Conectar

Ver Versão Completa : Explorer x Cherokee x Pajeiro GLS-B x Pajero Sport anos 1997 a 2001

Danilo_74
02/02/2016, 22:58
Explorer x Cherokee x Pajeiro GLS-B x Pajero Sport anos 1997 a +- 2001

Estudo comprar uma viatura com os seguintes pre-requisitos:
- porta-malas grande
- 4 portas
- Cambio automático
- 6 cilindros
- Freios ABS nas 4 rodas
- Desejável Airbag
- Itens de conforto como Ar, Direção, Vidro Trava e banco de couro
- Bom estado de conservação e, caso equipado, que tenha sido bem feito.
- e com valor maximo de R$ 25.000

Minha ideia é ter esse carro para viagens, principalmente as mais longas, e passar por estradas de terra em que carros de passeio não costumam passar - acho eu que isso é trilha leve no máximo média. Pode ser que com o passar do tempo eu me empolgue e comece a ingressar no mundo das trilhas mais pesadas...

Depois de muito pesquisar, baseado no que eu assimilei (no que eu estiver errado, por favor me corrijam), as viaturas em vista são:

- Cherokee Sport 4.0 Gasolina 1998
Consumo: 5 com litro na cidade e 7 na estrada
Pros: Gosto da aparencia, é monobloco e robusta, tem a melhor capacidade nas trilhas e tenho um amigo mecânico vê-oiteiro que manja muito de Cherokee
Contra: é a que mais consome e tem o menor porta malas

- Ford Explorer 4.0 Gasolina 1997
Consumo: 6 cidade e 10 estrada
Pros: O maior porta-malas de todos, confortável, mecanica robusta e mais econômica
Contra: Acho a aparencia muito "Tiozão", não tem reduzida, dizem que a suspensão dianteira não é das melhores e parece que sofre um pouco na trilha

- Hilux 3.0 ou 3.4 gasolina
Consumo: 3.0 faz 7 cidade e 10 estrada - ouvi falar que a 3.4 faz 4 cidade e 7 estrada. Procede?
Prós: Bom porta-malas e mecanica mais robusta de todas, tão robusta que é a única que suporta até relaxo do dono.
Contras: Acho a aparencia a mais "Tiozão" de todas, é meio lerda e é a mais cara, sendo meio difícil aparecer uma dentro do valor pretendido

- Mitsubishi GLS-B e Sport 3.0 e 3.5
Consumo: de 6.5 a 7 na cidade e 9.5 a 10 na estrada, respectivamente à cilindrada. A 3.5 bebe pouca coisa a mais e anda bem mais. Procede?
Prós: Bom porta-malas, aparencia legal nas 2, suspensão robusta e economica
Contras: Li uma razoavel quantidade de queixa com o cambio automático (ferver óleo!?!?!) e o motor é o menos durável - no máximo 200.000 Km, mas é comum a retifica com menos de 150.000 km) e a 3.0 é meio lerda. Procede?

Não quero colocar GNV e, e se eu comprar com GNV irei tirar quando vencer o bujão, e se me incomodar muito tiro antes... E como pretendo rodar uns 5.000Km por ano não acho que compensa investir mais para comprar um carro a Diesel, além de ser mais visada de roubo e, em função também da idade da viatura, não irei fazer seguro.

Descartei Pathfinder porque vendeu pouco (dificil achar peças), anda pouco e consome igual à Cherokee (mas falam muito bem da robustes e do conforto dela).

Quanto à manutenção, me parece que a Explorer e hilux terão o menor custo por Km. A Cherokee não é nehum absurdo para a categoria, me preocupando mais o motor e cambio das Mitsubishi.

Este será o meu primeiro 4x4, primeiro cambio automatico, primeiro com motor 6 canecos, primeiro com motor com mais de 1,8 litros, enfim primeiro brinquedo de gente grande que eu terei.

Baseado nisso tudo, o que é verdadeiro e o que é falso?

- Alguem tem informações sobre o consumo dos modelos mencionados? E outras informações como aceleração e tamanho do porta-malas?

- Quanto ao conforto, acho que todas são boas, ainda mais que estou acostumado com carro pé-de-boi... Alguem sabe me dizer se as viaturas são muito diferentes entre si?

- E esse problema do motor e cambio das Mitsubishi, procede esses problemas ou é relaxo dos donos? Vi também muitos relatarem que, na prática, o consumo das mitsuba não é tudo isso que eu vi nas fichas técnicas, e que são semelhantes à Cherokee. Procede?

- Qual é a capacidade offroad de cada modelo citado descalça e equipada?

- Quais informações voces acham relevantes eu considerar?

- E por fim, como viajarei somente com minha esposa pros fim-de-mundo do interior do Brasil, alguem conhece algum serviço de guincho, tipo um seguro ou um clube de guincho? Vai que a jabiraca quebra no caminho, como não farei seguro (ao menos nos moldes normais de um carro mais novo) tenho que ter um plano B.

Obrigado a todos
Danilo

Múcio Luiz
02/02/2016, 23:49
Opa! quem disse que a Explorer não tem reduzida? A V6 tem sim e é muito forte! A V8 é que não tem. E se você quer p/ trilhas leves e médias ela aguenta o tranco. Para uma trilha pesada, qualquer uma delas precisa de modificações.

A suspensão dianteira é um pouco frágil sim se você andar na terra o tempo todo. O que pega são as bieletas e as bandejas. Mas a Explorer tem o melhor custo-benefício de todas as suas opções e faz o mesmo que todas as outras fazem, com maior conforto. Das suas opções é a que tem melhor preço, a com maior chances de estar em bom estado (muita Explorer é carro de asfalto) e sua manutenção não é cara comparando-se à concorrência.

O consumo de todas 6 cilindros se equivale: 5-6km/l na cidade, 8km/l na estrada (pesquise no fórum). A Explorer não é visada para roubo, compartilha a maioria das peças mecânicas com a Ranger 98-2011, é a mais confortável de todas (já andei em Cherokee, Pajero e SW4), a Explorer não tem bancos. tem poltronas, não cansa em viagens longas.

O V6 4.0, se trocado o óleo e filtro corretamente, passa dos 400 mil km fácil. O porta-malas é enorme e ainda tem o rack no teto, muito útil. Quanto ao estilo, eu particularmente gosto, especialmente daqueles parachoques cromados, bem americano.

Freia bem e o ABS faz toda a diferença. E tem airbag duplo.

Tenho a minha há 2 anos e meio, já rodei 40 mil km na cidade, em rodovias e indo a sítios por estradas muito difíceis. Uso 4x4 e reduzida toda semana.

[]s!

Danilo_74
03/02/2016, 09:27
Eu encontrei muito comparativo de Explorer x Cherokee, cada um com sua preferencia. Baseado no que pesquisei, no quesito durabilidade, a Explorer tem durabilidade superior a quase todos, só tenho dúvidas sobre a SW4.
O consumo da Explorer V6 é comum dizerem que faz quase 7 na cidade e quase 10 na estrada - Antigamente a gasolina tinha menos etanol, então rendia mais...
E a Cherokee fazer 5 cidade e 7 estrada é o que consta nas fichas técnicas e se repete nos comentários dos proprietários.
Já as Pajero no manual consta algo em torno dos 7 cidade e 10 estrada, mas na prática os donos dão números diversos (inclusive iguais da Cheroka), me deixando cada vez mais na dúvida.
E do q li, as Pajero são mais pé-de-boi, mas venceram muitos rallys, portanto, deve ter suas virtudes, mas é recorrente as reclamações de motor e cambio pouco duráveis (acho que foram feitos para durar só um rally... rsrsrsrs...), mas será que isso não é relaxo dos donos???

Danilo_74
03/02/2016, 09:43
Mucio, antes de mais nada, obrigado pelo seu comentário...

Como dizem, todos bebem bem, então não adianta fazer a escolha somente sobre o consumo, mas o consumo é, para mim, um dos parametros que estou ponderando para fazer a minha escolha, mas é mais barato um beberrão de baixa manutenção do que um "econômico" que dá problema toda hora, ou que dá problemas caros pra arrumar. Agora se tiver um econômico de baixa manutenção, aí é o melhor dos mundos.

E como um carro desses já vem com um par de alianças, tenho que escolher bem para não me arrepender.

Mas só completando o raciocínio sobre o consumo, fazendo uma conta simples: se um carro faz, na estrada, 7 com litro e outro faz 9, com gasolina a 3,40, a cada 10.000Km temos:
10.000 / 7 * 3,40 = 4.857,14
10.000 / 9 * 3,40 = 3.777,77
Uma economia de 1.079,37 que eu posso gastar a mais em manutenção preventiva ou em equipamentos pra viatura, sem pesar nada a mais no meu bolso em relação à opção mais beberrona...

Múcio Luiz
03/02/2016, 10:43
Danilo, quanto ao consumo:

Cherokee:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/37228-consumo-cherokee-16.html

SW4:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/49254-motor-hilux-sw4-v6-gasolina-2.html

Pajero
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/39958-consumo-da-pajero-diesel-e-gasolina.html

Explorer
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/106109-duvidas-sobre-explorer-v6-2.html

Percebe-se que todas elas se equivalem.

Quando comprei a minha, fazia 4 na cidade e não passava de 7 na estrada. Troquei as velas pela NGK Iridium e cabos Bosch 8mm, filtro de ar e filtro de combustível novos (troco esses dois filtros a cada 15 mil km) e hoje ela faz 5,5km/l na cidade (Campos do Jordão é cheio de morro e eu e minha esposa temos o pé pesado :mrgreen:) e 8km/l na estrada. Na Carvalho Pinto a 110 km/h travado no piloto automático cheguei a fazer 9km/l.

[]s!

Múcio Luiz
03/02/2016, 10:47
Mais uma coisa: peça ao administrador mudar seu tópico de "Frota 4x4 Brasil" para "Comparações entre veículos".

Arildo MT
03/02/2016, 13:54
Eu encontrei muito comparativo de Explorer x Cherokee, cada um com sua preferencia. Baseado no que pesquisei, no quesito durabilidade, a Explorer tem durabilidade superior a quase todos, só tenho dúvidas sobre a SW4.
O consumo da Explorer V6 é comum dizerem que faz quase 7 na cidade e quase 10 na estrada - Antigamente a gasolina tinha menos etanol, então rendia mais...
E a Cherokee fazer 5 cidade e 7 estrada é o que consta nas fichas técnicas e se repete nos comentários dos proprietários.
Já as Pajero no manual consta algo em torno dos 7 cidade e 10 estrada, mas na prática os donos dão números diversos (inclusive iguais da Cheroka), me deixando cada vez mais na dúvida.
E do q li, as Pajero são mais pé-de-boi, mas venceram muitos rallys, portanto, deve ter suas virtudes, mas é recorrente as reclamações de motor e cambio pouco duráveis (acho que foram feitos para durar só um rally... rsrsrsrs...), mas será que isso não é relaxo dos donos???

Sem desmerecer nenhuma das opções, mas muitos carros participantes de rally não tem nada haver com as versões comercializadas para os clientes em geral (principalmente a MIT).

Danilo_74
03/02/2016, 23:33
Múcio, quanto ao consumo, tá ficando mais complicado... antes de criar este tópico, pesquisei bastante (o da Cherokee eu já tinha lido uns pedaços), e pesquisei também o depoimento de proprietários e ficha técnica em outros sites.

De acordo com esses links:
- a Explorer e SW4 bebem mais que eu pensava (ou já tinha lido) - o pessoal relata por aí que faz uns 6,5-7 na cidade e 9-10 na estrada;
- a Cherokee tá consistente (e até mesmo um pouco mais otimista) do que eu vi por aí;
- a briga mesmo é na Pajero, cada um diz um consumo diferente, existindo a possibilidade de ser o mais econômico de todos, mas pegar uma que esteja econômica tá me parecendo que é acertar na loteria, e tb me preocupa ser recorrente mencionarem q fazem retífica com uns 150.000Km

Ou seja, essa estória de consumo vai ser um fator menos relevante na escolha, porque, no final das contas, só vou saber quanto faz com litro depois que eu já tiver comprado. Essa pesquisa é pra eu saber antecipadamente o que é possível fazer e aplicar as manutenções pra isso. E outra coisa, 2 Km a mais ou a menos com litro já é relevante, mas menos que isso de diferença se torna pouco pra eu me preocupar.

O que voce falou das Explo ser mais conservadas é algo que eu já tinha lido por aí, carros usados com apelo/proposta mais jovem e esportivo costumam ser mais sambados. Daí acho que justifica o porque as Pajero tem relatos tão diversificados de consumo (cada viatura maltratada de algum modo).

Por enquanto estou na fase de especulação, como não vou vender meu super poderoso Classic 1.0 2007 (isso, passarei a ter 2 carros) vai demorar um tempinho ainda pra eu poupar os $ 20-25k pra comprar meu brinquedo.

Mas se eu fosse comprar hoje, compraria a mais barata que eu visse que estivesse em muito bom estado, tanto de aparencia quanto de avaliação por um mecânico (aquele meu amigo V8tero) que entende dessas jabiracas, mas estou com a impressão que acabará sendo uma Cheroka ou uma Explorer.

Bom gente, continuem enriquecendo essa conversa q isso poderá me ajudar a escolher definitivamente, ou ao menos enxugar minha lista de opções, simplificando minha escolha.... Valeu!!!

Danilo_74
03/02/2016, 23:40
Só completando, como você disse sobre consumo - "Percebe-se que todas elas se equivalem." :concordo:

Arildo MT
04/02/2016, 12:11
Votaria na sw4, porem com 25.000,00 não é facil encontrar uma bem cuidada, se não fizer falta 6 canecos, automatico e um porta malas enorme, optaria pela tracker, com dinheiro na mão aparecem algumas 10 anos mais nova (2007 a 2009) de 30.000 a 120.000 km, entre R$ 23.000,00 a 35.000,00, melhor custo x beneficio que já conheci, e se futuramente for encarar trilhas mais punks não é dificil tranformar em trator.

Danilo_74
04/02/2016, 12:54
Concordo com vc sobre o preço da SW4, por isso é bem provável que não será ela, mas mantenho na lista, vai que cai uma no colo, meu receio maior está sobre as Pajero - ao menos até que alguém me explique sobre essa estória de pouca durabilidade do motor e cambio...

Já quanto aos outros pré-requisitos, abro mão do 6 canecos, desde que a economia seja significativa, mas automática é um luxo que quero ter e porta-malas grande é uma necessidade, pois haverá situações que vou carregar o mundo dentro dela, principalmente em viagens mais curtas (ir pra praia com a família toda, por exemplo).

Se fosse exclusivamente só pra minha minha esposa e eu, com certeza iria pra uma viatura menor e mais nova e usaria no dia-a-dia. Tracker, Vitara, TR4, todos esses tem aos montes pra comprar e pelo pouco que vi, todos tem suas virtudes e seus defeitos, mas no final todos são equivalentes entre si.

É isso aí...

imoller
20/08/2016, 02:15
Danilo 74, então, adquiriu sua viatura?? Ja se passaram 6 meses, fiquei curioso.

Em tempo: gostei do seu comentário sobre custo benefício diesel X gasolina. Na maioria das vezes as pessoas esquecem que vao rodar pouco e investem em diesel, ok, mas é que sai muito caro para pouco uso, e a economia com o diesel VS gasolina não vai se pagar com pouco uso...

Sobre as viaturas , sou suspeito em falar porque tenho uma Explorer, 94, mas vejo vantagem na Explorer e cherokee especificamente para sua necessidade descrita, porém, a escolha entre as duas vai envolver muito a questão de gosto/ praticidade.

Cherokee: mecânica tão durável e robusta quanto a explorer, ideal para trilhas pesadas (se bem preparada) peca em conforto se comparado a Explorer. Necessário saber com antigo dono se era feito as trocas de atf do câmbio e demais revisões , para evitar dor de cabeças futuras. Nas versões Sport, existem com câmbio manual, muito raras mas tem. Facilidade de peças razoável.

Explorer: camionete robusta, minimamente mais econômica que as cherokee, ótimo conforto, as V6 OHV passam fácil dos 400mil km, caso seja de seu agrado, existem bastante com câmbio manual, e com exceção das peças de funilaria , toda a mecânica é a mesma das Ranger de mesmo ano, exceto o eixo dianteiro das Explorer 4x4 até 94, que é twinbean. Há, li que não é de seu interesse, mas não se assuste com GNV na Explorer , o velho OHV 4.0 originario dos Ford da década de 70 nos EUA, tolera muito bem o combustível.

Ambas camionetes são muito boas, tem manutenção mais cara se comparado a populares, e mais barato se comparado à Discovery, Pathfinder, e outros importados menos comuns aqui.

Em especial na Explorer , é realmente mais comum achar ela mais inteira do que a Cherokee, e principalmente mais barata. Além de compartilhar a mecânica da ranger e ter fácil todas as peças.

Espero ter contribuído.

Abraço

Danilo_74
20/08/2016, 09:33
Imoller, bom dia,

É a conclusão que eu cheguei: Diesel compensa pra quem vai rodar muito, ou pra quando o uso requer que seja a díesel (autonomia maior ou atravessar rios/alagamentos...). Compensa também pra quem só quer curtir uma temporada e depois vender sem grandes dificuldades. Do mais, a gasolina tem a vantagem de se investir menos na aquisição, manutenção, embora mais frequente, é mais fácil que diesel, menos barulho e vibração e bem menos visada de roubo.

Quanto ao uso do GNV é que ele não se dá bem com cambio automático, porque o GNV alterar a curva de torque do motor, comprometendo a transmissão. Pra quem tem carro com cambio manual e não sente falta de espaço, o GNV alem de economizar ainda tem a vantagem de não ser possível adulterar.

Das viaturas mencionadas, reduzi para Explorer 4.0 e Cherokee Sport 4.0. A Hilux só se for 3.0, mas é improvável por causa do preço. Descartei de vez a Mitsuba.

Só discordo com você no valor da Explorer, que tenho constatado que é meio igual ao da Cherokee, sendo até mais provável pagar ligeiramente menos numa Explorer do que numa Cherokee. Ou seja, entre essas duas, o valor não é fator de desempate.

Por outro lado, penso na hipótese de juntar uns $35K e comprar algo mais novo, daí eu incluo na lista o Grand Vitara 2008-2010 e o Subaru Forester 2.5 Turbo 2007-2009.

Eu sei, Forester é muito mais uma perua do que um SUV, mas eu li o forum dela aqui no 4x4 e fiquei bem impressionado. É um ótimo carro na cidade e na estrada, tem um sistema incrível de tração 4x4 e consegue fazer trilhas leves e talvez até média. Ou seja, a princípio, atende bem a minha necessidade. Procura uns vídeos de Forester offroad e verá que se trata de um lobo na pele de cordeiro. Só não consegui uma informação sobre o Forester: qual profundidade de água ele consegue atravessar....

Mas quanto a $$$, fiz uma viagem salgada no começo do ano e ainda tô pagando o preço dela... rsrsrsrsrs... e como essa crise atingiu minha esposa a renda familiar deu uma despencada. Vai demorar bastante pra comprar a jabiraca porque também tenho mudado de planos: ter um carro a mais significa uma despesa a mais, o que atrapalha os planos que tenho feito para as futuras viagens. É provável então que eu primeiro faça essas viagens e só depois eu compre a viatura para fazer as viagens mais curtas (tipo 2000km).

É isso aí...

imoller
20/08/2016, 21:06
Muito bom Danilo74,

Planejar as prioridades evita surpresas e decepções.
O importante é isso , independente da viatura , antes você precisa gostar dela, de preferência em todos os sentidos.

Aqui no RS as Explorer sao bem mais baratas que as cherokee sport.

Sobre o gnv, discordo de vc em parte rsrsrsrsrs.
O que infelizmente gera descredibilidade e dor de cabeça nos veículos adaptados, não só com câmbio auto, mas todos é a carência de mão de obra técnica, profissionais com conhecimento, isso tudo faz toda diferença.
Temos um grupo no whatsapp de ranger/Explorer e tem gente de todo o Brasil, e alguns membros tem Explorer auto com gnv, sem nenhum problema, mas todas precisaram de caprichos que convertedoras não fazem. Acredite, as Explorer andam no gnv com desempenho igual à gasolina , somente com alguns detalhes de ajustes .
Mas óbvio, gnv é opção. Se ganha peso, se perde espaço, se ganha econômia, se perde autonomia, por aí vai... é preciso por na balança e ver se compensa. Cada caso é um caso, e acredito que no seu nao valeria a pena, de acordo com seu propósito.

De qualquer forma, boa sorte amigo.

Abraço.

Danilo_74
22/08/2016, 22:47
Imoller, blz?!?!

Realmente não tenho interesse no GNV não, mas essa carência de mão-de-obra boa, de quem manja o que está fazendo, é grande aqui em SP em todas as áreas, e quem é bom cobra bem.

Tenho visto que as Explorer por aqui custa uns 2K a menos que as Cherokke - como eu disse, pra mim essa diferença não é fator de desempate.

Por enquanto minha emoção manda ir pra Cherokke, mas a razão manda ir pra Explorer. Tá faltando eu conhecer somente a Explorer pessoalmente pra decidir qual escolher.

Bom, obrigado, espero ter sorte de comprar uma bem bacana.

[]'s

RafaTR4
23/08/2016, 07:40
Bom dia, Eu também fiz essa análise e acabei optando por uma Grand Cherokee, é uma excelente viatura! Talvez valha a pena dar uma pesquisada, no caos da minha está preparada para trilhas e expedições, pronta para qualquer aventura mesmo! E estou vendendo ela pois estou querendo pegar uma moto para expedições, se interessar o link é esse: Jeep Grand Cherokee V8 5.2L 1998, 1998 - Carros - Jardim Carolina, Jundiaí | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/jeep-grand-cherokee-v8-5-2l-1998-207867722)

Abraços!

Danilo_74
23/08/2016, 08:39
Rafa, legal tua viatura, tá preparada mas sem exageros.. mas se eu for de Cheroka, vou de Sport, sei q é a mais pé-de-boi das Cherokee, mas acho mais invocada...

[]s

Danilo_74
16/11/2016, 21:59
Pessoal, fui conhecer uma Explo nesse fds e informo: descartei da minha lista, ficando com a Cheroka e SW4. Devido ao preço, provavelmente vou de Cheroka.
O motivo é simples: minha esposa, com toda sua altura, ou enxerga bem ou alcança bem os pedais, os 2 juntos não deu certo.... rsrsrsrs.... já que ela dirige, quero um carro que ela consiga dirigir bem.
E a Cheroka ela já entrou e conseguiu ter boa visão e alcançar perfeitamente os pedais - vou até levar ela pra ver outra novamente só pra confirmar.
E se eu optar por uma viatura mais nova, o que vai levar mais tempo para adquirir, irei de Grand Vitara.

[]s a todos

Paulo André BR
29/11/2016, 18:32
Pessoal, fui conhecer uma Explo nesse fds e informo: descartei da minha lista, ficando com a Cheroka e SW4. Devido ao preço, provavelmente vou de Cheroka.
O motivo é simples: minha esposa, com toda sua altura, ou enxerga bem ou alcança bem os pedais, os 2 juntos não deu certo.... rsrsrsrs.... já que ela dirige, quero um carro que ela consiga dirigir bem.
E a Cheroka ela já entrou e conseguiu ter boa visão e alcançar perfeitamente os pedais - vou até levar ela pra ver outra novamente só pra confirmar.
E se eu optar por uma viatura mais nova, o que vai levar mais tempo para adquirir, irei de Grand Vitara.

[]s a todos

Danilo,

Tive uma Cherokee 97 manual, de 2010 até início desse ano. Peguei com 100.000km e vendi com 200.000km.
Puta carro! Não tive dor de cabeça.

Minha irmã tem um SW4 diesel das antigas, 1994. Toda original. Mais confortável e maior que a XJ, mas a dirigibilidade da XJ era bem melhor. Esterça muito mais, é menor e em uso urbano se assemelha muito mais a um veículo (do tamanho de um Golf). A SW4 já é mais trambolho e pelo pouco esterço, as manobras ficam comprometidas.

Peças de carro americano são fáceis de conseguir.

A XJ é muito mais simples do que aparenta.

No tópico Jeep Wrangler/Cherokke, tem muita coisa sobre ela!

Boa sorte na busca!

T+

cemecor
06/10/2017, 12:31

[]s a todos

Eu já tive uma Explorer V6, uma Cheroke V8 4.7 e hoje ainda tenho uma 5.7 overland à venda.

Todas as 3 são verdadeiras naves. O único porém é o consumo, mas se for para rodar menos de 2000km por mês compensa MUITO ter um SUV 4x4 americano, são viaturas de excelência em conforto, luxo e potência.

Hoje, além da Cheroka 5.7, tenho uma SW4 3.0, tá difícil de acostumar com este pé-de-boi da Toyota.:lol: