PDA

Ver Versão Completa : Sitema de baterias duplas



Pilatti
14/01/2004, 17:25
Ola pessoal,

Estive observando um site ( http://www.sierrajeep.com/dual.htm ) que ja comentei em outro topico e encontrei esta instalação de sistema eletrico com duas baterias! Alguém saberia me dizer qual a finalidade? Será que é apenas uma fonte auxiliar de energia? Ou o Jeep tem saida de força em 24V?

[]´s elétricos :-)

Anderson Caetano Pilatti

leopoldo
14/01/2004, 17:46
O relê que você vê instalado em cima das Optimas é um relê de isolação.

Assim, você pode usar ou uma ou outra ou as duas em paralelo.
Ligando em série, o sistema fica em 24 V, aí queima tudo.

Na verdade esse relê em específico permite usar ou uma ou duas juntas em paralelo.

Veja as ligações

Pilatti
14/01/2004, 17:58
O relê que você vê instalado em cima das Optimas é um relê de isolação.

Assim, você pode usar ou uma ou outra ou as duas em paralelo.
Ligando em série, o sistema fica em 24 V, aí queima tudo.

Na verdade esse relê em específico permite usar ou uma ou duas juntas em paralelo.

Veja as ligações

Leopolodo,

Ola! Deixe-me ver se entendi, posso a primeira foto que postei é uma "chave seletora" que diz se vou usar a bateria 1 ou a bateria 2 ou a 1 e 2 simultaneamente. E isso é possivel com o auxilio do relê (a peça preta que tem 3 cabos vermelhos ligados a ela..) sobre as baterias é isso? Mas qual a utilidade? Apenas como backup? Ai terei de ter 2 alternadores ou apenas um da conta??

[]´s

Anderson Caetano Pilatti

Jeepleo
14/01/2004, 18:19
Pessoal,

vou aproveitar este bate papo e perguntar....
Não seria melhor usar 01 só bateria de 120Ah ou 140Ah, ao invés de duas de 64Ah? Pergunto pois gostaria de economizar espaço no cofre do motor.
E alternador, alguém sabe de algum bom e barato que tenha esta capacidade de carga?
Minha pergunta é porque meu CJ terá muitos equipamentos elétricos, inclusive guincho e gostaria de reforçar minha parte elétrica.

Abraços


Jeepléo

leopoldo
14/01/2004, 18:50
A chave seletora na foto tem 3 posições;

Neutral(dual off)...posição normal de uma só bateria, a oficial. Usa-se no dia a dia.

Dual....liga as duas em paralelo, como pode-se ver nas ligações. Usa-sa quando liga-se o guincho ou outro equip que consuma muita energia

Emergency....liga a back-up temporariamente que é suposto estar carregada. Usa-se quando de manhã a oficial está descarregada e parece que a função é só dar um boost na descarregada.

Eu particularmente uso duas em paralelo sempre conectadas, não é o ideal pois uma mais cansada pode consumir a carga da outra......quem sabe eu coloque um desses.

Agora, sobre capacidade - Ah :

Teoricamente quanto mais melhor, só que tem o tamanho, o custo, o pêso, etc....

Um só alternador carrega a bateria, mas prestem atenção: só carrega a back-up se estiver em emergency ou dual. Na posição neutral, só a oficial está sendo carregada. Pelo que parece a cave seletora só trava na dual on.

Teoricamente nada impede de andar só na dual, mas é necessário ver se o relê pode ficar acionado permanentemente.

É por isso que eu não coloquei isso.

Hoje temos alternadores de até 140 amp, que eu saiba do ômega......

E é ótimo para quem tem guincho elétrico:

2 baterias + um bom alternador.

Capiche???

Jeepleo
14/01/2004, 20:14
A chave seletora na foto tem 3 posições;

Neutral(dual off)...posição normal de uma só bateria, a oficial. Usa-se no dia a dia.

Dual....liga as duas em paralelo, como pode-se ver nas ligações. Usa-sa quando liga-se o guincho ou outro equip que consuma muita energia

Emergency....liga a back-up temporariamente que é suposto estar carregada. Usa-se quando de manhã a oficial está descarregada e parece que a função é só dar um boost na descarregada.

Eu particularmente uso duas em paralelo sempre conectadas, não é o ideal pois uma mais cansada pode consumir a carga da outra......quem sabe eu coloque um desses.

Agora, sobre capacidade - Ah :

Teoricamente quanto mais melhor, só que tem o tamanho, o custo, o pêso, etc....

Um só alternador carrega a bateria, mas prestem atenção: só carrega a back-up se estiver em emergency ou dual. Na posição neutral, só a oficial está sendo carregada. Pelo que parece a cave seletora só trava na dual on.

Teoricamente nada impede de andar só na dual, mas é necessário ver se o relê pode ficar acionado permanentemente.

É por isso que eu não coloquei isso.

Hoje temos alternadores de até 140 amp, que eu saiba do ômega......

E é ótimo para quem tem guincho elétrico:

2 baterias + um bom alternador.

Capiche???

Valeu Fessor!!!

Quero economizar espaço, pois também pretendo alterar minha mecânica, como vc já sabe, mas se 2 são melhores.... vamos lá!
Onde vc colocou as suas?
Manda fotos!!! Please!!!

Abraços

Jeepléo

leopoldo
14/01/2004, 20:22
Vai lá nas minhas fotos......tá lá.

inclusive atualizei para 800x600.

Ficou melhor para os zoiúdos

Jeepleo
14/01/2004, 20:44
Valeuuuuuu!!!

Agora dá pra ver o que vc fez.... tava escondendo é !!!

Abraços

Jeepléo