PDA

Ver Versão Completa : É Perigoso ou Não?



Ian Moreira
14/01/2004, 19:02
Galera vejam esta foto que eu surrupiei :roll: do álbum do Eduardo Chaves, aonde o zequinha dele está acionando o guincho bem em cima do capô, olha eu nunca ví um cabo de guincho estourar, mas e se ele estourar :?: não corre o risco de voltar bem na testa dele :?: qual o lugar mais apropriado para se operar um guincho :?: e a propósito, é lenda esse negócio de estourar cabo, ou não :?:

[]' confusos...

14/01/2004, 19:13
Pelo que vi, ele não esta acionando o guincho. Note que o cabo do guincho esta enrolado no parachoque e que ele esta com a ponta, como se fosse a ponta do laço dado em um boi para segurá-lo. Seguraaa peão!

O melhor canto para operar o guincho é na lateral do veiculo puxador, na altura da porta. :-)

Lembre-se tambem de botar um tapete por cima do cabo do guincho (no meio) para se ele quebrar, ele não sair chicoteando!

[]s

Ian Moreira
14/01/2004, 19:30
Tudo bem mais essa está clara :) o quê você me diz :?:

Luis Assis
14/01/2004, 19:47
Galera vejam esta foto que eu surrupiei :roll: do álbum do Eduardo Chaves, aonde o zequinha dele está acionando o guincho bem em cima do capô, olha eu nunca ví um cabo de guincho estourar, mas e se ele estourar :?: não corre o risco de voltar bem na testa dele :?: qual o lugar mais apropriado para se operar um guincho :?: e a propósito, é lenda esse negócio de estourar cabo, ou não :?:

[]' confusos...

Segundo os fabricantes, o guincho deve ser acionado o mais longe possivel do cabo, e para que o cabo não recochetei no caso dele se partir, é aconselhavel que se coloque um pano, ou um tapete de borracha no cabo esticado, diminuindo assim a velocidade dele...
Se quebra ou não, eu não sei, mas não quero pagar para ver...
Esse negocio de guincho eu acho bem perigoso, pois ele trabalha com uma força tremenda, aplicada num cabo, que é muito pequeno... Realmente acho que se algo der errado, o estrago deve ser grande, caso o cabo colida com alguma pessoa....
[]'s cuidadosos...
Gustavo

Eduardo Chaves
14/01/2004, 20:46
PessoALL,

Avisar... nós avisamos... :wink:

Falar... nós falamos... :?

Mas o amigo em questão é o "presidente" do clube... :roll:
E ele conhece as regras para utilizar o guincho... 8)

E, não é mito não, o cabo estoura sim... :shock: :shock:
E exatamente após alguns minutos desta foto, o cabo estourou, mas por sorte de nosso "presidente", o gancho ficou no Jericó que estava servindo de âncora, e voou de volta apenas o cabo, passando muito próximo dele que ficou multicolorido... :oops:

Parece que depois disso ele aprendeu e entendeu a lição...

[]'s com segurança... :wink:

Scacca
14/01/2004, 20:53
Não sei o estrago que faz um cabo, talvez nem volte com tanta força por ter pouca elasticidade, mas não quero testar esse item.

Ja estorei um cabo puxando o Maveco do meu mano, mas felizmente estavamos nos carros e o cabo não pegou ninguém.

Ou seja, cabo estoura sim, só não sei o estrago q faz.

Quer testar??? :twisted: :twisted: :twisted:

Leandro
14/01/2004, 21:05
E aí PessoALL :D
Para com isso :shock: .... com tanto lugar pra esse cara ficar ele vai ficar bem na reta do cabo :? , ali.. na melhor das hipóteses... ele poderia esquecer a idéia de ter filhos :lol: :lol: felizmente não aconteceu nada com ele mesmo.
AH! Q o cabo arrebenta... podem ter certeza q sim.. ja presenciei a cena tb..
[ ]s

Luis Assis
14/01/2004, 21:47
PessoALL,

Avisar... nós avisamos... :wink:

Falar... nós falamos... :?

Mas o amigo em questão é o "presidente" do clube... :roll:
E ele conhece as regras para utilizar o guincho... 8)

E, não é mito não, o cabo estoura sim... :shock: :shock:
E exatamente após alguns minutos desta foto, o cabo estourou, mas por sorte de nosso "presidente", o gancho ficou no Jericó que estava servindo de âncora, e voou de volta apenas o cabo, passando muito próximo dele que ficou multicolorido... :oops:

Parece que depois disso ele aprendeu e entendeu a lição...

[]'s com segurança... :wink:

Mas e ai, o cabo pegou em alguma coisa??? Amassou???
[]'s
Gustavo

Luis Assis
14/01/2004, 21:54
Sabe que outro dia, eu achei um KIT de controle sem fio, para guincho e achei bobagem, mas pensando pelo lado da segurança até pode ser uma idéia interessante... Dá pra ficar mais longe ainda do cabo...
[]'s pensativos...

Henrique Josino
14/01/2004, 22:23
No guincho eu não vejo muito perigo na hora de arrembentar o cabo, o pior é na hora de utilizar as cintas elasticas, ja vi dois casos, que por muita sorte não feriu ninguem;

- Raid do inferno de 1994, nós estavamos de Rural, sim eu ja fiz trilha de rural. :D, um jipe estava atolado a horas num Bolo-fofo( areia por cima e agua em baixo) inventamos que na cinta dava pra tirar no meio de umas 20 pessoas, tudo olhando, na primeira puxada forte da cinta o engate de reboque inteirinho quebrou da rural, pesando uns 30kg e atravessou toda aquela multidao bem no meio....

- numa dessas trilha de final de semana, um carro, não me lembrou qual tava atolado num banhado(brejo) so que era bem no meio e as cintas não alcançavam, resolvemos ter a "brilhante ideia" :cry: de juntar duas cintas com uma manilha no meio, resumindo a cinta rompeu a manilha voltou no jjpe que tava puxando de ré, bateu no quadro do para brisa, o motor do limpador do jipe ficou no colo do motorista.....esse nunca mais fez trilha... :wink:

Esses são alguns dos muitos caso que ja vi dessa historia.

[]'s
www.defender90.cjb.net

Eduardo Velo
14/01/2004, 22:49
Galera dependendo da posição do cabo o estrago é feio e pode até virar tragédia , já vi parabrisa quebrar e machucar bem o piloto . e já aconteceu com 1 colega de quebrar dedos na chicotada .
O negócio é ficar longe , se tiver perigo de vir no parabrisa , deixa a tampa do motor erguida e alguém te orientando ...
sentar no capo na hora de puxar é pedir né ?

[]s ...

monge
15/01/2004, 01:25
Fala Gente.... :D

Onde está o senso de percepção de vcs? :shock: :D

Não notaram a REAL preocupação dele com o parabrisa do engesa que provavelmente não é fácil de se achar? :D

Ele estava lá pra ser escudo e proteger o parabrisa... ninguém entendeu isso??? :D :D :D

Tirando este exagero de zelo com o parabrisa do amigo, isso é perigoso sim. E muito... quando o cabo arrebenta ele arrebenta tudo o que está por perto... :shock: :(

E acreditem, não queiram estar perto quando isso acontece.

[]'s longe de cabos.

Eugênio

Delfim
15/01/2004, 10:59
Galera dependendo da posição do cabo o estrago é feio e pode até virar tragédia ...
O negócio é ficar longe , se tiver perigo de vir no parabrisa , deixa a tampa do motor erguida e alguém te orientando ...

[]s ...

Foi exatamente esta orientação que o instrutor falou no curso da DPaschoal. Você fica com o controle dentro do jipe e com o capô levantado.
Ninguém deve ficar entre os jipes, ao lado do cabo.
É errado, apesar de ser muito comum, ficar alguém "ajeitando" o cabo enquanto este enrola no carretel.

Eduardo Chaves
15/01/2004, 14:11
Gustavo,

Não houve danos pq o gancho ficou enroscado no Jericó e voou somente o cabo e nem machucou ninguém...

Josino, estourando o cabo ao utilizar o guincho, é tão perigoso quanto se não mais, deve-se realmente tomar os cuidados necessários...

[]'s...

Giovani
15/01/2004, 21:19
O melhor canto para operar o guincho é na lateral do veiculo puxador, na altura da porta. :-)

:D Salve Galera!!!!

:D Osvaldo... Nem ali! Uma vez eu atolei o Azulão numa vala, e quando o outro Jeep foi me puxar, usando um cabo com ganchos, arrebentou a bola do engate daquele jeep... Eu estava dentro, acelerando... BAM!!! A bola bateu uns 10 cm abaixo do quadro do pára-brisa, bem na junção com o capô... :roll: O amassado está lá até hoje. O cabo, com o gancho passou entre o jeep e uma pessoa, que estava ao lado, à 1 metro da porta do motorista! Foi parar uns 3 metros atrás do jeep! :P
:D Depois dessa coloquei uma tela no pára-brisa e não faço nada até que todos tenham se afastado! :wink:
[]'s cuidadosos...

du
16/01/2004, 08:25
Pessoal,

Se o gancho é o item mais perigoso. Se usarmos aqueles canchos que fecham com uma molinha, não resolveria o problema ?

Abraços Du.

Ian Moreira
16/01/2004, 09:24
Beleza Du :D , eu na IHMO acho que o problema não é o gancho que arrebenta mas sim o cabo de aço(ou cinta) e o gancho seja ele com molinha ou não, vira um, um :oops: não me lembro o nome, acho que é... á, Du é uma coisa que vai ser arremessado com muita velocidade e aonde bater quebra tudo,

[]' Guinchos..

Campa
18/01/2004, 02:00
E ai pessoALL!!!

Nesse quesito, não adianta .. todo o cuidado é pouco ... eu já vi um troller estourar uma cinta de 8ton rebocando uma blaser na subida de um barranco ...

Por sorte o pessoal tava dos lados e ninguém levou a cinta na perna ... Essa era a minha primeira trilha e isso ninguém tinha me avisado para tomar cuidado ... Vi na prática. :roll:

Hoje quando vou em trilha, se tem algum novato e rola um desatolamento básico eu aviso. :wink: (não que eu tenha lá muita experiencia.... :oops: mas nao custa avisar.)

[s] seguros.

Campa!!

danielmg
11/10/2005, 13:58
Caras,

Vcs acham esses caras doidos?....da uma olhada neste cara.... não sei q país que é...mas não é no Brasil.... o Niva ta guinchando pra sair do atoleiro e o cara tem as moral de ficar chutando o cabo (não sei pq) O cara deve ser muito sem noção... ou é um pirata com perna de pau..hehehehe

http://www.nivaoffroadteam.com/video/rence_2003/niva_mud_pit2.rm

Falowwwwww

Tatão
11/10/2005, 18:37
de ficar chutando o cabo (não sei pq)



deu a impressão de que o cara ficava balançando o cabo para ele não embolar de um lado só do carretel do guincho.
sempre acontece, e, apesar de perigoso, sempre se ve muita gente fazendo isso.
(eu faço sempre :oops: )

danielmg
11/10/2005, 18:51
Ahhhhhh....entendi...não tenho guincho...mas deve ser um problema mesmo ele enrolar so de um lado....mas caraca meu... é perigo ficar perto.... ta ai uma boa dia pros engjipeiros inventarem alguma coisa mais segura pra não ter q ficar perto do cabo enquanto enrola. Falow caras

Eduardo Velo
11/10/2005, 19:32
Depende muita da situação ...
Da pra perceber que o Niva vem vindo e o cabo vai afrouxando , se o cabo ficasse tensionado ninguém iria guiar não ...
Se fosse uma Band ou Engesa sendo puxado ia ter que dar uma parada básica pra desenrolar de um lado só e enrolar novamente ...

Edintruder
11/10/2005, 19:57
Vale lembrar que quanto mais novo o cabo for maior é o ricocheteio. A elasticidade num cabo se dá na compressão das espiras que formam o cabo contra elas mesmas. O cabo esticado tende a afinar (quase nada), mas com tensão suficiente para voltar com força. Um cabo surrado rompe sem ricochetear (eu mesmo arrebentei um puxando uma Belina capotada de dentro de uma valeta).

Beto Lacerda
11/10/2005, 21:31
Sabe que outro dia, eu achei um KIT de controle sem fio, para guincho e achei bobagem, mas pensando pelo lado da segurança até pode ser uma idéia interessante... Dá pra ficar mais longe ainda do cabo...

ja tem no brasil ... nacional ... na winchtech ...
[]'s

Giovani
11/10/2005, 22:44
Ahhhhhh....entendi...não tenho guincho...mas deve ser um problema mesmo ele enrolar so de um lado....mas caraca meu... é perigo ficar perto.... ta ai uma boa dia pros engjipeiros inventarem alguma coisa mais segura pra não ter q ficar perto do cabo enquanto enrola. Falow caras
Com a tensão no cabo, suportando o peso do jeep ou mais, é praticamente impossível guiar o cabo. Como o Eduardo disse, seria preciso uma paradinha básica... Uma vez o cabo ancorado e o guincho acionado, tem que se manter distância, sempre! Só de imaginar um mané com a mão no cabo tensionado me arrepia! O cara pode perder a mão (ou pé) ali mesmo! :shock:

[]'s

SmootH_
12/10/2005, 00:08
eu pensei em algo, e me parece que faz sentido
prende o cabo do guincho normalmente, e quando ele tiver esticado, prende uma cinta guia paralela a ele(ela nao vai se esticada nem nada) e amarra com pedaços de corda, o cabo do guincho a cinta guia em varios pontos, e assim se houver o caso de arrebenta, o cabo vai ta preso a cinta guia, nao tendo perigo de acerta ninguem
isso me pareceu que da certo
oq acham?
abraço!

CJ 60
12/10/2005, 00:18
Uma otima tática.. tbm é abrir o capo do carro.. caso o cabo estoure e ricocheteie, ele para na tampa do capo aberta.. já vi cabo estourar, é mto rapido.. vc ouve o barulho do estouro e qdo se dá conta o cabo já foi pra algum lado, no caso q presenciei, foi para o lado da arvore onde estava ancorado o guincho uma coisa q ajudou o cabo a se tornar elástico em termos e voltar com força foi a cinta q passamos entre a arvore para naum machucá-la...

Giovani
12/10/2005, 00:39
eu pensei em algo, e me parece que faz sentido
prende o cabo do guincho normalmente, e quando ele tiver esticado, prende uma cinta guia paralela a ele(ela nao vai se esticada nem nada) e amarra com pedaços de corda, o cabo do guincho a cinta guia em varios pontos, e assim se houver o caso de arrebenta, o cabo vai ta preso a cinta guia, nao tendo perigo de acerta ninguem
isso me pareceu que da certo
oq acham?
abraço!

Qualquer coisa que vc coloque no cabo, pode ser bem no meio dele, ajuda a evitar a chicotada. Pode ser um casaco, um pneu velho, um galho de árvore...
Vi num site gringo, não lembro qual, uma peça de borracha dura para se colocar no cabo do gincho. É um disco, grosso, pesado e com um furo no meio, por onde passa o cabo. Quando recolhido, fica preso entre o gancho e o bocal. Pode ser deslocado pela extensão do cabo e tem justamente essa função, evitar a chicotada. Se eu achar ponho a foto aqui...

[]'s

SmootH_
12/10/2005, 01:02
legal!! mas no caso de o disco ta no meio do cabo, a outra metade do cabo nao tem perigo de ricochetear e acertar uma pobre alma desatenta? :roll: :shock:

NeRo
12/10/2005, 07:51
O mais comum é o cabo partir na ponta, esse disco força o cabo para baixo ao romper, assim como um tapete, cinta ou qualquer outro peso. Em geral, pro cabo romper da forma que citou, já teria que estar detonado.

ronairy
12/10/2005, 11:07
Tá bom de pedir pro Fantastico fazer um teste no INMETRO com esses cabos. :pensativo:
Nunca ví estourar tanto cabo num tópico só :lol:

Giovani
12/10/2005, 13:33
Tá bom de pedir pro Fantastico fazer um teste no INMETRO com esses cabos. :pensativo:
Nunca ví estourar tanto cabo num tópico só :lol:
Isso é... Mas é comum associar esse "desastre" ao rompimento do cabo, que em teoria, seria o ponto fraco. O que acontece na maioria dos casos, é o rompimento do ponto de ancoragem, principalmente se fôr em outro veículo. E isso é pior, pois o cabo terá um peso na ponta...

[]'s

Beto Lacerda
12/10/2005, 16:17
no da winchtech vc mantem sua caixa de solenoides original do guincho (quem tem um 9.5ti por ex. num deve querer mudar as solenoides né :lol: ) ...
[]'s

Wallace
12/10/2005, 16:29
Também tenho assim que é da Milemaker, mas o da HDW é melhor.
Num 9.5ti pode mudar sim, o da HDW é similar.

Sergio Rocha
12/10/2005, 16:35
Vi num site gringo, não lembro qual, uma peça de borracha dura para se colocar no cabo do gincho. É um disco, grosso, pesado e com um furo no meio, por onde passa o cabo. Quando recolhido, fica preso entre o gancho e o bocal. Pode ser deslocado pela extensão do cabo e tem justamente essa função, evitar a chicotada. Se eu achar ponho a foto aqui...

[]'s

Giovanni

O q vc acha de uma anilha de ferro ?Dessas que são usadas em halteres.São fáceis de achar e deve ser barato.Será q funciona ?Qual peso ?

[]'

Wallace
12/10/2005, 16:45
A ideia não é pendurar no cabo outra coisa que possa ferir alguem...

Beto Lacerda
12/10/2005, 16:50
um pedaço de mangeira de hidrante de uns 40 cm cheio de areia (mas nem tanto , p/ poder dobrar no meio ) é a solução mais pratica que ja vi
[]'s

Sergio Rocha
12/10/2005, 16:51
A ideia não é pendurar no cabo outra coisa que possa ferir alguem...

Eu tb acho.Só q um disco de borracha duro e pesado e uma anilha de ferro tem pouquíssima diferença.
Eu nunca presenciei um cabo arrebentando, mas acho q um pano ou tapete de borracha não devem adiantar quase nada.

O q será realmente q adianta ?O que os fabricantes de guincho recomendam ?
[]'

Wallace
12/10/2005, 16:54
Saco de areia com 2 kg e boca grande.

Beto Lacerda
12/10/2005, 17:02
ou cabo de kevlar ... se rompe não chicoteia .. e p/ romper por tração ... haja guincho
[]'s

Sergio Rocha
12/10/2005, 17:05
SÓ 2 kg seguram o cabo ? Pensava que precisasse de muito mais.

Não entendi o "boca grande "

Deve ser preso a uns 2 mts do gancho.Certo ?

Por uns us$ 300 eu primeiro prefiro pesquisar.

[]'

Beto Lacerda
12/10/2005, 17:06
Deve ser preso a uns 2 mts do gancho.Certo ?

pelo que sei deve ficar no meio do cabo
[]'s

Sergio Rocha
12/10/2005, 17:11
Deve ser preso a uns 2 mts do gancho.Certo ?

pelo que sei deve ficar no meio do cabo
[]'s

Eu li uma reportagem que dizia que o lugar mais fácil de arrebentar era no gancho, devido ao proprio processo utilizado pra prende-lo.E recomendava colocar ali.Bom se bem q isso eu li na 4x4 e cia. :mrgreen:

Pra mim o certo seria no meio do cabo, iria segurar o ricochete fosse qual fosse o ponto de rompimento.
Dei uma pesquisada no site da Warn e não achei nada.

[]'ainda pequisando

Giovani
12/10/2005, 21:27
O q vc acha de uma anilha de ferro ?Dessas que são usadas em halteres.São fáceis de achar e deve ser barato.Será q funciona ?Qual peso ?
Andei procurando e não achei mais... :(

Sérgio, esse disco de borracha devia ter uns 20 a 30 cm de diâmetro e deve ser assim para que o cabo partido se "embole" nele, ao mesmo tempo que o peso leva tudo para o chão.
Um disco de ferro desse diâmetro, deve ficar muito pesado.

[]'s

Edintruder
12/10/2005, 22:10
Já pensou um disco de ferro voando na sua direção?
Esse tópico está virando caso para Arquivo X!

Wallace
13/10/2005, 15:45
SÓ 2 kg seguram o cabo ? Pensava que precisasse de muito mais.

Não entendi o "boca grande "

Deve ser preso a uns 2 mts do gancho.Certo ?

Por uns us$ 300 eu primeiro prefiro pesquisar.

[]'Pode ser mais, mas isso já deve frear bem o cabo.
A boca grande é para ir perdendo peso com a distancia.

Sergio Rocha
14/10/2005, 19:07
Bom resumindo.O ideal é um controle de acionamento do guincho com 100 mts de exensão.

[]'

leopoldo
14/10/2005, 21:26
Para tudo que se faz, o ideal é o cuidado e o se mancol pois Murphy não perdoa e os acidentes quase sempre acontecem. :shock:

Portanto perigoso é sim. O segredo é sobreviver a êles. :twisted:

O guincho, um Hi-Lift, como também um blocante podem na verdade ser uma arma e se voltar contra o dono.

Na caixa do guincho vem um manualzinho meio sem vergonha com umas figuras que se repetem ha uns 20 anos no mínimo.

No site da WARN agora tem um manual *.pdf beeeem melhor:

http://www.warn.com/corporate/images/90/UserManualSRC.US.readers.pdf


A Ramsey fornece esse vídeo :

http://www.ramsey.com/automotive/video.html


E para ajudar os trilheiros, as revistas 4x4 (petersen) e (wheel drive) - pelo menos - cansaram de fazer recomendações e artigos sobre a segurança no guinchamento, quais os acessórios a serem usados e como não bobear na escolha dos componentes como patescas, corrente, manilhas, etc....


Boas guinchadas para todos. :concordo:

SmootH_
16/10/2005, 10:28
acho que a corda guia que mensionei, apesar de se mais trabalhosa(nem tanto assim) é bem mais segura
acho que vale a pena passa um pouquinho mais de trabalho e faze algo realmente seguro, sabendo que nao vai machuca ninguem

Edintruder
17/10/2005, 20:39
Manda a sogra operar o guincho que está tudo certo! :mrgreen:

Wallace
18/10/2005, 12:17
Bom resumindo.O ideal é um controle de acionamento do guincho com 100 mts de exensão.

[]'Oi usa o controle opcional da HDW que é com fio, mas pode usar sem fio para ficar num local mais seguro e distante. :mrgreen:

Natanael Junior
28/10/2005, 14:32
Segurança infelizmente não é o forte da maioria dos trilheiros.
Quem já viu as provas de rock crawling do Brasil sabem o que estou falando. Na prova do UBROC da Imigrantes (morro artificial) os caras enrolavam as cintas atrás do rabo para evitar tombamento... Se o jipe tombasse ia ser caso de arremesso de zeca (ou spotter, como gostam de chamar). Isso sem falar em gente desvirando jipe com a mã, puxando o estribo que ficou pra cima... escorrega um pouquinho e as toneladas vem em cima do fariseu. Cabo de guincho arrebenta sim. No Mato Grosso Vi uma toyota com um rasgo no teto em decorrência disso.
Se dá pra evitar, não tem porque arriscar.
[]

Sergio Rocha
28/10/2005, 21:21
Segurança infelizmente não é o forte da maioria dos trilheiros.
Quem já viu as provas de rock crawling do Brasil sabem o que estou falando. Na prova do UBROC da Imigrantes (morro artificial) os caras enrolavam as cintas atrás do rabo para evitar tombamento... Se o jipe tombasse ia ser caso de arremesso de zeca (ou spotter, como gostam de chamar). Isso sem falar em gente desvirando jipe com a mã, puxando o estribo que ficou pra cima... escorrega um pouquinho e as toneladas vem em cima do fariseu. Cabo de guincho arrebenta sim. No Mato Grosso Vi uma toyota com um rasgo no teto em decorrência disso.
Se dá pra evitar, não tem porque arriscar.
[]

Perfeito, mas qual seria sua sugestão para o Guincho ?

[]' ia me esquecendo, Benvindo ao forum

RegisCandeia
29/10/2005, 13:11
Todo mundo ri de mim quando me abaixo dentro do jipe para usar o guincho (o meu é mecânico). Nunca tive um acidente com alguém machucado, mas uma vez que o cabo arrebentou o pessoal que estava fora do jipe (meu navegador e zequinha bem longe do cabo) disse que o gancho passou pela árvore a uma velocidade espantosa. Procuramos num raio de +ou - 30 metros e não encontramos. O gancho era vermelho, bem chamativo. Deve estar subindo ainda. Em outra ocasião eu vi o gancho afundar a lataria, logo abaixo do pára-brisa de uma band. Tenho isso filmado, eu estava lá. Foi um baita susto.

leopoldo
29/10/2005, 13:26
Quem já viu as provas de rock crawling do Brasil sabem o que estou falando


Nas provas de rally, a coisa é bem PIOR.

Natanael Junior
06/11/2005, 21:47
A solução é superdimensionar anilhas, pontos de ancoragem, cintas e cabos. Sobre os cabos, enrolar uma lona resolve. E USAR PATESCA!!! Demora mais, mas com diz um amigo meu, "se tá com pressa, compra um golzinho tunado e vai pro asfalto!!"
Abraço sem pressa e com segurança.

Stephan
07/11/2005, 15:34
Com a divulgação do esporte (off-road) e com o surgimento de carros que saem praticamente de fábrica com guinchos, o número de acidentes tende a crescer.

Fato: por mais que a gente fale, discuta ou dê sugestões...ninguém as segue à risca. (nem eu)

não adianta dizer que..o ideal é......blablbabla, pr que na hora ninguém faz.

No Trial as coisas estão mudando e a UNROC está dando muita atenção a conduta de segurança. Nas trilhas não se pode fazer muito, pois é o bom senso que clama.

Eu tento ser o mais seguro possível.

IMHO o mais perigoso é guinchar (ou rebocar) usando a combinação de guincho (entenda-se cabo de aço com gancho) + manilha, + cintas, ou duas cintas combinadas com manilhas.
Isso sim é uma arma, pois as cintas, quando tensionadas costumam esticar um pouco e viram um super elástico quando arrebentam e a manilha presa ao laço, essa sim, vira um projétil.

Minha opiniao...evitem isso. usem ganchos nas viaturas para não precisarem das manilhas e superdimensionem as cintas..

Sem fazer propaganda, mas as cintas da Warn são ótimas, mas caras.

E acima de tudo...bom senso. revisem sempre seu equipamento, utilize-o com segurança e anteveja o acidente. Não utilize cintas ou cabos de guincho que apresente sinais de desgaste. Já vi muitos cabos estourarem, assim como cintas..normalmente elas estouram pouco depois de darem sinais claros de que vao abrir o bico...fiquem espertos com isso !!

leopoldo
28/12/2005, 17:25
Só lembrando sobre o problema de segurança:

Para quem não acredita que o cabo não machuca POUCO .......

No site Ogrish tem as fotos de um mexicano que cortou a perna no cabo do guincho do jeep !

Pra quem tem estômago .... boa sorte

DougBRSP
28/12/2005, 17:48
Realmente só para os de estômago forte, mas como uma imagem vale por 1000 palavras, segue o link direto para as fotos:

http://www.ogrish.com/archives/cut_by_winch_cable_after_pulling_a_jeep_Dec_28_200 5.html

[]s

ddr54
28/12/2005, 18:23
O cabo poderia ser de um material sintetico super resistente .
Similar ao usado nas cintas - similar não igual .
Sei que já existe mas o preço deve ser alto .

Alguém por aqui tem a informação do fornecedor ???

Danilo

leopoldo
28/12/2005, 19:12
Sendo de aço ou de material sintético, a chulapada é a mesma ...... ou até pior.

Existem precauções claras por ex. quando se usa uma cinta elástica, pois como o nome diz: elástica é o que ela é ........ e então, se essa solta e vem pro seu lado ....... pepinos !

A Lei de hook é clara e duvido que tantos metros de cinta ou cabo de aço esticados e tensionados não são um perigo maior ou pior.

Esse tópico é bem esclarecedor, então .... todo cuidado é pouco e como eu disse:

Somos todos sobreviventes á lei de murphy, e então é bom não bobear.

Alessandro Henrique
28/12/2005, 19:25
Olhei as fotos e realmente o cara teve sorte. Impressionante. :pensativo:
Muitos sao ceticos e acham que o cabo jamais arrebentara ou entao que o ponto de ancoragem e rigido o suficiente. A foto esta ai para justificar e recomendar cuidado.
Ha muitos anos atras um capitao do exercito me relatou que havia testemunhado a um acidente na amazonia durante a tentativa de desatolar um caminhao. Segundo ele, ao romper o cabo de aco a chicotada do mesmo dividiu um homem que assistia a pouca distancia em dois! :shock: :pensativo:

Sds.

Sergio Rocha
29/12/2005, 20:10
Eu uso dessa maneira :

Coloco um tapete de borracha proximo ao ponto em que o cabo está preso.Uso uma corda presa no cabo próxima ao ponto aonde o cabo está fixado, e a outra ponta da corda prendo perto aonde o cabo está preso, deixando uma folga bem pequena.
Com isso acredito que se arrebentar na ponta ele não vai sair voando.

Como o cabo nunca arrebentou, não sei se funciona. :mrgreen:

[]'

Wallace
30/12/2005, 11:40
Não sei se entendi o que vc faz, mas pelo que entendi não vai adiantar muito não.
O certo é um peso no meio do cabo.
Se quiser coloca outro peso no meio do caminho entre o meio e guincho.
A questão é ter peso para forçar o cabo para o chão.

Dirço
30/12/2005, 12:45
É perigoso demais... isso não se deveria fazer. A manguaça as vezes faz as coisas acontecerem diferente. Não pensamos corretamente.

O cabo pode arrebentar todas as vezes que estiver sendo utilizado acima da sua capacidade. É a lógica. Por sorte, não acontece normalmente. A sorte está no limite do exesso de tolerância do cabo...

O fabricante do guincho vende o produto para tal capacidade. Ex: um guincho pra 5ton. Será que o cabo instalado aguenta puxar 5ton?

Vejam o que escrevem os fabricantes de cabo. Se levarmos isso a sério, com certeza a maioria dos guinchos está fora do que o fabricante do cabo aconselha.

Muitos jipeiros aprendem a utilizar o guincho nas trilhas............

Wallace
31/12/2005, 16:34
Dirço, infelizmente é verdade, alguns guinchos realmente tem cabo subdimensionado.
Nos mecanicos muitas vezes o limite de tração é a propria capacidade do cabo ou de outra coisa que quebre. Por isso para usar estes guinchos tem que saber muito bem o que esta fazendo.
Alguns eletricos também usam cabos fracos para a capacidade.
Nos guinchos HDW tem o cabo ideal para cada guincho.
Assim o 8000 usa cabo de 8 mm.
8500, 9000 e 9500 usam cabo de 8,2 e 8,3 mm.
Alguns infelizmente usam cabo de 8 mm em 6000, 8000, 9000, 9500 e até em 12000.
Acho temerario usarm cabo de 8000 em 9500.
Em 12000 é ridiculo, ou o guincho não tem as 12000 lbs de capacidade ou o fabricante (e o comprador) são loucos.
Cabo para 12 mil tem que ter 9 mm para cima.

Sergio Rocha
31/12/2005, 19:55
Não sei se entendi o que vc faz, mas pelo que entendi não vai adiantar muito não.
O certo é um peso no meio do cabo.
Se quiser coloca outro peso no meio do caminho entre o meio e guincho.
A questão é ter peso para forçar o cabo para o chão.

Pelo que eu tenho lido e assistido em vídeos, o peso normalmente é colocado perto do ponto de ancoragem (fixação) do cabo.Na ponta do cabo, segundo informaçòes levantadas na internet, é o lugar mais provável de ruptura devido ao trabalho de fixação do "gancho"no cabo.Por isso coloco o peso próximo a esse lado.A corda de segurança eu prendo no cabo e fixo a outra ponta no veículo que está sendo guinchado, ou melhor perto do "gancho".
Assim, como acredito que a maior probabilidade de ruptura é no gancho ou no ponto de ancoragem, tenho uma corda e um peso tentando evitar o recochete do cabo.

[]'

haundrich
01/01/2006, 21:09
Turma

De vez em quando eu tenho que comprar cabos de aço para a fábrica.

Nos elevadores, eu procuro trocar o cabo anualmente (até porque o cabo é barato comparado aos efeitos de um acidente eminente). Mesmo sabendo que o fator k (número de engenharia: fator cag...ço) costuma ser de 2 a 5x o valor nominal do cabo.

Há cabos e cabos.

Não estou com minhas tabelas aqui, mas, para um mesmo diâmetro de cabo de aço, entram aeh o número de fios e o diâmetro do mesmo. Isso significa que para um mesmo diâmetro, posso ter 5, 10, 15 , 19, 22 fios e por aeh vai. O lance do número de fios determina a flexibilidade do cabo.

Para o caso de nossos guinchos, com um carretel cujo diâmetro é reduzido, acredito que cabos com maior número de fios (normalmente o fabricante do guincho deve especificar o cabo) irá diminuir as chances de rompimento do cabo por fadiga.

A qualidade do fabricante é principal. Já comprei cabo que se rompeu sem motivo, por isso tive de aumentar a quantidade de fios por seção. E a aplicação do cabo, especificações e tudo o que o fabricante sério de cabos deve indentificar em seus produtos.

Depois disso, aparecem as mazelas que aparecem com a má utilização do cabo.
Ex. Quando o cabo está sendo enrolado, fazendo força e daeh acontece de uma volta em cima da outra, desnivelado. Neste ponto aumenta a pressão de esmagamento enormemente, amassando o cabo, diminuindo a vida útil e a confiança deste cabo. Daeh a razão de trocar o cabo periodicamente, mesmo apresentando " boa aparência". Sei que não tem outro jeito. O ideal é uma guia para enrolar o cabo, mas isso está longe de ser aplicado em nossos pequenos equipamentos, por enquanto.

Outra mazela é aquela turma que não usa cintas e prende o cabo dando a volta na árvore e engata o gancho no próprio cabo mesmo. Em pequenos esforços tudo bem. Mas em coisa séria, além de colocar em perigo a sua viatura e pessoas, machuca árvores seriamente. Engatando o gancho no próprio cabo, também causa fadiga propícia para o rompimento ao longo do tempo.

Tem aquela turma que enrola de qualquer jeito, que depois arruma o cabo em casa. Essa eu acho uma das piores. Parece que não, mas enrolando o cabo desse jeito, onde aparecem os princípios de dobras, a sobreposição de voltas de cabo em cima dessa parte exerce uma pressão considerável e estraga o cabo. Cada volta em cima é somado uma força. Não quantos kilos chega isso, mas é danoso.

Pense que o cabo foi feito para tração. Não para esmagamento ou cisalhamento.
Pegue um cabo novo, amasse ele com a mão numa dobra e depois coloque esse cabo em sua tração máxima. Adivinha onde será o primeiro ponto a se romper o cabo?

E por fim, na ponta do gancho, onde há um esforço em cima onde ele é preso pelo prensa cabo ou anilha. É um ponto de fadiga e merece atenção. O uso de presilhas ou anilhas corretas aumenta a segurança. O excesso de torque também podem romper os fios do cabo.

falouws

JairoM
13/01/2006, 18:06
No curso que fiz de direção offroad (da DPascoal), o Joao (intrutor) mostrou o uso do guincho lá na BOcaina, nas margens do Rio do Braço.

Fez a Land 110 dele subir o barranco a partir de dentro dágua, com o motor desligado.

Paramos uma C-10 no barranco, nela colocamos uma patesca, o cabo saiu do guincho, passou pela patesca e voltou até a Land.

Ele operando de dentro do carro, pelo remoto com fio, algumas cintas foram usadas pra " fazer peso" no meio do cabo, justamente prá em caso de rompimento "jogar" o cabo pra baixo e impedir o chicote.

Vejam que na foto aparecem as cintas, e o Zé (muito o conhecem) se afastando antes de tracionar...

lucas.sanches
02/02/2006, 23:45
boa noite...

Isso é muito perigoso!!! Uma vez estavamos em uma trilha e estourou a cinta que estavamos puxando uma Toyota!!!
A sorte(se posso chamar de sorte) do motorista foi que a cinta voltou, acertou o parabrisa do jipe e passou uns 15 cm da cabeça dele! Mas os estilhaços do vidro voaram no rosto dele!
Resumindo: Ficou um bom tempo no hospital com 150pontos no rosto devido aos cacos!!!
Agora so puxamos com o capô levantado,e axo q nao é um exagero o motorista da Band usa um capacete na hora de puxar..!!

[]'s

lucas

Rodrigo Cesarini
12/10/2006, 00:16
Para quem ainda não acredita nos efeitos devastadores de um ricochete de cabo de aço, recomendo esse link que ví no Jeep, the blog[http://jeeptheblog.blogspot.com], só para quem tem estomago forte:

http://www.ogrish.com/archives/cut_by_winch_cable_ater_pulling_a_jeep_Dec_28_2005 .html