Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas de iniciante - 4x4

Lucas Facó
02/02/2016, 23:49
Olá a todos! Recentemente adquiri um Jimny 4all e estou muito feliz com o carro até agora. Não tenho nenhuma experiência 4x4 e não vejo a hora de colocar o carro na areia, fazer as trilhas etc.. Hahaha

Sou novo aqui no fórum e entrei justamente para pegar algumas dicas básicas para 4x4.

Inicialmente, só comprei um calibrador (aquela caneta) pra indicar a pressão dos pneus. No momento estou atrás de um compressor de ar. Aqueles mini compressores resolvem o problema? Porque vi uns aqui na Apiguana de 670 reais e não tenho condições de gastar isso tudo no momento. Aqueles da Schulz, black and Decker quebram o galho? Quais são as características do compressor que tenho que atentar para não comprar um errado?
Quais outros equipamentos são essenciais para andar na areia e tudo mais?

Outra dúvida, quando vou a praia, tem as dunas e tudo mais e quando vou pra outra duna, por exemplo, pego uma estradinha pra chegar. Nesse momento que saio da duma e entro na estrada tenho que encher de novo os pneus pra quando chegar na outra duna secar de novo? Ou posso andar um pouco com os pneus baixos na estrada? Só pra não ter que secar e encher de novo..

Desculpem a inexperiência, hahahah! Valeu a todos pela ajuda!! Abraço

Paulo Amaury
03/02/2016, 17:48
Olá a todos! Recentemente adquiri um Jimny 4all e estou muito feliz com o carro até agora. Não tenho nenhuma experiência 4x4 e não vejo a hora de colocar o carro na areia, fazer as trilhas etc.. Hahaha

Sou novo aqui no fórum e entrei justamente para pegar algumas dicas básicas para 4x4.

Inicialmente, só comprei um calibrador (aquela caneta) pra indicar a pressão dos pneus. No momento estou atrás de um compressor de ar. Aqueles mini compressores resolvem o problema? Porque vi uns aqui na Apiguana de 670 reais e não tenho condições de gastar isso tudo no momento. Aqueles da Schulz, black and Decker quebram o galho? Quais são as características do compressor que tenho que atentar para não comprar um errado?
Quais outros equipamentos são essenciais para andar na areia e tudo mais?

Outra dúvida, quando vou a praia, tem as dunas e tudo mais e quando vou pra outra duna, por exemplo, pego uma estradinha pra chegar. Nesse momento que saio da duma e entro na estrada tenho que encher de novo os pneus pra quando chegar na outra duna secar de novo? Ou posso andar um pouco com os pneus baixos na estrada? Só pra não ter que secar e encher de novo..

Desculpem a inexperiência, hahahah! Valeu a todos pela ajuda!! Abraço

Lucas Bem Vindo ao mundo do off road... tb sou aqui do ceará...

Algumas considerações;

1º) Deve ter no carro essa caneta calibradora, cinta, manilha e um trasferidor de ar que você manda fazer em loja de material para borracharia isso é o basico, esse calibrador portatil pode ter se quiser mas não me faz falta e no minimo um rádio ht...

2º) Sobre andar nas praias deve ter muito cuidado pois existem áreas que são proibidas e multa é caríssima...

3º) Muito importante a calibragem dos pneus... se for all terran use 10 libras sem medo, se for mud entre 8 e 10 libras e for pneu original coloque 12 libras. obs. encha o step com 50 libras para poder usar em emergências usando o transferidor de ar que citei no 1º tópico...

4º) Não precisa ficar enchendo e secando o tempo todo, seca no inicio e quando acabar a trilha indo para casa novamente você enche. não tem problema realizar esse deslocamento curto a médio com pneu baixo não... faço isso a anos nunca estraguei pneu nenhum...

5º) Ande com a tábua de maré embaixo do braço... quem manda é a natureza, de preferencia ande com a maré cheia secando... e EVITAR ANDAR SOZINHO... BOM SEMPRE ANDAR EM 2 CARROS...

QUALQUER DÚVIDA PODE PERGUNTAR...

VALEU!!!

Lucas Facó
03/02/2016, 19:43
Paulo, valeu pelas dicas!

Hoje acabei comprando um mini compressor da Black and Decker que foi até o vendedor da Suzuki que me indicou. Fiz um teste sequei os pneus até 10 lbs depois enchi pra 23 normal e demorou cerca de 1 a 2 minutos cada pneu. Achei bem rápido e prático.

Quanto ao transferidor de ar, vou atrás de um também. Quais são as características desse transferidor? Quantas lbs o estepe do Jimny aguenta (acho que o pneu do Jimny 4all é um mud)?

Rádio HT eu posso me comunicar só com quem tá por perto ou têm canais que posso me comunicar a qualquer hora? É muito caro?

Outro dúvida, Paulo, aproveitando que você também é daqui.. Haha! Quais são as melhores trilhas, dunas pra andar pelo Porto das Dunas, para aquele de lá? Aquiraz, Prainha etc.. Você me recomenda alguma? Sei que ali pela praia do porto das dunas é tudo proibido né..

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas! Abraço!

RafaKaio
08/03/2016, 23:20
Opa... fala aí glr... blz?! Lucas e Paulo... tranquilo? Também sou novo no mundo off road... recentemente adquiri meu primeiro carro 4x4 .. uma duster que aguenta umas pancadas ae...rs queria ingressar no mundo off road... nas trilhas.. principalmente do porto das dunas... mas é óbvio que queria ir acompanhado com uma glr... ir sozinho sem nunca ter ido não é aconselhável. A propósito... ha comprei todo material necessário... cinta... compressor... etc. Tem algum grupo específico que vcs participam? E se sim... pode me juntar a vcs? Haha.. se não for incômodo Ne?! Vlw glr... forte abraço. P.S - Não vejo a hr de fazer minha primeira trilha... haha

junior ricardo
15/03/2016, 13:50
Boa tarde!
Galera sou novo por aqui e estou com uma duvida?
estou querendo adquirir uma Suzuki grand vitara 3 - 2009 4x4 usada, entretanto estou na duvida entre uma automatica ou manual, sendo que a manual esta com 47 mil km e a automatica com 75 mil km? qual deveria adquirir? e se adquirir quais pontos deveria olhar, ja que esta consercionarias não deixam o carro sair pra ir no mecanico?
Agradeço!

EduTrierweiler
15/03/2016, 14:15
Boa tarde!
Galera sou novo por aqui e estou com uma duvida?
estou querendo adquirir uma Suzuki grand vitara 3 - 2009 4x4 usada, entretanto estou na duvida entre uma automatica ou manual, sendo que a manual esta com 47 mil km e a automatica com 75 mil km? qual deveria adquirir? e se adquirir quais pontos deveria olhar, ja que esta consercionarias não deixam o carro sair pra ir no mecanico?
Agradeço!

Olá Amigo,

Bom, entre manual e automático é uma resenha e vai muito do teu gosto também.

Escolhi manual, pois gosto de ter "controle" do carro e percebi que ele fica ligeiramente mais "esperto" que o automático, claro que o automático tem toda a questão de conforto, geralmente não dá manutenção, mas o consumo é maior.

Sobre cuidados na compra, olhe bem a lataria se nunca foi batida e teste amortecedores e barulhos estranhos que indiquem que o carro foi judiado. Ligue pelo menos o bloqueio da tração em linha reta, somente para ver se o sistema está ok. Se não deixarem sair com o carro, recomendo pegar um mecânico de confiança que entenda da marca e 4x4, pra dar uma olhada no carro.

Geralmente as Vitaras não dão muitos problemas, se é de CSS, com manual carimbado nas revisões e com garantia, iria sem medo.