Ver Versão Completa : Hilux sr5 99 (lesminha)
marcuspaulod20
12/02/2016, 22:39
Salve pessoal.
Comprei uma Hilux sr5 99 turbinadinha des de zero.
Caminhonetinha bem boa,de segundo dono com 228kkm.Como todo carro usado,tinha umas coisinhas a serem feitas.
Troquei os 4 amortecedores
4 pneus 31 ao invés dos 235 originais
Encomendei todas as peças da suspensão
Troquei as rodas de liga originais por Mangels Orion de ferro off SEAT -25
Tirei o abafador original que era da maçarico e coloquei um esportivo.
Já comprei um intercooler da sprinter pra instalar na frente do radiador.
Além de uns caprichos e mimos por aqui e ali que nem me lembro
O que ainda vem
Lift ao menos 2"
Rancho frente e trás
Pneus 32x11.5 ou 33x 10.5 se achar
Guincho
Snorkel
E para choques off road
O uso será trabalho,passeios e trilhas leves vez ou outra
Vou postando aqui os ups e dúvidas que forem surgindo,pois apesar de vir de uma d20 bem modificada por mim,não conheço quase nada da hilukinha.
Foto logo quando comprei
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Testando a capacidade do 4x4 e o razoável curso da suspensão
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Parabéns pela aquisição da "Lesminha" já tive uma Sr5 99 que com o passar o tempo deixei do meu jeito, BL de 3,5", pneus 33x12,5x15, Turbinei com o Kit da Spa, abri 1/4 da Bomba Injetora, mas em nenhum momento senti a necessidade de colocar Intercooler, fica a aí a dica, esse motor mesmo que turbine e altere a BI, vai alterar apenas em melhorias em retomadas de velocidade, a velocidade final fica inalterada, para melhor nesse quesito tem que mudar as relações de marcha, no mais como sempre digo é um trator, qualquer ajuda estamos na área, boa sorte na empreitada ok!
marcuspaulod20
16/02/2016, 22:41
Herikc,na verdade o meu intuito por agora não e maior velocidade final,nisso vou pensar depois que estiver com a preparação do motor no ponto que planejo e os pneus 33 instalados.Daí vou ver se precisa e se vou ter força para tal.O intercooler é primordial em uma preparação diesel.Além da maior quantidade de O2 no mesmo volume de ar,esse ar ainda vai entrar bem mais frio,assim ajudando muito a não deixar a temperatura na câmara de combustão chegar ao ponto de derreter pistão como aconteceu na minha D20.
Na d20, quase dobrei o torque e a potência original,porém me custou um bocado da vida útil. (Teria sido bem amenizado pelo intercooler)
E com essa brincadeira gastei 10600 pra refazer o motor hehe.
Então agora quero o máximo de potência possível com o mínimo de sacrifício da vida útil.
O que mais estou interessado em fazer o quanto antes é um bom up na suspensao.
O uso seria em maior parte estradas de terra esburacadas e com uma certa velocidade.
Quero uma coisa tipo prerunner de pobre hehe
Assim que comprei o carro substitui os 4 amortecedores por cofap turbogas.Na primeira semana ficou uma maravilha,depois ficou sem ação como os velhos.
Estou querendo rancho com regulagem e uma polegada a mais de curso.Será que consigo com as fixações originais?
Fazem mesmo a diferença?
Suspensão dianteira
Dês de que comprei a caminhonete, as buchas da suspensão dianteira estão sambadinhas e eu não estou encontrando de boa qualidade.
Fazer de pu?
Qual a densidade com melhor relação durabilidade conforto?
A suspensão está com pouco curso também.Bastante arriadinha,porém com a compressão no ponto quase certo.
Penso em calço no pivô superior de 1 polegada e um apertinho pouco nas barras pra ganhar curso e um pouquinho mais de compressão pra evitar fim de curso.
Seria uma boa solução?
As homocinéticas suportariam?
Suspensão traseira
Já trabalha muito bem,parece que tem uma mola a menos.Precisa só de um pouco a mais de curso e amortecedores melhores.
Jumelos maiores?
Arquear não acho boa ideia pois fica duro e depois sede.
Espero ajuda pois entendo pitibas de suspensao hehe
lucaspissinini
17/02/2016, 09:08
Vou dar meu pitacos!!
Na minha eu só aumentei a compressão na barra de torção, (antes dava fim de curso em qualquer buraquinho na estrada) ficou um pouco mais dura (mas também não estrangulei ela!) pra compensar eu uso 25lbs nos 265/70R16! A traseira por motivos de força maior $$$ o que pude fazer quando mexi foi arquear, mas só arqueei porque ela estava arriada já, dava fim de curso em quebra-molas e sem carga!! Ficou muito boa, não ergui ela tanto na minha opinião esta na altura original como saia de fabrica!
Na dianteira não quero fazer mais nada, só a troca de amortecedores por melhores! Na traseira quando puder vou comprar feixes novos ou vou em uma casa especializada em molas e mandar fazer (mas não sei ainda se vale a pena) Jumelos com 2cm maiores e calço de 1 - 2 cm e troca de amortecedores!!! Embuchamentos vou fazer de PU, tem bastante gente que não gosta, mas quando tive meu jipe fiz em PU no torno com o parafuso que prende com opção pra engraxar ficou muito bom, não fazia barulhos e nunca mais tive que mexer!
Fazer um BL de 2" e trocar as rodas por 15 com off set negativo e pneus 33!
Acho que vou ficar com uma altura boa e vão livre bom!
Vale lembra que não uso para trilhas pesadas e nem médias, uso ela pra trabalho, para viagens e fins de semana ir para a casa dos parentes na beira do rio!
Vou dar meu pitacos!!
Na minha eu só aumentei a compressão na barra de torção, (antes dava fim de curso em qualquer buraquinho na estrada) ficou um pouco mais dura (mas também não estrangulei ela!) pra compensar eu uso 25lbs nos 265/70R16! A traseira por motivos de força maior $$$ o que pude fazer quando mexi foi arquear, mas só arqueei porque ela estava arriada já, dava fim de curso em quebra-molas e sem carga!! Ficou muito boa, não ergui ela tanto na minha opinião esta na altura original como saia de fabrica!
Na dianteira não quero fazer mais nada, só a troca de amortecedores por melhores! Na traseira quando puder vou comprar feixes novos ou vou em uma casa especializada em molas e mandar fazer (mas não sei ainda se vale a pena) Jumelos com 2cm maiores e calço de 1 - 2 cm e troca de amortecedores!!! Embuchamentos vou fazer de PU, tem bastante gente que não gosta, mas quando tive meu jipe fiz em PU no torno com o parafuso que prende com opção pra engraxar ficou muito bom, não fazia barulhos e nunca mais tive que mexer!
Fazer um BL de 2" e trocar as rodas por 15 com off set negativo e pneus 33!
Acho que vou ficar com uma altura boa e vão livre bom!
Vale lembra que não uso para trilhas pesadas e nem médias, uso ela pra trabalho, para viagens e fins de semana ir para a casa dos parentes na beira do rio!
Boa Tarde! Como vai a Tartaruga Lucas? fico sempre animado quando vejo uma Hilux SR5 2.8D hehehehehe, forte abraço meu amigo.
marcuspaulod20
21/02/2016, 23:08
Então Lucas, quero fazer a suspensão bem eficiente.Não vai ser tudo de uma vez e nem por agora,mas quero ficar satisfeito com ela.Quanto as buchas de PU,o que achou delas?
Perde muito em conforto?
Qual densidade usou no jeep?
Graxa normal que se usa?
Precisa fazer uma capa metálica por fora ou só por dentro?
Vou fazer as minhas essa semana,pois as velhas estão péssimas.
Se mais alguém que já fez em outros carros puder opinar ficarei grato.
lucaspissinini
22/02/2016, 09:23
Então Lucas, quero fazer a suspensão bem eficiente.Não vai ser tudo de uma vez e nem por agora,mas quero ficar satisfeito com ela.Quanto as buchas de PU,o que achou delas?
Perde muito em conforto?
Qual densidade usou no jeep?
Graxa normal que se usa?
Precisa fazer uma capa metálica por fora ou só por dentro?
Vou fazer as minhas essa semana,pois as velhas estão péssimas.
Se mais alguém que já fez em outros carros puder opinar ficarei grato.
Bom dia MarcusPaulod20
Cara eu não lembro da dureza dela, isso foi a 11 anos a trás e não intendia nada!
Quando a conforto o jeep já não tem conforto né :parede:
Eu usava graxa normal, não tinha feito capa não, vou postar uma foto parecida de como foi feito na época!!
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O parafuso de dentro das buchas foi feito uma cavidade levemente em espiral, essa cavidade foi bem rasa só pra graxa poder propagar de fora a fora por dentro da bucha! Fiz um furo na cabeça do parafuso com broca 3/32 ate 1/3 do parafuso e furei na lateral onde tinha feito essa cavidade pra encontrar com o furo central (isso foi feito como caminho para graxa chegar na cavidade feita no parafuso)! Aumentei o furo na cabeça do parafuso fiz a rosca e coloquei a graxeira!
Se não conseguir o entender o que eu expliquei tento desenhar ou ver se acho alguma imagem desse parafuso!
Mas sinceramente não lembro do resultado de conforto e barulho! Isso foi feito bastante tempo a trás acho que hoje tem material melhor ou algo mais desenvolvido pra isso!
Deixa os amigos opinarem aqui também que tem um pessoal muito bom com suspensão aqui no forum!
Abraço
lucaspissinini
22/02/2016, 09:26
Boa Tarde! Como vai a Tartaruga Lucas? fico sempre animado quando vejo uma Hilux SR5 2.8D hehehehehe, forte abraço meu amigo.
Grande Herick, tudo certo??
Cara a tartaruga preciso dar uma atualizada lá!
Fiz duas viagens com ela esse fim de ano, rodando no total 3700km com ela! Tudo ok!
Depois que turbinei a minha fiquei muito feliz com o resultado! Não vendo mais, rasguei a transferência e casei com ela, em 2018 paro de pagar o IPVA ai fica melhor ainda! hahahaha!
Abraço meu amigo!
Grande Herick, tudo certo??
Cara a tartaruga preciso dar uma atualizada lá!
Fiz duas viagens com ela esse fim de ano, rodando no total 3700km com ela! Tudo ok!
Depois que turbinei a minha fiquei muito feliz com o resultado! Não vendo mais, rasguei a transferência e casei com ela, em 2018 paro de pagar o IPVA ai fica melhor ainda! hahahaha!
Abraço meu amigo!
Como se diz: Agora não tem jeito, é pra sempre hehehhehe, fico feliz de saber que a Tarataruga está no ponto! Forte abraço.
lucaspissinini
27/05/2016, 08:55
Estou esperando as fotos da suspensão hehehe!
Abraço!!!!
marcuspaulod20
27/05/2016, 09:57
Rapaz a bagunça foi tanta esses dias que nem me lembrei.Meus dois carros quebraram e foi só corre corre.
A Hilux fiz diferencial suspensão dianteira e mais uma pá de coisinhas na mecânica.Agora ta praticamente 100% revisada a mecânica.
A suspensão,como esperado terei de fazer uma barra anti rotação do eixo.Ainda estou estudando em que ponto fazer.
529332
lucaspissinini
27/05/2016, 10:36
Rapaz a bagunça foi tanta esses dias que nem me lembrei.Meus dois carros quebraram e foi só corre corre.
A Hilux fiz diferencial suspensão dianteira e mais uma pá de coisinhas na mecânica.Agora ta praticamente 100% revisada a mecânica.
A suspensão,como esperado terei de fazer uma barra anti rotação do eixo.Ainda estou estudando em que ponto fazer.
529332
Fiquei só com uma duvida, qual mola você retirou? Aquela grossa? Se eu colocar a mola sem retirar uma dessa você acha que vai ficar muito dura?
Valeu pela foto!
marcuspaulod20
29/05/2016, 15:07
Retirei a última mola fina antes da mola grossa.Sem tirar com certeza vai ficar dura.Na frente aumentei a carga das barras bastante.Ficou com pouco curso negativo mas ficou bom demais,firme e sem ficar jogando pra cima.So falta agora 4 rancho e um espaçador de 1polegada no pivô superior pra ficar perfeito.
Acho que assim já vai caber os 33 e com conforto.
lucaspissinini
31/05/2016, 08:25
Retirei a última mola fina antes da mola grossa.Sem tirar com certeza vai ficar dura.Na frente aumentei a carga das barras bastante.Ficou com pouco curso negativo mas ficou bom demais,firme e sem ficar jogando pra cima.So falta agora 4 rancho e um espaçador de 1polegada no pivô superior pra ficar perfeito.
Acho que assim já vai caber os 33 e com conforto.
Marcus ontem coloquei a mola na minha, acho que é dianteira do gol, ficou boa pra caramba, mesmo com todas as molas ela não ficou dura, ganhei uns 2 a 3cm, ficou bem macia principalmente para imperfeições dentro da cidade, como coloquei pra teste ainda não coloquei a mangueira pra não dar atrito de ferro com ferro! A minha está com uma pressão boa na barra de torção ficou com uma altura agradável mas vou fazer o bl de 2" ainda e depois colocar os 33"
Vlw pela dica mais fácil que qualquer outra adaptação e to pra te falar que melhor custo beneficio e eficiência!!
Abraço!
marcuspaulod20
03/06/2016, 18:11
Que bom que gostou Lucas.Tambem achei a melhor relação custo benefício.claro que um sistema four link seria mais eficiente.Mas não sei quanto é a que custo sem falar na questão capacidade de carga.
Na minha terei que instalar uma barra pra evitar a rotação do eixo.Observe a sua se não está acontecendo isso.
Tem whats app?
lucaspissinini
04/06/2016, 07:53
Que bom que gostou Lucas.Tambem achei a melhor relação custo benefício.claro que um sistema four link seria mais eficiente.Mas não sei quanto é a que custo sem falar na questão capacidade de carga.
Na minha terei que instalar uma barra pra evitar a rotação do eixo.Observe a sua se não está acontecendo isso.
Tem whats app?
Rapaz vou dar uma olhada, mas como seria essa rotação do eixo?
O whts vc não pode receber MP ainda, eu não gosto de colocar dados pessoais nos comentário, hoje em dia tem muita gente de olho hahahah!
marcuspaulod20
16/07/2016, 21:21
Salve pessoal.
Seria possível colocar grade,farois e para choque da sw4 japa na sr5?
A minha frente está perfeita e tudo mais,porem acho bem mais bonita a frente da sw.
marcuspaulod20
29/08/2016, 11:43
Descobri um ponmto fraco na hilux
A carcaça do eixo traseiro.
A minha partiu no meio praticamente,logo onde tem aquelas chapas soldadas.e
Desmontei e levei pra tornearia pra soldar e reforçar toda a carcaça pra deixar praticamente inquebrável.
Bom,com o reforço da carcaça traseira já é bem certeiro que na suspensão traseira não terei mais problemas,pois em questão de semi eixos e o sistema semi flutuante,acredito que não terei problemas pois são bem dimensionados.
Agora quero partir pra um reforço e se possível aumento de curso na dianteira.
Vi nos EUA a opção de pivôs com esferas rotulares e ate balanças muito mais resistentes,visto que também quebrei uma balança a algum tempo.
Problema é que não sei pitibas de ingles e tenho medo de comprar um modelo errado.
No brasil eu consigo os tais uniball?
Se eu conseguisse as rotulas de material e tamanho adequado,o restante seria razoavelmente fácil de se fazer.
Quanto às balanças,não é difícil reforça las.
O aumento de curso seria possível com um espaçador no pivo superior e um novo suporte para as inferiores,com a mesma altura do espaçador superior para manter o angulo de trabalho das balanças e sem alterar os batentes.
Esses espaçadores seriam somente de uma polegada,o que eu acredito não ser muito a ponto de ter que reposicionar a barra de direção,ou é?
Sera que a barra de torção suportaria esse curso a mais?
marcuspaulod20
20/10/2016, 19:47
Salve pessoal
Após um bom tempo de Hilux estaleirada a bichinha voltou a rodar.
O eixo traseiro foi resolvido trocando a carcaça pela da Hilux 2009.
Tive que diminuir no comprimento da carcaça e trocar as pontas pelas da carcaça antiga e também todos os suportes.Amanhã posto fotos do serviço das pontas.
Fiz também uma mudança no freio,pois depois dos pneus 33 o freio piorou bem.
Retirei a válvula de carga da traseira e por consequência o estranho sistema que ligava a roda direita dianteira a essa válvula.O freio melhorou bem,principalmente o traseiro que chega a travar.
Agora estou com um par de discos de 320mm para colocar na dianteira assim que der um tempinho,o que deve reequilibrar a relação de frenagem entre dianteiro e traseiro.
Também estou com um intercooler para colocar na frente do carro,que deve entrar junto com uma turbina k14.
E depois dessas alterações a pretensão é alongar a relação para 4.10
Como o miolo do diferencial original serve perfeitamente na carcaça da 2009,fiquei curioso para saber se o miolo da 2009 seria compatível com os semi eixos da Hilux velha.
E a dianteir,sera que o miolo é compatível também?
Existe outra relação 4.10 para colocar na Hilux 2.8?
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