PDA

Ver Versão Completa : Porque o Troller T4 é considerado robusto e resistente?



JJS789
05/02/2016, 12:15
Buenas,


Caros amigos, vejo sempre o pessoal falando que o Troller T4 é o hour concour do offroad. Robusto, resistente, versátil e com um mercado muito aquecido.

Agora, o que ele tem de demais para ser considerado robusto e resistente?
O Troller é um carro "Overrated"(Superestimado) assim como as Land Rover Defender ou de fato faz jus a fama que tem de robusto?

De parte mecânica ele é bom? Por favor, ajudem-me, sou novato no mundo 4x4.

Abs e que Deus abençoe vocês.

Martin427
05/02/2016, 13:03
Buenas,


Caros amigos, vejo sempre o pessoal falando que o Troller T4 é o hour concour do offroad. Robusto, resistente, versátil e com um mercado muito aquecido.

Agora, o que ele tem de demais para ser considerado robusto e resistente?
O Troller é um carro "Overrated"(Superestimado) assim como as Land Rover Defender ou de fato faz jus a fama que tem de robusto?

De parte mecânica ele é bom? Por favor, ajudem-me, sou novato no mundo 4x4.

Abs e que Deus abençoe vocês.

Não confunda "resistente" com "robusto" ou "confiável".

É resistente sim. Aguenta porrada em trilhas severas, aguenta pneus grandes, bloqueio nos diferenciais, etc. É excelente pra monstrificar.

Não é minimamente robusto. Dá muita manutenção, muito cara e muito frequente. Problemas em retentores (se durar 30.000 km sem vazar, tá no lucro), radiador, bomba d'agua. Entra água por todos os cantos. Ar condicionado é um parto quando quebra. Se chover na caixa elétrica por causa do pino do limpador de parabrisa, tchau tchau relês. É um inferno para alinhar, e, se usar pneus grandes, para balancear também.

É confiável - vai quebrando e zicando tudo pelo caminho numa expedição longa, mas não te larga na mão.

Muito, MUITO, MUITOOOO, MUITO cuidado com proprietários de final de semana. Eles vão discordar de cada frase que eu disse. Mas quem usa o carro no dia a dia - usei o meu por 70.000 km e 1 ano e meio - sabe que o buraco é bem mais embaixo. Cai na conversa de quem usa o jipe só pra trilhas quando comprei o meu e montei no porco.

Mas quer saber? Me arrependi de ter vendido. Meu bolso e minhas coronárias agradeceram, mas foi de longe o carro mais divertido que já tive.

Analise seu uso e di$ponibilidade antes de encarar um.

Ah, toda a análise é sobre o 2.8 e 3.0. O 3.2 é "hors concours" de oficina e o novo eu não conheço, mas falam bem. Só que é estupidamente caro.

Martin

Fabio_Roberto
05/02/2016, 14:00
Troller é um monstro mesmo, aguenta firme as pancadas, alagamentos, barro e por ai vai.. mas depois tem que consertar, o pessoal que faz trilha pesada e quer conservar o jipe toda segunda feira após trilha esta na oficina, troca óleo, engraxa tudo novamente, limpa, lava, alinha e por ai vai...

Eu uso no dia a dia... e da manutenção, minha esposa não sempre fala, esse jipe quebra toda hora... e pior que ela tem razão. Ja troquei caixa direção, bomba DH, pivos, retentores, terminais, rolamentos... a lista não tem fim, isso pq não faço trilha, so passeios e trilhas leves, uso todos os dias.

A ultima foi a polia do virabrequim.... é a primeira vez que o problema é direto ligado ao motor...

Mas como disse o amigo ai acima, é de longe o melhor e (mais gastador) que ja tive....não troco por nada, nem por um mais novo, o meu ja sei todo o histórico...

Elison
05/02/2016, 16:56
Agora, o que ele tem de demais para ser considerado robusto e resistente?
O Troller é faz jus a fama que tem de robusto?
De parte mecânica ele é bom?
Os Trollers foram e voltaram rodando...
521993521994521995521997521998

Será que são robustos e resistentes???

urso branco
05/02/2016, 20:22
tenho meu Troller T 4 agora tres meses... ja fui varias vezes na officina com ele.... mais quando um carro ja rodei uns 60000 km
coisas pode acontecer... entao .. eu vou ficar com meu carinho ! Semana passada nos viagamos na Fortalezza.. 12,5 km /L Diesel... o carro funcionava perfeito Tambem o Troller e um dos pocos carros Verdadeiro do Brasil .

Abracos

VOVÔ DO TROLLER
05/02/2016, 22:39
Infelizmente ou felizmente, tenho que discordar de alguns. O meu Troller 2010 está com 90.000 km, a maior parte rodado em expedições, onde pego muitas estradas de terra, pedra, lama, travessia de curso dágua ,etc. Só quando eu comprei ele zero km, apareceu alguns problemas de peças defeituosas e montagem porca da Ford. Depois de tudo arrumado na garantia, não deu mais problemas. Não quebrou mais nada e a durabilidade das peças é impressionante. Pastilhas fui trocar com 80.000 km , por precaução, pois ainda estavam boas. Amortecedores com 90.000 km firmes e fortes. Com relação ao alto custo de manutenção, isso é muito relativo. O meu Peugeot quebra bem mais e fica mais caro mantê-lo do que o bugão, com uma grande diferença. O Peugeot não dá a alegria que o bugão me dá. A palavra mágica é a manutenção preventiva. Se o antigo dono maltratou o carro e negligenciou na manutenção, aí não tem milagre. Abs. Válter
p.s. nem preciso falar que ele é muito robusto, resistente e vicia.

Gustavo D
06/02/2016, 01:59
Não confunda "resistente" com "robusto" ou "confiável".

É resistente sim. Aguenta porrada em trilhas severas, aguenta pneus grandes, bloqueio nos diferenciais, etc. É excelente pra monstrificar.

Não é minimamente robusto. Dá muita manutenção, muito cara e muito frequente. Problemas em retentores (se durar 30.000 km sem vazar, tá no lucro), radiador, bomba d'agua. Entra água por todos os cantos. Ar condicionado é um parto quando quebra. Se chover na caixa elétrica por causa do pino do limpador de parabrisa, tchau tchau relês. É um inferno para alinhar, e, se usar pneus grandes, para balancear também.



Nossa Martin, o meu 2006, tem 10 anos de uso, 140 mil km. Meu carro único pra tudo, há 6 anos. Ando entre 60 e 100 kms diários com ele. No início, fiz muitas estripulias. Varei lombadas, passei em rios, enchentes, cometi diversos erros (cheguei a andar em buraqueira de bocaina com 35 lbs de pneu, dei ré em enchente devido a erros na travessia, molhei embreagem, motor de partida, etc). O excesso de vibração e pula-pula de varar lombadas na empolgação chegou a soltar o miolo do abafador (cilindro pequeno da descarga).

De problemas... Pequeno vazamento na bomba d'água aos 80 mil km (apenas merejou água pela "junta" - bomba dagua perfeita). Retentor de roda traseira vazou 1 vez, acho que aos 60 mil km (era original de fábrica) após andar em areia. Vazou novamente poucos kms depois (por erro de montagem - mordeu o lábio do retentor na montagem). Por dica e disposição do amigo homero aqui do fórum, aproveitamos a empreitada e trocamos o rolamento na ocasião. Antes disso, aos 45 mil km, meus rolamentos dianteiros roncaram. Troquei os dois. Estão até hoje (140 mil km, perfeitos). Ajustei folga de 1 das rodas aos 90 mil kms. Essa mesma roda, está com uma folga mínima atualmente (após 50 mil km) e irei ajustar numa próxima revisão. A outra, desde os 45 mil km, nunca precisei ajustar. Enfim, nada recorrente e tudo bobagens. E considerando que usei o jipe em areia, atravessei enchentes e rios com água no capô, exigi da suspensão com muitas pancadas e nem amortecedor (original até hoje) vazou. Alinhamento só fiz 2 vezes. Uma aos 45 mil kms. E outro aos 59 mil km quando troquei os pneus. Meu troller nunca desalinhou, mesmo com as estripulias...

A única apurrinhação que tive no troller, foi ar-condicionado. Não vejo como culpar o troller... o compressor moeu após, depois de vazar o gás, ao fazer uma recarga de gás em excesso. As limalhas contaminaram tudo, exigindo a troca de condensador, filtro acumulador e compressor. Acabei morrendo em torno de 1300 reais nisso.

E nem sigo o manual "a risca". Por exemplo, troquei o fluido da embreagem aos 69 mil km. Estou com 140 mil km e só pretendo trocar agora aos 150 mil km. Nunca meu cilindro falhou.

Enfim, em comparação com os similares do mercado, não me vejo trocando de jipe de maneira alguma. E mal comparando com a Pajero de mecânica japonesa importada aqui de casa... em termos de custo e manutenção, o troller ganha de lavada. Mas, claro, perde feio em conforto.

Ricardo Filho
06/02/2016, 11:32
Tenho um 3.2 tgv 12/13 e uso no dia a dia, não por falta de opção (graças a Deus), mas por gostar mt da viatura.
Faço expedições, trilhas leves e viagens longas com ele - fim do ano fomos a Jeri-CE, 3.500 Km de mta alegria. Iria ao Atacama nele sem receios - Nunca me deixou na mão.

Manutenção preventiva, como troca da correia do alternador recentemente e os rolamentos dianteiros, e faço revisões a cada 10 mil km.

O nível de manutenção e despesas vai depender mt de como o antigo dono cuidou e tb do processo de montagem da Troller, que não possui um controle de qualidade padrão. Aqui tenho 3 grades amigos, cada um com um troller 3.0 2011. Utilizam da mesma forma que eu, porém ainda não tiveram coragem de por em trilha, mesmo leve. Os carros têm frequentado mt mais oficina, cada hora é uma coisinha que aparece (bomba d'água, radiador, homocinética, vazamentos, viscosa, ar cond. etc. Na semana passada o motor da tração de um pifou - partimos para o easy traction - 2 mil mais 400 de MO.

Apesar dos pesares, todos gostam muito do jipão. É viciante, vai entender..

JAIME
06/02/2016, 12:55
Não confunda "resistente" com "robusto" ou "confiável".

É resistente sim. Aguenta porrada em trilhas severas, aguenta pneus grandes, bloqueio nos diferenciais, etc. É excelente pra monstrificar.

Não é minimamente robusto. Dá muita manutenção, muito cara e muito frequente. Problemas em retentores (se durar 30.000 km sem vazar, tá no lucro), radiador, bomba d'agua. Entra água por todos os cantos. Ar condicionado é um parto quando quebra. Se chover na caixa elétrica por causa do pino do limpador de parabrisa, tchau tchau relês. É um inferno para alinhar, e, se usar pneus grandes, para balancear também.

É confiável - vai quebrando e zicando tudo pelo caminho numa expedição longa, mas não te larga na mão.

Muito, MUITO, MUITOOOO, MUITO cuidado com proprietários de final de semana. Eles vão discordar de cada frase que eu disse. Mas quem usa o carro no dia a dia - usei o meu por 70.000 km e 1 ano e meio - sabe que o buraco é bem mais embaixo. Cai na conversa de quem usa o jipe só pra trilhas quando comprei o meu e montei no porco.

Mas quer saber? Me arrependi de ter vendido. Meu bolso e minhas coronárias agradeceram, mas foi de longe o carro mais divertido que já tive.

Analise seu uso e di$ponibilidade antes de encarar um.

Ah, toda a análise é sobre o 2.8 e 3.0. O 3.2 é "hors concours" de oficina e o novo eu não conheço, mas falam bem. Só que é estupidamente caro.

Martin

Interessante. Acho que é questão de sorte e trato como carro. O meu é 2010 e está com 190 mil rodados. Sempre faço manutenção preventiva, mas apenas isto. Não tive nenhum problema digno de nota, apenas desgastes naturais. É meu carro de dia a dia, rodo entorno de 1500 Km por mês.

Armindo Neto
06/02/2016, 18:01
Tenho Troller há 4 anos, e nesses 4 anos li muito sobre Troller e conheci muitos proprietários.

Posso dizer que é o jipe moderno mais robusto que tem. Falem o que quiserem falar!

Se ele vai dar manutenção ou não, depende MUUUUITO do antigo dono ter dado a preventiva, se ele não deu, o carro vai pedir manutenção na sua mão. O segredo está na preventiva, conheço uma penca de gente que anda com ele no dia a dia e em trilhas e o carro só pede a preventiva, nada a mais.

Alguns Trollers tem um problema GRANDE e se chama proprietário relapso, ouve dizer que o carro é um tanque por parte de quem dá a preventiva, e anda anda anda anda como se não houvesse amanhã. Troca óleo de qualquer jeito, põe qualquer óleo, qualquer filtro, aí vai desgastando o carro, aí vende o carro! O cara que compra se ferra todo tendo que corrigir todas as burradas do antigo dono.

Quer ver algo pra MOER o carro? Andar em água salgada... Bicho... Come borrachas, parafusos, resseca muita coisa. Outra coisa, alguns donos mandam lavar com ácido para deixa do carro bem limpo após uma trilha, ahhhh meu amigo, não tem como argumentar com quem faz isso, o carro vai ressecar borrachas, buchas e tudo mais.

Se você der a manutenção do modo correto, vai ter carro para toda vida!
É robusto demais... Mwm, Eaton, Borg Warner, Dana...

Se der a preventiva, o carro não quebra.

Armindo Neto
06/02/2016, 18:09
Eu concordo 10000000% com o Válter(IDOSO DO TROLLER)!

VOVÔ DO TROLLER
06/02/2016, 21:11
Eu concordo 10000000% com o Válter(IDOSO DO TROLLER)!


Valeu Armindo. No meu caso e com a minha idade, o meu Troller vai durar bem mais do que eu, rsrs... Eu sou e sempre fui muito "chato", com todos os carros que eu tive e com os que eu tenho . Faço sempre a manutenção preventiva, não importando se vou vender amanhã ou daqui há 5 anos. Acho que é uma questão de caráter, na minha opinião. Não faça para os outros aquilo que não quer que façam com você. Abs. Válter

Band92
06/02/2016, 21:42
Caros, o que sempre gostei do Troller foi o chassis, quase indestrutível, e a carroceria de fibra que alem de muito resistente em trilhas, não enferruja e eh de fácil manutenção. E para por ai. Meu antigo 2006, super criticado, esta ate hoje com meu irmão e tudo em cima aos 140.000Km. A esposa dele tombou uma vez e alem de descarbonizar o cabeçote, trocar a cabeça do snorkel e colar um vidro que soltou, mais nada. Mas o meu ultimo 2010, todas as manutenções em cima (troco oleo e filtros a cada 7,5 mil Km e revisoes preventivas a cada 10.000Km) simplesmente deu vazamento na caixa de comando, bomba d'agua que pifou aos 20.000Km, amortecedor aos 25.000Km, radiador com um furo do nada (as vésperas de minha viagem ao Atacama), coroa e pinhão quebrados (andando na cidade, sem trilha pesada e com pneus 32"!!!!), farol trincado, motor do esguicho de agua pifado, válvula do ar quente trocada umas três vezes, cilindro da embreagem trocado por duas vezes, sem contar as panes do comando dos vidros, retentores de rodas, rolamentos roncando. Vendi aos 37.000Km e troquei por uma Hilux SW4. Sem comentários. A Forde fordeu esse projeto. Para trilhas pesadas tenho uma Bandeirante com motor 709, pneu 36", bloqueio de diferencial e passeia onde pneus 38" penaram para passar. Pena pois o Troller ja foi um projeto que voce ia pra trilha pesada e no final do dia saindo da trilha pegava uma rodovia longa e no dia seguinte ia pro trabalho com o mesmo carro. Não creio que continue a mesma coisa.

Jorgao
07/02/2016, 00:55
Buenas,


Caros amigos, vejo sempre o pessoal falando que o Troller T4 é o hour concour do offroad. Robusto, resistente, versátil e com um mercado muito aquecido.

Agora, o que ele tem de demais para ser considerado robusto e resistente?
O Troller é um carro "Overrated"(Superestimado) assim como as Land Rover Defender ou de fato faz jus a fama que tem de robusto?

De parte mecânica ele é bom? Por favor, ajudem-me, sou novato no mundo 4x4.

Abs e que Deus abençoe vocês.

JJS789, vou perder um tempo, mas vou te dar uma resposta realmente COMPLETA:

O Troller foi idealizado de jipeiro pra jipeiro. E um jipeiro olha o que há de melhor no mercado pra colocar no seu jipe. Copia ideias e soluções de projetos consagrados, evitando os erros e defeitos. O troller não foi idealizado de forma diferente: Com certeza analisou-se muito bem todos os ícones offroad da época (Defender, Bandeirante, Wrangler, Samurai, etc). O dia que um sujeito qualquer com muito dinheiro resolver fabricar e lançar um jipe novo no mercado brasileiro também de jipeiro pra jipeiro, com certeza ele vai começar copiando tudo o que o troller possui de bom. Mecânica resistente e durável, de ponta, que esteja se destacando nas competições mais difíceis de offroad do mundo, carroceria e chassi preocupados com resistência, durabilidade e desempenho offroad (ângulos, travessias de água, manutenção, etc). Segue minha resposta completa abaixo:

A- Carroceria fabricada em compósito de fibra de vidro. É extremamente resistente, não amassa, não oxida, não conduz eletricidade, é imune a corrosão e é de extrema facilidade de manutenção.

B- Chassi de perfil retangular (tubular), hermeticamente fechado. Evita a penetração de umidade, impedindo a corrosão interna. Não possui furos "salva-massa". Por isso não possui os problemas de corrosão no chassi comuns em diversos outros veículos 4x4, mesmo sendo o veículo mais usado em praias e areias do norte ao sul do país.

C- Tração 4x4 - Part time com roda livre manual. Não há diferencial central. Por isso, não há necessidade de bloqueio de diferencial central. Sistema simples. Peca por sair originalmente com um engate elétrico-eletrônico. Porém, com 2 pequenas ferramentas, você entra embaixo do troller e consegue virar a tração manualmente em emergências, podendo inclusive selecionar o ponto neutro da caixa de transferência (isso é mais fácil que retirar os dois cardans, na minha opinião) para casos de emergências.

Em situações adversas, como puxar um reboque de toneladas em fazendas, você tem toda a versatilidade da roda livre manual, podendo engatar a reduzida em 4x2 para manobras por exemplo. Em veículos sem roda-livre é impossível fazer manobras em reduzida puxando peso, a não ser é claro que se esteja em um sabão (o que não é o caso dessas aplicações). Além é claro de poder simplesmente isolar a transmissão dianteira apenas desligando as roda livres em caso de emergências mecânicas.

Além disso, a Troller não deixa a desejar em certos detalhes para uso offroad: De fábrica o veículo já sai com 2 cabos de aço posicionados para segurar o cardan em caso de quebras. Se o cardan quebrar a 60 km/h, já seria suficiente pra fazer uma alavanca e catapultar o veículo causando um acidente realmente grave. Não sei como alguns veículos 4x4 se dizem voltados para offroad e preocupados com segurança e não oferecem um simples detalhe como esse de fábrica!

D- Eixos totalmente flutuantes. Assim como todo 4x4 voltado pra uso pesado (Defender, Bandeirante e Alguns Agrales Marruá), seja nas forças armadas, trilhas pesadas, etc, ele possui eixos totalmente flutuantes. O semi-eixo do veículo só precisa transferir o torque do motor até a roda. O peso do veículo e os impactos das trilhas não o afetam. Caso o eixo motriz quebre, a roda continua presa ao veículo. Por isso correr um raid ou rally, fazer saltos com o jipe, ou simplesmente correr em estradas esburacadas em alta velocidade e etc, não são uma preocupação para um veículo dotado de eixos flutuantes, pois o conjunto é extremamente robusto. Além disso, qualquer manutenção emergencial pode ser feita no eixo sem grandes preocupações, bastando conhecimentos básicos de mecânica.

Para ajudar a entender: No caso de eixos semi-flutuantes por exemplo, que são adotados em praticamente TODOS os veículos de grande produção, incluindo todos os 4x4 como JK Wrangler, Jimny, Vitara, Pajero, Prado, Hilux, Ranger, Amarok, Frontier, S10, etc enfim, praticamente todos veículos de grandes montadoras, os impactos da trilha somados ao peso do veículo afetam o semi-eixo. O eixo é responsável por suportar o peso inteiro do veículo e ainda transferir o torque até a roda. Isso é inviável em um uso pesado como rally, raid, competições de alta velocidade onde se tem constantes saltos e pancadas na suspensão, uso militar, trilhas pesadas, etc.

E- Preparação offroad. Como disse anteriormente, a Troller não peca em certos detalhes. Até preparação para equipamento de rally, o troller possui de fábrica. Além dos cabos de aço nos cardans, que é algo simples para uma montadora (e de tamanha importância), eixos flutuantes, carroceria de fibra, ele possui elevação de respiros de toda a mecânica através de uma caixa de respiro no cofre, contemplando respiros de toda a mecânica: Câmbio, Caixa de transferência, Diferencial dianteiro, Diferencial traseiro, Tanque de combustível e Bomba injetora (na versão com motor MWM 2.8 - O NGD 3.0 dispensa respiro de bomba). Além dos respiros, com uma preocupação de tornar o veículo praticamente anfíbio, a carroceria é projetada de forma a receber o Snorkel desde sempre e possui caixas de ar. É preciso mais de 10 litros de água para causar um calço hidráulico num troller em marcha lenta - Eu absolutamente nunca vi isso em nenhum outro veículo do mundo! Após a instalação do snorkel, é previsto pela fábrica também a vedação da tomada de ar interna do veículo - impedindo entrada de água dentro do painel. Em muitos 4x4 nem mesmo é possível se fazer isso! Ou seja, mesmo com snorkel, entrar em água seria um prejuízo inestimável ao dono (e muita gente não possui esses conhecimentos, achando que basta colocar snorkel pra fazer o que um troller faz).

O projeto da carroceria/chassi também contempla caixas de roda gigantes permitindo colocar pneus 33", 35", 37" sem modificações ou com pouquíssimas modificações, e excelentes ângulos de entrada, saída e transposição de rampa. Variando um pouco entre as versões, mas na sua versão principal que foi responsável por todo o sucesso do Troller, ele possui 56 graus de entrada, 47 graus de saída e 30 graus de transposição. Inclinação lateral máxima de 45 graus. Rampa máxima de 45 graus (100%). Só nesse conjunto de características ele vence qualquer outro 4x4 que você nomeie no mercado: Bandeirante, Defender, Wrangler, Marruá, Jimny, Pajero, Vitara, Samurai, etc.

F - Mecânica. Motores diesel 2.8, 3.0, 3.2 (4 e 5 cilindros), indiscutivelmente a melhor para uso offroad. Torque em baixa, alta confiabilidade, alta durabilidade e mais simples e com menor frequência de manutenção. Todos esses motores são mecânicas diesel de caminhões de 10 toneladas em um jipe de 2 toneladas. E usar uma mecânica dessas inclui necessariamente todos os itens serem dimensionados para tocar uma mecânica de 10 toneladas com alto valor de torque transmitindo pelo power train. Dispensam manutenções desgastantes, onerosas e com alto índice de falhas e baixo suporte a mal uso como correias dentadas. Não há velas de ignição, cabos de vela e bobinas pra enguiçar o veículo a qualquer momento ou apagá-lo ao receber qualquer quantidade de água como nos motores a gasolina.

Câmbio Eaton 2305/2405 e Caixa de transferência Borgwarner. Simplesmente as caixas que mais fizeram história no mundo das competições offroad, aplicações militares e de uso pesado sendo usadas há quase 15 anos em diversas aplicações pesadas e de uso extremo em rallys como sertões, dakar, etc.

Todo veículo voltado ao mercado comum utiliza diferenciais menores no eixo dianteiro, como uma forma de economizar na produção e também por não justificar a adoção dependendo da proposta que o veículo possui. O Troller adota diferenciais dana 44, tanto na dianteira quanto na traseira. Inclusive virou moda Wranglers e outros jipes procurarem diferenciais dianteiro de Troller batido nos ferros velhos pra fazer upgrades.

Além de tantas marcas de renome, ele também sai de fábrica com diversas marcas de primeira linha na mecância, como Spicer, Koyo, etc. Itens como o munhão do C e subframes são superdimensionados ao extremo.

Como desvantagem do troller, posso citar a forma de economia que a fábrica adotou em componentes de segunda (ou terceira) linha em itens cosméticos como Vidros elétricos, Travas elétricas, Ar-Condicionado, Motor de esguicho de parabrisa, etc.

Sergio c
07/02/2016, 10:06
Boa explanação Jorjão, um detalhe que observei em seu relato é que os novos T4, perderam o eixo flutuante na traseira e as rodas livres, mas dá conta do recado sem problemas. Um abraço.

Ricardo Filho
07/02/2016, 12:45
Muito completa sua resposta, Jorgao. Não tinha conhecimento de todos estes detalhes.
Vc investiu tempo, não perdeu. :concordo:

Abraço.

JAIME
07/02/2016, 16:08
Senhores. Facil ratificar tudo que foi dito com fatos e dados. O Forum do Troller é entediante. Sabem porque? Não há muito o que reclamar, apenas firulas. Tive Willis e 02 Bandeirantes. O Forum da Bandeirantes é impressionantemente dinâmico. Tem tanto problema, além de ser um veiculo concebido na década de 50 que o Forum se torna muito interessante principalmente pelas mo9dificações necessárias ao carro para que se adeque às nossas necessidades. Felizmente o Forum do Troller é entediante,ar condicionado, cor do Troller, pneus, temas de quem não tem nada importante a reclamar.

Spectreman
07/02/2016, 19:48
O Jorgao é phoda mesmo!
Parabéns!

JJS789, vou perder um tempo, mas vou te dar uma resposta realmente COMPLETA:

O Troller foi idealizado de jipeiro pra jipeiro. E um jipeiro olha o que há de melhor no mercado pra colocar no seu jipe. Copia ideias e soluções de projetos consagrados, evitando os erros e defeitos. O troller não foi idealizado de forma diferente: Com certeza analisou-se muito bem todos os ícones offroad da época (Defender, Bandeirante, Wrangler, Samurai, etc). O dia que um sujeito qualquer com muito dinheiro resolver fabricar e lançar um jipe novo no mercado brasileiro também de jipeiro pra jipeiro, com certeza ele vai começar copiando tudo o que o troller possui de bom. Mecânica resistente e durável, de ponta, que esteja se destacando nas competições mais difíceis de offroad do mundo, carroceria e chassi preocupados com resistência, durabilidade e desempenho offroad (ângulos, travessias de água, manutenção, etc). Segue minha resposta completa abaixo:

A- Carroceria fabricada em compósito de fibra de vidro. É extremamente resistente, não amassa, não oxida, não conduz eletricidade, é imune a corrosão e é de extrema facilidade de manutenção.

B- Chassi de perfil retangular (tubular), hermeticamente fechado. Evita a penetração de umidade, impedindo a corrosão interna. Não possui furos "salva-massa". Por isso não possui os problemas de corrosão no chassi comuns em diversos outros veículos 4x4, mesmo sendo o veículo mais usado em praias e areias do norte ao sul do país.

C- Tração 4x4 - Part time com roda livre manual. Não há diferencial central. Por isso, não há necessidade de bloqueio de diferencial central. Sistema simples. Peca por sair originalmente com um engate elétrico-eletrônico. Porém, com 2 pequenas ferramentas, você entra embaixo do troller e consegue virar a tração manualmente em emergências, podendo inclusive selecionar o ponto neutro da caixa de transferência (isso é mais fácil que retirar os dois cardans, na minha opinião) para casos de emergências.

Em situações adversas, como puxar um reboque de toneladas em fazendas, você tem toda a versatilidade da roda livre manual, podendo engatar a reduzida em 4x2 para manobras por exemplo. Em veículos sem roda-livre é impossível fazer manobras em reduzida puxando peso, a não ser é claro que se esteja em um sabão (o que não é o caso dessas aplicações). Além é claro de poder simplesmente isolar a transmissão dianteira apenas desligando as roda livres em caso de emergências mecânicas.

Além disso, a Troller não deixa a desejar em certos detalhes para uso offroad: De fábrica o veículo já sai com 2 cabos de aço posicionados para segurar o cardan em caso de quebras. Se o cardan quebrar a 60 km/h, já seria suficiente pra fazer uma alavanca e catapultar o veículo causando um acidente realmente grave. Não sei como alguns veículos 4x4 se dizem voltados para offroad e preocupados com segurança e não oferecem um simples detalhe como esse de fábrica!

D- Eixos totalmente flutuantes. Assim como todo 4x4 voltado pra uso pesado (Defender, Bandeirante e Alguns Agrales Marruá), seja nas forças armadas, trilhas pesadas, etc, ele possui eixos totalmente flutuantes. O semi-eixo do veículo só precisa transferir o torque do motor até a roda. O peso do veículo e os impactos das trilhas não o afetam. Caso o eixo motriz quebre, a roda continua presa ao veículo. Por isso correr um raid ou rally, fazer saltos com o jipe, ou simplesmente correr em estradas esburacadas em alta velocidade e etc, não são uma preocupação para um veículo dotado de eixos flutuantes, pois o conjunto é extremamente robusto. Além disso, qualquer manutenção emergencial pode ser feita no eixo sem grandes preocupações, bastando conhecimentos básicos de mecânica.

Para ajudar a entender: No caso de eixos semi-flutuantes por exemplo, que são adotados em praticamente TODOS os veículos de grande produção, incluindo todos os 4x4 como JK Wrangler, Jimny, Vitara, Pajero, Prado, Hilux, Ranger, Amarok, Frontier, S10, etc enfim, praticamente todos veículos de grandes montadoras, os impactos da trilha somados ao peso do veículo afetam o semi-eixo. O eixo é responsável por suportar o peso inteiro do veículo e ainda transferir o torque até a roda. Isso é inviável em um uso pesado como rally, raid, competições de alta velocidade onde se tem constantes saltos e pancadas na suspensão, uso militar, trilhas pesadas, etc.

E- Preparação offroad. Como disse anteriormente, a Troller não peca em certos detalhes. Até preparação para equipamento de rally, o troller possui de fábrica. Além dos cabos de aço nos cardans, que é algo simples para uma montadora (e de tamanha importância), eixos flutuantes, carroceria de fibra, ele possui elevação de respiros de toda a mecânica através de uma caixa de respiro no cofre, contemplando respiros de toda a mecânica: Câmbio, Caixa de transferência, Diferencial dianteiro, Diferencial traseiro, Tanque de combustível e Bomba injetora (na versão com motor MWM 2.8 - O NGD 3.0 dispensa respiro de bomba). Além dos respiros, com uma preocupação de tornar o veículo praticamente anfíbio, a carroceria é projetada de forma a receber o Snorkel desde sempre e possui caixas de ar. É preciso mais de 10 litros de água para causar um calço hidráulico num troller em marcha lenta - Eu absolutamente nunca vi isso em nenhum outro veículo do mundo! Após a instalação do snorkel, é previsto pela fábrica também a vedação da tomada de ar interna do veículo - impedindo entrada de água dentro do painel. Em muitos 4x4 nem mesmo é possível se fazer isso! Ou seja, mesmo com snorkel, entrar em água seria um prejuízo inestimável ao dono (e muita gente não possui esses conhecimentos, achando que basta colocar snorkel pra fazer o que um troller faz).

O projeto da carroceria/chassi também contempla caixas de roda gigantes permitindo colocar pneus 33", 35", 37" sem modificações ou com pouquíssimas modificações, e excelentes ângulos de entrada, saída e transposição de rampa. Variando um pouco entre as versões, mas na sua versão principal que foi responsável por todo o sucesso do Troller, ele possui 56 graus de entrada, 47 graus de saída e 30 graus de transposição. Inclinação lateral máxima de 45 graus. Rampa máxima de 45 graus (100%). Só nesse conjunto de características ele vence qualquer outro 4x4 que você nomeie no mercado: Bandeirante, Defender, Wrangler, Marruá, Jimny, Pajero, Vitara, Samurai, etc.

F - Mecânica. Motores diesel 2.8, 3.0, 3.2 (4 e 5 cilindros), indiscutivelmente a melhor para uso offroad. Torque em baixa, alta confiabilidade, alta durabilidade e mais simples e com menor frequência de manutenção. Todos esses motores são mecânicas diesel de caminhões de 10 toneladas em um jipe de 2 toneladas. E usar uma mecânica dessas inclui necessariamente todos os itens serem dimensionados para tocar uma mecânica de 10 toneladas com alto valor de torque transmitindo pelo power train. Dispensam manutenções desgastantes, onerosas e com alto índice de falhas e baixo suporte a mal uso como correias dentadas. Não há velas de ignição, cabos de vela e bobinas pra enguiçar o veículo a qualquer momento ou apagá-lo ao receber qualquer quantidade de água como nos motores a gasolina.

Câmbio Eaton 2305/2405 e Caixa de transferência Borgwarner. Simplesmente as caixas que mais fizeram história no mundo das competições offroad, aplicações militares e de uso pesado sendo usadas há quase 15 anos em diversas aplicações pesadas e de uso extremo em rallys como sertões, dakar, etc.

Todo veículo voltado ao mercado comum utiliza diferenciais menores no eixo dianteiro, como uma forma de economizar na produção e também por não justificar a adoção dependendo da proposta que o veículo possui. O Troller adota diferenciais dana 44, tanto na dianteira quanto na traseira. Inclusive virou moda Wranglers e outros jipes procurarem diferenciais dianteiro de Troller batido nos ferros velhos pra fazer upgrades.

Além de tantas marcas de renome, ele também sai de fábrica com diversas marcas de primeira linha na mecância, como Spicer, Koyo, etc. Itens como o munhão do C e subframes são superdimensionados ao extremo.

Como desvantagem do troller, posso citar a forma de economia que a fábrica adotou em componentes de segunda (ou terceira) linha em itens cosméticos como Vidros elétricos, Travas elétricas, Ar-Condicionado, Motor de esguicho de parabrisa, etc.

VOVÔ DO TROLLER
07/02/2016, 20:34
Valeu Jorgao. Matou a pau.........

urso branco
07/02/2016, 20:38
@ Jorgao...

muito obrigado pela sua explicacao Agora eu sou 101% seguro ...que eu nunca vou vender o meu TROLLER ! Hoje tambem fui nas varias praias..incluiso algumas etapas com Trilha leve.... o Carro e perfeitissiomo Adoro

Abracos

Band92
08/02/2016, 12:07
Caros, ja tive JPX, dois Trollers (um 2006 e um 2010) e mantenho minha Bandeirante desde 2008. E posso dizer dos males que a paixão cega pode trazer. Ja cometi essa vacilada de também dizer "nunca vou me desfazer do Troller". Meu primo ja teve revenda Troller no sul de Minas e que me mostrou o que esse jipinho podia fazer. De novo digo que chassis e carroceria de fibra, alem de santo antonio bem projetado e de fabrica, fazem a fama desse carro e para por ai. Como comparar um motor 2.8MWM "a lenda" com os 3.0NGD que todos sabemos dos problemas de projeto de bomba d'agua, caixa de distribuição e oxidação da sede dos bicos injetores (que culminavam com a perda do cabeçote em uma troca), com os 3.2TGVs "bombas ambulantes"? Sao gerações diferentes e em minha opinião o 2.8 era o que estava mais próximo da perfeição para um jipe. Robusto, previsível, manutenção barata e simples. O 3.0NGD quebrou um galhao, deu um upgrade em torque e potência, e o 3.2TGV quase fodeu o projeto (culpa do governo que mudou a lei do diesel S500 para S50 um ano antes do combinado e pegou todo mundo com a calca na mao). Tomara que esse novo motor retome o conceito. Agora falar de semi-eixos fantásticos DANA? Quem que nunca teve um semi ORIGINAL quebrado quando usando pneus 35", 37" ou mesmo 33" bloqueado? Lenda, ou então não fez trilha pra valer. Ou talvez muita sorte e pe super controlado (vamos la, que graça tem não fazer uma estripulia de vez em quando?). Quer comparar com Bandeirante? Um projeto quase pré-histórico, da década de 60, e que ja em 1992 (ano da minha) adotava semi-eixo flutuante. O limite de fratura do semi-eixo ORIGINAL de um Bandeirante eh 2,5X superior a de um DANA 44!!! Afinal foi projetado para ser usado em um pequeno caminhão, a mesma coisa para cambio e transferencia. Não são comparáveis, tanto em resistência, quanto finalidade projetada e resistência. Você não ve Bandeirante fazendo trilha e quebrando semi-eixo. E isso em projeto beeeeem antigo. Porque? Custo acima de tudo nos projetos modernos, claro. Minha tem pneu 36 Ignorante 3 com bloqueio a ar e ja ate moeu o bloqueio, com os semis la, com 23 anos de uso, indiferentes e parecendo novos (e semis ORIGINAIS, nada de cromoly!!). E não se esqueçam que os novos Trollers ja vem com eixos dianteiros (DANA 44-3) e traseiros (DANA 44-4) DIFERENTES, mais uma vez para economizar, seguindo a mesma tendência das Rangers (alias, o mesmo conjunto de eixos). Respiro de diferencial, caixa? Coloquei. Tração 4x4 manual? Ja veio de fabrica. Cabo de aço segurando carda? Ate Mercedes Benz 11-13 tem. Guincho mecânico por tomada de forca? Ja esta la, pronto para instalar uma caixa de transferencia (Troller não tem...). Logicamente que a suspensão eh antiquada, motor de caminhão, so tem torque (e que torque; e durabilidade estimada de 1.000.000Km), sem muitas opções de upgrades e acessórios. Em resumo, dentre os 4x4 produzidos/comercializados no Brasil ATUALMENTE o Troller eh o melhor (se tivesse um Wrangler diesel com preço competitivo, by-by Troller). A cada geração do Troller alguma coisa melhora e outra fica pior (experimente entrar por baixo do novo Troller e ver a quantidade de reforco do chassis! Ja conversei com dois engenheiros da Ford que participaram do projeto falando que ele pesaria cerca de 1,8ton mas em provas de campo o chassis não aguentou e foram fazendo reforços estruturais, o que aumentou o peso em 200Kg - de novo convido que duvida a se deitar embaixo dele e ver com os próprios olhos). Em suma, o melhor 4x4 e aquele em que a gente se sente realizado, que possa ajuntar os amigos para trilhas, passeios e curtir uma vida que passa rápido demais. Exemplo? Veja o pessoal que foi para a Transamazonica: Marrua, Bandeirante pré-histórica, Trollers antigos e novos e todo mundo foi muito bem. Isso eh o que vale e não essa de dizer que o meu eh melhor que o seu. Boas trilhas!!

Julio_ASRJ
08/02/2016, 15:36
Caros, ja tive JPX, dois Trollers (um 2006 e um 2010) e mantenho minha Bandeirante desde 2008. E posso dizer dos males que a paixão cega pode trazer. Ja cometi essa vacilada de também dizer "nunca vou me desfazer do Troller". Meu primo ja teve revenda Troller no sul de Minas e que me mostrou o que esse jipinho podia fazer. De novo digo que chassis e carroceria de fibra, alem de santo antonio bem projetado e de fabrica, fazem a fama desse carro e para por ai. Como comparar um motor 2.8MWM "a lenda" com os 3.0NGD que todos sabemos dos problemas de projeto de bomba d'agua, caixa de distribuição e oxidação da sede dos bicos injetores (que culminavam com a perda do cabeçote em uma troca), com os 3.2TGVs "bombas ambulantes"? Sao gerações diferentes e em minha opinião o 2.8 era o que estava mais próximo da perfeição para um jipe. Robusto, previsível, manutenção barata e simples. O 3.0NGD quebrou um galhao, deu um upgrade em torque e potência, e o 3.2TGV quase fodeu o projeto (culpa do governo que mudou a lei do diesel S500 para S50 um ano antes do combinado e pegou todo mundo com a calca na mao). Tomara que esse novo motor retome o conceito. Agora falar de semi-eixos fantásticos DANA? Quem que nunca teve um semi ORIGINAL quebrado quando usando pneus 35", 37" ou mesmo 33" bloqueado? Lenda, ou então não fez trilha pra valer. Ou talvez muita sorte e pe super controlado (vamos la, que graça tem não fazer uma estripulia de vez em quando?). Quer comparar com Bandeirante? Um projeto quase pré-histórico, da década de 60, e que ja em 1992 (ano da minha) adotava semi-eixo flutuante. O limite de fratura do semi-eixo ORIGINAL de um Bandeirante eh 2,5X superior a de um DANA 44!!! Afinal foi projetado para ser usado em um pequeno caminhão, a mesma coisa para cambio e transferencia. Não são comparáveis, tanto em resistência, quanto finalidade projetada e resistência. Você não ve Bandeirante fazendo trilha e quebrando semi-eixo. E isso em projeto beeeeem antigo. Porque? Custo acima de tudo nos projetos modernos, claro. Minha tem pneu 36 Ignorante 3 com bloqueio a ar e ja ate moeu o bloqueio, com os semis la, com 23 anos de uso, indiferentes e parecendo novos (e semis ORIGINAIS, nada de cromoly!!). E não se esqueçam que os novos Trollers ja vem com eixos dianteiros (DANA 44-3) e traseiros (DANA 44-4) DIFERENTES, mais uma vez para economizar, seguindo a mesma tendência das Rangers (alias, o mesmo conjunto de eixos). Respiro de diferencial, caixa? Coloquei. Tração 4x4 manual? Ja veio de fabrica. Cabo de aço segurando carda? Ate Mercedes Benz 11-13 tem. Guincho mecânico por tomada de forca? Ja esta la, pronto para instalar uma caixa de transferencia (Troller não tem...). Logicamente que a suspensão eh antiquada, motor de caminhão, so tem torque (e que torque; e durabilidade estimada de 1.000.000Km), sem muitas opções de upgrades e acessórios. Em resumo, dentre os 4x4 produzidos/comercializados no Brasil ATUALMENTE o Troller eh o melhor (se tivesse um Wrangler diesel com preço competitivo, by-by Troller). A cada geração do Troller alguma coisa melhora e outra fica pior (experimente entrar por baixo do novo Troller e ver a quantidade de reforco do chassis! Ja conversei com dois engenheiros da Ford que participaram do projeto falando que ele pesaria cerca de 1,8ton mas em provas de campo o chassis não aguentou e foram fazendo reforços estruturais, o que aumentou o peso em 200Kg - de novo convido que duvida a se deitar embaixo dele e ver com os próprios olhos). Em suma, o melhor 4x4 e aquele em que a gente se sente realizado, que possa ajuntar os amigos para trilhas, passeios e curtir uma vida que passa rápido demais. Exemplo? Veja o pessoal que foi para a Transamazonica: Marrua, Bandeirante pré-histórica, Trollers antigos e novos e todo mundo foi muito bem. Isso eh o que vale e não essa de dizer que o meu eh melhor que o seu. Boas trilhas!!

Vou fazer um comparativo de Troller e Bandeirante.

Troller:
Já usei troller com pneu 35" por anos, fazendo trilha em erosão e tudo original.
Com relação aos "erros de projeto" do NGD, a minha bomba d'água durou só 174 mil km. E quando abriu o bico, eu tinha acabado de entrar em uma trilha pesada. O Troller continuou funcionando a trilha inteira sem bomba d'água. Se fosse um motor mecânico, eu tinha perdido a trilha e talvez o motor. Peguei estrada pra casa, não consegui passar de 85-95 km/h, do contrário entrava em modo de segurança, cheguei em casa e troquei a bomba em 30 min. Na época paguei 300 reais. Uma peça pequena, simples e de fácil manutenção que pode ser feita em qualquer lugar. No meu caso, usando aditivo + água desmineralizada, durou 174 mil km. Caixa de distribuição corroendo só acontece em veículos que receberam produtos agressivos ao alumínio em lavagem. O meu 2008, tem quase 200 mil km, 8 anos de uso, lavo o motor com água e sabão todo ano (secando toda água rodando com o veículo posteriormente). Oxidação na sede dos bicos: Verdade! Oxida e cola os bicos. Pra remover, só com ferramenta especial e mecânico experiente. A graxa que colocaram a partir de 2008 ajuda, mas não resolve. É preciso um mecânico experiente pra removê-los, do contrário, vai danificar cabeçote.

Bandeirante:
Um projeto incrível. Usa homocinética na dianteira, roda livre manual e eixos flutuantes, igualzinho o Troller. Mecânica diesel de caminhão, igualzinho o troller. Mas, claro, da década de 60, 70, 80 e 90.
Possuo uma na garagem, e é realmente um xodó. Os semi-eixos dela foram superdimensionados. São mais grossos pois são de um projeto que data de décadas atrás, sem as melhorias nos processos de fabricação que temos hoje. Com certeza, não suportariam nem mesmo os 380 N.m de torque de um NGD 3.0 original.
Sem dúvida se eu consigo rodar com um Troller 3.0 com 267 cvs e 660 N.m de torque e pneu 35" (ou 163 Cv e 380 N.m de torque se original) numa trilha de erosão sem quebrar semi-eixo num eixo flutuante, eu também consigo na Bandeirante. O problema é que vou acabar arrancando os feixes de mola que passam por baixam do diferencial no projeto original. E sem falar que se atolar, os feixes viram uma âncora. É mais fácil desatolar um ônibus ou caminhão bi-trem do uma bandeirante de 2 toneladas! E como a bandeirante usa motores de:

1962 a 1973 = 78 Cv e 190 N.m de torque
1973 a 1989 = 85 Cv e 240 N.m de torque
1989 a 1994 = 90 Cv e 270 N.m de torque
1994 a 2001 = 96 Cv e 240 N.m de torque

sem nenhum deles ter possibilidades de aumentar mais de 100 Cvs e dobrar o torque original sem trocar uma peça mecânica sequer, é muito mais fácil não quebrar algo. Os valores de torque de um motor de Troller atual (3.0, 3.2) ultrapassam os valores de torque de um caminhão de 20 toneladas da época de quando a bandeirante foi concebida. Não é questão de dizer se é melhor ou não, mas é fisicamente impossível suportar até um uso leve em estrada, sem superdimensionar a mecânica e sabemos que é normal Troller 3.0 rodar com 220, 240, 270 Cv e 470 N.m, 550 N.m e 660 N.m de torque em provas de rallys, trilhas, etc e saírem ilesos por anos de uso, até um dia pedirem alguma manutenção (a não ser que o piloto não saiba usar uma embreagem). No próprio sertões, os 3.0 correram com 198 Cvs e 550 N.m de torque e chegaram no final tendo quebrado quase 40 retrovisores, ponta de snorkel, trocando embreagem nas etapas, mas sem trocar 1 peça sequer em diferencial, câmbio ou caixa de transferência. Nunca, uma bandeirante com mecânica original e um motor envenenado a esse ponto iria conseguir essas proezas.

E com certeza, a Toyota superdimensionou suas peças mecânicas para valores um pouco mais altos do que esses motores tem a oferecer, mas como ela nunca se interessou em colocar veículos em provas de ponta de teste de resistência mecânica como rallys, com certeza não da mesma forma que um câmbio da Eaton como o que equipava os trollers projetado para 380-420 N.m de torque aguenta 500 N.m a 700 N.m de torque em um Sertões, no Troller, na L200 RS, L200 ER, nos protótipos, etc! Isso também vale pros eixos Dana 44, que só possuem a fama que possuem e são adotados por quase todas as montadoras de picapes e suvs no mundo todo devido a prova de resistência que passaram em todos esses rallys. E essa grande adoção é uma das maiores vantagem, gerando uma oferta de peças e possibilidades enorme.

A toyota prever funcionamento contínuo de um motor por 1.000.000 de kms naquela época era sem dúvida algo muito interessante. Mas, hoje, isso não é um valor alto. A MWM/International, fabricante do NGD 9.3 por exemplo, prevê seu funcionamento por 3.000.000 de kms em uso normal, graças as evoluções nos processos de fabricação, em suma graças ao Common Rail.

Concluindo, digo que manter uma toyota bandeirante é barato. Mas, infelizmente, é difícil encontrar diversas peças originais pra manter uma Toyota. Meu primo mesmo, tinha uma bandeirante que quebrou o semi-eixo original, e colocou um de cromomobyl da Gama 4x4 (kit de transformação em flutuante). Quebrou de novo, mesmo sendo de material melhor. Acabamos precisando colocar peças paralelas, que não possuem a mesma qualidade da original. Isso, um dia também acontecerá com os trollers, antigos ou novos.

E com relação a Wrangler diesel, dispenso. O CRD 2.8 é um verdadeiro lixo. O 3.6 pentastar é infinitamente melhor!

Band92
08/02/2016, 20:47
Ola Julio,

Era disso que estávamos falando. Paixão por um carro mas que não eh necessariamente paixão correspondida pela Ford. Não faz o menor sentido comparar projetos de um carro da década de 60 com um de projeto moderno. Mas algumas coisas fazem a diferença. Espero ainda poder ver um Troller rodando apos 50 anos de uso, com upgrades e passando de avo para neto, como acontece com Bandeirante. Quer potência em uma Bandeirante? Bloco do 914, injeção eletrônica, bomba redimensionada, duplo turbo, intercooler e alongada. Ou então colocar um Cummins 4.3 como tem um post recente de um cara instalando. Fica tranquilo pois o conjunto original aguenta. E ainda assim como 914i vai durar 400.000Km, coisa que o motor do Troller com 270CV duvido que aguente. Mas esse eh o objetivo??? Andar a 200Km/h com um jipe com centro de gravidade alto e que sequer teve airbag no seu projeto (que eh super moderno?). Não preciso disto para trilhas com meus amigos / família. Estou em uma pegada diferente.
Motor de caminhão prioriza alto torque em baixo giro e o que equipa o troller não eh de caminhão pois eh de alto giro, típico de veículos pequenos e médios, não de caminhões (basta ver a linha de produtos da International). Cada um tem sua característica e o que te digo eh que depois que a Forde implantou seu sistema de produção o Troller perdeu sua melhor característica, o de jipe puro e duro. Hoje tenho uma Hilux SW4 para expedições com a família, absurdamente melhor que o troller em viagens, brutalmente mais resistente (so oleo e revisões rotineiras apos mais de 80.000Km) e a Band para trilha (e no manual cita que o jipe capota de aço pesa 1780Kg em ordem de marcha, mais leve que o troller). Feixe de mola agarrando em lama? SPOA resolve, bem como jumelos revolver para amplo curso de suspensão. Tive a oportunidade de participar do Sertoes Expedition e carro de rally tem pouco do carro original, o que quebra eles trocam de imediato. Adivinhe porque o Troller não participa do Paris-Dakar? Não tem a menor chance. O que ganhou as primeiras edições e que fez a fama era um V6 em chassis tubular, nada a ver com o nosso de hoje.
E vou te dizer, estou satisfeito com as Toyotas (Hilux e Band). Voltar para o Troller? Depende, se no futuro o carro amadurecer, provar ao longo dos anos sua resistência, confiabilidade, OK.
De novo, cada um com o seu, divertindo em trilhas, curtindo a parte boa de suas viaturas, tentando melhorar o que tem de ruim. Mas essa historia de o meu melhor que o seu, ja deu. Ama o troller? Legal, acho sinceramente uma boa escolha, um bom carro que faz bem trilhas e viagens. Mas para mim ja deu. No mais, boas trilhas ai.

Sergio c
08/02/2016, 22:26
Pois é Band92, um forista aí de cima descobriu o off road-4x4-jeep perfeito, não quebra nunca.......Eu fui azarado, antes de saber disso comprei uma Toyota-bandeirante........
Mas para viagens longas com a família tenho uma camionete estradeira, ano 2012, também 4x4, toda eletrônica.....

Martin427
09/02/2016, 04:16
Em tempo, para quem falou em "relaxo na manutenção": fiz todas as revisões (regulares/manual) e manutenções corretivas nada mais nada menso do que na Trilha 4x4, em Campinas. Quem conhece a concessionária e a equipe de lá sabe que não existe oficina "paralela" que chegue sequer perto.

Nunca, jamais, em hipótese alguma, em qualquer circunstância, compre um Troller achando que o carro vai dar pouca manutenção.

Já vi, em encontro de jipeiro, neguinho falando que o jipe "nunca me deu uma dor de cabeça". Quando o cidadão foi embora, ficou embaixo do carro dele uma pequena piscina de óleo de motor - só um exemplo rápido para ilustrar que quem fala que o carro "não da dor de cabeça" muitas vezes não da a mínima para os problemas e vai rodando até explodir com tudo.

Se você comprar, vai se viciar. O carro é simplesmente incrível. Nunca tive e nem acho que vou ter qualquer coisa mais divertida de andar por aí. Mas não deixa de ser uma enorme merda.

Martin

Jorgao
09/02/2016, 04:43
Ola Julio,

Era disso que estávamos falando. Paixão por um carro mas que não eh necessariamente paixão correspondida pela Ford. Não faz o menor sentido comparar projetos de um carro da década de 60 com um de projeto moderno. Mas algumas coisas fazem a diferença. Espero ainda poder ver um Troller rodando apos 50 anos de uso, com upgrades e passando de avo para neto, como acontece com Bandeirante. Quer potência em uma Bandeirante? Bloco do 914, injeção eletrônica, bomba redimensionada, duplo turbo, intercooler e alongada. Ou então colocar um Cummins 4.3 como tem um post recente de um cara instalando. Fica tranquilo pois o conjunto original aguenta. E ainda assim como 914i vai durar 400.000Km, coisa que o motor do Troller com 270CV duvido que aguente. Mas esse eh o objetivo??? Andar a 200Km/h com um jipe com centro de gravidade alto e que sequer teve airbag no seu projeto (que eh super moderno?). Não preciso disto para trilhas com meus amigos / família. Estou em uma pegada diferente.
Motor de caminhão prioriza alto torque em baixo giro e o que equipa o troller não eh de caminhão pois eh de alto giro, típico de veículos pequenos e médios, não de caminhões (basta ver a linha de produtos da International). Cada um tem sua característica e o que te digo eh que depois que a Forde implantou seu sistema de produção o Troller perdeu sua melhor característica, o de jipe puro e duro. Hoje tenho uma Hilux SW4 para expedições com a família, absurdamente melhor que o troller em viagens, brutalmente mais resistente (so oleo e revisões rotineiras apos mais de 80.000Km) e a Band para trilha (e no manual cita que o jipe capota de aço pesa 1780Kg em ordem de marcha, mais leve que o troller). Feixe de mola agarrando em lama? SPOA resolve, bem como jumelos revolver para amplo curso de suspensão. Tive a oportunidade de participar do Sertoes Expedition e carro de rally tem pouco do carro original, o que quebra eles trocam de imediato. Adivinhe porque o Troller não participa do Paris-Dakar? Não tem a menor chance. O que ganhou as primeiras edições e que fez a fama era um V6 em chassis tubular, nada a ver com o nosso de hoje.
E vou te dizer, estou satisfeito com as Toyotas (Hilux e Band). Voltar para o Troller? Depende, se no futuro o carro amadurecer, provar ao longo dos anos sua resistência, confiabilidade, OK.
De novo, cada um com o seu, divertindo em trilhas, curtindo a parte boa de suas viaturas, tentando melhorar o que tem de ruim. Mas essa historia de o meu melhor que o seu, ja deu. Ama o troller? Legal, acho sinceramente uma boa escolha, um bom carro que faz bem trilhas e viagens. Mas para mim ja deu. No mais, boas trilhas ai.

Amigo, a Troller nunca ganhou o Dakar. Acho que foi segundo ou terceiro lugar com um carro. Ela foi simplesmente a primeira equipe que conseguiu inscrever 4 veículos e chegar com os 4 inteiros sem quebrar no final, ficando em boas colocações. A mecânica na época seguia a mesma linha da atual: Era mecânica da Ranger, igualzinho hoje, sempre foi. Só alterava o que a Ford economizava: Exemplo de hoje: Não colocar flutuantes, não colocar roda-livre, não colocar um Dana 44 na dianteira, etc. Pegava câmbio, caixa de transferência, motor, diferenciais, etc da Ranger. O chassi não mudou. Continuou tubular, pelo menos até 2014! O chassi "tubular" não é um chassi "gaiola" como você deve estar imaginando.

522123 522124

A Troller pra correr o Sertões (já na era Ford), recebeu só uns trocados, levou um caminhãzinho de peças, churrasqueira, os carros e os pilotos. Quanto mais afrescalhado e urbano é o veículo, maior é a necessidade de investimento na Production T2. Equipes como a Mitsubish e seus patrocinadores levam 3-4 caminhões com peças, quartos com ar-condicionado, massagistas e o cacete a quatro. Pajero TR4 ER (versão de rally) é comum trocar 2-3 diferenciais, câmbio, etc. Teve até um post, não lembro se no facebook ou no troller clube, dos pilotos da troller fazendo churrasco sentadinhos num banquinho e mostrando a infraestrutura das outras equipes. Eles brincavam e falavam que se o troller quebrasse, estavam fora... Foi o ano da dobradinha (1o e 2o) se não me engano. No ano seguinte, acho que ficaram em 2o e 3o, e depois mudou tudo, já virou Novo Troller, e mesmo com o Novo troller, estréia, projeto novo, estão no pódio de novo, em 1o em 2015.

Acho que você não conhece bem o percurso do Sertões, pois teve muito Sertões que foi marcado por ser extremamente mais difícil que o Dakar, mesmo sendo um pouco mais curto. O Dakar é apenas mais longo. Ao invés de gastar 30-40 retrovisores, vai gastar 50 por exemplo. Em termos de dificuldade offroad, eles são as mesma coisa ou as vezes um ou outro é mais difícil dependendo do percurso. O Dakar tem sido muito prejudicado pela politicagem, fazendo-o ficar as vezes bem mais fácil devido a impossibilidade de se realizá-lo em certas regiões.

Com relação a motores de alta rotação ou baixa rotação, não existe absolutamente nada em termos de engenharia que indique que um motor dura mais ou menos. São apenas 2 filosofias de projeto diferentes e com propostas diferentes. E cada vez mais, os LSD estão virando HSD. Hoje é normal um LSD chegar a 3500 RPM. O NGD 3.0 tem rotação máxima a 3800 RPM! Uma filosofia privilegia o uso em veículos que puxarão cargas muito pesadas e que não necessitam de velocidade. A outra, privilegia veículos que puxarão cargas não tão pesadas assim, e que podem ser usados como veículos de alto desempenho. Em qualquer projeto de motor, o filme de óleo na rotação máxima deve ser capaz de lubrificar o propulsor eficientemente, impedindo desgastes excessivos, independente de ser um Humvee V8 a diesel do exército americano com 8000 RPM, um táxi a diesel europeu com 6000 RPM, ou um ônibus, caminhão ou uma bandeirante da década de 60 a 2000 RPM. O que é meio óbvio, é que projetos LSD são voltados a caminhões pesados quase que exclusivamente. E caminhões em geral não são usados em rampas de 45-50 graus numa trilha. Nem ficam muito inclinados, pois obviamente tombam. Não me admira que a Toyota só garanta 30 graus de inclinação, mesmo sendo um jipe leve e de altura semelhante a do troller. O projeto do motor com certeza não prevê garantia de lubrificação em inclinações laterais ou verticais mais altas, sendo a Toyota obrigada a colocar 30 graus como inclinação máxima.

E falando em peso em ordem de marcha (veículo vazio, abastecido de todos os fluidos completamente):

Troller 2.8 2000-2001 = 1650 Kg (com capota) / 1524 Kg (sem capota)
Troller 2.8/3.0 2002-2008 = 1850 Kg (com capota) / 1724 Kg (sem capota)
Troller 3.0 2009-2012 = 2050 Kg (com capota) / 1974 Kg (sem capota)
Troller 3.2 2013-2014 = 2065 Kg (com capota) / 1989 Kg (sem capota)
Troller 3.2 2015-2016 = 2140 Kg

Peso da capota até 2008 = 126 kg
Peso da capota até 2009 = 76 Kg

A carroceria do Troller de 2009 em diante é mais leve e um pouco menos resistente que as antigas. Ainda assim, o peso aumentou devido a reestilização Ford.

É comum ver gente leiga falando de peso como se fosse algo que prejudicasse um veículo... Só se for pra atravessar uma ponte caindo aos pedaços... O que realmente importa é a relação peso/torque! O que "dirigimos", de fato é torque e não cavalaria. Principalmente em offroad. É o que garante um veículo subir onde outros não sobem. Se um veículo pesa 1000 kg, 2000 kg ou 3000 kg, não faz diferença. Contanto que use pneus e pressão adequados para oferecer a melhor relação de kg/cm2 sob o chão, que é o que garantirá tração eficiente. E quanto mais torque/kg, melhor. Significa subir uma duna onde outro, não subirá.

De todos os trollers, o Troller com a melhor relação peso/torque é o 3.0 2006-2008 sem capota, conseguindo 44 kg/kgfm. Se for comparar com os 66 kgfm da reprogramação da SFI... dá até medo.

Passe um fim de semana com o piloto Neto no nordeste e um Troller 3.0 com 310 Cv. Pra isso, vale a pena remapear. Pra atravessar um rio, ou subir uma erosão, não fará diferença. Mas pra colocar um pneu 37", tem que ter motor pra empurrar. Tenho vários amigos de Troller 2.8, que venderam os pneus 37" e ficaram nos 35", devido ao MWM 2.8 não empurrar legal os 37" e o fato de que pra mexer no motor mecânico, teriam que gastar uma grana. No 3.0, tem troller até com pneu 46" em são paulo, com a reprogramação da SFI de 267 Cv e 66 kgfm de torque.


Ola Julio,

Quer potência em uma Bandeirante? Bloco do 914, injeção eletrônica, bomba redimensionada, duplo turbo, intercooler e alongada. Ou então colocar um Cummins 4.3 como tem um post recente de um cara instalando.


Está aí o melhor exemplo. Só de ler, fiquei cansado. Se fosse meu, eu não teria coragem.

E fazendo tudo isso na band... imagine fazendo num motor eletrônico que ganha mais de 100 Cvs e mais quase 30 kgfm de torque a mais sem trocar uma única peça mecânica. Se partirmos pra esse tipo de modificações, daqui a pouco vão sugerir um AP com bloco de Amarok pra se conseguir 1100 Cv, como estão fazendo por aí...

Jorgao
09/02/2016, 05:11
Em tempo:




522125

Troller 3.0 de fazenda, hoje com mais de 600 mil km rodados. Usou diesel S1800 praticamente em 25% do tempo de vida, mesmo diesel que abastece os tratores da fazenda.

Com 409 mil km 1 bico injetor travou. Aproveitou e trocou o kit de corrente (previsto para 300 mil km e aos 409 mil km ainda estava perfeito). Trocou bomba d'água, esticador da correia do alternador, entre outras bobagens.

Palavras do dono: "O troller 3.0 vai passar o VW 710 que bateu o motor com 700 mil km rodados."

Esse troller hoje está perto dos 700.000 kms rodados.

Band92
09/02/2016, 12:45
Bom dia!

Queria ate pedir desculpas ao colega JJS789 que abriu o tópico pois fez uma pergunta legal, procedente, e acabou recebendo uma enxurrada de opiniões apaixonadas e inflamadas. Mas em um ambiente aberto assim eh normal termos os mais variados interesses. E como email não tem emoção, cada um interpreta a sua maneira.

A Troller fez fama quando conseguiu o segundo lugar no Paris Dakar em 2000, na categoria T3.2 PRODUÇÃO LIVRE e motores diesel. Correu com um motor da Ranger diesel 4.0 V6, eixos da Toyota SR5, duplo amortecimento, chassis tubular de seção circular e fibra incorporada ao chassis. Esses eram os Troller T5 - QUE EXCETO A CARROCERIA NAO TEM NADA DO T4 COMERCIALMENTE PRODUZIDO. Significa que para rally so a casca esta la (o que vale para qualquer categoria super-production). Não vou entrar no mérito de competições nacionais que são muito legais nas categorias de carros originais e que o Troller vai muito bem (de novo, acho que o Troller esta sozinho em sua categoria no Brasil).

O que define um carro resistente são: projeto (para o tipo de utilização) e superdimensionamento das pecas. Pronto. Quer ver um projeto superdimensionado? UNIMOG. Projetado na década de 50 e com as modernizações necessárias, continua uma lenda de resistência, disputado no mundo inteiro. O chassis do troller e a fibra em composito, ate 2013, são INSUPERÁVEIS. Quer comparar o novo chassis? Entre debaixo de um novo Troller e veja com seus olhos.

Motor, cambio, eixos, nada de diferente do usado em outras marcas, afinal, todas são montadoras, so algumas com pecas próprias. Projeto bem feito que sabe montar as pecas adequadas e combinando entre si? Faz TODA A DIFERENCA. E talvez ai o troller seja bem legal.

Motor diesel: voce projeta um baseado no uso que fará; motor diesel de alto giro eh feito para pick-ups leves, medias e utilitários que priorizam potência e velocidade. Bielas curtas permitem maior potência, maior giro e menor torque, mas diesel pela natureza da compressão (17:1) ja da bastante torque. Este projeto de motor vai em utilitários leves. Motor diesel de caminhão eh de biela e curso longos, privilegiando torque em detrimento de potência. Motor do troller: alto giro; motor bandeirante: baixo giro. NAO SAO COMPARAVEIS. Não se usa motor de caminhão em utilitário e vice-versa mas naquela época pré-histórica era o que tinha (tanto que depois a Toyota lançou o 14B, diesel de maior giro).

Motor diesel alto giro tem vida útil menor que um de baixo giro (caminhão). Quanto mais o virabrequim gira, mais atrito e menor durabilidade, por melhor que seja a lubrificação. Por isto que um troller rodando a 120Km/h a 2200giros tem vida útil menor que um caminhão moderno Volvo / Scania que a 120Km/h esta em 1300 giros! Todo o sistema esta se desgastando menos.

Um 3.0NGD pode rodar 500.000Km ou mais? Claro! Depende do cuidado, manutenção e uso. Você acha que esse troller ai da foto com quase 600.000 esta chipado com 270CV? Duvido. Deve ser originalzinho, com motor que foi projetado para ter 200CV mas que por conta da legislação de emissões, foi "amansado" para 163CV (coincidência que a Hilux tinha 163CV, Nissan 163CV? Não, legislação). E ai eh claro que basta reprogramar que ele sobe para o que vc quiser, mas em troca da durabilidade. Não tem jantar de graça... Queria ver um de 250CV chegar a essa quilometragem...

Quer viajar com a gatinha e impressionar os amigos rodando com um jipe alto, pneus mud de 38 polegadas (sem freio, diga-se de passagem, e que em chuva você pede pra todos os santos pra não ter uma poca de agua na estrada, sob risco de aquaplanagem brava), cuspindo fumaça preta (em tempos de dengue e zika esse fumace ate poderia ajudar...) com 270CV e andando a 180Km/h? So com um troller. Band não ve nem a cor da placa. Mas não eh minha pegada, rodo com família, expedições e trilhas leves com a Hilux, curtindo paisagem, esposa e filhas. Quando eh pesada vou por aqui perto de Band. Tou feliz da vida!

Ja tive dois Trollers e cheguei a dizer que não queria outro carro. Mas as coisas mudam, mudou a filosofia da empresa, o conceito, o respeito e fiz uma opção. A ilusão de carro indestrutível e super resistente acabou com o tempo. Meu irmão continua com dois Trollers, dois primos, um ainda com Troller e três amigos. Todos trocaram a bomba d"agua antes de 100.000Km. Dos 6, três ja desistiram de Troller. E a vida segue. E vamos procurando o carro que mais se adapta as nossas necessidades. Sem ilusões.

Abraços a todos os jipeiros, Trolleiros ou nao.

jipeiroMT
09/02/2016, 14:21
Primeiramente: Concordo em gênero e número e gráu com as afirmações:

1) O Novo troller (2015 em diante) não é a mesma filosofia do antigo. E não adianta esperar que a Troller/Ford volte a mirar o mercado de nicho, pois ela visa lucro. E só carro urbano que vende bastante da lucro. Jipe duro, cheio de preparações que ninguém vê, as pessoas comuns não compram. As pessoas comuns só querem saber de ABS, Airbag, ESP, TCS, EBD, Teto solar, Painel bonito, Ar-condicionado digital, etc.

2) Motor chipado não vai durar a mesma coisa. APENAS SE O USUÁRIO NÃO CUIDAR, USAR NO LIMITE O TEMPO TODO, ETC.

E o meu desabafo depois de ler todas as mensagens: Desde quando Bandeirante aguenta estripulia e Troller não?

1.000.000 de kms na band sem quebrar semi-eixo e cia só se for em cima de uma plataforma de guincho.Ainda sim, melhor que ela esteja com aqueles pneus gravetinhos que a toyota colocava nela, que conseguiam ser menores até que os que saem no novo troller!

A minha só em 1 expedição no pantanal foram 8 rolamentos de roda, 8 retentores, semi-eixo traseiro, 2 cruzetas, alternador, 1 manga de eixo (partiu ao meio), terminal de direção, polia do motor, embreagem e o resto que não lembro! A outra que tava na expedição, o cardan pulou fora. Ficou no meio do pantanal. Foi puxada por uma rural. Ninguém lá tava com pneu grande. Todo mundo com 33” ou menor!!!!! Os trollers com 33" só zicaram o alternador, como acontece com todo veículo!! Eu só comprei troller depois de muita trilha vendo o que esses jipes faziam!! Os amigos que tenho de band, todos sem exceção, são doidos pra comprar troller, tirando um ou outro velho fanático que não larga o jipe da “época dele” e que acha que injeção eletrônica dos diesel common rail ou estrangulador elétrico dos diesel mecânicos modernos são sistemas da nasa.

A bandeirante é boa, todas essas manutenções são totalmente normais pra mim e ela é superdimensionada sim, mas não tem nada de imortal e inquebrável não! Isso sim é que seria paixão cega... fala sério!! Troquei a minha pois não tava nem um pouco a fim de gastar 15-20 mil reais pra reformar a carroceria. Do contrário iria virar jipe dos flintstones!!!!!! E foram apenas 5 anos de uso no pantanal!! Imagine 1.000.000 de kms... acho que só ia sobrar o volante.

Os Troller são/eram produção artesanal. É comum ver gente falando tudo que foi falado aqui: Trocou retentor, apareceu furinho do radiador, quebrou bomba d'água, travou polia, entrava água, vidros elétricos pifaram, limpador parou de funcionar - E MUITAS VEZES TUDO ISSO NUM MESMO VEÍCULO!! Normal essa pessoa odiar e achar que o veículo é ruim. Isso é típico de veículo produzido na sexta feira por fábrica artesanal. E ainda assim acontece em todas as montadoras. E acontecia MUUUUUUUITO com a toyota! Tenho amigos que trocaram 12 retentores de roda em bandeirante zero km, antes de completar 10.000 kms. Até que a fábrica trocou o eixo. Outros, tiveram que trocar até motor devido a problemas na bomba de óleo! Só não havia internet pra lermos os relatos na época!

E é óbvio que um NGD 3.0 que aguenta rodar 150 mil kms chipado (como vários aqui mesmo no fórum já rodaram até mais) com o dobro de torque e 100 Cvs a mais que o original, originalmente vai aguentar 1.000.000 mil kms!!!!! Motorzinho de plástico a gasolina aguenta 300-400 mil kms fácil! Qualquer motorzinho a diesel tem capacidade de rodar bem mais que o dobro!! Até um fatídico 4D56 das L200 roda isso!!

Gustavo D
09/02/2016, 15:38
Troller 3.0 fazendo a volta e voltando com água à 3 cm da cabeça do snorkel.

522135522136522137

Acho que é por essas e outras situações que o Troller ficou famoso e tem a fama que tem.

Band92
09/02/2016, 17:47
Imagem que vale mil palavras. Uma Band de seus 40 anos, junto a um jipe de muitos anos, outro de alguns e o novo Troller. Quero ver desses outros 3 quem consegue chegar aos 40 aos de existência fazendo Transamazonica (2016, com o Jorge Delmanto e seu Marrua) de igual para igual. Esse eh o objetivo, diversão. Cada um na sua.
522140

Hidroen
09/02/2016, 18:31
Estava demorando....virou guerrinha de vaidades.... Como é difícil para alguns manter a objetividade sem transformar o tópico num tedio.

Sergio c
09/02/2016, 18:34
Tumultuando um pouco o tópico do nosso colega JJS, não tem comparação o projeto dos troller e das bands, são projetos totalmente diferentes, e são como casa e apartamento, cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Eu poderia ter um Troller novo, mas prefiro uma camionete por causa das viagens longas, família e etc, e como só ando nos sábados para trilhas e passeios, até por que não paga mais IPVA, preferi a band.
O motor da minha band é o da MB710, 115cv, com turbina pequena original e bicos originais, sem preparação nenhuma, não tem um fio de eletrônica, até para desligar o motor e regular a lenta é com o estrangulador, o que eu gosto muito, remete aos tempos de tratores e caminhões antigos, que lidávamos na época de adolescente no interior.
Tenho até uma moto de trilha que tem carburador e afogador, tem as manhas p ligar ela, só p lembrar os velhos tempos hehehe.

Mas o Troller é um projeto fantástico, já vi fazerem grandes proezas em trilhas, quebrando algumas vezes, assim como a band quebra também.

Como diz aquele ditado, cada um sabe aonde a pedra aperta no sapato, cada um tem o livre arbítrio p decidir o veículo que quiser p viagens, trilhas, corridas e etc....

VOVÔ DO TROLLER
09/02/2016, 18:59
Caraca... Depois de todos esses comentários e ótimas informações, não vou vender mais o meu bugão 2010. Com certeza, com a minha idade, vai durar bem mais do que o velhinho aqui. Vou imprimir todas essa informações , vou fazer um "livrinho" sobre o Troller e colocar sobre o meu criado mudo. Abs. Válter.

Arildo MT
09/02/2016, 22:17
tá animado aqui, mas vamos com calma gurizada, que continuem a trocar informações pertinentes ao topico, isso é muito bom, e é o faz este forum, comparações sempre geram euforia/disputa, não dá para ir passear de patrola nem puxar tora de fusca, cada um tem o que escolheu/pode pagar/ou gosta, e bora passear ou fazer trilha.

JJS789
10/02/2016, 17:48
Estou gostando... Estão contribuindo com esse futuro Trolleiro... Estou entre o T4(2.8/3.0) e uma Land Defender... Vamos que vamos!

Jolucas
10/02/2016, 18:04
Valeu Armindo. No meu caso e com a minha idade, o meu Troller vai durar bem mais do que eu, rsrs... Eu sou e sempre fui muito "chato", com todos os carros que eu tive e com os que eu tenho . Faço sempre a manutenção preventiva, não importando se vou vender amanhã ou daqui há 5 anos. Acho que é uma questão de caráter, na minha opinião. Não faça para os outros aquilo que não quer que façam com você. Abs. Válter

Também concordo com o Idoso do Troller. Carro é como gente, especialmente depois de certa idade. Se vc fizer exames preventivos, aqueles recomendados, certamente evitará a maioria dos problemas de saúde. A revisão recomendada pela fábrica, apesar dos preços das cc, vale a pena. Sempre fiz com meus carros e nunca me deixaram na mão. Por incrível que pareça, a primeira vez aconteceu com o Troller. A mangueira do turbo estourou com 3 mil km, andando no asfalto, sem grandes esforços. A partir da mudança (troquei pela recomendada pelo Lucas Nassif), felizmente, o problema sumiu. Fora a barulheira ao passar por piso irregular, está tudo ótimo com o jipe. Continuo achando que valeu a pena deixar a Hilux (tive quatro novas em 17 anos). O Troller dá mais emoção. Embora, em termos de confiança, a Hilux seja top. Pelo menos foi comigo.

Armindo Neto
10/02/2016, 18:44
Também concordo com o Idoso do Troller. Carro é como gente, especialmente depois de certa idade. Se vc fizer exames preventivos, aqueles recomendados, certamente evitará a maioria dos problemas de saúde. A revisão recomendada pela fábrica, apesar dos preços das cc, vale a pena. Sempre fiz com meus carros e nunca me deixaram na mão. Por incrível que pareça, a primeira vez aconteceu com o Troller. A mangueira do turbo estourou com 3 mil km, andando no asfalto, sem grandes esforços. A partir da mudança (troquei pela recomendada pelo Lucas Nassif), felizmente, o problema sumiu. Fora a barulheira ao passar por piso irregular, está tudo ótimo com o jipe. Continuo achando que valeu a pena deixar a Hilux (tive quatro novas em 17 anos). O Troller dá mais emoção. Embora, em termos de confiança, a Hilux seja top. Pelo menos foi comigo.

Meu amigo, creio que em breve deverá sair um recall, apesar de que não foram todos os Trolles modelo novo que apresentaram isso. Creio que isso tenha sido um lote ruim que saiu...

Como é essa barulheira? Tipo "buuuuuuuu" se sim, isso é absolutamente normal, afinal é um jipe. hahaha
abs e que Deus te abençoe.

Jolucas
10/02/2016, 19:31
Meu amigo, creio que em breve deverá sair um recall, apesar de que não foram todos os Trolles modelo novo que apresentaram isso. Creio que isso tenha sido um lote ruim que saiu...

Como é essa barulheira? Tipo "buuuuuuuu" se sim, isso é absolutamente normal, afinal é um jipe. hahaha
abs e que Deus te abençoe.

Um barulho que não havia e começou recentemente. Primeiro do lado do motorista, no alto. Fica a dúvida se é na porta ou se no teto. Agora, também do lado do carona, com som diferente. Mas dá para ir levando até a próxima revisão. O jipe está com 7 mil km. Valeu. Abraços.

Waldir Carlos
10/02/2016, 22:52
Boa noite!

Permitam-me alguns pitacos. Antes porém, uma informação: sou "principiante", novato [cerca de seis meses] no Troller T4. Mas, ao longo das últimas décadas, tive [L200, Hilux SRT AT, Pajero V6, Pajero e Full DI-D] e continuo [além do Troller, possuo uma "velhota" F-1000] "doido" pelos "traçados".

Semana passada, quando li o título desse tópico, me veio aquela - inequívoca - percepção que teríamos acalorados debates. Desde os com embasamento técnico, passando pelos "sem nenhum sentido" e, claro, outros carregados de "inevitáveis" [?] apelos emocionais.

Ao ponto:

A resposta para a "pergunta" do colega forista, vai demorar um longo tempo! Primeiro porque o amigo inciou a escrita do título utilizando uma palavra "traiçoeira". Pode confundir os menos atentos. Saber se ele está perguntando, ou afirmando, não é tarefa tão simples. Explico-me: - [tratar a escrita dessa "nossa" língua, sabemos todos, é difícil]. A menos que eu esteja equivocado, o "porque" - em detrimento do por que -, trouxe dúvidas.

Dito isto, eu me deparo com um dilema! Aliás, dois. Primeiro, porque não tenho qualificação técnica para fazer frente [e também somar conteúdo], a algumas informações aqui lidas. Nesse ponto, registre-se: em alguns textos, não é difícil perceber que em meio às paixões [calma, eu também sou "apaixonado"], tem gente com "bagagem" e disposta a ajudar. O segundo [dilema] é que eu, conforme escrevi há pouco, também sou apaixonado por tudo que "anda e bebe combustível".

Então, poderiam questionar: "Por que você vem escrever coisas que nada têm a ver com a pergunta, objeto do tópico"?

[Êita, agora me ferrei! Era melhor ter ficado quieto].

[Atrevo-me]. Simplesmente porque:

* [Comecei "pegando" nessas maravilhas, lá na década de 70]. Papai possuiu Rural e Jeep Willys [que saudade!] e eu, comecei o "aprendizado" ainda garoto.
* Sou um "novo" proprietário de um T4 3.0L e desejo interagir.
* [Antes da compra do Troller, por pouco não realizei outro sonho: adquirir uma LRDedender 90].
* Até o final da minha vida, ainda "montarei" numa LRD.
* Me contento com "pouco". Gostaria de [poder] ter uma pequena frota. Na listinha [manteria o Trollha e a Femil]: Range Rover Evoque, uma RAM Laramie 2500 [ou F-150 Raptor?] e [+] "qualquer outra coisa", equipada com um motor Hemi 6.7L.


Um abraço e que continuemos todos, amando essas maravilhas. A "marca" ou o modelo, é o menos importante.

gustavo25
11/02/2016, 07:33
por que (separado, já que é pergunta) o colega está abrindo o mesmo tópico, sobre outros veículos, em outras seções do fórum ?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/154268-porque-lr-defender-e-considerada-resistente.html

é pesquisa Ibope ?

Fabio_Roberto
11/02/2016, 13:10
Por que o Troller, Land, Jeep, Toyota.. é considerado robusto e resistente.... só pode ser pesquisa eu ainda respondi achando que era sério..kkkk

Waldir Carlos
11/02/2016, 14:10
Por que o Troller, Land, Jeep, Toyota.. é considerado robusto e resistente.... só pode ser pesquisa eu ainda respondi achando que era sério..kkkk

Nem me lembra! Eu também caí na "isca". Aliás, foi-se o tempo no qual o "nosso" fórum tinha uma forte participação "técnica". Muita gente "boa" [tecnicamente], sumiu. Uma pena.

[]s

JJS789
11/02/2016, 20:18
Estou entre o T4 e a Land Rover, pô! Falei isso!
O que há de demais em eu ter feito a mesma pergunta na parte da LR? Afinal, estou entre o Troller e a Land. Não fui na parte da Jeep, Toy, Suzuki e etc. Fui apenas na parte da Land e do Troller!!! Por favor, não vejam coisas onde não tem!!

Arildo MT
11/02/2016, 20:45
Estou entre o T4 e a Land Rover, pô! Falei isso!
O que há de demais em eu ter feito a mesma pergunta na parte da LR? Afinal, estou entre o Troller e a Land. Não fui na parte da Jeep, Toy, Suzuki e etc. Fui apenas na parte da Land e do Troller!!! Por favor, não vejam coisas onde não tem!!

Entendo em parte, duvidas surgem e as vezes são persistentes, porem foram abertos uns 15 topicos pelo mesmo usuario, com titulos, respostas, conteudos e comparativos muito similares uns dos outros, fica até dificil os colegas responderem sobre as mesma coisa em diversos locais, e opiniões com base em um topico são conflitadas com respostas de outro topico, parecendo haver uma descrença na resposta obtida, nada pessoal, mas fica no minimo confuso, sei lá.

JJS789
11/02/2016, 21:10
Perguntei sobre veículos distintos em locais distintos.
Antes perguntei sobre L200,Hilux e T4. Mas, L200 e Hilux não me servem, descobri isso.
Portanto, fiquei em dúvida entre Land e Troller. Só isso, não há desconfiança, há dúvidas.

Por que fiz a mesma pergunta sobre carros diferentes e diferentes locais?
Simples, não? Porque quero comparar as repsostas e ver o carro que melhor me atende! Simples assim.

Arildo MT
11/02/2016, 21:21
Entendido, geralmente geram polemica mesmo as comparações, um responde, ai outro com outra opinião, mas quando fica aquele Há ''o meu é maior que o seu'', se torna improdutivo.

JJS789
11/02/2016, 21:36
Entendido, geralmente geram polemica mesmo as comparações, um responde, ai outro com outra opinião, mas quando fica aquele Há ''o meu é maior que o seu'', se torna improdutivo.

Claro, e nem eu quero brigas. Só quero a ajuda dos amigos...

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2016, 19:16
Claro, e nem eu quero brigas. Só quero a ajuda dos amigos...

Compra o Troller 3.0 cara e seja feliz para sempre, ou até que a venda os separe. Abs. Válter

urso branco
12/02/2016, 21:38
:safari-rig::brinde:
Abracos

Julio_ASRJ
13/02/2016, 02:00
Imagem que vale mil palavras. Uma Band de seus 40 anos, junto a um jipe de muitos anos, outro de alguns e o novo Troller. Quero ver desses outros 3 quem consegue chegar aos 40 aos de existência fazendo Transamazonica (2016, com o Jorge Delmanto e seu Marrua) de igual para igual. Esse eh o objetivo, diversão. Cada um na sua.
522140

Meu caro, o que haverá de original nessa bandeirante, me pergunto? Ainda mais fazendo transamazônica! Pela foto, já vejo que a suspensão não é mais original (SPOAdo). Carroceria deve ter sido reformada mais de uma vez, rolamentos sem dúvida trocou dezenas e mais dezenas, e por aí vão tantas outras manutenções. Conheço gente que tem fusca e kombi de roça, com tanta idade avançada e também estão de pé. Por outro lado, já vi bandeirante 2001 completamente destruída. Câmbio estourado, motor batendo, interior detonado...

Jipe não tem idade. Tem dono!

samucace
14/02/2016, 10:08
Respondendo ai ao colega sobre o troller. Opiniao minha. Pega um 2005 se for fazer trilha mais forte, lama, água.. Pega o 2011 se for rodar mais em dunas.. Fuja do 3.2 novo ou antigo.
Quanto a Defender, muitos amigos já possuiram. Tb quebra. É muito a ver com o dono. Mas é um excelente jipe.
Todo jipe na verdade depende muito do dono, como já foi dito. Se uma Band vai ser melhor que troller, uma Hilux melhor que uma triton..um Jeep melhor que um suzuki, vai depender principalmente do uso..

Band92
14/02/2016, 14:03
Meu caro, o que haverá de original nessa bandeirante, me pergunto? Ainda mais fazendo transamazônica! Pela foto, já vejo que a suspensão não é mais original (SPOAdo). Carroceria deve ter sido reformada mais de uma vez, rolamentos sem dúvida trocou dezenas e mais dezenas, e por aí vão tantas outras manutenções. Conheço gente que tem fusca e kombi de roça, com tanta idade avançada e também estão de pé. Por outro lado, já vi bandeirante 2001 completamente destruída. Câmbio estourado, motor batendo, interior detonado...

Jipe não tem idade. Tem dono!

Pois eh Julio, essa Band que foi pra transamazonica foi original, exceto o SPOA e uns mimos a mais (tanque extra, etc). Band tem uma carroceria que enferruja ate a alma, mas a lata eh grossa e dura um tempo. Ja disse no inicio que Troller tem chassis e carroceria insuperáveis. Mas aquela Band tinha so uns 40 anos de uso. Rolamentos? Não foi so isso, varias pecas precisam ser trocadas pois hoje ja não se encontram pecas de reposição de qualidade. Não acredita? Veja outra Band que fez a transamazonica em 2011 ou 2012, do Guiga Tostes. Gastou uma grana pra reformar a carroceria (sim, claro que tem fragilidades, mas a gente sabe quais são e falamos abertamente...), motor eh ainda do 608, pneus 37". Sabe o que deu problema na viagem? Gastou muitas pastilhas de freio pois optou por tirar o limpa-disco, e o controlador de tensao que queimava lâmpadas. Hoje ele faz rock-crawling com a mesma Band. NAO SAO CARROS COMPARAVEIS, bobagem ficar batendo na mesma tecla. Hoje entre Troller e Land, sem duvida Troller. Mas para o que eu uso, tendo uma SW4 pra viajar, prefiro a Band ao Troller. Questão de gosto. E fico na torcida para ter Trollers durando 30 anos ou mais, pois em breve não teremos pecas pra Band e ai quem sabe não volto pro Troller?

Julio_ASRJ
14/02/2016, 18:47
Pois eh Julio, essa Band que foi pra transamazonica foi original, exceto o SPOA e uns mimos a mais (tanque extra, etc). Band tem uma carroceria que enferruja ate a alma, mas a lata eh grossa e dura um tempo. Ja disse no inicio que Troller tem chassis e carroceria insuperáveis. Mas aquela Band tinha so uns 40 anos de uso. Rolamentos? Não foi so isso, varias pecas precisam ser trocadas pois hoje ja não se encontram pecas de reposição de qualidade. Não acredita? Veja outra Band que fez a transamazonica em 2011 ou 2012, do Guiga Tostes. Gastou uma grana pra reformar a carroceria (sim, claro que tem fragilidades, mas a gente sabe quais são e falamos abertamente...), motor eh ainda do 608, pneus 37". Sabe o que deu problema na viagem? Gastou muitas pastilhas de freio pois optou por tirar o limpa-disco, e o controlador de tensao que queimava lâmpadas. Hoje ele faz rock-crawling com a mesma Band. NAO SAO CARROS COMPARAVEIS, bobagem ficar batendo na mesma tecla. Hoje entre Troller e Land, sem duvida Troller. Mas para o que eu uso, tendo uma SW4 pra viajar, prefiro a Band ao Troller. Questão de gosto. E fico na torcida para ter Trollers durando 30 anos ou mais, pois em breve não teremos pecas pra Band e ai quem sabe não volto pro Troller?

Eu também acho meu amigo que não tem como comparar. Mas, pra mim, troller e bandeirante seguem a mesma filosofia (diesel, câmbio mecânico parrudo, eixos parrudos, suspensão dura e resistente) de manter a mecânica simples, confiável, resistente e durável, cada um respeitando as limitações e inovações da sua época.

Pra mim, não existe nenhum outro veículo 4x4 com melhor custo benefício que esses dois (Troller e Bandeirante) pra uso severo. Por isso mantenho os dois na garagem! A Land, é um bom 4x4, mas perto desses 2, só vale a pena pra expedições internacionais, na minha opinião.

Band92
14/02/2016, 20:57
Eu também acho meu amigo que não tem como comparar. Mas, pra mim, troller e bandeirante seguem a mesma filosofia (diesel, câmbio mecânico parrudo, eixos parrudos, suspensão dura e resistente) de manter a mecânica simples, confiável, resistente e durável, cada um respeitando as limitações e inovações da sua época.

Pra mim, não existe nenhum outro veículo 4x4 com melhor custo benefício que esses dois (Troller e Bandeirante) pra uso severo. Por isso mantenho os dois na garagem! A Land, é um bom 4x4, mas perto desses 2, só vale a pena pra expedições internacionais, na minha opinião.

Salve Julio! Isso ai, pra mim motor diesel eh musica pura. E também não curto muito esse monte de mimos, preferido os puros e duros, mas respeito os jipes de shopping. O objetivo eh aquele da foto da transamazonica, juntar os amigos, atacar em pelotao e defender em bololo, re, re. Bora pra trilha!!!

Martin427
15/02/2016, 13:22
Fuja do 3.2 novo ou antigo.

Não há relatos de problemas de motor no Troller 3.2 novo (2015, motor Duratorq da Ranger), mas o consumo é muito ruim - há relatos de 8 km/l na estrada.

No novo, com reprogramação, é possível retirar o DPF e anular os sensores ou retirar inclusive os sensores. Chega a 260 cv e 80 kgf.m, mas cuidado com opiniões de donos malucos: a transmissão não aguenta essa potencia. Cedo ou tarde, a menos que voce ande como uma vovó, vai escangalhar com tudo. Só retirando o DPF e mantendo os sensores, o consumo melhora até 20% (segundo relatos) e você ganha em torno de 20 cv.

Para o 3.2 antigo (modelo 2012) não há (nem nunca vai haver, pois esse motor é uma jaca que só foi usada no Brasil e num caminhãozinho na Índia) solução ótima para o DPF e reprogramação. Ao invés de emitir um veredicto que possivelmente gerará treta, prefiro deixar como sugestão procurar no fórum os relatos sobre o troller 3.2 antigo e tirar suas próprias conclusões.

Edit: a inspeção veicular no mesmo modelo que havia em São Paulo (ControlAR) é uma realidade, quer gostem quer não. Não sei se ano que vem, daqui 2, 3, 5 ou 10 anos, mas ela vai ser implementada no Brasil todo. Isso significa que quem tirou o DPF muito provavelmente será obrigado a coloca-lo de volta e voltar a programação original a cada inspeção.

Martin

Ricardo Filho
15/02/2016, 19:21
Para o 3.2 antigo (modelo 2012) não há (nem nunca vai haver, pois esse motor é uma jaca que só foi usada no Brasil e num caminhãozinho na Índia) solução ótima para o DPF e reprogramação. Ao invés de emitir um veredicto que possivelmente gerará treta, prefiro deixar como sugestão procurar no fórum os relatos sobre o troller 3.2 antigo e tirar suas próprias conclusões.

Martin
Martin,

Sobre o 3.2 TGV, já há solução definitiva para o DPF e reprogramação. Isso é fato, não opinião.
E quem quiser mais detalhes, só entrar em contanto com o Márcio da SFI e Junior Maia da JMPower. Esses são os mais conhecidos, mas não os únicos que oferecem solução para esse motor.

Com relação aos relatos sobre esse ou qqr modelo, importante pesquisar os mais recentes e, de preferência, as experiências vindas de quem é ou já foi proprietário, ou quem tem know how no assunto.


Abç.

edgar_lopes
15/02/2016, 20:28
Não há relatos de problemas de motor no Troller 3.2 novo (2015, motor Duratorq da Ranger), mas o consumo é muito ruim - há relatos de 8 km/l na estrada.


Martin427, o consumo é proporcional ao pé.
Após ter passado pelo 3.0 e pelo 3.2 TGV, posso ser categórico em dizer que o Duratorq é mais motor que os antecessores do T4 em todos aspectos para o meu perfil.
Jipes sempre originais e obedecendo os limites das vias.
3.0 independente de estrada ou cidade 10km/l - Troca de marcha próximo aos 2.000 rpms
3.2 TGV independente de estrada ou cidade 8,5 km/l - Troca de marcha próximo aos 1.500 rpms
3.2 Duratorq 11km/l cidade, 9,5km/l estrada - Troca de marcha abaixo dos 1.500 rpms.
Ficar esticando marchas ele vai beber mesmo mas se prepara que ele vai andar!
Já tive a experiência de 8km/l logo nos primeiros abastecimentos quando estava conhecendo o jipe.
21.000kms e até então troca da mangueira do intercooler, retrovisor esquerdo (2x) e consumo sempre acima dos 10km/l.


E ao camarada que abriu o tópico: Compre o 3.0 pós 2008, tire a capota e seja feliz.
Não existe jipe ruim em tudo ou bom em tudo, por isso os upgrades.
E lembre-se, "um bom jipe é montado pelo dono."

Martin427
16/02/2016, 10:29
Martin427, o consumo é proporcional ao pé.
Após ter passado pelo 3.0 e pelo 3.2 TGV, posso ser categórico em dizer que o Duratorq é mais motor que os antecessores do T4 em todos aspectos para o meu perfil.
Jipes sempre originais e obedecendo os limites das vias.
3.0 independente de estrada ou cidade 10km/l - Troca de marcha próximo aos 2.000 rpms
3.2 TGV independente de estrada ou cidade 8,5 km/l - Troca de marcha próximo aos 1.500 rpms
3.2 Duratorq 11km/l cidade, 9,5km/l estrada - Troca de marcha abaixo dos 1.500 rpms.
Ficar esticando marchas ele vai beber mesmo mas se prepara que ele vai andar!
Já tive a experiência de 8km/l logo nos primeiros abastecimentos quando estava conhecendo o jipe.
21.000kms e até então troca da mangueira do intercooler, retrovisor esquerdo (2x) e consumo sempre acima dos 10km/l.


E ao camarada que abriu o tópico: Compre o 3.0 pós 2008, tire a capota e seja feliz.
Não existe jipe ruim em tudo ou bom em tudo, por isso os upgrades.
E lembre-se, "um bom jipe é montado pelo dono."

Interessante saber!! De fato, os relatos que tenho conhecimento são de pessoas que pegaram o carro há pouco tempo.

Acima de 10 km/l sem dúvida é um bom consumo. O seu está original, certo?

Eu fazia sempre entre 10 e 10,5 com meu 3.0 240 cv. Fazia pouca diferença cidade/estrada, mas andar a 100-110 ou 120-130 dava uma diferença considerável.

Martin

edgar_lopes
16/02/2016, 23:08
Eu fazia sempre entre 10 e 10,5 com meu 3.0 240 cv. Fazia pouca diferença cidade/estrada, mas andar a 100-110 ou 120-130 dava uma diferença considerável.

Martin

Você está certo! Quando pego a Bandeirantes ou a Carvalho Pinto ele faz 9.5km/l.
Hoje na Fernão Dias, 600kms rodando a 110km/h fez 10km/l.

Edumar
11/03/2016, 14:34
Amigos,

Fui ver ontem um Troller 2011 para vender, laranja, 65.000km, por 74.000km.
Está zerado. Carro de passeio sem nenhum risco ou marcas de maus tratos.
Sempre vejo os Trollers circulando nas ruas ou em fotos, e sempre tive vontade de ter um. Mas, desta vez que tive a oportunidade de examinar um fiquei impressionado com a sua construção. Aparenta ser robusto mesmo e simples.
Gostei bastante.

Há anos me programo para ter um jipe para uso esporádico para trabalhar e para algumas brincadeiras leves. Tipo carro dos sonhos para morrer com ele. Gosto de mexer com mecânica e sou apaixonado por jipes.
Fico pensando quanto tempo mais esperar para realizar este sonho, e achei que pode ser agora.

O que vocês acham desse modelo?

O que posso esperar de diferenças entre ele ou uma S10 ou Frontier? É muito mais duro e barulhento? (um pouco mais não me incomodaria muito)
E as reações no trânsito do dia a dia? Dá muita manutenção se bem conservado?

A minha idéia é entregar a S10 2015 Ecotec na troca e ver como fica a diferença. Assim já me livro desta encrenca.
Vou manter a Frontier para viagens e para o dia a dia, revezando com o Troller para curtí-lo de vez em quando.

O que acham?

Obrigado.

Eduardo

Edumar
11/03/2016, 15:45
ops... por 74.000 reais... saiu km....

Edumar
15/03/2016, 16:54
Na opinião de vocês, qual o ano/modelo de Troller mais confiável para quem quer um usado (obviamente muitas outras coisas devem ser levadas em conta)?

Fabio_Roberto
15/03/2016, 17:03
Na opinião de vocês, qual o ano/modelo de Troller mais confiável para quem quer um usado (obviamente muitas outras coisas devem ser levadas em conta)?

Mais confiável, com o melhor conjunto para expedições, trilhas pesadas eu iria de 2004 ou 2005, considerando que estão em boas condições o que hoje em dia esta cada vez mais difícil de encontrar, ou melhor até encontra mas o preço da para comprar um 2009/2010.
Os mais novos com motor 3.0 também são excelentes, mas quando se fala em confiança, não existe motor mais confiável que o MWM sprint 2.8 (Troller 2001 a 2005), os demais componentes entre os anos 2005 até 2014 a muda bem pouco ou quase nada, só altera acabamento, itens como suspensão, T-case, cambio, diferenciais, tudo igual....

Então eu ficaria com 2004 ou 2005.:concordo:

VOVÔ DO TROLLER
15/03/2016, 19:47
Na opinião de vocês, qual o ano/modelo de Troller mais confiável para quem quer um usado (obviamente muitas outras coisas devem ser levadas em conta)?

Eu ficaria com os últimos 3.0. Já provaram que são ótimos, sem contar que dá para chipá-los numa boa. Abs

Giuberto
15/03/2016, 21:50
Eu ficaria com os últimos 3.0. Já provaram que são ótimos, sem contar que dá para chipá-los numa boa. Abs

x2

Ou tendo oportunidade, pegaria um pré-ford (2006-2008) mesmo, se for só pra trilha.

Edumar
18/03/2016, 15:03
Muito obrigado pelas opiniões.

O que vocês acham do 3.0 2011?

Elison
18/03/2016, 15:23
Na minha opinião é um dos melhores.

VOVÔ DO TROLLER
18/03/2016, 16:57
Muito obrigado pelas opiniões.

O que vocês acham do 3.0 2011?
Com certeza é um dos melhores.É só levar num mecânico de confiança que entenda de Troller para dar uma olhada geral nele.

Martin427
18/03/2016, 20:10
Muito obrigado pelas opiniões.

O que vocês acham do 3.0 2011?

Você estava surtando por causa de um barulinho aqui, uma falha de acabamento ali e outra coisinhas relativamente bobas na S10 2015. Quer um conselho? Fique longe de um Troller. Muito longe.

Martin

gustavo25
18/03/2016, 22:04
Muito obrigado pelas opiniões.

O que vocês acham do 3.0 2011?

quer um branco ? Acho que vou anunciar o meu...

Giuberto
18/03/2016, 23:27
Você estava surtando por causa de um barulinho aqui, uma falha de acabamento ali e outra coisinhas relativamente bobas na S10 2015. Quer um conselho? Fique longe de um Troller. Muito longe.

Martin

Se for verdade, siga o conselho do Martin!

2011 3.0 também considero dos melhores. De 3.0, na verdade não existe ano ruim. Os 2006, com os primeiros 3.0, só tem de diferença a organização do capô, que foi sendo melhorada com os anos. Ela foi sendo melhorada até o ano de 2011. Em 2012 não houve nenhuma mudança. Infelizmente, a Ford ou seu fornecedor de Radiadores (Modine) mudou o radiador, que é menos eficiente a partir dos 2010-2011 (ainda é superdimensionado, mas não aguenta o desaforo de trilhas, chip de 240+ CV, etc). Até o ano de 2009, o radiador me parece o mesmo dos antigos. Os do 2010, já me parece que houve mudanças, seja na eficiência ou na qualidade.

O único ano de troller que realmente micou geral foi os 2013 e 2014 com o 3.2 TGV. O resto dos anos, só depende do cuidado do dono.

Edumar
19/03/2016, 18:11
Giuberto,

Obrigado pelos seus comentários. Estou bastante animado para pegar este jipe. Apareceu um negócio interessante dando a minha S10 nele por um preço interessante, e é uma oportunidade de me livrar dela.
Queria só ter uma idéia do comportamento dele em relação aos veículos que conheço, mas sei que é outra categoria de veículo. Nunca dirigi um, mas andei recentemente num Troller de um amigo e esperava algo pior... rsss

Infelizmente, o Martin não entendeu a proposta. Jipe é jipe. É duro, sem acabamento, desconfortável, barulhento, mas a sua proposta é outra. Acho que todo mundo sabe disso.
É diferente de pagar 114 mil numa S10 2015 para aguentar sua falta de força, acabamento que desmonta sozinho, defeitos de toda espécie e barulhos para todo lado, quando foi adquirida para ser o veículo de passeio da família. Esta não foi a proposta da S10, mas a GM conseguiu transformar a S10 numa carroça e acabou com ela. Não são coisinhas bobas, são falhas graves que tem deixado muita gente desapontado com esta bomba. Não recomendo a S10 pra ninguém.

Para passeio vou investir em outra Frontier, já encomendada, deixando a atual Frontier para trabalho. Pelo menos essa eu sei que não tem as características típicas de um jipe, nem os defeitos crônicos e irritantes da S10.

Abraços

Martin427
21/03/2016, 15:22
Infelizmente, o Martin não entendeu a proposta. Jipe é jipe. É duro, sem acabamento, desconfortável, barulhento, mas a sua proposta é outra. Acho que todo mundo sabe disso.
É diferente de pagar 114 mil numa S10 2015 para aguentar sua falta de força, acabamento que desmonta sozinho, defeitos de toda espécie e barulhos para todo lado, quando foi adquirida para ser o veículo de passeio da família. Esta não foi a proposta da S10, mas a GM conseguiu transformar a S10 numa carroça e acabou com ela. Não são coisinhas bobas, são falhas graves que tem deixado muita gente desapontado com esta bomba. Não recomendo a S10 pra ninguém.
Abraços

Você é que não entendeu a proposta. O Troller não é nem desconfortável (ar condicionado, direção hidráulica, vidros eletricos), nem barulhento (com escape original e pneus a/t é possível conversar em tom de voz normal dentro do carro a 110 km/). Também não é sem acabamento, que é simples, mas tem pouquíssimos barulhos. É duro sim, mas só para andar em ruas ruins e na terra. Na estrada, o fato de ser duro faz com que seja tranquilo viajar com ele a 100 km/h, com ótima estabilidade.

O problema do Troller é, basicamente, a falta de cuidado na montagem: o sistema de arrefecimento mais parece uma peneira (vazamentos toda hora e por todo lugar), retentores dos eixos não duram mais de 30.000 km e chove dentro - até aí, nem seria nada grave, mas chove em cima da caixa de fusíveis. Coxim do câmbio é descartável (a cada 10-20.000 km tem que trocar, ou aguente o carro inteiro vibrando ao acelerar.

Entre os problemas que eu não tive mas são comuns, destaco ar condicionado, cilindros de embreagem e bomba d'agua.

Nada disso é característica de jipe"

É um excelente carro. Me arrependo muito de ter vendido o meu. Mas é só para final de semana: usar no dia a dia requer um espírito esportivo que eu não tenho.

Você teve um xilique por que a sua S10 veio "faltando" duas tampinhas dos porta-trecos embaixo dos bancos traseiros (essa era uma das queixas no site que você fez para criticar a GM, não?). Você com um Troller vai ser um risco tremendo aos concessionários: quando começar a chover na caixa de fusíveis (e vai! todos tem esse problema, exceto os 2015), temo que você vá entrar atirando em todo mundo lá hehehehehe

Martin

VOVÔ DO TROLLER
21/03/2016, 17:07
Você é que não entendeu a proposta. O Troller não é nem desconfortável (ar condicionado, direção hidráulica, vidros eletricos), nem barulhento (com escape original e pneus a/t é possível conversar em tom de voz normal dentro do carro a 110 km/). Também não é sem acabamento, que é simples, mas tem pouquíssimos barulhos. É duro sim, mas só para andar em ruas ruins e na terra. Na estrada, o fato de ser duro faz com que seja tranquilo viajar com ele a 100 km/h, com ótima estabilidade.

O problema do Troller é, basicamente, a falta de cuidado na montagem: o sistema de arrefecimento mais parece uma peneira (vazamentos toda hora e por todo lugar), retentores dos eixos não duram mais de 30.000 km e chove dentro - até aí, nem seria nada grave, mas chove em cima da caixa de fusíveis. Coxim do câmbio é descartável (a cada 10-20.000 km tem que trocar, ou aguente o carro inteiro vibrando ao acelerar.

Entre os problemas que eu não tive mas são comuns, destaco ar condicionado, cilindros de embreagem e bomba d'agua.

Nada disso é característica de jipe"

É um excelente carro. Me arrependo muito de ter vendido o meu. Mas é só para final de semana: usar no dia a dia requer um espírito esportivo que eu não tenho.

Você teve um xilique por que a sua S10 veio "faltando" duas tampinhas dos porta-trecos embaixo dos bancos traseiros (essa era uma das queixas no site que você fez para criticar a GM, não?). Você com um Troller vai ser um risco tremendo aos concessionários: quando começar a chover na caixa de fusíveis (e vai! todos tem esse problema, exceto os 2015), temo que você vá entrar atirando em todo mundo lá hehehehehe

Martin

Concordo em parte com o Martin, mas o meu com mais de 90.000 km rodados e pneus mud 32, o único problerma que deu foi com os cilindros de embreagem (trocados na garantia) e com micro furos no radiador (fora da garantia), que foram soldados há mais de 3 anos e até agora tudo normal. Abs.

Edumar
22/03/2016, 15:45
Martin,

Me desculpe, mas seus comentários às vezes são patéticos.
Você não entendeu nada ou teve preguiça de ler. Vou resumir para você: A "proposta" a que me refiro é a de ter um carro "descontraído" para um uso maus sport, diversão, ou seja, não estou vendo no Troller um veículo de conforto para longas viagens, um carro macio, confortável, silencioso, etc.

A proposta de um jipe não é essa, e eu sei disso. Apenas procuro opiniões sobre o modelo e o ano que estou avaliando para compra.

Quanto a ter um "xilique" (a ortografia correta é chilique), eu não sei exatamente o que você bebe ou fuma :mrgreen:, mas não tive nenhum descontrole emocional por conta disso, como você sugere.
Pelo contrário, como advogado, eu sei que entregar um produto em desacordo com o que foi anunciado é crime, e esta foi apenas uma das dezenas de observações que fiz em relação aos problemas (bem conhecidos) da nova S10.

A GM começou a depenar o carro, o que muitos perceberam somente hoje (eu já comentava isso há dois anos como você viu), e o manual do carro era bem claro quanto à existência de duas proteções nos porta-objetos sob o banco traseiro, mas elas não estavam lá.
Isso não era um "defeitinho" de uma "característica" do modelo, e eu não gosto de ser feito de idiota. A GM reconheceu o erro e buscou corrigí-lo, portanto, eu estava certo na minha reclamação.

Mas, você deveria ter citado também os problemas do câmbio, dos freios empenados, da lataria desalinhada, do interior auto-desmontável, dos problemas elétricos, das falhas do motor, etc... etc... etc... etc... etc...
Reclamei tanto que a fábrica trocou o carro, ou seja, eu tinha razão.

Na época juntamos um grande grupo de compradores insatisfeitos, e a idéia era fazer uma carreata da Paulista até a fábrica em São Caetano do Sul, juntando vários consumidores decepcionados com a S10 no trajeto. Mas, o fabricante se antecipou e assumiu as falhas se propondo a solucioná-las caso a caso. Por isso insisto que todos devem exigir os seus direitos como única forma de serem respeitados.

Basta uma busca hoje para vermos a quantidade de problemas que ainda persistem no modelo, e outros novos que surgiram, como a queima constante dos LEDs da lanterna, o barulho do cardã, e inúmeros outros.
Vivemos num país onde as pessoas se conformam com a falta de qualidade dos produtos.

Eu não tenho somente queixas da S10 no reclameaqui, tenho muitas. Nesta semana publiquei mais duas, uma do atrapalhado e desorganizado Ponto Frio, e outra contra a The Warranty Group Brasil. Se der tempo, hoje vou publicar outra da Nextel, que também perdeu o meu respeito.

Não sou um consumidor conformado. Pago para ter qualidade, e se não tiver, o fabricante responde por isso conforme manda o código do consumidor (que não fui eu quem o escreveu). Não sou da filosofia do "you get what you paid for" Pago para ter um produto correto, e se ele possuir vícios, eu reclamo.

Não acho normal pagar mais de 100.000 reais numa caminhonete para conviver com freios empenando, barulhos de toda espécie, cardã batendo, ruídos em suspensão, barulhos de rolamento, ruídos no painel, etc.. etc... etc... e depois ver o fabricante negar garantia ou ter que engolir que isso é "característica" do carro, "é de projeto e não tem conSerto".
Não sou um idiota. Faço o meu trabalho com muita qualidade, e gosto de gastar o dinheiro que ganho com esse trabalho bem feito em produtos também com qualidade.

Depois de tantos problemas com a S10, resolvi adquirir uma Frontier, que já está com 62.000 km sem absolutamente um defeito, Repito: sem um defeito sequer. É abastecer e rodar, sem virar frequentador de carteirinha de concessionárias ou passar irritações com defeitos constantes.
Espero que ela continue assim, pois se eu descobrir vícios ocultos nela, vou gritar também.

Se o brasileiro fosse menos conformado, ou não tivesse essa frescura de ficar defendendo coisas como marca de carro, talvez não estivéssemos nessa condição caótica que estamos vivendo hoje, onde todo mundo faz uma política porca, nos rouba, e muita gente acha que isso é normal, é "característica" da política, e reclamar do que é errado é ter um "chilique".

Desculpem os amigos, já que entrei aqui para ouvir algumas opiniões sobre o Troller que pretendo comprar, e não para ficar filosofando sobre cidadania. Mas, achei esse comentário oportuno.
Se alguém mais quiser colaborar com alguma opinião sobre o Troller 2011, eu agradeço.

Idoso, fico satisfeito em saber que com 90.000 km o seu Troller não te incomodou e te agrada muito. Bom saber que nem todos os Trollers são iguais.

VOVÔ DO TROLLER
22/03/2016, 20:22
Martin,

Me desculpe, mas seus comentários às vezes são patéticos.
Você não entendeu nada ou teve preguiça de ler. Vou resumir para você: A "proposta" a que me refiro é a de ter um carro "descontraído" para um uso maus sport, diversão, ou seja, não estou vendo no Troller um veículo de conforto para longas viagens, um carro macio, confortável, silencioso, etc.

A proposta de um jipe não é essa, e eu sei disso. Apenas procuro opiniões sobre o modelo e o ano que estou avaliando para compra.

Quanto a ter um "xilique" (a ortografia correta é chilique), eu não sei exatamente o que você bebe ou fuma :mrgreen:, mas não tive nenhum descontrole emocional por conta disso, como você sugere.
Pelo contrário, como advogado, eu sei que entregar um produto em desacordo com o que foi anunciado é crime, e esta foi apenas uma das dezenas de observações que fiz em relação aos problemas (bem conhecidos) da nova S10.

A GM começou a depenar o carro, o que muitos perceberam somente hoje (eu já comentava isso há dois anos como você viu), e o manual do carro era bem claro quanto à existência de duas proteções nos porta-objetos sob o banco traseiro, mas elas não estavam lá.
Isso não era um "defeitinho" de uma "característica" do modelo, e eu não gosto de ser feito de idiota. A GM reconheceu o erro e buscou corrigí-lo, portanto, eu estava certo na minha reclamação.

Mas, você deveria ter citado também os problemas do câmbio, dos freios empenados, da lataria desalinhada, do interior auto-desmontável, dos problemas elétricos, das falhas do motor, etc... etc... etc... etc... etc...
Reclamei tanto que a fábrica trocou o carro, ou seja, eu tinha razão.

Na época juntamos um grande grupo de compradores insatisfeitos, e a idéia era fazer uma carreata da Paulista até a fábrica em São Caetano do Sul, juntando vários consumidores decepcionados com a S10 no trajeto. Mas, o fabricante se antecipou e assumiu as falhas se propondo a solucioná-las caso a caso. Por isso insisto que todos devem exigir os seus direitos como única forma de serem respeitados.

Basta uma busca hoje para vermos a quantidade de problemas que ainda persistem no modelo, e outros novos que surgiram, como a queima constante dos LEDs da lanterna, o barulho do cardã, e inúmeros outros.
Vivemos num país onde as pessoas se conformam com a falta de qualidade dos produtos.

Eu não tenho somente queixas da S10 no reclameaqui, tenho muitas. Nesta semana publiquei mais duas, uma do atrapalhado e desorganizado Ponto Frio, e outra contra a The Warranty Group Brasil. Se der tempo, hoje vou publicar outra da Nextel, que também perdeu o meu respeito.

Não sou um consumidor conformado. Pago para ter qualidade, e se não tiver, o fabricante responde por isso conforme manda o código do consumidor (que não fui eu quem o escreveu). Não sou da filosofia do "you get what you paid for" Pago para ter um produto correto, e se ele possuir vícios, eu reclamo.

Não acho normal pagar mais de 100.000 reais numa caminhonete para conviver com freios empenando, barulhos de toda espécie, cardã batendo, ruídos em suspensão, barulhos de rolamento, ruídos no painel, etc.. etc... etc... e depois ver o fabricante negar garantia ou ter que engolir que isso é "característica" do carro, "é de projeto e não tem conSerto".
Não sou um idiota. Faço o meu trabalho com muita qualidade, e gosto de gastar o dinheiro que ganho com esse trabalho bem feito em produtos também com qualidade.

Depois de tantos problemas com a S10, resolvi adquirir uma Frontier, que já está com 62.000 km sem absolutamente um defeito, Repito: sem um defeito sequer. É abastecer e rodar, sem virar frequentador de carteirinha de concessionárias ou passar irritações com defeitos constantes.
Espero que ela continue assim, pois se eu descobrir vícios ocultos nela, vou gritar também.

Se o brasileiro fosse menos conformado, ou não tivesse essa frescura de ficar defendendo coisas como marca de carro, talvez não estivéssemos nessa condição caótica que estamos vivendo hoje, onde todo mundo faz uma política porca, nos rouba, e muita gente acha que isso é normal, é "característica" da política, e reclamar do que é errado é ter um "chilique".

Desculpem os amigos, já que entrei aqui para ouvir algumas opiniões sobre o Troller que pretendo comprar, e não para ficar filosofando sobre cidadania. Mas, achei esse comentário oportuno.
Se alguém mais quiser colaborar com alguma opinião sobre o Troller 2011, eu agradeço.

Idoso, fico satisfeito em saber que com 90.000 km o seu Troller não te incomodou e te agrada muito. Bom saber que nem todos os Trollers são iguais.


Valeu Edumar e se você quiser deixar o Troller mais confortável é só colocar um par de bancos dianteiros da Rallye Design, de preferência o Stradale. Abs .Válter

Edumar
23/03/2016, 06:42
Obrigado pela dica, Valter.
Minha idéia é eventualmente usá-la em alguns trajetos mais curtos, como ir ao trabalho, mas não tenho a intenção de colocá-la no uso diário ou viagens familiares.
Sei que ele não é confortável como a Frontier, é mais duro, pula mais, caracterísricas do próprio sistema de suspensão, mas, é um jipe.
Só a cor que ainda não me convenceu totalmente... laranja...

Aos poucos vou mexendo nele como distração nas horas vagas. Acho que será divertido.

enasor
23/03/2016, 08:28
Prezados amigos ... peço-lhes perdão pela intromissão ... mas, vi o tópico do "link" abaixo ... quero crer que tenha sido um caso fortuito ... de qualquer forma, achei interessante trazê-lo para cá, para conhecimento e apreciação daqueles que, porventura, queiram acompanhá-lo ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/155276-diferencial-destruido-inacreditavel.html

Abs.

Edumar
23/03/2016, 10:14
Impressionante este relato, mas acho que foi um caso isolado, pelo menos não vejo muitos relatos parecidos.Algumas vezes um único detalhe é capaz de provocar uma consequência aparentemente desproporcional, a famosa teoria do caos, o efeito borboleta.Lembro que quando trabalhei na fábrica de PVC da antiga Brasilit. Numa manutenção de rotina colocaram uma graxa com um pequena porca dentro de uma caixa redutora de uma máquina extrusora. Aquilo causou um problema tão grande que até um engenheiro da Alemanha teve que vir ao Brasil para tentar descobrir o que estava acontecendo. A máquina ficou louca, e quando a graxa se movimentava e a pequena porca passava entre as engrenagens virava um caos, e o pior é que isso ocorria em intervalos grandes, de dias e até semanas.Muitas vezes um detalhe da fabricação, ou algo que aconteceu pelo caminho, de pouca importância (até um rótulo errado de um óleo), pode provocar um resultados desastroso.

Spectreman
24/03/2016, 02:39
A fama vem da publicidade.
Acho que é isso.

VOVÔ DO TROLLER
24/03/2016, 21:19
Impressionante este relato, mas acho que foi um caso isolado, pelo menos não vejo muitos relatos parecidos.Algumas vezes um único detalhe é capaz de provocar uma consequência aparentemente desproporcional, a famosa teoria do caos, o efeito borboleta.Lembro que quando trabalhei na fábrica de PVC da antiga Brasilit. Numa manutenção de rotina colocaram uma graxa com um pequena porca dentro de uma caixa redutora de uma máquina extrusora. Aquilo causou um problema tão grande que até um engenheiro da Alemanha teve que vir ao Brasil para tentar descobrir o que estava acontecendo. A máquina ficou louca, e quando a graxa se movimentava e a pequena porca passava entre as engrenagens virava um caos, e o pior é que isso ocorria em intervalos grandes, de dias e até semanas.Muitas vezes um detalhe da fabricação, ou algo que aconteceu pelo caminho, de pouca importância (até um rótulo errado de um óleo), pode provocar um resultados desastroso.

Com certeza um caso isolado. Acredito que foi alguma "khda" do dono anterior, ou do "mechânico" do dono anterior.Abs

Marcelopi
25/03/2016, 09:20
Opinião pessoal é opinião pessoal ..... E ela é pessoal !! Rsrsrs

Estou no meu segundo T4 . Tenho T4 há uns 4 anos .

Meu primeiro foi um 2006 vermelho . Um tesāo de carro . Mais nervoso que meu atual 2010 Prata.

O T4 usado, como comprei estes , é como qualquer carro usado , somando se a isto o "efeito trilha " a que ele foi submetido

Carros operados em situacōes extremas sao mais sujeitos a quebras , e o Troller é sim um bom jipe. Acho que é o melhor de todos.

Ja trabalhei com 3-4 Toyota Bandeitantes , uso severo. Ate acho o Troller mais confiavel que as Band

Mas o Troller nao é este monstro que os novatos que saem de um carro é vao para um T4, que acham que é.

Dai, normalmente chipam os carros, botam pneus enormes, e socam o coitado nas mais tresloucadas aventuras.

Um T4 nas maos de quem sabe o que esta fazendo, é o melhor jipe que existe.

ahhhh, outra coisa. Parece que ao comprar Troller o novo dono muda de visa e acha que entrou no Mundo de fazer gambiarra .

Meus T4 foram e sāo muito confiaveis e de pouquissimos problemas

JAIME
26/03/2016, 12:20
Obrigado pela dica, Valter.
Minha idéia é eventualmente usá-la em alguns trajetos mais curtos, como ir ao trabalho, mas não tenho a intenção de colocá-la no uso diário ou viagens familiares.
Sei que ele não é confortável como a Frontier, é mais duro, pula mais, caracterísricas do próprio sistema de suspensão, mas, é um jipe.
Só a cor que ainda não me convenceu totalmente... laranja...

Aos poucos vou mexendo nele como distração nas horas vagas. Acho que será divertido.

Vou passar minha impressão. Meu Troller é 2010 e está com 195.000 km rodados. Todo mecanico que tem contato com ele fica impressionado, acha que o carro tem 50.000 km. Achar que o carro é resistente ou não, depende da forma de cada um enxergar. Ressalto que meu primeiro Jeep foi um Willis 67 e tive duas Bandeirantes. Não vejo Jipe (SIC) melhor nem mais avançado que o Troller, talvez o Wrangler, mas é importado, gasolina, beberrão. Neste mesmo momento tenho um tópico rodando, referente a quebra do meu diferencial. Alem disto, fiz embreagem, freios e troquei a tampa dianteira do motor (não sei referenciar de melhor modo). Entendo que tudo que fiz foi consequencia do desgaste natural do carro, à exceção do diferencial que não entendi bem se foi desgaste natural ou algum tranco mal dado pelo proprietario anterior (peguei o carro com 100.000, muito novo, até hoje não fez trilhas, apenas estradas de terra). Concluo meu depoimento lhe afirmando que o carro é EXCELENTE. Quem conhece Jipe, há de enxergar o Troller como um projeto avançado em relação ao que tinhamos no pais até então. Entre nos outro foruns e vai ver como os outros carros tambem quebram. Land Rover, a lenda, é um exemplo, a meu ver não se compara com o Troller em desempenho. Na estrada o Troller parece um sedã, voce viaja na velocidade que quiser. Bandeirante é uma carroça, junto ao Troller, Willis vamos respeitar e não falar dele, é o avô dos Jipes.Além do mais, se quiser conforto, faça como eu: Amortecedores Rancho com regulagem; bancos Rallye Design; pneus com pressão 25 libras (dependendo da estrada se terra ou pedra, pode baixar para 20 ou aumentar para 30 libras respectivamente.

Gosto demais do Troller e tenho saudades quando estou longe dele (absurdo mas é fato). Uso como meu unico carro, no dia a dia e viajo cerca de 2000 km por mes, em razão do meu trabalho.

Edumar
26/03/2016, 15:10
Agradeço os depoimentos. Animadores...

VOVÔ DO TROLLER
26/03/2016, 17:06
Vou passar minha impressão. Meu Troller é 2010 e está com 195.000 km rodados. Todo mecanico que tem contato com ele fica impressionado, acha que o carro tem 50.000 km. Achar que o carro é resistente ou não, depende da forma de cada um enxergar. Ressalto que meu primeiro Jeep foi um Willis 67 e tive duas Bandeirantes. Não vejo Jipe (SIC) melhor nem mais avançado que o Troller, talvez o Wrangler, mas é importado, gasolina, beberrão. Neste mesmo momento tenho um tópico rodando, referente a quebra do meu diferencial. Alem disto, fiz embreagem, freios e troquei a tampa dianteira do motor (não sei referenciar de melhor modo). Entendo que tudo que fiz foi consequencia do desgaste natural do carro, à exceção do diferencial que não entendi bem se foi desgaste natural ou algum tranco mal dado pelo proprietario anterior (peguei o carro com 100.000, muito novo, até hoje não fez trilhas, apenas estradas de terra). Concluo meu depoimento lhe afirmando que o carro é EXCELENTE. Quem conhece Jipe, há de enxergar o Troller como um projeto avançado em relação ao que tinhamos no pais até então. Entre nos outro foruns e vai ver como os outros carros tambem quebram. Land Rover, a lenda, é um exemplo, a meu ver não se compara com o Troller em desempenho. Na estrada o Troller parece um sedã, voce viaja na velocidade que quiser. Bandeirante é uma carroça, junto ao Troller, Willis vamos respeitar e não falar dele, é o avô dos Jipes.Além do mais, se quiser conforto, faça como eu: Amortecedores Rancho com regulagem; bancos Rallye Design; pneus com pressão 25 libras (dependendo da estrada se terra ou pedra, pode baixar para 20 ou aumentar para 30 libras respectivamente.

Gosto demais do Troller e tenho saudades quando estou longe dele (absurdo mas é fato). Uso como meu unico carro, no dia a dia e viajo cerca de 2000 km por mes, em razão do meu trabalho.


Onde eu assino?

Marcelo R. A. da Cunha
13/04/2016, 14:02
Onde eu assino?

x 2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo R. A. da Cunha
13/04/2016, 14:05
Infelizmente ou felizmente, tenho que discordar de alguns. O meu Troller 2010 está com 90.000 km, a maior parte rodado em expedições, onde pego muitas estradas de terra, pedra, lama, travessia de curso dágua ,etc. Só quando eu comprei ele zero km, apareceu alguns problemas de peças defeituosas e montagem porca da Ford. Depois de tudo arrumado na garantia, não deu mais problemas. Não quebrou mais nada e a durabilidade das peças é impressionante. Pastilhas fui trocar com 80.000 km , por precaução, pois ainda estavam boas. Amortecedores com 90.000 km firmes e fortes. Com relação ao alto custo de manutenção, isso é muito relativo. O meu Peugeot quebra bem mais e fica mais caro mantê-lo do que o bugão, com uma grande diferença. O Peugeot não dá a alegria que o bugão me dá. A palavra mágica é a manutenção preventiva. Se o antigo dono maltratou o carro e negligenciou na manutenção, aí não tem milagre. Abs. Válter
p.s. nem preciso falar que ele é muito robusto, resistente e vicia.

x 2 novamente!!!!

Jolucas
14/04/2016, 11:25
Caros,
concordo com os termos do Jaime e do Idoso. Tanto que deixo na garagem o Golf GTI 2015 para circular com o Troller também na cidade. Apesar dos pequenos problemas (e qual carro não tem?), é apaixonante.



Onde eu assino?