. Não vaza nada no carro

O giro também não sobe muito: acho q nao passa de 3500-4000 rpm



A correia dentada foi trocada há 4 anos e meio. Nesse período rodou 80.000 km.

Onde será o problema? Bico? BI? Turbina? Correia dentada? Como posso saber p testar cada um deles?


Outros problemas:

O sensor de velocidade tá com defeito, as vezes pára de marcar a velocidade do nada, e depois volta a marcar a velocidade de novo, do nada. Onde consigo esse sensor? Onde coloca? Na caixa de marcha ou no diferencial?

O freio às vezes não pega pressão, parece que não vai parar, mas de repente as rodas travam. Dá pra ouvir uns estalos quando se aperta o freio. Às vezes ele funciona normal. As pastihas estão boas e o nível do óleo de freio está normal.



Obrigado

BRAVOECONOVEMBER
27/02/2016, 22:10
Sensor acho que já respondi em outro tópico. Desempenho, verifica se não tem vazamento de pressão em alguma mangueira do intercooler e se a turbina tá bem.
Se trocar o fluído e sangrar todo o sistema não resolver, pode ser o cilindro mestre com vazamento interno.

BRAVOECONOVEMBER
27/02/2016, 22:12
Dificuldade de pegar com pouco combustível, confira se não tem nenhum vazamento em linha de diesel, principalmente no retorno.

guga100
27/02/2016, 23:21
Boa noite.
Sobre ela n pegar com menos de 1/4, complementando o que o colega falou ali em cima, o pescador do tanque pode estar quebrado ou solto e n permitindo chegar diesel lá na frente com menos de 1/4. A do meu pai estava com esse msm problema, que ver se parava no morro rs. Foi removido o tanque e o pescador já estava em pedaços no fundo do tanque (é uma peça plástica).

Sobre o freio, as rodas que travam são as dianteiras ou traseiras? E o freio fica mole? Fica indo até o final do curso do pedal ou o pedal fica duro, normal?

sallespickup
28/02/2016, 21:01
por ter dificuldade com pouco diesel eu tiraria o pescador fora, pois deve estar rachado, é o unico motivo pra fazer isso, pois quando o diesel fica abaixo da fissura puxa ar, e ai explica tb a falta de potencia, de qualquer forma ainda olhar filtro de combustivel, manda um novo logo, depois mangueira do intercooler e ele proprio furados, turbina ja com folga, não acredito em bomba e bicos, pois é fumaça normal

viniciomg
08/03/2016, 19:28
ola boa noite a todos ,lendo este topico .e me veu uma serie de duvidas ,pois ja dois mecanicos ja falaram para meu pai que o motos maxion 2.5 euro 2 nao presta ,que nao aquenta nada e que nao pode fazer força que ele nao aguenta , eu particularmente nao acredito nisso pois sou fan desse motor ,por isso pesso ajuda a voces para me falaren . o que quero saber e quanto ela aquenta de carga util e carga de reboque pois a do meu pai e usada para trabalho ,e se aguenta o tranco pois aqui e zona rural e tem lugar que preciza fazer estrada para passar com a menina (ranger) , e quero saber quanto a velocidade ate onde voces ja foram .

munto obrigado pela ajuda
abraços a todos

Francisco Casal
08/03/2016, 21:12
Sabendo usar, conduzindo como ele pede, e fazendo manutenção em dia, é um motor pra 400k km.
Dizer que ele não pode carregar peso é tolice, ele tem o msmo torque de um MWM 229 aspirado e potencia parecida com o 229 turbo.

igoorbarreto
11/03/2016, 08:00
Boa noite.
Sobre ela n pegar com menos de 1/4, complementando o que o colega falou ali em cima, o pescador do tanque pode estar quebrado ou solto e n permitindo chegar diesel lá na frente com menos de 1/4. A do meu pai estava com esse msm problema, que ver se parava no morro rs. Foi removido o tanque e o pescador já estava em pedaços no fundo do tanque (é uma peça plástica).
Sobre o freio, as rodas que travam são as dianteiras ou traseiras? E o freio fica mole? Fica indo até o final do curso do pedal ou o pedal fica duro, normal?


Guga, desculpe a demora... correria mesmo!
O freio fica mole, estralando e de repente as rodas dianteiras travam...
Porém há meses não ocorre mais... mas quando volta a acontecer passa 15 dias assim!

igoorbarreto
11/03/2016, 08:03
Dificuldade de pegar com pouco combustível, confira se não tem nenhum vazamento em linha de diesel, principalmente no retorno.

Desculpe a demora!
Você realmente me respondeu no outro fórum!
Estou juntando informações para parar ela e fazer tudo de vez!
Como identifico esse vazamento em linha de diesel?
Obrigado!

igoorbarreto
07/04/2016, 07:08
Pessoal, bom dia!
Um dos problemas é o intercooler que está furado. Primeira pergunta: pega solda?
Outra coisa: a turbina está suja com óleo, tirou pra limpeza e calibragem.
Vou postando as novidades...

blackbr1
07/04/2016, 19:59
Pessoal, bom dia!
Um dos problemas é o intercooler que está furado. Primeira pergunta: pega solda?
Outra coisa: a turbina está suja com óleo, tirou pra limpeza e calibragem.
Vou postando as novidades...



Igor, consigo te ajudar mais com o oleo na turbina.
Precisa trocar a valvula antichama:

Anti-chama E Válvula Reguladora Ford Ranger Diesel/ Motor Ma - R$ 49,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707631365-anti-chama-e-valvula-reguladora-ford-ranger-diesel-motor-ma-_JM)

Voce pode tirar, lavar e montar de novo para ver se melhora. No meu caso funcionou.
Ela fica bem em cima do motor, facil de localizar.


Quanto a turbina, minha opinião, voce vai gastar MUITO mais, mas se tiver que troca-la por uma nova, já compra a turbina TGV da 2.8, porém, precisa trocar as mangueiras e intercooler, mas o carro fica totalmente outro.
Estou "esperando" a minha turbina dar problema para fazer o mesmo. Só que estou trocando as peças aos poucos, intercooler e mangueiras.

Abs,
Bruno

igoorbarreto
25/08/2016, 16:08
Pessoal, gostaria de agradecer a todos! Vou repassar minha experiência!
A ranger 2.5 diesel, 2001, estava fraca e tal....
Primeiro problema encontrado intercooler furado, trocou, melhorou um pouco... 500,00
Limpeza e regulagem da turbina... 500,00
Depois foi pra troca da correia (correia, tensor, óleo e filtros) 850,00
Por último revisão de bicos e bomba... o rapaz regulou bomba e bicos 500,00... Depois dessa mexida, o carro acordou, tá andando mt bem... forte nas subidas...

O ponto negativo deste carro é a suspensão dianteira, acho q as bandejas superiores são muito frágeis!

Obrigado!