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Ver Versão Completa : Jimny HR 2012 - Problemas com velas de ignição



Dinaldo Jr
01/02/2016, 10:52
Meu Jimny HR 2012, com 40.000 Km estava com uns engasgos chatos. Especialmente quando frio. Nas retomadas era irritante. Mas não havia alterações drásticas em consumo, marcha lenta e aceleração. Resolvi parar e verificar. Minha primeira suspeita era em relação as velas. Tiro certeiro. Aos 40k Km as velas estavam bem desgastadas, vazando compressão e o pior aconteceu: a vela do quarto cilindro estava emperrada. Com muito jeito saiu, porém estragou a rosca do cabeçote.

Foi aí que começou o martírio. Depois de 4 dias parado, tentando conseguir alguém que conseguisse reabrir a rosca e instalar um helicoil, não conseguia ainda encontrar velas compatíveis. Nem de iridium nem de níquel. Então fiz pedido na autorizada aqui em Maceió e encontrei as bosch FR7K1133X. No catálogo da bosch alemã, essas velas servem nos Porches e Aston Matins. Enfim, como tinham as mesmas especificações de dimensões, temperatura e tecnologia das NGK originais, decidi comprar. Consegui por 180,00 o jogo. Achei muito bom o preço, especialmente por ser em uma autorizada.

Mas o que mais me intriga nesse processo todo foi a vela do quarto cilindro estar travada. Nunca foi mexido, eram originais. Acredito que possa ter havido algum erro de montagem ou contaminação que possibilitou esse travamento. Enfim, o problema foi resolvido. A custa de muito estresse, trabalho e tempo. E um tanto de pesquisa.

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Sassagudo
01/02/2016, 19:43
Boa noite Dinaldo.

Ainda não tinha visto velas retiradas do Jimny. O meu está com 14.000 km.
Motivado pelo seu caso vou dar uma olhada...

Uma pergunta: vc lembra qual vela estava em qual cilindro?

Observando a segunda foto onde se vê melhor as roscas fiquei intrigado. As duas velas da direita parecem ter a cor e estado da rosca diferentes das outras. As pontas dos eletrodos também. Por acaso elas eram dos cilindros 1 e 4 (nas pontas do motor) ou 2 e 3 (os cilindros do meio)?

Pergunto pois as duas bobinas funcionam nesses pares. Será que uma bobina, ou o comando dela, pode ter algum problema e causado essa diferença ?

O aperto das velas deveria ter sido feita com um torquímetro. Nunca soube de uma vela ficar travada desse jeito. Ainda mais sabendo que o motor do Jimny vem pronto do Japão.

Será que estou viajando na maionese, mostarda etc... ?

Até +

Brüner
01/02/2016, 20:38
Opa Dinaldo,

Engraçado não sou um períto em mecânica, mas parece que as velas não estavam tão ruins...
As duas da esquerdas paracem muito boas...já as da direita obervo a ponta do eletrodo meio cromado, indicando um desgaste...

A primeira vez que vejo velas da Bosch em irídium! Falando em velas, uma marca muito boa, porém praticamente impossível de se encontrar é da BERU, aqui em são encontrei um cara que tinha algumas....

Depois poste uma foto das Bosch!

O cabeçote vc conseguiu reparar com o helicoil?

Dinaldo Jr
02/02/2016, 00:38
Sassagudo, boa noite. Lembro bem da que me deu problema para ser retirada, a segundo da esquerda para direita. Acredito que esse problema não tenha sido causado por excesso de aperto. Talvez por um defeito da própria vela.

Respondendo o Brüner também, o defeito não era o desgaste nos eletrodos, nesse quesito ponto pras velas de iridium. O problema era o vazamento de compressão do motor. Me parece que estava vazando justamente pelo corpo das velas. Percebi isso ao verificar os cabos de vela. Dois deles estavam amarronzados. Parecia até ferrugem, mas era mesmo queimados. Somente a ponta deles. A extremidade que fica cobrindo a vela. Dois estavam assim, e os outros dois estavam normais.

Resolvi sim com o helicoil. Segundo o cara da retífica que instalou ele, deve ficar inclusive mais resistente que o original, pois agora a rosca é de aço. Mas apesar de ser simples, exige muita habilidade de quem faz a instalação. Reabrir a rosca, instalar o helicoil e fazer a limpeza da câmara de combustão a não deixar nenhuma limalha e especialmente o pino que se tem que quebrar do helicoil que inevitavelmente cai dentro do cilindro, isso não é fácil. Mas usando um compressor e um aspirador de pó em conjunto, com um ímã para resgatar a ponta de aço do helicoil, consegui fazer uma limpeza bem efetiva. MAs foram horas bem angustiantes. No final minha decisão de tentar o reparo sem retirar o cabeçote do lugar deu certo. Estava com muita pena de ter que tirar o cabeçote de um motor tão novo.

Mas uma coisa que me intriga é do motivo para esse problema aparecer antes no prazo da montadora para troca desses componentes. Segundo o manual, as velas de iridium têm troca prevista pata os 70 mil Km. Já vinha a pelo menos 5 mil Km sentindo esse funcionamento irregular. Hoje não acredito mais nesses milagres. Vou trocar de 30 em 30 mil Km, para ficar tranquilo.

Vi um outro usuário daqui fazer a troca com 25 mil Km. Pelas fotos que ele postou, aparentava estar na mesma condição que as minhas velas. E os sintomas que ele relatou foram os mesmo que os que tive. Só que ele usou as velas de níquel. Que não são recomendadas para o motor M13A VVT, somente para p não VVT. Portanto fiquem ligados nessa situação.

Brüner,não tirei fotos das velas bosch. Não deu tempo. Mas é exatamente igula a esta:

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Dinaldo Jr
02/02/2016, 00:43
Aqui o post dele:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20424-pecas-e-adaptacoes-para-jimny-150.html#post1601708

Sassagudo
02/02/2016, 13:30
Respondendo o Brüner também, o defeito não era o desgaste nos eletrodos, nesse quesito ponto pras velas de iridium. O problema era o vazamento de compressão do motor. Me parece que estava vazando justamente pelo corpo das velas. Percebi isso ao verificar os cabos de vela. Dois deles estavam amarronzados. Parecia até ferrugem, mas era mesmo queimados. Somente a ponta deles. A extremidade que fica cobrindo a vela. Dois estavam assim, e os outros dois estavam normais.



Olá.

Ainda estou intrigado pelas observações acontecerem aos pares. As velas mais "queimadas" eram dos cilindros 1 e 4 ou 2 e 3?

Grato.

Arildo MT
02/02/2016, 21:30
Meu Jimny HR 2012, com 40.000 Km estava com uns engasgos chatos. Especialmente quando frio. Nas retomadas era irritante. Mas não havia alterações drásticas em consumo, marcha lenta e aceleração. Resolvi parar e verificar. Minha primeira suspeita era em relação as velas. Tiro certeiro. Aos 40k Km as velas estavam bem desgastadas, vazando compressão e o pior aconteceu: a vela do quarto cilindro estava emperrada. Com muito jeito saiu, porém estragou a rosca do cabeçote.

Foi aí que começou o martírio. Depois de 4 dias parado, tentando conseguir alguém que conseguisse reabrir a rosca e instalar um helicoil, não conseguia ainda encontrar velas compatíveis. Nem de iridium nem de níquel. Então fiz pedido na autorizada aqui em Maceió e encontrei as bosch FR7K1133X. No catálogo da bosch alemã, essas velas servem nos Porches e Aston Matins. Enfim, como tinham as mesmas especificações de dimensões, temperatura e tecnologia das NGK originais, decidi comprar. Consegui por 180,00 o jogo. Achei muito bom o preço, especialmente por ser em uma autorizada.

Mas o que mais me intriga nesse processo todo foi a vela do quarto cilindro estar travada. Nunca foi mexido, eram originais. Acredito que possa ter havido algum erro de montagem ou contaminação que possibilitou esse travamento. Enfim, o problema foi resolvido. A custa de muito estresse, trabalho e tempo. E um tanto de pesquisa.

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Prezados, posso estar enganado, porem já vi isso algumas vezes, e erá apenas agua, que penetra pelo supressor, fica cozinhando e enferrujando (na tracker passei silicone em volta do supressor na hora da montagem, 100%), espanar a rosca no aluminio tambem é muito comum em cabeçote, carter, quando a excesso de aperto, com o esquenta/esfria o metal expande/contrai e arranca os fios de rosca espanando ou prendendo a peça.

Dinaldo Jr
02/02/2016, 22:12
Prezados, posso estar enganado, porem já vi isso algumas vezes, e erá apenas agua, que penetra pelo supressor, fica cozinhando e enferrujando (na tracker passei silicone em volta do supressor na hora da montagem, 100%), espanar a rosca no aluminio tambem é muito comum em cabeçote, carter, quando a excesso de aperto, com o esquenta/esfria o metal expande/contrai e arranca os fios de rosca espanando ou prendendo a peça.

Boa noite. No meu caso eu não acredito que tenha entrado água. A tampa estava intacta. Sem vestígios de água ou outro líquido. E como as velas eram originais, comprei o carro com 22mil km e o dono anterior fez revisões na autorizada, acredito que ninguém tenha mexido nas velas. Mas há essa possibilidade sim. Não adianta ficar pensando nas causas. Achei um artigo no bestcarswebsite que fala em retirar as velas periodicamente para análise e evitar que as mesmas travem no cabeçote, especialmente os de aluminio. Agora, para mim, faz sentido.

Abraço.

Arildo MT
03/02/2016, 00:51
Boa noite. No meu caso eu não acredito que tenha entrado água. A tampa estava intacta. Sem vestígios de água ou outro líquido. E como as velas eram originais, comprei o carro com 22mil km e o dono anterior fez revisões na autorizada, acredito que ninguém tenha mexido nas velas. Mas há essa possibilidade sim. Não adianta ficar pensando nas causas. Achei um artigo no bestcarswebsite que fala em retirar as velas periodicamente para análise e evitar que as mesmas travem no cabeçote, especialmente os de aluminio. Agora, para mim, faz sentido.

Abraço.

A qual tampa se refere, não sei como é no jimny, mas em outros a umidade/agua penetra pelas bobinas, cabos, supressores, bastando para isso jogar agua sobre o motor com mangueira, jato, nos lavadores de carro é lavar e entrar agua a vontade, pensei na causa como forma definitiva de sanar o problema.

Arildo MT
03/02/2016, 00:53
O aluminio oxida na forma de um pó branco que trava mesmo, já passei por isso em motores de popa, se forçar quebra parafusos de grande bitola e nada de soltar.

Dinaldo Jr
03/02/2016, 11:09
A qual tampa se refere, não sei como é no jimny, mas em outros a umidade/agua penetra pelas bobinas, cabos, supressores, bastando para isso jogar agua sobre o motor com mangueira, jato, nos lavadores de carro é lavar e entrar agua a vontade, pensei na causa como forma definitiva de sanar o problema.

É uma tampa que cobre a sede de válvulas. Como o local das velas é bem fundo, as bobinas e as velas ficam protegidas Por essa tampa, que tem uma vedação de borracha. O resultado é que fica tudo sequinho, sem resquícios de entrada de água e sequer poeira. O pessoal da oficina achava que a mancha marrom nos plugues das velas era ferrugem. Mas não. Era sinal do vazamento de compressão mesmo. Que estava acontecendo em dois cilindros.

Mas para mim ficou a lição. De não confiar em sistemas duráveis, pelo menos sem inspeção periódica.
O sistema da suzuki é muito inteligente. Tudo parece ser feito com muito esmero e eficiência. Pelo menos na parte mecânica.

Abraço.

Leo BA
07/02/2016, 13:12
Olá.

Ainda estou intrigado pelas observações acontecerem aos pares. As velas mais "queimadas" eram dos cilindros 1 e 4 ou 2 e 3?

Grato.

Olá pessoal!

Meu segundo jogo de velas estava com 60k e a viatura já com 110k. Instigado por este tópico, resolvi dar uma olhada nas velas, já que vinha guardando um jogo reserva, desde que fiz a ultima troca.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/ref%20velas_zpspczhtppc.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/ref%20velas_zpspczhtppc.jpeg.html)

Para minha surpresa, a vela do cilindro 2 estava diferente das demais e o supressor todo esfumaçado de marron.
O primeiro jogo (original) troquei aos 50 k, o segundo depois de 60 k, aos 110 k.
A próxima troca já está agendada para 150k, reduzindo o periodo de troca para 40k, ao invés dos 70 recomendados no manual, para as velas de Iridium. Creio que a nossa gasolina não mereça confiança para um intervalo de troca tão longo.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/velas_zpsbdlvvn6k.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/velas_zpsbdlvvn6k.jpg.html)

Arildo MT
07/02/2016, 16:18
Olá pessoal!

Meu segundo jogo de velas estava com 60k e a viatura já com 110k. Instigado por este tópico, resolvi dar uma olhada nas velas, já que vinha guardando um jogo reserva, desde que fiz a ultima troca.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/ref%20velas_zpspczhtppc.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/ref%20velas_zpspczhtppc.jpeg.html)

Para minha surpresa, a vela do cilindro 2 estava diferente das demais e o supressor todo esfumaçado de marron.
O primeiro jogo (original) troquei aos 50 k, o segundo depois de 60 k, aos 110 k.
A próxima troca já está agendada para 150k, reduzindo o periodo de troca para 40k, ao invés dos 70 recomendados no manual, para as velas de Iridium. Creio que a nossa gasolina não mereça confiança para um intervalo de troca tão longo.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/velas_zpsbdlvvn6k.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/velas_zpsbdlvvn6k.jpg.html)


Pra mim as velas estão perfeitamente normais, poderiam rodar milhares de km ainda, mas se pode trocar antecipadamente, melhor ainda.

Roger_RJ
07/02/2016, 21:48
Uma coisa que acho curiosa é Mitsubishi trocar as velas da TR4 e de alguns outros modelos a cada 2 revisões, ou seja, a cada 20.000 Km. Porque será necessária essa troca tão frequente?

Leo BA
07/02/2016, 23:23
Uma coisa que acho curiosa é Mitsubishi trocar as velas da TR4 e de alguns outros modelos a cada 2 revisões, ou seja, a cada 20.000 Km. Porque será necessária essa troca tão frequente?

Alguém da Mitt já me disse, que era pra evitar que a vela trouxesse a rosca junto, quando o período de troca era muito longo.

Dinaldo Jr
21/06/2016, 21:08
Olá pessoal!

Meu segundo jogo de velas estava com 60k e a viatura já com 110k. Instigado por este tópico, resolvi dar uma olhada nas velas, já que vinha guardando um jogo reserva, desde que fiz a ultima troca.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/ref%20velas_zpspczhtppc.jpeg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/ref%20velas_zpspczhtppc.jpeg.html)

Para minha surpresa, a vela do cilindro 2 estava diferente das demais e o supressor todo esfumaçado de marron.
O primeiro jogo (original) troquei aos 50 k, o segundo depois de 60 k, aos 110 k.
A próxima troca já está agendada para 150k, reduzindo o periodo de troca para 40k, ao invés dos 70 recomendados no manual, para as velas de Iridium. Creio que a nossa gasolina não mereça confiança para um intervalo de troca tão longo.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/velas_zpsbdlvvn6k.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/velas_zpsbdlvvn6k.jpg.html)

Leo BA, vi que sua vela estava meio "enferrujada". Estou enfrentando problemas chatos com meu jimny. Mesmo trocando as velas, apos uns 2 meses ou menos as falhas voltaram a aparecer. Os trancos também, o mais chatos dos problemas. Enfim, abri, passei limpa contatos nos terminais das bobinas e cabos de vela e voltou tudo ao normal. Porém, depois de um mês o defeito voltou. Percebi que os supressores estavam esfumaçados também. Vc sabe dizer o motivo disso ocorrer?
Acredito que haja algum defeito intermitente na bobina do cilindro 1 e 4.

Ah, outra coisa, tive esse problema de detonar a rosca por uma vela ter ficado presa. Um cara de uma retífica resolveu para mim instalando um helicoil no lugar, sem desmontar o cabeçote.

Uma de minhas suspeitas é que esteja vazando algo do cilindro pela vela ou pela rosca e esteja contaminando os contatos elétricos. Alguém já viu uma situação dessas? Ou podem opinar sobre essa situação?

Grato.

Leo BA
22/06/2016, 14:57
Caro Dinaldo;

Vamo lá !

Pessoalmente acho que esses problemas dificilmente têm uma única causa, o somatório de pequenos problemas é que termina bagunçando tudo. Meu carro está agora caminhando para 124 mil km (4Street 2012). Na época das intervenções, estava com 116 mil Km.

O carro grilava até com Podium e o desempenho estava abaixo do esperado.

Comecei pela troca de velas (não melhorou nada..!). A mancha marron é resultado do efeito Corona, que a rigor não deve ser nada sério. Nos terminais das bobinas havia marcas de flash-over (saltando centelha pela louça da vela).

Daí sai varrendo tudo que poderia ter relação com mau funcionamento do motor.
Nessa ordem:

1- Troca de velas por 1 grau mais baixo DENSO VK 22) (Aqui na Bahia ficou ótimo. Maceió provável que sim também - CALOR DA GÔTA.....
2- Troca dos supressores das bobinas (adaptação perfeita) pelos do Vitara 2.0 16 V.
3- Troca de cabos de velas (originais Suzukar)
4- Limpeza do sensor MAF. Acho que esse era o maior vilão. Estava sujo de névoa de óleo K&N e um pouco de pó aderido.
Também tinha os orifícios da foto, obstruídos por lama.

Após tudo isso, o carro ficou perfeito e econômico (11 ~12 Km/L misto cidade e estrada / pneus 215-70-15 AT Yokohama.


Contei a história toda, para você ver que com paciência e manha, se resolve tudo.
Não saberia opinar do que pode estar ocorrendo com o seu, mas vá fuçando que termina ajeitando !
As bobinas, são as últimas coisas que eu trocaria. Duram muito e são caras pacarilho....

Nesse link tem um complemento do bate papo a respeito, lá nos GV III.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149363-grand-vitara-giii-luz-injecao-acesa-8.html

Boa sorte e depois conta o resultado, pra gente compartilhar o conhecimento.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/20160223_182836_zpsapffz6se.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/20160223_182836_zpsapffz6se.jpg.html)
Terminal da bobina para SUZUKI VITARA - Mr. Centelha (http://www.mrcentelha.com.br/ign664t.html?SID=e83beb051d55d29dafaa2eb3a13fe7e4)

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/MAF%203_zpsebesz9bx.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/MAF%203_zpsebesz9bx.jpg.html)

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/MAF_zpsxyxep0mq.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/MAF_zpsxyxep0mq.jpg.html)

Dinaldo Jr
23/06/2016, 11:41
Caro Dinaldo;

Vamo lá !

Pessoalmente acho que esses problemas dificilmente têm uma única causa, o somatório de pequenos problemas é que termina bagunçando tudo. Meu carro está agora caminhando para 124 mil km (4Street 2012). Na época das intervenções, estava com 116 mil Km.

O carro grilava até com Podium e o desempenho estava abaixo do esperado.

Comecei pela troca de velas (não melhorou nada..!). A mancha marron é resultado do efeito Corona, que a rigor não deve ser nada sério. Nos terminais das bobinas havia marcas de flash-over (saltando centelha pela louça da vela).

Daí sai varrendo tudo que poderia ter relação com mau funcionamento do motor.
Nessa ordem:

1- Troca de velas por 1 grau mais baixo DENSO VK 22) (Aqui na Bahia ficou ótimo. Maceió provável que sim também - CALOR DA GÔTA.....
2- Troca dos supressores das bobinas (adaptação perfeita) pelos do Vitara 2.0 16 V.
3- Troca de cabos de velas (originais Suzukar)
4- Limpeza do sensor MAF. Acho que esse era o maior vilão. Estava sujo de névoa de óleo K&N e um pouco de pó aderido.
Também tinha os orifícios da foto, obstruídos por lama.

Após tudo isso, o carro ficou perfeito e econômico (11 ~12 Km/L misto cidade e estrada / pneus 215-70-15 AT Yokohama.


Contei a história toda, para você ver que com paciência e manha, se resolve tudo.
Não saberia opinar do que pode estar ocorrendo com o seu, mas vá fuçando que termina ajeitando !
As bobinas, são as últimas coisas que eu trocaria. Duram muito e são caras pacarilho....

Nesse link tem um complemento do bate papo a respeito, lá nos GV III.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149363-grand-vitara-giii-luz-injecao-acesa-8.html

Boa sorte e depois conta o resultado, pra gente compartilhar o conhecimento.

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/20160223_182836_zpsapffz6se.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/20160223_182836_zpsapffz6se.jpg.html)
Terminal da bobina para SUZUKI VITARA - Mr. Centelha (http://www.mrcentelha.com.br/ign664t.html?SID=e83beb051d55d29dafaa2eb3a13fe7e4)

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/MAF%203_zpsebesz9bx.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/MAF%203_zpsebesz9bx.jpg.html)

http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/MAF_zpsxyxep0mq.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/MAF_zpsxyxep0mq.jpg.html)

Que bom que resolveu e está compartilhando. Os supressores do vitara, vc sabe dizer o ano eé modelo? Encontrei desse 98 até os novos.
Obrigado por compartilhar.

Ah, encontrei também uma bobina alternativa, de uma marca chamada euro, inclusive na suzucar. Alguém já usou dela? Queria saber para se precisar trocar pra economizar um tanto.

Dinaldo Jr
23/06/2016, 11:48
Que bom que resolveu e está compartilhando. Os supressores do vitara, vc sabe dizer o ano eé modelo? Encontrei desse 98 até os novos.
Obrigado por compartilhar.

Ah, encontrei também uma bobina alternativa, de uma marca chamada euro, inclusive na suzucar. Alguém já usou dela? Queria saber para se precisar trocar pra economizar um tanto.

Ah, por acaso é este: http://www.mrcentelha.com.br/ign664t.html

E vc é o Leonel de SSA?
Vi o comentário na loja.

Leo BA
23/06/2016, 11:54
O link é esse e sou eu "mêrmo" !

Dinaldo Jr
23/06/2016, 15:09
O link é esse e sou eu "mêrmo" !

E como se faz para trocar os supressores? Acho que logo eu resolvo esse problema. Vou pedir os supressores e comprar Os cabos aqui na ccs. Saem por200,00 Os originais

Leo BA
23/06/2016, 15:55
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/Mobile%20Uploads/20160224_095134_zpsdd5cs3b9.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/Mobile%20Uploads/20160224_095134_zpsdd5cs3b9.jpg.html)

Basta sacar cuidadosamente o supressor antigo, com o auxilio de uma chave de fenda fina, pra descolar do encaixe.

Dinaldo Jr
05/07/2016, 15:41
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/Mobile%20Uploads/20160224_095134_zpsdd5cs3b9.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/Mobile%20Uploads/20160224_095134_zpsdd5cs3b9.jpg.html)

Basta sacar cuidadosamente o supressor antigo, com o auxilio de uma chave de fenda fina, pra descolar do encaixe.


Oi Leo, ainda não fiz as alterações. Acho que levei cano da loja Mr Centelha. Ridículo, não atendem telefone, não respondem e-mail, não ficam on-line no chat. Nem sei se o pedido foi enviado. Que desrespeito.

Bom, chegaram os cabos e uma bobina nova que comprei. Vamos ver como fica. Porque se depender desses terminais, acho que chegam até o natal, se é que mandaram...

Abraço meu caro.

Leo BA
05/07/2016, 16:20
Fala Dinaldo;

Tenho a impressão de que é uma loja virtual e o dono sozinho faz tudo. Se der dor de barriga, o negócio pára.
Fui muito bem atendido nas compras que fiz e recebi tudo direito.
Mas ainda aposto que você terá um retorno. No caso das velas que comprei, ele demorou um bocado pra despachar.

Boa sorte!

Dinaldo Jr
19/07/2016, 13:04
Chegaram Leo, finalmente. Agora estou com uma bobina nova (paralela), o jogo de cabos de vela novo (original) e os terminais das bobinas. Vou ver se consigo instalar tudo nesse fds. O curioso é que meu jimny ficou bom, sozinho, não mexi em mais nada e ele parou de dar os trancos.
Agora não sei se troco essas peças ou se deixo guardado para quando um dia voltar a apresentar o sintoma. Devolver não devolvo, porque segundo as leis de Murphy, assim que eu não tiver mais as peças em mãos, o defeito aparecerá imediatamente...:shock:

Leo BA
19/07/2016, 22:18
Fala Dinaldo!
Ufa! Demorô mermão ! Heheheh......
Guardar peças sobressalentes é uma mania que tenho. A gente chega na CCS e nunca se encontra nada no balcão. Faz teu estoque....Jimny não se vende e uma hora, vai precisar. Tenho desde rolamentos, radiador, até embreagem, guardados.
Eu rodaria um pouco mais sem mexer, caso esteja satisfeito com o comportamento geral, como consumo x desempenho etc.
Mês passado, comprei o sensor de posição de borboleta. Pelo scanner, o meu ta dando 13 graus de erro. Mas como tá funcionando tudo bem, vou deixando ele quieto....
Carro não gosta muito de tá recebendo chave nas costelas toda hora.....
Abs

MATOSWR
20/07/2016, 23:17
eu uso velas originais e iridium no meu. Só troquei quando fiz a revisão com 100mil, essa velas duram muito. Tem que tormar cuidado com duas coisas, primeiro a pontinha dela é naturalmente fina mesmo, não esta gasta como alguns mexanicos dizem. Outra coisas nao deve limpar vela, pois quem limpa e coloca de novo dente e travar na rosca. A vela dele é igual a do grand vitara, mas quem quiser pode usar velas comuns NGK também. São mais baratas de devem ser trocadas regularmente. A marca que fica na vela é da região onde tem a junta da tampa de óleo é normal manchar mesmo.

Paulo André BR
14/09/2016, 09:59
Bom dia Moçada!

Tenho um HR 2011, todo original.
Semana passada fiz revisão dos 70Kkm!
Verifiquei no manual e pede troca de velas, óleo diferencial, blá blá blá...
Verifiquei o quanto a concessionária cobraria por isso (por curiosidade) e depois o quanto gastaria para fazer por conta.

Por incrível que pareça, a CSS saiu mais barato, contando que fariam limpeza do sistema e ainda "ganharia" uma lavagem...
E fiquei contente de início, pois, realmente revisaram toda aquela lista enorme, e o carro a princípio estava melhor no tato...

Depois de pegar na CSS, na quinta passada, consumi dois tanques em rodovias, que faço com frequência eu e minha esposa, portanto tenho parâmetros. O Primeiro, no final de semana, consumiu um pouco além do normal (10,8Km/L), nada de assustar, mas sim, de ficar preocupado.
Ontem consumi o segundo tanque mesma estrada, porém sozinho no carro, sem bagagem nem nada.
Com 340km rodados acendeu a luz da reserva!!! Isso nunca tinha ocorrido, nem no pior consumo.

Chegando de volta em São Paulo, tive que ir em busca de um posto fora da rodovia, pois o marcador já estava abaixo do risco branco :shock:, ele descia a olho nú! Já havia desligado o ar, diminuído a velocidade....

Achei um posto fora da rodovia, coloquei 7,6L, suficiente para chegar em casa com folga.
Chegando em casa, abasteci (no posto de sempre) completando o tanque e entrou 31,5L
Rodados 392Km, média de 10,2K/L.

Essa média faço em São Paulo, com transito e ar ligado.

Nesse trajeto que fiz, costumo consumir entre 11,5 e 12,5Km/L

Que MERD@ será que a CSS fez?!?!?!
Será que as velas podem ocasionar isso?!

Aguardo relatos

T+

Brüner
14/09/2016, 12:21
Boa tarde Paulo...

Estranho isso, precisa verificar se colocaram as velas corretas (iridium), com grau térmico correto.

Sabe se fizeram limpeza dos bicos? Pode ter alguma mancada aí também...

Sugestão, volte e informe que o carro não está bom...

Depois da conclusão poste aqui para gente...

Boa sorte!

Paulo André BR
14/09/2016, 13:43
Boa tarde Paulo...

Estranho isso, precisa verificar se colocaram as velas corretas (iridium), com grau térmico correto.

Sabe se fizeram limpeza dos bicos? Pode ter alguma mancada aí também...

Sugestão, volte e informe que o carro não está bom...

Depois da conclusão poste aqui para gente...

Boa sorte!

Brüner,

Já liguei na CSS logo hoje de manhã. Ontem fiquei tão puto que se fosse horário comercial teria ligado do meio da estrada e talvez falasse algumas besterias pro cara, mas nessas horas o importante é manter o bom senso, e se mostrar amigo, afinal quem vai colocar a mão no carro será ele...
Se passar por leigo também ajuda, assim dá para saber até onde eles vão falar besteira..

Enfim, hoje quando liguei, ele se mostrou solicito, e pediu que levasse o carro, mesmo sem necessidade de agendamento, que eles verificariam na mesma hora.

Se der, amanhã cedo estarei lá...

Teoricamente limparam o todo sistema de injeção...
Quando o carro voltou, abri o capo e deitei embaixo, fui em busca de vestígios...
Realmente tudo havia sido reapertado/verificado/substituído...

A dirigibilidade do carro melhorou, o freio de mão foi ajustado, o rendimento permaneceu igual, mas o consumo piorou...

E eu aqui me perguntando, pq caraleos fui fazer a revisão se estava tudo indo bem?!?!


kkkkk

T+

Arildo MT
16/09/2016, 01:25
Talvéz tenham resetado a central ecu, dai demora um tempo a se ajustar a nossa mijolina.

Paulo André BR
16/09/2016, 21:09
Talvéz tenham resetado a central ecu, dai demora um tempo a se ajustar a nossa mijolina.


Arildo,

Fui hoje de manhã na CSS.
Eles passaram o Scanner e não detectaram nada.
Perguntei se eles teriam resetado a central, disseram que não...

Enfim, nada de anormal.

De qualquer forma pediram para que eu trocasse de posto para fazer um teste.

A alteração no consumo não é gritante, mas houve, e eles se mostraram atenciosos para me acompanhar na evolução das medições.

Pior que hoje completei o tanque, consumido 100Km em São Paulo e 200Km em rodovia, pela minha esposa, que pilota mais na manha na estrada (100Km/h)... o consumo ficou em 11,5Km/L, ainda considero ruim pelo trajeto...
Vou gastar esse tanque que está com Mijolina do posto de sempre, e partir pra Mijolina do posto BR, que quando abasteci o Corolla do meu pai, fiz 15,1Km/L cravando 125Km/h no piloto automático!

Novidades mais adiante...

Valeu

T+

Paulo André BR
21/09/2016, 19:44
Boa tarde Paulo...

Estranho isso, precisa verificar se colocaram as velas corretas (iridium), com grau térmico correto.

Sabe se fizeram limpeza dos bicos? Pode ter alguma mancada aí também...

Sugestão, volte e informe que o carro não está bom...

Depois da conclusão poste aqui para gente...

Boa sorte!


Moçada,

Acho que descobri a relação entre trocar velas na revisão dos 70.000Km e o aumento do consumo.

Da enorme lista de itens a verificar pela CSS, uma delas é CALIBRAGEM dos pneus...

Hoje peguei estrada novamente.
Enchi o tanque no mesmo posto de sempre, com uma pequena diferença; eu pedi para verificar os pneus.
Resultado, estavam com 20Lbs, quando normalmente, em rodovias deixo com 28Lbs.
Peguei estrada, trecho de Castelo Branco e Rondon, variando trechos de 120 a 80Km/h, diria que na média, 100~110Km/h, ar condicionado na metade do tempo. (Fugiu um pouco do meu trajeto de rotina, mas tem bons parâmetros)

Retornei agora a noite, abasteci na mesma bomba até o automático, com sempre.
Resultado: 12,3Km/L

Pior que eu tinha pensado desde que peguei o carro em ver a calibragem, mas acabava esquecendo.
Hoje tirei a dúvida e está aí a conclusão e os responsáveis pelo aumento do consumo!

Observação, jimny HR está com pneu original: Pirelli Scorpion ATR 215/75-15

Como curiosidade, seguem duas fotos, a primeira, semana passada o susto do tanque no talo rodando com apenas 350Km:

536386

A segunda, de hoje, com praticamente a mesma Quilometragem percorrida e o tanque com mais de 1/4:

536387

Isso é apenas diferença de calibragem dos pneus!!!
Dando um desconto a para a primeira situação que foi só Castelo Branco onde ando a 120Km/h, portanto justo um consuminho a mais...

Por isso que quando peguei o carro, senti diferença no tato, mas o desempenho era o mesmo.
Como eles reapertaram a suspensão e trocaram uma bucha da estabilizadora, achei que realmente o carro havia mudado e não pensei que o pneu estaria tão fora...
Hoje com a calibragem de 28Lbs, o desempenho melhorou e a "suspensão" ficou firme e sem o grilhinho matinal da bucha da estabilizadora, que havia antes da revisão.

Problema, que não era problema, encontrado!

Abraço a todos!

T+

Paulo André BR
21/09/2016, 19:46
Primeira Foto:
536388

Segunda Foto:
536389

Pq boicotam nossas fotos?! :roll:

T+

Brüner
22/09/2016, 12:34
Boa tarde Paulo,

Que bom que descobriu...Tirá uma dúvida, na CSS aplicaram as velas de Iridium?

O meu é 2012 (japonês) porém minha versão é 4Street e usa pneus 205/70.

Sábado fui de São Paulo até Sorocaba, aproveitei para tirar a média, deu 16,4 por litro.

Nem olhei a calibragem do meu, mas andando vazio a média sempre variou de 15 a 17.

Eu estou usando somente gasolina Podium, pois rodo pouco e depois que o percentual de alcool foi para 27,5% comecei a notar "batidas de pino", com a Podium isso não acontece...

Paulo André BR
22/09/2016, 19:57
Brüner,

Fico até com inveja do seu consumo.
Antes eu tinha uma Cherokee sport, manual, fazia na estrada 10~11Km/L ceguei até a 12,5Km/L
Proporcionalmente o Jimny é beberrão....

Com o Jimny a melhor que fiz foi no Atacama 14Km/L (carro cheio + galões no rack).

Essa medida de pneu prejudica muito o consumo.
O seu pneu para o meu dá diferença de +/-5%
Meu Jimny o hodômetro marca +/- 4% a menos (no GPS), ou seja, essa medida não deveria estar nele...

Enfim...

A nossa gasolina é muito ruim.
Nessa viagem, entrei pela Bolívia, na primeira abastecida com gasolina 100% (sem cachaça), minha esposa comentou que o carro tinha outro barulho (melhor), sem eu falar nada! Ou seja, sem estar sugestionada, foi perceptível até para passageiro, pois não levantamos a questão da gasolina ser melhor ou não antes de abastecer.... Fora o rendimento que era bem melhor!

A Podium, ainda tem 25% de cachaça e não imaginava que melhoraria tanto o consumo.
Vou fazer um teste...
Eu busco fazer uma pilotagem econômica, mas nas rodovias ando sempre no limite e minha rodovia de rotina é Castelo Branco. Como meu velocímetro tem a diferença, marcando 120Km/h, eu estou realmente a 120Km/h, diferente dos carros "normais". Costumo ultrapassar Civic (que tem painel bem visível), eu estando a 120, passo por eles vendo 125~130 no painel deles...

Enfim mais de 110Km/h, deixa de ser econômico...
Eu também tenho um rack da Newtrack, que além do barulho, tb contribui para diminuir o consumo...


Quanto as velas, o atendente, que fez a ficha, titubeou na resposta quando perguntei ao deixar o carro (havia perguntado de propósito, só para saber o grau de conhecimento do cara).
Mas ele confirmou e disse que sim era de Iridium...

Mesmo assim, fiquei encucado...

Mas, quando retornei para reclamar do consumo, conversei direto com quem mexeu no carro, que sem saber de nada já começou falando: "estranho, pois as peças são trocadas exatamente pelas mesmas que saíram de fábrica! E esse carro usa velas de Iridium!"
Ainda não abri a tampa para confirmar.

Sábado está aí, e se der eu verifico.

Abraço

T+

Brüner
22/09/2016, 21:10
Paulo então eu uso a Podium mais pelo fato de usar pouco o carro, praticamente somente nos finais de semana e tb pelas batidas de pino com a gasolina comum.

Posso estar louco, mas nas minhas medições com a Podium na cidade eu acho que acaba gastando um pouco mais, em quase todas as médias a comum se saiu melhor.

Eu fiz uma viagem para Uruguai com ele, como tinha pesquisado antes, antes de cruzar a fronteira completei o tanque pois sabia que no Uruguai a gasolina estava 4 reais (quando fui ela custava aqui 3,15 Br) e acabei não desfrutando da gasolina "gringa".

Quando fui, estava com bagageiro no teto, tirei os bancos traseiros, estava tão carregado que acho que nao cabia mais nada...durante a viagem foi basicamente só com "comum" e o consumo foi entre 12 e 13 eu fiquei desconformado...hahaha

Tira uma dúvida no seu Jimny, eu sou chato pra caramba e acredito ser característico do tipo de caixa que ele usar "setor sem fim" o meu eu sinto um folga mínima principalmente quando passo por remendo no asfalto. O seu por acaso tem um pouco de folga?

Eu percebi isso tb na Pajero de um amigo e numa Sportage que dirigi...Ambas usavam caixa do tipo "setor sem fim".

Que legal que vc teve uma Cherokee eu gosto muito delas, aposto que se dirigir uma eu faço a "merda" por isso que até evito! As vezes penso em pegar uma caminhonete, mas procuro algo no valor do Jimny, fui ver algumas Hilux, Pajeros e Xterra, mas nada me agradou pelo estado, na foto era uma coisa, ao vivo outra...

Paulo André BR
28/09/2016, 10:23
Brüner,

Não tive condições de verificar se realmente as velas trocadas são de iridium... mas um dia tiro a tampa e vejo! :parede:

Ontem mais um dia de estrada, BR116 - São Paulo - Eldorado - São Paulo +/- 500Km média de 12,5Km/L.
Poderia ter sido melhor... Foi com gasolina comum Ipiranga. Como o tanque estava na metade, não quis misturar e só completei antes de partir...
Para testar com a podium, vou ter que esperar coincidir tanque vazio na hora da partida...

Meu post anterior acabei dando interpretação errada do modo como escrevi:

"Eu também tenho um rack da Newtrack, que além do barulho, tb contribui para diminuir o consumo..."

O correto é: ...."aumentar o consumo..."

#offtopic

Quanto a Cherokee....8--) Ahhhh...... "A Cherokee"...,Verde Musgo 1997, cambio manual... Saudades...
Mas enfim, a vida é feita de escolhas...

A garagem já conta com um CJ-5 1957, (M38-A1), esse do avatar, placa preta, 100% restaurado por mim.
Um CJ-5 que tenho desde 1999, hoje com motor V6, vortec, etc, etc, etc.... (esse não vendo mesmo, hehe)
E pra finalizar, um Fusca 1977 que era do meu avô, que me disseram: " o Paulo vai tomar conta dele...." :???:

Fora o Jimny...

Enfim com tudo isso na garagem, tinha que escolher um para passar adiante.
Ela estava com 200.000Km, eu já estava com ela desde 2009 só eu andei 100.000Km com ela.
Estava perfeita e muita gente cobiçava minha XJ, então, a hora certa de vender é quando os outros querem comprar e vc não quer vender. Infelizmente foi...

A Cherokee é um clássico e todos devemos um dia experimentar um clássico.
Hoje é um carro mais barato que Willys e pra quem tem uns trocados sobrando, é uma brincadeira que pode ser legal.
Ao contrário do que pensam, sua manutenção é fácil, e nada que foge do porte de uma blazer, p.ex....

Quando quero matar saudades de uns cavalinhos sob o capo, posso desfrutar do Vortec do CJ... :concordo:

# +/- ontopic

Quanto a folga na caixa do Jimny, não creio que seja folga, mas sim a sensação.
Esse tipo de caixa quanto mais próximo dos batentes (no esterço), maior a folga. Mas em linha reta não é para apresentar folgas.
O Clemente, tinha que ser ele, escreveu um belo texto (redundância isso), sobre impressões de pilotar um Jimny, e entre tudo que foi dito, uma delas, se me lembro bem, foi algo parecido com: "... o volante do Jimny copia cada grão de imperfeição do asfalto..." E como ele não tem amortecedor de direção, realmente tudo vai diretamente dos pneus para o volante.
Se quer realmente saber se não tem folga, com o carro parado, ligado, rodas em linha reta, segure o volante pelo meio e faça movimentos curtos alternado os lados, fique fora do carro para que possa observar ver se os pneus acompanham os pequenos movimentos do volante. Segurando pelo centro, tb terá mais sensibilidade na mão para perceber eventual folga. Se quiser saber se é terminal, vai precisar de um Zeca para olhar as barras...

Boa sorte!

T+

Sandrolima
12/07/2018, 13:28
O meu HR 2011 acendeu a luz apos o carro comecar a vibrar o motor, eu mesmo fiz uma checagem visual nos cabos do motor, nao localizando nada fui verificar as velas tinha uma vela umida e com uma borra laranja (segunda vela abaixo da bobina). Troquei o jogo de velas que era de iridium (carro com 100milKM comprei com 70mil) por o modelo nacional NGK BKR6E-11D, mesmo assim a luz nao apagou retirei o cabo negativo da bateria e OK. Pra garantir inverti as bobinas e caso volte a ocorrer posso avaliar se tem bobina ruim.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/559826d1531412130t-luz-injecao-acesa-jimny-2011-help-img_9839.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/559824d1531411946t-luz-injecao-acesa-jimny-2011-help-img_9834.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/559825d1531412081t-luz-injecao-acesa-jimny-2011-help-img_9840.jpg
segunda vela ruim

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/559827d1531412193t-luz-injecao-acesa-jimny-2011-help-img_9833.jpg
demais velas boas

vela em bom estado sem a borra

Caso nao solucionasse o proximo passo seria o scanner mesmo.

heldermk
03/04/2022, 12:36
Alguém já testou a vela Denso IK20TT ou a BKR6EIX 11 ao invés da NGK IFR6J11? Alguma diferença quanto ao desempenho ou durabilidade?