Ver Versão Completa : Motor BF161 morre depois de quente
Rapaziada, boa noite. Sou novo aqui mas acompanho o fórum há algum tempo... e minha dúvida não é bem relacionada ao Jeep, e sim a uma Aero Willys que meu pai tem, porém o motor dela é um bf-161 ( com dupla carburação original) e acho que vocês poderão me ajudar ou me dar uma luz...
A danada é só bater na chave quando tá fria que pega na hora, um relógio... porém, é só dar uma volta com ela, coisa de 10 minutos, por aí, ou deixar ela esquentando na lenta ocorre o problema: ela começa a ratear, falhando como se estivesse faltando combustível e morre. Ao tentar dar partida ela não pega. Só esperar um tempinho e ela volta a pegar. Não sei que diabo é o problema, bomba de combustível foi colocada nova, velas, platinado, condensador, rotor, bobina... socorro galera, me ajudem!
Bom dia prezado e bem vindo ao fórum ! parabéns pelo Aero, um dos carros mais lindos que já vi, poste algumas fotos só para matarmos a saudade, pelo sintoma o motor está afogando, quando acontecer de novo pise devagar no acelerador até o fundo, tem que ser devagar para o carburador não injetar mais gasolina ainda, segure o pé lá embaixo e dê partida até pegar, com isso as borboletas estarão totalmente abertas e facilitarão a queima do excesso de combustível . . . isso é só um macete para religar o motor, a solução é revisar os carburadores, abraço !
Bom dia prezado e bem vindo ao fórum ! parabéns pelo Aero, um dos carros mais lindos que já vi, poste algumas fotos só para matarmos a saudade, pelo sintoma o motor está afogando, quando acontecer de novo pise devagar no acelerador até o fundo, tem que ser devagar para o carburador não injetar mais gasolina ainda, segure o pé lá embaixo e dê partida até pegar, com isso as borboletas estarão totalmente abertas e facilitarão a queima do excesso de combustível . . . isso é só um macete para religar o motor, a solução é revisar os carburadores, abraço !
Bom dia Jacimar! Vou colocar umas fotos dela depois, pode deixar hehe... meu pai é mecânico e segundo ele ela não está afogando, os carburadores foram revisados! Ele acha que pode ser o rotor queimando... o que acha?
A bobina, mesmo que já tenha sido trocada, não está esquentando muito? Faça um teste, quando o motor morrer, desconecte um cabo de vela, pode ser do cilindro 1, aproxime do bloco e peça para alguém dar na partida, veja se pula centelha. Segure o cabo, longe do contato, para não levar um choquezinho... rs... Se pular centelha, problema pode estar de fato em carburador ou qualquer outro componente, não relacionado a elétrica... Se não pular, é a bobina esquentando...
Aí você vai me dizer que já trocou a bobina, beleza... Mas se estiver com o regulador de voltagem do alternador com problema, por exemplo, o problema vai persistir, ela vai continuar esquentando e o motor vai continuar morrendo...
Faz o teste aí, posta aqui e depois vemos o resto....
Abs...
A bobina, mesmo que já tenha sido trocada, não está esquentando muito? Faça um teste, quando o motor morrer, desconecte um cabo de vela, pode ser do cilindro 1, aproxime do bloco e peça para alguém dar na partida, veja se pula centelha. Segure o cabo, longe do contato, para não levar um choquezinho... rs... Se pular centelha, problema pode estar de fato em carburador ou qualquer outro componente, não relacionado a elétrica... Se não pular, é a bobina esquentando...
Aí você vai me dizer que já trocou a bobina, beleza... Mas se estiver com o regulador de voltagem do alternador com problema, por exemplo, o problema vai persistir, ela vai continuar esquentando e o motor vai continuar morrendo...
Faz o teste aí, posta aqui e depois vemos o resto....
Abs...
reslima, a bobina esquenta um pouco apenas, aquele normal dela. A centelha vem normal, já testei. Quanto ao regulador do alternador está ok, não está gerando carga a mais. Não sei o que fazer!
Aqui est522173ão umas fotos522170522171522172 da danada
Que luxo ! ! !
E ela nem está restaurada... o que um polimento faz hehehe
Se faísca está ok, então deve ser problema na alimentação mesmo. Quando acontece isso do motor morrer, verificou se está vindo combustível normalmente? Tira a mangueira pós bomba e verifica. Se já trocou bomba e carburação está ok, como você disse, verifica filtro e faz uma limpeza do tanque.
Depois disso, só repassando coisas que você disse já ter feito.
Abraço.
REnato
reslima, a bobina esquenta um pouco apenas, aquele normal dela. A centelha vem normal, já testei. Quanto ao regulador do alternador está ok, não está gerando carga a mais. Não sei o que fazer!
Se faísca está ok, então deve ser problema na alimentação mesmo. Quando acontece isso do motor morrer, verificou se está vindo combustível normalmente? Tira a mangueira pós bomba e verifica. Se já trocou bomba e carburação está ok, como você disse, verifica filtro e faz uma limpeza do tanque.
Depois disso, só repassando coisas que você disse já ter feito.
Abraço.
REnato
Bom dia prezados ! isso que o Renato falou me lembra algo que aconteceu comigo, o Jeep parava do nada, olha isso olha aquilo troca bomba e por aí vai . . . a meleca é que o dono anterior tinha vedado a boia do tanque com silicone, o excesso caiu dentro do tanque e ficava tampando eventualmente o pescador, entrou um pouco na tubulação, só limpando pra resolver . . . abraço.
Pessoal, bom dia. Resolvi ontem o problema. Andei medindo com um multímetro quantos volts estavam entrando na bobina com a chave virada, dando entorno de 12v... então, quando ligada, o alternador jogava mais carga ainda e sobrecarregava a bobina. O estranho disso é que quando ela falhava e morria, a bobina em si não estava numa temperatura alta, apenas esquentava o normal, por isso descartei que fosse algo na bobina. O que fiz: coloquei um fio pré ou fio resistivo comprido (ou fio de prata como diz meu pai, porém o nome certo é fio de cromo níquel) no positivo da bobina e no fio de ignição. Medi novamente quantos volts estavam entrando com a chave virada e marcou 8v. Depois, meu pai colocou um fio de reforço do arranque para bobina (teve de fazer um terceiro pino, pois a tampa do solenóide original havia apenas 2) para que na hora da partida chegasse mais carga na bobina. Funcionou, porém algumas vezes falhava. Fomos em um experiente auto eletricista e ele constatou que tínhamos feito tudo certo, porém ficou meia boa o reforço do meu pai, então ele nos vendeu uma tampa de solenóide com 4 pinos, e só foi trocar e pronto. Problema resolvido. Obrigado pela atenção pessoal!
Que bom que resolveu, uma jóia dessa não pode ficar parada . . . forte abraço.
Que bom que resolveu, uma jóia dessa não pode ficar parada . . . forte abraço.
Obrigado Jacimar!