PDA

Ver Versão Completa : bomba de gasolina quente



edgar
27/02/2006, 08:47
Minha configuração provavelmente é pouco usada, BF161 + bomba original + toda tubulação metalica, só tenho um corte na tubulação para colocar um filtro antes da bomba.
Ontem fui ao shoping (30minutos) cheguei la falhando, sem força. Umas 2 horas depois com o motor mais frio consegui sair tranquilo pelas rampas do shoping. Andei mais uma meia hora, a uns 50km/h, temperatura do motor até um pouco baixa, começou a falhar, força zero. Parei e fui verificar, radiador OK, bobina morna nada terrivel, mas a bomba de gasolina ferrvia, botei o famoso pano umido nela e soltou vapor, fervia mesmo ! Isto sera que é normal ? Toquei agua nela ate ficar gelada !
Fiquei uns 15 minutos parado e voltei a andar um pouco melhor e fui para casa, nas retas (em plano) desenvolvia bem, mas nos semaforos começava a falhar bastante !
Sera que a bomba se foi ?

p.peleje
01/03/2006, 13:07
Qdo tinha esse motor no meu jeep tive esse problema de aquecimento da bomba.

Não adianta trocar apenas o reparo da bomba! Troque a bomba por uma selada. Ou então coloque logo uma elétrica do monza ai seus problemas acabarão!

Pergunta: Qdo ele falhou coincidentemente era em ladeiras?

[]s

Peleje

edgar
01/03/2006, 15:33
p.peleje, obrigado pela atenção. Troquei por uma selada da Brosol. Inclusive a alavanca que aciona a bomba é bem mais macia. Aproveitei e troquei as mangueiras (ex-canos). Até tinha achado uma Mecano Fabril, nova, na caixa, modelo identico ao original, mas com nossa gasolina :evil: não da para arriscar com aquele diafragma de borracha lonada

Só vou testar hoje de noite pois comprei a espiga errada para ligar no fundo do tanque

Mas, respondendo sua pergunta, ele falhava em qualquer situação, até parado, quando cheguei no shoping, no plano, depois de descer na banguela as rampas do estacionamento.

Porém tenho que concordar....tenho um certo receio de semaforos em ladeiras...se apagar ali, não liga mais, mesmo com meio tanque. Ja conferia com o gabarito a altura da boia :pensativo:

abraços

Alexandre Magno
03/03/2006, 22:59
Como é a instalação da bomba elétrica do Monza???

esposito63
08/03/2006, 10:40
Estou tendo um problema crônico com bombas de combustível.... Troquei a minha bomba que estava rodando há mais de 10 anos por uma recondicionada. Ela começou a vazar combustível em poucos dias. Troquei por outra e tive o mesmo problema. Pedi para devolvê-la mas o vendedor ofereceu outra para troca. Essa funcionou bem mas estava com a base empenada e não havia selante que resolvesse o vazamento de oleo.

Desisti.... Parti para uma nova. Estava funcionando bem há uma semana mas um nesse fim de semana eu estava andando no plano e ela parou de bombear o combustível. No dia seguinte voltou a funcionar normalmente. Alguém tem uma sugestão do que pode ser?? :putz:

edgar
08/03/2006, 11:31
Bom, só para manter um registro de minhas experiencias....Com a bomba nova brosol, tubulação nova, tanque higienizado....QUEBREI NOVAMENTE ! Voltei para casa as duras penas falhando muito. Conclusão: não era minha bomba antiga, muito menos a tubulação ! Como carburação e bobina estão OK, fui dar uma olhada no distribuidor.
Verifiquei que o rotor tinha uma folga substancial que foi calçada com uma tira de cartolina. Me disseram que poderia ser algo na parte baixa do distribuidor, ai resolvi retirá-lo e desmontar. Basicamente os rebites que seguram o corpo do avanço a vácuo no pé do avanço estavam soltos. em determinados momentos o bracinho do avanço trancava a mesa do distribuidor e saia tudo de ponto, fora isto uma das buchinas de bronze de um dos pesinhos do avanço centrifugo estava gasta...ainda não testei, faltam algumas peçinhas para acabar de remontar. Mas definitivamente não era a bomba.

esposito63, no teu caso atualmente eu pensaria que alguma rebarba de mangueira ou outra sujeira, até mesmo das bombas recondicinadas entupiu teu carburador

[ ] s

Giovani
08/03/2006, 13:39
É possível instalar a bomba do Opala nesse motor. Só precisa pôr uma chapa entre a bomba e o bloco do motor, para fechar a "sobra" no furo do bloco. Essa chapa tem que ter uns 2mm de expessura e ter o formato do encaixe da bomba + a sobra do bloco, pois ela fica levemente deslocada da posição da bomba original. A vedação se faz com cola de silicone para juntas, aquela cor laranja. (Cooper da Loctite)

Eu tenho essa no motor, é mais barata e não dá problema... :concordo:

[]'s

esposito63
08/03/2006, 15:01
Caros Giovani e Edgar
O Meu meu Jeep está com motor 4 GM CC. Já fiz uma lavagem do tanque e troquei as mangueiras. Acho que o problema está na baixa qualidade dessas bombas. Eu tenho dois filtros um antes e um após a bomba e noto que esse ultimo está sempre com pouca gasolina.

Giovani
08/03/2006, 21:18
Caros Giovani e Edgar
O Meu meu Jeep está com motor 4 GM CC. Já fiz uma lavagem do tanque e troquei as mangueiras. Acho que o problema está na baixa qualidade dessas bombas. Eu tenho dois filtros um antes e um após a bomba e noto que esse ultimo está sempre com pouca gasolina.
Fala Enio!!!

Ou vc é muito pé-frio com essas bombas, ou o problema não é ali... :lol:
Onde vc costuma abastecer? Já experimentou trocar de posto?
Como vc sabe que a bomba parou de puxar? O que acontece?
Como vc fez a "limpeza" do tanque? Que tamanho tem os filtros?

[]'s :concordo:

Bob
08/03/2006, 23:41
Edgar,

Cara, eu acho que seu problema não é na bomba. Troquei a bomba do bichogrilo por uma blindada uma única e e nunca tive um problema sequer. Sabe porque, vc pode comprar uma bomba com defeito, mas duas ou três é muito azar e se logo de cara dá problema é outra coisa.

Olha o resto:

1) ítens ligados à gasolia; carburador, a qualidade da gasolina, se seu respiro do tanque não está entupido e faz vácuo, se o motor não esquenta demais
2)Se sua bobina não esquenta demais pois o motor falha também.. se seus cabos de vela estão bons e não deixando escapar bastante faísca o que também logo de cara faz o motor falhar...
3) se o motor esquenta demias, veja se não está muito adiantado o ponto ou se a correia não está um pouquinho frouxa. As vezes ela patina e não faz barulho e a temperatura sobre mudando todo o desempenho.

É checklist mesmo !!! Boa Sorte, Bob.

esposito63
10/03/2006, 17:58
Pessoal obrigado pelas dicas, vou pesquisá-las junto com o mecânico.
Respondendo ao Giovani:
Eu abasteço meus carros (2+o jeep) no mesmo lugar e nunca tive problemas quanto 'a qualidade do combustível.
Esvaziei o tanque e lavei com gasolina mesmo. Nâo encontrei nenhum problema pois meu tanque é relativamente novo (comprei-o em 2000)
A tampa do meu tanque vem com suspiro que, ao que parece, está funcionando.

O que está acontecendo agora é o seguinte: quando ligo o jeep (ainda frio) a bomba funciona muito bem, após 30 min rodando vejo que o filtro após a bomba está praticamente vazio. Fiz um teste:
Com o motor frio eu deixei-o funcionar por 1 min e desliguei. Soltei a mangueira e vi que havia pressão na linha de alimentação de combustível o que mostra que a bomba está funcionando OK. Depois de andar um tempo fiz a mesma coisa e vi que a pressão estava muito menor, como se a bomba tivesse perdedido eficiência.

O que o Bob falou tambem procede, não sei a relação de causa-efeito mas meu motor dá uma ligeira falhada em marcha lenta. o meca culpa o sistema de platinado que não é perfeito.

O fato é que quando o motor falha de vez, eu solto a mangueira de comb. e assopro o resto que ficou no filtro. O motor pega e anda por algum tempo (até acabar o que entrou na cuba do carburador)
:pensativo: :pensativo: :pensativo:

Giovani
10/03/2006, 23:04
O fato é que quando o motor falha de vez, eu solto a mangueira de comb. e assopro o resto que ficou no filtro. O motor pega e anda por algum tempo (até acabar o que entrou na cuba do carburador)
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
:pensativo: Não sobra muita coisa...
Tanque limpo, gasolina boa, mangueiras novas, filtros novos, bomba nova e não puxa gasolina...
Ou tem algo entupido ou a bomba não puxa mesmo.
Se a tampa não tivesse o suspiro, ou tivesse entupido, o tanque ia encolher. Quando tirasse a tampa vc ia perceber o vácuo formado. Faria um barulho de aspirador, mais o barulho da lata do tanque voltando a forma original.
Se está faltando gasolina, o platinado não tem nada à ver com o caso...
Qual a marca dessas bombas que vc comprou?
Que tamanho tem o filtro antes da bomba? Diâmetro...

[]'s

esposito63
11/03/2006, 15:55
Giovani,

O filtro tem em torno de 4 cm de diâmetro (é o modelo menor)

A bomba nova que coloquei agora é Brosol (Dana). As recondicionadas eram com carcaça da Brosol e outra que não me lembro.

Ontem rodei uns 10 km sem problemas. Vai saber... Estou andando por perto até que o problema ocorra novamente pra poder pesquisar outros fatores.


Grande abraço,

Giovani
12/03/2006, 18:20
O filtro tem em torno de 4 cm de diâmetro (é o modelo menor)
Troque por um maior. Pelo menos o dobro do tamanho. Esse aí não deve estar dando vazão.
A bomba puxa muito mais do que utiliza, e o filtro deve estar estrangulando.
No meu jeep eu tenho um grande antes da bomba e um pequeno entre ela e o carburador.

[]'s :concordo:

otavio_gomes
31/03/2006, 15:46
Seus problemas se acabaram!

Tem uma coisa interessante que acontece exatamente em marcha lenta e em engarrafamentos:
A bomba de gasolina esquenta, a gasolina esquenta dentro da bomba, a gasolina evapora e o motor morre por pane seca.

Utilize um desborbulhador e um retorno da gasolina ao tanque. O retorno fiz na tampa da boia de gasolina - trabalhei em uma bancada e não dentro do carro.

A bomba vai funcionar muitíssimo melhor, a gasolina vai mantê-la resfriada e você poderá observar o fluxo de gasolina e se tem gasolina no carburador apenas olhando para o desborbulhador.

A substituição de toda tubulação flexível e filtros de gasolina são sempre muito bem-vindos.

Em meu CJ3A com motor original, uso uma bomba de Jeep blindada com um filtro antes da bomba e outro depois da bomba e desborbulhador.

Antes do desborbulhador, era pegar um engarrafento que o problema aparecia (a bomba era a mesma)

Um abraço,