PDA

Ver Versão Completa : Códigos utilizados para comunicação via rádio



Luiz Claudio
26/02/2006, 05:02
Pessoal,

Esses são os códigos mais utilizados durante as comunicações via rádio e achei legal postá-los aqui para ficarem arquivados. Estou postando também algumas gírias utilizadas na faixa dos 11 metros (PX).

Peço a todos que, caso vejam algum código errado ou queiram acrescentar outros, me comuniquem que eu edito a mensagem e assim teremos o tópico sempre atualizado.

Ps.: O código Q não está completo... Pra facilitar o entendimento dos principiantes eu fiz uma versão simplificada somente com os códigos mais utilizados.

[]'s...

Luiz Claudio
26/02/2006, 05:03
Código Q Simplificado

QAP - Na escuta.
QRA - Nome
QRG - Freqüência, Canal.
QRL - Ocupado.
QRM - Interferência provocada por outra estação.
QRN - Interferência provocada por estática.
QRT - Parar de transmitir.
QRU - Mensagem.
QRV - Estou a disposição.
QRX - Aguarde um instante.
QRZ - Quem está chamando?
QSA = Intensidade de sinais (1- muito fraca; 2- fraca; 3- regular; 4- boa; 5- ótima).
QSB - Sinal oscilando.
QSL - Entendido, OK.
QSO - Comunicado, Notícia.
QSP - Ponte, Retransmissão de mensagem para outra estação.
QSJ - Dinheiro.
QSY - Transmitir em outra freqüência, Mudar de canal.
QTA - Mensagem cancelada.
QTC - Mensagem urgente.
QTH - Local, Endereço
QTO - Banheiro.
QTR - Horas.

Luiz Claudio
26/02/2006, 05:09
Código Fonético Internacional

A - Alfa
B - Bravo
C - Charlie
D - Delta
E - Echo
F - Fox
G - Golf
H - Hotel
I - India
J - Juliet
K - Kilo
L - Lima
M - Mike
N - November
O - Oscar
P - Papa
Q - Quebec
R - Romeo
S - Sierra
T - Tango
U - Uniforme
V - Victor
W - Whisky
X - X-Ray
Y - Yankee
Z - Zulu

Luiz Claudio
26/02/2006, 05:12
Numerais

1 - Primeiro
2 - Segundo
3 - Terceiro
4 - Quarto
5 - Quinto
6 - Sexto
7 - Sétimo
8 - Oitavo
9 - Nono
0 - Negativo

Luiz Claudio
26/02/2006, 06:02
Gírias mais usadas no PX

Acoplamento - Reunião
Água de eloqüência – Cachaça
Ana maria - AM (amplitude modulada)
Ancorado - Parado
Anel - Primo
Anzol - Polícia Rodoviária
Aparato - Rádio
Asa dura - Avião
Atrás do toco - Só na escuta
Bailarina - Caneta
Baixa freqüência - Telefonema
Balaio - Bagunça
Balançar os queixos - Modular
Banda lateral - Rádio com LSB/USB
Bandeira 2 - Táxi
Banheira - Mar
Barra móvel - Automóvel
Barra náutica - Barco
Basquete - Trabalho
Batom - Mulher
Bicorar - Pedir para falar
Bigode - Homem
Bigode a metro - Pessoalmente
Bigodeira - Interferência
Bobo - Relógio
Botina - Amplificador de potência
Botina branca - Médico
Botina preta - Policial
Botina vermelha - Bombeiro
Break - Pedir oportunidade para falar
Caixa preta - Rádio transmissor
Câmbio espada - Transmissão muito longa
Canaleta - Canal
Capacete - Sogro
Carga pesada - Caminhão
Carga pesada bonequinha – Ônibus
Carvão - Esposo
Casa de beijo - Bordel ou motel
Centelha – Neto
Chá de urubu - Café
Chucrutar - Aumentar a quantidade de canais de um radio
Chute nas canelas - Saudação cordial
Chuva artificial - Banho
Comer barbante - Esperar
Copiar - Escutar
Corujar - Ficar escutando uma conversa sem modular
Cristal - Esposa
Cristalina - Filha
Cristalóide - Filho
Cristalografia - Família
Curto circuito - Briga
Desligar os filamentos - Desligar o rádio
DX - Contato distante
Esparadrapo - Irmão
Feijão queimado – Amante
Feiticeiro - Técnico de radio
Fio Maravilha - FM
Fundo de poço - Estação com um sinal fraco
Gordurames – Comida
Grega - Viagem
JC - Jesus
Lambari - Estação fraca
Levanta a Saia Baiana – LSB
Loura suada - Cerveja
Macaco preto - Telefone
Macanudo - Colega, Camarada
Maria mole - Antena móvel mais tradicional da faixa
Modular - Falar, Ação (ex: modular uma loira suada = beber uma cerveja)
Mosca branca – Zona de silêncio
Munheca ou Munheca de pau - Principiante
Munhecada - Errar, Mancada
Okapa - Tudo certo
Orelha – Vizinho
Papai noel - Anatel
Pára-raio - Sogra
Pé de borracha - Carro
Pé de ferro - Trem
Pé de pato - Navio
Pé de sola - A pé
Perneta - Amigo, Colega
Pernetinhas - Filhos, Crianças
Pirambeira – Sair, Desaparecer
Pitimbado – Doente, Quebrado
Portadora – Transmissão sem áudio
Primeiríssima - Mãe
Primeiríssimo - Pai
Px maior - Deus
QTH de descanso - Residência
Recarregar as baterias - Almoçar, Jantar, Comer...
Reco-reco nas costelas – Abraço
Roger - Entendido (usado nos 11 metros como cambio)
Santiago – Sinal
Tapete branco - Papel
Tapete preto - Asfalto
Terezinha de vasconcelos - TV (televisão)
TKS - Obrigado
Trapisunga - Aparelhagem
Tudo nos contentos - Tudo bem
Tudo nos descontentos - Tudo mal
Turmalina - Namorada
Tubarão - Estação forte
Unidade Móvel - Veículo
Urubu Sai de Baixo – USB
Vertical - Conversa pessoal
2 metros - Dormir
2 metros horizontais - Cama
51 - Aperto de mão
55 - Felicidades
73 - Abraço
88 - Beijo

Luiz Claudio
26/02/2006, 17:13
Divisão e identificação das regiões do Brasil

PX/PY 1 - 1ª Região - Rio de Janeiro e Espírito Santo
PX/PY 2 - 2ª Região - São Paulo
PX/PY 3 - 3ª Região - Rio grande do Sul
PX/PY 4 - 4ª Região - Minas Gerais
PX/PY 5 - 5ª Região - Paraná e Santa Catarina
PX/PY 6 - 6ª Região - Bahia e Sergipe
PX/PY 7 - 7ª Região - Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, e Rio Grande do Norte
PX/PY 8 - 8ª Região - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Rondônia
PX/PY 9 - 9ª Região - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grsso do Sul, F. Noronha e Ilhas


No indicativo do Rádio a região a qual ele pertence é indicada pelo numero após as letras PX ou PY.
Ex.: PX 2 G 1234 = 2ª Região - São Paulo

Juninho
04/03/2006, 21:49
Ae Macanudo !?
Chute nas canelas ???
Tudo nos contentos ??

Parabéns pela iniciativa Luiz ..bacana ...é pena que por aki a grande maioria dos jipeiros não use as gírias ... acham que é coisa de caminhoneiro ..eu gosto por conta do meu Primeríssimo t´na rodagem a semana toda aí com um carguero pesado levando o suco de urubu direto lá pra baxada do sofrimento ...

Mas então tá jóia ..vô ficando por aki no QTH de descanso .. preparando pra ve se achamo uma casa de beijo mais a noite aí pra continua nos divertimento certo ?


73 pruceis !!!

:concordo: :concordo:

Luiz Claudio
05/03/2006, 01:12
bacana ...é pena que por aki a grande maioria dos jipeiros não use as gírias ... acham que é coisa de caminhoneiro

Juninho,

Por aqui também não é usual os jipeiros usarem as gírias, raramente ouvimos alguma nas trilhas. Quem faz uso delas geralmente são as pessoas que tem um contato maior e a mais tempo com PX e os caminhoneiros, entre outros grupos, são um exemplo disso.

[]'s...

ArthurC
08/03/2006, 16:26
Luiz, seria uma boa também divulgarmos as frequencias usadas nos Jeep Clubes de cada estado.

Aqui no Pará, usamos somente PY, na frequencia 146.250, Okapa?

Abraços.

Juninho
10/03/2006, 01:01
Fala Arthur !!

Por aki ainda não temos a frequência que todo mundo vai usar no PY, por conta de ainda não termos todos nós VHF ... mas qdo tivermos tb postarei aki ...

No PX acho que é regra "quase" geral ... canaleta 16 !!!

73 !

JOSE CANDIDO
27/04/2006, 12:30
Engraçado, a regra que seria ideal seria todos os jipeiros usarem a 16 ... aqui em MInas, durante muito tempo a maioria do pessoal usava 16 ... hoje, grande parte usa o 22 na trilha ... fica aí a dica do 22 em MInas ....

Vou tentar amolar a todos ...... :pensativo: :pensativo: :pensativo: e fazer todo mundo usar o 16 ... daí fica mais facil se achar !!

73 e 55 a todos !!!

Wallace
28/04/2006, 15:19
Luiz, seria uma boa também divulgarmos as frequencias usadas nos Jeep Clubes de cada estado.

Aqui no Pará, usamos somente PY, na frequencia 146.250, Okapa?

Abraços.Não é por nada não, mas essa freqüência não é reservada para repetidoras em FM ?

Wallace
28/04/2006, 15:22
Veja:
http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/frequencias.html

ArthurC
28/04/2006, 21:36
Wallace, cara acho que aqui no Pará não, só a gente usa essa freqüência (há um bom tempo por sinal) e nunca tivemos problemas. :wink:

[]s

Wallace
01/05/2006, 17:48
Você não vai ter problemas, mas o pessoal das repetidoras FM vão ter.
Ter licença e saber usar respeitando os limites legais é sempre bom para todos.

ArthurC
02/05/2006, 09:41
Eu (ainda) não tirei minha licença LABRE, mas dos 50 sócios do JCP uns 35 por certo tem, o JCP existe há mais de 10 anos sempre usando essa freqüência e NUNCA ninguém reclamou, pelo contrário, o pessoal da LABRE vive em nossas reuniões. Se aí essa freqüência serve pra isso, AQUI não é assim que funciona.

Cavalcante
02/05/2006, 12:51
Eita galera briguenta, sô.
Wallace, você está parcialmente certo... e o Arthur também.

Fonte Anatel:
"Norma 31/94 - Norma de execução do Serviço de Rádio Amador
Apêndice 7 - Faixas e subfaixas - Tipos de Emissão
...
Faixa de 2 metros:
...
146,000 ~ 146,390 MHz: Repetidoras (entradas), Fonia (FM), saídas +600 kHz
..."
Por sinal há um erro de digitação na tabela da fonte.

Logo esta faixa de frequências está reservada TANTO para fonia QUANTO para repetidoras, é aí que o Wallace está errado. O bom senso manda então que o sujeito antes de escolher sua frequência de operação verifique a existência de repetidoras nas regiões onde irá operar. E aqui ele está certo...

Arthur, e é aí que você está errado, segundo o radiooperador.v10.com.br, existe em Belém uma repetidora operando com saída em 146.850 -600 e entrada em 146.250 MHz. Não sei qual a confiabilidade da informação, mas já que você tem acesso ao pessoal da Labre era bom dar uma consultada sobre isso e, se necessário, mudar a frequência de vocês...

Ah, a norma é NACIONAL. E Wallace, ou a norma da Anatel está completamente errada ou o seu site. Os dois são incompatíveis.

ArthurC
03/05/2006, 14:35
Falaí Cavalcante, não sou brigão não. :concordo:

Só não acho certo alguém sem qualquer informação prática da coisa (diferente de você) vir dar pitaco em tom de sermão, fala serio né? :evil:

Mas você, como cara embasado e educado que é, me fez levantar a questão na reunião, depois te digo como ocorreu. :wink:

Abraços. :D

Cavalcante
03/05/2006, 20:49
Arthur,
Não é embasamento. Não vou dar uma de Ludovico Von Pato aqui não. Não fazia a mínima idéia de quais frequências são reservadas pra que finalidades no VHF (aliás, nem no UHF, nem nos quaisquer metros...) antes de ontem. Acontece que sou meio tomé, e acho que se esse tipo de fórum presta pra alguma coisa é pra isso: cutucar o camarada pra ir buscar mais informações, nem que seja só pelo prazer de cutucar a onça. Foram quinze minutos de busca na Anatel, um telefonema pra tirar a dúvida sobre o erro de digitação na tabela e fechou. Fácil e ao alcance de todos.

Abraços

Wallace
04/05/2006, 10:51
Só não acho certo alguém sem qualquer informação prática da coisa (diferente de você) vir dar pitaco em tom de sermão, fala serio né? :evil:

Mas você, como cara embasado e educado que é, me fez levantar a questão na reunião, depois te digo como ocorreu. :wink:

Abraços. :DArthur, fico triste com as suas palavras.
Lhe dei uma informação de que tem pratica sim, além da teorica do material da Anatel. Tudo na intenção de ajudar.
Não tem nada de sermão ou algo do genero.
E em nenhum momento falei que estava errado, mas que poderia, já que poderia estar interferindo na repetidora FM.

ArthurC
04/05/2006, 10:55
Wallace, não me leva mal, não tenho absolutamente nada contra você, pelo contrário, sempre me atendestes muito bem nos guinchos, mas aquele post em específico me pareceu um pouco agressivo. Se entendi errado, me desculpe.

Wallace
04/05/2006, 10:58
Ah, a norma é NACIONAL. E Wallace, ou a norma da Anatel está completamente errada ou o seu site. Os dois são incompatíveis.Eu sei que é nacional, o site pode ser melhorado (como tudo). Não acho que são incompativeis ou que esteja completamente errada no meu site, mas certamente esta incompleta.
Vou ver se mudo tipo:
Frequencias também reservadas para repeditoras FM, verifique se não vai interferir nestas ao usar tais frequencias.
O que acha, fica bom?

Wallace
04/05/2006, 11:05
Wallace, não me leva mal, não tenho absolutamente nada contra você, pelo contrário, sempre me atendestes muito bem nos guinchos, mas aquele post em específico me pareceu um pouco agressivo. Se entendi errado, me desculpe.Pode ter certeza que não foi minha intenção ser agressivo. Eu que tenho que pedir desculpas se pareceu assim.
Pode ter certeza que sempre estou querendo ajudar.
O maximo que posso fazer é "brigar" (numa boa) por informaçôes corretas.
A briga que eu realmente compro é para ter melhores preços, condições de pagamento e de produtos de qualidade para a comunidade jipeira.

Cavalcante
04/05/2006, 17:04
Wallace,
É que nas informações do seu site, tem firulas do tipo faixa pra CW/SSB e você indica como satélite, ou vice-versa, e a questão das repetidoras também...
É claro que pode e deve ser melhorado, e a intenção é das melhores. E acho que até fui meio grosso também. A incompatibilidade não é nem tão grande assim.

Agora, cá entre nós e muito na boa, que você de vez em quando solta a lenha sem absoluta necessidade, ah isso solta...

Abraços e se der tempo até o Paca.
É só procurar por um Niva cinza sujo e zoado... :wink:

Cavalcante
04/05/2006, 17:10
Corrigindo:
Paca nada... hoje tem jogo do Curintia, meu...

Wallace
05/05/2006, 13:04
Oi Cavalcante, todas as informações colocadas lá foram de terceiros, ok.
Mas vou ver se reviso no final de semana, obrigado.
Comhece o site eletroca para ajudar na venda dos seus radios?

Cavalcante
05/05/2006, 13:08
Rapaz, conheço o site, mas nem tinha me tocado. Tô postando lá agora mesmo!!!
Valeu!!!

David Brew
15/09/2006, 13:51
Gírias mais usadas no PX

Basquete - Trabalho


5-6 anos atras ganhei um PX para colocar no carro. Nao sabir nada a respeito mas ligava ele todos os dias no camhinho para o escritorio, aproveitando que meu Toyota Bandeirante nao tem radio/CD player.
Nunca consegui ser escutado mas escutava sempre. Lembro falando para um amigo que so tinha um grupo de esportistas falando, uma vez que todos jogavam basquete todos as dias!!!
As coisas que a gente aprende - dado tempo ;-)

cantodopirão
08/01/2008, 02:21
Caros colegas no anexo está uma regulamentação da ANATEL para radiotransmissão.
Aí tem respostas para os questionamentos levantados!
Saudações!!!
OBS: tem um site interessante do pp6pp fernando (procurem no google!):concordo:

pfbsouza
12/03/2008, 07:25
Olá a todos, meu nome é Paulo, indicativo PY5MG, e apesar de ser novo por aqui e no mundo 4x4 em geral, já tenho alguma experiência como radioamador e creio que posso ajudar. Começando pelo link sugerido pelo colega Canto do Pirão, que aponta para a antiga norma de execução do Serviço de Radioamador. Em novembro de 2006 saiu nova regulamentação, com algumas mudanças significativas, e pode ser encontrada no seguinte link:

http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/biblioteca/resolucao/2006/Anexo_res_449_2006.pdf

Quaisquer dúvidas, estamos aí!

Abraços,

Paulo - PY5MG


Caros colegas no anexo está uma regulamentação da ANATEL para radiotransmissão.
Aí tem respostas para os questionamentos levantados!
Saudações!!!

celoleko
17/07/2008, 22:41
Sou novato aqui nesse fórum, é muito útil essa nossa troca de informaçoes, é uma coisa da internet q vale a pena "perder" algumas horas vasculhando em busca de dicas e histórias!
Ví esse tópico e nao puder deixar de nao comentar !


Bem...
Só pra lembrar que, segundo a legislaçao da ANATEL, somente é permitido essas girias PX em radios PX, em VHF é proibido o uso de girias.

Em VHF (PY p/ os leigos) somente é permitido o uso de Código Q(obrigatório saber), Alfabeto fonético (tbm obrigatório), entre outros códigos usados para comunicar-se bem pelo rádio.

Seja PX(11metros, 27Mhz) ou VHF(2 metros, PY, 144mhz, etc etc), é necessário licença para operar.

PX é mais simples, basta ir na Anatel e entrar com pedido de autorizaçao para Radio Cidadão.
Para VHF/UHF é necessário pagar varias taxas de provas, emissão de certificado e licenca, e claro fazer a provinha para classe "C". Que lhe dá autorizaçao para operar rádios com até 100 Watts de potencia, e poder modular em várias faixas de frequencias, HF, VHF e UHF.

Vale a pena tirar essa licenca, vc vai gastar uns 70 a 90 reais de taxas, e 13,42 por ano para se manter dentro da lei e dar bom exemplo !!
Quem tiver afim de estudar para a provinha da Anatel, eu tenho as apostilas para Radioamador todas as classes, posso mandar sem custo nenhum por e-mail! Ou procura no google q acha bem facil !

Vamos dar bom exemplo galera! ;)

Abraço

lpfm
27/09/2008, 06:47
Sou novato aqui nesse fórum, é muito útil essa nossa troca de informaçoes, é uma coisa da internet q vale a pena "perder" algumas horas vasculhando em busca de dicas e histórias!
Ví esse tópico e nao puder deixar de nao comentar !


Bem...
Só pra lembrar que, segundo a legislaçao da ANATEL, somente é permitido essas girias PX em radios PX, em VHF é proibido o uso de girias.

Em VHF (PY p/ os leigos) somente é permitido o uso de Código Q(obrigatório saber), Alfabeto fonético (tbm obrigatório), entre outros códigos usados para comunicar-se bem pelo rádio.

Seja PX(11metros, 27Mhz) ou VHF(2 metros, PY, 144mhz, etc etc), é necessário licença para operar.

PX é mais simples, basta ir na Anatel e entrar com pedido de autorizaçao para Radio Cidadão.
Para VHF/UHF é necessário pagar varias taxas de provas, emissão de certificado e licenca, e claro fazer a provinha para classe "C". Que lhe dá autorizaçao para operar rádios com até 100 Watts de potencia, e poder modular em várias faixas de frequencias, HF, VHF e UHF.

Vale a pena tirar essa licenca, vc vai gastar uns 70 a 90 reais de taxas, e 13,42 por ano para se manter dentro da lei e dar bom exemplo !!
Quem tiver afim de estudar para a provinha da Anatel, eu tenho as apostilas para Radioamador todas as classes, posso mandar sem custo nenhum por e-mail! Ou procura no google q acha bem facil !

Vamos dar bom exemplo galera! ;)

Abraço
Ola, sera que vc poderia me enviar para: lpfm9@hotmail.com ? obrigado!!!!

BrunoBB
03/01/2009, 15:51
Celoleko:

Tenho um PY parado, aguardando a "autorização" para modular, você pode enviar as apostilas para meu email? brunobb@gmail.com.

Grato

Cacok
13/07/2009, 23:36
Será que vc pode me mandar as apostilas também por favor?

oscarjk@hotmail.com

Obrigado!

Grande abraço!

gilferro
19/07/2009, 20:44
alguem pode me reenviar as apostilas.
gilferro@superig.com.br
Obrigado

wallacealves
08/10/2009, 15:55
Estou me preparando pra tirar a licença, poderiam me mandar as apostilas? wallacealves@globo.com

pfbsouza
08/10/2009, 23:53
Pessoal,

Em http://www.vilaoffroad.com.br/dicas.htm tem todas as apostilas. Boa sorte nas provas!

73 de Paulo - PP1BH (ex PY5MG)

thgteixeira
30/10/2009, 04:37
Divisão e identificação das regiões do Brasil

PX/PY 1 - 1ª Região - Rio de Janeiro e Espírito Santo
PX/PY 2 - 2ª Região - São Paulo
PX/PY 3 - 3ª Região - Rio grande do Sul
PX/PY 4 - 4ª Região - Minas Gerais
PX/PY 5 - 5ª Região - Paraná e Santa Catarina
PX/PY 6 - 6ª Região - Bahia e Sergipe
PX/PY 7 - 7ª Região - Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, e Rio Grande do Norte
PX/PY 8 - 8ª Região - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Rondônia
PX/PY 9 - 9ª Região - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grsso do Sul, F. Noronha e Ilhas


No indicativo do Rádio a região a qual ele pertence é indicada pelo numero após as letras PX ou PY.
Ex.: PX 2 G 1234 = 2ª Região - São Paulo

Só aproveitando o material já deixado pelo colega Luiz Claudio, a divisão por prefixos para o Serviço de Radioamador é a seguinte:

(Os Indicativos de chamada são compostos pela letra P, seguidos da letra P, Q, R, S, T, U, V, W, Y, de acordo com a unidade da federação/classe, mais o número correspondente a região, e de um sufixo com duas ou tres letras para as classes A e B, e com tres letras para a classe C - Ex: PY2AA, PT7AAC, etc - Os Indicativos de chamada da classe C se iniciam obrigatoriamente com o prefixo PU, mais o número da região correspondente e o sufixo citado acima.)

PY1 (PU1) - Rio de Janeiro
PP1 (PU1) - Espírito Santo
PY2 (PU2) - São Paulo
PP2 (PU2) - Goiás
PT2 (PU2) - Distrito Federal
PQ2 (PU2) - Tocantins
PY3 (PU3) - Rio Grande do Sul
PY4 (PU4) - Minas Gerais
PY5 (PU5) - Paraná
PP5 (PU5) - Santa Catarina
PY6 (PU6) - Bahia
PP6 (PU6) - Sergipe
PY7 (PU7) - Pernambuco
PP7 (PU7) - Alagoas
PR7 (PU7) - Paraíba
PS7 (PU7) - Rio Grande do Norte
PT7 (PU7) - Ceará
PY8 (PU8 ) - Pará
PP8 (PU8 ) - Amazonas
PQ8 (PU8 )- Amapá
PV8 (PU8 ) - Roraima
PT8 (PU8 ) - Acre
PW8 (PU8 ) - Rondônia
PY9 (PU9) - Mato Grosso
PT9 (PU9) - Mato Grosso do Sul
PY0 (PU0) - Fernando de Noronha (PY0F), Trindade e Martim Vaz (PY0T), Rocas de São Pedro e São Paulo (PY0S) e demais territórios oceânicos brasileiros.

73 ES DX DE PU2TJQ

Bruno Sander
17/01/2010, 12:04
Sou novato neste meio...
Indicativo: PU4-BUI
Se possível, alguém pode me enviar as "estações" mais comuns e usuais (UHF/ VHF / HF) para que eu deixe gravado em meu aparelho ???????

Outra coisa:
qual a Melhor antena (VHF/UHF/HF) - PX + PY na mesma antena - pequena, discreta e com bom alcance, para instalar no Radio do meu carro (Icom 706 MKII-G) ?????

Muito obrigado,
Bruno Sander
brunosander@hotmail.com

BH - MG

Juninho Flora
05/07/2010, 13:04
Divisão e identificação das regiões do Brasil

PX/PY 1 - 1ª Região - Rio de Janeiro e Espírito Santo
PX/PY 2 - 2ª Região - São Paulo
PX/PY 3 - 3ª Região - Rio grande do Sul
PX/PY 4 - 4ª Região - Minas Gerais
PX/PY 5 - 5ª Região - Paraná e Santa Catarina
PX/PY 6 - 6ª Região - Bahia e Sergipe
PX/PY 7 - 7ª Região - Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, e Rio Grande do Norte
PX/PY 8 - 8ª Região - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Rondônia
PX/PY 9 - 9ª Região - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grsso do Sul, F. Noronha e Ilhas


No indicativo do Rádio a região a qual ele pertence é indicada pelo numero após as letras PX ou PY.
Ex.: PX 2 G 1234 = 2ª Região - São Paulo



QSL AMIGO , as girias que vc colocou estao todas corretas !!!
agora so falar algo muitos jipeiros usam o radio de modo errado , falam palavrao zoam de mais , o radio foi feito para ajudar ; e outra coisa que tem base em casa la estao criancas mulheres ou idosos tudo que fala no radio e ouvido la na base !!!!
amigo estou na 4 regiao timbatimba !!!

e trasmitido,

Juninho Flora
05/07/2010, 13:06
Sou novato neste meio...
Indicativo: PU4-BUI
Se possível, alguém pode me enviar as "estações" mais comuns e usuais (UHF/ VHF / HF) para que eu deixe gravado em meu aparelho ???????

Outra coisa:
qual a Melhor antena (VHF/UHF/HF) - PX + PY na mesma antena - pequena, discreta e com bom alcance, para instalar no Radio do meu carro (Icom 706 MKII-G) ?????

Muito obrigado,
Bruno Sander
brunosander@hotmail.com

BH - MG
amigo as antenas sao diferentes px e py a frequencia e outra !!!

gomesdeminas
03/10/2010, 04:01
Arthur, fico triste com as suas palavras.
Lhe dei uma informação de que tem pratica sim, além da teorica do material da Anatel. Tudo na intenção de ajudar.
Não tem nada de sermão ou algo do genero.
E em nenhum momento falei que estava errado, mas que poderia, já que poderia estar interferindo na repetidora FM.
Caros amigos se ,se assim já posso chamalos,!!! meu nome é Erivelto, e atendo também por Qra, seninha na canaleta 27 em alfa mike do meu caixinha preta das 18 as 22 hs ou na canaleta 20 em urubu sai de baixo também das 18 as 22 hs, sou radio amador com indicativo px1f7942 ,e estou querendo tirar a licença para vhf ou uhf , na verdade eu não sei dizer qual é a melhor opção e também não sei das frequencias que devo usar ,gostaria que se puderem me ajudar com sugestões e opniões ficarei muito grato a todos, pois aqui no meu px eu faço dx com boa parte do pais ,mas com muita Qrm, e logico quando a propagação estiver boa ,que nem sempre é o caso,gostaria de melhorar esse passa tempo meu, esse roby, com o vhf ou uhf e se puderem me mandar copias das apostilas para estudo da prova para classe C ficarei imensamente agradecidos a todos ok!!! mandem para (gomesdeminas@gmail.com) desde já um Tks e 55 há todos deste forum !!!! 73!!!!

pfbsouza
03/10/2010, 10:12
Sou novato neste meio...
Indicativo: PU4-BUI
Se possível, alguém pode me enviar as "estações" mais comuns e usuais (UHF/ VHF / HF) para que eu deixe gravado em meu aparelho ???????

Outra coisa:
qual a Melhor antena (VHF/UHF/HF) - PX + PY na mesma antena - pequena, discreta e com bom alcance, para instalar no Radio do meu carro (Icom 706 MKII-G) ?????

Muito obrigado,
Bruno Sander
brunosander@hotmail.com

BH - MG
Bruno,

Existem algumas antenas multibandas como a ATAS-100, mas são feitas para rádios da Yaesu. A MFJ fabrica um aparelho, o MFJ-1925 que permite controlar esta antena com o 706, mas nunca vi pessoalmente. Quando digo compatíveis é porque, essas antenas, além do sinal de RF, recebem do rádio também um sinal de controle para sintonizarem-se na frequencia escolhida. Para o 706 existe o acoplador automático AH-4 e a antena multibanda AH-2b, ambos fabricados pela própria Icom, mas este conjunto atenderá de 7 a 54 MHz - ficam fora os 80m, o 2m e o UHF.

No seu caso, as principais faixas onde a fonia é liberada, em HF, são os 80m (3,5 MHz) e os 10m (28 MHz). Acho que a melhor solução seria partir pra uma antena 1/4 para 11m - a famosa "Maria Mole", utilizando um acoplador automático como o AH-4, e para a saída de VHF/UHF usar uma dual-band qualquer, existem várias no mercado.

Veja este site, o radioamador tem um rádio igual ao seu e opera todas as bandas em sua estação móvel:

http://www.ne7x.com/mobile.htm

Espero ter ajudado!

Grande abraço,

Paulo - PP1BH

francaclayton
11/10/2010, 20:22
Sou novato aqui nesse fórum, é muito útil .......
Vamos dar bom exemplo galera! ;)

Abraço

Ola sou iniciante em viagens longas.... sou cru de tudo em radios quaiquer que seja... o que me indicaria.... quero deixar um em casa e colcoar um em cada viatura....
sds

brandtoffroad
16/02/2011, 10:04
Gente, recebi esse email da turma do vôo livre, mas acho importantíssimo divulgar, já que as frequencias que utilizamos são monitoradas pelo pessoal de busca e salvamento, e como nem todos sabem da seriedade e da mobilização que causa um chamado "mayday" devemos ficar atentos, pois a utilização de um termo errado nas nossas comunicações, mesmo que por brincadeira, pode causar um prejuízo enorme.

Prezados senhores pilotos.

Considerando que:

1. Mayday é a chamada radiotelefônica de emergência ou socorro, versão anglicizada do francêsm'aider ou m'aidez, que significa "venha me ajudar". Utilizada principalmente nas navegações marítimas e aeronáuticas, faz parte do Código internacional de sinaise do Código Fonético Internacional.

2. Pan-Pan é uma chamada para dizer que há uma emergência a bordo de barco, navio, avião ou outro veículo mas que, não há um perigo imediato de vida ou para o veículo. Esse é um chamado diferente do Mayday, que significa que há perigo imediato para o veiculo ou a vida de um de seus tripulantes. O chamado do pan-pan informa a serviços de emergência e outros veículos do local que um problema seguro existe, entretanto o chamado "mayday" exige que todos parem de fazer o que estão fazendo e que armem uma tática de resgate.

3. Que há rastreamento de frequências em todos os órgãos de Busca e Salvamento, sejas aeroportuários, marítimos, terrestres, desde de bombeiros que ficam de prontidão em aeroportos até o Centro de Comunicação Aeronáutica em Brasília.

4. Que no meu último voo um colega INADVERTIDAMENTE, e querendo fazer brincadeira com o uso internacional desta fraseologia MAYDAY me chamou no rádio - a qual eu nem respondi para não dar continuação a sua brincadeira (o Mayday é repetido 3 vezes seguidas).

5. Que quando pousei havia 7 (sete !!!) ligações do Aeroporto/Base Aérea para o meu celular do pessoal de Busca e Salvamento querendo saber o que havia acontecido pois eles rastrearam que a chamada vinha da Pacatuba e sabiam que eu estava voando naquela área

VENHO GENTILMENTE PEDIR AOS SENHORES QUE NUNCA, EXCETO EM CASO DE ACIDENTE REAL, UTILIZE AQUELAS FRASEOLOGIAS. SE VOCÊ NÃO TEM O QUE FALAR NO RÁDIO, FIQUE QUIETO E NÃO FALE BESTEIRA.

Abraço.

Michel

paulo_schw
16/02/2011, 13:02
Bom dia;
Muito boa a colocação do colega quanto ao uso do mayday! Vou postar um artigo na minha home page transcrevendo este alerta.

moskamoc
09/09/2011, 13:13
Ola sou iniciante em viagens longas.... sou cru de tudo em radios quaiquer que seja... o que me indicaria.... quero deixar um em casa e colcoar um em cada viatura....
sds
Boa tarde, eu particularmente, indicaria um yaesu ft 2900 em cada um dos pontos que quer comunicar, pois tem 75 watts de potencia o que possibilita comunicação limpa e confiavel em distancias maiores sem necessidade de repetidora, mas que pode acionar repetidora tambem, se necessario.

Albieri,R.J.
27/01/2012, 12:10
Boa tarde, eu particularmente, indicaria um yaesu ft 2900 em cada um dos pontos que quer comunicar, pois tem 75 watts de potencia o que possibilita comunicação limpa e confiavel em distancias maiores sem necessidade de repetidora, mas que pode acionar repetidora tambem, se necessario.

Quanto é em media para comprar/instalar um radio bom, como por exemplo esse?

ma4x4
11/04/2014, 23:14
Olá amigos!! estou começando no ramo! rss e gostaria de saber se algum de vocês tem o ht gp78 ?? e como faço para desbloquea-lo?? pois no visor so aparece ch001 como fazer pra deixar digitar as frequências??? estou no aguardo! Marcelo

Thiago Willys
19/05/2014, 22:14
Trazendo o tópico para oque ele foi criado os códigos utilizados na comunicação este final de semana aprendi 2:
Carregado de pé rachado = boi
folha picada= Formiga
QSL

Ricardo Vieira Borges
04/07/2017, 13:16
Luiz Cláudio só uma correção: QTC é mensagem e QRU é urgência, vc trocou, POSITIVO?

Reco reco nas costelas 👍
Ricardo - SESC

tioguilas
24/08/2017, 09:51
QRU - Você tem algo para mim? Qual é a sua condição? Como está? Aqui está QRU Positiva.




Luiz Cláudio só uma correção: QTC é mensagem e QRU é urgência, vc trocou, POSITIVO?

Reco reco nas costelas 
Ricardo - SESC

victorcarv
04/01/2018, 10:31
Fala ae, pessoal!

Mais um vídeo no ar! Fiz um vídeo sobre o alfabeto fonético militar (OTAN), que usamos em comunicação rede-rádio.

Espero que gostem e não se esqueçam de se inscrever no canal: Victor Carvalho
- YouTube (https://goo.gl/3oUPyC) :concordo:


https://www.youtube.com/watch?v=shn95LBL6IA