Adilson Souza
03/02/2016, 13:36
Ao subir uma serra acelerando para manter a velocidade mesmo precionando o cambio automatico em terceira ou rebocando o Jeep ela tende a subir, o problema poderia ser Bomba dàgua, ou acoplamento de gel da helice do radiador?
mfdomingues
03/02/2016, 14:07
Ao subir uma serra acelerando para manter a velocidade mesmo precionando o cambio automatico em terceira ou rebocando o Jeep ela tende a subir, o problema poderia ser Bomba dàgua, ou acoplamento de gel da helice do radiador?
Adilson,,
O problema ou os problemas podem ser a quadrupla combinação entre válvula termostática, ventoinha viscosa (viscofan), liquido de arrefecimento e tampa do radiador.
Tampa do radiador troco a cada ano, somente ORIGINAL, mesmo tendo a mesma pressão (0,9 bar) não uso outra que seja KIA (no meu caso) quando você trocou a sua? Está baixando água no radiador? Se sim verifica a tampa.
Válvula termostática, uma vez comprei uma para outra viatura, colocamos, pois, estava sem, andei 30 minutos e voltei para a oficina, estava travada semi-fechada, voltamos na auto-peça e era defeito de fábrica o meca disse que era a segunda vez naquele mês com o mesmo problema, veja como está a sua, da para fazer um teste com água quente (nunca fiz este, mas peça para o meca testar).
Viscofan a recomendação do meu manual é substituir o gel a cada 60.000 km, mas, agora com menos de 50.000 km e como estou fazendo o motor pedi para o meca verificar e olha que espanto, o gel havia perdido suas propriedades, parecia uma gelatina, mesmo aquecido, tem que ficar muito esperto, ele acha que o antigo proprietário não colocou o gel correto.
Liquido de arrefecimento, bom, isto nem preciso falar que só de qualidade (nada de radiex) e com água desmineralizada, no seu caso com etilenoglicol e na mistura correta indicada pelo fabricante, em excesso ou seja, super concentrado o aditivo pode dificultar a troca de calor da água e ai meu amigo não adianta usar.