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Ver Versão Completa : D20 - Vida útil do motor - vazamento de óleo



Daviet
20/02/2016, 04:00
Olá amigos.
Não faz muito tempo que eu adquiri uma D20 com motor S4T. Tem turbo e intercooler. Ela roda super bem...
Eliminei todos os vazamentos de motor que ela tinha. Mas o respiro do motor dela teima em gotejar. É um pequeno merejo, mas persistente. Não solta fumaça pelo respiro, só mereja pouco (verifico que sempre, depois de desligar o motor. Digamos que 10 gotas depois fazer uso dela o dia todo, pegando estrega; e umas 3 gotas para um uso simples, como um serviço de 30 mins). É algo normal mesmo? Ou seja, mesmo se o motor estivesse 100%, como zero, existiria esse "gotejamento" pelo respiro?
O que posso esperar da vida útil do motor? Estou com medo com o que li por aí... sobre folgas e etc... Como posso avaliar os sinais de um motor Diesel, sem ter que abrir ele?
Na minha cidade e nas cidades próximas que fui, delas conheço três mecânicos; dois especialistas em diesel e um não. Eles falam que esse merejo pelo respiro é normal, inerente... enfim... eles não me deram respostas para isso, e não é que eu esteja duvidando deles, mas se não o ônus é todo meu né? rsrs... sendo assim queria poder entender.
Grato.

Daviet
20/02/2016, 04:48
Qualquer informação a mais que seja necessária para auxiliar é só perguntar.
KMs do motor: 260.000km;
Cor da fumaça do escapamento: preta na partida e em acelerações em baixas rotações quando motor está frio, incolor nas demais situações;
Consumo de água de arrefecimento: nulo;
Consumo de óleo lubrificante: verifico nível no mínimo duas vezes por semana. Fiz a última troca fazem 4.000 km, de lá para cá tive que completar com cerca de 1/2L;

Coophamat
20/02/2016, 11:17
Se esse consumo de óleo nesse motor e normal eu não sei te dizer, mas o que pode fazer é instalar um reservatório para captar esse óleo que sai do respiro e evitar sujar o motor e o chão.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704940804-reservatorio-p-respiro-de-oleo-600ml-carro-moto-arrancada-_JM

sallespickup
21/02/2016, 13:00
troca o chamado anti chama, uma pecinha de plastico do respiro logo junto da tampa que deve resolver, pois não é comum gotejar, estar meio meladinho ainda vai, mais não pinga

sallespickup
21/02/2016, 13:01
olha que caro....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680651598-anti-chama-e-valvula-reguladora-gm-d-20-motores-bmw-aje-_JM

Fokas
21/02/2016, 16:40
Sobre vida útil desse motor Maxxion...já ouvi de tudo!

Já me falaram de 700 mil...até 1 milhão! rs

O que conta é a forma de uso.
A minha não "trabalha"...e ando com muito cuidado, sem esticar muito as marchas, sem forçar muito.
Respeito o limite do carro e faixa de conforto do mesmo.

Aqui, com 260 mil...está tudo muito bem. Sem sinal de problemas.

PS: A minha não é turbinada.

Troller-a-vista
21/02/2016, 16:50
motor andando assim é pra msi de 1 milhao de km tranquilo.... nao eh comum essas maxxion melejar, mas tb nada demais, ja o consumo de oleo ta aciam do normal. normalmente nao consome nada em 10 mil km

rfdex
21/02/2016, 19:59
Para mim é um pouco "normal" este motor aí trabalhar meio melado de óleo. A taxa de compressão dele é muito alta e vaza mesmo. Mas isso não é problema. Lembram o Santana 2.0 que desde 0km baixava meio litro a cada 1000km rodados? Se você usa diesel de boa qualidade (fuja do maldito S10), não estica marcha, não estoura giro, troca óleo e filtros no período recomendado, pode ter certeza que vai longe. No mínimo 450 mil kms. Eu conheci uma D-20 perkins que rodou 1.1 milhão de km sem abrir. D-20 maxion S4 já vi 600 mil kms. E F-1000 motor MWM 229 1,3 milhão. Tudo é como usar.

Carlos Bomfim
15/03/2016, 18:57
[QUOTE=rfdex;2352617]Se você usa diesel de boa qualidade (fuja do maldito S10),

Rfdex por que não usar S10?

rfdex
15/03/2016, 20:32
Ele não lubrifica bem bombas injetoras rotativas, que usam o proprio diesel para se lubrificarem. Aqui mesmo no forum ha centenas de relatos e explicacoes sobre isto. Abraco

LUIZ170686
16/03/2016, 15:05
me desculpem usar o tópico aqui mas to com uma dúvida meio parecida com a do Daviet. mas aproveitando o assunto sobre motor sei que tem vários aqui que podem me ajudar. seguinte.

meu mwm 229 tá puxando normal, é turbo porém não original, bomba injetora feita a menos de 10 mil km. pressão do óleo dentro do limite (quando quente ela encosta no vermelho, mas não entra no vermelho...digamos que trabalha do mínimo até 1/4 no máximo de pressão do óleo).
tô achando meio gastão é uma f4000 tá fazendo uns 5,5 km/litro.
quanto a baixar óleo é o seguinte: se andar até 2500 giros ele baixa ai uns 500ml cada 4 mil km. porém se andar na estrada a 2800 giros ele bebe óleo, sempre faço uma viagem de 200 km com ela a cada 15 dias e se eu estiver com pressa e andar nessa faixa de rotação de 2700 2800 giros constante ela gasta uns 200/300 ml de óleo nessa viagem de 200 km.
e por fim ela solta fumaça pelo respiro, não é muito mas solta. quanto a cor da fumaça no escape na primeira partida cedo é meio azulada, mas depois de 2 minutos já fica preta.
uma vez eu completei o óleo de motor dela e esqueci de fechar o bocal, andei uns 20 metros e comecei a sentir cheiro de óleo, parei e fui olhar tinha lavado o motor com óleo que cuspiu por ali. é normal se deixar ali sem tampa sair óleo ou não.

será que meu motor tá chegando na hora da retífica? ou esses sintomas são de um motor meia vida?

Obrigado.

sallespickup
20/03/2016, 08:15
Luiz MWM é um pouco diferente de Perkins e maxion, primeiro se ficar sem a tampa do abastecimento de oleo, meleca tudo mesmo, afinal ali é a caixa de distribuição e as engrenagens jogam oleo pra fora,
pelo que vc fala seu motor é um pouco menos de meia vida, pois ja sopra um pouquinho e quando pisa gasta mais oleo, sinal de aneis não tão bons, porem não faltando oleo anda ainda muito
fumaça na primeira partida é normal, e o consumo é esse mesmo, afinal é F4000, não F1000, que alem do peso muito maior ainda tem uma relação bem mais curta de diferencial

LUIZ170686
21/03/2016, 09:48
Salles obrigado pela resposta, e deixa eu te perguntar mais uma coisa, já vi bastante resposta sua aqui no fórum e vc manja bastante dessas camionetes. esse motor pode rodar tranquilamente nessas rotações que mencionei tipo 2800 giros? as vezes acho que judia muito, apesar que já vi pessoas dizendo que o limite dele é esse. mas fico em dúvida.
e outra coisa abusando do seu conhecimento, se eu trocar meu câmbio por um zf 5s 420 fica bom? minha relação é 10x41. pergunto pois vi algumas adaptações em F-1000 e vi que vários casos de adaptação desse câmbio teve que reduzir a relação do diferencial pra ficar bom. e como meu diferencial é dana 70, só tem mais uma relação que dá nele que é a 9x41. o que vc acha, ficaria bom com a 10x41 ou eu teria que colocar a 9x41 pra ficar boa. pois penso que se alongar muito não ficará boa quando estiver carregada. to certo? queria que ela andasse a uns 100km/h na casa dos 2500 giros. hoje pra andar a 100km/h tem que torar o giro nesses 2800 giros, por isso minha pergunta se pode andar nessa rpm sem problemas.

pergunto isso pois estou fazendo as contas aqui pra me decidir, penso eu que a troca desse câmbio me custará um total ai de uns 6 a 7 mil, colocado com todas as adaptações. penso também que se for fazer o motor futuramente no mínimo gastarei mais uns 3 mil. praticamente 10 mil, sendo que já acho por aqui f4000 2001/02 por 50 mil. a minha é 86 e vale uns 35, mais 10 que eu iria gastar já vai pra 45...tenho dó de trocar porque fiz ela todinha tá muito boa, e se gastar esses valores tenho que casar com ela. mas penso será que já não compensa pular pra uma mais nova que já tem câmbio e etc mais atualizado?

desculpe tantas perguntas mas é pra aproveitar a experiência do amigo.

Obrigado.

sallespickup
22/03/2016, 09:33
carro funciona assim se gosta do bicho gasta e pronto, senão fica louco, ja as 4000 do eixinho na frente acha por muito menos, é caminhão pouco comercial, ja as 97 e 98 com suspenção twin bin igual as antigas são caras mais ja com mecanica cumins,
bom vamos a sua, colocando cambio ZF vazia vc vai conseguir o que vc quer, andar com baixo giro, porem carregada vai ter de viajar de 4 pois vai faltar torque ao seu motor pra levar na 5, ja na 4 é 1 por 1 como o seu cambio atual, então fica como vc ja esta, eu faria e ainda sobra o seu cambio que deve ser um 240V que dependendo do preço até eu tenho interesse.

quanto ao giro MWM vai até 3200 rpm, se tiver de bomba mais abertinha até 3500 com segurança, e tanto ele como os perkins por terem vindo de maquinas, por isso foram projetados pra trabalhar em giro maximo por horas, eu viajo com a minhas de pé em baixo sem problemas, então não faltando oleo, pode meter o pé sem medo, mais compra um bardal diesel e coloca junto no oleo do motor, vc vera que vai melhorar bem

LUIZ170686
22/03/2016, 11:17
Salles de grande valia suas respostas, conversar com quem entende é outra coisa kkkk. minha 4000 usa uma turbina biagio (mas eu queria garret porém na época uns 5 anos atrás não tinha e eu na pressa... já viu foi essa mesmo. alias tem algum conselho pra quando futuramente eu for trocar se tem alguma turbina com maior rendimento?) e meia volta aberta na bomba injetora, também coloquei intercooler do 8-150.
Sabe que vc me clareou uma coisa que eu não tinha pensado ainda...a questão da 4 do zf ser 1/1 igual a quinta do meu...posso viajar carregado em quarta...a 5ª loca deixo pra andar vazio. e vc acha que vazio ela tem torque suficiente pra andar em 5 tranquilo? digo subir e descer tranquilo pois em 5 atual, vazia, dificilmente eu baixo pra 4...pode ser subida forte que vazia na estrada ela tem mt força, anda sempre com giro cheio subindo. e mais uma coisa Salles vc sabe me dizer se tenho que trocar a capa seca do meu câmbio pra adaptar o zf, pois o eixo piloto eu sei que dá pra cortar a ponta do meu e soldar no zf pra não ter que montar aquela salada mista de embreagem de um e platô de outra e etc...correto? você já fez adaptação desse câmbio? se já, me descreve ai o que vou precisar fazer por favor. queria o menos de gambiarra possível.

aaahhh e esse bardahl é o b12 diesel? pode deixar que vou procurar aqui e vou colocar.

Obrigado amigo pela força...

sallespickup
23/03/2016, 09:41
pra não dar muita adaptação no cambio, procure o da F1000 X10, ou o do caminhão volks 8150 mas não o eaton, o zf mesmo e veja se o motor era MWM, pois tem cumins tb, caso seja do VW tem de trocar o tranbulador e colocar a alavanca, ja a caixa seca refura e ta ok
quanto a andar na reta vai na 5 legal, ja na subida vai bater alavanca

LUIZ170686
23/03/2016, 09:47
ok, obrigado pelas informações Salles. fiquei sabendo através de um amigo que tem como alongar o clark 240v trocando algumas engrenagens, já viu isso? é possível?

sallespickup
29/03/2016, 09:13
que eu saiba, existe diferenças em marchas intermediarias, porem a 5 que é o que importa na velocidade final sempre é 1 por 1, então não se tem o que fazer, é mexer com diferencial ou colocar cambio drive

LUIZ170686
31/03/2016, 10:29
mesmo que se troque o eixo piloto por um com mais dentes? pois a 5º engata direto do motor/piloto na saída do câmbio não é, pois no câmbio dos caminhões mercedes tem um esquema de trocar o eixo piloto de 15 dentes pelo de 17 dentes...desculpe se falei alguma besteira ok. mas é que tô pesquisando bem pra ver o que compensa mais mexer.

e outra coisa Salles, andei vendo no catálogo dana que saíram algumas 4000 com braseixos dl411. que tem uma relação de diferencial mais longa que a minha 4,10. tem uma 3,90, vc acha que pode melhorar se eu arrumar um diferencial desses pra trocar no meu? ou o ganho em velocidade seria irrisório. pois seriam nas minha contas 5% a menos de rotação no motor e a mais em velocidade. Obrigado.

sallespickup
01/04/2016, 00:14
na camionete com 3.90 e cambio 1 por 1 é 110 de maxima

ja o cambio sim com a troca do piloto resolveria, porem diferentemente do mercedes não existe piloto com mais dentes que case na mesma engrenagem em baixo (carretel)

LUIZ170686
01/04/2016, 10:05
ok Salles, diante das informações aqui vejo o que vou fazer, muito obrigado pela sua ajuda. foi de grande valia pra me tirar dúvidas.

ps: qualquer coisa te chamo aqui pra dar um help...rsrsrs

sallespickup
02/04/2016, 19:01
vai na ideia do ZF que me parece a mais facil apesar de não ser barata...

ricarvalhal
19/04/2016, 13:58
Luiz, ja viu este tópico ?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/133083-f1000-td229-4-minha-peca-rara-40.html

abraço


Salles de grande valia suas respostas, conversar com quem entende é outra coisa kkkk. minha 4000 usa uma turbina biagio (mas eu queria garret porém na época uns 5 anos atrás não tinha e eu na pressa... já viu foi essa mesmo. alias tem algum conselho pra quando futuramente eu for trocar se tem alguma turbina com maior rendimento?) e meia volta aberta na bomba injetora, também coloquei intercooler do 8-150.
Sabe que vc me clareou uma coisa que eu não tinha pensado ainda...a questão da 4 do zf ser 1/1 igual a quinta do meu...posso viajar carregado em quarta...a 5ª loca deixo pra andar vazio. e vc acha que vazio ela tem torque suficiente pra andar em 5 tranquilo? digo subir e descer tranquilo pois em 5 atual, vazia, dificilmente eu baixo pra 4...pode ser subida forte que vazia na estrada ela tem mt força, anda sempre com giro cheio subindo. e mais uma coisa Salles vc sabe me dizer se tenho que trocar a capa seca do meu câmbio pra adaptar o zf, pois o eixo piloto eu sei que dá pra cortar a ponta do meu e soldar no zf pra não ter que montar aquela salada mista de embreagem de um e platô de outra e etc...correto? você já fez adaptação desse câmbio? se já, me descreve ai o que vou precisar fazer por favor. queria o menos de gambiarra possível.

aaahhh e esse bardahl é o b12 diesel? pode deixar que vou procurar aqui e vou colocar.

Obrigado amigo pela força...

Daviet
20/05/2016, 19:42
Vix, demorei só um pouquinho para responder. Salles, muito obrigado pela explicação. É tanta coisa nova acontecendo que ainda tenho que me habituar de frequentar fóruns. E obrigado pela ajuda por email também. Havia esqueci que eu tinha uma conta aqui nesse fórum (inclusive havia esqueci que tinha perguntado sobre vida útil do motor haha)
O problema de gotejar melhorou 200% com a troca da válvula anti chama.

sallespickup
21/05/2016, 14:05
disponha....