PDA

Ver Versão Completa : Ajuda para deixar Fiat Uno off road



thiagolouza
18/02/2016, 11:49
Olá pessoal estou começando a fazer algumas modificaçãoes em minha fiat uno - s 91 1.5

Quero deixa-la com a aparência das fotos abaixo.

Minhas dúvidas inicais são:

Como aumentar a altura dela, qual roda e pneu usar?

Alguém pode ajudar?

52291652291752291852291952292052292152292252292452 2925

Emerson Höpner
18/02/2016, 12:26
Empreitada interessante...
Agora, as imagens são do modelo Fiat Panda 4x4. Dá uma procurada que tem bastante informação no Google.

rfdex
18/02/2016, 14:15
Glorioso Fiat Panda. Esses dias passou no Discovery Turbo, no programa Jóias sobre rodas, a reforma de um Panda 4x4. Ficou muito show!

Eu tenho um uno original, carrinho faz miséria. Se quiser deixar como o Panda, tenta usar o sistema de tração da Pampa 4x4.

Abraço

mfdomingues
18/02/2016, 22:16
Glorioso Fiat Panda. Esses dias passou no Discovery Turbo, no programa Jóias sobre rodas, a reforma de um Panda 4x4. Ficou muito show!

Eu tenho um uno original, carrinho faz miséria. Se quiser deixar como o Panda, tenta usar o sistema de tração da Pampa 4x4.

Abraço

Vi o mesmo programa, inclusive o meca deu uma aula sobre o tipo de suspensão e transmissão que o panda utilizava.

Mas uma duvida o panda possui chassi ou monobloco? Neste caso o Body lift mega power plus poderia ser feito, ao contrário do Uno, ok?

rfdex
19/02/2016, 00:21
Monobloco. Mas isto não impede mexer na altura e instalar um eixo traseiro.

Fernando Camelier
19/02/2016, 12:23
O Uno antigo é um carro surpreendente para estradas difíceis, pois é um carro leve e robusto.
Inicialmente levantar a suspensão e colocar pneus recapados AT já o colocariam em uma situação de "quase" fora de estrada, levando-o a vencer alguns desafios leves e moderados.
Adaptar tração nas 4 rodas seria o ideal para trilhas mais pesadas, mas a questão é: Vale a pena o investimento?

xibiu!!!
19/02/2016, 20:41
....mas a questão é: Vale a pena o investimento?

Penso o seguinte:
Essas "invenções" e adaptações não são baratas e não devem jamais serem consideradas como "investimento" e o dono querer retorno financeiro, pois jamais terão reembolso na hora de vender o veículo.(Se conseguir vender).
Mas quanto vale o prazer de ter uma coisa que ninguém tem e que muitos irão admirar, além de morrerem de rir no dia que deixarem algum 4x4 tradicional pra trás no barro.
Além disso ,acho isso muito menos louco que o fato que muitos compram veículos 4x4 zero KM, que valem por vezes 15% de milhão, e colocam os mesmos em trilhas pra se arrebentarem.
Vai entender , né?!
O importante é ter a "pórva" ($$) na hora da diversão...!

thiagolouza
21/02/2016, 11:48
Pow, gostei das respostas, fiquei empolgado. No momento não vou arriscar em tantar colocar uma tração 4x4. quero vou dar esse visual nele, modificar a entrada de ar e colocar um snorkel. mas a minha maior duvida é como deixalo mais alto, q suspensão usar, se posso colocar um calço nas molas ou algo assim. to pensando um colocar um jogo de roda de ferro 15" do ecosport. ja tenho as rodas.523146


me ajudem amigos.

Denilsom
22/02/2016, 08:48
Eu tive uma ideia dessa uma vez fazer com um gol quadrado, como tinha um chassis de jeep willys ia adaptar a lataria do gol em cima do jeep como a numeraçao do gol vai na lata mesmo acho que num teria problema ia ser um gol alto. mas depois desanimei, vendi o chassi, uno desse jeito vai ficar legal. sucesso na empreitada.

mfdomingues
22/02/2016, 11:02
Pow, gostei das respostas, fiquei empolgado. No momento não vou arriscar em tantar colocar uma tração 4x4. quero vou dar esse visual nele, modificar a entrada de ar e colocar um snorkel. mas a minha maior duvida é como deixalo mais alto, q suspensão usar, se posso colocar um calço nas molas ou algo assim. to pensando um colocar um jogo de roda de ferro 15" do ecosport. ja tenho as rodas.523146


me ajudem amigos.

os calços nas molas e amortecedores é uma solução, contudo, terá que verificar a substituição do conjunto também por molas maiores e amortecedores com curso maior também, como acredito que poucos tenham feito este tipo de modificação em um Uno o processo será meio que tentativa e erro.

Outra questão também é qual distancia pretende chegar, a minha viatura suporta até 2,5' senão, acima disto as homocinéticas vão para o espaço, tem gente que colocou 3' e houve a necessidade de retornar.

As roda do ecosporte imagino que tenham off set diferente do uno, será necessário colocar adaptadores / espaçadores.

thiagolouza
22/02/2016, 13:41
Alguma sugestão para amortecedor??? Será q o da kombi da certo?

thiagolouza
27/02/2016, 08:18
Quais modificações eu posso fazer na suspensão para deixa-lo bem alto

ddiegooo
27/02/2016, 14:22
Se é só estética, experimenta ver se tem como por os amortecedores e molas do way. Ou vai em alguém que faça amortecedores e vê o que ele pode fazer ou indicar.

jacson.1
05/07/2016, 16:23
amigos estou com a mesma ideia pois tenho um palio e um niva que ja tem 5 anos sem sair do lugar. creio que esse sera meu projeto

jhugor
13/07/2016, 17:43
conversei com um amigo

primeiramente ele sugeriu retirar as molas traseira do uno ( 3 ) e colocar da fiorino com ( 4 ).

ele tambem disse para trocar os amortecedores por do way, colocar roda 15. segundo ele, ele acha que acima disto já começa a comprometer as coisas no geral!

ele falou comigo sobre o fiat panda na argentina 4x4, disse que tem gente que consegue importar as peças da argentina e que talvez se consiga até no paraguai

uma coisa que vi no uno dele e gostei, ele colocar o painel do palio 1.6 16v, dai passou a ter o conta giro.

gostei da ideia, tenho um uninho 99 aqui guerreiro demais! 176k km e anda na terra comigo pra baixo e pra cima, uso no dia a dia ( trampo ) tem aguentado e manutencao barata! pensei em colocar ele mais alto e uns pneus all terrain.

vamos ver, quem sabe!

vou tentar ser se é possivel comprar um kit 4x4, ao menos por curiosidade!

seria interessante ter um uno off road todo com peças da fiat mesmo! kekekekekek

em tempo.... ele disse tambem que dá pra colocar um motor 1.5 ou 1.6 do proprio uno mesmo num ep 99.

valeu

guimmoya
28/07/2016, 09:54
Ola Thiagoluoza, bom dia!! você conseguiu fazer as modificações em seu veiculo? estou procurando um veiculo para modificar também....pensei em uno, fiat 147, chevette ou um gol quadrado, alguém sabe qual a melhor opcão?







ser
Olá pessoal estou começando a fazer algumas modificaçãoes em minha fiat uno - s 91 1.5

Quero deixa-la com a aparência das fotos abaixo.

Minhas dúvidas inicais são:

Como aumentar a altura dela, qual roda e pneu usar?

Alguém pode ajudar?

52291652291752291852291952292052292152292252292452 2925

ramon1972
22/01/2017, 19:37
Gostei de sua idéia e espero que leve ou tenha levado adiante. Pensei o mesmo uns meses atrás pois comprei um Uno a preço de moto e fiz inclusive uma montagem de como como gostaria que ficasse, no entanto nunca mexi nele. 542270542271

MV-K1980
06/04/2017, 15:44
Pessoal desculpe me entrometer aqui e encomodar eu estou querendo fazer uma Fiat Fiorino da familia Uno velho para viagens voces teriam alguma ideia para tracar a Fiorino? eu estava pensando em usar o eixo traseiro da Pampa 4x4 pois o eixo traseiro tem o entre eixo quase igual ao do eixo traseiro da Fiorino o eixo traseiro seria tocado por um motor propio nao sei se eletrico pneumatico ou hidraulico. parece que esse tipo de acionamento do eixo e usado em trator

Walter da Camper
06/04/2017, 18:39
Acho que o eixo da Pampa tem a bitola muito larga para o Uno.
Talvez o de Chevette fique numa largura mais compatível (além de ser bem mais barato de comprar e de trocar peças).
De qualquer forma, uma adaptação de 4x4 fica muito difícil nesse carro por causa do motor transversal.
Se bem que hoje existem vários carros com motor transversal e saída para cardan, entre eles o Ecosport 4WD.
Essa ideia de usar um motor hidráulico no lugar do cardan é muito boa. Teria que fazer experiências com motores de implementos (de betoneira, guincho plataforma ou máquinas agrícolas).
Instalar uma bomba hidráulica com correia ao lado do motor é bem mais fácil (e barato) do que mexer com transmissão.

MV-K1980
06/04/2017, 19:00
Walter da Camper voce acha que e mais simples montar o acionamento do eixo traseiro. hidraulico do que pneumatico? eu tava vendo os entre eixo na pagina carros na web e o eixo traseiro da Pampa tem um entre eixo pouca coisa menor que da Uno e da Fiorino. no caso do eixo traseiro acho que da Pampa e melhor que do Chevette pois da Pampa e um Dana 30 que e da familia dos eixos dianteiro da Engesa e da Cherokee

MV-K1980
06/04/2017, 19:04
Walter da Camper voce sabe qual eixo traseiro tem a menor bola se da Pampa ou do Chevette?

Walter da Camper
07/04/2017, 08:05
Os motores hidráulicos tem bastante torque em rotacão mais baixa, que é o ideal para acionar o diferencial traseiro numa situação off-road.
Os pneumaticos eu não conheço o suficiente para falar deles.
Quanto ao tamanho da bola tem que medir para ver.

MV-K1980
07/04/2017, 09:52
pessoal alguem sabe qual maior pneu que da para por na Fiorino?

Nilton Sabará
01/10/2017, 15:25
Pow, gostei das respostas, fiquei empolgado. No momento não vou arriscar em tantar colocar uma tração 4x4. quero vou dar esse visual nele, modificar a entrada de ar e colocar um snorkel. mas a minha maior duvida é como deixalo mais alto, q suspensão usar, se posso colocar um calço nas molas ou algo assim. to pensando um colocar um jogo de roda de ferro 15" do ecosport. ja tenho as rodas.523146


me ajudem amigos.
CARA, estou fazendo o mesmo com meu mille 2010.... te aconselho a usar como eu a suspensão traseira do way, que é mais alta e mais robusta alem de que se vc adicionar mais uma lámina às do feixe traseiro ele fica em média 5cm a mais, mais alto, na dianteira use os amortecedores do way com um kit de molas reforçado que vende no mercado livre que o bicho vai ficar bem mais alto, quanto as rodas, te aconselharia a utilizar as de ferro da saveiro cross, pois as do ecosport são muito pesadas e possivelmente vc vai ter muitos problemas com rolamentos dos cubos devido ao peso excessivo... se precisar entre em contato pelo whatsapp (31) 98633-4817 que podemos ir trocando idéias, vou construir o bagageiro do meu essa semana, no estilo do FIAT Panda...
Um abraço..

vinig
09/01/2019, 01:34
E ae galera. Eu estou entrando aos poucos no mundo 4x4 e off road, sempre fui um entusiasta, porém ainda não possuo veículo.
Tenho um uno e quero fazer uma transformação "off road" nele. Na verdade eu só quero deixar ele com a aparência trail

• Suspensão mais alta
• Rodas grandes

Nenhuma modificação de motor ou coisa do tipo. Porém eu não entendo muito de "quanto posso aumentar no tamanho da roda e pneu" e "quanto de suspensão posso aumentar"
O veículo será só de uso urbano.
Eu queria deixar o uno bem com a cara do saudoso Fiat Panda 4x4

luizcarlosw
09/01/2019, 08:33
A versão crossover original do Uno é o Way.

Dito isso colocar as molas do way e os apliques de para-lamas já o deixará uma aranhazinha e mais apto à terrenos offroad sem qualquer problema legal.

563657

Calça uns pneus mais robustos, 175/70 R14 crosscontact Continental e voalá ! Tem um Renegade 4x2 ( só que melhor no barro :-D )

563658

Na verdade esse uno Way deixa muita gente de 4x4 inexperiente passando vergonha kkkkk, só perde para o fusca que é um "4x4 de tração traseira" rs...

vinig
09/01/2019, 23:42
Valeu Luiz! Ótimas dicas! Muito obrigado mesmo!

VOVÔ DO TROLLER
10/01/2019, 12:25
A versão crossover original do Uno é o Way.

Dito isso colocar as molas do way e os apliques de para-lamas já o deixará uma aranhazinha e mais apto à terrenos offroad sem qualquer problema legal.

563657

Calça uns pneus mais robustos, 175/70 R14 crosscontact Continental e voalá ! Tem um Renegade 4x2 ( só que melhor no barro :-D )

563658

Na verdade esse uno Way deixa muita gente de 4x4 inexperiente passando vergonha kkkkk, só perde para o fusca que é um "4x4 de tração traseira" rs...
É verdade. O Uno , mesmo o normal, é um tratorzinho.Viajo muito em estradas de terra, por todo o Brasil e vejo muitos Unos, que realmente, aguentam o tranco. O Uno substituiu o Fusca, mas o Uno antigo, pois o novo não aguenta o "rojão ". É uma pena que a Fiat não tenha trazido o Panda para cá. Abs

VOVÔ DO TROLLER
10/01/2019, 12:29
É verdade. O Uno , mesmo o normal, é um tratorzinho.Viajo muito em estradas de terra, por todo o Brasil e vejo muitos Unos, que realmente, aguentam o tranco. O Uno substituiu o Fusca, mas o Uno antigo, pois o novo não aguenta o "rojão ". É uma pena que a Fiat não tenha trazido o Panda para cá. Abs

uno vs 4x4 - YouTube (https://youtu.be/_cDSBrwMIOY)

Olhem o que o uno faz☝️☝️☝️☝️☝️

vinig
12/01/2019, 14:25
uno vs 4x4 - YouTube (https://youtu.be/_cDSBrwMIOY)

Olhem o que o uno faz☝️☝️☝️☝️☝️

Caraca kkkkkk

Alan Chagas
23/03/2019, 18:41
Boa noite. Você teria alguma informação sobre como conseguir as peças para transformar o uno em 4x4?

dhpontin
14/04/2019, 14:31
Olá colegas da 4x4!!!

Eu estou muito curioso em detalhes do projeto 4x4 do Panda Europeu. Alguém pode ajudar como podemos adaptar ou mostrar fotos de transformar o Uno way 1.4 ou o 1.3 firefly com a estrutura 4x4 do Panda? Agradeço.

Barbaradosanjos
12/04/2020, 18:13
Boa noite pessoal, tudo bem ? Eu e meu marido vamos com frequência em estrada de terra devido ao nosso trabalho (fotógrafos), compramos uma Pajero Sport 08 V6, no começo era só maravilha, mas a manutenção começou a se tornar cada vez mais cara, sem contar com o combustível, pois ela bebe muito, com esta crise estamos pensando em pegar um uno way quadrado 2010 e colocar roda aro 15 e pneus BF goodrich(acho que é assim que se escreve) e só para deixar mais bonitinho temos intensão de colocar um quebra mato também.

Nosso sonho é um jimny sierra ou uma ranger 15 diesel, mas como não temos dinheiro no momento vamos de uno.
Obs: o uno em si já faz as trilhas que precisamos.

Dúvida: o que preciso fazer para conseguir esta adaptação de roda 15 com o pneu tratorado ? Tenho que mudar molas ou algo do gênero ? Irá aumentar muito o consumo ? O carro ficará muito duro ?

Aguardo respostas, obrigada.

Del_alves
26/05/2020, 22:33
Boa noite pessoal, tudo bem ? Eu e meu marido vamos com frequência em estrada de terra devido ao nosso trabalho (fotógrafos), compramos uma Pajero Sport 08 V6, no começo era só maravilha, mas a manutenção começou a se tornar cada vez mais cara, sem contar com o combustível, pois ela bebe muito, com esta crise estamos pensando em pegar um uno way quadrado 2010 e colocar roda aro 15 e pneus BF goodrich(acho que é assim que se escreve) e só para deixar mais bonitinho temos intensão de colocar um quebra mato também.

Nosso sonho é um jimny sierra ou uma ranger 15 diesel, mas como não temos dinheiro no momento vamos de uno.
Obs: o uno em si já faz as trilhas que precisamos.

Dúvida: o que preciso fazer para conseguir esta adaptação de roda 15 com o pneu tratorado ? Tenho que mudar molas ou algo do gênero ? Irá aumentar muito o consumo ? O carro ficará muito duro ?

Aguardo respostas, obrigada.


Olá, boa noite!!!
Tenta colocar um suspenção do way vc aí ganhar uns 5cm, e usa um pneu aro 14 misto

dbach
28/07/2020, 22:51
ola, espero que ainda tenha alguem aqui pra me ajudar! kkk
estou pensando em montar um uno 4x4 porem nao tinha achado nada do tipo, adaptaçoes e etc... porem vi em um topico o cambio do panda 4x4 q dizem compartilhar o msm bloco do uno porem nao achei nada a respeito do panda no brasil(cambio e etc) sera q alguem poderia me dar uma luz ae?

CaterMille
13/08/2022, 13:09
Bom dia!
Participei do fórum ha cerca de 6 anos... estava montando uma ranger stx com pneus 33" - foi muito bom! Consegui finalizar o projeto, inclusive adquirindo peças de um membro - o Adans Body Lift. Mas infelizmente dei PT na viatura...
Estou iniciando uma ideia meio maluca... um uno mille 4x4!
Mas meu perfil não deixa criar um novo tópico.
Vcs podem me ajudar?
Muito agradecido!

CaterMille
14/08/2022, 19:50
Salve trilheiros!

Com a ajuda de vcs já tive a oportunidade de montar uma Ranger STX 95 com pneus 33"
Infelizmente dei PT na viatura!

Hoje com o $$ mais curto mas ainda com a paixão pelo mato...
Quero montar meu Uno Mille Fire pra 'brincadeira'!

Já coloquei calço nos 4 amortecedores, nas duas molas da frente e molas helicoidais nas bandejas traseiras...
Coloquei alargadores de 1" nas 4 rodas.
Rodas de montana 14"
Pneus 185/70 r14 - Cockstone 405 (imitação do BF)

Como devem imaginar... os sapatinhos pesaram no motor...

Pra isso já estou com um kit 'abafador rotativo' rsss... pra instalar na próxima semana..

Mas ainda não descobri como mandar tração pra traseira... o tal cambio de panda não existe no nosso país, nem nos hermanos...

Alguma ideia?

Abraço!