PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 diesel bebendo mais do que eu!!!



andredon
04/02/2016, 09:30
Bom dia galera, Quando comprei minha Ranger fazia o controle de consumo pelo computador de bordo, e ele marcava de 12 à 14 KML, ai fiz o controle pelo tanque e dava + ou - de 10 à 11 KML. Agora fiz mais um teste (por notei muito alto o consumo) e ela ta consumindo muito, ta fazendo de 6 à 8 KML, alguém pode me dizer se com a sujeira do combustível ou nos bicos pode acarretar este consumo todo? Lembrando que o ano dela é 2012 motor power stroke 3.0 turbo diesel.

Imperador!
04/02/2016, 11:11
Pode influenciar sim.
Porém, é importante observar em quais condições as medições foram feitas. Só se pode dizer que tá bebendo demais se todas as medições tiverem sido feitas da mesma forma.

mguriano
04/02/2016, 20:40
Não esqueça de conferir a pressão dos pneus. Faça a experiência de abastecer em outro posto também pra ver se mudam os valores.

fabiolarini
08/08/2018, 13:49
boa tarde a todos tambem tenho uma ranger 3.0 power stroke e nao esta mais fazendo media ,
motor foi feito os bicos os 4 sao novos bomba injetora revisada filtros novos e original nao é chipada ,
alguem me da uma luz ????????????/

Sergio c
08/08/2018, 14:23
A central eletrônica já foi zerada dos erros após a retífica.
boa tarde a todos tambem tenho uma ranger 3.0 power stroke e nao esta mais fazendo media ,
motor foi feito os bicos os 4 sao novos bomba injetora revisada filtros novos e original nao é chipada ,
alguem me da uma luz ????????????/

Diegocrazy25
28/07/2019, 12:47
Boa tarde ! Tenho uma ranger 3.0 2008 com 206 mil km, motor redondo e carro bem veloz na estrada, porém estou estranhando algo. Na minha mão dentro da cidade ela ta marcando 6,5km com ar ligado, fico entre primeira, segunda e terceira marcha, os pneus são 265/70/16 at e o escape é esportivo o cano é bem largo. Esse consumo é normal ? Geralmente fico entre primeira e segunda marcha pois o percurso que faço é totalmente urbano e não da pra correr. Na estrada andando a 100km com ar faz no maximo 12. OBS Só abasteço com diesel s10 (O carro não baixa agua e nem oleo)

Coophamat
28/07/2019, 18:10
Boa tarde ! Tenho uma ranger 3.0 2008 com 206 mil km, motor redondo e carro bem veloz na estrada, porém estou estranhando algo. Na minha mão dentro da cidade ela ta marcando 6,5km com ar ligado, fico entre primeira, segunda e terceira marcha, os pneus são 265/70/16 at e o escape é esportivo o cano é bem largo. Esse consumo é normal ? Geralmente fico entre primeira e segunda marcha pois o percurso que faço é totalmente urbano e não da pra correr. Na estrada andando a 100km com ar faz no maximo 12. OBS Só abasteço com diesel s10 (O carro não baixa agua e nem oleo)

O consumo na estrada está dentro do esperado, na cidade está um pouco alto, mas isso depende do trânsito da sua cidade e seu modo de condução, se anda sempre em trechos curtos influência também. Em relação aos pneus e escape, não dá muita diferença, essa medida de pneu é pouca coisa maior.

Diegocrazy25
28/07/2019, 18:49
O consumo na estrada está dentro do esperado, na cidade está um pouco alto, mas isso depende do trânsito da sua cidade e seu modo de condução, se anda sempre em trechos curtos influência também. Em relação aos pneus e escape, não dá muita diferença, essa medida de pneu é pouca coisa maior.


O percurso que estou andando é de 4 km apenas e andando em becos, mal consigo atingir 40km.

Uma coisa que eu notei, quando comprei ela em fortaleza, eu andei la e olhei no computador de bordo e tava marcando 9km na cidade com ar ligado e quando peguei a estrada pra trazer ela pra ca pro "interior" ela marcou 12km, eu tinha perguntado pro ex dono qual diesel ele usava e ele falou que costumava colocar o comum, o que "desse" ele colocava, e agora eu só abasteço com s10 e notei que ela ficou beberrona, sera que tem haver o combustivel com o consumo elevado ?

Diegocrazy25
03/08/2019, 22:38
Alguém me da uma luz por favor. Depois que abasteci com diesel s10 ela ficou beberrona, isso é normal ?

Sergio c
04/08/2019, 09:43
Dizem que com S10 gasta mais mesmo.
Alguém me da uma luz por favor. Depois que abasteci com diesel s10 ela ficou beberrona, isso é normal ?

Diegocrazy25
04/08/2019, 10:09
Dizem que com S10 gasta mais mesmo.


Vou abastecer com o diesel comum pra ver se volta ao normal.


Sabe me dizer se o diesel comum vai sair de linha ?

VOVÔ DO TROLLER
04/08/2019, 12:33
Alguém me da uma luz por favor. Depois que abasteci com diesel s10 ela ficou beberrona, isso é normal ?
No meu Troller 3.0, eu percebi por várias vezes, que com o s10 o bugão consome mais do que com o s500, mas nunca fiz uma medição criteriosa, por preguiça mesmo. Abs

RicardoFLN
04/08/2019, 17:59
No meu Troller 3.0, eu percebi por várias vezes, que com o s10 o bugão consome mais do que com o s500, mas nunca fiz uma medição criteriosa, por preguiça mesmo. Abs

Teoricamente é pra ser justamente o contrário, uma vez que o índice de cetanos do S10 é maior que S500.

Sds.

Diegocrazy25
04/08/2019, 23:02
No meu Troller 3.0, eu percebi por várias vezes, que com o s10 o bugão consome mais do que com o s500, mas nunca fiz uma medição criteriosa, por preguiça mesmo. Abs


Pois é . Amanhã depois da revisão vou pegar uma estrada com ela e vou marcar de novo. Vou esperar secar o tanque que ta com o diesel s10 e vou colocaro comum e rodar pra ver a diferença.

Diegocrazy25
18/08/2019, 12:24
Olá bom dia pessoal. Mais uma vez estou aqui pedindo socorro, pois não sei o que esta havendo com a minha ranger 3.0 2008. Como eu ja havia falado em outras postagens a minha ranger esta com o escape com o cano largo "esportivo" e pneus 265/70/16 at eu revisei ela toda, troquei filtros, oleo e etc. O carro não baixa oleo, nem agua e muito menos fumaça. Não acende luz da injeção nem nada parecido, porém o maldito computador de bordo marca 6.5 na cidade com ar ligado e na estrada 10 as vezes até um pouco menos. Com o ar desligado no maximo 11 ou 12 na estrada. E a velocidade que eu ando é de 100 km ou no maximo 110 nunca chego a 120 bem dificil. Os bicos não tem vazamento de diesel e muito menos vazamento de ar. Não quero mandar tirar eles pra testar pois tenho medo de perder os mesmos. O carro se comporta normal em lenta e pega de primeira de manhã mesmo estando um pouco frio. O que esta me intrigando é o computador de bordo registrando esse alto consumo. Hoje dei uma volta com a ranger aqui pelo quarteirão com o ar desligado e o consumo regristou 5.5 km pode uma coisa dessa ? Estou sem saber o q fazer, pois na minha cidade tem poucos mecanicos de confiança para mexer nesse carro e eu tenho aquele dilema de " Não mexer com quem ta quieto" tenho medo de mandar alguém mexer e piorar a situação. Não sei se o computador de bordo esta com problemas, ou se o "escape esportivo" ta fazendo esse estrago todo. Me dêem uma luz pessoal não sei o q faço.

sallespickup
18/08/2019, 12:30
vc usa pneus maiores né, se sim, o computador e velocimetro não fazem medição correta, enche o tanque anda em percurso com km conhecido e reenche pra ver a media real

Diegocrazy25
18/08/2019, 12:47
vc usa pneus maiores né, se sim, o computador e velocimetro não fazem medição correta, enche o tanque anda em percurso com km conhecido e reenche pra ver a media real


sera q de 245 pra 265 vai dar tanta diferença assim no computador de bordo ? ja vi pessoas usando pneus 33

ASQ1973
18/08/2019, 19:01
Sei lá talvez a comparação não lhe traga a resposta que precisa mas veja bem. Meu TROLLER é um 3.2 (200cv) com o mesmo motor da Ranger. Uso os pneus 265-70-17 e também faço sempre esta média de velocidade entre 100 e 110km/h em rodovias. A melhor marca feita pelo carro foi 7km/l na cidade e 10,5km/l estrada. Ja não tenho a menor expectativa em ver um consumo melhor. Acabei de fazer Uberlândia - Florianopolis (1.260km) sempre nesta tocada lerda só pela obsessão em ver a melhor média de consumo possível Rpm no máximo em 2.500 giros.

Diegocrazy25
18/08/2019, 22:33
Sei lá talvez a comparação não lhe traga a resposta que precisa mas veja bem. Meu TROLLER é um 3.2 (200cv) com o mesmo motor da Ranger. Uso os pneus 265-70-17 e também faço sempre esta média de velocidade entre 100 e 110km/h em rodovias. A melhor marca feita pelo carro foi 7km/l na cidade e 10,5km/l estrada. Ja não tenho a menor expectativa em ver um consumo melhor. Acabei de fazer Uberlândia - Florianopolis (1.260km) sempre nesta tocada lerda só pela obsessão em ver a melhor média de consumo possível Rpm no máximo em 2.500 giros.


O seu motor é diferente do meu, o seu ainda é mais forte, só que o consumo ta igual o meu. A minha ranger com ar desligado andando de terceira direto, registra uns 8.5 até 9 sem ar e na estrada maximo 12 e olhe la nem isso. Com o ar ligado, acaba tudo, chega a fazer 6.5 km na cidade e 10 na estrada. Eu fico espantado com isso pq existem varios relatos de proprietários de ranger que dizem que a mesma faz 15km na estrada e 10 na cidade. Vou tentar marcar o consumo de outra maneira e vou trocar o escape que ta nela e colocar o original, pq eu não creio que o carro tem alguma falha mecânica que ta fazendo esse alto consumo.


Amigo me responde uma coisa, esses pneus q vc colocou, vc notou diferença na força do veiculo ?

ASQ1973
19/08/2019, 16:37
Tirei zero na CSS já deixando os originais na base da troca. Fiquei sem referência pois já rodei 21 mil km com estes KO2 BF ALLTERRAIN. Ótimos pneus contudo no asfalto / chuva não tem lá muito grip

Diegocrazy25
19/08/2019, 22:34
Tirei zero na CSS já deixando os originais na base da troca. Fiquei sem referência pois já rodei 21 mil km com estes KO2 BF ALLTERRAIN. Ótimos pneus contudo no asfalto / chuva não tem lá muito grip

Entendi amigo. Vou colocar o escape da minha ranger original, pra ver se muda algo.

Coophamat
20/08/2019, 19:52
Entendi amigo. Vou colocar o escape da minha ranger original, pra ver se muda algo.

A minha tia escape direto e o consumo não alterou em nada.

Diegocrazy25
21/08/2019, 23:04
Boa noite pessoal ! Eu estava muito preocupado com o consumo alto da minha ranger,mas ontem eu descobri que o problema era EU MESMO, isso mesmo o problema era eu. Como ? Eu estava medindo pelo computador de bordo de uma forma errada. Eu resetava ele e rodava apenas uns 2 km ou 3 e simplesmente apresentava uma media de 4km por litro ou 5, eu estava assustado com isso. Ai eu resetei ele e comecei a rodar sem preocupação, rodei na faixa de uns 8 km dentro da cidade sem o ar ligado e sempre trocando de marcha entre 1a 2a e terceira e o computador de bordo estabilizou em 10km por litro na cidade sem o ar com os pneus 265/70/16 graças a Deus vi que não era nada de mais. O problema era que eu resetava e rodava pouco com o veiculo e não tinha como ele me apresentar uma média.

OBS: Sou leigo com computador de bordo por isso eu estava medindo errado.

ASQ1973
22/08/2019, 04:56
Amigo eu jamais confiei em computador de bordo. Sempre ouvi relatos de imprecisões. Quando lhe for viável peça para encher o tanque até o disparo automático da bomba. Zere o hodômetro. Rode se possível (ou percurso cidade ou estrada) até entrar na reserva. Reabasteça até o click do automático. Dívida o km rodado pelos litros de combustível deste último abastecimento. Planilhe estes dados e vá fazendo as médias simples. Acho mais preciso. Só não misture o consumo km/l com os dois modos de condução (urbano / estrada)

Jadson Matos
31/01/2024, 02:31
Bom dia Rangeiros, se é assim que posso escrever kkk, Vamos lá eu estava ficando doido tentando tirar uma media de consumo da minha Ranger 3.0 modelo XL 3.0 ano 2009/2010. De inicio quando peguei muitas pessoas começaram a me falar que eu estava correndo demais mas isso não acontecia era porque a turbina estava sendo acionada em baixas rotações tipo 1000 rpm ai onde eu apertava um pouco ela já faz aquele barulho das viaturas quando esta em alta, fui ate confundido varias vezes com a viatura passando na rua, agora praticamente descobri que a minha ranger foi chipada pois abri totalmente a wastgate e ela ainda aciona a turbina por volta dos 1500 rpm as vez ate menos. como já verifiquei escapamento e turbina então só que não posso descartar agora é que ela esta chipada. Voltando o assunto sobre o tanque, todos sabem que esse tanque é pra 75 litros mas se encher ate a boca vai dar mais tipo uns 82 a 83 litros, mas o que talvez vocês não sabem é que na realidade pega mais que isso, eu enchi o tanque nesse final de semana ate a boca, e esperei tipo uns 10 minutos pra minha surpresa o diesel desceu mais ainda nisso eu coloquei aos poucos 10 litros de diesel ainda, o carro estava no plano ai levei mais um litros para casa, detalhe , minha casa fica a uns 900 metros do posto, e surpresa outra vez pegou o litro inteiro, voltei ate o posto e comprei mais 5 litros e fui enchendo aos poucos e deixando o carro inclinado para cima e para baixo em relação a sua frente dele. No teste dele inclinado conseguir encher e esperei de um dia para outro e não desceu mais, rodei uns 17km e ai parei no mesmo lugar e na mesma inclinação e ele pegou menos de 1 litros, da pra se notar que tem alguma coisa de errado ne!, então fui por o caro em local plano e desceu o nível que estava na boca, agora estou tentando por no nível da boca com ele plano pois inclinado tanto para cima ou para baixo ele esta ok não desce o nível de um dia para o outro, OBS: não façam isso como teste se a sua boia estiver funcionando, pois vai dar problema, estou fazendo o teste na minha por que a boia esta com defeito, estou com uma nova para troca após eu fazer os testes com a certeza do o tanque esta totalmente cheio. Pelo relato que estou dando a vocês da para perceber que talvez tem muito dono de ranger com problema de consumo porque ela é remapeada ou não esta sabendo medir ai acha que esta consumindo e não esta.