Ver Versão Completa : Iniciante no 4x4. Dúvida.
João Paulo Arruda
03/02/2016, 09:17
Bom dia Pessoal.
Sempre fui louco por trilhas e sempre amei a natureza e mato. Fiz trilha por muitos anos de bike, mas não posso mais pedalar devido à 3 cirurgias que fiz no joelho.
Recentemente, um amigo comprou um Willis e meu irmão comprou um Grand Vitara e comecei a andar com eles para testar se me adaptaria com um Jeep. O problema é que eu fiquei apaixonado por dirigir um Jeep. rsssss
Agora vai a minha dúvida. Como não conheço nada, estou pensando em vender o meu Clio e comprar um Jeep para mim e estive vendo muitos Suzuki Jimny. Achei um carro bonito, mas um pouco caro e seguro caro também pelo porte do carro.
O que posso esperar de um carro desses?
Vi muitos falando de problemas com Jimnys ainda novos e de falta absurda de peças.
Como não conheço, tenho medo de entrar numa encrenca. Até achei um modelo 2001 que está aparentemente bom para começar e testar, mas estou com medo de vender o meu clio e pegar uma bucha.
Uso o carro no dia a dia em estradinha asfaltada, mas que por ter fazendas e sítios no trajeto todo, sempre tem alagamentos e muita lama cobrindo o asfalto.
Queria também usar o Jeep, para trilhas leves e médias de fins de semana, na região de São Roque, Ibiúna, Ilhabela etc.
Se puderem me ajudar na opinião, eu agradeço muito.
mfdomingues
03/02/2016, 11:44
Bom dia Pessoal.
Sempre fui louco por trilhas e sempre amei a natureza e mato. Fiz trilha por muitos anos de bike, mas não posso mais pedalar devido à 3 cirurgias que fiz no joelho.
Recentemente, um amigo comprou um Willis e meu irmão comprou um Grand Vitara e comecei a andar com eles para testar se me adaptaria com um Jeep. O problema é que eu fiquei apaixonado por dirigir um Jeep. rsssss
Agora vai a minha dúvida. Como não conheço nada, estou pensando em vender o meu Clio e comprar um Jeep para mim e estive vendo muitos Suzuki Jimny. Achei um carro bonito, mas um pouco caro e seguro caro também pelo porte do carro.
O que posso esperar de um carro desses?
Vi muitos falando de problemas com Jimnys ainda novos e de falta absurda de peças.
Como não conheço, tenho medo de entrar numa encrenca. Até achei um modelo 2001 que está aparentemente bom para começar e testar, mas estou com medo de vender o meu clio e pegar uma bucha.
Uso o carro no dia a dia em estradinha asfaltada, mas que por ter fazendas e sítios no trajeto todo, sempre tem alagamentos e muita lama cobrindo o asfalto.
Queria também usar o Jeep, para trilhas leves e médias de fins de semana, na região de São Roque, Ibiúna, Ilhabela etc.
Se puderem me ajudar na opinião, eu agradeço muito.
João, essa síndrome off road é fogo, quando pega é pior que zika virus, não quer largar vc de jeito nenhum, sei como é isto.
Rapaz, a falta de peça que vejo alguns reclamarem são para os Jimnys mais novos que são fabricados pela MMC aqui no Brasil, o 2001 é o japa ainda, ou seja, esse se faltar peça tem explicação o tupiniquim não deveria faltar, mas, fazer o que coisas de Brasil.
O Jimny é uma viatura muito boa, bem robusto, mas tem suas limitações, afinal a proposta dela é um 4x4 compacto, o motor 1.3 é honesto, mas é um 1.3 na trilha vai bem, em ultrapassagens na estrada tem que ter atenção por exemplo.
O espaço interno no meu ponto de vista é complicado, não sei sua estatura, mas, pode limitar bastante a escolha.
Pensou em considerar um Tracker / Grand Vitara? Ou um Tr4? Você terá oferta muito maior, são viaturas valentes e aguentam bastante desaforo, claro, tem seus pontos fracos também como consumo (Tr4) e manutenção um pouco (não muito) mais elevada com relação a custo (GV), mas estando em SP você tem muitaaa opção de serviços e peças.
Recomendo que faça um teste drive nas 3 viaturas, ande o máximo que puder estressa o conjunto em ladeiras, freiadas, curvas fechadas e veja a que mais lhe agrada, no final essa será a melhor viatura do mundo (para você claro)
João Paulo Arruda
10/02/2016, 09:47
Valeu pelas Dicas Mfdomingues.
Percebi depois olhando mais a fundo aqui no fórum que a minha dúvida é mais comum do que parece. rssss
Bom, para o que eu quero, acho que o Jimny parece ser um bom carro, pois vou usar no dia a dia numa estradinha sem movimento, toda asfaltada, mas que tem uns pontos cheios de lama e pequenos riachos que alagam um pouco em dia de chuva muito forte. Coisa que consigo passar com o Clio que tenho, tranquilamente.
Gostaria de usar o jipe também, para curtir um pouco mais o fds com minha esposa, indo para algumas trilhas leves e no máximo medianas. Com relação à tamanho, eu tenho 1.80 e minha esposa 1.65m então acho que o tamanho do Jimny não deve ser empecilho, apesar de nunca ter entrado em nenhum para ver como é.
O Grand Vitara, meu irmão comprou um não faz nem 1 mês. Ele tinha uma Mitsubishi Outlander e trocou por um Grand Vitara novo. Eu dirigi e gostei bastante, mas preciso de um carro mais econômico pro dia a dia, pois já tenho um Fusion, que é um carro pra passeio e é bem gastão e com peças caras. Ele só deixo pra viagens longas e passeios de fds com minha esposa.
O TR4, tenho amigos que tem e gostam muito. Mas fui desencorajado por alguns amigos que tem oficina, pois como ele saiu de linha ano passado, o que já era caro para manter, ficará mais caro ainda, mas é um excelente carro, pelo que já vi.
Realmente, agradeço muito pelas dicas, inclusive pelo modo a testar o carro, pois test drive com um carro de rua é uma coisa, para jipe deve ser diferente. Vou me atentar à esses detalhes.
mfdomingues
10/02/2016, 12:51
Valeu pelas Dicas Mfdomingues.
Percebi depois olhando mais a fundo aqui no fórum que a minha dúvida é mais comum do que parece. rssss
Bom, para o que eu quero, acho que o Jimny parece ser um bom carro, pois vou usar no dia a dia numa estradinha sem movimento, toda asfaltada, mas que tem uns pontos cheios de lama e pequenos riachos que alagam um pouco em dia de chuva muito forte. Coisa que consigo passar com o Clio que tenho, tranquilamente.
Gostaria de usar o jipe também, para curtir um pouco mais o fds com minha esposa, indo para algumas trilhas leves e no máximo medianas. Com relação à tamanho, eu tenho 1.80 e minha esposa 1.65m então acho que o tamanho do Jimny não deve ser empecilho, apesar de nunca ter entrado em nenhum para ver como é.
O Grand Vitara, meu irmão comprou um não faz nem 1 mês. Ele tinha uma Mitsubishi Outlander e trocou por um Grand Vitara novo. Eu dirigi e gostei bastante, mas preciso de um carro mais econômico pro dia a dia, pois já tenho um Fusion, que é um carro pra passeio e é bem gastão e com peças caras. Ele só deixo pra viagens longas e passeios de fds com minha esposa.
O TR4, tenho amigos que tem e gostam muito. Mas fui desencorajado por alguns amigos que tem oficina, pois como ele saiu de linha ano passado, o que já era caro para manter, ficará mais caro ainda, mas é um excelente carro, pelo que já vi.
Realmente, agradeço muito pelas dicas, inclusive pelo modo a testar o carro, pois test drive com um carro de rua é uma coisa, para jipe deve ser diferente. Vou me atentar à esses detalhes.
JP, teste os veiculos que pretende adquirir, leve sua esposa e ande tanto atrás como na frente e de passageiro.
Quando andar com a viatura parece com as rodas dentro de uma valeta por exemplo e veja a distância até o solo. enfim, veja todos os detalhes.
No meu entendimento mesmo saindo de linha a Tr4 não ficará tão cara e muito menos imediatamente, isto leva algum tempo a minha saiu de linha em 2003, não é tão fácil encontrar peças, mas, encontro todas as que preciso. E vc possuindo outros carros onde o tempo parado não lhe afetará tanto fica melhor ainda, mas gosto é gosto.
A melhor viatura de todas é aquela que te faz feliz, boa sorte e boas trilhas.
João Paulo Arruda
15/02/2016, 09:31
Valeu mesmo pelas Dicas Mfdomingues !!! Já me ajudou legal.
Opa, seja bem vindo João, esse negócio de manutenção é bem esquisito mesmo, geralmente é dito por quem nunca possuiu o modelo em questão, já reparou?
Eu tive suzuki samurai, suzuki swift, toyota corolla (são quase imortais), minha irmã tem um jimny 2011, e posso te falar nunca encheu o saco, o carrinho é bem honesto inclusive no motor 1.3 como dito acima. É bem mais esperto do que o 1.3 do samurai 97 que eu tive, e não fica atrás, muito pelo contrário, de nenhum 1.0 desses nacionais modernos.
O mercado automobilístico brasileiro, é completamente sui generis, quiçá, o mais burro do mundo.
O único carro que presta é o que as pessoas possuem, o resto é merda, melhor é o meu! Dizem ou pensam, como se essa afirmação fosse até aumentar o preço de revendo do veículo.
E temos os carros mais caros do mundo. carro ruim pelo maior preço :concordo:
Minha dica não é diferente das acima.
Experimente, ande nos veículos e sinta do que vc gosta e o que te satisfaz.
agora um segredo, dá pra consertar quase tudo pelo youtube, os gringos sabem como :concordo:
quem sabe a gente se esbarra numa trilha por aí :concordo:
[]´s