Ver Versão Completa : De Salvador a Lençóis Maranhenses - Preparando para 2017
Fernando Camelier
04/02/2016, 11:11
Agora vai...
Desbravar o nordeste pela orla saindo de Salvador até São Luís do Maranhão passando por todos os estados.
Experiências:
Entre Salvador e Fortaleza fiz muitas vezes esse roteiro de carro, mas não era 4x4 e deixei de conhecer algumas localidades interessantes. Recentemente fui até João Pessoa, mas sempre pelo asfalto.
Fiz o roteiro São Luís x Fortaleza apenas uma vez, mas também de carro sem tração integral.
A viatura:
Saí do Vitarinha de trilha e comprei um jipe um pouco menos desconfortável para viajar com a família.
Um Tracker 2001 Diesel.
Vou trabalhar nessa viatura durante todo o ano de 2016 e espero que esteja prontinha para essa viagem no ano que vem.
Inicialmente preciso deixar a parte mecânica confiável para que eu não tenha surpresas no percurso, pois vou com minha esposa e minha filha que estará com 2 anos de idade.
Depois vou investir em pneus AT, lift de suspensão e alguns acessórios, pois atualmente está original e com pneus de rua (perfil baixo).
Instalar o Rádio VHF é fundamental (minha licença está em dia)!
Tem o lado conforto também: Um DVD para a pequena assistir seus desenhos favoritos em uma tela no encosto do banco, uma geladeira portátil também ajuda. Alguém pode me ajudar com sugestões???
O apoio:
Entre Salvador e Fortaleza contarei com o apoio do pessoal do Clube do Tracker e estarei com o VHF sintonizado nas frequências dos clubes off road de cada estado.
Em Fortaleza encontro alguns amigos com experiência que formarão um comboio até os Lençóis Maranhenses passando por Jeri e Delta do Parnaíba.
No Maranhão, onde possuo muitos amigos, contarei com o apoio do pessoal do Jipe Clube.
O roteiro:
1ª Etapa
Salvador X Aracaju
Aracaju X Maceió
Maceió X Porto de Galinhas
Porto de Galinhas X João Pessoa
João Pessoa X Natal
Natal X Fortaleza (Destino final dessa etapa)
Descanso de uns 2 ou 3 dias
2ª Etapa
Fortaleza X Jericoacoara
Jericoacoara X Delta do Parnaíba
Delta do Parnaíba X Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses X São Luís (Destino Final)
Retorno a Salvador pela BR via Teresina, Picos, Petrolina...
Quando:
Logicamente precisamos definir as datas que deverão estar compreendidas entre maio e agosto por conta dos Lençóis maranhenses estarem em sua plenitude. Minha aposta está no mês de julho, mas nada definido ainda.
A definição se dará até novembro de 2016, quando passarei a fazer a programação detalhada de datas e reservas de pousadas
Logística:
Minha viatura tem 15 anos, nesse caso preciso de uma espécie de seguro que cubra guincho de até 300 km e transporte alternativo para o caso de quebra (Sugestões são muito bem vindas).
Planejamento de pousadas, hospedagem e casa de amigos e parentes, restaurantes, endereços de hospitais e clínicas para casos emergenciais.
E aí? Você gostaria de conhecer as praias do nordeste dessa forma?
Se identifica com esse estilo de viagem? Com a família, dirigindo devagar, curtindo a natureza e com uma previsão de cerca de 20 a 25 dias... 1 ano pra se programar.
Se quiser vir, ficarei muito feliz em ter a sua companhia.
O canal de contato inicial é esse post!
Valeu!
Joacy Fábio
04/02/2016, 14:00
Massa demais eu sou aqui d Barreirinhas lençóis maranhenses... Qualquer coisa se orecisar...
Fernando Camelier
04/02/2016, 14:14
Valeu Joacy!
Tenho muitos amigos aí no Maranhão. De Barreirinhas não vejo a séculos Washington Luiz e Edna de Freitas , Luiz Macário e Léo Costa.
Estou contando as horas pra voltar por aí...
Abração!
Massa demais eu sou aqui d Barreirinhas lençóis maranhenses... Qualquer coisa se orecisar...
Fernando, vou acompanhando. Tenho interesse em participar, mas só defino mais para a frente.
Quantos dias vc pensa em cada parte do roteiro 1 e 2.
Joacy como estão os Lençois. Tive noticia que ss lagoas em 2015 não encheram bem. Confirma?
Fernando Camelier
04/02/2016, 21:19
Fernando, vou acompanhando. Tenho interesse em participar, mas só defino mais para a frente.
Quantos dias vc pensa em cada parte do roteiro 1 e 2.
Joacy como estão os Lençois. Tive noticia que ss lagoas em 2015 não encheram bem. Confirma?
Amigão, será bem vindo!
Vamos combinando por aqui. Verei o tópico diariamente.
Roteiro 1 a ideia é passar 1 dia em cada lugar, pois está próximo de nossas casas e podemos viajar até Fortaleza em outras oportunidades.
Minha pretensão é sempre viajar de dia e no máximo de 300 a 350 km por dia.
Se você iniciar de Maceió, passaremos o dia nas praias do litoral norte até Porto de Galinhas ou Recife ( O que for melhor no momento)
Na sequência tentar descobrir praias legais pra visitar entre Recife e João Pessoa e entre João Pessoa e Natal.
O trecho maior dessa viagem será entre Natal e Fortaleza. Nesse caso podemos passar uma noite em Canoa Quebrada.
O importante é termos esse roteiro fechado no mês em que determinarmos pra essa viagem. Com todas as pousadas reservadas.
Na segunda etapa vou conversar com os amigos de Fortaleza que conhecem bem o trajeto Fortaleza X Lençóis Maranhenses e eles devem sugerir um tempo que seja suficiente para conhecermos as praias e as belezas de lá. Teremos uma ou mais viaturas somadas ao grupo a partir daí.
Devo passar entre 2 e 4 dias em Fortaleza, visto que tenho parentes lá (Tudo isso previsto no roteiro antes de iniciar a viagem).
A minha viagem se encerra em São Luís, onde devo passar uma semana e de lá retornar a Salvador por dentro como citei no post #1.
O que acho importante é que teremos liberdade para discutir o roteiro, pousadas e fecharmos tudo até o início da viagem.
As datas de início e fim da viagem deverão estar fechadas em novembro de 2016, quando terei de determinar o período de minhas férias e o Joacy poderá nos dizer se teremos bastante água nas lagoas dos Lençóis entre maio e agosto. Tomara que sim!
Blz. Fernando.
Seu planejamento por enquanto esta na linha que penso para aviagem também. Meu filho estará com 2 anos e 1/2 na época. Logo estas pernas de 300km seriam ideais.
No roteiro 1 colocaria como sugestão entre Natal e Fortaleza pernoite em São Miguel do Gostoso, depois de uma olhada no google.
Mas numa contagem inicial seriam 5 dias de Maceió até Fortaleza. 3 Dias em Fortaleza. Até São Luiz acho que seusamigos vão sugerir algo como 10 dias.
Então numa contagem inicial aproximada daria uns 18 dias de Maceió até São Luiz.
De uma pesquisada em Chapada das Mesas (Maranhão), Serra da Capivara, Serra das Confusões, Pedra do Inga, podem ser opções para o retorno, para que também tenha atrações.
Fernando Camelier
05/02/2016, 08:50
Blz. Fernando.
Seu planejamento por enquanto esta na linha que penso para aviagem também. Meu filho estará com 2 anos e 1/2 na época. Logo estas pernas de 300km seriam ideais.
No roteiro 1 colocaria como sugestão entre Natal e Fortaleza pernoite em São Miguel do Gostoso, depois de uma olhada no google.
Mas numa contagem inicial seriam 5 dias de Maceió até Fortaleza. 3 Dias em Fortaleza. Até São Luiz acho que seusamigos vão sugerir algo como 10 dias.
Então numa contagem inicial aproximada daria uns 18 dias de Maceió até São Luiz.
De uma pesquisada em Chapada das Mesas (Maranhão), Serra da Capivara, Serra das Confusões, Pedra do Inga, podem ser opções para o retorno, para que também tenha atrações.
Satomcz (Como é seu nome mesmo?), o meu foco nessa viagem é Lençóis Maranhenses e final de rota em São Luís. A cidade de Carolina (Chapada das mesas) fica a mais de 800 km a sudoeste de São Luís e a 800 km de São Raimundo Nonato, apesar de ser uma alternativa muito interessante, demandaria o tempo que acredito que não terei nesse momento (1600 km a mais no roteiro) .
Talvez as Serras do Piauí sejam um atrativo interessante pro retorno, a depender do tempo que possamos ter.
Já a Pedra do Ingá fica mais fácil, pois está pertinho de Campina Grande-PB e poderíamos desviar pra lá na ida ao invés de dormirmos em João Pessoa.
Fernando Camelier
05/02/2016, 08:58
Ah.. Já ia esquecendo...
Boa dica!
São Miguel do Gostoso é uma excelente alternativa a Natal. De lá poderíamos seguir para Canoa Quebrada e depois Fortaleza, mantendo mais ou menos o tempo estimado para essa primeira etapa.
Já estou pensando em pegar a estrada direto de Salvador a Maceió, pois Aracaju fica perto pra mim e posso voltar lá a qualquer momento.
Agora vai...
Desbravar o nordeste pela orla saindo de Salvador até São Luís do Maranhão passando por todos os estados.
Tem o lado conforto também: Um DVD para a pequena assistir seus desenhos favoritos em uma tela no encosto do banco, uma geladeira portátil também ajuda. Alguém pode me ajudar com sugestões???
Valeu!
Fernando,
Tem um topico na area de preparação de veiculos sobre geladeiras. Eu comprei uma que a Elber importa, comprei direto com eles. Na epoca o dolar não tava 4x1, e ja era caro. Mas funciona muito bem.
Ja estraguei alguns DVD portateis, o que mais durou foi um Phillips com duas telas. Deixava o aparelho/tela na frente para controlar e trocar os DVDs e a tela escravo ficava pra pequena assistir. Mas tambem estragou...agora troquei a central multimidia por uma que tivesse saida auxiliar de audio e video e pedi para conetar na tela escravo do DVD portatil. Mas não estou feliz, estou convertendo todos os DVD pra MP4 e passando para memorias porque sempre tem DVD arranhado.
Fernando Camelier
05/02/2016, 14:05
Fernando,
Tem um topico na area de preparação de veiculos sobre geladeiras. Eu comprei uma que a Elber importa, comprei direto com eles. Na epoca o dolar não tava 4x1, e ja era caro. Mas funciona muito bem.
Ja estraguei alguns DVD portateis, o que mais durou foi um Phillips com duas telas. Deixava o aparelho/tela na frente para controlar e trocar os DVDs e a tela escravo ficava pra pequena assistir. Mas tambem estragou...agora troquei a central multimidia por uma que tivesse saida auxiliar de audio e video e pedi para conetar na tela escravo do DVD portatil. Mas não estou feliz, estou convertendo todos os DVD pra MP4 e passando para memorias porque sempre tem DVD arranhado.
Valeu Sub!
Tô pensando em colocar uma tela portátil adaptada no encosto com entrada Usb para pen drive ou cartão de memória. Fica mais em conta e talvez até funcione melhor.
Blz. Fernando.
Meu nome é Alyson, desculpe não me apresentar antes.
Ainda estou sem um 4x4 mas se realmente definir ir nesta trip compro um. Inclusive já tinha estes planos para levar meu moleque para aventura.
Não tinha sugerido esta opção direta para Maceió pois são 660km, mas como sugestão poderia ser Salvador - Penedo(AL). Saindo de lá cedo poderia fazer com calma o litoral de Alagoas que é muito bonito dormindo em Porto de Galinhas. Até ai seriam 2 dias.
Depois como sugestão poderia ser: Porto - São Miguel do Gostoso, São Miguel - Carro Quebrado, Carro - Fortaleza. Ficaria 5 dias de Salvador até Fortaleza.
São só idéias iniciais.
Corrigindo: Carro quebrado não, Canoa Quebrada.
É que tem uma praia aqui de AL que se chama carro quebrado
Fernando Camelier
06/02/2016, 10:17
Blz. Fernando.
Meu nome é Alyson, desculpe não me apresentar antes.
Ainda estou sem um 4x4 mas se realmente definir ir nesta trip compro um. Inclusive já tinha estes planos para levar meu moleque para aventura.
Não tinha sugerido esta opção direta para Maceió pois são 660km, mas como sugestão poderia ser Salvador - Penedo(AL). Saindo de lá cedo poderia fazer com calma o litoral de Alagoas que é muito bonito dormindo em Porto de Galinhas. Até ai seriam 2 dias.
Depois como sugestão poderia ser: Porto - São Miguel do Gostoso, São Miguel - Carro Quebrado, Carro - Fortaleza. Ficaria 5 dias de Salvador até Fortaleza.
São só idéias iniciais.
Beleza Alyson!
Em novembro passado fiz o trecho Salvador X João Pessoa em 1 dia no meu carro comum do dia a dia, mas foi outra situação.
Os 680 km de Salvador a Maceió eu faria tranquilamente saindo beeem cedo daqui, almoçando em Penedo ou até mesmo lá no mirante do Gunga e chegando por aí no meio da tarde.
O Descanso poderá ser numa pousadinha em Cruz das Almas que conheço.
Pensei em seguir pra Porto de Galinhas no dia seguinte com direito a um passeio de barco em Salinas de Maragogi. Caso não seja possível, deixo Maragogi pra outras férias, pois como disse antes, o foco é De Fortaleza pra cima e Maceió é bem mais perto pra voltar em outras oportunidades.
Gostei da opção de dormir em São Miguel e Canoa Quebrada, pois são destinos que estão fora do circuito da BR.
Lembro que em uma oportunidade saindo de Natal atravessei de carro por uma pequena Balsa a remo e as paisagens são bem interessantes. Vamos pesquisando isso aí...
Ok. Se o foco é de Fortaleza em diante. Acho que podia ficar 4 ou 5 dias para esse trecho.
Dei uma olhada na net e de Natal para Fortaleza poderia ser mais pela praia fugindo da estrada principal, fazendo esse trecho em 2 ou 3 dias conhecendo melhor as praias mais escondidas.
http://www.tripdaareia.com.br/fortaleza-natal.html
Fernando Camelier
06/02/2016, 17:43
Ok. Se o foco é de Fortaleza em diante. Acho que podia ficar 4 ou 5 dias para esse trecho.
Dei uma olhada na net e de Natal para Fortaleza poderia ser mais pela praia fugindo da estrada principal, fazendo esse trecho em 2 ou 3 dias conhecendo melhor as praias mais escondidas.
Aí sim!!!
Alyson, a minha forma de pensar é que o que está mais perto a gente pode voltar com mais frequência.
Gostei dessa ideia de desbravar Natal a Canoa Quebrada pela praia...
Fernando Camelier
11/02/2016, 10:21
Uma atualização
Existe uma definição para diferentes níveis de trilhas a seguir:
Nível 1 (fácil) para trilhas de fácil acesso para qualquer veículo, inclusive carros;
Nível 2 (médio) para qualquer veículo com tração 4x4 de fábrica;
Nível 3 (moderado) para veículos 4x4 com alguma preparação (pneus mud, snorkel)
Nível 4 (difícil) para veículos 4x4 preparados (pneus off road, lift de suspensão, blocante);
Nível 5 (muito difícil) somente para veículos 4x4 preparados com integrantes experientes.
No nosso caso as trilhas deverão ser de no máximo Nível 3 (Casos extremos)
A ideia é que sejam sempre mais fáceis, pois o foco da viagem é que seja um passeio com a família.
quintaes
11/02/2016, 14:42
http://www.tripdaareia.com.br/fortaleza-natal.html Devo ir este ano e minha intensão é andar sempre que puder pela areia das praias e acampar nelas.
Abraço,
Marcos Quintaes.
Fernando Camelier
11/02/2016, 16:08
Devo ir este ano e minha intensão é andar sempre que puder pela areia das praias e acampar nelas.
Abraço,
Marcos Quintaes.
Marcos, depois nos passe as dicas de Natal a Fortaleza, ok?
Oi, Fernando.
Em relação aos niveis dos caminhos posso lhe dizer uma coisa.
Não vamos enfrentar nada muito pesado. Acho que devem ficar no seu nível 2 mesmo.
A dificuldade é entre Paulino Neves e Barreirinhas. Que dependendo do nível das águas nos Lençois podem existir algumas passagens profundas, que podem até exigir snorkel, mas em regra a dificuldade é só areia mesmo.
Neste ponto inclusive o pneu mais indicado é all terrain ao invés de mud. Quanto mais liso melhor.
Mas existe mais de uma opção para este trecho. Inclusive estrada de asfalto.
Quando estiver mais próximo é só se informar como esta a estrada. Tem linha de Toyota diária que passa neste caminho.
Acredito que não precise de preparação nos carros, o mais indicado é levar pa e prancha de desatolagem.
Já estou pensando no carro para comprar caso defina ir mesmo.
Abraço
quintaes
11/02/2016, 18:07
Marcos, depois nos passe as dicas de Natal a Fortaleza, ok?
Pesquisei ainda muito pouco do roteiro, mas já estou na trilha....rsrs
Devo sair entre agosto e outubro deste ano e como vou sem pressa, aí fica bom demais!!!
Todas as dicas serão compartilhadas entre nós.
Fernando Camelier
11/02/2016, 19:08
Oi, Fernando.
Em relação aos niveis dos caminhos posso lhe dizer uma coisa.
Não vamos enfrentar nada muito pesado. Acho que devem ficar no seu nível 2 mesmo.
A dificuldade é entre Paulino Neves e Barreirinhas. Que dependendo do nível das águas nos Lençois podem existir algumas passagens profundas, que podem até exigir snorkel, mas em regra a dificuldade é só areia mesmo.
Neste ponto inclusive o pneu mais indicado é all terrain ao invés de mud. Quanto mais liso melhor.
Mas existe mais de uma opção para este trecho. Inclusive estrada de asfalto.
Quando estiver mais próximo é só se informar como esta a estrada. Tem linha de Toyota diária que passa neste caminho.
Acredito que não precise de preparação nos carros, o mais indicado é levar pa e prancha de desatolagem.
Já estou pensando no carro para comprar caso defina ir mesmo.
Abraço
Beleza Alyson!
Eu estou trabalhando na Tracker. Ela está nesse momento em revisão de motor e arrefecimento. depois passa por tração, suspensão e embreagem.
Vou calçá-la com pneus AT, talvez o JK Tyre ou o BF Goodrich, mas o lift de 2" é certo.
Talvez coloque um snorkel também, mas visando outras aventuras.
Vou ver a possibilidade de adquirir uma prancha daquelas de plástico ou esteiras, terei problemas com espaço pra isso, pois Tracker é um carro pequeno.
Um primo meu está retornando de Lençóis esses dias e me mandou vários vídeos. Eles estão com 3 Defenders e um Jimny sem nenhuma preparação, então creio que o que precisaremos mesmo é que as viaturas estejam bem mecanicamente.
Fernando.
Só lembrando este periodo é quando os Lençois não estão cheios. Já como o plano é ir em Julho ou Agosto neste período tem bem mais água por lá.
Outra sugestão não compre prancha pronta. Pretendo fazer de madeira devem ficar bem mais baratas.
Dá para levar presa no rack do seu carro ( cortando custos. Rs)
Inclusive no meu projeto a pa vai junto com as pranchas, sem ocupar espaço dentro do carro ou sujando.
Fernando Camelier
11/02/2016, 21:43
Fernando.
Só lembrando este periodo é quando os Lençois não estão cheios. Já como o plano é ir em Julho ou Agosto neste período tem bem mais água por lá.
Outra sugestão não compre prancha pronta. Pretendo fazer de madeira devem ficar bem mais baratas.
Dá para levar presa no rack do seu carro ( cortando custos. Rs)
Inclusive no meu projeto a pa vai junto com as pranchas, sem ocupar espaço dentro do carro ou sujando.
Sim, vamos em época de cheia (espero). Quando falo em problema com espaço, vou instalar um rack com um bagageiro fechado thule em cima, portanto não terei esse espaço.
Ainda não faço ideia de onde essa prancha poderá ir...
quintaes
12/02/2016, 21:33
http://foradacidade.com.br/portfolio/ne-off-road/
Fernando Camelier
13/02/2016, 10:01
http://foradacidade.com.br/portfolio/ne-off-road/
Você foi nessa, Marcos?
Gostei do roteiro.
quintaes
13/02/2016, 15:42
Você foi nessa, Marcos?
Gostei do roteiro.
Neste não, só prá compartilhar!!
Se tudo der certo irei sair após o mês de agosto, não sou muito adepto a contratar empresa ou guia para passeios, acho que perde o espirito de desbravar e também onde paro faço meu rango e se tiver legal durmo também.
Fernando Camelier
13/02/2016, 17:53
Neste não, só prá compartilhar!!
Se tudo der certo irei sair após o mês de agosto, não sou muito adepto a contratar empresa ou guia para passeios, acho que perde o espirito de desbravar e também onde paro faço meu rango e se tiver legal durmo também.
Essa também é a minha forma de pensar.
Gosto de ter uma programação para seguir, mas com margens para mudanças em consenso com o grupo.
Esses passeios são fechados com almoço e dormida pré-definidos.
Bom dia, Fernando e demais colegas.
Dê uma olhada no aplicativo: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do
Já baixei no meu celular, e vou testar com trilhas aqui de Alagoas. Lá tem todo o trajeto que queremos:
a) Natal até Fortaleza pelas praias;
b) Fortaleza até Barreirinhas;
c) Passeios nos lençois Maranhenses.
Uma grande vantagem é que nem precisa comprar GPS. Estava pesquisando e um modelo simples GARMIN está R$ 1.100,00, já é uma economia, rs.
Para ir alinhando as idéias algumas dúvidas:
1) Vc pretende se hospedar em hotéis ou acampar? No meu caso só rola ficar em hotéis. Outro ponto vc normalmente fica em que padrão de hotel, digo valor $$$?
2) Me parece que vc também planeja viajar com sua filha que se não me engano estará com 2 anos na época da viagem, estarei na mesma situação, logo acho que as pernas da viagem em distância não deverão ser muito longas. Acredito que as crianças não aguentem muito tempo dentro do carro.
Por isso penso que 400Km deva ser o máximo por dia como regra.
3) Não sei se vc possui mas seria interessante uma comunicação entre os carros (rádio). Uma opção não muito cara são aqueles rádios tipo Talkabout: http://www.americanas.com.br/produto/9353773/radio-comunicador-motorola-talkabout-32km-preto-md200 Além da Motorola existem outras marcas bem mais em conta, ai já não sei a qualidade.
Vamos nos falando.
Abraço.
Fernando Camelier
15/02/2016, 14:45
Bom dia, Fernando e demais colegas.
Dê uma olhada no aplicativo: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do
Já baixei no meu celular, e vou testar com trilhas aqui de Alagoas. Lá tem todo o trajeto que queremos:
a) Natal até Fortaleza pelas praias;
b) Fortaleza até Barreirinhas;
c) Passeios nos lençois Maranhenses.
Uma grande vantagem é que nem precisa comprar GPS. Estava pesquisando e um modelo simples GARMIN está R$ 1.100,00, já é uma economia, rs.
Para ir alinhando as idéias algumas dúvidas:
1) Vc pretende se hospedar em hotéis ou acampar? No meu caso só rola ficar em hotéis. Outro ponto vc normalmente fica em que padrão de hotel, digo valor $$$?
2) Me parece que vc também planeja viajar com sua filha que se não me engano estará com 2 anos na época da viagem, estarei na mesma situação, logo acho que as pernas da viagem em distância não deverão ser muito longas. Acredito que as crianças não aguentem muito tempo dentro do carro.
Por isso penso que 400Km deva ser o máximo por dia como regra.
3) Não sei se vc possui mas seria interessante uma comunicação entre os carros (rádio). Uma opção não muito cara são aqueles rádios tipo Talkabout: http://www.americanas.com.br/produto/9353773/radio-comunicador-motorola-talkabout-32km-preto-md200 Além da Motorola existem outras marcas bem mais em conta, ai já não sei a qualidade.
Vamos nos falando.
Abraço.
Alyson,
Vou tentar conhecer esse wikiloc, depois te falo alguma coisa.
1 - Hospedagem em hotéis tipo pousada, pois só vamos dormir. Não precisamos de 5 estrelas, mas precisamos de conforto para a família;
2- Minha filha faz 1 ano no próximo domingo, portanto estará com 2 anos e 5 meses em julho de 2017; Eu havia pensado em no máximo 350, mas 400 km ainda é tranquilo;
3 - Sou fiscal da Anatel, utilizo VHF e sou licenciado. Sugiro que procure a Anatel e faça o licenciamento de uma estação móvel e tire o seu certificado de operador. Precisa fazer uma provinha, mas posso te passar por e-mail as apostilas e te orientar.
A Anatel daí fica na R. Antônio Gerbase, 58 - Pitanguinha. Entre em contato com o Márcio pelo Fone 3216-3123 e peça orientações sobre esse serviço (Radioamador). Pode dizer que foi o Camelier (Pronuncia Cameliê) da Bahia que pediu que o procurasse.
O custo inicial do licenciamento fica menos que 70 reais e o custo anual é de pouco mais de 10 reais com vencimento em 31 de março.
Com uma licença móvel você poderá utilizar um rádio fixo no carro ou um portátil.
Hoje no Mercado Livre você encontra rádios homologados com valores interessantes. Veja esse, como exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723519222-radio-ht-dual-banduhfvhf-baofeng-uv-5ra-fone-pronta-ent-_JM
O fixo tem um alcance maior, mas também é um pouco mais caro e necessita de instalação.
A vantagem de usar o radioamador é que você poderá se comunicar com os Clubes do Jipe de todos os estados.
O talk about não tem essa possibilidade e custa quase o dobro do preço de um desses que te indiquei.
Um abraço
Ok.
Nossos filhos tem praticamente a mesma idade. O meu faz 1 ano dia 5 de março e é um menino.
Já tive um PY base quando fazia trilha em SP. Só que não tinha licença. Isso já faz 15 anos já prescreveu nem adianta querer me multar. Rs
Vou para sampa no final do ano vou na Sta. Efigenia e ai compro o ht. E pode deixar que agora tiro a licença.
Uma dúvida qual o alcance de um ht como esse?
Outra questão é a alimentação. Meu costume é utilizar restaurante, nada de fazer a comida estilo camping. Acredito que vc também ainda mais com criança.
Fernando Camelier
15/02/2016, 17:34
Ok.
Nossos filhos tem praticamente a mesma idade. O meu faz 1 ano dia 5 de março e é um menino.
Já tive um PY base quando fazia trilha em SP. Só que não tinha licença. Isso já faz 15 anos já prescreveu nem adianta querer me multar. Rs
Vou para sampa no final do ano vou na Sta. Efigenia e ai compro o ht. E pode deixar que agora tiro a licença.
Uma dúvida qual o alcance de um ht como esse?
Outra questão é a alimentação. Meu costume é utilizar restaurante, nada de fazer a comida estilo camping. Acredito que vc também ainda mais com criança.
Na Santa Ifigênia você nem paga o frete...
Esse Ht deve pegar entre 3 e 5 km e o fixo de cerca de 50W pega entre 30 e 50km a depender da antena.
Geralmente em viagens almoçamos em restaurantes e à noite fazemos lanches leves.
cezarsantiago
15/02/2016, 23:15
Muito bem Fernando! Roteiro bacana. Estou acompanhando o tópico pois adoro este tipo de viagem....
Moro em Lauro de Freitas/BA, portanto somos vizinhos, rsrsrs, e participo de um grupo de amigos chamado Bora Viajar, que tem como objetivo viagens e expedições 4x4. Vamos nos falando....
Abraço
Fernando Camelier
16/02/2016, 08:01
Muito bem Fernando! Roteiro bacana. Estou acompanhando o tópico pois adoro este tipo de viagem....
Moro em Lauro de Freitas/BA, portanto somos vizinhos, rsrsrs, e participo de um grupo de amigos chamado Bora Viajar, que tem como objetivo viagens e expedições 4x4. Vamos nos falando....
Abraço
Bem vindo Cezar
Tenho 2 primos do Terrible 4x4 que moram aí em Lauro.
Toda contribuição é bem vinda, quero conhecer seu grupo assim que possível.
Um abraço
cezarsantiago
16/02/2016, 21:37
Bem vindo Cezar
Tenho 2 primos do Terrible 4x4 que moram aí em Lauro.
Toda contribuição é bem vinda, quero conhecer seu grupo assim que possível.
Um abraço
Em nosso próximo passeio vou te convidar!
Abraço
Fernando Camelier
19/02/2016, 10:42
Em nosso próximo passeio vou te convidar!
Abraço
Beleza!!!
Se estiver com o carro pronto eu vou!
Abração
IsmaelMatos
19/02/2016, 21:17
Sim, vamos em época de cheia (espero). Quando falo em problema com espaço, vou instalar um rack com um bagageiro fechado thule em cima, portanto não terei esse espaço.
Ainda não faço ideia de onde essa prancha poderá ir...
Fernando, boa noite. Tenho um par de pranchas de desatolagem que me ajudaram a tirar fácil meu carro quando atolei na areia aí pelo Nordeste. Demorei mais tempo para tirar as pranchas de cima do rack do que para desatolar o carro.
Porém, quero levar mais tralhas no rack e as pranchas ficarão ainda mais complicadas de usar. Penso que seja possivel colocar as pranchas presas por BAIXO, penduradas das barras do rack. Ainda não coloquei em prática a idéia, mas sei que as barras terão que ser um pouco mais elevadas para poder encaixar as pranchas entre as barras e o teto do carro, sem raspar a pintura...
Saudações,
Fernando Camelier
24/02/2016, 20:54
Fernando, boa noite. Tenho um par de pranchas de desatolagem que me ajudaram a tirar fácil meu carro quando atolei na areia aí pelo Nordeste. Demorei mais tempo para tirar as pranchas de cima do rack do que para desatolar o carro.
Porém, quero levar mais tralhas no rack e as pranchas ficarão ainda mais complicadas de usar. Penso que seja possivel colocar as pranchas presas por BAIXO, penduradas das barras do rack. Ainda não coloquei em prática a idéia, mas sei que as barras terão que ser um pouco mais elevadas para poder encaixar as pranchas entre as barras e o teto do carro, sem raspar a pintura...
Saudações,
Ismael, tô pensando em andar com menos pressão nos pneus e assim sair dos atoleiros com mais facilidade. Levo comigo um pequeno compressor.
Ainda estou pensando em levar esteiras para fazer o papel das pranchas, mas preciso pesquisar melhor isso.
Se não der certo, vu usar sua dica!
Valeu!!!
IsmaelMatos
25/02/2016, 22:47
Oi Fernando, boa noite,
Obrigado pela resposta. Nunca usei esteiras. Algumas vezes usei os tapetes do carro para me safar de areia. E isso já faz muitos anos, em modestos Chevettes e Monzas.
As pranchas que tenho são grades de fibra, com 1,40m de comprimento e servem também como pontes para ultrapassar pequenas valetas e erosões. Não dispenso as pranchas.
O compressor talvez seja opcional. Faço mais uso do compressor em casa do que na estrada. O compressor que eu tenho é pequeno e demora uns 40 segundos para subir 1 libra de pressão nos meus pneus. Costumo usar 18 libras para entrar na areia, ainda que eu possa baixar bem mais para sair de algum enrosco. Mas colocar novamente nas 30 libras que costumo usar para os 4 pneus demora uma eternidade. Como havia opção para encher novamente num posto próximo, depois de sair da areia, rodei um pouco no asfalto com as 18 libras mesmo. Mais importante seria o medidor de pressão.
Brunospf
29/02/2016, 22:21
Fernando, muito legal a sua ideia de viagem. Também moro em Salvador e vou acompanhar o tópico para poder aprender sobre o seu planejamento.
Sou radioamador (PU6JBF) e Pxzeiro (PX6d5304) e na viatura tenho ambos os radios instalados. Quem sabe você me aceita como parceiro dessa aventura.
sds
Bruno
Agora vai...
Desbravar o nordeste pela orla saindo de Salvador até São Luís do Maranhão passando por todos os estados.
Experiências:
Entre Salvador e Fortaleza fiz muitas vezes esse roteiro de carro, mas não era 4x4 e deixei de conhecer algumas localidades interessantes. Recentemente fui até João Pessoa, mas sempre pelo asfalto.
Fiz o roteiro São Luís x Fortaleza apenas uma vez, mas também de carro sem tração integral.
A viatura:
Saí do Vitarinha de trilha e comprei um jipe um pouco menos desconfortável para viajar com a família.
Um Tracker 2001 Diesel.
Vou trabalhar nessa viatura durante todo o ano de 2016 e espero que esteja prontinha para essa viagem no ano que vem.
Inicialmente preciso deixar a parte mecânica confiável para que eu não tenha surpresas no percurso, pois vou com minha esposa e minha filha que estará com 2 anos de idade.
Depois vou investir em pneus AT, lift de suspensão e alguns acessórios, pois atualmente está original e com pneus de rua (perfil baixo).
Instalar o Rádio VHF é fundamental (minha licença está em dia)!
Tem o lado conforto também: Um DVD para a pequena assistir seus desenhos favoritos em uma tela no encosto do banco, uma geladeira portátil também ajuda. Alguém pode me ajudar com sugestões???
O apoio:
Entre Salvador e Fortaleza contarei com o apoio do pessoal do Clube do Tracker e estarei com o VHF sintonizado nas frequências dos clubes off road de cada estado.
Em Fortaleza encontro alguns amigos com experiência que formarão um comboio até os Lençóis Maranhenses passando por Jeri e Delta do Parnaíba.
No Maranhão, onde possuo muitos amigos, contarei com o apoio do pessoal do Jipe Clube.
O roteiro:
1ª Etapa
Salvador X Aracaju
Aracaju X Maceió
Maceió X Porto de Galinhas
Porto de Galinhas X João Pessoa
João Pessoa X Natal
Natal X Fortaleza (Destino final dessa etapa)
Descanso de uns 2 ou 3 dias
2ª Etapa
Fortaleza X Jericoacoara
Jericoacoara X Delta do Parnaíba
Delta do Parnaíba X Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses X São Luís (Destino Final)
Retorno a Salvador pela BR via Teresina, Picos, Petrolina...
Quando:
Logicamente precisamos definir as datas que deverão estar compreendidas entre maio e agosto por conta dos Lençóis maranhenses estarem em sua plenitude. Minha aposta está no mês de julho, mas nada definido ainda.
A definição se dará até novembro de 2016, quando passarei a fazer a programação detalhada de datas e reservas de pousadas
Logística:
Minha viatura tem 15 anos, nesse caso preciso de uma espécie de seguro que cubra guincho de até 300 km e transporte alternativo para o caso de quebra (Sugestões são muito bem vindas).
Planejamento de pousadas, hospedagem e casa de amigos e parentes, restaurantes, endereços de hospitais e clínicas para casos emergenciais.
E aí? Você gostaria de conhecer as praias do nordeste dessa forma?
Se identifica com esse estilo de viagem? Com a família, dirigindo devagar, curtindo a natureza e com uma previsão de cerca de 20 a 25 dias... 1 ano pra se programar.
Se quiser vir, ficarei muito feliz em ter a sua companhia.
O canal de contato inicial é esse post!
Valeu!
Fernando Camelier
29/02/2016, 22:58
Fernando, muito legal a sua ideia de viagem. Também moro em Salvador e vou acompanhar o tópico para poder aprender sobre o seu planejamento.
Sou radioamador (PU6JBF) e Pxzeiro (PX6d5304) e na viatura tenho ambos os radios instalados. Quem sabe você me aceita como parceiro dessa aventura.
sds
Bruno
Pô Bruno,
Claro que é bem vindo!
Já que está por aqui entre em contato comigo por whatsapp 991576702
Abração
Fernando Camelier
13/03/2016, 08:19
Atualizações:
A revisão da viatura está em andamento.
Foi feita a limpeza e renovação do sistema de arrefecimento e foi instalado um sensor de temperatura do motor.
A parte elétrica também já está em ordem.
Foram instalados o rádio VHF e também um farol auxiliar.
Foi feita a aquisição de uma cinta de 10 metros e duas anilhas, o que vai ajudar em possíveis resgates.
Os próximos passos serão a revisão de motor, tração e suspensão e na sequência um lift de 2" e pneus AT.
Ainda estou pesquisando se vai haver necessidade de Snorkel.
Peço aos amigos mais experientes que já foram aos Lençóis Maranhenses que opinem...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524631&stc=1
Sensor de temperatura e botão do farol auxiliar
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524632&stc=1
Instalação do VHF
Fernando Camelier
14/03/2016, 12:12
Atualização importante:
Frequências VHF dos clubes 4x4 no nordeste
Salvador 146.480 MHz
Sergipe 145.500 MHz
Alagoas 144.160 MHz
Pernambuco 144.160 MHz
Rio Grande do Norte 144.160 MHz
Ceará 144.400 MHz
Maranhão 162.710 MHz
Não tenho a frequência do Piaui, alguém sabe?
afonso85
26/05/2016, 18:32
Fernando, peguei o tópico rolando e fiquei bastante interessado, infelizmente ainda não tenho a certeza de poder acompanhar a aventura, tenho alguns planos para o ano que vem que podem complicar um pouco a participação (AP novo, um curso fora do país e talvez a chegada de um herdeiro), mas é um roteiro que sempre tive vontade de fazer.
Vou assinar o tópico para ir acompanhado as novidades, dependendo de como as coisas se desenrolem até o ano que vem eu me candidato a ir acompanhando.
A viatura é um Jimny 2012, por enquanto apenas com pneus Mud e parachoque de aço, mas até o final do ano chegam o snorkel, lift de 1,5" e talvez o guincho, então acredito que não tenha problema para acompanhar, principalmente pelo planejamento de trajetos pequenos, mais de 400km por dia no Jimny já fica um pouco desconfortável...
Como sou vizinho, sou de Aracaju/SE, posso encontrar com o comboio já no início da viagem.
Abraço!
Fernando Camelier
31/05/2016, 07:17
Fernando, peguei o tópico rolando e fiquei bastante interessado, infelizmente ainda não tenho a certeza de poder acompanhar a aventura, tenho alguns planos para o ano que vem que podem complicar um pouco a participação (AP novo, um curso fora do país e talvez a chegada de um herdeiro), mas é um roteiro que sempre tive vontade de fazer.
Vou assinar o tópico para ir acompanhado as novidades, dependendo de como as coisas se desenrolem até o ano que vem eu me candidato a ir acompanhando.
A viatura é um Jimny 2012, por enquanto apenas com pneus Mud e parachoque de aço, mas até o final do ano chegam o snorkel, lift de 1,5" e talvez o guincho, então acredito que não tenha problema para acompanhar, principalmente pelo planejamento de trajetos pequenos, mais de 400km por dia no Jimny já fica um pouco desconfortável...
Como sou vizinho, sou de Aracaju/SE, posso encontrar com o comboio já no início da viagem.
Abraço!
Bem vindo vizinho!
Talvez eu tenha que mudar um pouco o meu planejamento pessoal.
Desde março eu não entrava no tópico e algumas coisas mudaram desde então.
A crise financeira do país é uma delas, estamos em contenção de despesas e isso deixou a tracker encostada todo esse tempo sem poder fazer nenhuma nova melhoria (até a bateria descarregou, imaginem...).
Por medida de segurança precisamos de um "caixa $" reforçado pra uma viagem tão longa como essa e creio que vou precisar de mais tempo para juntar essa grana e deixar a viatura em ordem para a aventura, estimo que mais um ano.
Até lá minha filha estará com 3 anos e meio, idade mais tranquila para curtir melhor o passeio.
Diante disso, acredito que adiaremos para 2018, mantendo o mesmo planejamento já citado.
Aos que já anunciaram interesse em acompanhar em 2017, peço desculpas pelo inconveniente e desde já refaço o convite para 2018.
Afonso, sua viatura já está mais bem preparada que a minha (risos). A nossa pegada precisa ser bem leve, pois é uma viagem muito longa e com alguns trechos 4x4 de areia fofa.
Me sugeriram ir com pneus ht, que são melhores na areia e mais confortáveis no asfalto. O que vocês acham?
Realmente na areia pneu mud não ajuda em nada. Pelo contrario, ajuda a cavar.
Fernando Camelier
01/06/2016, 10:18
Realmente na areia pneu mud não ajuda em nada. Pelo contrario, ajuda a cavar.
A minha dúvida é se o melhor seriam Pneus AT ou se os HT de rua com menos pressão cumpririam melhor o papel na areia.
Siqueira fsac
01/06/2016, 12:43
Massa demais eu sou aqui d Barreirinhas lençóis maranhenses... Qualquer coisa se orecisar...
Blz, vc sabe dizer quais os passeios que podem ser feitos com 4x4 particular? Lagoas e horários? To pensando em ir agora no final de junho ou começo de julho como estão as lagoas e os acessos? Alguém mais interessado em ir por esses dias?
Siqueira fsac
01/06/2016, 13:07
Que indelicadeza a minha, parabéns pelo percurso Fernando Camelier, quero fazer o percurso contrário ainda este ano, no caso de Fortaleza até os Cânions do São Francisco (talvez indo pelo sertão) e talvez descer até alguma praia da Bahia (norte) e depois subir pelo litoral, então acho que vou ficar de olho neste tópico pra pegar algumas dicas. Sou novato no mundo 4x4 e como vc quero desafios leves, o mais importante é conhecer nosso imenso e lindo Brasil.
Pneu AT ou HT, não vai fazer diferença na areia. O importante é baixar a pressão. Na areia fofa de 15 a 18lbs. No sufoco baixa p 8.
Fernando Camelier
02/06/2016, 07:00
Que indelicadeza a minha, parabéns pelo percurso Fernando Camelier, quero fazer o percurso contrário ainda este ano, no caso de Fortaleza até os Cânions do São Francisco (talvez indo pelo sertão) e talvez descer até alguma praia da Bahia (norte) e depois subir pelo litoral, então acho que vou ficar de olho neste tópico pra pegar algumas dicas. Sou novato no mundo 4x4 e como vc quero desafios leves, o mais importante é conhecer nosso imenso e lindo Brasil.
Democracia total (risos)
Siqueira, tenho um primo aí em Fortaleza que fez Lençóis no carnaval.
Ele disse que você terá que contratar um guia e não deve ir sozinho, independente de ser ou não novato no 4x4.
É importante o uso do vhf, levar cintas e anilhas e também uma prancha de desatolamento.
Quanto aos Cânions do São Francisco, é um passeio tranquilo, tudo asfaltado.
Litoral norte da Bahia tem muitos lugares legais e um deles é Mangue seco. Quando vier me mande uma mensagem no privado e te passo mais informações.
Um abraço
Fernando Camelier
12/08/2016, 09:47
Pneu AT ou HT, não vai fazer diferença na areia. O importante é baixar a pressão. Na areia fofa de 15 a 18lbs. No sufoco baixa p 8.
Já está com pneus HT no tamanho original
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e também foram adquiridos 2 cintas e 2 anilhas sendo uma cinta de 2 e outra de 10 metros.
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Mas infelizmente essa viagem foi adiada (apenas adiada) por motivos alheios a nossa vontade.
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