Conectar

Ver Versão Completa : Pajero full x nova sw4

enasor
01/02/2016, 17:51
PessoALL ...Amigos do Fórum ...

Conforme já sabemos, a nova SW4 modelo 2016 está chegando renovadíssima no nosso mercado ... com novo design, nova estrutura, novo tamanho, novo motor, nova mecânica, com mais tecnologia embarcada ... tudo, ou quase tudo, renovado ... pelo jeito, só manteve o nome ... muita gente vai esperar a chegada da mesma nas css para conhecer pessoalmente o veículo, fazer o test-drive e só então, depois, emitir opinião em termos de comparação com veículos concorrentes ... de qualquer maneira está aí um tópico para quem quiser já ir dando opiniões (isentas de paixão, e sem brigas, viu pessoal???!!!! Rsrsrs) ...

Forte abraço.

GiovanniP
01/02/2016, 22:40
Falando nisso existe alguma previsão de mudanças na pajero full? A sw4 chega esse mês com R$ 248 mil conforme me informaram na concessionáriaconcessionária

enasor
02/02/2016, 17:18
... existe alguma previsão de mudanças na pajero full? ...

Pelo que a gente vê no noticiário da mídia, e conversas com pessoal das css, leva-nos a crer que ninguém sabe absolutamente de nada ... portanto, pelo "andar da carruagem", acredito que até meados de 2017 não teremos grandes novidades ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
03/02/2016, 10:26
Falando nisso existe alguma previsão de mudanças na pajero full? A sw4 chega esse mês com R$ 248 mil conforme me informaram na concessionáriaconcessionária

248 é muito para a Sw. Pelo visto é esperar uns 6 meses pra ver se rola uns 20 k de desconto.

Augusto Schimidt
03/02/2016, 11:34
Tb acho muito 248 mas se vier mesmo por este preço eu duvido que baixe, nunca vi a Toyota dar desconto em seus carros, principalmente novos modelos. E tem outra, a Toyota dita o preço deste modelos no mercado, pode ter certeza que logo as concorrente vem com o preço bem próximo, lamentável.

enasor
03/02/2016, 15:08
Tb acho muito 248 ... a Toyota dita o preço deste modelos no mercado, pode ter certeza que logo as concorrente vem com o preço bem próximo, lamentável.

Muito sagaz sua observação, meu caro Augusto ...

Com efeito, há pouquíssimos dias, no site oficial da Mit Brasil http://mitsubishimotors.com.br (http://mitsubishimotors.com.br/), o valor de um Pajero HPE Full 3.2 4x4 16V T.I.Diesel 5p Aut estava por R$ 220 mil. Hoje, está por R$ 231 mil ("Valor à vista de tabela do veículo Pajero Full diesel automático aro 18" ano 2015/modelo 2016", conforme reza no site) ... e tem css vendendo por R$ 240 mil para quem quiser comprar uma aro 20" ... aí eles vem com aquela história de que o veículo é importado, que aumentou o dólar, que ... o escambau!!!!! ... é brincadeira!!!! ... isso parece até cartel ...

Abs.

dudu83
03/02/2016, 16:14
São veículos de categorias diferentes, o concorrente toyota da full seria a land cruiser prado... so no Brasil mesmo que alguem paga quase 250 num utilitário de entrada...

Augusto Schimidt
03/02/2016, 19:55
Muito sagaz sua observação, meu caro Augusto ...

Com efeito, há pouquíssimos dias, no site oficial da Mit Brasil http://mitsubishimotors.com.br (http://mitsubishimotors.com.br/), o valor de um Pajero HPE Full 3.2 4x4 16V T.I.Diesel 5p Aut estava por R$ 220 mil. Hoje, está por R$ 231 mil ("Valor à vista de tabela do veículo Pajero Full diesel automático aro 18" ano 2015/modelo 2016", conforme reza no site) ... e tem css vendendo por R$ 240 mil para quem quiser comprar uma aro 20" ... aí eles vem com aquela história de que o veículo é importado, que aumentou o dólar, que ... o escambau!!!!! ... é brincadeira!!!! ... isso parece até cartel ...

Abs.

Pois é Enasor, com certeza isso já é reflexo do laçamento da nova SW4.

Quanto a ser cartel, eu não descarto esta possibilidade de forma alguma, afinal, existem poucas opções nesta categoria e fica muito fácil fazer um "acordo de cavaleiros" definindo preços muito próximos uns dos outros mas não iguais.

Abraço.

ANTONIO GABRIEL COSTA
03/02/2016, 20:37
São veículos de categorias diferentes, o concorrente toyota da full seria a land cruiser prado... so no Brasil mesmo que alguem paga quase 250 num utilitário de entrada...

Preço a preço a Full é mais carro. O que complica é o visual cansado da Full. E pelo que parece ela desvaloriza mais que a Sw4. Mas, pra quem paga 250 K isso não deve importar muito, não é mesmo?

ANTONIO GABRIEL COSTA
03/02/2016, 20:51
PessoALL ...Amigos do Fórum ...

Conforme já sabemos, a nova SW4 modelo 2016 está chegando renovadíssima no nosso mercado ... com novo design, nova estrutura, novo tamanho, novo motor, nova mecânica, com mais tecnologia embarcada ... tudo, ou quase tudo, renovado ... pelo jeito, só manteve o nome ... muita gente vai esperar a chegada da mesma nas css para conhecer pessoalmente o veículo, fazer o test-drive e só então, depois, emitir opinião em termos de comparação com veículos concorrentes ... de qualquer maneira está aí um tópico para quem quiser já ir dando opiniões (isentas de paixão, e sem brigas, viu pessoal???!!!! Rsrsrs) ...

Forte abraço.

Enasor.

Apesar de não dispormos ainda da nova Sw4 para podermos opinar com mais propriedade percebo em você um certo entusiasmo com a Sw4 ou é apenas impressão minha?

Acho que você, como proprietário de uma Full, tem todas as condições de opinar neste comparativo e espero que contribua muito para a evolução do tópico. Sem paixões e achismos podemos tentar formar uma opinão sobre qual será a melhor opção.

Abraço.

enasor
03/02/2016, 22:03
Enasor.

Apesar de não dispormos ainda da nova Sw4 para podermos opinar com mais propriedade percebo em você um certo entusiasmo com a Sw4 ou é apenas impressão minha?

Acho que você, como proprietário de uma Full, tem todas as condições de opinar neste comparativo e espero que contribua muito para a evolução do tópico. Sem paixões e achismos podemos tentar formar uma opinão sobre qual será a melhor opção.

Abraço.

Meu caro amigo Antônio ...

Sempre fui fã da SW4 ... sempre foi meu sonho de consumo ... porém, estou muitíssimo satisfeito com o Full que adquiri, o qual, conforme já relatei em outras oportunidades, “caiu na minha mão" num golpe de sorte, por absoluto acaso ... foi um negócio de oportunidade, que eu não poderia perder ... levei a família para ver o veículo ... fizemos test-drive em vários SUVs (Discovery Sport, SW4 atual, Renegade, Etc.) ... por vários motivos acabamos nos apaixonando pelo Full ... porém, um dia terei que trocá-lo por outra viatura, não é mesmo? ... poderá ser um outro Full, ou uma SW4, veículos que aprendemos a admirar por encaixarem-se nas nossas necessidades como uma “luva” ... existem outras opções também que não deixamos de vislumbrar, a exemplo do “551” (Renegade ampliado) que a FCA nos fez o “favor” de burramente abortar ou, pelo menos, congelar o lançamento, por enquanto, aqui no Brasil ... agora, com a vinda da nova SW4, renovadíssima, em termos de tecnologia este veículo irá aproximar-se bastante, igualar, ou superar o Full??? ... outra coisa: Considerando os preços que serão praticados, qual será a melhor opção em termos de custo x benefício para aqueles que estarão na dúvida entre um Full ou a nova SW4??? ... e, ainda haverá outros fatores que poderão ser ponderados e analisados ... uma questão, dentre muitas: Será que a novíssima SW4 vai roubar clientes do Pajero Full??? ... caso positivo, porque??? ... sinceramente, ainda não tenho respostas e nem sei avaliar isso tudo com propriedade ... em princípio, pelo menos neste ano de 2016 ainda ficarei tranquilamente com o Full, não só porque estou muito satisfeito com ele, mas, também, porque o mesmo ainda estará sob garantia de fábrica ... mas, para meados de 2017, com a SW4 já com um ano no mercado, já testada pela “galera” e com a possível vinda do Full modelo 2018, também renovado e, quem sabe, até o tal "551", já deveremos ter em mente respostas a várias perguntas ... daí ser muito interessante "jogar" isso tudo para as análises sempre inteligentes da “galera” para que todos nós possamos ir maturando idéias, não é mesmo?

Forte abraço e parabéns por mais esta observação inteligente da sua parte ...

enasor
19/02/2016, 08:06
Prezados amigos ...

Ontem eu e a família fomos ver a nova SW4 na css ... vão, aqui as minhas impressões, comparativamente ao nosso Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014 ... considerem e relevem, pois são opiniões de um proprietário leigo ...

Adianto que não pude fazer o test-drive, de forma que não foi possível observar e comparar alguns quesitos importantes, tais como: Câmbio, silêncio interno; desempenho nas ultrapassagens; estabilidade nas curvas no modo 4x2; consumo; funcionamento do ar condicionado; funcionalidades dos faróis; respostas do sistema nas alternâncias entre 4x4 e 4x2; controle em rampas; etc. Essa avaliação, vou deixar para um outro proprietário mais experiente fazer num futuro próximo ...

Mas, vamos às minhas impressões em termos comparativos, com o veículo parado:

- Design: Ponto para a SW4. Esteticamente, a SW4 é mais bonita. Minha esposa achou bastante bonita. Acho que a mulherada vai adorar esse veículo ... Porém, à primeira vista, achei a SW4 com excesso de cromados. Na SW4 as maçanetas das portas são cromadas, enquanto que no Full são pintadas na cor do veículo, mas, neste ponto, há gosto para ambas as opções;

- Engine Start Stop (Sistema de Partida sem Chave, através de botão): Ponto para a SW4. O Full não tem essa funcionalidade;

- Paddle Shifters: Ponto para a SW4. O Full não tem essa funcionalidade;

- Central Multimídia: Na SW4 os comandos são através de toque na tela, enquanto que no Full podem ser acionados através de teclas laterais à tela. Eu, particularmente, gosto mais de teclas para alterar volume, mudar de canal, ligar e desligar, etc.;

- Potência do motor e torque: Ponto para o Full. 200 cv/44,7 kgf.m no Full; 177 cv/45,9 kgf.m na SW4;

- Espaço interno e conforto dos passageiros: Ponto para o Full. Uma coisa que a gente observa logo de cara é que o banco do passageiro não possui regulagem eletrica em termos de distância, inclinação e altura, ou seja, é tudo feito manualmente. Percebi um ar de insatisfação na minha esposa, que gosta de andar na frente e regular o banco ao seu modo, deixando-o bem alto, de forma a ver os outros veículos lá em baixo ... rsrsrs ... Além disso, nenhum dos bancos frontais tem aquecimento elétrico;

- Porta Malas: Ponto para o Full. Na SW4 o sistema de recolhimento dos bancos da terceira fileira continua arcaico e de visual péssimo quando recolhidos, apresentando-se suspensos no porta malas, misturando-se com as bagagens, diminuindo espaço e presos através de fivelas, enquanto que no Full são recolhidos sob o assoalho, liberando espaço no porta malas e deixando o ambiente mais "clean". De outra forma, na SW4 o sistema de abertura da tampa do porta malas é elétrico, enquanto que no Full essa funcionalidade continua, também arcaicamente, no modo manual. Mesmo assim, neste quesito (porta malas), no meu modesto entendimento, a balança pende favoravelmente para o Full.

- Teto solar: Ponto para o Full. A SW4 não tem essa funcionalidade;

- Rodas e Pneus: Rodas Aro 20 no Full e Aro 18 na SW4; Pneus 265/50 R20 no Full e 265/60 R18 na SW4. Não sei avaliar isso com muita propriedade. Deixo para os mais experts ...

- Seleções de modos do sistema de tração: Ponto para a SW4, que apresenta um moderno botão seletor para as trocas de tração que, além de ser mais funcional, contribui para deixar o ambiente mais "clean" na cabine, enquanto que no Full essa funcionalidade ainda é arcaica, feita através de alavanca;

- Visual do Painel: Em ambos os veículos as funcionalidades tem visual sóbrio, prático, bonito, moderno e agradável. Na SW4, tal como no Corolla, vislumbra-se a presença de um reloginho, bem no estilo "retrô" (Lembrei-me do antigo Del Rey ...), contrastando com as outras funcionalidades apresentadas em estilo moderno ... o pessoal reclamou tanto do tal reloginho no Corolla e encheu tanto o saco da Toyota, que ela, de birra, resolveu mantê-lo na SW4 ... rsrsrs.

- Quanto a outros itens de conforto e segurança, acredito que ambos os veículos se equivalam: Ar condicionado; volante com controles integrados (Multimídia, piloto automático, etc.); air-bags; porta-trecos; qualidade dos revestimentos; espaço e conforto dos passageiros; iluminação interna; etc.

Finalizando, saí da css com a impressão de que o veículo da Toyota teve uma progressão bastante acentuada em relação ao modelo anterior ... posso até arriscar dizer que os proprietários de SW4 que fizerem um "up-grade" para esse novo modelo vão ficar bastante satisfeitos ... quanto a nós, fomos para casa convencidos de que, por enquanto, estamos muito bem servidos com o Full ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
19/02/2016, 18:37
Prezados amigos ...

Ontem eu e a família fomos ver a nova SW4 na css ... vão, aqui as minhas impressões, comparativamente ao nosso Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014 ... considerem e relevem, pois são opiniões de um proprietário leigo ...

Adianto que não pude fazer o test-drive, de forma que não foi possível observar e comparar alguns quesitos importantes, tais como: Câmbio, silêncio interno; desempenho nas ultrapassagens; estabilidade nas curvas no modo 4x2; consumo; funcionamento do ar condicionado; funcionalidades dos faróis; respostas do sistema nas alternâncias entre 4x4 e 4x2; controle em rampas; etc. Essa avaliação, vou deixar para um outro proprietário mais experiente fazer num futuro próximo ...

Mas, vamos às minhas impressões em termos comparativos, com o veículo parado:

- Design: Ponto para a SW4. Esteticamente, a SW4 é mais bonita. Minha esposa achou bastante bonita. Acho que a mulherada vai adorar esse veículo ... Porém, à primeira vista, achei a SW4 com excesso de cromados. Na SW4 as maçanetas das portas são cromadas, enquanto que no Full são pintadas na cor do veículo, mas, neste ponto, há gosto para ambas as opções;

- Engine Start Stop (Sistema de Partida sem Chave, através de botão): Ponto para a SW4. O Full não tem essa funcionalidade;

- Paddle Shifters: Ponto para a SW4. O Full não tem essa funcionalidade;

- Central Multimídia: Na SW4 os comandos são através de toque na tela, enquanto que no Full podem ser acionados através de teclas laterais à tela. Eu, particularmente, gosto mais de teclas para alterar volume, mudar de canal, ligar e desligar, etc.;

- Potência do motor e torque: Ponto para o Full. 200 cv/44,7 kgf.m no Full; 177 cv/45,9 kgf.m na SW4;

- Espaço interno e conforto dos passageiros: Ponto para o Full. Uma coisa que a gente observa logo de cara é que o banco do passageiro não possui regulagem eletrica em termos de distância, inclinação e altura, ou seja, é tudo feito manualmente. Percebi um ar de insatisfação na minha esposa, que gosta de andar na frente e regular o banco ao seu modo, deixando-o bem alto, de forma a ver os outros veículos lá em baixo ... rsrsrs ... Além disso, nenhum dos bancos frontais tem aquecimento elétrico;

- Porta Malas: Ponto para o Full. Na SW4 o sistema de recolhimento dos bancos da terceira fileira continua arcaico e de visual péssimo quando recolhidos, apresentando-se suspensos no porta malas, misturando-se com as bagagens, diminuindo espaço e presos através de fivelas, enquanto que no Full são recolhidos sob o assoalho, liberando espaço no porta malas e deixando o ambiente mais "clean". De outra forma, na SW4 o sistema de abertura da tampa do porta malas é elétrico, enquanto que no Full essa funcionalidade continua, também arcaicamente, no modo manual. Mesmo assim, neste quesito (porta malas), no meu modesto entendimento, a balança pende favoravelmente para o Full.

- Teto solar: Ponto para o Full. A SW4 não tem essa funcionalidade;

- Rodas e Pneus: Rodas Aro 20 no Full e Aro 18 na SW4; Pneus 265/50 R20 no Full e 265/60 R18 na SW4. Não sei avaliar isso com muita propriedade. Deixo para os mais experts ...

- Seleções de modos do sistema de tração: Ponto para a SW4, que apresenta um moderno botão seletor para as trocas de tração que, além de ser mais funcional, contribui para deixar o ambiente mais "clean" na cabine, enquanto que no Full essa funcionalidade ainda é arcaica, feita através de alavanca;

- Visual do Painel: Em ambos os veículos as funcionalidades tem visual sóbrio, prático, bonito, moderno e agradável. Na SW4, tal como no Corolla, vislumbra-se a presença de um reloginho, bem no estilo "retrô" (Lembrei-me do antigo Del Rey ...), contrastando com as outras funcionalidades apresentadas em estilo moderno ... o pessoal reclamou tanto do tal reloginho no Corolla e encheu tanto o saco da Toyota, que ela, de birra, resolveu mantê-lo na SW4 ... rsrsrs.

- Quanto a outros itens de conforto e segurança, acredito que ambos os veículos se equivalam: Ar condicionado; volante com controles integrados (Multimídia, piloto automático, etc.); air-bags; porta-trecos; qualidade dos revestimentos; espaço e conforto dos passageiros; iluminação interna; etc.

Finalizando, saí da css com a impressão de que o veículo da Toyota teve uma progressão bastante acentuada em relação ao modelo anterior ... posso até arriscar dizer que os proprietários de SW4 que fizerem um "up-grade" para esse novo modelo vão ficar bastante satisfeitos ... quanto a nós, fomos para casa convencidos de que, por enquanto, estamos muito bem servidos com o Full ...

Abs.

Ótima análise Enasor. Parabéns pela lucidez e imparcialidade. Você tem que conseguir este Test Drive.

Amanhã o pessoal da Toyota vai fazer uma feijoada aqui e tentar vender umas SW. Quem sabe consigo um Test Drive.

A impressão que tenho é que a SW4 perde em desempenho para a full. Seus 177 cv não devem bater os 200 cv da full apesar do torque pareado. Mas vamos aguardar os testes e relatos dos colegas.
Como disse antes você deveria fazer um TD para poder formar opinião aqui.

Imagino que o espaço interno da Full seja melhor que o da Sw, oque vc achou?

Acho que o quesito que a Sw leva vantagem é o quesito novidade. Visual totalmente novo, o interior com vários apliques em couro e simulando madeira ficou muito bom. A chave e seu sistema presencial com partida por botão. Nessa vertente a Full fica com uma carência de renovação aparentando um visual "cansado".

Apesar dos segmentos distintos já que a Full concorre com a Prado em segmento superior da Sw acho que a briga é boa.

Vamos aguardar as considerações dos demais colegas.

enasor
19/02/2016, 22:05
Ótima análise Enasor. Parabéns pela lucidez e imparcialidade. Você tem que conseguir este Test Drive.

Amanhã o pessoal da Toyota vai fazer uma feijoada aqui e tentar vender umas SW. Quem sabe consigo um Test Drive.

A impressão que tenho é que a SW4 perde em desempenho para a full. Seus 177 cv não devem bater os 200 cv da full apesar do torque pareado. Mas vamos aguardar os testes e relatos dos colegas.
Como disse antes você deveria fazer um TD para poder formar opinião aqui.

Imagino que o espaço interno da Full seja melhor que o da Sw, oque vc achou?

Acho que o quesito que a Sw leva vantagem é o quesito novidade. Visual totalmente novo, o interior com vários apliques em couro e simulando madeira ficou muito bom. A chave e seu sistema presencial com partida por botão. Nessa vertente a Full fica com uma carência de renovação aparentando um visual "cansado".

Apesar dos segmentos distintos já que a Full concorre com a Prado em segmento superior da Sw acho que a briga é boa.

Vamos aguardar as considerações dos demais colegas.

Pois é, meu caro Antonio ...

Em termos de desempenho, acredito que só mesmo dirigindo ambos os veículos e ter a experiência e a sensibilidade própria dos mais experientes para fazer uma avaliação comparativa bem criteriosa e não tendenciosa ... em termos de cavalaria, em números, o Full ganha da SW4 ... mas, você foi muito feliz na sua frase: “seus 177 cv não devem bater os 200 cv da full apesar do torque pareado” ... você frisou bem, e com cautela: “ não devem” ... sem dúvida, devemos analisar isso com cautela, pois o sistema estrutural e mecânico da SW4 sofreu alterações significantes, com novas tecnologias, que podem ter tornado o veículo mais leve e mais solto, apesar de mais amplo ... e isso pode lhe ter conferido um desempenho até superior ao Full, o qual, sem dúvida, é mais pesado ... portanto, como você mencionou, “vamos aguardar os testes e relatos dos colegas” ...

Quanto ao espaço interno, eu e a esposa, sentimo-nos mais confortavelmente instalados no Full ... foi uma sensação de estarmos mais elevados em relação ao solo ... de maior espaço ... de maior visibilidade ... some-se a isso, a maior capacidade do porta malas com os bancos da terceira fileira recolhidos ... mas, sei lá!!!! ... essas sensações podem ser falsas, em razão de já estarmos acostumados com o Full, enquanto que na nova SW4 só entramos uma vez e, claro, pelo fato deste veículo ter um design diferente do Full, evidentemente que, para uma análise com mais propriedade, nossos sentidos deveriam estar adaptados ao seu ambiente ...

Bem ... de qualquer forma, fica a sugestão para que você, numa oportunidade que tiver, faça um test-drive também num Full ... quero acreditar que suas sensações serão menos tendenciosas do que as minhas, uma vez que você não está acostumado com nenhum dos dois veículos ...

Forte abraço.

E.T.:

E quanto à suas considerações: "Apesar dos segmentos distintos já que a Full concorre com a Prado em segmento superior da Sw acho que a briga é boa." ... Isso mesmo!!!! ... sem dúvida ... parece que a nova SW4, agora, mais tecnológica, também está entrando nessa "briga", e já está mandando o recado: "agora também estou na parada"!!!! Rsrsrsrs.

enasor
21/02/2016, 07:40
... Acho que o quesito que a Sw leva vantagem é o quesito novidade. Visual totalmente novo, o interior com vários apliques em couro e simulando madeira ficou muito bom. A chave e seu sistema presencial com partida por botão. Nessa vertente a Full fica com uma carência de renovação aparentando um visual "cansado" ...

Meu prezado Antonio ...

Desculpe-me por não ter respondido a essas colocações suas, também muito ponderadas, diga-se de passagem ...

Vai aqui meu ponto de vista ...

Concordo plenamente com você, meu caro amigo ... Pensando no futuro, quando da revenda, em termos do retorno do capital empregado na compra, liquidez, gastos com manutenção, pós-venda, etc., não há dúvidas de que a melhor opção é pela nova SW4 (ao preço exorbitante de R$ 225 mil), ao invés do Full atual (ao preço, não menos exorbitante, de R$ 231 mil) ... A nova SW4 é um veículo que, em termos de tecnologia embarcada em itens de mecânica, conforto, segurança, etc., aproximou-se muito do Full atual (isto se não ultrapassou, hein??? ... mas, é isso mesmo que estamos tentando descobrir neste tópico) e, sem dúvidas, este veículo, além de poder usufruir de um melhor pós-venda (neste quesito já é sabido que a Toyota é excelente), no futuro sofrerá menor depreciação e terá melhor liquidez na revenda, principalmente considerando o fato de que o Full tem mercado bem mais restrito em termos de procura e, além do mais, conforme você relatou, já está com “visual cansado”, e deverá sofrer alterações, também profundas, em breve ... e, para aqueles que quiserem ficar com ela após o período de garantia, acredito que o custo de manutenção dela será inferior ao do Full, eis que ela é praticamente fabricada por aqui mesmo, enquanto que o Full é totalmente importado (e o preço do dólar não está nada atraente!!!!) ... porém, para aqueles que tem um perfil igual ao meu, ou seja, necessitam de um SUV de grande porte, estão achando os preços de veículos dessa categoria um absurdo aqui no Brasil, não ligam para visuais ou mudanças estéticas, e não fazem questão de serem os primeiros proprietários de um veículo zero km, fica a sugestão para apreciação de um Full semi-novo ... para essas pessoas, acho que vale a pena fazer um test-drive num veículo desse, até mesmo para conhecê-lo melhor e ter parâmetros comparativos até mesmo com outros veículos do mesmo segmento (SUVs de grande porte) ... acham-se no mercado veículos muito pouco rodados (praticamente zerados, tendo em conta a capacidade de rodagem dessas máquinas), a preços muito em conta (já bem depreciados), são veículos fortes, resistentes, espaçosos, confortáveis, já adaptados ao Brasil, com muita tecnologia embarcada, custo de manutenção baixo, comparado com outros do mesmo nível ou mais top, e sempre muito bem cuidados, pois quem tem um veículo desse, raramente o colocam em trilhas ou situações extremas e agressivas de utilização ... eis a razão pela qual fiz aquele comentário: "quanto a nós, fomos para casa convencidos de que, por enquanto, estamos muito bem servidos com o Full" ...

Forte abraço.

enasor
22/02/2016, 10:54
Só complementando ...

E, relativamente à aquisição de um semi-novo, seguindo a mesma linha de raciocínio, para aqueles que tem o mesmo perfil que eu, e que, aditivamente, não se importam de possuir um veículo com um pouco menos de tecnologia embarcada do que o Full ou a SW4 atuais, não poderia deixar de destacar a possibilidade de vislumbrar a aquisição de uma SW4 semi-nova modelo anterior ... para ela valem as mesmas citações e qualificações abordadas no post anterior e, ainda, com a vantagem de sofrer menor desvalorização em termos percentuais, ter melhor liquidez do que um Full semi-novo, ou qualquer outro SUV do mesmo segmento, etc. ... ou seja, é outra excelente alternativa em termos de custo x benefício ... e, para os felizes proprietários que estão de posse de uma semi-nova, ou pensam em adquirir uma no mercado de usados, aproveito a oportunidade para replicar aqui um comentário meu feito num outro tópico ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/143613-nova-toyota-hilux-sw4-2016-a-27.html#post2349961

Abs.

enasor
22/02/2016, 17:24
http://carplace.uol.com.br/volta-rapida-toyota-sw4-se-reinventa-para-encarar-concorrencia-premium/

Múcio Luiz
22/02/2016, 20:10
https://www.youtube.com/watch?v=zz-5MIIBRgo

ANTONIO GABRIEL COSTA
22/02/2016, 20:22
Enasor falar oquê? Você já falou tudo.

Abraço.

MARCELO T4
23/02/2016, 07:48
Bom dia.
Fiz test drive na nova SW4.
Foi um test rápido mais no geral gostei do carro.
Tenho uma SW4 2013 e vou me aventurar nessa rs.
Concordo que o preço é elevado R$ 225 mil mais fazer o que...
Existe momentos que tenho vontade fazer test drive na Discovery sport,porém quando penso em manutenção,pós venda,desvalorização desanimo.
Fazem 7 anos que tenho SW4,nunca tive nenhum problema só troca de óleo e pastilha nada mais e como viajo muito preciso dessa confiabilidade.
Aproveitando não vou entregar a minha em uma concessionária se alguém interessar é uma branca 2013 7 lugares sou único dono está com 90 mil Km e todas as revisões realizadas,sem detalhe.wats 42 8404 0700
Abs

neilsonhenriques
23/02/2016, 12:20
Fazem 7 anos que tenho SW4,nunca tive nenhum problema só troca de óleo e pastilha nada mais e como viajo muito preciso dessa confiabilidade.

Tenho o Discovery desde 2008 e também nunca tive nada além das manutenções de rotina (óleo, pastilhas, correias, fluídos, buchas da suspensão, etc). Está indo pra 150.000 kms e parece que saiu da concessionária agora. Como tenho medo de avião, viagens até uns 5.000 km eu faço nele e também detesto voltar de guincho pra casa.

Resta saber se o Discovery Sport é um Discovery só no nome ou realmente é um tanque de guerra como seu irmão maior.

Pela tradição da Land Rover em levar 2, as vezes 3 anos pra consertar seus lançamentos, eu não compraria, apesar do ridículo custo de manutenção de R$ 1.990 por 3 anos.

Thiago Pereira
23/02/2016, 15:07

Sobre a central multimídia, também prefiro os botões como é na Full , mas a qualidade geral da central da SW4 é muito superior, a câmera de ré da Full é mais inútil do que útil, baixíssima resolução e se a luminosidade não estiver perfeita não se enxerga nada.

Em ambos os casos considero as rodas grandes demais, na Full é um grande exagero, rodas 17" só trariam benefícios (menor em ambas não é possível por causa dos freios), infelizmente hoje a "estética" é mais importante do que a funcionalidade.

Quanto a tração, a Full da um show, são quatro opções, 4X2, 4X4 com o diferencial central atuando, 4X4 bloqueado e 4X4 bloqueado e reduzido, enquanto a SW4 involuiu, saiu de um sistema 4X4 integral com diferencial central para um 4X4 Part-time como na picape, apesar de agora contar com o bloqueio no diferencial traseiro.

E uma curiosidade, apesar da Full ter uma alavanca, ela é apenas um botão, não existe qualquer conexão mecânica com a caixa de transferência, poderia facilmente ser substituída por um botão e instalada em qualquer outro local, mas a Mit optou por manter uma alavanca por questões "tradicionais".

enasor
23/02/2016, 15:59
... Quanto a tração ... a SW4 involuiu, saiu de um sistema 4X4 integral com diferencial central para um 4X4 Part-time como na picape ...

Hummmmmmmmmmmm ... essa informação foi de "tirar o tesão", hein???!!!!!! ... confesso que não gostei nem um pouco de saber que a nova SW4 não tem diferencial central ... sob chuva, principalmente em estradas sinuosas e descendo serra, gosto de andar com o 4x4 acionado, acreditando que o veículo esteja mais preso ao asfalto, com a tranquilidade de saber que tem um diferencial central atuando e sem a preocupação de danos no sistema pela ausência dele ... vai ter gente que vai acionar o 4x4 nessas condições, e outros, pior ainda, vão esquecer de voltar para o 4x2 em tempo hábil ... e aí, "a vaca poderá ir pro brejo" ... Abs.

enasor
23/02/2016, 16:35
... uma curiosidade, apesar da Full ter uma alavanca, ela é apenas um botão, não existe qualquer conexão mecânica com a caixa de transferência, poderia facilmente ser substituída por um botão e instalada em qualquer outro local, mas a Mit optou por manter uma alavanca por questões "tradicionais".

Essa eu também não sabia!!!! ... vivendo e aprendendo ... obrigado por mais essa informação, meu caro ... Abs.

Thiago Pereira
23/02/2016, 18:53
Hummmmmmmmmmmm ... essa informação foi de "tirar o tesão", hein???!!!!!! ... confesso que não gostei nem um pouco de saber que a nova SW4 não tem diferencial central ... sob chuva, principalmente em estradas sinuosas e descendo serra, gosto de andar com o 4x4 acionado, acreditando que o veículo esteja mais preso ao asfalto, com a tranquilidade de saber que tem um diferencial central atuando e sem a preocupação de danos no sistema pela ausência dele ... vai ter gente que vai acionar o 4x4 nessas condições, e outros, pior ainda, vão esquecer de voltar para o 4x2 em tempo hábil ... e aí, "a vaca poderá ir pro brejo" ... Abs.

Realmente tem coisas que não conseguimos entender! Será que o custo de um diferencial é tão alto assim?

Essa eu também não sabia!!!! ... vivendo e aprendendo ... obrigado por mais essa informação, meu caro ... Abs.

E o mais legal depois de saber disso, é ter que escutar o vendedor falar da confiabilidade e robustez que só a alavanca proporciona. :parede:

neilsonhenriques
23/02/2016, 18:58
... vai ter gente que vai acionar o 4x4 nessas condições, e outros, pior ainda, vão esquecer de voltar para o 4x2 em tempo hábil ... e aí, "a vaca poderá ir pro brejo" ... Abs.

O 4x4 full-time é um adendo de segurança, sem dúvida, mas a prudência o substitui inteiramente.
De qualquer forma, a Toyota não é uma empresa que se preocupa com segurança.

Pelo menos já colocaram freio a disco nas 4 rodas desse SW4 novo ?

Sobre o 4x4 part time acionado no asfalto... tenho pena de quem fizer isso ! :roll:

Thiago Pereira
23/02/2016, 19:55
O 4x4 full-time é um adendo de segurança, sem dúvida, mas a prudência o substitui inteiramente.
De qualquer forma, a Toyota não é uma empresa que se preocupa com segurança.

Sobre o 4x4 part time acionado no asfalto... tenho pena de quem fizer isso ! :roll:

Concordo, exceto com a parte da Toyota não se preocupar com a segurança, a Toyota se preocupa com o lucro, então no dia que os clientes se preocuparem com a segurança ela também vai.

enasor
23/02/2016, 19:58
... Pelo menos já colocaram freio a disco nas 4 rodas desse SW4 novo ? ...

Na Ficha técnica do novo SW4 (“folder” que peguei na css), consta assim:

“Dianteiros: Discos ventilados com ABS, EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (Sistema de assistência em frenagem de emergência)
Traseiros: Discos sólidos com ABS, EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (Sistema de assistência em frenagem de emergência)”

Já na Ficha técnica do Full, consta assim:

“Dianteiros: Discos ventilados 17”, Pinça com 4 pistões
Traseiros: Discos ventilados
ABS
Freios assistidos “BAS”
Distribuição eletrônica de frenagem EBD“

Novamente à superior apreciação dos mais entendidos ...

Abs.

neilsonhenriques
23/02/2016, 20:29
Traseiros: Discos sólidos com ABS, EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (Sistema de assistência em frenagem de emergência)”

Economia porca num carro que custa R$ 220.000... são essas coisas que não entendo na Toyota. Custava botar um ventilado ? O carro é enorme, pesado e tem um puta motorzão.
Aliás, entendo sim, isso mantém o "baixo custo" de manutenção, mas o cliente fica com um carro aquém do que deveria, apesar de pagar por isso.

No fundo, é o que o Thiago Pereira falou acima. Se os clientes aceitam e compram. Então beleza. Se não vendesse, aí se preocupariam em fazer bem feito.

ERRATA: no post anterior eu disse que nunca tive maiores problemas com o Discovery, mas me lembrei de certa vez ter furado a flange do diferencial traseiro, provavelmente depois que acertei um toco manobrando na estrada de chão. Enfim, nada que comprometesse a viagem de Presidente Epitácio até o Rio de Janeiro (mais ou menos 1.000 kms), mas havia me esquecido desse episódio.

enasor
23/02/2016, 20:39
... E o mais legal depois de saber disso, é ter que escutar o vendedor falar da confiabilidade e robustez que só a alavanca proporciona. :parede:

Eu também pensava assim ... e o pior: quase soltei essa "pérola" no meu comentário sobre minhas impressões a respeito do SW4 ... mas, não conta pra ninguém, não, viu Thiago??!!!! ... fica só aqui entre nós ... rsrsrs. Ainda bem que ignorância não mata e nem paga imposto!!!! Kkkkkkk. Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
23/02/2016, 20:53
Economia porca num carro que custa R$ 220.000... são essas coisas que não entendo na Toyota. Custava botar um ventilado ? O carro é enorme, pesado e tem um puta motorzão.
Aliás, entendo sim, isso mantém o "baixo custo" de manutenção, mas o cliente fica com um carro aquém do que deveria, apesar de pagar por isso.

No fundo, é o que o Thiago Pereira falou acima. Se os clientes aceitam e compram. Então beleza. Se não vendesse, aí se preocupariam em fazer bem feito.

ERRATA: no post anterior eu disse que nunca tive maiores problemas com o Discovery, mas me lembrei de certa vez ter furado a flange do diferencial traseiro, provavelmente depois que acertei um toco manobrando na estrada de chão. Enfim, nada que comprometesse a viagem de Presidente Epitácio até o Rio de Janeiro (mais ou menos 1.000 kms), mas havia me esquecido desse episódio.

Neilson boa noite.

A sua Disco é a 4? É integral? Conta mais sobre a Disco sobre manutenção e peças. Acha que vale a pena uma usada???

enasor
23/02/2016, 21:02
Prezado Antonio ... Também gostaria de saber a resposta do Neilson à sua indagação, e aproveito a oportunidade para saber dele, se ele acompanhou o caso do "link" abaixo, e se tem uma opinião a respeito:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/114613-discovery-4-avaria-na-caixa-de-velocidade-desempenho-limitado.html

Abs.

Arildo MT
23/02/2016, 21:02
https://www.youtube.com/watch?v=zz-5MIIBRgo

Pessoal, é só curiosidade, não quero gerar polemica com off topic, mas apesar das variaveis no geral como é classificada essa estrada do video por onde passa a full? estrada de terra, off road, normal, trilha leve, media, pesada ? por aqui 99% das estradas são de terra, essa do video seria uma estrada razoavelmente boa, aonde passa de uninho tranquilo, mas imagino que na região sul sudeste a percepção deve ser diferente, mas a full teve ter capacidade bem maior que mostrada no video ou estou enganado?

Arildo MT
23/02/2016, 21:14
Eu também pensava assim ... e o pior: quase soltei essa "pérola" no meu comentário sobre minhas impressões a respeito do SW4 ... mas, não conta pra ninguém, não, viu Thiago??!!!! ... fica só aqui entre nós ... rsrsrs. Ainda bem que ignorância não mata e nem paga imposto!!!! Kkkkkkk. Abs.

Sem contar que mesmo os 4x4 que são acionados através alavanca, na sua maioria aciona mecanicamente apenas a tranferência, porem o acionamento do diferencial dianteiro para acoplar com as rodas, na maioria das vezes depende de eletrônica, elétrica, vacúo, compressão, etc., ex: tr4, outdoor, tracker, hilux, tritom .......

enasor
23/02/2016, 21:27
... essa do video seria uma estrada razoavelmente boa, aonde passa de uninho tranquilo ...

Prezado Arildo ... Neste vídeo parece que a estrada é um pouquinho pior ... e o piloto parece que é bom também ... agora, eu, particularmente, não colocaria meu Full, nem numa e nem noutra, de forma alguma!!!!! ... para isso, acho que compraria um Troller, um Wrangler, ou até mesmo, um Jimny ... o Full 3D, pelo seu porte, talvez até encare isso também com mais naturalidade ... acho que um Full 5D, tal como um SW4, são SUVs para expedições e, feitos para encararem esse tipo de situação só numa eventualidade, num caso fortuito e de força maior ...

https://www.youtube.com/watch?v=3WPsT4p1lE8

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
23/02/2016, 21:41
Prezado Arildo ... Neste vídeo parece que a estrada é um pouquinho pior ... e o piloto parece que é bom também ... agora, eu, particularmente, não colocaria meu Full, nem numa e nem noutra, de forma alguma!!!!! ... para isso, acho que compraria um Troller, um Wrangler, ou até mesmo, um Jimny ... o Full 3D, pelo seu porte, talvez até encare isso também com mais naturalidade ... acho que um Full 5D é mais para expedições ...

https://www.youtube.com/watch?v=3WPsT4p1lE8

Abs.

Já tenho a solução para minha troca de carro.

Enasor me vende a Full dele, pega o dinheiro e compra uma SW4.

Pego o full quando Enasor? KKK

ANTONIO GABRIEL COSTA
23/02/2016, 21:42
To precisando passear em Sampa mesmo. kKKK

enasor
23/02/2016, 21:48
Já tenho a solução para minha troca de carro.

Enasor me vende a Full dele, pega o dinheiro e compra uma SW4.

Pego o full quando Enasor? KKK

Já decidi ... com esses preços abusivos, nem pensar!!!!! ... estou satisfeito com meu Full e vou ficar com ele até pelo menos meados do ano que vem ... até lá, vou estudando o comportamento da nova SW4 no mercado, nas mãos dos primeiros adquirentes ... não só com o preço, mas, também, fiquei desapontado com algumas coisas na nova SW4 (Ex.: Retirada do diferencial central), porém, conforme for, ano que vem, quem sabe, posso pegar uma semi-nova, pois sou adepto da turma daqui mesmo do fórum que pensa que comprar carro zerado aqui no Brasil é contribuir para enricar montadoras ... até lá, vamos, também, estudando outras opções no mercado, pois podem "pintar" outras boas alternativas na "área" ...

Abs.

enasor
23/02/2016, 22:59
Só complementando ...

Apesar das pequenas decepções, continuo fã da confiabilidade, pós-venda, baixa depreciação, melhor liquidez e baixo custo de manutenção que essa SW4 oferece ... são 5 pilares que sustentam esse veículo da Toyota como campeão de vendas no seu segmento há longo tempo aqui no Brasil ... tanto que, conforme já citei, continuarei de olho nela ...

Abs.

Arildo MT
24/02/2016, 00:54
Esse 2° video mostrou mais potencial, nossas estradas aqui são bem piores que esta do video e ainda chove torrencialmente 07 meses por ano, não tenho nenhum acesso por asfalto, e aonde tem asfalto no MT é vergonhosa a ''qualidade'', ainda bem que 99% do tempo rodo no dia a dia da cidade e quando preciso de 4x4 estou bem servido na minha necessidade, mas é legal saber que a full tem seus méritos.

enasor
24/02/2016, 08:09
Sobre a central multimídia, também prefiro os botões como é na Full , mas a qualidade geral da central da SW4 é muito superior, a câmera de ré da Full é mais inútil do que útil, baixíssima resolução e se a luminosidade não estiver perfeita não se enxerga nada. ...

Prezado amigo Thiago

Sei que você também é um craque quando o assunto é Central Multimídia. Sorte dos proprietários de Toyota, os quais tem o privilégio de poder contar com seus prestimosos comentários e orientações no tópico “Central Multimídia Toyota Hilux (Head Unit)”.

A CM que veio no meu Full 2013/2014 (que acredito que venha também nos modelos atuais, modelo 2014 para cá) é a da marca Clarion modelo NX501BC com monitor LCD de 7" com comandos por toque na tela ou teclados. Acredito que neste modelo de CM foram corrigidas algumas das deficiências das CMs colocadas em modelos anteriores de Fulls. Nos modelos anteriores os comandos eram apenas por toque na tela (touch screen). Estou com o veículo há quase 1 ano e essa CM nunca falhou comigo (funcionam com imagens muito boas a TV, GPS, Vídeos, Câmera de ré). Quanto à câmera de ré, nunca falhou e tem funcionando muito bem, em conjunto com o sensor de estacionamento, cujo alerta sonoro de aproximação de obstáculos também nunca falhou. Para mim, leigo no assunto, as imagens são boas, porém, não tenho a sua capacidade para fazer uma análise apurada com mais propriedade técnica, muito menos para estabelecer comparação com a CM da nova SW4. Por isso, submeto à sua apreciação as fotos que tirei hoje da CM do meu Full com a câmera de ré funcionando. Uma das fotos foi tirada na garagem de minha residência (onde as condições de iluminação não estavam muito boas, pois saí muito cedo de casa hoje) e as outras na cidade e no estacionamento onde guardo o carro no trabalho.

Forte abraço.

neilsonhenriques
24/02/2016, 09:59
A sua Disco é a 4? É integral? Conta mais sobre a Disco sobre manutenção e peças. Acha que vale a pena uma usada???

Opa Antonio !

Não, é uma Discovery 3 2008 HSE V8 (gasolina). Todos os Land Rovers têm tração integral, exceto o Freelander e o Evoque, o que faz com que sejam consumidores vorazes de pneu. Nunca consegui fazer mais de uns 35.000 kms com um jogo. É um dos pontos (bem) fracos do carro.

A manutenção de qualquer Land Rover é um capítulo a parte. Tem que ser feita em mecânicos especializados. Perto do que o carro é, não acho a manutenção cara, mas isso é opinião pessoal. Por exemplo, prepare-se para gastar perto de R$ 1.000 pra fazer uma troca de óleo e filtro. O motor usa 9,54 litros de Motul ou Castrol 100% sintético. As outras coisas até acho que têm preço mais justo como pastilhas de freio e seus sensores. A primeira porrada que vou tomar nele é por agora. Dizem que o compressor de ar da suspensão dura em torno de 150.000 km. Já tenho um que importei prontinho pra ser trocado quando o meu der sinais de cansaço, o que ainda não aconteceu. Essa troca fica em torno de uns R$ 8.000, com peças e mão-de-obra e eu acho que vale a cada centavo manter a suspensão pneumática em dia, é de um conforto inexplicável.

Se você for comprar uma Discovery 4 usada, com procedência (revisões em dia) e até uns 2 anos de uso, acho que vale a pena. É um carro muito desvalorizado.

Eu não compraria um Discovery 3 usado. A menos que conhecesse o dono e soubesse que se trata de uma pessoa zelosa. Qualquer problema sério nesse carro, as vezes, vale mais a pena vender na sucata do que tentar arrumar.

Prezado Antonio ... Também gostaria de saber a resposta do Neilson à sua indagação, e aproveito a oportunidade para saber dele, se ele acompanhou o caso do "link" abaixo, e se tem uma opinião a respeito:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...-limitado.html
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/114613-discovery-4-avaria-na-caixa-de-velocidade-desempenho-limitado.html)

Enasor,

Eu não havia lido esse tópico, mas já sabia desse problema por outro fórum que acompanho na Inglaterra.
Há várias razões para isso acontecer e não há uma só solução, pelo que vi lá fora.

A eletrônica do Discovery é meia doida mesmo, por isso evito alterar qualquer coisa nele. A única peça que uso em que não está escrito "Land Rover" são as luzes de LED na lanterna. Só. Relatei certa vez no fórum que meu sensor de estacionamento tinha vida própria, as vezes funcionava, as vezes não. Achei que pudesse ser algum mal contato e fiquei aguardando o prazo da revisão pra levar na oficina. Neste meio tempo, o rádio e o controle de voz também começaram a ficar pirados, ligavam sozinhos, desligavam sozinhos, como se estivessem endemoniados. Ocasionalmente, lembrei que a bateria estava vencida há uns bons meses e levei pra trocar, mas pensar em outra coisa, apenas porque odeio voltar pra casa de guincho. Foi trocar a bateria e tudo se resolveu ! Como num passe de mágica !

Há uns meses atrás, o computador começou a indicar que estava desabilitando a suspensão pneumática (só ficava no modo normal). Já tinha lido no fórum internacional que a causa mais comum era: ... .... .... alinhamento. Pasme ! Alinhei o carro e pronto, problema resolvido.

Enfim, o carro é temperamental. Ele funciona tudo, mas tudo tem que estar perfeito. Nada fora do lugar. Ter um Discovery é cantar aquela música do Raimundos: "...complicada e perfeitinha, você me apareceu, era tudo que eu queria, estrela da sorte."

Uma coisa eu garanto, se fizer o test-drive, dificilmente vai desligar e entregar o carro sem desejá-lo.

enasor
24/02/2016, 10:17
... Discovery ... carro é temperamental. Ele funciona tudo, mas tudo tem que estar perfeito. Nada fora do lugar. Ter um Discovery é cantar aquela música do Raimundos: "...complicada e perfeitinha, você me apareceu, era tudo que eu queria, estrela da sorte." ... Uma coisa eu garanto, se fizer o test-drive, dificilmente vai desligar e entregar o carro sem desejá-lo.

Kkkkkkkkk ... Perfeito!!!!! ... é o tal negócio: Carro com muita tecnologia embarcada é isso aí!!!!! ... custam caro, manutenção cara, depreciação forte, baixa liquidez na revenda, peças raras e caras, poucos entendem de sua mecânica/eletrônica, licenciamento caro, bandidagem de olho no carro e no dono, etc, etc, etc ... porém, quem puder possuir um, então que possua, pois dão retorno de cada centavo gasto com ele ... ademais, dinheiro a gente não leva para "a outra dimensão" ... Forte abraço e obrigado pelo retorno.

Thiago Pereira
24/02/2016, 11:57
Sem contar que mesmo os 4x4 que são acionados através alavanca, na sua maioria aciona mecanicamente apenas a tranferência, porem o acionamento do diferencial dianteiro para acoplar com as rodas, na maioria das vezes depende de eletrônica, elétrica, vacúo, compressão, etc., ex: tr4, outdoor, tracker, hilux, tritom .......

Sem duvida, para ter um sistema totalmente mecânico, e que isso não significa à prova de falhas ou melhor que os atuais, pelo que me lembro temos que voltar para as Hilux antes de 2005 ou as L200 quadradas, acho que foram as derradeiras.

Thiago Pereira
24/02/2016, 12:02
...mas imagino que na região sul sudeste a percepção deve ser diferente, mas a full teve ter capacidade bem maior que mostrada no video ou estou enganado?

A Full surpreende no off-road (a 3 portas ainda mais pelo tamanho), por ter suspensão independente tem um curso muito bom, ângulos excelentes se não inventarem de instalar um engate, ótima altura do solo, força de sobra e o controle de tração que freia as rodas sem tração, mas evidente que um pneu mais off-road faz muita falta.

Thiago Pereira
24/02/2016, 12:34
Prezado amigo Thiago

Sei que você também é um craque quando o assunto é Central Multimídia. Sorte dos proprietários de Toyota, os quais tem o privilégio de poder contar com seus prestimosos comentários e orientações no tópico “Central Multimídia Toyota Hilux (Head Unit)”.

A CM que veio no meu Full 2013/2014 (que acredito que venha também nos modelos atuais, modelo 2014 para cá) é a da marca Clarion modelo NX501BC com monitor LCD de 7" com comandos por toque na tela ou teclados. Acredito que neste modelo de CM foram corrigidas algumas das deficiências das CMs colocadas em modelos anteriores de Fulls. Nos modelos anteriores os comandos eram apenas por toque na tela (touch screen). Estou com o veículo há quase 1 ano e essa CM nunca falhou comigo (funcionam com imagens muito boas a TV, GPS, Vídeos, Câmera de ré). Quanto à câmera de ré, nunca falhou e tem funcionando muito bem, em conjunto com o sensor de estacionamento, cujo alerta sonoro de aproximação de obstáculos também nunca falhou. Para mim, leigo no assunto, as imagens são boas, porém, não tenho a sua capacidade para fazer uma análise apurada com mais propriedade técnica, muito menos para estabelecer comparação com a CM da nova SW4. Por isso, submeto à sua apreciação as fotos que tirei hoje da CM do meu Full com a câmera de ré funcionando. Uma das fotos foi tirada na garagem de minha residência (onde as condições de iluminação não estavam muito boas, pois saí muito cedo de casa hoje) e as outras na cidade e no estacionamento onde guardo o carro no trabalho.

Forte abraço.

Por conviver com diversos veículos por questões profissionais e ainda mais especificadamente com os Mit, e a minha maior reclamação dessas centrais que a Mit usa surgem após comparar com de outras marcas, esse modelo que a Clarion fornece para a Mit existia no mercado paralelo em se tratando de hardware desde 2008 se não me engano.
Seria como se tivesse parado no tempo.

A central que está sua Full por ser 2013 é totalmente aceitável, muito similar as outras de mesmo ano, o problema é que um modelo 2016 continua com o mesmo equipamento.
Compare com a central de um Honda Fit ou HR-V, Renegade, etc, veículos muito mais baratos e para públicos diferentes, mas com sistemas muito mais avançados.

Na parte da câmera de ré alem da resolução baixa, não há boa imagem em extremos de muita luz ou de pouca luz, em um dia de sol forte, por exemplo, e um piso um pouco mais claro, simplesmente não se enxerga nada.

Pouco tempo atras escrevi esses comentários abaixo:

...apesar de ser possível atualiza-la sem gastar ou depender da concessionaria, a central na minha opinião é horrível, terrivelmente lenta, em alguns momentos da até impressão de que travou, touch-screen impreciso e interface principalmente na parte de radio não intuitiva, realmente depois que se aprende a usar é tranquilo, mas quem não está habituado sofre.
Se tiver equipada com câmera de ré então, resolução péssima, e o que são aqueles 10~15 segundos para exibir a imagem após engatar a ré logo após ligar o motor?

A Mit deveria ter vergonha de vender aquilo, e o pior é que a mesma central está no Lancer, ASX, Pajero, L200 e Pajero Full, mudando apenas a posição dos botões físicos.

Outro mal que a central sofre principalmente na Pajero e L200 é o reflexo, mas isso é devido principalmente a inclinação da tela e a posição no painel, já que na verdade trata-se de uma adaptação, pois quando o painel foi projetado não se pensava em ter uma tela por lá. A Hilux sofria do mesmo mal.

...na verdade não convivi com as centrais antes de 2013, portanto não posso dizer se eram ainda piores, mas nas atuais (2016 inclusive) sinto muito a lentidão quando o GPS está navegando, algumas vezes já passei pela situação de estar com o GPS navegando e o rádio de fundo em um volume baixo e escuto algo que me interessa, dessa forma aumento o volume rapidamente com vários toques seguidos no botão do volante, e em algumas vezes o volume demora segundos para aumentar e quando aumenta acaba indo para as alturas, aí tenho que abaixar e novamente demora a responder, mas quando pega o jeito aí só pressiona o botão algumas vezes e espera....

Outra situação que deixa extremamente lenta é se plugar um iPod/iPhone, a resposta para mudar de música demora, e para aparecer o nome da música na tela demora mais ainda.

Quanto a informação do trânsito, isso é bem legal e não conheço nenhuma outra que faça isso sem depender de uma conexão 3G, e funciona em mais locais além de São Paulo como Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, etc.

A qualidade do som é outro problema, nesse caso o culpado acho que são os alto-falantes e não a central. Em qualidade de som original do melhor para o pior na minha opinião fica assim: Ranger, Hilux, S10, Amarok, L200.

enasor
24/02/2016, 13:16
Tens razão, meu caro Thiago ... Obrigado pelo retorno. Forte abraço.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/02/2016, 13:07
Boa tarde pessoal.

Qual o sentido da Toyota involuir o sistema de tração da Sw? Custo?
A tração integral possui a mesma eficácia que a tração parcial quando em 4x4?
Essa mudança reflete em perda de segurança na Sw apesar dos controles de tração e estabilidade?
Alias o controle de tração se aplica às rodas dianteiras quando em 4x2?

Abraço a todos

neilsonhenriques
25/02/2016, 13:31
Qual o sentido da Toyota involuir o sistema de tração da Sw? Custo?

Os projetos da Toyota para o Brasil são baseados no baixo custo o tempo todo. Involuir o sistema de tração segue o mesmo raciocínio de usar discos sólidos na traseira (economia porca), embora isso tenha sido um avanço, pois antes era tambor.

A tração integral possui a mesma eficácia que a tração parcial quando em 4x4?

A tração parcial não pode ser usada no asfalto sob risco de acidente gravíssimo.

Essa mudança reflete em perda de segurança na Sw apesar dos controles de tração e estabilidade?

Sim, mesmo com o controle de estabilidade.
Mas basta o "piloto" se dar conta que está dirigindo um carro de 2 toneladas gigante e a 20 cm do chão que as possibilidades de acidente diminuem pra quase zero, dispensando a tração integral.
Então, 4x4 integral é desejável, é um incremento de segurança, porém, sem a ajuda do "piloto" não salva vida de ninguém.

enasor
25/02/2016, 16:55
... A tração parcial não pode ser usada no asfalto sob risco de acidente gravíssimo ...

Bem colocado!!!! ... isso não havia sido enfatizado dessa forma ... Vou tentar explicar (para os mais leigos, como eu), meu entendimento disso aí que o Neilson colocou de forma enfática:

Por isso que destaquei num comentário meu anterior que "a vaca poderá ir pro brejo", no caso do motorista, estando trafegando sob chuva forte, numa descida em serra e numa estrada sinuosa, objetivando um incremento de segurança, resolver trafegar no modo 4x4, numa viatura sem diferencial central ... Por uma contingência qualquer poderá acontecer da viatura entrar num trecho de alta aderência, ou seja, numa situação de aderência plena nas 4 rodas, onde o veículo não deveria estar trafegando no modo 4x4, e o motorista não dê conta disso, seja por esquecimento, seja pela não observância, seja por falta de conhecimento mesmo ... como no modo 4x4 o sistema (sem gerenciamento) vai continuar transmitindo às rodas a mesma velocidade de giro, isso, dependendo do grau da curva, inclinação transversal da pista, velocidade em que o veículo estiver trafegando, etc., poderá fazer com que o mesmo perca a estabilidade e trave ou tombe, acredito que mesmo tendo controle de estabilidade e de tração ... além do risco de danos mecânicos sérios no sistema de transmissão em razão da falta de gerenciamento das rodas pela ação de um diferencial central que transmitiria às mesmas giros compatíveis com a aderência encontrada nessa nova situação ... evidentemente que, em situações como essa, a melhor alternativa mesmo é reduzir a velocidade de cruzeiro, usar o freio motor e, se for o caso, esperar a chuva passar para, depois, continuar a viagem no modo 4x2 tranquilamente ...

Ao crivo dos mais entendidos, para as correções que se fizerem necessárias ...

Abs.

E.T.:

Garanto que os felizes proprietários da SW4 modelo anterior (4x4 permanente) "não estão nem aí" com essa conversa ...

MARCELO T4
25/02/2016, 18:34
Boa tarde.
Não sei se ocorre tanta interferência assim.
Tenho troller e quando chove logicamente diminuo a velocidade e ando em 4x4 no máximo até 100 Km/h como manda o manual,passou a chuva eu desligo.Sinto muito mais segurança e aderência quando faço isso.
No caso SW concordo plenamente que deveriam manter 4x4 permanente.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/02/2016, 18:51
Bem colocado!!!! ... isso não havia sido enfatizado dessa forma ... Vou tentar explicar (para os mais leigos, como eu), meu entendimento disso aí que o Neilson colocou de forma enfática:

Por isso que destaquei num comentário meu anterior que "a vaca poderá ir pro brejo", no caso do motorista, estando trafegando sob chuva forte, numa descida em serra e numa estrada sinuosa, objetivando um incremento de segurança, resolver trafegar no modo 4x4, numa viatura sem diferencial central ... Por uma contingência qualquer poderá acontecer da viatura entrar num trecho de alta aderência, ou seja, numa situação de aderência plena nas 4 rodas, onde o veículo não deveria estar trafegando no modo 4x4, e o motorista não dê conta disso, seja por esquecimento, seja pela não observância, seja por falta de conhecimento mesmo ... como no modo 4x4 o sistema (sem gerenciamento) vai continuar transmitindo às rodas a mesma velocidade de giro, isso, dependendo do grau da curva, inclinação transversal da pista, velocidade em que o veículo estiver trafegando, etc., poderá fazer com que o mesmo perca a estabilidade e trave ou tombe, acredito que mesmo tendo controle de estabilidade e de tração ... além do risco de danos mecânicos sérios no sistema de transmissão em razão da falta de gerenciamento das rodas pela ação de um diferencial central que transmitiria às mesmas giros compatíveis com a aderência encontrada nessa nova situação ... evidentemente que, em situações como essa, a melhor alternativa mesmo é reduzir a velocidade de cruzeiro, usar o freio motor e, se for o caso, esperar a chuva passar para, depois, continuar a viagem no modo 4x2 tranquilamente ...

Ao crivo dos mais entendidos, para as correções que se fizerem necessárias ...

Abs.

E.T.:

Garanto que os felizes proprietários da SW4 modelo anterior (4x4 permanente) "não estão nem aí" com essa conversa ...

Então melhor pegar a Sw antiga. kkk

Quanto ao uso do 4x4 na chuva ando direto e nunca percebi nada de anormal ou risco. Minha pick-up tem 225 mil km e desses uma boa parte foi em chuva fracionada.

Att, Antônio.

Thiago Pereira
25/02/2016, 19:20
Não sei se ocorre tanta interferência assim.
Tenho troller e quando chove logicamente diminuo a velocidade e ando em 4x4 no máximo até 100 Km/h como manda o manual,passou a chuva eu desligo.Sinto muito mais segurança e aderência quando faço isso.
No caso SW concordo plenamente que deveriam manter 4x4 permanente.

Quanto ao uso do 4x4 na chuva ando direto e nunca percebi nada de anormal ou risco. Minha pick-up tem 225 mil km e desses uma boa parte foi em chuva fracionada.
Deem uma lida no tópico da Amarok por volta da pagina 820, 821, etc... tem algumas informações legais lá sobre usar o 4X4 part-time no asfalto molhado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-820.html

No caso do Troller e Hilux, alem de forçar o sistema, é mais inseguro do que andar em 4X2.

Depois de ler, se tiver alguma duvida é só dizer.

enasor
25/02/2016, 19:26
Pois é, meus prezados amigos ...

No meu entendimento, o fato de ter um veículo 4x4, sem diferencial central não é motivo nenhum para preocupações ou deixar de comprá-lo (há muitas outras qualidades que devem ser levadas em conta) ... basta dirigir com cuidado, conforme já citado pelos nobres colegas ... mas, não há como discordar daquilo que o Thiago e o Neilson colocaram com muita propriedade: neste particular, foi uma “involução” tecnológica por parte da Toyota e uma “economia porca”, num veículo que merece o melhor ... isso seria apenas mais um "diferencial a mais” ... opa!!!! Sem querer, fiz um trocadilho bem “fajuto” ... rsrsrs ... neste quesito, poderíamos até pensar que a nova SW4 foi para o patamar da Trailblazer que também não tem o tal diferencial central ... e a Dakar, que no contexto geral, na minha opinião, é inferior às duas, neste quesito acabou sobressaindo-se ...

Porém, relativamente a andar "traçado" sob chuva num veículo sem diferencial central, seja por esquecimento, seja por opção própria, acredito que aquilo que comentei, poderá acontecer e, na melhor das hipóteses, gerar uma preocupação em certos proprietários, colocando na cabeça deles “um grilo” que poderá acompanhá-los pelo resto do tempo enquanto permanecerem com a viatura ... a propósito, vejam o relato do colega no "link" abaixo, cujas preocupações, na minha opinião, são procedentes:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/86566-topico-da-hilux-148.html#post2348090

Para aqueles mais pacientes, sugiro que leiam as respostas até o post n.º 1785.

Particularmente, compartilho de muitas das colocações ali citadas, pois isso me fez lembrar de uma experiência que aconteceu com um amigo meu que tinha essa prática de andar com o veículo traçado sob chuva, o qual, infelizmente, não teve a mesma sorte do colega acima, pois, numa dessas, a picape dele deu entrada na css para manutenções consideráveis no sistema de transmissão ... de outra forma, tenho outros amigos que usam essa prática de traçar o veículo sob chuva em viagens, e alguns até aceitam essa possibilidade de desgaste no sistema, porém, argumentam que o sistema é bastante resistente, podendo até sofrer com isso, porém, o efeito disso apresentar-se-á a longo prazo, quando não estiverem mais com o veículo em mãos ... mas, aí é questão de fôro íntimo de cada um ... de qualquer forma, pelo sim, pelo não, eu, particularmente, caso adquira a nova SW4, não utilizarei essa prática num veículo caro desse, e que vai ficar na mão da gente por uma longa data ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/02/2016, 20:15
Essa Toyota é f....
Depois do Rav4 e corola sem ESP tiram o diferencial central da Sw4.
Lamentável.
E a Pajero Dakar nova? Será que vem com ESP?
Por hora To na caça de uma Full ou Sw4 2014.

enasor
25/02/2016, 20:33
... E a Pajero Dakar nova? Será que vem com ESP? ...

Meu prezado amigo Antonio ... podemos deixar de sonhar com isso ... se acontecer isso, eu e muita gente irá comprar a Dakar, de olhos fechados!!!! ... sabe porque a Mit não faz um "up-grade" dessa natureza na Dakar, colocando nela computador de bordo, controle de tração, controle de estabilidade, relógio no painel, teto solar, etc.???? ... porque, simplesmente, iria "micar" a Full ... neste caso, seria melhor fazer como a Toyota fez ... simplesmente tirou a Prado de circulação e cuidou de fazer "up-grades" na SW4 ... e, aqui entre nós, deu um golpe de mestre pra cima da concorrência, hein???!!!! ... claro que decepcionou os fãs da Prado, mas, ... bem, aí já é outra conversa ...

Abs.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/02/2016, 20:58
Meu prezado amigo Antonio ... se acontecer isso, eu compro a Dakar, de olhos fechados!!!! ... sabe porque a Mit não faz um "up-grade" dessa natureza na Dakar, colocando nela computador de bordo, controle de tração, controle de estabilidade, relógio no painel, teto solar, etc.???? ... porque, simplesmente, iria "micar" a Full ... neste caso, seria melhor fazer como a Toyota fez ... simplesmente tirou a Prado de circulação e cuidou de fazer "up-grades" na SW4 ... e, aqui entre nós, deu um golpe de mestre pra cima da concorrência, hein???!!!! ... claro que decepcionou os fãs da Prado, mas, ... bem, aí já é outra conversa ...

Abs.

Já que você tocou no assunto vou falar oque penso. A Dakar é muito mais bonita que a Full, mais bonita que a Sw4 antiga e no mesmo nível da Sw4 atual.
Se tivesse o controle de estabilidade/tração ia vender muito mais. Mas, a Mit preferiu esta tática de só colocar o pacote safety completo na full. Fazer oque ne?

A Toyota é sacana também. Duvido que coloca o pacote safety completo na Sw4 flex quando vir. Duvido.

Voltando ao assunto então. Em veículos com controle de tração então talvez este sistema seja menos eficiente no veículo que usa mais o 4x2 (como a Sw4 nova) do que no que usa o 4x4 integral (Sw4 antiga, Full quando selecionada, Land etc)

Curiosidade: O outlander, Honda CRV que sâo FWD tem tração integral/diferencial central?

Att,

neilsonhenriques
25/02/2016, 22:20
Depois do Rav4 e corola sem ESP tiram o diferencial central da Sw4.

O foco da Toyota para o Brasil não é segurança, é custo de propriedade e manutenção. A simplicidade é que faz os carros da Toyota serem valorizados no mercado. O que não existe, não dá problema. Dá uma olhada na desvalorização do Fusion (uma senhora máquina) e do Corolla Altis (mesmo preço, mais ou menos).

E a Pajero Dakar nova? Será que vem com ESP?

Não vem com nada. A Dakar é ar condicionado, direção, vidro elétrico e 4x4 básico. Eu acho o pior pior conjunto da categoria porque ainda custa os olhos da cara.

Fosse comprar um SUV de verdade (não pseudo-SUV) hoje em dia, seria a Trailblazer. Melhor custo x benefício da categoria, de longe, pode comparar. Faz um test-drive.

Nenhum vale o que custa, pelo menos o Trailblazer é o mais barato. Dá pra comprar um a gasolina (minha escolha particular, não gosto de carro a diesel) por uns R$ 150 mil.

A Land Rover perdeu a linha no Discovery 4, nem de muuuuiiiiiiitttttoooooo longe vale o que custa.
O Pajero Full não tem 7 lugares, tem 5. Desafio alguém a postar uma foto com dois adultos sentadinhos naquele banco lá de trás (não vale dois anões). A central multibosta é, uma bosta mesmo, sem dúvida quem projetou não usou aquela porcaria. Você mete o dedo e ela não obedece. Tem que ficar dedando até ela se convencer que você realmente quer mudar de música ou de folder. Eu acho o câmbio travado. Não deixa o motor andar, ele é indeciso. Enfim, tá caro pro que oferece.
Essa SW4 nova é basicamente a mesma SW4 velha, só que (muito) mais bonita (inclusive com acabamento interior mais agradável), mas não vale R$ 225 mil, jamais.

Por hora To na caça de uma Full ou Sw4 2014.

Se você não vai trocar de carro tão cedo e não precisa de 7 lugares, o Pajero Full é mais carro.
Se você vai trocar de carro daqui há uns 2 anos e/ou precisa de 7 lugares, talvez o SW4 seja uma compra mais racional.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/02/2016, 22:27
Se você não vai trocar de carro tão cedo e não precisa de 7 lugares, o Pajero Full é mais carro.
Se você vai trocar de carro daqui há uns 2 anos e/ou precisa de 7 lugares, talvez o SW4 seja uma compra mais racional.

Acho que os dois atendem bem. Talvez oque vai decidir vai ser achar o veículo de melhor procedência e a possibilidade de permuta em um dos meus veículos.

Att. antonio

enasor
25/02/2016, 22:35
... A Dakar é muito mais bonita que a Full, mais bonita que a Sw4 antiga e no mesmo nível da Sw4 atual ...

Acho que o Neilson falou tudo, antes de mim ... mas, vou tentar dar minha humilde opinião ...

Concordo com você ... A Dakar é um SUV lindo ... porém, a falta de controle de estabilidade e de tração, falta de computador de bordo ... sequer tem um relógio no painel!!!!!! ... isso tudo a deixa num patamar abaixo da SW4 modelo anterior ... e essa agora, de travar a direção em manobras rápidas e bruscas para desviar repentinamente de um obstáculo, é de “lascar o cano”, meu amigo ... se a Mit não pensar sério no que fazer com esse veículo, sei não!!!! ... depois, também, tem que pensar na reestilização do Full ... bem, o negócio é esperar para vermos a estratégia da Mit, que não está alardeando o lançamento do novo Full ... é tudo uma incógnita ...

Quanto à sua colocação: “Por hora To na caça de uma Full ou Sw4 2014” ... minha sugestão: Nem uma, nem outra!!!!! ... Sugiro que vá à caça de uma boa aplicação financeira ... isso mesmo: Uma boa aplicação financeira, porque nuvens negras despontam no horizonte para nós brasileiros ... veja que o Brasil acaba de perder o selo de bom pagador pela última agência internacional que ainda punha alguma fé neste país ... sabe o que significa isso? ... Graças a esse governo incompetente e essa cambada de políticos imbecis que nos enfiaram numa crise econômica e política jamais vista antes, aqueles que tem grana mesmo, ou seja, os grandes investidores, vão estar morrendo de medo de investir no Brasil, o que significa que estaremos afundados num poço melancólico, sem rumo, fadados a mais desempregos, menos circulação de bens, todo mundo com medo de perder o emprego e humilhando-se por sub-empregos, etc., etc., etc.. ... portanto, pessoas como você, com seus dinheirinhos no banco, é que irão conseguir excelentes negócios, daqui pra frente, entendeu???!!!! ... então, calma, meu amigo ... não faça negócio agora, pensando apenas em sonhos ... agora é hora de ter o "pé no chão" e aproveitar a situação ... você está muito bem montado na sua hilux 2010/2010, já paga e novinha em folha, ainda!!!! e que já desvalorizou o que tinha que desvalorizar ... portanto, vendê-la agora, ou vendê-la no ano que vem, não vai mudar muita coisa ... enquanto isso, você estará se capitalizando ainda mais, ou seja, fortalecendo-se financeiramente, estudando o mercado para, no ano que vem, ou um pouco mais pra frente, conseguir bons negócios ... agora, se você estiver precisando mesmo, mas muito mesmo, de um SUV de grande porte, e não aguenta mais esperar, então fica também a minha modesta sugestão para procurar uma SW4 2014 bem cuidada, ao invés de um Full, pois este sofre forte desvalorização e terá baixa liquidez no futuro quando você for revendê-lo ... só pegue um Full se encontrar uma oferta daquelas imperdíveis, como aconteceu comigo, porque neste caso, a história é diferente ... quanto à SW4, com certeza absoluta ela não vai desvalorizar muito nestes primeiros anos de lançamento da nova SW4 e, num futuro próximo, enquanto estuda melhor o mercado, você poderá recuperar seu capital rapidamente e sem grandes perdas para investir numa nova SW4, ou quem sabe, numa outra opção ainda melhor ... e por falar em opção melhor, vou lhe contar uma coisa (mas, não conta pra ninguém, não, viu???!!!! rsrsr) ... eu estava mesmo de olho era no Renegadão (Projeto "551") que a FCA alardeou de lançar aqui do Brasil e, depois, burramente, "refugou" ... esse, sim, se viesse para cá, iria arrebentar com esse nosso mercado de SUVs caros e incompatíveis com a tecnologia que oferecem ... quem sabe, lá para 2017 possa "pintar na área" esse aí, ou outras opções mais interessantes ... e aí, meu amigo, você, com dinheiro no bolso, vai "deitar e rolar" ... enquanto isso, assista "de camarote" o que vem por aí, dentro de sua bela, resistente e confortável picape hilux ... a propósito, quando de minha última viagem para Porto Seguro, passei por uma estrada de terra de trezentos e poucos kilômetros e resolvi acompanhar duas hilux iguais à sua ... foi a pior besteira que fiz ... para não passar vergonha, confesso-lhe que sofri para não comer poeira, viu???!!!!! rsrsrs.

Forte abraço e boa sorte.

ANTONIO GABRIEL COSTA
25/02/2016, 22:55
KKKK.

Enasor a família aumentou e minha patroa tá que reclama do banco traseiro da Hilux que vamos falar a verdade. É uma m....

Mas como vou no banco da frente não tenho nada a reclamar. Foram bons 225 mil Km. Minha desde zero. Gosto muito dela. Pena que na época não tive ' colhões" para comprar a Sw4. kkk

Forte abraço.

neilsonhenriques
25/02/2016, 23:15
Quanto à sua colocação: “Por hora To na caça de uma Full ou Sw4 2014” ... minha sugestão: Nem uma, nem outra!!!!! ... Sugiro que vá à caça de uma boa aplicação financeira ... isso mesmo: Uma boa aplicação financeira, porque nuvens negras despontam no horizonte para nós brasileiros ... veja que o Brasil acaba de perder o selo de bom pagador pela última agência internacional que ainda punha alguma fé neste país ...

Excelente ideia. Melhor de todas. :palmas:

Uma cumunonimbus já estava despontando em 2014, mas quem falou que ia chover forte foi taxado de "pessimildo". :rolleyes:

De fato você tem toda razão, enasor. O momento agora não é pra fazer negócios. A chuva forte ainda não caiu, só estamos vendo alguns pingos. E se não for granizo (algo não totalmente descartado), mesmo assim, vai ser água pra caralho e muita gente tá sem guarda-chuva.

A economia vai mudar muito nos próximos 2 anos, provavelmente pra muito pior.

enasor
25/02/2016, 23:33
Pois é, meu caro Neilson ... vamos torcer para que as perspectivas estejam erradas ... Deus há de nos amparar ... afinal, nos deu um país lindo, sem vulcões, sem terremotos, sem maremotos, sem tufões, sem guerras internas e terrorismos, etc. ... seria paradoxal ele colocar nuvens negras sobre tudo isso que ele colocou aqui ... portanto, há de nos tirar dessa ... mas, às vezes, ELE escreve certo por linhas que não compreendemos ... talvez seja uma provação pela qual devamos passar ... graças a ELE, apesar de lentamente e com muito sofrimento, sinto que nosso povo está se conscientizando de que tem força para mudar as coisas ... Ainda acredito neste povo e neste país ... este povo é bom, é manso, mas não é besta ... Forte abraço.

Arildo MT
25/02/2016, 23:35
Excelente ideia. Melhor de todas. :palmas:

Uma cumunonimbus já estava despontando em 2014, mas quem falou que ia chover forte foi taxado de "pessimildo". :rolleyes:

De fato você tem toda razão, enasor. O momento agora não é pra fazer negócios. A chuva forte ainda não caiu, só estamos vendo alguns pingos. E se não for granizo (algo não totalmente descartado), mesmo assim, vai ser água pra caralho e muita gente tá sem guarda-chuva.

A economia vai mudar muito nos próximos 2 anos, provavelmente pra muito pior.

Concordo em gênero, numero e grau, marolas vem passando, a grande onda ainda não chegou.

MFXH3
13/08/2016, 12:45
Estou querendo comprar um SUV mais robusto como SW4, Pajero Full, Trailblazer e queria ver se alguém aqui comprou um desses carros recentemente e saber qual foi o maior motivo dessa decisão.

Eu gostei no preço da Trailblazer, do design da SW4 e da mecânica da Pajero Full

Aqui na minha cidade - Belo Horizonte, não existe Trailblazer somente sob encomenda - difícil decidir uma comprar sem ver o produto mesmo 47 mil mais barata.
SW4 está linda por fora mas muito sem jeito por dentro com aqueles bancos da terceira fileira, cinto de segurança saindo do teto e ainda assim como a Trailblazer não possui diferencial central que pra alguém como eu que sempre anda em estradas, muitas delas sinuosas, sujas e com chuva pode trazer um risco aumentado. Mas oferece mimos que atraem o cliente como a partida por botão e abertura elétrica do porta malas.
A Pajero Full está desatualizada por fora mas possui um sistema de tração mais interessante e ainda possui teto solar que apesar de pouco funcional, deixa o carro mais atraente. Só encontro modelos 2015/16 nas concessionarias. A terceira fileira não possui airbags na lateral e possui bancos muito pequenos o que me preocupa pois andarei freqüentemente aos finais de semana com o carro cheio .

Não sei se alguém teve dúvidas como as minhas mas as acho pertinentes

Miranda_MG
14/08/2016, 07:49
Estou querendo comprar um SUV mais robusto como SW4, Pajero Full, Trailblazer e queria ver se alguém aqui comprou um desses carros recentemente e saber qual foi o maior motivo dessa decisão.

Eu gostei no preço da Trailblazer, do design da SW4 e da mecânica da Pajero Full

Aqui na minha cidade - Belo Horizonte, não existe Trailblazer somente sob encomenda - difícil decidir uma comprar sem ver o produto mesmo 47 mil mais barata.
SW4 está linda por fora mas muito sem jeito por dentro com aqueles bancos da terceira fileira, cinto de segurança saindo do teto e ainda assim como a Trailblazer não possui diferencial central que pra alguém como eu que sempre anda em estradas, muitas delas sinuosas, sujas e com chuva pode trazer um risco aumentado. Mas oferece mimos que atraem o cliente como a partida por botão e abertura elétrica do porta malas.
A Pajero Full está desatualizada por fora mas possui um sistema de tração mais interessante e ainda possui teto solar que apesar de pouco funcional, deixa o carro mais atraente. Só encontro modelos 2015/16 nas concessionarias. A terceira fileira não possui airbags na lateral e possui bancos muito pequenos o que me preocupa pois andarei freqüentemente aos finais de semana com o carro cheio .

MFXH3,

Bom dia. Minhas sugestões:

1. Full.
2. Trail.
3. SW4.

Considerações:

1. Critério primordial: segurança (sob todos os aspectos).
2. Complicadíssimo não poder ter contato com a Trail. Há algum tempo, não era assim. Fiz um test drive em uma V6 e gostei. Dizem que a diesel é melhor e eu já tinha gostado da primeira. É a mais em conta.
3. Saindo de BH, temos estradas com muitas curvas e com aclives (muitas vezes acentuados), então um bom desempenho é necessário. A SW4, sem alterações dos parâmetros de fábrica (pois seria possível "chipá-la"), está mais para o trânsito urbano com os incríveis 20 km/h de velocidade que BH nos oferece do que para estrada.
4. A ausência do diferencial central também é um problema que acomete a SW4. Se não me engano, a Trail também não o tem.

A decisão não é simples. Boa sorte!

Abraço,

Miranda

enasor
14/08/2016, 09:33

Prezado MFXH3 ...

Bom dia.

Sejas bem vindo o fórum ...

Sou suspeito para falar, porque estou ainda em "lua-de-mel" há um ano e meio com meu Full ... mas você vai encontrar também quem esteja muito feliz com a SW4 e com a Trailblazer ... por isso, haverás que filtrar muito bem e tirar aquilo que realmente será fundamental para a escolha do veículo que irá atendê-lo dentro de seu orçamento e de suas necessidades ...

Minha sugestão é para que penses num Full (talvez um 2014/2015 semi-novo) ... das três opções, talvez, o melhor custo x benefício ... é um veículo que não dá problemas mecânicos (até agora, com o meu 2013/2014 não gastei um centavo em manutenção corretiva; nem um parafusinho sequer!!!!) ... existem concessionárias espalhadas pelo Brasil todo e América Latina (podes viajar sossegado para qualquer lugar desse "mundão" afora, pois estarás muito bem amparado) ... manutenções preventivas periódicas tabeladas e a preço bem acessível ... é veículo que você vai ficar anos com ele, sem lhe trazer quaisquer problemas, e estarás muito bem montado e assistido em termos de tecnologia embarcada em itens de conforto, segurança e mecânica ... vai aí alguns motivos que me levaram a optar pelo Full: Teto solar panorâmico e muito bom (em dias de verão, seja na cidade, seja em viagens, a família adora); todos os bancos frontais com aquecimento e regulagem elétrica; porta-trecos para tudo quanto é lado; opção de andar no 4x2 e 4x4 na hora que você bem entender, pois tem diferencial central (na chuva, em estradas sinuosas, andar seguro e tranquilamente no 4x4, sem a preocupação de danos no sistema, é realmente muito interessante. Em outras ocasiões, andar no 4x2 traz boa economia de combustível e pneus); pneus aro 20; motor 3.2 de 200CV (Muito potente. Se tens um perfil como o meu, não precisa nem pensar em chipar!!!!); porta malas espaçoso e muito bem resolvido, com bancos rebatíveis sob o assoalho; suspensão independente nas 4 rodas; facilidade de encontrar mão-de-obra especializada em qualquer lugar, se forem necessários reparos de emergência; facilidade de encontrar peças a preço barato e de boa qualidade (Procure, por exemplo, saber a respeito do programa Mit-Renova); câmbio, motor, suspensão, etc. ultra-resistentes; veículo totalmente fabricado e montado no Japão, sob rígido controle de qualidade japonês num projeto que, apesar de já estar necessitando de um novo design, alia alta tecnologia com segurança, luxo e conforto, conforme já citei ... em resumo: Das três opções, realmente, a melhor , no meu modesto ponto de vista ... Tem lá seus inconvenientes: Barulhos internos (facilmente resolvíveis com um bom tira-grilo (O meu, até agora, não apresentou tal problema); Atendimento precário e na base da "empurroterapia" por parte de algumas css (Também, até agora, nada a reclamar ... até porque o meu ainda está na garantia de fábrica, porém, as vezes que precisei recorrer, fui muito bem atendido). De qualquer forma, qualquer veículo de qualquer marca, quando sai da garantia de fábrica, se depender de css, prepare o bolso!!!! ... bem ... Confesso-lhe que fui ver com real interesse a nova SW4, juntamente com os familiares (esposa e filhos), e diante do que o Full oferece, resolvemos ficar com ele mesmo por mais um bom tempo ... Quanto à Trail, é um ótimo veículo (similar à SW4), sendo das três opções, em termos de preço, talvez a mais interessante; porém, é a que menos me atraiu ... talvez porque tenho um amigo que tem uma, e está há mais de um ano tentando vender ... só recebe propostas “indecorosas” ... infelizmente, é terrível a demanda por esse veículo no mercado!!!! ... fico imaginando o que esse meu amigo está perdendo financeiramente em termos de retorno do capital para reemprego numa outra opção de seu desejo ...

Forte abraço e boa sorte na sua escolha ...

GiovanniP
14/08/2016, 14:22
Prezado MFXH3 ...

Bom dia.

Sejas bem vindo o fórum ...

Minha sugestão é para que penses num Full (talvez um 2014/2015 semi-novo) ... das três opções, talvez, o melhor custo x benefício é veículo que você vai ficar anos com ele opção de andar no 4x2 e 4x4 na hora que você bem entender, pois tem diferencial central (na chuva, em estradas sinuosas, andar seguro e tranquilamente no 4x4, sem a preocupação de danos no sistema, é realmente muito interessante.

Se estiver em seus planos realmente acho ser essa a melhor opcao, a full perde muito na revenda e você consegue aliar isso a seu favor procurando uma pouco rodada e semi nova se beneficiando dessa situação, a roda aro 20 já acho um problema pois o pneu fica com perfil muito pequeno e dependendo da estada pode cortar em buracoa

Guasca de Fora/RS
19/08/2016, 06:17
Eu peguei uma sw4 2014 nova porque em 2014 não tinha usada nas concessionárias ano 2012 e 2013, que eu queria porque já tinham controle de estabilidade e vários airbags. Considere a sw4 modelo anterior. Não tem tudo que a full tem, mas também não tem que lidar com as revisões da Mitsubishi souza ramos.

MFXH3
24/08/2016, 14:03
Obrigado senhores pelas opniões.

Eu estava muito decidido pela Pajero Full apesar do design antigo. Procurei na internet sobre quando viria a nova Pajero Full e aí fiquei triste com a notícia que sua produção seria encerrada em breve (The Pajero is dead, says Mitsubishi CEO | Practical Motoring (https://practicalmotoring.com.au/car-news/the-pajero-is-dead-says-mitsubishi-ceo/))
A Pajero Sport Dakar que está por vir possui um conjunto muito bom mas a traseira é difícil de conviver, feia demais.

A próxima opção seria a SW4 , mesmo sem o diferencial central.
Uma Discovery 4 seria o ideal mas ,,,$$$$
A Discovery Sport parece um bom carro mas um pouco feminino e não é tão robusto .

Talvez a SW4 será a melhor escolha de um veículo 0km no momento.

GiovanniP
25/08/2016, 09:38
Obrigado senhores pelas opniões.

A Pajero Sport Dakar que está por vir possui um conjunto muito bom mas a traseira é difícil de conviver, feia demais.

Espere um pouco pois em fotos é diferente de ver pessoalmente.
O pessoal da Mit que foi ver o lançamento da nova L200 disse que pessoalmente ela é bem bonita.
Acho que essa nova pajero será uma boa opção se vier com preço bom, seu interior parece ser bem luxuoso

RochaMendes
22/10/2016, 01:44
Boa Noite,

Estou com o mesmo carma de muitos, a decisão pelo melhor SUV. Ainda não olhei a pajero, mas com certeza irei olhar.

A TRAILBLAZER é um grande carma achar para pelo menos olhar. Não existe o carro nas css, pelo menos não em Brasília, como se compra um carro desse porte e preço se não se tem para fazer o TD e muito menos para vê-lo, nem nas ruas existe o carro, é só observar o ranking de vendas de cada marca, que logo se entende o porque. Me interessei muito pelo preço da TRAILBLAZER, ainda mais com a isenção de IPI que tenho cai para R$ 139.000,00 a DIESEL. Enquanto na SW4 existe de todas as cores nas css e para teste drive, ficando por R$ 188.900,00 com a isenção.

O problema da TRAILBLAZER é no pós venda e na confiabilidade do produto, pois se não tem o carro nem para ver, imagina como deve ser o pós venda da mesma, tem ainda o problema da revenda. Então ando lendo muito e ainda estou na dúvida. Quem sabe alguém mais poderá nos ajudar. rs

Amiko
11/04/2017, 08:28
Ressuscitando o tópico...

Algum proprietário para falar da Trailblazer? Estou entre ela e a Full, mas não sei a tração integral vale tanto o mais...