Ver Versão Completa : Experiência com remoção da junta CV (cardan dianteiro T4 2002 @ 2013)
GPBarbosa
04/02/2016, 11:03
Pessoal,
É bem comum o problema com o cardan dianteiro dos trollers (de 2002 @ 2014).
Para quem optou em tirar a junta CV, gostaria de saber a experiência de vcs. Tem muita informação no fórum sobre o problema e sobre o que fazer. Mas pouca informação sobre quem tirou como ficou.
Danificou a reduzida?
Danificou alguma outra parte?
Sentiu tranco na caixa?
O meu está com pneu 31. Creio que quem utiliza com suspensão elevada e pneus maiores sente ainda mais...
Obrigado e abraço,
Guilherme
Julio_ASRJ
05/02/2016, 02:48
Pessoal,
É bem comum o problema com o cardan dianteiro dos trollers (de 2002 @ 2014).
Para quem optou em tirar a junta CV, gostaria de saber a experiência de vcs. Tem muita informação no fórum sobre o problema e sobre o que fazer. Mas pouca informação sobre quem tirou como ficou.
Danificou a reduzida?
Danificou alguma outra parte?
Sentiu tranco na caixa?
O meu está com pneu 31. Creio que quem utiliza com suspensão elevada e pneus maiores sente ainda mais...
Obrigado e abraço,
Guilherme
Guilherme, o problema é falta de lubrificação. O meu tem 197 mil km, sendo 100 mil km de suspensão elevada (2" ou 3").
Lubrifico de 5 em 5 mil kms. Nunca deu problema. A falta de uso (roda-livre desligada por meses-anos) fazendo o cardã vibrar sempre no mesmo ponto (parado) também pode danificar.
Vale ressaltar que se na hora de lubrificar, não expulsar toda a graxa velha... é serviço porco. O certo inclusive seria tampar o furo central que tem na luva pra obrigar a graxa a preenche-la completamente. Sinceramente, ninguém faz isso! Acho que sou o único. Mesmo sem fazer isso, engraxando apenas expulsando toda a graxa a velha será suficiente pra dar uma vida bem longa as peças.
homerohermida
05/02/2016, 14:46
O certo inclusive seria tampar o furo central que tem na luva pra obrigar a graxa a preenche-la completamente. Sinceramente, ninguém faz isso! Acho que sou o único. Mesmo sem fazer isso, engraxando apenas expulsando toda a graxa a velha será suficiente pra dar uma vida bem longa as peças.
Pensei que só eu fizesse isso! rsrsrsrsrsrsrrsrs:euforico:
GPBarbosa
07/02/2016, 23:24
Guilherme, o problema é falta de lubrificação. O meu tem 197 mil km, sendo 100 mil km de suspensão elevada (2" ou 3").
Lubrifico de 5 em 5 mil kms. Nunca deu problema. A falta de uso (roda-livre desligada por meses-anos) fazendo o cardã vibrar sempre no mesmo ponto (parado) também pode danificar.
Vale ressaltar que se na hora de lubrificar, não expulsar toda a graxa velha... é serviço porco. O certo inclusive seria tampar o furo central que tem na luva pra obrigar a graxa a preenche-la completamente. Sinceramente, ninguém faz isso! Acho que sou o único. Mesmo sem fazer isso, engraxando apenas expulsando toda a graxa a velha será suficiente pra dar uma vida bem longa as peças.
Júlio,
não entendo que o meu caso foi falta de lubrificação ou falta de uso do 4x4.
Meu jipe é de uso diário e rali. Sempre lubrifiquei após provas de rali, o que acontecem em periodicidade bem menor que de 5 em 5mil km.
Creio que foi esforço mesmo. Jipe reprogramado, com pneu 33'', fazendo várias provas de rali.
No início eu tinha o costume de forçar muito o conjunto. Reduzindo velocidade com motor. Arrancando forte e etc... Portanto na minha opinião foi está soma de fatores que levaram ao dano.
GPBarbosa
07/02/2016, 23:27
Não gostei do resultado final sem a junta CV.
Pedi para erguer o jipe no elevador até abrir toda a suspensão, e como era de se esperar o cardan não girou.
Fui olhar onde deveria ser feito o serviço de desbaste e não gostei da idéia.
Teria que desbastar a saída da caixa e o garfo do cardan.
Por hora vou em buscar de um cardan novo respeitando o projeto original.
Gustavo D
09/02/2016, 15:09
Pensei que só eu fizesse isso! rsrsrsrsrsrsrrsrs:euforico:
Aprendi com você! O cardã dianteiro nem se mexe (folga zero) quando está cheio de graxa. E todo troller que vejo, eu checo isso, e sempre eles estão com o cardã vazio de graxa rsrs
522132522133522134
GPBarbosa
09/02/2016, 16:53
Gustavo, onde comprou está engraxadeira?
Estou pensando em comprar um e eu mesmo engraxar o meu em casa... Dúvido que por ai tenham este cuidado que vc, Homero e Júlio falaram.
Fico pensando que tem que ser uma com acionamento lateral, por exemplo:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/96397/11/156/302/bomba-manual-para-graxa-com-gatilho-lateral-500gr-bozza-7029-easy
Obrigado
homerohermida
11/02/2016, 09:40
Aprendi com você! O cardã dianteiro nem se mexe (folga zero) quando está cheio de graxa. E todo troller que vejo, eu checo isso, e sempre eles estão com o cardã vazio de graxa rsrs
522132522133522134
Garoto esperto!:euforico:
homerohermida
11/02/2016, 09:42
Gustavo, onde comprou está engraxadeira?
Estou pensando em comprar um e eu mesmo engraxar o meu em casa... Dúvido que por ai tenham este cuidado que vc, Homero e Júlio falaram.
Fico pensando que tem que ser uma com acionamento lateral, por exemplo:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/96397/11/156/302/bomba-manual-para-graxa-com-gatilho-lateral-500gr-bozza-7029-easy
Obrigado
Gostei. Aprovado.
thunderstorm
11/02/2016, 11:50
Muito bom!! Agora não consigo entender o porque daquela gacheta tão embaixo e aquele furo.... Se o furo não for tapado a graxa nunca ira subir e lubrificar o restante do conjunto... Talvez seja um dos motivos para os "muitos" problemas nos cardãs dianteiros...
Albertocuritiba1
12/02/2016, 09:20
No meu caso, já tinham pequenos crec crec e eu pensava que era a roda livre, porem a um mês atras instalei um kit com molas da F1000, ficou umas 3" mais alto....... agora aumentou muito o barulho E acabei verificando que o barulho e na maldita CV.
Tem relatos do pessoal aqui de Ctba, que diz que é só comprar um cardam novo sem a mardita e ser feliz(até mesmo quem tem os TRATROLLERS 2001 em que o cardam roda direto).
cardam novo sem a junta CV R$1.200,00
E agora José...... o que fazer ?
Sergio c
12/02/2016, 12:40
No meu caso, já tinham pequenos crec crec e eu pensava que era a roda livre, porem a um mês atras instalei um kit com molas da F1000, ficou umas 3" mais alto....... agora aumentou muito o barulho E acabei verificando que o barulho e na maldita CV.
Tem relatos do pessoal aqui de Ctba, que diz que é só comprar um cardam novo sem a mardita e ser feliz(até mesmo quem tem os TRATROLLERS 2001 em que o cardam roda direto).
cardam novo sem a junta CV R$1.200,00
E agora José...... o que fazer ?
Achei alto o preço do cardan por ser um curto, aqui no sul tem oficinas especializadas, pintado e balanceado que não custaria metade disso.
Tenta dar mais uma pesquisada. Um abraço.
GPBarbosa
12/02/2016, 21:51
No meu caso, já tinham pequenos crec crec e eu pensava que era a roda livre, porem a um mês atras instalei um kit com molas da F1000, ficou umas 3" mais alto....... agora aumentou muito o barulho E acabei verificando que o barulho e na maldita CV.
Tem relatos do pessoal aqui de Ctba, que diz que é só comprar um cardam novo sem a mardita e ser feliz(até mesmo quem tem os TRATROLLERS 2001 em que o cardam roda direto).
cardam novo sem a junta CV R$1.200,00
E agora José...... o que fazer ?
No post #5 falei um pouco sobre pq não gostei da idéia de eliminar a junta CV.
Sei que tem muito troller rodando assim. Mas existem poucos relatos de como é a durabilidade desta mudança no longo prazo. Principalmente quanto a danos em outros componentes do sistema. Considerando que não haverá mais articulação o tranco será absorvido onde? Na caixa...
Eu por decisão pessoal vou partir para um cardan com a junta CV. E vou tomar muito mais cuidado que tomei com o anterior.
Tanto na tocada nos ralis (sem trancos, sem pneu 33'' e etc) quanto na lubrificação. Eu mesmo vou fazer a lubrificação em casa. Afinal, bem feito mesmo apenas o dono.
Na minha análise, alem de não gostar da idéia de perder a articulação e "travar" o cardan quando a suspensão trabalha (eu sei q tem que desbastar aqui e ali) eu penso que se fosse tão bom para o Jipe pq a troller gastaria com a junta CV?
É uma conta simples. A junta CV no mercado livre custa R$1.500,00. Vamos supor que para a montadora fosse R$500,00. Agora multiplique R$500 por T4 produzido. Com certeza algum engenheiro lá na troller já pensou nisso e descartou a idéia.
Não estou criticando quem removeu a junta CV. Estou apenas colaborando com meus 2 centavos do pq vou investir em um cardan original.
Julio_ASRJ
13/02/2016, 01:55
Eu por decisão pessoal vou partir para um cardan com a junta CV. E vou tomar muito mais cuidado que tomei com o anterior.
Tanto na tocada nos ralis (sem trancos, sem pneu 33'' e etc) quanto na lubrificação. Eu mesmo vou fazer a lubrificação em casa. Afinal, bem feito mesmo apenas o dono.
Na minha análise, alem de não gostar da idéia de perder a articulação e "travar" o cardan quando a suspensão trabalha (eu sei q tem que desbastar aqui e ali) eu penso que se fosse tão bom para o Jipe pq a troller gastaria com a junta CV?
É uma conta simples. A junta CV no mercado livre custa R$1.500,00. Vamos supor que para a montadora fosse R$500,00. Agora multiplique R$500 por T4 produzido. Com certeza algum engenheiro lá na troller já pensou nisso e descartou a idéia.
Não estou criticando quem removeu a junta CV. Estou apenas colaborando com meus 2 centavos do pq vou investir em um cardan original.
Exatamente barbosa! Vale a pena gastar e colocar uma nova!
Albertocuritiba1
13/02/2016, 10:42
Verdade pessoal.... tem que pensar bem...
Este fim de semana vou tirar este cardam e analizar se não consigo recuperar esta junta... trabalho com usinagem e a Dilma anda me judiando ( a grana esta curtissima) dizem que a folga se da em uma esfera que tem ali... vai que róla...
Alguem já deu uma sobrevida a esta junta ?
homerohermida
13/02/2016, 15:50
Essa junta é a mesma do Jeep XJ. À venda na Rockauto ou Morris 4x4 Center. Bom dar uma olhada lá...
Fui no torneiro fiz uma bucha de PU dentro até agora resolveu. ..problema é q no meio da esfera tem uma bucha q desgasta e o pino do cardan fica rosando dentro da esfera...fiz a bucha já rodei 30 km nas dunas de uma vez..até agora ta ótimo. ...e se estragar de novo ..mando fazer outra so custou 30 reais
Albertocuritiba1
16/02/2016, 09:46
Fui no torneiro fiz uma bucha de PU dentro até agora resolveu. ..problema é q no meio da esfera tem uma bucha q desgasta e o pino do cardan fica rosando dentro da esfera...fiz a bucha já rodei 30 km nas dunas de uma vez..até agora ta ótimo. ...e se estragar de novo ..mando fazer outra so custou 30 reais
Opa....... vou desmontar o meu esta semana....... vamu vê que bicho dá !!!
Elmer_Jeep
16/02/2016, 11:39
Quando eu tinha tornearia fiz em alguns troller o processo de remoção do CV e instalação de luva e cruzeta comum, as peças utilizadas são Luva da C10 e estria da D20.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/154810d1233342846-luva-do-carda-do-troller-0-004.jpg
Pra quem usa tração somente em trilha de baixa velocidade funciona numa boa e não deu problema na articulação, mas pra uso em rally eu recomendo manter o CV mesmo.
[]'s
Albertocuritiba1
17/02/2016, 20:58
Caro Elmer Jeep..... quer dizer então que não usarei mais as luvas, estriados e cruzetas do Troller ?
Faz um croqui ai pa nois..... se não for abusar da boa vontade...kkkk
Elmer_Jeep
18/02/2016, 18:46
Caro Elmer Jeep..... quer dizer então que não usarei mais as luvas, estriados e cruzetas do Troller ?
Faz um croqui ai pa nois..... se não for abusar da boa vontade...kkkk
Infelizmente não tenho nenhuma medida ou desenho, parei de trabalhar com mecânica e usinagem em 2014 (efeito dilma).
[]'s
GPBarbosa
29/02/2016, 13:25
Cardan novo com junta CV funcionando de boas :)
Agora vou comprar a graxa. A bomba manual já chegou.
No manual tem a especificação exata da graxa e provavelmente vou comprar uma que atenda...
Mas quem já vem utilizando a algum tempo tem utilizado qual? Poderiam compartilhar marca e e especificação?
Obrigado e um abraço.
Guilherme
Gustavo D
29/02/2016, 21:25
Gustavo, onde comprou está engraxadeira?
Estou pensando em comprar um e eu mesmo engraxar o meu em casa... Dúvido que por ai tenham este cuidado que vc, Homero e Júlio falaram.
Fico pensando que tem que ser uma com acionamento lateral, por exemplo:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/96397/11/156/302/bomba-manual-para-graxa-com-gatilho-lateral-500gr-bozza-7029-easy
Obrigado
Guilherme, eu comprei no ML do vendedor: http://perfil.mercadolivre.com.br/profile/showProfile?id=146830658&role=seller
Email dele: alan@acasadomarceneiro.com.br
Mas, não sei se ele ainda vende. Te aconselho a comprar uma boa logo. Não precisa ser das grandes. Basta uma de 500g, mas de marca boa. A primeira que comprei foi 20,00 sem marca e era uma verdadeira porcaria. Comprei a atual de 40,00 e é perfeita. Você vai precisar do bico flexível também, que as vezes não vem. A minha é de outra marca, mas é bem parecida com essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709832327-engraxadeira-manual-500-gramas-frete-gratis-_JM
Foi mau a demora em responder!
A graxa é comum: NGLI 2. Tem em qualquer lugar. Eu costumo pegar a mais barata, que normalmente é a da BR em pote de 1 Kg.
Essa que você comprou parece ser ótima. Só precisa de um bico flexível se não vai ser difícil engraxar o cardan traseiro. O dianteiro você consegue pois basta desligar a roda-livre e girar pra deixar na melhor posição. O traseiro as vezes fica numa posição ruim, daí só consigo usando o bico flexível.
No post #5 falei um pouco sobre pq não gostei da idéia de eliminar a junta CV.
Sei que tem muito troller rodando assim. Mas existem poucos relatos de como é a durabilidade desta mudança no longo prazo. Principalmente quanto a danos em outros componentes do sistema. Considerando que não haverá mais articulação o tranco será absorvido onde? Na caixa...
Eu por decisão pessoal vou partir para um cardan com a junta CV. E vou tomar muito mais cuidado que tomei com o anterior.
Tanto na tocada nos ralis (sem trancos, sem pneu 33'' e etc) quanto na lubrificação. Eu mesmo vou fazer a lubrificação em casa. Afinal, bem feito mesmo apenas o dono.
Na minha análise, alem de não gostar da idéia de perder a articulação e "travar" o cardan quando a suspensão trabalha (eu sei q tem que desbastar aqui e ali) eu penso que se fosse tão bom para o Jipe pq a troller gastaria com a junta CV?
É uma conta simples. A junta CV no mercado livre custa R$1.500,00. Vamos supor que para a montadora fosse R$500,00. Agora multiplique R$500 por T4 produzido. Com certeza algum engenheiro lá na troller já pensou nisso e descartou a idéia.
Não estou criticando quem removeu a junta CV. Estou apenas colaborando com meus 2 centavos do pq vou investir em um cardan original.
E aí, blz galera?
Então Barbosa, um ano depois de ter instalado o cardan novo original com junta CV, tá tudo ok com ela? está funcionando bem sem folgas? ou a qualidade das peças utilizadas pela Troller ainda tá daquele jeito? estou perguntando porque estou passando agora pelo dilema de tirar ou não a CV e estou coletando informações...
Valeu!
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