Ver Versão Completa : F1000 4x4 eixo dianteiro rígido - Eliminando o sistema TTB
Edintruder
16/02/2016, 23:08
Caros amigos e conhecidos do Fórum.
Posto aqui um breve relato de um upgrade que estou fazendo no eixo dianteiro da minha F1000 4x4.
É sabido que nos EUA o sistema TTB é francamente eliminado e substituído por eixos rígidos, mas aqui no Brasil não temos opções de eixos com bitola de 165cm e resistência para suportar o peso do MWM, então optei por fazer um eixo novo a partir de um eixo dianteiro de bandeirante 83/... com homocinéticas e usando o diferencial original da minha F1000 4x4.
No momento falta fazer os suportes das molas e amortecedores, tensores, panhard e um semieixo longo.
Edintruder
16/02/2016, 23:27
Mais fotos em breve.
Tio Eddie
17/02/2016, 00:11
Caros amigos e conhecidos do Fórum.
Posto aqui um breve relato de um upgrade que estou fazendo no eixo dianteiro da minha F1000 4x4.
É sabido que nos EUA o sistema TTB é francamente eliminado e substituído por eixos rígidos, mas aqui no Brasil não temos opções de eixos com bitola de 165cm e resistência para suportar o peso do MWM, então optei por fazer um eixo novo a partir de um eixo dianteiro de bandeirante 83/... com homocinéticas e usando o diferencial original da minha F1000 4x4.
No momento falta fazer os suportes das molas e amortecedores, tensores, panhard e um semieixo longo.
Show de bola Edin, manda bala!
Só de olho....
abraços
Múcio Luiz
17/02/2016, 11:44
Opa, o Tio Eddie tá na área novamente!!!
Edin, nâo sabia que os ianques substituíam o TTB pelo eixo
rígido com tanta frequência. Aliás, lá a F-Series ja usou o TTB por muito tempo, enquanto as Chevys e GMCs usavam eixo rígido na dianteira com feixe de molas. Pelo que eu uentendo, o TTB é um meio termo entre o eixo rígido e a frágil IFS que equipa as Rangers/Explorers.
Desta forma, tenho três perguntas:
1. Além da baixíssima manutenção, qual a vantagem do eixo rígido sobre a TTB, tendo em vista que a viatura ficará menos confortável? (Eu, partiicularmente gosto do TTB).
2. Você vai usar feixes de molas ou molas helicoidais?
3. Vai manter os amortecedores da F-1000 ou partirá p/ outro?
[]s!
Edintruder
17/02/2016, 16:49
Múcio, o meu problema são dois, munhões abertos e cruzetas.
Como aqui passo muito por água, o sistema de munhão aberto é muito exposto para infiltrar água nos cubos dianteiros e cruzetas. É uma manutenção anual que estou canado de fazer. O sistema que estou colocando visa resolver justamente isso, durabilidade dos rolamentos das rodas e usar heterocinéticas.
O sistema TTB é macio mas altera muito a geometria com o trabalho da suspensão, dá trabalho para manter sempre alinhado, e as peças estão escaceando no mercado. Quebrei um semieixo e paguei uma fortuna por essa peça usada. Com pneus 35" preciso de algo mais forte, semi-eixos forjados e eixo mais forte.
A suspensão farei links no estilo do troller, usando as molas e amortecedores que estão na F1000 atualmente. Acredito que não perderei nada de estabilidade ou conforto.
Edintruder
18/02/2016, 13:00
O nesse projeto que estou fazendo, o que mais me deixa em dúvidas ´´e o fato de eu estar usando a bola original que foi projetada para trabalhar fixada pela frente, e uma bola padrão possui mais massa entre os tubos laterias, sendo assim sou obrigado a fazer reforços externos para dissipar essa tensão sobre as sedes dos tubos na caixa do diferencial.
Agora de tarde irei num torneiro providenciar o aumento do semi-eixo longo.
Edintruder
19/02/2016, 21:12
Segunda feira de tarde vou buscar o semi-eixo que mandei soldar.
Coloquei uma tampa de diferencial rural. Casou como uma luva. Pretendo fazer um reforço na frente da bola aparafusado, de forma que se remove para poder acessar a bola do diferencial, assim em caso de alguma pancada a carcaça estará mais protegida.
KevSanches
19/02/2016, 21:55
Acompanhando o projeto de construção do eixo Edin44!
Edintruder
19/02/2016, 22:46
Um off topic, mas aproveitei que estou fazendo esse upgrade na Blackout e aproveitei e comprei um jogo de bicos de maior vazão.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692050134-f000430900-bico-injetor-p793-dsla137p793-flub-_JM
São os bicos do X-10 do caminhão VW 8.150, que tem 150cv e 52kgfm de torque. Com isso o eixo poderá demorar um pouco mais, mas não vou deixar passar esse repotenciamento. Com a regulagem atual, com esses bicos espero subir para uns 160cvs estimados, e com o intercooler que está esperando para ser instalado espero chegar na casa dos 180cvs.
Somado aos pneus 35", esse eixo plus chegou em excelente hora.
Edintruder
19/02/2016, 22:50
Acompanhando o projeto de construção do eixo Edin44!
Muito bem vindo Kevin.
Fico feliz pelo teu apoio. Sempre que achares algo para opinar, não te contenhas, opina, critica e pergunta, pois muitas melhorias aparecem das dúvidas e sugestões dos amigos, e apesar dos teus 17 anos, tens muito conhecimento e muito para somar.
Estou com problemas para passar as fotos do celular para o PC, mas em breve colocarei as fotos do inicio do projeto.
Francisco Casal
19/02/2016, 23:54
Acompanhando tmb as mudanças!! Com certesa vai eliminar a principal dor de cabeça das F 1000 4x4. Após todas essas mudanças, aliança no dedo e até que a morte nos separe!!
Edintruder
20/02/2016, 00:16
Acompanhando tmb as mudanças!! Com certeza vai eliminar a principal dor de cabeça das F 1000 4x4. Após todas essas mudanças, aliança no dedo e até que a morte nos separe!!
kkkkk! Com certeza! Inseparável mesmo. A pós o eixo rígido, virá o intercooler e o alongamento da caçamba. Um dia quem sabe terá o alongamento da cabine também, mas essa será outra novela...
Fotos...
Iniciei arrumando um eixo dianteiro de bandeirante moderna.
Cortei as pontas das canelas de forma a aproveitar os munhões fazendo uma espécie de suportes.
De mais usei apenas os semi-eixos e homocinéticas. O miolo do diferencial da bandeirante vendi e o centro do eixo foi pra sucata.
Comprei um tubo de aço 1020 com 1,30m de comprimento e parede grossa para montar tudo.
Levei para um torneiro para usinar os encaixes nas pontas desse tudo de forma a encaixar os munhões da bandeirante.
Iniciei as medições para posicionamento da bola de modo a aproveitar o semi-eixo curto da bandeirantes.
Tirei o ângulo da bola do diferencial de modo que o cardam fique alinhado com o diferencial e retirei da F1000 os semi-eixos e diferencial dianteiro.
Com essas peças nas mãos finalizei as medições e cortei o tubos.
Edintruder
20/02/2016, 00:27
Com a bola do diferencial da F1000 na mão, desmontei completamente, marquei os tubos e levei novamente para o torneiro. O torneiro usinou as pontas internas dos tubos, gora chamadas de canelas, e usinou as duas sedes da caixa do diferencial. Ele me entregou montado pois montou na prensa. Na montagem soldei como precaução que essas canelas não girem com o torque da transmissão.
Enquanto o serviço de tornearia não aprontava, fui comprando várias peças novas na www.tracaomania.com.br
Como a furação da f1000 é de 5 prisioneiros, refurei os flanges e os discos de freios novos da bandeirante. Nesse ponto, pensei inicialmente em adaptar os freios da F1000, mas desisti pois não queria fazer nenhum tipo de gambiarra nessa parte, então comprei um kit de freio a disco novo. Foi caro mas valeu o esforço.
Fabriquei os suportes das buchas para fazer os tirantes e as placas dos suportes dos tirantes no eixo.
Edintruder
20/02/2016, 00:33
Algo que deu bastante trabalho foi ajustar as fresas do semi-eixo curto da bandeirante para encaixar na satélite do dana 44. Como os estriados são mais profundos, precisei ajustar com disco de corte fino na mão. Levei um tarde para fazer esse serviço, com muito cuidado pois não tem margem para erro aí...
Múcio Luiz
20/02/2016, 20:02
Você manteve os discos e pastilhas da Band, refurando-os para cinco furos, é isso mesmo? Se for, zero gambiarra mesmo.
Frederico Araújo
20/02/2016, 21:30
Tens coragem! Já viu essa adaptação antes, Ou está fazendo do zero!?
rolamentos "gir" sao um lixo nao recomendo de forma alguma...
Edin teu projeto ta ficando muito top vais acabar com a unica dor de cabeça qe a F poderia te dar.
projeto digno de engenharia mecânica.
Depois do eixo, repotenciamento e caçamba longa vais ficar top demais com certeza uma das mais tops desse pais.
acompanhando cada passo!
Ford Abraço! !!
Hehehe ... Show de bola Edin ... Vai daí que vou daqui só acompanhando !!!
RODOLFO RODRIGUES
22/02/2016, 22:01
Um off topic, mas aproveitei que estou fazendo esse upgrade na Blackout e aproveitei e comprei um jogo de bicos de maior vazão.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692050134-f000430900-bico-injetor-p793-dsla137p793-flub-_JM
São os bicos do X-10 do caminhão VW 8.150, que tem 150cv e 52kgfm de torque. Com isso o eixo poderá demorar um pouco mais, mas não vou deixar passar esse repotenciamento. Com a regulagem atual, com esses bicos espero subir para uns 160cvs estimados, e com o intercooler que está esperando para ser instalado espero chegar na casa dos 180cvs.
Somado aos pneus 35", esse eixo plus chegou em excelente hora.
Projeto top! também estou acompanhando!
Sobre os bicos vai trocar somente o elemento? pensei em fazer isso na minha 2.5 hsd e colocar o elemento da 2.8 será que da certo?
A minha f1000 era 4x4 mais quando comprei ja havia sido retirado a caixa da tração e o cardan... o eixo está completo se alguem se interessar entre em contato...
Leandro, que ano é sua F? Qual modelo do eixo? Obrigado
Imperador!
23/02/2016, 13:38
Acompanhando mais essa aula do Edin :brinde:
RicardoFLN
23/02/2016, 14:05
Algo que deu bastante trabalho foi ajustar as fresas do semi-eixo curto da bandeirante para encaixar na satélite do dana 44. Como os estriados são mais profundos, precisei ajustar com disco de corte fino na mão. Levei um tarde para fazer esse serviço, com muito cuidado pois não tem margem para erro aí...
Edintruder,
Parabéns pelo trabalho, gostaria eu de fazer isso na minha Ranger no futuro. Pergunta, esses semi-eixos não tem a superfície tratada termicamente após a usinagem do entalhado? O fato de estares usinando eles, não levaria a uma redução da sua capacidade de carga?
Abs.
Edintruder
24/02/2016, 08:04
Ricardo, a solda afeta apenas a parte que foi soldada, porém é feito com solda apropriada que mesmo assim fica muito forte.
Mas ontem quando busquei o semi-eixo recebi uma boa notícia. Surgiu mais um camarada aqui da cidade que fará os semi-eixos para uma Cherokee com dana 44, sendo assim o par dos semi-eixos forjados custará cerca de 740,00.
Semana que vem voltarei no torneiro para levar as peças e daqui há 40 dias "ganhar" semi-eixos praticamente indestrutíveis!
Agora tenho mais um impasse para resolver antes da instalação! Highstear e barras de direção. Com isso a novela se estenderá mais um mês ou dois até finalizar o projeto.
Barras e pivôs provavelmente MB 1113.
RicardoFLN
24/02/2016, 11:03
Ricardo, a solda afeta apenas a parte que foi soldada, porém é feito com solda apropriada que mesmo assim fica muito forte.
Me referia ao aprofundamento dos entalhes na ponta do semi-eixos, feitos com o disco de corte para entrar nas planetárias.
Sorte aí na empreitada.
Abs.
KevSanches
24/02/2016, 19:36
Muito bem vindo Kevin.
Fico feliz pelo teu apoio. Sempre que achares algo para opinar, não te contenhas, opina, critica e pergunta, pois muitas melhorias aparecem das dúvidas e sugestões dos amigos, e apesar dos teus 17 anos, tens muito conhecimento e muito para somar.
Estou com problemas para passar as fotos do celular para o PC, mas em breve colocarei as fotos do inicio do projeto.
Valeu Edin! Tamo aí sempre. Tô curtindo muito o projeto, mas a dúvida que mais me incomoda é se os munhões fechados da Band vão aguentar o peso no eixo dianteiro da FMil. Mas acredito que sim, porque é uma peça aparentemente superdimensionada, levando em conta como funcionavam os projetos da época (Bons tempos em que as fabricantes superdimensionavam materiais. Coisas feitas para durar).
Um off topic, mas aproveitei que estou fazendo esse upgrade na Blackout e aproveitei e comprei um jogo de bicos de maior vazão.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692050134-f000430900-bico-injetor-p793-dsla137p793-flub-_JM
São os bicos do X-10 do caminhão VW 8.150, que tem 150cv e 52kgfm de torque. Com isso o eixo poderá demorar um pouco mais, mas não vou deixar passar esse repotenciamento. Com a regulagem atual, com esses bicos espero subir para uns 160cvs estimados, e com o intercooler que está esperando para ser instalado espero chegar na casa dos 180cvs.
Somado aos pneus 35", esse eixo plus chegou em excelente hora.
E sobre esse projeto, tenho muitas expectativas. Além de subir a potência (Que acredito que seja de um ganho de cerca de 15%, aliado ao ganho que tu tem na BI aberta e o LDA, já seriam 35% de ganho em cima do torque a da potência originais. Um monstro de força. E, o melhor de tudo: Consumo. A expectativa é de que o consumo diminua, por ter a pulverização melhor e promover queima mais eficiente. Se o fizer, vai ser a solução para o maior impeditivo das X10 pra muitos, inclusive pra mim.
Edintruder
25/02/2016, 09:36
Ricardo, o aprofundamento dos estriados é coisa simples de ser feita, mas demanda muito cuidado pois não pode errar. Já fiz esse tipo de serviço algumas vezes e não existe porque de ficar fraco pois o estriado continua igual, apenas mais profundo para encaixar nas planetárias do dana 44.
Kevin, eu também estou torcendo para uma melhora de consumo, mas ela somente será completa com a instalação do intercooler. Infelizmente preciso dobrar uns tubos para poder fazer essa instalação, coisa que me falta tempo para procurar...
Sobre a resistência da bola, o peso no eixo dianteiro da Bandeirante cabine dupla é de 1090kg, e a F1000 vazia tem cerca de 1300kg. Não é muito maior do que a Toyota, então espero que resista bem.
Edin, aceita encomendas??? kkkkkkkkkkkk.
Edintruder
28/02/2016, 13:27
Amanhã voltarei no torneiro para levar os semi-eixos para ele fazer os forjados novos.
Estou aguardando ainda a chegada das homocinéticas novas.
Então ainda tem muita coisa pendente.
Elmer_Jeep
29/02/2016, 12:44
Parabéns pela iniciativa, já fiz alguns D44 híbridos, mas esse me parece ser hi-pinion, vai ficar muito legal.
Meus 0,02cents:
- Munhão fechado também entra água;
- Rolamento Gir não presta;
- Procure os rolamentos de munhão da hilux, eles têm mais roletes e o ângulo das pistas é diferente, isso os torna mais resistentes que os da band;
- Barras e terminais do MB608 são mais do que suficientes pro seu projeto;
Algumas fotos de um D44 com munhões band, high steer caseiro (chapa 3/4) e barras+terminais de MB608:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2518a0d02ddadacf2da74c98f939fa08.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f95a1e0a926e456495ba389e9cc98f2c.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/adffa27097903081cf73340b6c9cccec.jpg
[]'s palpiteiros
Parabéns os colegas foristas estão a cada dia mais surpreendentes.
Mais um feito em casa
https://www.rolo4x4.com.br/classificados/2/67147/2/69/eixo-h%C3%ADbrido-pick-up-gm.html
Eixo construído para ser indestrutível - estava instalado em uma D-10 cabine dupla
Foram utilizados um eixo Engesa e um eixo de Hilux:
* Engesa/Braseixos: carcaça e diferencial
* Hilux: semi eixos, homocinéticas, munhões, mangas, cubos, pinças e roda livre
Marcelo Oyarzábal
29/02/2016, 20:03
Agora sim, precisamos de fotos Edin!
Quando for testar, me avisa que estou pertinho e quero ir.
Um abraço.
Edintruder
29/02/2016, 20:39
Grande Elmer! Não sabes como fico feliz com as tuas ponderações.
Então vou encomendar esses rolamentos todos novos. Não faz sentido em insistir com algo que não irá durar.
Hoje mandei fazer os semi-eixos forjados. Espero recebê-los dentro de 40 dias.
Nesse meio tempo tenho 2 homocinéticas novas e terei que fazer esses high stears. Então, que venha uma barra de direção completa do MB 608!
Sobre os munhões fechados entrarem água, sei disso, mas eles tem uma tolerância muito maior, e para entrar água precisam ficar submersos por algum tempo. No sistema aberto qualquer poça de água e o suficiente para entrar água aonde não deveria, no caso os cubos...
Farei ainda um truss frontal desmontável.
JRoberto
01/03/2016, 19:49
Acompanhando por aqui, já que pelo zap zap é impossível, ceis falam demais kkkk
Boa sorte!
Edintruder
01/03/2016, 23:12
kkkk O pessoal fala demais lá sim! É complicado acompanhar mesmo. Eu estou brigando com o correio que não entrega a homocinética! Está desde o dia 25 aqui na cidade e as pragas não me entregam... Mas tá ok pois os semi eixos tem uns 40 dias para chegarem.
Rodrigo Baratti
01/03/2016, 23:13
Opa, não tinha visto o tópico mestre.
Muito bom, agora sai mesmo.
Eu estou usando os terminais do 608 no Jeep e são grandes pacas, bem próximos aos originais da efe, mas as barras mandei fazer a partir de um tubo com parede grossa, ficou muito bom.
[]'s
Edintruder
02/03/2016, 09:42
Rodrigo, as barras do 608 são fracas para a F1000?
Elmer_Jeep
02/03/2016, 10:39
Rodrigo, as barras do 608 são fracas para a F1000?
Eu já usei em Troller, Jeep Willys à diesel e Toyota Band (jipe e picape) o conjunto e barras e terminais da nakata (cod. N545) com pneus 33, 35, 37 e 900x16, nunca tive problema.
Troller:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/149179d1229713645-instabilidade-direcional-no-t4-dsc00827.jpg
Band com high steer caseiro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1601.JPG
Band com high steer gringo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2678.jpg
Já que vc vai confeccionar os high steer, recomendo a montagem igual a das Bands, mais simples e eficiente.
Rodrigo Baratti
02/03/2016, 19:44
O Elmer conhece melhor, pois as utiliza com frequência.
Eu optei por usar porcas ao invés de braçadeiras.
De cabeça agora não me lembro do diâmetro e espessura das paredes dessa barra, mas ficou muito bruto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/324780d1323814559-cj3a-1951-mula-mecanica-img_2598.jpg
[]'s
SAKURABIAT
14/03/2016, 11:43
Estou de olho quero traçar minha EFE 1990.
SAKURABIAT
14/03/2016, 14:20
só de olho
Edintruder
15/03/2016, 22:10
Estou esperando os semi-eixos forjados ficarem prontos para continuar a empreitada. Já chegaram o par de homocinéticas Nakata. Paguei 189,00 por cada uma no mercadolivre. Muito barata por uma peça original.
Se pudesse fazer nas antigas... Um dia quem sabe eu meteria a cara, com uma caixa de Band então, eita diacho kkkk
WGuilherme
28/03/2016, 23:52
Acompanhando também, parabéns pela iniciativa. :palmas:
Edintruder
29/03/2016, 14:01
Pagel, é algo simples de fazer, basta ter disposição e um pouco de $...
Os semi-eixos tiveram um acréscimo pois o material para ela teve que ser mais grosso um pouco. Então sairá 900,00 o par de semi-eixos forjados dianteiros. No momento o serviço está parado esperando por esses semi-eixos. Mas comecei um novo serviço, troquei o meu Escort numa Parati 1.0 16v com o motor quebrado. Então no momento estou retificando o motor da "paratosa" para deixá-lo zero km. Enquanto espero peças farei uns reparos de chapa no assoalho dela...
Elmer_Jeep
29/03/2016, 15:20
Pagel, é algo simples de fazer, basta ter disposição e um pouco de $...
Os semi-eixos tiveram um acréscimo pois o material para ela teve que ser mais grosso um pouco. Então sairá 900,00 o par de semi-eixos forjados dianteiros. No momento o serviço está parado esperando por esses semi-eixos. Mas comecei um novo serviço, troquei o meu Escort numa Parati 1.0 16v com o motor quebrado. Então no momento estou retificando o motor da "paratosa" para deixá-lo zero km. Enquanto espero peças farei uns reparos de chapa no assoalho dela...
Ai meu Deus... :screwy:
(off topic)
Eu gosto de vw, mas joga esse motor fora e compra um AP que vc terá a melhor relação de custo/benefício.
[]'s
Edintruder
29/03/2016, 18:54
:lol: com certeza um AP seria bem melhor, mas só pela documentação seria um verdadeiro entrave, pois precisaria colocar um AP 1.6 para ter chance de legalizar pela alteração da potencia. Só por isso já não compensa trocar. Uma alteração que o pessoal faz é colocar o cabeçote 8v nele. Mas vou mexer o mínimo possível nisso. Original vende mais fácil no futuro.
Coophamat
29/03/2016, 18:59
Off tópico
Eu acho os motores 1.0 16v injustiçados iguals os maxions HS. São econômicos, tem boa potência mas requerem um cuidado diferenciado. Quando cai na mão de quebra chaves (maus mecânicos) são bem destratados.
ricarvalhal
29/03/2016, 22:26
eu tive um gol 1.0 16V 1998 desde 0 km, era de minha mae e depois foi meu. peguei com 70.000 km e vendi com 140.000. Era completo... era gostoso esticar marcha com ele. Era econômico, chegou a fazer 16 km/l na estrada. Mas com 120.000 ele já baixava um pouco de oleo (dentro da normalidade). Boa serviço Edin !!! Poe um 16V turbo !!
Elmer_Jeep
30/03/2016, 00:48
Off tópico
Eu acho os motores 1.0 16v injustiçados iguals os maxions HS. São econômicos, tem boa potência mas requerem um cuidado diferenciado. Quando cai na mão de quebra chaves (maus mecânicos) são bem destratados.
Trabalhei 20 anos com retífica de motores e vi de perto que tanto os 1.0/16v quanto os Maxion HSD são motores subdimensionados e mal projetados. Por isso não aguentam o tranco.
[]'s
Walter da Camper
30/03/2016, 11:41
Elmer, eu incluiria nessa lista o Mitsubishi 4D56 (2.5 da L200) que originalmente tinha menos de 100 CV e a Souza Ramos foi fuçando nele até arrancar 150. Nasceu de um projeto bom, mas depois ficou subdimensionado.
Trabalhei 20 anos com retífica de motores e vi de perto que tanto os 1.0/16v quanto os Maxion HSD são motores subdimensionados e mal projetados. Por isso não aguentam o tranco.
[]'s
Elmer_Jeep
30/03/2016, 16:39
Elmer, eu incluiria nessa lista o Mitsubishi 4D56 (2.5 da L200) que originalmente tinha menos de 100 CV e a Souza Ramos foi fuçando nele até arrancar 150. Nasceu de um projeto bom, mas depois ficou subdimensionado.
Com certeza, esse aí é outro motorzinho nojento e descartável.
[]'s
Imperador!
30/03/2016, 19:01
Com certeza, esse aí é outro motorzinho nojento e descartável.
[]'s
Offtopic: se for pra falar mal de motor, acrescentem aí o Sprint Eletrônico kkkk
Ontopic: continuo acompanhado o tópico, Edin!!
Edintruder
30/03/2016, 23:04
kkkkkk
Motor ruim é o que mais tem por aí! Mas o segredo de tudo é manutenção criteriosa.
As peças já estão no torneiro que me questionou sobre a retífica das válvulas e sedes. Prefiro fazer eu mesmo em casa o assentamento manual com pasta e taco, pois assim sempre acertei todos os meus motores. Dá muito trabalho, é muito demorado mas gosto de fazer eu mesmo esse tipo de trabalho mais minucioso.
Esse motor com 160.000km estava baixando bastante óleo e estava com acentuado desgaste de bronzinas. Dificilmente chega com saúde nos 200.000km. Mas em peças o custo do serviço fica na casa dos 1200,00 ms a MO da usinagem. O mesmo serviço num motor Peugeot 1.4 custa de peças por volta de 1000,00. Então não diria ser um motor barato pelo que ele dure e oferece, mas ele é bem esperto pra andar e é bem econômico também.
Quem julga motor por ser 16v eu nao dou muito crédito.
tenho um siena fire 1.0 16 v ja está com 140 mil km e esbanjando saude rodo cerca de 100 km por dia . Ele nao anda estrangulado na rodovia igual aos fire 8v de sua mesma geracao e chegou a fazer medias de 16.8km/l..
boa sorte edin acertou na compra fazendo vc mesmo terás confiança e garantia de um bom serviço.
Meu ultimo gol era uma ano 2000 16v, excelente, comprei super conservado de uma japones, foi um carro que me deu muita alegria, troquei pelo sonho e necessidade de uma maquina como a F1000, mas era muito elastico, economico, e corria muito, puxava 160 sempre de pe no porao kkk
Com o Edin na mecanica cuidando do carro como ele sempre cuida, vai durar muito sem dar dor de cabeca!
Boa troca Edin! Ford abraco!
Edintruder
01/04/2016, 14:36
Então, por ser 16v não me assusta em nada, mas não tem como comparar o fire com o ea111. O Fire é muito mais motor que esse da vw! O Fire passa fácil dos 350.000 sem nenhum problema, bastando trocar óleo e filtros no prazo e não deixar superaquecer. Já esse EA111 é um motor resistente para o uso mas de menor durabilidade. Pode ser apenas por conta do sistema de lubrificação inferior ao usado pela Fiat, o que gera a durabilidade menor ocasionado por desgaste. Independente disso difícil quebrar qualquer um desses motorzinhos.
Vou pintar a Paratosa de PRETONA MALDOSA, pra fazer par com a FEMIL BLACKOUT na garagem de casa!
Digo isso pois tem muitas pessoas qe condenam o motor só por ser 16V.
na europa esses motores rodam há anos sem problemas e muito eficientes, aqui o brasileiro nao cuida das trocas de correia e super aquecimento , ai o cabeçote vai pro espaco e fica mais caro pra fazer, afinal sao 16 V.
mas de fato sao motores muito mais eficientes que os 8V.
aqui os brasileiros que criticam tanto esses motores, sao os mesmos qe andam em corola e outros, dizendo qe sao os melhores do mundo sem saber qe sao 16v, as montadoras espertas tiram a sigla 16v colocam os termos europeus cvt vvt etc e os brasileiros compram sem saber qe andam no carro qe tanto criticam...
mas, sua garagem vai ficar top com a Paratosa e a Blackout pretonas.
Francisco Casal
03/04/2016, 22:29
Motor HSD mal projetado?? Então me explique pq mais de 500 mil motores igual a este foram fábricados?? Sendo que alguns deles estão até hj ai trabalhando! Alguns são até stander!
KevSanches
04/04/2016, 16:03
Apenas um adendo.
Não diria que os Maxion HS ou os EA são mal projetados. É tudo uma questão de capitalismo. Obsolescência planejada. ÓBVIO que muitos motores, inclusive esses dois, são "subdimensionados", pra ocorrer um giro maior de capital. Troca de correia, retifica, peças originais, etc. Imagina se todos os motores tivessem a resistência de um 229, X10, Série B ou C, FTO, Scania ou Volvo... Concessionária ia ficar puta. O que é mal projetado é o que tem defeito de fábrica, de projeto, e que é feito recall ou algo assim. Como as barras de direção das Ram, ou corpo de borboleta dos Civic, ou radiador, junta de carter e flange do filtro de óleo dos E-Torq.
Elmer_Jeep
04/04/2016, 16:43
Apenas um adendo.
Não diria que os Maxion HS ou os EA são mal projetados. É tudo uma questão de capitalismo. Obsolescência planejada. ÓBVIO que muitos motores, inclusive esses dois, são "subdimensionados", pra ocorrer um giro maior de capital. Troca de correia, retifica, peças originais, etc. Imagina se todos os motores tivessem a resistência de um 229, X10, Série B ou C, FTO, Scania ou Volvo... Concessionária ia ficar puta. O que é mal projetado é o que tem defeito de fábrica, de projeto, e que é feito recall ou algo assim. Como as barras de direção das Ram, ou corpo de borboleta dos Civic, ou radiador, junta de carter e flange do filtro de óleo dos E-Torq.
Na minha opinião, é mal projetado um motor 2.5 diesel que rompe a correia dentada em condições normais de uso e com o veículo ainda na garantia. Fato que presenciei pessoalmente quando tinha a sua idade. (Não foi um caso isolado).
Concordo que seja culpa do capitalismo, seria muito otimismo confiar num motor diesel com correia dentada, mas felizmente ainda temos outras opções.
[]'s
Juliano_SBO
04/04/2016, 19:55
Deixa eu poluir um pouco mais o tópico heheheh!
Os motores VW 16v ficaram difamados devido serem os primeiros motores com especificação de óleo sintético, para troca a cada 20.000km. O problema é que muita gente não rodava esse tanto no início dos anos 2000, então ficavam mais de ano sem trocar o óleo, que virava uma pasta no fundo do cárter, e entupia os dutos de lubrificação.
Já os motores HSD são subdimensionados sim, pra tocar uma F-1000, uma pickup de trabalho, que geralmente anda carregada, não tem como durar muito mesmo. Nas Rangers o motor é de bom tamanho. É mais ou menos como um Doblô 1.0, vai durar menos que o mesmo motor num Palio.
Juliano_SBO
04/04/2016, 19:56
Mas.... e o eixo dianteiro da F1000?
KevSanches
04/04/2016, 20:45
Deixa eu poluir um pouco mais o tópico heheheh!
Os motores VW 16v ficaram difamados devido serem os primeiros motores com especificação de óleo sintético, para troca a cada 20.000km. O problema é que muita gente não rodava esse tanto no início dos anos 2000, então ficavam mais de ano sem trocar o óleo, que virava uma pasta no fundo do cárter, e entupia os dutos de lubrificação.
Já os motores HSD são subdimensionados sim, pra tocar uma F-1000, uma pickup de trabalho, que geralmente anda carregada, não tem como durar muito mesmo. Nas Rangers o motor é de bom tamanho. É mais ou menos como um Doblô 1.0, vai durar menos que o mesmo motor num Palio.
Assino embaixo Juliano! Nunca foi pelas 16v, ao menos não que tenha escutado de pessoas reclamando. O problema é que não foram "espertas" o suficiente pra seguir a recomendação de um simples manual
Na minha opinião, é mal projetado um motor 2.5 diesel que rompe a correia dentada em condições normais de uso e com o veículo ainda na garantia. Fato que presenciei pessoalmente quando tinha a sua idade. (Não foi um caso isolado).
Concordo que seja culpa do capitalismo, seria muito otimismo confiar num motor diesel com correia dentada, mas felizmente ainda temos outras opções.
[]'s
Concordo que o Maxion é sim subdimensionado, mas acredito que não com defeito de projeto. Claro, nunca trabalhei em retífica, então o que sei sobre esses motores é o seu uso na empresa da família, e em algumas outras. É um motor que se sai bem sob carga, e que apenas tem uma restrição: O uso contínuo acima de 3000 RPM. Na Ranger, os 3000 RPM batem por volta de 110 Km/H, e essa é a velocidade mais alta que tocávamos na Ranger. Mais que isso, é superaquecimento na certa.
Concordo também que correia dentada num motor a Diesel é pra acabar com os pequi de Goiás, e que já é uma fragilidade imensa. Mas sobre romper a correia dentada com uso cotidiano e ainda em garantia, realmente nunca ouvi falar. Até porque quando as Ranger começaram a sair com esse motor eu estava nascendo! kkkkk Mas muito bom saber. É um dos muitos lados positivos de um debate saudável! Muito obrigado.
Poluindo mais o topico do edin!!
Se a correia dentada quebrou, ela quebrou por alguma causa ou defeito de fabricação na correia ou má instalação e não porque o motor é ruim ou mal projetado. . Aqui na frota qe trabalho existem logan qe rodam 300 mil km e nunca quebraram uma correia sequer, já outros na sua vida aqui na empresa quebram duas três correias. Então é fato qe se quebrou é por alguma causa, defeitos em alguma peça ou montagem.
podemos confiar sim num motor com comando acionado por correia, desde que se siga a kilometragem certa pra troca use peças de boa qualidade e seja instalado seguindo manual de oficina corretamente.
Admiro muito seu conhecimento Kevin, ainda mais por vc ser tão novo e já conhecer muito.
mas discordo de vc em relação à um ponto que o hsd não pode trabalhar em alto giro qe superaquece. Se trabalhando em alto giro está aquecendo tem alguma coisa de errado, ou BOmba d'agua, ou válvula termostatica, ou radiador sujo, ou acoplamento viscoso ou cabeçote. Digo isso pois nosso amigo (sumido) pequeno jr rodou apenas 390 mil km com sua ranger hsd. A velocidade media dela na vida útil do motor ficou em 120, 140km/H com picos de 150 km/h.
Resumindo minha humilde opinião, o hsd não é nem de perto um 229 um S4T,e nem um exemplo de motor excelente mas também não é um péssimo motor, pra SUA PROPOSTA ele se sai muito bem.
Elmer_Jeep
05/04/2016, 09:43
Poluindo mais o topico do edin!!
Se a correia dentada quebrou, ela quebrou por alguma causa ou defeito de fabricação na correia ou má instalação e não porque o motor é ruim ou mal projetado. . Aqui na frota qe trabalho existem logan qe rodam 300 mil km e nunca quebraram uma correia sequer, já outros na sua vida aqui na empresa quebram duas três correias. Então é fato qe se quebrou é por alguma causa, defeitos em alguma peça ou montagem.
podemos confiar sim num motor com comando acionado por correia, desde que se siga a kilometragem certa pra troca use peças de boa qualidade e seja instalado seguindo manual de oficina corretamente.
Admiro muito seu conhecimento Kevin, ainda mais por vc ser tão novo e já conhecer muito.
mas discordo de vc em relação à um ponto que o hsd não pode trabalhar em alto giro qe superaquece. Se trabalhando em alto giro está aquecendo tem alguma coisa de errado, ou BOmba d'agua, ou válvula termostatica, ou radiador sujo, ou acoplamento viscoso ou cabeçote. Digo isso pois nosso amigo (sumido) pequeno jr rodou apenas 390 mil km com sua ranger hsd. A velocidade media dela na vida útil do motor ficou em 120, 140km/H com picos de 150 km/h.
Resumindo minha humilde opinião, o hsd não é nem de perto um 229 um S4T,e nem um exemplo de motor excelente mas também não é um péssimo motor, pra SUA PROPOSTA ele se sai muito bem.
Só se foi um lote de correias originais com defeito, pois na época (1996) aconteceu em várias F1000 aqui na cidade. Chegou uma época que ninguém queria ouvir falar em F1000 HSD (e com razão).
Aproveitando a deixa sobre o superaquecimento, vi acontecer muito também, mas dessa vez nas Mercedes sprinter 310. Em um motor normal vc plaina o cabeçote e resolve, mas o HSD é diferente (pra não dizer ruim) e empenava a face do bloco também. E pra plainar um bloco já sabem né, só removendo e desmontando o motor completamente...
A maioria das retificadoras aqui não dá garantia em Maxion HSD quando é da van MB sprinter.
[]'s
LUIZ170686
05/04/2016, 11:31
pessoal aproveitando o conhecimento dos companheiros e a discussão sobre retífica de motores, essa dificuldade em acerto de retífica em motores HSD se aplica aos motores 6.07 T e 6.07 TCA também?
pergunto pelo seguinte: meu cunhado tinha uma F-250 2004 com essa motorização que uma vez estava com vazamento de água, ele não deu muita bola foi rodando e completando a água para arrumar futuramente pois usava muito a camionete, porém um dia saiu na estrada e a temperatura deu uma subida acima do normal, não chegou a travar nem nada. porém veio guinchada pra oficina aqui na cidade, chegando aqui pessoal disse que ia ter que fazer pelo menos cabeçote e tals (não sei se é o correto, pois não tenho experiência nesses motores)...resumindo a camionete nunca mais foi a mesma, vendeu depois de 1 ano e meio de sofrimento. pois ficou uma bela porcaria. começaram problemas como perda de força, virava e mexia tinha que voltar na oficina, ai disseram que tinha que fazer bomba injetora, ficou pior ainda uma fumaceira danada.
quando ele comprou ela em 2006 tinha muita força, se jogasse de terceira pra segunda em esquina ela cantava pneu firme mesmo. porém depois disso tudo ai ficou horrível. outra coisa sempre viajava com ele de fim de semana e era pau na máquina andava sempre a 160km/h chegando em pontos de colar o 180 no painel. motor girava forte. será que isso pode ter provocado esse desgaste prematuro? ou isso é besteira. e outra coisa é necessário mão de obra com experiência nesses motores, porque aqui o pessoal manja muito de motores agrícolas ou seja LSD, (será que o mecânico que meu cunhado levou é boca de porco e não sabe acertar o motor?) tem muita diferença no acerto de um motor LSD pra HSD, pergunto tudo isso pois morro de vontade de comprar um silverado ou f-250 pois dirigi a dele algumas vezes e confesso que é muito gostoso o sprint. mas essas questões que envolveram o motor da dele me deixaram com um pé atrás.
abraços.
Elmer_Jeep
05/04/2016, 12:31
pessoal aproveitando o conhecimento dos companheiros e a discussão sobre retífica de motores, essa dificuldade em acerto de retífica em motores HSD se aplica aos motores 6.07 T e 6.07 TCA também?
pergunto pelo seguinte: meu cunhado tinha uma F-250 2004 com essa motorização que uma vez estava com vazamento de água, ele não deu muita bola foi rodando e completando a água para arrumar futuramente pois usava muito a camionete, porém um dia saiu na estrada e a temperatura deu uma subida acima do normal, não chegou a travar nem nada. porém veio guinchada pra oficina aqui na cidade, chegando aqui pessoal disse que ia ter que fazer pelo menos cabeçote e tals (não sei se é o correto, pois não tenho experiência nesses motores)...resumindo a camionete nunca mais foi a mesma, vendeu depois de 1 ano e meio de sofrimento. pois ficou uma bela porcaria. começaram problemas como perda de força, virava e mexia tinha que voltar na oficina, ai disseram que tinha que fazer bomba injetora, ficou pior ainda uma fumaceira danada.
quando ele comprou ela em 2006 tinha muita força, se jogasse de terceira pra segunda em esquina ela cantava pneu firme mesmo. porém depois disso tudo ai ficou horrível. outra coisa sempre viajava com ele de fim de semana e era pau na máquina andava sempre a 160km/h chegando em pontos de colar o 180 no painel. motor girava forte. será que isso pode ter provocado esse desgaste prematuro? ou isso é besteira. e outra coisa é necessário mão de obra com experiência nesses motores, porque aqui o pessoal manja muito de motores agrícolas ou seja LSD, (será que o mecânico que meu cunhado levou é boca de porco e não sabe acertar o motor?) tem muita diferença no acerto de um motor LSD pra HSD, pergunto tudo isso pois morro de vontade de comprar um silverado ou f-250 pois dirigi a dele algumas vezes e confesso que é muito gostoso o sprint. mas essas questões que envolveram o motor da dele me deixaram com um pé atrás.
abraços.
O hsd que eu me refiro por ser problemático é apenas o Maxion. Na minha opinião o sprint é um ótimo motor.
Parte do que aconteceu no motor do seu cunhado foi o mal da maioria dos brasileiros, dar atenção ao problema só depois que ele aumenta, se tivesse procurado resolver antes o prejuízo e as consequencias seriam menores. Pelos sprint que já peguei aqui os sintomas de vazamento de água eram apenas um oring ressecado ou pontos de corrosão no caracol da bomba dágua, coisa fácil de resolver.
Tem uma lenda urbana que diz que cabeçote de sprint não pode plainar, É LENDA!. Reformei e plainei vários 4 e 6 cilindros de veículos que acompanhávamos o histórico de uso e nunca houve problema por conta da retífica do cabeçote.
Quanto ao acerto, HSD ou LSD, cada um tem suas particularidades, mas no caso do sprint são poucos os mecânicos que investem nas ferramentas específicas pra acertar o sincronismo do motor. Tem gente que regula no olhômetro daí passa a funcionar fora de ponto, aquecer, fumaçar etc. Creio isso fez com que o motor de vcs não tivesse mais o mesmo desempenho depois do serviço.
Já tentei colocar sprint no ponto sem as SST (Special Service Tool) e não deu certo, por mais que o cara tenha o manual em mãos e experiência com motores, no sprint não tem como improvisar, as SST são indispensáveis pra garantir o funcionamento correto após a reforma.
[]'s
KevSanches
05/04/2016, 14:02
Poluindo mais o topico do edin!!
Se a correia dentada quebrou, ela quebrou por alguma causa ou defeito de fabricação na correia ou má instalação e não porque o motor é ruim ou mal projetado. . Aqui na frota qe trabalho existem logan qe rodam 300 mil km e nunca quebraram uma correia sequer, já outros na sua vida aqui na empresa quebram duas três correias. Então é fato qe se quebrou é por alguma causa, defeitos em alguma peça ou montagem.
podemos confiar sim num motor com comando acionado por correia, desde que se siga a kilometragem certa pra troca use peças de boa qualidade e seja instalado seguindo manual de oficina corretamente.
Admiro muito seu conhecimento Kevin, ainda mais por vc ser tão novo e já conhecer muito.
mas discordo de vc em relação à um ponto que o hsd não pode trabalhar em alto giro qe superaquece. Se trabalhando em alto giro está aquecendo tem alguma coisa de errado, ou BOmba d'agua, ou válvula termostatica, ou radiador sujo, ou acoplamento viscoso ou cabeçote. Digo isso pois nosso amigo (sumido) pequeno jr rodou apenas 390 mil km com sua ranger hsd. A velocidade media dela na vida útil do motor ficou em 120, 140km/H com picos de 150 km/h.
Resumindo minha humilde opinião, o hsd não é nem de perto um 229 um S4T,e nem um exemplo de motor excelente mas também não é um péssimo motor, pra SUA PROPOSTA ele se sai muito bem.
Opa, valeu pelo comentário!
E sim, concordo plenamente contigo. O motor se sai muito bem pra sua proposta, pra carros de passeio e cargas leves. No máximo 1T que já puxamos de carretinha, e até aí ele se saiu muito bem. Sobre o aquecimento, o fato é que após a venda da picape, o novo dono fez a limpeza no sistema de arrefecimento e disse que não teve mais problema de aquecimento, mesmo depois de ter dado uns pau na fazenda.
Quanto à Ranger do Pequeno Jr, li o comentário dele dizendo sobre o motor que havia fundido, acho que no tópico da Milona, e confesso que fiquei de boca aberta com os pau que ele deu na Ranger logo antes do motor dar o último suspiro.
Só se foi um lote de correias originais com defeito, pois na época (1996) aconteceu em várias F1000 aqui na cidade. Chegou uma época que ninguém queria ouvir falar em F1000 HSD (e com razão).
Aproveitando a deixa sobre o superaquecimento, vi acontecer muito também, mas dessa vez nas Mercedes sprinter 310. Em um motor normal vc plaina o cabeçote e resolve, mas o HSD é diferente (pra não dizer ruim) e empenava a face do bloco também. E pra plainar um bloco já sabem né, só removendo e desmontando o motor completamente...
A maioria das retificadoras aqui não dá garantia em Maxion HSD quando é da van MB sprinter.
[]'s
Bom, o motor da Ranger sobreaqueceu apenas uma vez com a gente, e foi feita a plaina do cabeçote apenas. Mas era batata, ficar 5 minutos acima de 3000 rpm e pronto.. Aquecia. Talvez pelo sistema de arrefecimento sujo mesmo.
pessoal aproveitando o conhecimento dos companheiros e a discussão sobre retífica de motores, essa dificuldade em acerto de retífica em motores HSD se aplica aos motores 6.07 T e 6.07 TCA também?
pergunto pelo seguinte: meu cunhado tinha uma F-250 2004 com essa motorização que uma vez estava com vazamento de água, ele não deu muita bola foi rodando e completando a água para arrumar futuramente pois usava muito a camionete, porém um dia saiu na estrada e a temperatura deu uma subida acima do normal, não chegou a travar nem nada. porém veio guinchada pra oficina aqui na cidade, chegando aqui pessoal disse que ia ter que fazer pelo menos cabeçote e tals (não sei se é o correto, pois não tenho experiência nesses motores)...resumindo a camionete nunca mais foi a mesma, vendeu depois de 1 ano e meio de sofrimento. pois ficou uma bela porcaria. começaram problemas como perda de força, virava e mexia tinha que voltar na oficina, ai disseram que tinha que fazer bomba injetora, ficou pior ainda uma fumaceira danada.
quando ele comprou ela em 2006 tinha muita força, se jogasse de terceira pra segunda em esquina ela cantava pneu firme mesmo. porém depois disso tudo ai ficou horrível. outra coisa sempre viajava com ele de fim de semana e era pau na máquina andava sempre a 160km/h chegando em pontos de colar o 180 no painel. motor girava forte. será que isso pode ter provocado esse desgaste prematuro? ou isso é besteira. e outra coisa é necessário mão de obra com experiência nesses motores, porque aqui o pessoal manja muito de motores agrícolas ou seja LSD, (será que o mecânico que meu cunhado levou é boca de porco e não sabe acertar o motor?) tem muita diferença no acerto de um motor LSD pra HSD, pergunto tudo isso pois morro de vontade de comprar um silverado ou f-250 pois dirigi a dele algumas vezes e confesso que é muito gostoso o sprint. mas essas questões que envolveram o motor da dele me deixaram com um pé atrás.
abraços.
Olha, digo apenas que são motores bem bacanas, mas não espere deles uma durabilidade de um LSD. O que o Elmer disse está totalmente correto, e aparentemente o agente causador desse mal foi a falta de cuidado do dono, e a falta de especialização e SST do mecânico. CHEIO de mecânicos por aí, inclusive na internet, espalhando que ferramentas pra travar comando, virabrequim, torquímetro, etc, são inúteis. Esse tipo de gente causa a má opinião que certas pessoas têm de mecânicos.
Mas num geral, sim, é um motor muito bom. Bem forte, com uma boa regulagem de LDA pode ter um torque gostoso em baixa pra não precisar ficar esgoelando o motor pra sair do lugar, e se for comprar, compre uma Ford. O fato é que, tudo que a GM fez depois da 3ª Gen nos EUA, ou depois da Série 10 e 20 aqui, teve defeitos sérios e bizarros, típico de falta de atenção. Como os pivôs invertidos (que inclusive estavam presentes na linha 10 e 20), virabrequim que quebrava a ponta na Silverado, o painel da Silverado que parece de isopor, problemas com o diferencial da mesma... Isso sem falar do Maxion HSD nas S10, e a injeção eletrônica no MWM 4.07 TCA. O corte de giro absurdamente alto nas Silverado MWM, etc...
Em suma, a 250 é mais bem acertada. Motor mais redondo, maior segurança com relação à pivôs, maior qualidade de acabamento, porém menos conforto (na minha opinião), e maior resistência por parte de diferencial. Isso sem falar no IC...
Edintruder
05/04/2016, 15:47
Voltando ao eixo, Elmer, o que achas sobre substituir os rolamentos dos munhões (30303) por esse kit?
Kit 4 Arruelas De Substituição Do Rolamento Do Munhão - R$ 169,99 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715897720-kit-4-arruelas-de-substituico-do-rolamento-do-munho-_JM)
Não encontro a referência dos rolamentos das Hilux até 96 para fazer a substituição...
Ainda esperando os semi-eixos...
Elmer_Jeep
05/04/2016, 16:26
Voltando ao eixo, Elmer, o que achas sobre substituir os rolamentos dos munhões (30303) por esse kit?
Kit 4 Arruelas De Substituição Do Rolamento Do Munhão - R$ 169,99 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715897720-kit-4-arruelas-de-substituico-do-rolamento-do-munho-_JM)
Não encontro a referência dos rolamentos das Hilux até 96 para fazer a substituição...
Ainda esperando os semi-eixos...
Cara, eu nunca usei essas buchas, mas aqui tem um tópico com algumas opiniões:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/6220-substituto-do-rolamento-de-munhao-presta.html
Vou ver se encontro o código dos rolamentos de hilux pra vc.
[]'s
LUIZ170686
05/04/2016, 16:41
primeiro Edintruder desculpe por atrapalhar o seu tópico anteriormente.
Elmer e Kev, minha experiência em diesel atualmente aqui em casa é f-4000 mwm 229 turbo, e uma f-350 cummins 4bt. fora alguns caminhões mercedes-benz que meu pai já teve. bom nem preciso falar nada né, manutenção quase zero e simplicidade total. e pra isso temos um mecânico muito bom que nunca nos deixou na mão. não faz gambiarra e só coloca peça de boa qualidade.
Como veem de HSD não conheço nada, a não ser essa F-250 que meu cunhado teve e vendeu de desgosto, pois nenhum mecânico deu jeito nela e ficou aquele negócio remendado simplesmente pra "andar" meia boca...portanto vejo que o sprint é um bom motor porém tem que ter mão de obra de quem sabe o que tá fazendo. coisa que aqui não se tem, que dirá ferramental específica pra ele. acho que uma picape com o tal do LSD lerdinho é mais negócio.
mas obrigado por tirarem minhas dúvidas. e estou acompanhando sua troca de eixo dianteiro também Edintruder. boa sorte.
robson010203
05/04/2016, 20:07
Edin vou dar um pitaco, as retro escavadeiras case usam essas buchas, es as caterpilar usam rolamentos, todas as case que já ví, caíram ou estão caindo os munhões por problemas nessas buchas, em contra partida nunca tive noticia de uma caterpilar com esse problema.
Francisco Casal
06/04/2016, 00:53
Dizer que o 300 tdi é ruim pq na f1000 o mwm foi melhor é a mesma coisa que pegar um x10 e por num volvo fh e querer que ele aguente 2 milhoes de km!! Todo motor precisa de manutenção, seja ele qual for. Agora dizer que o 300tdi é mal projetado é bobagen, motor que fosse mal planejado não venderia mais de 500 mil unidades. Quem faz a durabilidade do motor é o motorista!!
Edintruder
06/04/2016, 09:06
Elmer, valeu pelo link! Vou pesquisar bastante. A primeira vista o pessoal aprovou, mas o Robson me deixou na dúvida.
Edintruder
06/04/2016, 09:59
Pelo que eu li até agora, a peça foi aprovada, sendo assim acho que vou encarar essas peças caso os rolamentos da Hilux não resistam muito tempo.
Elmer_Jeep
06/04/2016, 10:16
Pelo que eu li até agora, a peça foi aprovada, sendo assim acho que vou encarar essas peças.
Também li muitos relatos positivos de quem tem jipe com motor pesado e pneus grandes.
dalmolin
06/04/2016, 10:46
andei esse final de semana em estrada de terra , que na região aqui eh cascalhada quase sempre com pedra ferro junto.
o que com a chuva, lava a terra, e a estrada fica um chokito.
Tenho 4 Yokohama AT 285 75 16 na F250 , e calibrei com 38 lbs na frente e 30 atrás , o Yokohama já eh um pneu extremamente mole, e com essa calibragem baixa pro peso da camionete fiquei impressionado com o resultado.
Em retas mais longas , olhei no painel 100 110 kmh e só a barulheira dos pneus batendo nas pedras , dentro da camionete mesma sensação de estar andando no asfalto.
Fica o relato ai , pra quem quiser curtir estrada bagacera com muita pedra , meu único receio foi por causa do peso da camionete em alguma puxada brusca o pneu desmontar.
Só de olho e aprendendo muito!
Leonardo Raffi
13/04/2016, 12:02
passaste por mim na marcilio... muito bonita a nave...
Edintruder
13/04/2016, 16:22
Não te vi...
Fui no Afrânio buscar os semi eixos forjados! Estão prontos. Algo fantástico de se ver!
Amanhã vou montar de novo. Peguei com ele um par de olhais para os terminais de direção do MB1113 para montar as barras de direção.
E a montagem continua!
Elmer_Jeep
13/04/2016, 18:05
Não te vi...
Fui no Afrânio buscar os semi eixos forjados! Estão prontos. Algo fantástico de se ver!
Amanhã vou montar de novo. Peguei com ele um par de olhais para os terminais de direção do MB1113 para montar as barras de direção.
E a montagem continua!
1113 é exagero, eu uso, mas com pneus de 40" :twisted:
Edintruder
14/04/2016, 14:01
Preciso pensar em como farei para fixar a barra curta no munhão direito.
Comprei os do 1113 pois ele já tinha pronto e os pivôs custam na casa de 50,00 cada, sem dizer que são muito mais fortes...
Não vejo a hora de poder mexer nisso! kkk
Elmer_Jeep
14/04/2016, 15:16
Preciso pensar em como farei para fixar a barra curta no munhão direito.
Comprei os do 1113 pois ele já tinha pronto e os pivôs custam na casa de 50,00 cada, sem dizer que são muito mais fortes...
Não vejo a hora de poder mexer nisso! kkk
tem duas opções
1
http://www.offroaders.com/tech/images/Pitman-Knuckle-Draglink.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1601.JPG
2
http://www.offroaders.com/tech/images/Crossover-Drag-Link-to-Tie-Rod.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f95a1e0a926e456495ba389e9cc98f2c.jpg
A primeira é a melhor.
Edintruder
14/04/2016, 15:59
Preciso de mais um olhal, pois soldo um no outro de forma a ficar nessa mesma disposição do primeiro. Meu receio é deixar a direção com menor curso, ou menos direta.
Elmer_Jeep
14/04/2016, 17:43
Preciso de mais um olhal, pois soldo um no outro de forma a ficar nessa mesma disposição do primeiro. Meu receio é deixar a direção com menor curso, ou menos direta.
o high steer da hilux (eixo rígido) tem 5" medido do pino mestre até o furo da tie rod, já os braços originais da band tem 7".
Quando instala os de 5" na band a direção fica bem rápida, talvez vc pudesse fazer isso pra tirar a diferença do furo onde vai montar a drag link.
[]'s
Edintruder
14/04/2016, 18:42
Bem pensado. Com essas medidas poderei avaliar bem isso. Assim resolveria qualquer problema desse ponto, pois uso o setor da f250 na F1000, e o setor da F1000 era mais direto. Senti bastante o atraso do setor da 250, e se não fizer essa correção, a tendencia seria piorar mais. Vou medir direitinho essa distância na f1000 de forma a deixar o mais próximo possível do atual.
Bom dia.
Como os amigos tem passado?
Espero que bem
Como vai o projeto?
Edintruder
22/06/2016, 16:18
E daí macacada!!!
O projeto retomou a rotina e está andando novamente!
Limpei os eixos e suportes do chassis e estou terminando uns detalhes no eixo para seguir a montagem na F!
531289
531290
Espero rodar nos próximos 30 dias.
Edintruder
Obrigado pela atenção
Rodrigo Baratti
23/06/2016, 18:58
O eixo já está montado com os semi e tudo mais?
Essa segunda foto é do suporte do tirante?
[]'s
Edintruder
24/06/2016, 17:02
Sim Rodrigo, suportes dos tirantes devidamente soldados ao chassis.
Montei os suportes inferiores das molas e já joguei o eixo debaixo da Femil. Agora é alinhar tudo com as medidas corretas para iniciar a montagem dos tirantes e panhard. Vai que vai!
531434
Juliano_SBO
29/06/2016, 16:18
Uma EFE com eixo rígido...
Ford F354 Monster Truck vs. Johnson Valley Rocks - Dirt Every Day Ep. 52 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CKGdw5DJTXg)
Que coisa linda, para um Fordero como eu, que maravilha!
Edintruder
30/06/2016, 12:50
Eixo no lugar. Faltam poucas coisas agora...
Consegui a barra de direção do MB1113. Preciso ajustá-la para o tamanho correto do eixo da F1000, instalar a panhard que ficou curta demais, montar o pitmann superior na manga de eixo, instalar molas e amortecedores e ligar os freios. Agora falta muito menos do que faltava...
Panhard. Infelizmente não tenho muito espaço sobrando por conta da travessa do motor original, então fixarei a panhard no suporte original da balança direita, que fica bem atrás do diferencial. Para aproveitar esse suporte, a panhard ficou com exatos 50cm de comprimento. Se eu mantiver os amortecedores originais com curo de apenas 11cm, a viagem lateral do eixo não será das maiores, mas se eu usar amortecedores traseiros para permitir maior abertura da suspensão, essa viagem lateral do eixo aumentará bastante. Mas como essa ainda foi a melhor solução, será isso que farei.
Breve mais fotos.
Edintruder
05/07/2016, 10:05
Testando curso da suspensão até o final para ver se tem alguma interferência. No caso, pontas do PC dianteiro...
532060
Sistema de direção montado. Usei a barra longa para conectar o setor até a roda direita e usei uma barra de direção do MB 1113 encurtada em 26cm para conectar roa a roda.
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Suspensão toda aberta no chão para ver se enforca algum terminal de direção.
532062
Pela primeira vez nas molas!
532063
Os calços ficaram 2cm maiores que deveriam. Vou ter que retirá-los e reduzir esses 2 cm a fim de ficar em uma altura adequada com a traseira. Outra opção seria manter essa altura e voltar para molas de F250, mas como o custo é algo a ser avaliado, será mais barato cortar os calços.
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532066
Visão frontal do eixo.
532065
O que ainda falta:
-Ajustar o tamanho dos dois suportes superiores das molas;
-Instalar a panhard;
-Comprar os amortecedores mais longos;
-Fazer os suportes dos amortecedores no eixo.
Mais 30 dias e estará pronta!
Parabéns, que traga muito0s bons momentos esta viatura
Arildo MT
05/07/2016, 21:18
Parabéns Edin, belo projeto, realmente acho que as molas precisam de base maior no assentamento e e base precisar ser ancorada lateralmente pra mola não expelir ela.
Rodrigo Baratti
06/07/2016, 06:13
Show de bola Edin! Parabéns pela empreitada!
Sergio c
06/07/2016, 11:30
Não sabia que as F1000 4x4 tinham esse problema na dianteira.
Edintruder
06/07/2016, 12:41
Valeu pessoal. O trabalho ta andando.
Arildo, como eu fiz a mola não tem como sair nem se eu puxar pelas molas. Fiz tubos de 75mm soldados. A mola entra justinha nos assentamentos.
Sergio, infelizmente como está cada vez mais difícil de encontrar peças de boa qualidade para nossos 4x4 mais antigos, os reflexos negativos logo surgem... Então estou fazendo esse up a fim de poder reverter essa falta de peças, e deixando ela bem melhor que era quando original.
Múcio Luiz
06/07/2016, 14:57
Parabéns Edin, ficou muito bom!
Com relação às molas, por que vc não optou pelo feixe na dianteira? Não seria mais simples e robusto?
[]s!
Edintruder
06/07/2016, 17:01
Sim, Múcio, mas o Rodrigo Donivel me tirou isso de cabeça pois o sistema de molas helicoidais ficará mais confortável e igualmente durável. Está dando mais trabalho mas no final o resultado será superior.
Arildo MT
06/07/2016, 17:20
Apenas acho que o único ponto de fixação do calço na base superior vai sofrer um fadiga enorme pelo efeito alavanca que ocorrera eu faria 02 travamentos laterais, só palpite de matuto.
Edintruder
08/07/2016, 13:27
Arildo, não compreendi exatamente o que estás falando. Sobre o suporte da mola superior, na foto ainda estava somente pontiados para ajuste. Precisei remover os dois para reduzir 20mm o comprimento. Fixei em cima e por trás a fim de não correr risco de movimentar. Eu pretendia fixar com parafusos, porém na hora preferi soldar pois não será preciso removê-los mais. Se algum dia precisar alterar eu tenho ainda recursos nas guias.
sandro_ventania
08/07/2016, 19:23
Edintruder...que trampo meu amigo!:palmas:
Gosto de ver trabalhos assim, bem planejados e bem executados!
Parabéns!
Arildo MT
08/07/2016, 21:08
Não sabia desta outra fixação traseira, não vi, depende como for pode ser suficiente se houver o travamento lateral, vou tentar postar uma obra de arte aqui, não riam.
532226
andrezeppelim
13/07/2016, 17:27
ola irmao sou o andre do crato ceara estou c uma adptaca a qual preciso de um par de semieixos dana 30 c 27 estrias e 66 e 68 cm como nas msg acima vc mencionou q conseguiu quem fizesse p vc na sua configuracao . vc pode m ajuda m passando um contato do mesmo desde ja muito obg
Edintruder
28/07/2016, 16:59
Arildo, fixei exatamente nesses pontos.
O eixo ficou excelente. Muito melhor que o original. Andando ficou igual, mas puxei muito forte e nenhum estalo de cruzetas! Muito bom mesmo.
Coloquei amortecedores traseiros com 19cm de curso. Botei a F em X num local que sempre tirava roda do chão, e agora as 4 rodas no chão sem patinar. Resultado fantástico.
Vou apenas fazer um ajuste, vou colocar um bico graxeiro nos cubos de roda dianteiros para colocar óleo 140 nos cubos dianteiros e garantir uma lubrificação mais eficiente para os rolamentos dianteiros.
Tio Eddie
29/07/2016, 09:20
Gostei de ver Edin!
Mas que puta trampo heim?
Arruma umas fotinhos em X, desnivel, etc.....
[]s
Edintruder
29/07/2016, 13:56
Pode deixar Tio!
Amanhã vou tirar ela da garagem de dia, pois quando chego em casa já está noite...
Arildo MT
30/07/2016, 02:49
Eddie voltou a ativa :master:, legal Edin, pau na maquina.
Tio Eddie
30/07/2016, 18:21
Eddie voltou a ativa :master:, legal Edin, pau na maquina.
Arildo,
Sempre corujo o Fórum.
Infelizmente o Whats App anda levando boa parte dos foristas e das discussões, deixando o Fórum meio abandonado. O bom do Whats é a velocidade, o ruim, a efemeridade.
Mas estou na área.
[]s
Andrefb69
01/08/2016, 10:17
É realmente uma pena que as discussões estejam sendo transferidas para whatsapp. Lamentável.
Esse site é, sem dúvida, um dos maiores acervos de informações sobre carros 4x4, caminhonetes e outros.... Com essa transição, perde-se informações importantes que poderiam estar aqui para futuras consultas ou embasamento de discussões.
Lamentável que isso ocorra e que as pessoas que estão transferindo discussões para o whatsapp (com todo o direito, há que se dizer) não tenham noção do prejuízo para a comunidade.
Como esta o projeto, teria mais novidades?
BrunoDallanora2013
01/08/2016, 21:55
ficou top Edin ! posta mais fotos
Vinicius Hauagge
02/08/2016, 16:20
Edin, parabéns pela empreita!
Tenho alguns problemas com o diferencial dianteiro da minha explorer (dana 35, ttb, que acho que é muito parecido ou idêntico ao da sua f1000).
Via de regra quebram os semi-eixos dianteiros, principalmente nas cruzetas... Também encontrei dificuldade em encontrar peças e conversando com meu mecânico ele tava pensando em dar um jeito de adaptar as homocinéticas da toyota, usando também as rodas livres da toyota... Também pensei no caso das homocinéticas da ranger, porém como elas não tem roda livre não sei como ficaria...
Tava pensando em fazer isso para não perder meu diferencial (que é um bem mais reduzido) e também o bloqueio (que é um e.locker).
Será que dá certo? A ponta de eixo soldada aguentaria o tranco? (tenho um motor ngd 3.0 na explorer).
Alguém teria outra sugestão onde seja possível aproveitar as peças que tenho?
Sugeriram para eu colocar o eixo do troller, mas nesse caso acho que o gasto seria excessivo, pois acredito que também seria necessário fazer a troca do diferencial traseiro (que no meu caso, é um ford 8.8 com a relação mais curta disponível).
Obrigado,
Vinicius!
Elmer_Jeep
02/08/2016, 16:46
A ponta de eixo soldada aguentaria o tranco? (tenho um motor ngd 3.0 na explorer).
Não aguenta, experiência própria. Por mais que o processo de soldagem seja feito com todo critério não vai aguentar.
Sugeriram para eu colocar o eixo do troller, mas nesse caso acho que o gasto seria excessivo, pois acredito que também seria necessário fazer a troca do diferencial traseiro (que no meu caso, é um ford 8.8 com a relação mais curta disponível).
Obrigado,
Vinicius!
Vai gastar um pouco entre adquirir o eixo e fazer a adaptação dos suportes de suspensão, mas não precisa trocar o traseiro, basta instalar no de troller uma relação compatível com a que já tens no Ford 8.8.
Múcio Luiz
02/08/2016, 17:09
Edin, parabéns pela empreita!
Tenho alguns problemas com o diferencial dianteiro da minha explorer (dana 35, ttb, que acho que é muito parecido ou idêntico ao da sua f1000).
Via de regra quebram os semi-eixos dianteiros, principalmente nas cruzetas... Também encontrei dificuldade em encontrar peças e conversando com meu mecânico ele tava pensando em dar um jeito de adaptar as homocinéticas da toyota, usando também as rodas livres da toyota... Também pensei no caso das homocinéticas da ranger, porém como elas não tem roda livre não sei como ficaria...
Tava pensando em fazer isso para não perder meu diferencial (que é um bem mais reduzido) e também o bloqueio (que é um e.locker).
Será que dá certo? A ponta de eixo soldada aguentaria o tranco? (tenho um motor ngd 3.0 na explorer).
Alguém teria outra sugestão onde seja possível aproveitar as peças que tenho?
Sugeriram para eu colocar o eixo do troller, mas nesse caso acho que o gasto seria excessivo, pois acredito que também seria necessário fazer a troca do diferencial traseiro (que no meu caso, é um ford 8.8 com a relação mais curta disponível).
Obrigado,
Vinicius!
Eixo rígido na dianteira é meu sonho de consumo também. E no meu caso é ainda pior, porque minha suspensão dianteira é IFS, ainda mais frágil que a TTB.
A troca do diferencial traseiro seria necessária porque a furação do Troller é 6 parafusos e da Explorer 5. Será que o eixo dianteiro da F-75 não resolveria? Não sei se a furação é a mesma da Explorer, mas também são 5 parafusos.
Edintruder
02/08/2016, 23:23
Mucio, a furação da F75 é maior que a da explorer. O troller até 2003 tem 5 furos com a mesma furação da explorer, então pode ser uma boa opção sim. Mas nesse caso, eu ainda prefiro isar um par de eixos da F75 e usar as 4 rodas na furação da F75 também. Me arrependo de não ter feito essa alteração na minha ex-ranger.
Vinícius, no meu caso eu mandei fazer os semi-eixos forjados exatamente pelo motivo que o Elmer disse, a solda acaba fraturando quando menos se espera. O sistema com homocinéticas é muito melhor que as cruzetas, então qualquer modificação que se faça para essa substituição é bem vinda.
Edintruder
02/08/2016, 23:28
A F essá rodando que é uma beleza, mas está com um Shimmi forte a 60km/h. Se acelerar além disso ou reduzir a velocidade esse shimmi pára. Então próximo passo é o necessário amortecedor de direção. Preciso ainda balancear os pneus, pois notei que o shimmi está associado aos pneus sem balanceamento... rsrsrsr
Mas a direção está macia e suspensão muito firme, andando retinha e sem tendências e sem passarinhar. Excelente resultado, exceto pelo shimmi! kkkk
Tenho fotos no celular. Em breve postarei.
Coophamat
03/08/2016, 00:00
Desculpe a ignorância, mas o que seria shimmi?
Edintruder
03/08/2016, 09:47
As rodas começam a abanar da esquerda pra direita.
Edintruder
03/08/2016, 09:53
Fotos ficaram de cabeça pra baixo.... Virem seus pescoços pois não pretendo arrumar! kkkk
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Mas como nada é perfeito...
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Preciso cortar essas pontas.
O que falta para finalizar o trabalho, embora já esteja andando:
- Instalar o amortecedor de direção;
- Cortar os cantos dos parachoques;
- Instalar os bicos graxeiros nos cubos dianteiros;
- Balancear as 4 rodas.
Vinicius Hauagge
03/08/2016, 10:22
Obrigado pelas respostas pessoal!
Porém uma coisa que não consigo entender é que como lá nos usa o povo detona as explorers e não tem tanto problema com as pontas de eixo dianteiras!
A única modificação que vi que eles fazem é a troca da cruzeta por outra spicer forjada (Amazon.com: Spicer 5-760X U-Joint Kit: Automotive (https://www.amazon.com/Spicer-5-760X-U-Joint-Kit/dp/B009X1XDZG))
Será que o dana 30 usado nas rangers até 2011 (se não me engano) seria uma boa alternativa?
Segue link do modelo: The Ford Dana Super 30 4x4 Axle (http://www.therangerstation.com/tech_library/ford_explorer_dana_30.shtml)
Obrigado novamente!
Aproveitando, encontrei essas três adaptações feitas no dana 35 ttb...
Essa não entendi a finalidade: TRS Magazine - Dana 44 Knuckle Swap On Dana 35 Beams (http://www.therangerstation.com/Magazine/winter2007/44knuckleswap.htm)
Essa colocou um dana 44 (será que seria algo parecido com o da nossa f75?)
Chico4554's Dana 44 Axle Swap in a 1993 Ford Ranger (http://www.therangerstation.com/Magazine/winter2007/chico4544_dana44.htm)
Esse outro dana 44:
Early Bronco Dana 44 Swap In To A Bronco II (http://www.therangerstation.com/tech_library/dana44overview.shtml)
Espero comentários do pessoal que entende!
Múcio Luiz, boa tarde.
Quanto as rodas libres a HD 4x4 produz um kit para troller quem sade eles não fazem para as Ranger e atq um kit para transformar as Cherokee em Dana 44.
HD4x4 (http://www.hd4x4.com.br)
Rodrigo Baratti
04/08/2016, 06:41
A F essá rodando que é uma beleza, mas está com um Shimmi forte a 60km/h. Se acelerar além disso ou reduzir a velocidade esse shimmi pára. Então próximo passo é o necessário amortecedor de direção. Preciso ainda balancear os pneus, pois notei que o shimmi está associado aos pneus sem balanceamento... rsrsrsr
Mas a direção está macia e suspensão muito firme, andando retinha e sem tendências e sem passarinhar. Excelente resultado, exceto pelo shimmi! kkkk
Tenho fotos no celular. Em breve postarei.
Edin,
O shimi está relacionado a folgas no sistema e o amortecedor só disfarça o problema, embora as rodas não fiquem bobas.
Antes dos amortecedores de uma olhada nas folgas dos terminais, cubos, "pivôs" e cx de direção.
E mesmo que shimi pare, instale o amortecedor. Rsssss
[]'s
Tio Eddie
04/08/2016, 09:21
Edin,
O shimi está relacionado a folgas no sistema e o amortecedor só disfarça o problema, embora as rodas não fiquem bobas.
Antes dos amortecedores de uma olhada nas folgas dos terminais, cubos, "pivôs" e cx de direção.
E mesmo que shimi pare, instale o amortecedor. Rsssss
[]'s
Muito bem colocado Rodrigo, eu iria sugerir o mesmo, conferir o sistema.
O projeto do eixo rígido ficou show, e gostei de ver a branquinha 4x4! PQP, vocês são Soda!
[]s
Edintruder
04/08/2016, 10:43
Só aproveitei a barra longa, aonde os pivôs não estão justos mas não estão com folgas aparentes. O resto é 100% novo. Não deveria ter esse shimmi pois está tudo muito justinho.
Ontem comprei um amortecedor de direção da Silverado. Vou instalar para ver como fica.
Elmer_Jeep
04/08/2016, 11:12
Só aproveitei a barra longa, aonde os pivôs não estão justos mas não estão com folgas aparentes. O resto é 100% novo. Não deveria ter esse shimmi pois está tudo muito justinho.
Ontem comprei um amortecedor de direção da Silverado. Vou instalar para ver como fica.
sabe quantos graus têm de cáster ?
Edintruder
04/08/2016, 22:39
Deixei tudo no zero quando montei. Cheguei a gastar o goniômetro. Mas descobri que um pivô da barra longa da F1000 com folga. Vou comprar um novo, mas já instalei o amortecedor de direção, o que deverá segurar até trocar o terminal de direção
Rodrigo Baratti
05/08/2016, 00:46
Só aproveitei a barra longa, aonde os pivôs não estão justos mas não estão com folgas aparentes. O resto é 100% novo. Não deveria ter esse shimmi pois está tudo muito justinho.
Ontem comprei um amortecedor de direção da Silverado. Vou instalar para ver como fica.
Porra, da Silverado não!!!! Kkkkkkk
Comprasse da F250!! Rssss
[]'s
Edintruder
05/08/2016, 07:53
Foi o mais forte que encontrei a venda na minha cidade. Eu queria da F4000/250, mas ninguém tinha aqui a pronta entrega...
Foi esse mesmo.
Vinicius Hauagge
05/08/2016, 10:15
Edi, então para resumir, sua adaptação foi mais ou menos o seguinte:
Carcaça dianteira do diferencial da toyota, que foi cortado e soldado a bola de qual diferencial?
Dai voce aproveitou sua relação, cortou as pontas de eixo, soldou com as de toyota e colocou cubos e todo o resto de toyota?
As molas continuaram sendo as espirais originais?
Desculpa pelo incômodo, mas to muito tentando e fazer isso na explorer...
Como disse, minha outra opção seria eixo de troller, porém acho que ficaria muito mais caro e perderia o bloqueio e.locker dianteiro...
Elmer_Jeep
05/08/2016, 10:40
Carcaça Dana original da F1000 4x4 com tubo rígido de parede grossa + munhões de Band adaptados.
Pontas de eixo sob encomenda (soldar é gambiarra, perda de tempo e dinheiro);
Mangas de eixo, homocinéticas cubos, freios e roda-livre de band (p&p nos munhões).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/154701-f1000-4x4-eixo-dianteiro-rigido-eliminando-o-sistema-ttb-2.html#post2352353
Edintruder
05/08/2016, 12:13
Vinícius, bota um par de eixos de rural. Daí podes fazer muitos upgrades, com bloqueios, kit flutuante traseiro e semieixos forjados. Infelizmente para a F1000 não tem muitas opções pelo peso e pela largura, mas na Ranger é fácil.
Elmer_Jeep
05/08/2016, 12:29
Vinícius, bota um par de eixos de rural. Daí podes fazer muitos upgrades, com bloqueios, kit flutuante traseiro e semieixos forjados. Infelizmente para a F1000 não tem muitas opções pelo peso e pela largura, mas na Ranger é fácil.
Carcaça dianteira da rural é frágil, os munhões de willys também são subdimensionados, no final das contas só aproveita o traseiro...
Vinicius Hauagge
05/08/2016, 13:37
Tks povo! Mas lendo o que o Elmer postou, fala em eixo da bandeirante...
E no mercado livre parace que só tem dana 35, que deve ser esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782414811-eixo-dianteiro-f1000-4x4-_JM
Achei esse do engesa:
Eixo dianteiro Engesa/Camper - Casa da Transmissao 4x4 (https://www.casadatransmissao4x4.com.br/engesa/431-eixo-dianteiro-engesa-camper.html)
BRAVOECONOVEMBER
05/08/2016, 14:26
Edin, depois de um tempo estou entrando pra ver o andamento de novo. Que inveja cara, e vontade de fazer na ranger também.
Quando ao shimmy, o processo para resolver é esse mesmo, começar pelo começo, alinhamento e balanceamento. Caso persista (e não confie no amortecedor pra resolver o problema porque ele vai ser só um analgésico, não um antibiótico, por assim dizer), verifique o ângulo da barra de direção em relação à Panhard. Essa diferença pode fazer com que, com o movimento da suspensão, o sistema entre em ressonância lateral junto com a frequência natural da suspensão, pelo movimento relativo de esterçamento que vai ocorrer. Não sei se consegui explicar... Se estiver muito diferente, as rodas variam o esterçamento confirme a suspensão sobe e desce, causando o problema. Daí pra frente, além da vibração e instabilidade, vem o desgaste prematuro do conjunto.
Podes já ter feito isso, mas como não li comentário sobre esse detalhe tomei a liberdade de comentar.
Edintruder
05/08/2016, 16:18
Vinícius, esse eixo do mercado livre é o original da minha F1000 que eu retirei. É o eixo sem o diferencial. A Ranger usa Dana 35, a F1000 usa Dana 44.
O eixo da camper servirá na Ranger também, mas precisa virar as canelas para a bola ficar na esquerda.
Arildo MT
06/08/2016, 19:27
Show Edin, o shimmy é terrível, alem do caster precisar de uma inclinação especifica outro grande vilão são os rolamentos ou buchas do munhão, mas agora já esta 99 só aquele 1% vagabundo.
Edintruder
08/08/2016, 08:33
kkkkkk
O 1% vagabundo vai girando o volante!
Estou analisando se faço outra barra a partir da barra do 1113 ou se troco o pivô, pois daqui há algum tempo serei obrigado a trocar a barra longa que custa mais cara que a barra do 1113 completa...
EdersonVidi
11/08/2016, 23:06
E ai edin tudo bom, de que lugar do rs VC é sou do rs também estou a tempo querendo fazer isso em uma frontier 2004, problema é encontrar um diferencial com a saída da caixa pelo lado esquerdo!
Edintruder
12/08/2016, 11:59
Ederson, o eixo dianteiro do troller servirá como uma luva.
EdersonVidi
12/08/2016, 20:40
exatamente, mas o problema é axar um eixo do troller... aqui no norte do RS não é muito facil...534325534326
EdersonVidi
12/08/2016, 20:41
olha isso...534327534327
Edintruder
13/08/2016, 13:18
Ederson, procura no mercado livre, rolo 4x4, olx, etc. Para isso existe internet e transportadora. O eixo que tirei da minha F1000 havia comprado de SC...
Boa noite, como esta o projeto, esta rodando?
Edintruder
07/09/2016, 22:21
Sim. Está pronto há tempos.
Testado e aprovado!
Parabéns meu caro que traga muitas alegrias.
xxxtripod
30/11/2016, 04:18
Edin, que show!! Pelo Whatts nem tinha ideia disso tudo, parabéns!! Atualiza em fotos ai!! Abraços
Edintruder
30/11/2016, 13:55
Nesse final de semana passado rodei quase 1.000km e hoje me arrependo de não ter feito esse eixo antes...
Ficou excelente. Peguei muita serra, fiz curvas cantando pneus e freadas bruscas, sempre com a F 100% na mão, sem puxar ou vibrar.
Aprovadíssimo!
emilyleite
27/03/2017, 15:21
Nesse final de semana passado rodei quase 1.000km e hoje me arrependo de não ter feito esse eixo antes...
Ficou excelente. Peguei muita serra, fiz curvas cantando pneus e freadas bruscas, sempre com a F 100% na mão, sem puxar ou vibrar.
Aprovadíssimo!
Edin, vejo que vc tem muito conhecimento com as "Efes" ... vc poderia me adicionar no Whats..... tenho algumas duvidas, comprei recentemente uma e estou terminando de reformar.
mas ja apresentou alguns probleminhas, como turbina, temperatura.
ficaria muito agradecida
segue dados do whats
65 99901-2554
Obrigada
helio bruno lopes
11/04/2017, 21:38
Boa Noite Edim.
Me da umas dicas ai pra adaptar um 4x4 em minha f250 MWM.
Tava querendo colocar a caixa de transferência do engesa
Elmer_Jeep
12/04/2017, 09:48
Boa Noite Edim.
Me da umas dicas ai pra adaptar um 4x4 em minha f250 MWM.
Tava querendo colocar a caixa de transferência do engesa
Já tem receita pronta no mercado, basta comprar o diferencial dianteiro, suspensão, cambio com tcase e cardan dianteiro da F250 4x4
helio bruno lopes
12/04/2017, 10:11
Já tem receita pronta no mercado, basta comprar o diferencial dianteiro, suspensão, cambio com tcase e cardan dianteiro da F250 4x4
Bom dia.
O cambio com Tcase, é de qual carro?
O Diferencial dianteiro é de qual carro?
Obrigado>
Elmer_Jeep
12/04/2017, 10:37
Bom dia.
O cambio com Tcase, é de qual carro?
O Diferencial dianteiro é de qual carro?
Obrigado>
F250 4x4 de 2006 a 2011
Edintruder
17/04/2017, 21:39
Edin, vejo que vc tem muito conhecimento com as "Efes" ... vc poderia me adicionar no Whats..... tenho algumas duvidas, comprei recentemente uma e estou terminando de reformar.
mas ja apresentou alguns probleminhas, como turbina, temperatura.
ficaria muito agradecida
segue dados do whats
65 99901-2554
Obrigada
Já resolvesses?
Fazia meses que eu não olhava o fórum.
Leonardo Raffi
14/09/2017, 19:15
FOTOS Manoel
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