Ver Versão Completa : JAPX 2.0 - Colocando o J pra andar
Eai pessoal, espero que estejam bem!
Meu nome é Cayto, tenho 27 anos moro em SP, especificamente na Serra da Cantareira e to aqui pra contar a história do meu jipe e os "ups" dele, mas antes disso não tenho como começar sem antes contar um pouco da minha história com 4x4's.
Essa história começa, acredito que como a de muitos outros, em casa, com o meu pai que desde pequeno me manteve em contato com carros, gasolina e velocidade - de opalas preparados para arrancada e corridas em interlagos a expedições 4x4 pelo país a fora. Outro fato que com certeza me influenciou a gostar do off-road - de qualquer nível e em várias rodas- foi o fato de o meu pai ter há mais de 20 anos uma loja especializada em jipes aqui em SP a 4WDTRUCK. Por conta disso já andei em muitos carros e em muitos lugares, sem contar que esta vivência me permitiu conhecer as histórias dos jipes, modelos, mecânicas e também muitas pessoas.
Tendo dito isso, pra justificar a escolha do carro, que além de já estar comigo há pelo menos 5 anos e que meu pai conhece há pelo menos 10 anos (entre um proprietário e outro), preciso dizer que já tive CJ5, Camper, Engesa, Troller (do meu pai mas que eu considerava como um filho..rsrs), Baja e o TJ Wrangler (xodó do pai) e que em todos estes carros me diverti muito e aprendi bastante, tanto sobre pilotagem quanto de mecânica.
Tá, mas aí você pode até pensar - Se esse cara já teve todos esses carros, PORQUE o JPX?
Simples, é barato, é bom, dá para ser mantido como segundo carro, e na minha circunstância atual, posso arcar com os custos de um jipe (até você deixar ele no mecânico...:parede:)
Já fui igual a muita gente que torce o nariz pro J, até descobrir que o carro é bom, aliás muito bom. O único problema, é o motor que foi mal projetado para o carro, fora isso, a suspensão é excelente, arrisco a dizer até que é uma das melhores que temos para uso 4x4 aqui no Brasil e isso também se aplica à caixa de redução Auverland. Agora, claro que o carro tem pontos fracos, assim como qualquer outro.
O carro
O J é um Montez 94 (esqueci o nome da versão, mas aos entendedores de JPX é a versão luxo), teto rígido, motor AP 2.0 gasolina, carburado, pneus BFG A/T 265/75R16 e o resto tudo original.
A evolução do carro comigo.
Desde que tenho o J, nestes aproximados 5 anos, eu mais deixei ele parado do que andei com ele, simplesmente porquê ainda não tinha pegado amor pelo bichinho. Entretanto, cerca de 2 anos atrás comecei a investir no carro, no sentido de por ele pra andar e entenda andar como pegar o trânsito de SP e ainda fazer trilhas aqui pela Serra (Pinheirinho, Pedra e etc).
Já gastei alguns mil reais com carburador novo, distribuidor novo, velas novas, cabos de vela novos, módulo de ignição novo, cabo de embreagem, inúmeras regulagens e mão-de-obra. E advinha?
O carro ficou bom, mas ainda fora dos 100% que eu almejava - talvez até estivesse 100% para outro, mas para mim alguns detalhes ainda me incomodavam.
O carro hoje
Como meu pai sempre diz, por mais que você arrume o jipe, sempre vai aparecer alguma coisa para fazer e como sempre pai, mãe e "patroa" sabem de tudo. Há uns dois meses atrás apareceu alguma pra fazer.
Estava aproveitando minhas férias para andar com o carro e ir ajustando estes pequenos detalhes que impediam ele de chegar no meu "100%" - pelo menos na parte da mecânica.
Um dia subindo a serra para casa escutei o motor rajar, encostei, pisei na embreagem e bum....o motor travou. 5 minutos depois descobri que travou pelo motivo mais besta possível, falta de óleo.
Desde então o carro foi para uma oficina de confiança onde está recebendo um motor AP 2.0 gasolina novo (o anterior estava rodando no álcool) e mais aquela série de itens que só o seu mecânico consegue ver..rsrs. Brincadeira a parte, a expectativa é de ter um carro 101% confiável quando o serviço estiver terminado.
O objetivo
Para o J tenho, antes de tudo, planos modestos - pelo menos nesta primeira etapa.
Por mais que eu goste, não vou sair colocando pneu 35" ou 40", motor MWM, lift de suspensão pois provavelmente acabaria ficando escravo da reforma, enquanto que pretendo usar o carro.
A minha idéia é montar um jipe com uma mecânica confiável e robusta - o que acredito que com o setup atual já estou bem próximo - e para o lado mais estético/funcional penso em algo apto para trilhas de até médio nível e passeios o que implicaria em troca dos pneus, lift de carroceria, uma pequena funilaria e outros detalhes que pretendo ir contando para vocês aqui no fórum.
Enquanto não tenho fotos desta nova etapa, seguem algumas fotos de quando o carro ainda estava andando.
522417
522418
522419
Falei muito, mas espere que vocês gostem!
Abs e até a próxima
Leonardo Truccolo
13/02/2016, 12:46
Show, sou um apaixonado por J. Já tive dois, espero em breve ter outro.
Abs
Kaio Pecly
13/02/2016, 16:51
Passando para assinar o tópico, sou fã de J's também
Legal essa relação com a viatura. Só uma dica, como é carro p trilha e nada muito hard, troque os BF AT por um pneu MUD, se possível, os BF MUD. Tive essa experiência e garanto: vira outro carro. Eu uso minha viatura tambem como segundo carro, não uso para trilhas pesadas, que estragam e viajo bem no asfalto. Estou adorando os BF MUD KM2, fazem pouco barulho no asfalto, duram muito e fazem muita diferença na lama para os AT, parece outro carro. Considere este investimento
Parabéns pelo jipe! Seja bem vindo ao site 4x4 brasil, mas cuidado que isso aí vicia hehehehehe.
Show, sou um apaixonado por J. Já tive dois, espero em breve ter outro.
Abs
Valeu Leonardo! Acho que só quem teve ou tem sabe como o carrinho é legal...Abs
Passando para assinar o tópico, sou fã de J's também
valeu Kaio, pretendo ir postando as alterações aqui....Abs
Legal essa relação com a viatura. Só uma dica, como é carro p trilha e nada muito hard, troque os BF AT por um pneu MUD, se possível, os BF MUD. Tive essa experiência e garanto: vira outro carro. Eu uso minha viatura tambem como segundo carro, não uso para trilhas pesadas, que estragam e viajo bem no asfalto. Estou adorando os BF MUD KM2, fazem pouco barulho no asfalto, duram muito e fazem muita diferença na lama para os AT, parece outro carro. Considere este investimento
Fala fassis, uma das principais mudanças que considero é justamente a troca dos pneus por algo mais MUD, só não troquei os AT ainda porque estou ajustando a mecãnica. Quanto aos KM2, ainda não sei se vou escolher estes, acho muito caro para o uso que vou ter com o carro.
Outro ponto que quero confirmar antes de trocar os pneus é se não vou ficar com uma relação muito longa com essa medida de pneu, no setup antigo (motor gasolina rodando no álcool) ficava um pouco longa e o carro acabava sendo um tanto quanto lento - e isso me incomodava.
Abs
Parabéns pelo jipe! Seja bem vindo ao site 4x4 brasil, mas cuidado que isso aí vicia hehehehehe.
Valeu Herick! Vou tomar cuidado..rs
Acompanhando, bem vindo e posta fotos da viatura!
[]´s
Acompanhando, bem vindo e posta fotos da viatura!
[]´s
Valeu tuna! Pretendo tirar o carro do meca por estes dias, aí posto fotos aqui!
Abs
hercilio.neto
15/02/2016, 23:08
Passando pra dar boas vindas.
lucaspissinini
16/02/2016, 08:17
Bem Vindo CaytoH, coloca mais fotos do J!!!!
Obrigado hercilio.neto e lucaspissini!
Queria mandar umas fotos mais novas, mas seguem estas aqui de um ano atrás.
522808
522809
522810
Estéticamente o carro ainda continua o mesmo, o que mudou desde então foi a mecânica e a parte elétrica que agora está 100% operacional.
Para o lado de fora estou pensando em um lift de 2" e pintar as rodas de preto metálico, isso pensando em curto prazo..pq ainda tem muita coisa que gostaria de mudar.
Abs
lucaspissinini
17/02/2016, 08:45
É assim mesmo devagar vai deixando a Vtr do jeito que quer!!!
Legal das fotos mais antigas é que podemos ir acompanhando a transformação melhor!!!
Abraço!
Bacana o Jota, força aí com o projeto! :concordo:
[]´s
Miúdogeo
22/02/2016, 14:35
Bem vindo, parabéns pela viatura.... estou acompanhando... o meu ta parado e enferrujando por falta de tempo $$$$... kkk
Grande abraço.
Um rápido update no projeto.
O J já está com o motor novo no lugar, carburação acertada, embreagem nova instalada e algumas outras peças trocadas (cano de freio, motor de 1 das ventoinhas e alternador). O CARRO TA ANDANDO!:palmas:
Tinha em mente sair com o carro este fds, mas acabei aproveitando o embalo e vou reparar o radiador que tem um pequeno furo, fazer o varetamento e ver se é possível mudar as entradas e saídas para o outro lado (assim casa com a saída do AP). Também vou aproveitar para trocar o cebolão, sensor do motor e ajustar o relógio de temperatura do painel...
Com essa mudança de lado espero que o cofre do motor fique um pouco mais limpo, por que no estado atual as manqueiras fazem um L por cima da travessa onde ficava o filtro de ar até a entrada do radiador do lado direito. Muito feio, quero um cofre simples e "limpo", sem fios a mostra ou elementos desnecessários.
O ruim é que para isso tenho que desmontar a frente do carro - que o antigo proprietário fez o favor de tirar as borrachinhas e colar com massa :parede:- e provavelmente vá ter que fazer algum serviço de funilaria depois...Outra coisa que pode acabar acontecendo com a frente desmontada é a instalação de um par de faróis novos.
Alguém recomenda alguma marca/modelo?
Abs
Miúdogeo
26/02/2016, 16:51
Um rápido update no projeto.
Outra coisa que pode acabar acontecendo com a frente desmontada é a instalação de um par de faróis novos.
Alguém recomenda alguma marca/modelo?
Abs
Cayto, os faróis originais são idênticos aos dos caminhões volvo antigos, outra opção, só que aí vai ser adaptação, são faróis de troller redondos, só que com certeza serão mais caros. O ideal é dar uma bela pesquisada.
grande abraço.
Clóvis (Miudo) Weber
Eai pessoal, dei uma sumida daqui mas voltei!
A ideia era voltar com fotos e um status um pouco melhor do que o que vou relatar agora.
Desde o último update as coisas não mudaram muito....o carro ainda está no mecânico para terminar o serviço de revisão/ reparo no radiador. A ideia era que a esta altura o carro já estivesse andando e outras coisas já estivesse sendo feitas mas...paciência :(
A boa notícia (em parte) é que não foi preciso tirar a frente do carro, conseguimos tirar ele por baixo..portanto nenhum serviço de funilaria será preciso. Com relação ao serviço no radiador, tirando que ele já voltou duas vezes para sanar pequenos vazamentos (um destes ainda está sendo feito - daí a demora), o serviço está praticamente concluído, os bocais, as mangueiras e o reservatório de água foram transferidos para o outro lado, o que ajuda a deixar o cofre mais limpo e a passagem de água mais eficiente.
Sexta-feira pretendo pegar o carro, se nada mudar até lá (de novo), sábado vou conseguir andar com o carro e tirar algumas fotos para postar aqui.
Abs!
Eai pessoal, dei uma sumida daqui mas voltei!
A ideia era voltar com fotos e um status um pouco melhor do que o que vou relatar agora.
Desde o último update as coisas não mudaram muito....o carro ainda está no mecânico para terminar o serviço de revisão/ reparo no radiador. A ideia era que a esta altura o carro já estivesse andando e outras coisas já estivesse sendo feitas mas...paciência :(
A boa notícia (em parte) é que não foi preciso tirar a frente do carro, conseguimos tirar ele por baixo..portanto nenhum serviço de funilaria será preciso. Com relação ao serviço no radiador, tirando que ele já voltou duas vezes para sanar pequenos vazamentos (um destes ainda está sendo feito - daí a demora), o serviço está praticamente concluído, os bocais, as mangueiras e o reservatório de água foram transferidos para o outro lado, o que ajuda a deixar o cofre mais limpo e a passagem de água mais eficiente.
Sexta-feira pretendo pegar o carro, se nada mudar até lá (de novo), sábado vou conseguir andar com o carro e tirar algumas fotos para postar aqui.
Abs!
Isso aí, devagar e sempre, pra que a pressa né meu amigo, o jipe tá ficando no jeito hein, acompanhando os próximos capítulos ok
lucasmontanher
18/03/2016, 13:24
De olho aqui também!!!
Já tive um J e está nos meus planos a aquisição do próximo...
Boa sorte no projeto :concordo::concordo:
Valeu HERICK e lucasmontanher!
A parte difícil é ter paciência..rsrs
Peguei o carro no sábado, não tirei fotos pq ele está igual antes....(esteticamente), mas de andar está muito bom...tem um barulho de lata que faz quando estou andando a uns 60/70 por hora...acho que deve ser algo ligado ao acoplamento do câmbio no motor.
Outra coisa que me incomoda é que o motor não empurra tão bem quanto eu gostaria, acho que pelas relações longas e o pneu 265R16.....o giro tem que sempre ficar alto. É dificil bater 90 km/h em 5 marcha por exemplo.
Isso sempre foi algo que me incomodou, penso seriamente em instalar um turbo pequeno para ajudar o motor a empurrar o carro..acho que uma APL240 seria o suficiente, mas é uma ideia para o futuro, tem muita coisa na frente ainda.
Uma coisa que realmente me preocupou foi a lataria...encontrei vários pontos onde a lata está muito fraca e até alguns pontos podres....Agora vou pensar seriamente em procurar algum funileiro para mexer no carro (caso alguém conheça quem faça este tipo de serviço, por favor me indique)
Abs não tão animados..rs
pau veio
24/04/2016, 12:20
e ai como anda o projeto? o meu ainda tem chao pela frente.....rsrshttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527149&stc=1
hercilio.neto
24/04/2016, 21:57
Pau veio,
Bacana o seu Jota.
Abra um tópico para sua viatura. Assim poderemos acompanhar a reforma.
Servirá também como um histórico da viatura.
Fala Pau veio! Esse seu J vai ficar top!
No meu não mudei muita coisa desde o último post. O que posso dizer é que o objetivo inicial de ter um carro bom de andar e com a parte mecânica confiável está muito bem encaminhado, mas sabe como é, sempre existem coisas para fazer...ainda mais em um carro que ficou mais de 10 anos praticamente parado.
Hoje o carro está parado, trocando as buchas, pino e rolamentos do munhão. Tudo isso porque comprei 4 pneus e resolvi alinhar e balancear o carro - só não contava que fazendo isso ia descobrir uma folga (entenda-se férias) nos munhões.....rsrs. Depois disso devo fazer uma revisão nos freios e quem sabe instalar um disco na traseira, vou ter que acabar fazendo uma lista para ficar mais fácil de administrar.
Tenho algumas coisas que ainda quero fazer no carro antes de dar a mecânica inteira como OK, mas com calma vou arrumando.
Abraço!
Segue foto do carro como está hoje
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528184&stc=1
Update rápido
Amanhã pego o carro, troquei as buchas do munhão, pinos, rolamentos, vedadores e graxa (é incrível quanta graxa cabe em cada roda). Comprei todas as peças com o Tiago Pavesi dono da A&T 4x4 (Antiga Murari).
Agora o J está com sapatos novos (Pirelli Scorpion MUD), alinhado, balanceado e sem folga alguma....:euforico:
Aproveitei também para dar uma olhada nos freios dianteiros, comprei pastilhas na Tor off-road de Campinas, coloquei-as no lugar mas vou precisar dar uma geral nas pinças que parecem estar travando um pouco. O problema é que não são vendidos reparos para as pinças do J e o valor que recebi para dar uma geral nela foi alto (em torno de 400 reais). Agora preciso procurar onde fazer este trabalho por um preço um pouco mais acessível.
Por fim, acabei comprando um item que já tinha vontade de ter há um bom tempo. Segue foto.
528950
Agora só preciso instalar! :bananadança:
pau veio
26/05/2016, 13:14
Agora sim vai ficar bom!!!
Fala galera, blz?
Depois de um tempo de abstinência, resolvi mexer em mais algumas coisa no J. Segue rápido update.
Revisão completa do sistema de freios - Além da troca das pastilhas dianteiras, troquei reparos, fluido, lonas e cilindros de roda além de regulagens padrão, incluindo freio de mão.
Troca do reservatório de expansão + fluidos (Agua desmineralizada e aditivo)
Instalação de relógio auxiliar de temperatura, com alerta e acionador de ventoinha
O carro está confiável e bom de andar, mas sabe como é né, ainda quero fazer mais algumas mudanças para então deixar do meu jeito, como:
Troca do câmbio - Meu câmbio está "arranhando" quando engato 3 ou 4 (problema no sincronizado) e dificil de engatar primeira marcha quando quente...como vi que os reparos estão com um valor muito próximo da caixa revisada, acho que vou acabar trocando por outra caixa mesmo
Troca dos bancos - Acho os bancos do J muito desconfortáveis, não sei se porque sou alto ( 1,91m) ou se porque são ruins mesmo..rs
Envelopamento - Quero dar uma renovada no visual do carro sem gastar muito, acho que o envelopamento, desde que bem feito, ajuda bastante nesse sentido.
Instalação do turbo - To em dúvida se faço isso ou a troca do câmbio primeiro (faz todo sentido que o câmbio venha primeiro...mas sabe como é né....:rally:)
Alguém aqui que tenha um J com motor AP pode recomendar algum preparador em SP? Não quero um carro rápido, a função do turbo será apenas a de encher o motor mais rápido e ajudar a manter o giro.....quero usar pressão baixa e tentar na medida do possível deixar o carro, confiável, "econômico" e um pouco mais esperto.
Se alguem puder ajudar, agradeço.
Abraços
Esqueci de dizer que esse carro tá virando um poço sem fundo quando se trata de reparos/mods!
Abs
titanium
05/10/2016, 07:27
Esqueci de dizer que esse carro tá virando um poço sem fundo quando se trata de reparos/mods!
Abs
CaytoH, parabéns pelo J!
Está sendo muito bem cuidado! Show de bola!
Meu caro, me diz uma coisa.. esse motor AP é 1.8 ou 2.0?
Qual tem sido o consumo dele na cidade, com trânsito?
Abraços e força na empreita!
Fala titanium, obrigado!
Pra deixar 100% (o que não sei se é possível..rs) ainda faltam algumas coisas..mas aos poucos vamos indo.
Respondendo à sua pergunta, o motor que uso é um 2.0 (originalmente injetado, mas que atualmente funciona com um carburador 2E na gasolina).
O consumo não é dos melhores, diria que na gasolina ele faz entre 5 e 6 km/l e no álcool (setup que já usei) ele faz por volta de 4 km/l. Creio que estes números se devem ao fato do AP não ser um motor com muito torque em baixa (daí a vontade de colocar uma turbina pequena) e o J ser muito pesado o que acaba levando a gente a usar o motor entre 3.000/4.000 RPM...
Mas tenho que dizer que o conjunto casa muito bem e estando bem reguladinho não dá problema (ou pelo menos não deu até agora).
Abs!
titanium
06/10/2016, 06:45
Fala titanium, obrigado!
Pra deixar 100% (o que não sei se é possível..rs) ainda faltam algumas coisas..mas aos poucos vamos indo.
Respondendo à sua pergunta, o motor que uso é um 2.0 (originalmente injetado, mas que atualmente funciona com um carburador 2E na gasolina).
O consumo não é dos melhores, diria que na gasolina ele faz entre 5 e 6 km/l e no álcool (setup que já usei) ele faz por volta de 4 km/l. Creio que estes números se devem ao fato do AP não ser um motor com muito torque em baixa (daí a vontade de colocar uma turbina pequena) e o J ser muito pesado o que acaba levando a gente a usar o motor entre 3.000/4.000 RPM...
Mas tenho que dizer que o conjunto casa muito bem e estando bem reguladinho não dá problema (ou pelo menos não deu até agora).
Abs!
Legal Cayto!
Muito obrigado pela resposta!
Acho que ele injetado ficaria mais econômico... resolveu tirar a parte eletrônica para facilitar a adaptação? Ou por que prefere ele carburado?
O motor AP é um ótimo motor e o JPX um ótimo jipe, acho que essa combinação é positiva e próspera!
Sou apaixonado por Band... mas quem sabe um dia consigo um Jota pra andar no dia-a-dia e viajar!?
É um jipe que admiro também (JPX)!
:D
Forte abraço e bota mais fotos da criança fazendo arte aí!
hehehe
Também acredito que injetado ele fique mais econômico...preciso dar uma procurada aqui para ver o relato do pessoal que roda com injeção
Uso carburador por ter sido algo mais rápido na hora da montagem e também pelo fato de à época não ter comprado o motor com o sistema de injeção.....Pretendo trocar pela injeção no futuro, mesmo o carburador não tendo me dado nenhum problema até agora
Embora seja uma relação de amor e ódio, também gosto bastante do J. :esgrima:
Vou tentar botaar foto sim....mas ultimamente tá difícil...acabo andando só no asfalto ou deixando ele parado.
ABS!!!!!!
titanium
07/10/2016, 07:18
Vou tentar botaar foto sim....mas ultimamente tá difícil...acabo andando só no asfalto ou deixando ele parado.
ABS!!!!!!
Tira uma foto dele na Rampa do Shopping D ali da Marginal !! hehehehe...
O importante é curtir a viatura, seja na cidade ou no fora-de-estrada!
:)